Educação

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O cidadão soteropolitano terá a oportunidade de adquirir conhecimento e fortalecer sua carreira profissional, por conta de nova parceria firmada entre a Prefeitura de Salvador e o Centro Universitário Ruy Barbosa (UniRuy). A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) disponibiliza 1,8 mil vagas, em 65 cursos rápidos e gratuitos, em formato híbrido, por meio do programa Treinar para Empregar.

As capacitações envolvem as mais diversas áreas do conhecimento, como administração, gestão de recursos, publicidade e design. As ofertas podem ser acompanhadas pela página @semdecsimmsalvasdor no Instagram e feitas através do link https://forms.office.com/r/Hw8JJjseEP . Ao final do curso, os alunos terão direito a certificado."O Treinar para Empregar busca as principais instituições de ensino, para oferecer à população cursos que de fato facilitam a empregabilidade", afirma Maria Eduarda Lomanto, diretora municipal do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec.

O reitor da UniRuy, Rodrigo Vecchi, ressalta que a parceria com a Prefeitura visa ampliar a oportunidade de os cidadãos buscarem qualificação profissional e, consequentemente, conseguirem ingressar ou evoluir no mercado de trabalho. “É por meio da educação que podemos transformar vidas e, quando nos formamos com qualidade, conseguimos conquistar nossos reais sonhos de carreira. Esta é uma oportunidade de evoluir profissionalmente por meio de cursos construídos e formatados para todos os perfis de pessoas”, declara.

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Estão abertas as inscrições para o IngreSSar, curso gratuito e preparatório intensivo da Prefeitura para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atividade é oferecida através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e vai contemplar mil estudantes nesta edição. Ao todo serão 320 horas de aula ministradas por professores renomados.

As inscrições seguem até as 23h59 do próximo dia 17 através do site ingressar.salvador.ba.gov.br, onde o candidato irá preencher as informações, anexar os documentos solicitados e confirmar a inscrição. Os alunos classificados iniciarão as aulas no dia 1º de agosto, em entidades parceiras da iniciativa.

Poderão se cadastrar no IngreSSar jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados ou sejam egressos das seguintes situações: 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; bolsista integral em escola particular no ensino médio; ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalente ao 3° ano. É preciso ainda estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e residir em Salvador.

Acesso ao ensino superior – A proposta do projeto é auxiliar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, facilitando o acesso do público ao ensino superior. O curso preparatório também inclui revisão e dicas sobre o processo seletivo para o exame.

“O Ingressar surge a partir da vontade da Prefeitura de criar condições equânimes de acesso às universidades para jovens em situação de vulnerabilidade em Salvador. É uma iniciativa importante que visa colocar os nossos jovens em pé de igualdade para prestar o Enem e demais vestibulares”, declara a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

Em 2018, quando o programa foi lançado, foram ofertadas 400 vagas em cursinhos preparatórios. Em 2019 a oferta de vagas dobrou sendo disponibilizadas 800 vagas no IngreSSar. Em 2020, por força da pandemia de Covid-19, o curso preparatório não foi realizado. Já em 2021 o IngreSSar foi realizado no formato de videoaulas, em TV aberta, com aulão de revisão ao final da iniciativa.

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Com o fim das férias juninas, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza a segunda edição da Operação Volta às Aulas a partir desta terça-feira (5). A ação começa no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, das 11h às 13h30. Durante a ação, serão distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdo educativo.

Agentes de trânsito e técnicos da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador farão as abordagens nos acessos às unidades de ensino públicas e privadas da capital baiana sempre no final da manhã e início da tarde, período de grande fluxo devido à saída e chegada dos estudantes. Nos entornos das escolas, os servidores da autarquia ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla.

“Durante todo o ano permanecemos com agentes ordenando o trânsito nas proximidades das escolas aqui de Salvador. Porém, sempre com o fim das férias, intensificamos as abordagens para conscientização de pais, responsáveis e também dos alunos sobre as práticas adequadas no trânsito”, explica Marcus Passos, superintendente de Trânsito de Salvador.

