Educação

0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura Municipal de Salvador divulgou, na última quinta-feira (11), a lista de aprovados no Projeto IngreSSAr, curso gratuito e intensivo, oferecido através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que visa preparar jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de mil estudantes foram contemplados nesta edição. 

Os alunos inscritos no programa devem acessar o site ingressar.salvador.ba.gov.br e consultar a lista de aprovados, clicando na opção “Resultado”. Em seguida, deve efetuar a matrícula na própria ferramenta até domingo (14). É necessário preencher as informações necessárias, anexar os documentos solicitados e escolher uma das instituições de ensino credenciadas para estudar e confirmar a sua escolha. 

No ato da matrícula, o interessado deverá anexar obrigatoriamente os seguintes documentos: solicitação de cadastramento, cópias do RG e CPF, comprovante de residência, cópia do comprovante de conclusão do ensino médio juntamente com o histórico escolar, comprovante de matrícula para os alunos que estejam cursando o 3º ano no ensino médio e histórico escolar com as notas do ano anterior, e declaração de que estudou como bolsista integral do ensino médio (caso tenha estudado em um colégio particular). 

Além disso, é necessário apresentar comprovante de que é integrante de família beneficiária do Auxílio Brasil (NIS), bem como, para casos específicos dos seguintes grupos, a auto declaração étnico-racial, declaração para pessoas com necessidades especiais e declaração para integrantes dos projetos sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM). 

Ao todo serão 320 horas de aulas ministradas por professores renomados, a serem iniciadas na segunda-feira (15) de agosto, de forma presencial. Os alunos beneficiários do Cadastro Único poderão solicitar, também no site do IngreSSAr, o auxílio transporte – o estudante receberá um cartão do SalvadorCard para ser utilizado na locomoção.   

Funcionamento – O projeto IngreSSAr beneficia jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados ou sejam egressos das seguintes situações: 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; bolsista integral em escola particular no ensino médio; ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalente ao 3° ano, que são beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) e residem em Salvador. 

A proposta do projeto é auxiliar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, facilitando o acesso do público ao ensino superior. O curso preparatório também inclui revisão e dicas sobre o processo seletivo para o exame. 

Em 2018, quando o programa foi lançado, foram oferecidas 400 vagas em cursinhos preparatórios. Em 2019 a oferta de vagas dobrou, sendo disponibilizadas 800 vagas no IngreSSAr. Em 2020, por força da pandemia de Covid-19, o curso preparatório não foi realizado. Já em 2021 o IngreSSAr foi realizado no formato de videoaulas, em TV aberta, com aulão de revisão ao final da iniciativa.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A partir desta semana, o programa Salvador Tech começa a disponibilizar computadores para facilitar o acesso do público aos mais de 120 cursos de tecnologia ofertados, gratuitamente, pela plataforma. Inicialmente, 40 equipamentos foram instalados e já podem ser acessados nas escolas municipais Hildete Lomanto, no Garcia; e Ulysses Guimarães, em Fazenda Grande, além do Hub Salvador, no Comércio.

A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Educação com o Hub Salvador. A intenção é promover a inclusão digital e social, possibilitando o acesso de pessoas que não possuem computador, ou internet de boa qualidade.

Para ter acesso às aulas, o interessado deve estar cadastrado na Salvador Tech. Na plataforma, ele deve acessar a área do aluno, no campo "agende um computador", escolher o curso e fazer o agendamento das aulas.

Em seis meses de lançamento, a Plataforma Salvador Tech já recebeu mais de 62 mil visitas, com mais de 10 mil pessoas cadastradas e mais de 900 certificados emitidos, nos cursos da tecnologia. O cadastro é gratuito e o acesso à plataforma pode ser feito no endereço salvadortech.salvador.ba.gov.br/ssa-tech-google-cloud/#.

Inclusão – De acordo com a secretária da Semdec, Mila Paes, a plataforma Salvador Tech vem sendo, constantemente, aperfeiçoada para favorecer a inclusão digital e social. "Esta iniciativa vem somar ainda mais força ao programa, ampliando o acesso à plataforma, fazendo com que o conhecimento tecnológico chegue para todos os cidadãos, ampliando com isso as oportunidades, a geração de renda e a formação de novos talentos ".

