Saúde

0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador inicia, nesta terça-feira (27), o cadastro dos adolescentes de 12 aos 17 anos com comorbidades e deficiência física, elencadas no Plano Nacional de Imunização. A lista subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, e em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratégia. 

A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis hoje pela manhã, durante apresentação do Road Show Salvador 2021, ocorrido no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. “O Ministério da Saúde já sinalizou essa ação e estamos nos antecipando para, quando for autorizada essa vacinação de 12 a 17 anos, começar a partir daqueles que possuem deficiência ou comorbidades, como foi feito com outros públicos prioritários”, declarou.

Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, o cadastramento deverá ser feito através da plataforma virtual www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

“Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. Disponibilizamos uma ferramenta que deverá ser utilizada pelos médicos, a fim de atestar a comorbidade dos seus pacientes para que estes tornem-se aptos à vacinação. Quando tivermos a autorização do governo federal e CIB para iniciar a aplicação da vacina desse público, já teremos a lista para que possamos fazer o melhor planejamento da estratégia”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

Confira o passo a passo:

1 – O portador da comorbidade ou deficiência com a idade entre 12 e 17 anos deve procurar o médico onde é acompanhado – tanto da rede pública quanto da rede privada;

2 – O médico fará a avaliação do paciente e verificará se o mesmo está dentro das comorbidades e deficiências elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;

3 – Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br;

4 – Quando a vacinação do grupo estiver aberta, é importante destacar que, antes de se dirigir ao ponto de imunização, o paciente deverá conferir se o nome está cadastrado no site da SMS.

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O mutirão de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 prossegue nesta terça-feira (27) em Salvador. Todos os pontos de imunização, entre drives e fixos, funcionarão exclusivamente, das 8h às 16h, para o fechamento do esquema vacinal das pessoas que já tomaram a primeira aplicação.

Os cidadãos que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 7 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina. No caso da CoronaVac, a imunização abrange aqueles que tiverem a data marcada no cartão de vacinação até o dia 27 de julho.

A vacinação com primeira dose para o público habilitado segue suspensa. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aguarda o envio de um novo lote de imunizantes por parte do governo federal para retomar esta estratégia.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping da Bahia, FBDC Brotas, Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista, Universidade Católica (Pituaçu), Vila Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF Santa Luzia, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Resgate, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Cajazeiras X, Universidade Católica (Pituaçu), USF Pirajá, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela), UBS Ramiro de Azevedo (Campo de Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Drive-thrus: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Curralinho, USF Cajazeiras V, Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o mutirão de aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador, nesta segunda-feira (26). Todos os pontos de imunização, entre drives e postos fixos, funcionarão exclusivamente para o fechamento do esquema vacinal das pessoas que já tomaram a primeira aplicação.

A vacinação com a primeira dose para o público habilitado segue suspensa. A SMS aguarda o envio de um novo lote de imunizantes pelo governo federal para retomar esta estratégia.

2ª DOSE OXFORD (data programada até dia 6 de agosto) – 8h às 16h

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, Shopping da Bahia, FBDC Brotas, Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista, Universidade Católica (Pituaçu), Vila Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela)e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF Santa Luzia, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Resgate, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Cajazeiras X, Universidade Católica (Pituaçu), USF Pirajá, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela), UBS Ramiro de Azevedo (Campo de Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

2ª DOSE CORONAVAC (data programada até 26 de julho) – 8h às 16h

Drive-thrus: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Curralinho, USF Cajazeiras V e USF Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais 41 técnicos de enfermagem foram convocados pela Prefeitura para atuação na vacinação contra a Covid-19 em Salvador. Os profissionais foram aprovados no último Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e serão contratados através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O novo chamado foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (23).

A contratação desses profissionais estava prevista no Plano Municipal de Imunização e vai assegurar que o incremento necessário de pessoal para a vacinação ocorra de forma ainda mais ágil na cidade. À medida que novas remessas de doses chegarem na cidade, outros profissionais que compõem o cadastro de reserva serão convocados”, explicou o secretário da SMS, Leo Prates.

Devido às medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da Covid-19, a apresentação de documentos dos selecionados acontecerá de forma on-line no contratosredavacina.salvador.ba.gov.br.

Os candidatos deverão se apresentar na próxima quinta-feira (29), de forma escalonada na Secretaria Municipal da Saúde, no bairro do Comércio, entre 08h30 e 16h. Todos os detalhes podem ser consultados na publicação do DOM.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o mutirão de aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador neste sábado (24), das 8h às 16h. Todos os pontos de imunização, entre drives e postos fixos, funcionarão exclusivamente para o fechamento do esquema vacinal das pessoas que já tomaram a primeira aplicação.

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina da Oxford marcada até o dia 5 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina. O mesmo deve ser feito por aqueles que devem tomar a segunda dose da CoronaVac, com data de retorno marcada no cartão de vacinação até o dia 25 de julho.