Cidadão no Trânsito – Depois da Operação, a Transalvador retoma também o ciclo de palestras educativas dentro das escolas com o Programa Cidadão no Trânsito. Os encontros são promovidos gratuitamente pela autarquia municipal de trânsito em escolas públicas e privadas.

No primeiro semestre, mais de três mil estudantes puderam participar do programa. Para agendar uma palestra, basta o responsável pela unidade de ensino entrar em contato com a Gerência de Educação para o Trânsito através do e-mail transalvadorgedut@ gmail. com .

Programação – Operação Volta às Aulas:

05/07 - Colégio Antônio Vieira (Garcia)
06/07 - Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela)
07/07 - Escola Gurilândia (Pituba)
08/07- Escola Vitória Régia (Cabula)
11/07- Escola Nova Infância (Tancredo Neves)
12/07- Colégio Integral (Pituba)
13/07 - Escola Municipal Lélis Piedade (Cosme de Farias)
14/07 - Escola Municipal Permínio Leite (Dois de Julho)

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Depois de dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, o cortejo em celebração à Independência do Brasil na Bahia volta a ser realizado em Salvador neste ano de 2022. Em cinco escolas municipais, as fanfarras já estão nos preparativos finais para fazer uma linda apresentação ao público.

Um dos grupos a se apresentar é a Marcial Alexandrina Santos Pita (Famasp), em Pirajá. Composto por 85 músicos, sendo alunos e ex-alunos da Escola Municipal Alexandrina Santos Pitta, o grupo desfila na tarde de sexta-feira (1º), em Pirajá, e no sábado (2), também no turno vespertino, no trecho que vai da Praça Municipal ao Campo Grande.

Para o desfile de retomada, a Masp Show preparou um repertório especial, com músicas cívicas e sucessos da atualidade. De acordo com o regente Emerson Brito, este é o momento mais aguardado durante o ano.

“São mais de quatro horas de apresentação, adaptada a cada público presente ao longo do percurso. É um desfile pensado só para o 2 de Julho”, pontuou.

A Famasp existe desde 1998 e tem integrantes de diversas idades, desde crianças a adultos, que aprendem a tocar um instrumento, ler partituras, se capacitar como músicos e até mesmo competir com outras bandas marciais. A sede da banda coleciona troféus e boas histórias, que refletem na grande expectativa do grupo em poder voltar a representar a cidade durante o desfile de Independência.

“Estamos nos preparando para fazer uma ótima apresentação para o público. Eu mesmo venho de outro bairro duas ou três vezes na semana para ensaiar e aprimorar a execução das canções. Acredito que vamos dar uma animada legal no público na avenida”, declarou um dos músicos, Alexandre Souza.

Já a estandarte da Famasp, Emily Oliveira, disse que voltar a fazer os desfiles traz uma ansiedade muito boa. “Tô muito animada”, pontuou.

As demais fanfarras municipais que se apresentarão no desfile do 2 de Julho são, pela manhã, as da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Famtesa), situada em Santa Cruz, e da Escola Municipal de Fazenda Coutos (Fanfac). À tarde, além da Famasp, também participam do ato cívico as fanfarras das escolas municipais da Palestina (Famup) e Barbosa Romeu (Bams'c), do bairro de São Cristóvão.

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Os interessados em participar do curso de formação em computação em nuvem, promovido gratuitamente através de parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Google Cloud, podem se inscrever até a próxima quinta-feira (30), através do site salvadortech.salvador.ba.gov.br. A capacitação, destinada a pessoas que não têm experiência em análise de dados e desenvolvimento de aplicações que rodam na nuvem, será iniciada na primeira semana de julho.

Por meio da Plataforma Salvador Tech, o curso vai viabilizar o acesso gratuito ao programa Google Cloud Computing Foundations, que tem 11 horas de aulas teóricas e 24 horas de laboratório com atividades práticas. Ao final, os alunos saberão descrever conceitos relacionados à computação em nuvem, Big Data e Machine Learning, além de demonstrar algumas habilidades práticas. Os conteúdos serão disponibilizados no Google Cloud Skill Boost.