Criada e gerida pela Semdec, a ferramenta faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos, tripé essencial para viabilizar a transformação econômica do município. Tem como objetivo ampliar as oportunidades, criando em Salvador um ambiente favorável à atração e implantação de empresas de base tecnológica. 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador passa a contar com mais uma estrutura para receber alunos matriculados na rede municipal de ensino. Completamente reconstruído pela Prefeitura, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, localizado na Rua Professor Jairo Simões, ao lado da Unidade Básica de Saúde, no Imbuí, foi entregue nesta segunda-feira (8), com as presenças do prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito lembrou que não há como alcançar uma educação de qualidade sem oferecer uma infraestrutura de mesmo nível. "Esta é a 13ª escola inaugurada neste mandato, onde investimos R$5 milhões, em recursos próprios, oriundos da população. São dez salas climatizadas, biblioteca e espaço de lazer, dentre outros espaços de convivência. Temos ainda, em licitação ou em construção, 23 outras unidades escolares. Vamos chegar, até o início de 2023, com 36 novas escolas em Salvador. Quanto às reformas, em 18 meses, 133 escolas foram contempladas, chegando a mais de 75% de nossa rede totalmente requalificada, com escolas novas, construídas, reconstruídas, reformadas ou ampliadas. E, até o final deste mandato, vamos chegar a 100%".

Bruno Reis citou ainda o planejamento para entrega de materiais de apoio a estudantes a partir do 1º ano. "Quem planeja ofertar uma educação de qualidade precisa conectar essas crianças com o mundo. Então, agora em setembro, vamos ofertar tablets e chromebooks para educadores e crianças do 1º ao 9º ano, então 116 mil alunos receberão tablets, além dos chromebooks para os professores, com novas ferramentas de letramento e até criação de jogos eletrônicos. Se não investirmos neste tipo de educação, ficaremos fora da disputa, que já está avançada no mundo".

Nova unidade – A escola foi reconstruída após a antiga instalação apresentar problemas estruturais, elétricos e hidráulicos. Além disso, a unidade sofria com infiltrações, falta de acessibilidade e espaços incompletos para atender às atividades escolares. Com 1,8 mil m² de área construída, o novo Cmei possui capacidade para 250 alunos por turno. São dez salas de aula climatizadas e com renovação de ar e acessibilidade total.

Também há refeitório, guarita coberta com sanitário, cozinha com triagem de alimentos, depósitos, lavanderia, casa de gás, bombas de subestação, reutilização de água pluvial, solário, brinquedoteca, anfiteatro, parque infantil e mais uma série de equipamentos para garantir o conforto e aprendizado das crianças do bairro do Imbuí e entorno.

A diretora do espaço, Cristiane Veloso, falou sobre a importância do corpo físico da unidade e da equipe multidisciplinar para o pleno funcionamento do espaço. "Este é um lugar onde as crianças são felizes, com uma equipe premiada, que merecia muito este lugar. Essa escola acolhe sete comunidades circunvizinhas. Teremos 250 crianças para serem felizes e amadas por todos nós".

Para o secretário Marcelo Oliveira, a cada inauguração de unidade a Prefeitura oferece uma gama ainda maior de qualidade e competência para a educação soteropolitana. "Tratamos aqui com pessoas preparadas e qualificadas para tratar dessas crianças. E contamos ainda com a participação das famílias, para termos uma comunidade ativa que nos auxilie a fornecer uma educação de qualidade. Espero que possamos ofertar uma educação que possa abrir para eles as portas do mundo", destacou o gestor.

Para a designer de moda Renata França, o colégio é adequado às necessidades do filho Theo Vieira, de 5 anos, que migrou de uma escola particular. "O Cmei não deve nada em estrutura e ensino, o espaço é amplo, bonito, organizado e vai colaborar bastante com o aprendizado dele. A unidade é ampla e garante tudo o que ele precisa".

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Cerca de 50 alunos da capacitação promovida pela plataforma Co.liga foram certificados em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (4), no Subúrbio 360, em Coutos. O Co.liga é fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Os alunos certificados concluíram cursos de empreendedorismo e artes visuais, empreendedorismo na economia criativa e fotografia. A solenidade contou com apresentações musicais da cantora Laisa Sartre, palestra sobre empreendedorismo do professor tutor da turma do Co.liga, Everton Santos, e ainda performance do grupo de dança coordenado pelo professor UZ Cavalcante, Uzart Dança.

Laiane Santos Silva, 28 anos, mora em Alto de Coutos e fez os cursos de fotografia, empreendedorismo e artes visuais. Desempregada, a jovem afirma que viu nas qualificações a oportunidade de ter seu próprio negócio voltado para confeitaria. Laiane contou que os cursos possibilitaram a ela as habilidades necessárias para fazer a comunicação estratégica do microempreendimento.