A aplicação da 1ª dose para o público habilitado será suspensa amanhã (24). A SMS aguarda o envio de um novo lote de imunizantes pelo governo federal para continuar ampliando o público vacinado na cidade.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping da Bahia, FBDC Brotas, Faculdade Universo, Shopping Bela Vista, Universidade Católica (Pituaçu), Vila Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF Santa Luzia, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Resgate, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Cajazeiras X, Universidade Católica (Pituaçu), USF Pirajá, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela), UBS Ramiro de Azevedo (Campo de Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Drive-thrus: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio).

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Curralinho, USF Cajazeiras V, Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras) e FBDC Cabula.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

No sentido de conter o avanço da pandemia e proteger a vida dos soteropolitanos, a Prefeitura realizou medidas de proteção à vida nos bairros com maiores incidências de infecção pela Covid-19 em Salvador. Somente nas ações realizadas em 2021, por exemplo, foram aplicados 158 mil testes rápidos para detecção do vírus e 47 mil pessoas testaram positivo, nas tendas montadas em 16 localidades atendidas.

Encerradas na última sexta-feira (16), as ações integradas envolveram as secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Boca do Rio, Brotas, Fazenda Grande, Lobato, São Caetano e São Marcos foram as localidades com maior incidência de casos.

Para o coordenador das ações, Fábio Mota, esse trabalho foi muito importante no auxílio de combate à pandemia, principalmente para tirar de circulação pessoas que estavam com o vírus. "Estamos interrompendo as ações, porém, se houver necessidade, caso o número de casos de Covid-19 voltem a subir, retomamos", reforçou.

O coordenador das testagens pela SMS, Sérgio Medrado, avalia de forma positiva a iniciativa. “Salvador foi uma das capitais brasileiras que saíram na frente com o uso em massa desse tipo de exame e, graças às medidas acertadas que tomamos, conseguimos identificar e encaminhar de imediato ao isolamento pessoas infectadas. Assim, ajudamos a combater a disseminação do vírus e salvamos mais vidas”, disse.

Demais medidas – Além dos testes rápidos, as ações também envolveram distribuição de máscaras, medição de temperatura, higienização e lavagem de ruas, e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em sete meses, mais de um milhão e quinhentas mil máscaras foram distribuídas.

“Em locais com a população de menor poder aquisitivo, a procura por máscaras e testes era intensa. São lugares onde as pessoas não têm condições de adquirir este importante instrumento de proteção. As doações de máscaras foi uma das primeiras iniciativas da Prefeitura”, completou Medrado.

Para conter a proliferação do vírus, a Limpurb efetuou 3.764 ações de desinfecção das vias, nos bairros onde foram realizadas medidas de proteção. A ação consistiu na higienização do local, conforme determinação municipal, e envolveu 82 agentes com pulverizadores costais. Um caminhão-pipa, uma caminhonete e um trator com pulverizador, utilizando hipoclorito de sódio, foram usados nos serviços.

Já a Sempre, através das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), realizaram 2.509 atendimentos e 527 encaminhamentos para serviços socioassistenciais e rede de garantia de direitos. Os colaboradores do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) fizeram 886 abordagens.

"A presença dos profissionais da Sempre nos bairros das áreas de proteção à vida levou para os moradores o cuidado e acolhimento, através das ações de escuta social e encaminhamentos para a rede de serviços socioassistencias. Desta forma, a população pôde contar com atendimento próximo de suas residências e se sentir mais segura neste momento de instabilidade” destacou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Postos de saúde – Mesmo sem as ações de proteção à vida, as pessoas podem acessar o serviço de testagem em 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital baiana, distribuídos nos 12 distritos sanitários de Salvador. São eles:

Centro Histórico: UBS 19º Centro de Saúde Pelourinho, UBS Péricles Esteves Cardoso e UBS Santo Antônio.

Itapagipe: USF Joanes Leste, USF São José de Baixo e UBS Ministro Alkimin.

São Caetano/Valéria: USF Nossa Senhora de Guadalupe – Alto do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato, USF Lagoa da Paixão e USF Boa Vista São Caetano.

Liberdade: USF Santa Mônica, USF San Martin I e USF IAPI.

Brotas: USF do Candeal Pequeno.

Barra/Rio Vermelho: USF Ivone Silveira – Calabar e USF Professor Sabino Silva.

Boca do Rio: UBS César de Araújo e USF Imbuí.

Itapuã: USF Parque São Cristóvão, USF Jardim das Margaridas, USF Vila Verde, USF Ceasa I e II, USF São Cristóvão e USF KM 17.

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho e UBS Calabetão.

Pau da Lima: UBS Dra. Cecy Andrade, USF Vale do Cambonas, UBS Sete de Abril e USF Canabrava.

Subúrbio Ferroviário: USF de Itacaranha, USF Ilha Amarela, USF Rio Sena, USF São João do Cabrito, USF Bate Coração, USF Estrada da Cocisa, USF Vila Fraternidade e USF Fazenda Coutos I.

Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires,

USF Cajazeiras – Jaguaripe I, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande III.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Parque Social, em parceria com o Hospital do Subúrbio, vai promover, na próxima quarta-feira (28), uma live com o tema “A Importância do Ato de Doar Sangue”. A live acontece a partir das 9h30, no perfil do YouTube do Parque Social, e é voltada para agentes da educação, funcionários das escolas municipais, familiares e moradores das comunidades vizinhas às unidades de ensino do Subúrbio.

Com mediação de membros do programa Agentes da Educação, a live contará ainda com a participação de Daniella Bonfim, assistente social e membro do serviço de captação de sangue do Hospital do Subúrbio e da Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante; e de Maine Seixas, especialista em UTI Neonatal, pediátrica, clínica médica e cirúrgica e enfermeira referência da Agência Transfusional do Hospital do Subúrbio.

A iniciativa integra a Campanha de Ação Sincronizada do mês de julho, do Programa Agente da Educação. De acordo com Renata Souza, coordenadora do programa, a atividade virtual precederá a mobilização para doação de sangue, que ocorrerá na quinta-feira (29), das 8h às 16h, no Hospital do Subúrbio.

Para a coordenadora, é gratificante participar da campanha, vendo os agentes mobilizando voluntários para participar. “Este é um ato de amor ao próximo, pois sabemos que os estoques de sangue estão baixos, então é um sopro de esperança para quem necessita”, afirmou.

A gestora destaca que a live é uma forma de conscientizar sobre a importância da doação de sangue. “A expectativa é fazer com que as pessoas se sintam motivadas, tirando as dúvidas, inclusive sobre a possibilidade de doar, em caso de vacinação contra a Covid-19”.

Motivação – A doação de sangue, por meio da campanha, existe desde 2015. A partir de 2019, o Hospital do Subúrbio se tornou parceiro da iniciativa. Em 2020, a pandemia suspendeu o projeto, retomado este ano, com divulgação nas redes sociais e a live da próxima semana.

A estudante de pedagogia e estagiária da Escola Nossa Senhora da Conceição, Elane Santana, é doadora e sentiu a necessidade de ajudar. “Como sempre fazemos ações com a comunidade, decidi indicar o Hospital do Subúrbio para servir de posto. Está mais próximo das famílias do entorno, estimulando a doação”, destacou.

No Hospital do Subúrbio, a ação englobará agentes das Gerências Regionais de Educação (GREs) Subúrbio I, II e Ilhas, incluindo bairros como Alto da Terezinha, Fazenda Coutos, Ilha Amarela, Lobato, Plataforma, Periperi e Paripe.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os beneficiários que não fizeram a atualização cadastral do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador ainda podem efetuar o recadastramento. Até o momento, mais de 2,5 milhões de moradores da capital já realizaram a ação obrigatória do Cartão SUS. Desse total, cerca de 1,7 milhão de atualizações foram efetuadas através do site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br, implantado em 2020 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Salvador ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de realizar a atualização cadastral de pelo menos 70% da população que vive na cidade. Cerca de 84% dos moradores do município já fizeram o recadastramento.

Acesso à vacinação Covid-19 – A atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador. Antes de se dirigir aos pontos de imunização, é necessário conferir se o nome consta na lista do site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br, na Relação de Adultos Elegíveis para Vacinação. Caso o nome não esteja na lista, o procedimento pode ser feito pelo site ou presencialmente nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma edição do Corujão das Idades. Os postos de vacinação vão funcionar com horário estendido, das 8h às 21h. A estratégia vai contemplar a faixa de pessoas com 35 anos ou mais de forma escalonada.

Durante a manhã, das 8h às 12h, serão imunizadas as pessoas com 35 anos ou mais nascidas até 22 de novembro de 1985. No turno da tarde, das 13h às 16h, devem se dirigir aos pontos as pessoas com idade igual ou superior a 35 anos, nascidas até 22 de março de 1986. Já das 17h às 21h, a estratégia será aberta para os indivíduos com 35 anos ou mais, nascidos até 22 de julho de 1986.

Também haverá aplicação da segunda dose para os imunizantes Oxford e CoronaVac, das 8h às 18h. No caso da Oxford, serão atendidos os cidadãos com data marcada no cartão de vacinação até o dia 30 de julho. Já no caso da CoronaVac, podem comparecer aos postos aqueles com data marcada no cartão de vacinação até 22 de julho.

1ª DOSE – postos que funcionarão das 8h às 16h

Drive-thru: Parque de Exposições (Paralela).

Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF Resgate, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, Parque de Exposições, USF Cajazeiras V, USF Federação e USF Pirajá.

1ª DOSE – postos que funcionarão das 8h às 21h

Drive-thrus: Centro de Convenções de Salvador, 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela) e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), UBS Ramiro de Azevedo (Nazaré) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 18h

Drive-thrus: Barradão (Canabrava) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Barradão (Canabrava) e USF Curralinho.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 18h

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, FBDC Brotas e Shopping da Bahia.

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Vale do Matatu, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Tubarão, FBDC Brotas, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI) e Cajazeiras X.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...