Temas – Os módulos do Google Cloud Computing Foundations vão abordar os seguintes temas: Introdução ao curso; Então, o que é essa tal de nuvem?; Comece com uma plataforma sólida: Use o Google Cloud para criar apps; Onde armazenar isso?; Tem uma API para isso!; Como é possível proteger a nuvem?; É bom criar redes; Conte com o Google para cuidar de tudo; Você tem os dados, mas o que está fazendo com eles?; Deixe as máquinas fazerem o trabalho.

Salvador Tech – Lançada em fevereiro deste ano, a Plataforma Salvador Tech faz parte da política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e tem como objetivo promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia, na modalidade on-line, bem como cursos básicos e informativos que auxiliam na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho tech.

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Um projeto da Prefeitura de Salvador em parceria com o Google Cloud vai viabilizar o acesso gratuito ao programa Google Cloud Computing Foundations, para a formação em computação em nuvem. As aulas serão disponibilizadas no Google Cloud Skill Boost, cujo acesso poderá ser feito pela plataforma Salvador Tech (salvadortech.salvador.ba.gov.br).

A atividade é destinada a quem tem pouca ou nenhuma experiência no tema e esteja interessado em trabalhar com infraestrutura, análise de dados e desenvolvimento de aplicações que rodam na nuvem. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 e as aulas terão início na primeira semana de julho.

O curso Google Cloud Foundations tem 11 horas de aulas teóricas e 24 horas de laboratório com atividades práticas. Ao final, os alunos saberão descrever conceitos relacionados à computação em nuvem, Big Data e Machine Learning, além de demonstrar algumas habilidades práticas.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, Mila Paes, a iniciativa faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos. “É um pilar essencial para viabilizar a transformação econômica do município e tem como objetivo ampliar as oportunidades, criando, em Salvador um ambiente favorável para atração e implantação de empresas de base tecnológica", destaca.

O diretor da Salvador Tech e Criativa, Leandro Lima, ressalta um dos principais elos de transformação da nova economia passa pela capacitação e, principalmente, pela gestão de talentos. “Poder contar com o Google Cloud neste projeto é posicionar Salvador no hall de cidades que possuem um novo olhar na construção de novos vetores econômicos, tendo como base as carreiras digitais e a tecnologia”, afirma.

“Temos o compromisso com o Brasil de oferecer treinamento e conhecimento em tecnologia para mais pessoas, ajudando a aumentar a força de trabalho no país. Projetos como este da Prefeitura de Salvador retratam a força deste compromisso, uma vez que nossa intenção é garantir que a adoção de tecnologias em nuvem crie oportunidades para novas carreiras, especialmente os jovens”, declara o head de Cloud Education do Google para a América Latina, Fabio La Selva.

Módulos – Os módulos do Google Cloud Computing Foundations vão abordar
os seguintes temas: Introdução ao curso; Então, o que é essa tal de nuvem?; Comece com uma plataforma sólida: Use o Google Cloud para criar apps; Onde armazenar isso?; Tem uma API para isso!; Como é possível proteger a nuvem?; É bom criar redes; Conte com o Google para cuidar de tudo; Você tem os dados, mas o que está fazendo com eles?; Deixe as máquinas fazerem o trabalho.

Salvador Tech – Lançada em fevereiro deste ano, a Plataforma Salvador Tech faz parte da política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e tem como objetivo promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia, na modalidade on-line, bem como cursos básicos e informativos que auxiliam na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho tech.

Desde o lançamento, a Salvador Tech já conta com mais de 30 mil acessos, 5 mil usuários cadastrados e mais de 120 cursos ofertados nas quatro trilhas de formação disponíveis (conhecimentos básicos, informações sobre carreiras, desenvolvimento de soft skills e cursos de formações tech).