“Comecei com fotografia, área que eu gosto muito, e o curso de empreendedorismo ajuda a saber como lidar com o seu comércio, lucrar e saber divulgar seu trabalho na comunidade. Sei que outros jovens nunca tiveram essa oportunidade de aprendizado que eu tive. Falo, com toda certeza, que a nossa realidade aqui na comunidade se transformou com a chegada do Co.liga”, destacou.

A gestora da unidade, Cintia Bittencourt, destacou que o Subúrbio 360 tem um espaço dedicado para quem não tem acesso a computador ou internet para fazer os cursos com toda a estrutura e suporte necessários para se qualificar. “Receber o Co.liga foi um presente. Somos conhecidos como equipamento cultural, esportivo e também por promover cursos profissionalizantes. Essa comunidade tem um diferencial que é dar o seu próprio tom às propostas. Todos são muito ativos e temos buscado fazer com que sejam atendidos na sua necessidade de capacitação profissional”, destacou.

Curta duração – Através da plataforma são oferecidos cursos gratuitos e on-line de curta duração para formação nas áreas de economia, música, empreendedorismo e línguas, dentre outros. Na ferramenta, o inscrito tem a oportunidade de ter emprego e renda, fazer sociedades e realizar a troca de oportunidades de trabalho.

Para participar é possível se inscrever indo pessoalmente no Subúrbio 360, solicitando o link de inscrição pelo telefone (71) 98604-6649 ou, ainda, diretamente na plataforma do Co.liga, no endereço https://coliga.digital/. O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Danças, músicas e roda de conversa marcaram a programação do Julho das Pretas, na Escola Municipal Saturnino Cabral, no bairro de Cosme de Farias. Alunos, mães e toda a comunidade participaram das atividades, realizadas ao ar livre no bairro, na última sexta-feira (29).

O evento, intitulado “Alto das Pretas”, teve como o objetivo, além de desenvolver um trabalho com os alunos da escola, enfatizar temáticas como o empoderamento feminino, a conscientização e valorização da mulher preta por toda a comunidade.

Quem participou da celebração assistiu a desfiles de roupas africanas, danças e apresentações de cantigas. Ainda durante a programação, alunos da escola puderam contar para toda a comunidade história de mulheres negras resistentes, a exemplo de Luisa Mahin, Maria Felipa, Tia Ciata e Tereza de Benguela.

Mobilização – “Nossa proposta foi de mostrar para a comunidade, principalmente as mulheres pretas, sobre suas valorizações. Além das crianças, essas mulheres precisam, também, se sentirem mais empoderadas, pois temos visto ao longo dos anos uma crescente falta de autoestima nelas que, em sua maioria, são pretas”, disse a diretoria da escola, Jaciara Araújo.

A diretora ainda explica como toda a programação das atividades é incluída no processo pedagógico da unidade escolar. “Para além da valorização e conhecimento das mulheres negras, trabalhamos, também, a alfabetização, o letramento, a leitura e a escrita, primeiramente com essas crianças. Essa é uma maneira, também, de mobilizar, incentivar e trabalhar com esse conhecimento curricular que é de função e obrigação escolar”.

Combate ao preconceito – A comunidade de Cosme de Farias foi mobilizada pelos alunos e corpo docente da escola para participar das atividades, como foi o caso de Jeane Santana, de 32 anos. A manicure se emocionou ao ver sua filha desfilar durante as atividades.

“Estou emocionada. Está sendo um evento bastante educativo. Nunca tive dificuldade em me empoderar ou me aceitar, mas a cada apresentação realizada por essas crianças sinto um incentivo ainda mais. Precisamos nos aceitar mais, aceitar nossos cabelos e ser quem somos”, disse.

A trancista Daniele Sacramento, de 39 anos, reforçou a importância de a comunidade participar de eventos com incentivo ao empoderamento da mulher negra. “Estou me sentindo representada por essas crianças e acredito que toda comunidade também esteja. Sofremos preconceitos desde que mundo é mundo, e o Julho das Pretas veio para enaltecer ainda mais a mulher negra. Diariamente reforço para minha filha que ela é linda, o cabelo dela é lindo, e que ela deve sempre ser ela mesma”, ressaltou.

A filha da trancista, Yasmin Sacramento, de 10 anos, desfilou no evento e disse ter se sentindo uma “rainha preta” ao adentrar a passarela. “Esse Julho das Pretas é muito importante para todos nós. Estou muito feliz por desfilar. Pelo fato de o meu cabelo ser crespo, antes eu pensava que ele era ruim e me sentia triste, mas, minha mãe sempre diz que sou linda, e eu fico bastante feliz quando ela fala isso”, disse a garotinha, aluna do 5º ano.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A manhã deste domingo (31) foi bastante especial na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, que recebeu o circuito infantil de bike promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Em meio às camas elásticas, balões e guloseimas, os pequenos também aproveitaram para aprender, de forma lúdica, sobre as boas condutas no trânsito.

O circuito ajuda a despertar no público infantil noções de orientação, espaço e respeito ao outro, e mostra que é possível conviver harmoniosamente no trânsito. “Com essa atividade estamos estimulando a cidadania desde cedo. As crianças internalizam as regras de trânsito com muita facilidade e servem de multiplicadores dessa consciência”, comentou o superintendente da Trasalvador, Marcus Passos.

Além de muita diversão e aprendizagem sobre duas rodas, crianças de todas as idades participaram de brincadeiras e fizeram desenhos durante a ação. “Eu gostei muito de andar de bike e de desenhar”, conta Davi Campos, de 9 anos, um dos primeiros a chegar no local. Materiais educativos também foram distribuídos para as crianças e para os pais.

Ricardo da Silva levou o filho Felipe, de apenas 2 anos, com o intuito de estimular ainda mais no pequeno a noção das regras de trânsito. “A gente sempre ensina a ele a usar os equipamentos de segurança, a andar corretamente e sinalizar. A ideia é que ele vá, desde pequenininho, se habituando a essas regras”, disse.

Educação para o trânsito – O circuito de bike faz parte do trabalho de educação para o público infantil que a Transalvador promove ao longo do ano. Até o mês de dezembro, o circuito infantil de bike deve acontecer em outros locais da cidade, como Cajazeiras, Campo Grande e Boca do Rio.

Para a gerente de Educação para o Trânsito (Gedut), Mirian Bastos, o diferencial dessa atividade é conseguir fazer a integração entre crianças e pais. “Além de ser lúdica e pedagógica, é também uma ação familiar. É um momento de educação integral. A educação para o trânsito deve começar em família”, destacou a gerente.

As atividades de Educação para o Trânsito que a Transalvador realiza durante todo o ano são gratuitas. Elas podem ser solicitadas através do telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail transalvadorgedut@ gmail. com.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com livros e borboletas pendurados no teto, cartazes, desenhos e folhetos espalhados pelo espaço para completar a decoração, a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII, situada em bairro homônimo, deu início na quarta-feira (20) a um sarau literário para 379 crianças de dois a cinco anos. A atividade começou com as turmas do Grupo II e segue nesta quinta (21) e sexta-feira (22), com os Grupos IV e V, respectivamente. A proposta do evento é inserir as crianças no mundo da literatura através da leitura e escrita.

No pátio da escola, onde a atividade está sendo realizada, estão disponíveis para os alunos diversos livrinhos, além dos exemplares produzidos por eles. Nas apresentações das crianças, com auxílio dos professores, eles encenam e contam histórias. A preparação é feita dias antes – no caso do Grupo II, reúnem atividades mais lúdicas envolvendo desenho, pintura e colagem, baseados em diversas histórias. Já os Grupo IV e V tiveram uma produção mais focada em leitura e escrita.

Marison Costa de Jesus, pai dos gêmeos Domini e Thel, de três anos, afirmou que ficou surpreso com o sarau. “Para mim, tudo isso é novo. Este é o primeiro ano deles na escola e eu vejo o quanto os professores se empenharam nesse projeto para que fosse tudo bem feito. Esse evento para mim foi uma maravilha e estou muito feliz. Vi meus filhos muito dedicados nesse processo”, contou.

Natureza como tema – A mãe do pequeno Henri, de dois anos, Amanda Barros, contou que ficou encantada com todo o trabalho da escola para produzir o sarau literário. “Eu estou impactada com este projeto. A gente não imagina que crianças de dois anos vão realizar essas ações de uma forma tão linda. Essa escola deveria ser modelo, porque é acolhedora e amiga da família. A decoração e toda a organização do sarau em si estão perfeitas”, pontuou.

A gestora escolar, Mércia Cristina Machado, explicou que, além de trazer variedades de leitura, com gêneros diferentes, a temática trabalhada nos dias que antecederam o evento e que culminaram no sarau literário foi a natureza. Através da contação de histórias, os professores puderam abordar diversos aspectos do meio ambiente, inclusive a preservação dos recursos naturais e a cultura indígena.

“As crianças a partir dos dois anos já começam este trabalho de inserção no mundo letrado. A gente tem essa preocupação durante todo o ano letivo de trazer a leitura para o imaginário da criança. É um trabalho grande de conscientização para as crianças de toda uma proposta que a Secretaria de Educação traz para a educação infantil”, explicou.