 

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Animação, dança e brincadeiras não faltaram nas festas juninas promovidas nas escolas da rede municipal de ensino em Salvador, depois de dois anos de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem De La Almudena, no Candeal, 121 crianças de 2 a 6 anos participaram de apresentações musicais e circuitos de jogos com brincadeiras típicas, a exemplo de pescaria e acerte o rabo do burro, nesta quarta-feira (15).  

A gestora da instituição, Iza de Jesus, explicou que a proposta do evento é resgatar a riqueza das festas juninas populares no universo da escola. “A cultura junina traz uma grande herança de diversos povos. A educação infantil trabalha com campos de experiências. Então, a gente proporciona que a criança experiencie todo tipo de aprendizado, seja ele social, cultural, linguístico ou artístico. Quando fazemos uma atividade dessa, estamos reunindo vários pontos de conhecimento, trabalhando a culinária, costumes, brincadeiras, danças, tudo que diz respeito ao universo cultural relacionados às comemorações das festas do mês de junho”, declarou. 

Animado, o pequeno Pietro da Silva, de 6 anos, disse que a ansiedade para se apresentar foi tão grande que não dormiu à noite. “Fiquei toda hora ensaiando, não podia esquecer a dança. Estou muito feliz por comemorar esse ano com meus coleguinhas, dançando e brincando”.   

Vestida de caipira, a estudante Lavínia dos Santos, de 5 anos, afirmou que a festa junina, para ela, é o melhor período do ano. “Tem comida gostosa, brincadeira e dança. A gente pode se vestir bem bonita e tirar fotos. Eu adoro o São João. É sempre muito divertido e animado”, disse, sorridente. 

Nazaré – Já na Escola Municipal Soror Joana Angélica, em Nazaré, o projeto Estou Lendo trouxe o resultado final das atividades de literatura de cordel e xilogravura, que envolveram alunos do 1º ao 5º ano da instituição. Durante o semestre, os estudantes usaram livros disponibilizados pela escola com a temática abordada, a exemplo da publicação “O Som dos Animais”, de Luciana Estrela, para as turmas do 1º ao 3º ano, e o “Circo das Formas”, do autor Marco Haurélio, para turmas do 4º e 5º ano. Para a apresentação final, cada turma produziu um estandarte com o tema, que foi exposto na entrada da escola. 

O diretor da instituição, Alexsandro Palma, lembrou que a atividade é parte de um projeto já existente na escola, em que as crianças estudam o livro e depois socializam as experiências de leitura. “Para o São João deste ano, escolhemos a literatura de cordel pela importância, característica e valorização, por ser uma manifestação nordestina. Eles produziram a parte de leitura e a ornamentação foi ligada à parte pedagógica, com base no que foi estudado”. 

Professora do 5º ano, Gleice Pinto afirmou que resolveu ampliar o assunto com os alunos em sala. “Cada um fez o seu cordel, eu propus ampliarmos o tema Nordeste e trabalhamos juntos. A gente trabalhou com outros cordéis também, para que eles se apropriassem da linguagem, com mais palavras de origem nordestina e outras que rimassem. Articulei cada contribuição e a gente organizou o cordel coletivo”. 

Aos 11 anos, a jovem Júlia Silva dos Santos está no 5º ano e, para ela, foi muito legal aprender através do cordel e da xilogravura. “Nossa apresentação foi linda e foi muito interessante trabalhar esse assunto”. 

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A Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti, localizada em Cajazeiras VIII, promoveu, na manhã desta terça-feira (14), a 1ª Mostra Pedagógica de 2022. Com o tema “Diversidade Cultural e o Povo Brasileiro na Região Nordeste”, a iniciativa contou com um dia inteiro de atividades culturais, incluindo jogral, canto e apresentação teatral.

A mostra, com participação de alunos do 1º ao 5º ano, reuniu uma cantata sertaneja e um jogral cantado, além de desfile com literatura de cordel e música. Aliado a isso, os estudantes promoveram uma apresentação teatral com o tema “Os Guardiões do Nosso Futuro”, além de cordel dançante e uma mostra de vídeo.