A agenda de eventos da unidade já conta com mais duas propostas engatilhadas. Em setembro, a unidade de ensino realizará mais uma edição do Desfile da Primavera, com uma mostra pedagógica itinerante. No final do segundo semestre a unidade também fará uma mostra pedagógica, que reunirá os principais trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante todo o ano.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Fruto da parceria entre o Parque Social e o Instituto Coca-Cola, o Coletivo Online oferece 150 vagas de capacitação profissional gratuita, cem por cento on-line e ministrada via WhatsApp. As inscrições estão abertas para jovens de 16 a 25 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos e que tenham concluído, ou estejam cursando o ensino médio.

O curso é composto por 11 videoaulas, focadas em temas do mundo do trabalho, como elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo, preparação para entrevistas e processos seletivos. Os interessados devem se inscrever na capacitação através do link http://encurtador.com.br/emuF2 . As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas.Os estudantes têm até quatro semanas para realizar as atividades práticas da capacitação. Ao final, eles recebem um certificado e ganham acesso gratuito, para se cadastrar na comunidade de mais de 400 empresas do site Vagas.com, que oferta vagas de emprego exclusivas para seus membros.

“Num contexto em que o desemprego afeta principalmente os mais jovens, o Coletivo Online se constitui numa importante iniciativa, com foco na empregabilidade de um público composto, majoritariamente, por afrodescendentes e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em Salvador”, disse Júlio Santos, coordenador do coletivo e captador de recursos do Parque Social.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador deu um passo importante para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes de Valéria com a assinatura do termo de cooperação técnica que garantirá ações integradas unindo eixos como educação, cultura, saúde, promoção social e combate à pobreza, além de outras áreas. O termo foi assinado na tarde desta segunda-feira (18), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, entre a Prefeitura e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e valerá por três anos.

Estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita Ana Paula Matos, a titular de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, a vice-representante do Unicef no Brasil, Paola Babos, da chefe do escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira, do ator e embaixador do Unicef no país, Lázaro Ramos, além de jovens e adolescentes da comunidade e diversas autoridades.

A parceria com o Unicef faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF que visa estabelecer parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. A Unicef e a Prefeitura escolheram o território prioritário para a atuação com base em dados de alta prevalência de violência contra crianças e adolescentes.

“Além da oportunidade do jovem aprendiz, a partir desta plenária podemos sair com editais em cada bairro para que os jovens possam falar sobre quais os problemas dos seus bairros e, a partir disso, ter bolsas de pesquisa científica e prática para dar soluções para suas comunidades e serem remunerados por isso”, destacou Ana Paula Matos.

Ações – A assinatura do termo de cooperação é o primeiro de nove passos da parceria, que inclui ainda a constituição de um comitê intersetorial, ou espaço similar de gestão da iniciativa; o levantamento de indicadores relacionados à infância e à adolescência, para monitoramento dos resultados; a mobilização social e escuta da comunidade no território, sobre os desafios na área da infância e da adolescência; a elaboração, implementação e monitoramento do Plano de Ação 2022-2024; a promoção da participação social, por meio do fortalecimento de lideranças comunitárias e a formação local de Núcleos de Cidadania de Adolescentes; o intercâmbio sistemático de experiências entre as equipes municipais e núcleos de adolescentes das diferentes cidades, a medição dos resultados a partir do monitoramento dos indicadores junto com a comunidade e a sistematização das boas práticas, com visibilidade aos esforços e resultados.

Para Paola Babos é preciso possibilitar que o público infanto juvenil tenha voz para ter seus direitos e necessidades garantidos. “A gente quer apoiar as ações da Prefeitura que já vêm sendo desenvolvidas para garantir os direitos das crianças, crianças e jovens. Queremos falar de oportunidades e ainda mais depois da pandemia precisamos investir no público. Acreditamos que vocês precisam ter garantido o direito de estar na escola aprendendo, ter acesso a espaços de cuidado e saúde tanto para a primeira infância quanto para saúde mental para que essas trajetórias de oportunidades possam ajudar a prevenir a violência”, afirmou.

Lázaro Ramos aproveitou para lembrar da importância da educação como elemento crucial para promoção da transformação social. O embaixador do Unicef também destacou que retornará à comunidade em aproximadamente um ano para verificar quais os avanços que a comunidade teve com as ações e para desenvolver algum projeto artístico com os moradores.

“A pandemia atropelou a educação, e um dos temas prioritários deve ser a educação. Foi na escola que eu comecei no teatro, a ter sonhos e perspectivas de vida, e foi neste ambiente que a minha vida se transformou. Precisamos celebrar a escola, o educador e o estudante todos os dias porque a nossa luta é grande, mas é o único caminho possível”, finalizou.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...