A diretora da unidade, Roberta Costa, explicou que a escolha do tema foi realizada devido à proximidade com a cultura local. “O resultado foi prazeroso. Foi um semestre inteiro de trabalho, as salas enfeitadas, então é importante para o resgate da identidade escolar”, avaliou.

A professora Selma Melo, do 5º ano, afirmou que este tipo de atividade ajuda os alunos a aprenderem na prática sobre o conteúdo que estão estudando. “Através da cultura, eles vivenciam o que estão aprendendo, e é muito gratificante. Ver a alegria deles em apresentar o que fizeram é maravilhoso. Não tem preço”.

Aluno do 4º ano, Marcos Vinícius Souza, de 10 anos, contou que o assunto favorito para ele foi a chita bacana, tecido bastante comum nas vestimentas do sertão nordestino. “Mas aprender sobre o Nordeste também fez com que eu soubesse mais sobre os pontos turísticos e alimentos típicos”.

Aluna do 5º ano, Carina de Jesus, de 11 anos, disse que ficou mais atraída sobre a história dos povos indígenas. “Ver o quanto eles lutaram pelas terras me fez gostar muito de saber mais sobre eles”.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), organizou uma atividade especial em celebração à Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (6), no Subúrbio 360, em Coutos. Denominada "Uma Só Terra", a ação contou com apresentações artísticas, oficinas de reuso, plantio de mudas da Mata Atlântica, gamificação Corrida Sustentável e o lançamento da 4ª edição da revista Turminha Sustentável, no intuito de chamar a atenção das pessoas para a necessidade da preservação do meio ambiente, principalmente neste período de mudanças climáticas.

O secretário da Educação, Marcelo Oliveira, falou que a palavra mágica do momento é conscientização. “Temos uma responsabilidade com esse patrimônio que é a natureza. Quando se fala em preservação de meio ambiente, é importante mostrar às gerações futuras que elas precisam prestar atenção nas ações do presente, porque algumas pequenas ações podem ser desastrosas para o futuro, e quando trazemos para a escola estamos fazendo esse trabalho importante”.

A diretora de Resiliência da Secis, Tainara Ferreira, afirmou que o trabalho com as crianças é essencial para garantir um futuro mais sustentável. “Conscientizar as crianças é fundamental. Hoje somos adultos mais conscientes, mas as crianças estarão mais à frente porque têm acesso à informação sobre sustentabilidade, meio ambiente e conservação, então é importante fomentar isso com o público mais jovem”.

O estudante Fabrício Evangelista, de 12 anos, está no 6º ano e participou da iniciativa. “É bom a gente cuidar, porque não pode deixar morrer. A gente já aprendeu que não pode lixo na rua, tem que molhar as plantas e cuidar da gente também, porque é importante para o futuro”.

O jovem Rickson Araújo, de 11 anos e também do 6º ano, destacou que preservar a vida de todos é importante. “Já aprendi muitas coisas sobre poluição, de cuidar do meio ambiente, das pessoas. Não poluir as florestas e águas, porque é o meu futuro e dos meus colegas”.

Revista – A programação também contou com o lançamento da Revista Turminha Sustentável, com o tema “Mudanças do Clima 4ª Edição – na Rede Municipal de Educação”. Produzida em parceria com a Agência de Cooperação Alemã – GIZ, Smed e Defesa Civil de Salvador (Codesal), a publicação utiliza uma linguagem lúdica para difundir entre o público infantil, de 6 a 11 anos, a importância do cuidado com o meio ambiente.

“Acho que é de criança que a gente cria o bom hábito de preservar o meio ambiente, passando para família e amigos. Essa é a quarta edição da turminha e a gente vem trabalhando nos últimos sete anos com lixo, água, Mata Atlântica e agora com a mudança do clima”, declarou o autor Will Leão.

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