Educação

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A rede municipal de Educação de Salvador deu mais um passo importante para implantação do ensino bilíngue nas escolas. A Prefeitura firmou, nesta quinta-feira (10), uma parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Conselho Britânico para execução de projetos de desenvolvimento profissional contínuo de professores e de aprendizado estudantil na língua inglesa. A estimativa é que já para o próximo ano, 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) – uma e cada gerência regional da cidade – insiram no currículo escolar o idioma, beneficiando alunos na faixa etária entre dois a cinco anos. 

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, durante assinatura do acordo de cooperação com representantes dos organismos internacionais, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. “Desde quando iniciamos na gestão, tínhamos o desafio de oferecer educação bilíngue, principalmente nas nossas escolas de educação infantil, que funcionam em tempo integral. O Conselho e a Embaixada do Reino Unido vão proporcionar qualificação, material didático e know-how para que a gente possa qualificar e preparar nossos professores, além de oferecer aos alunos a possibilidade de aprender o inglês no contraturno das atividades escolares”, disse o prefeito. 

Ele frisou que a administração municipal aplicou vultosos investimentos para ampliar a educação digital na rede, sendo uma das medidas a compra e distribuição gratuita de tablets para 106 mil alunos. A execução de iniciativas para que os estudantes aprendam e falem inglês com fluência, portanto, chega para somar à estratégia de transformação da qualidade do ensino público na capital baiana. 

Iniciativas – Na prática, a parceria entre a Prefeitura e o governo britânico viabilizará a realização de duas iniciativas. Uma delas é o programa global Skills for Prosperity, que promove o acesso de jovens e grupos a oportunidades de Educação e de desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. São ações para democratizar o aprendizado de inglês que já beneficiaram mais de 2,5 milhões de alunos e mais de 20 mil professores em todas as regiões do Brasil, através do acesso a diversos materiais didáticos e à plataforma de treinamento em língua inglesa para educadores. 

Em Salvador, a expectativa é que mais de 100 mil alunos da rede municipal e mais de 8 mil professores sejam beneficiados pelo programa. “Sabemos que aprender inglês é fundamental para que os jovens tenham uma carreira de sucesso. Por isso, queremos contribuir para que aqueles que têm menos recursos possam ter essa chance e para que os professores estejam preparados para essa tarefa. Parcerias como essa simbolizam uma das principais missões da diplomacia: unir os países em prol da promoção de justiça social e igualdade de oportunidades", afirma Melanie Hopkins, embaixadora interina do Reino Unido. 

O outro projeto ocorre em parceria com o Conselho Britânico e visa fomentar as habilidades dos professores de língua inglesa, aprimorando a fluência e as competências específicas para o ensino do idioma. Educadores de outras áreas, como Matemática, Artes, Ciências, também serão beneficiados com essas capacitações. 

Para a vice-prefeita Ana Paula Matos, iniciativas como essa democratizam o aprendizado do inglês, possibilitam acesso e são capazes de transformar realidades. “Sabemos que o conhecimento de uma língua global é um forte marcador socioeconômico, por isso, precisamos desenvolver as habilidades das nossas crianças, oferecendo um ensino inclusivo e de qualidade. A gestão municipal tem buscado parcerias que possibilitam o avanço da educação no município, e quem ganha são os nossos estudantes. Vamos trabalhar para sermos, o mais rápido possível, a capital bilíngue do país”, ressaltou. 

Ampliação – O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Marcelo Oliveira, explicou que a rede municipal já possui no currículo acadêmico o ensino de inglês, porém, a disciplina hoje só alcança alunos do Ensino Fundamental. A ideia, portanto, é ampliar o aprendizado para alunos em idade de creche e pré-escola. 

“Já temos mais de 260 professores de Língua Inglesa, Ciências e Matemática passando pela capacitação, a fim de produzirmos, na rede municipal, o aprimoramento do ensino do idioma e para o engajamento da garotada, que vai participar de clubes de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (chamado de Stem, em inglês) para troca de conhecimentos”, pontuou o secretário. 

A assinatura do acordo entre Salvador e o governo britânico também contou com as presenças de Diana Daste, diretora de Engajamento Cultural no Brasil do Conselho Britânico, e de Milton Deiró, cônsul honorário do Reino Unido na Bahia.

 

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Nesta terça-feira (8), na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino participam de atividades de capacitação em projetos desenvolvidos pelo Conselho Britânico (British Council) – organização internacional filantrópica do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Tratam-se do Teaching for Success e do STEM Clubs, que chegarão às unidades escolares municipais por meio de parceria com a Prefeitura de Salvador. 

No turno da manhã, após a abertura oficial, as atividades são voltadas ao desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos professores para alcançar melhorias específicas no desempenho na sala de aula – foco do Teaching for Sucess. À tarde, serão trabalhadas a criação e desenvolvimento para a gestão de clubes de ciências e suas tecnologias, os STEM Clubs – sigla em inglês que significa Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Já na quarta-feira (9), a capacitação relacionada ao projeto de STEM Club será direcionada a cerca de 200 professores municipais de Matemática e de Ciências. 

Segundo o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira, os dois eventos formativos são marcos iniciais de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o British Council (Conselho Britânico) para implementação do programa Skills for Prosperity. “Esse trabalho representa um grande avanço na educação municipal, com o fortalecimento do ensino/aprendizagem em áreas muito importantes como ciências, tecnologia, matemática e língua inglesa. E é um primeiro passo para a implantação do ensino bilíngue na rede pública”, afirma. 

A assinatura formal dos acordos específicos se dará em cerimônia oficial a ser realizada na quinta-feira (7), às 11h, na Fundação Gregório de Matos (FGM). O evento terá participação de Diana Daste, diretora de Engajamento Cultural no Brasil do Conselho Britânico, Marcelo Oliveira, secretário da Smed, Milton Deiró, cônsul Honorário do Reino Unido na Bahia, e Ana Paula Matos, vice prefeita de Salvador. Oficializam os acordos a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, e o prefeito Bruno Reis. 

Skill for Prosperity – Em Salvador, o foco do programa será democratizar o acesso a um ensino da Língua Inglesa de maior qualidade nas escolas públicas a partir do olhar do Inglês como Língua Franca, isto é, como uma perspectiva de comunicação intercultural. A estratégia de atuação passará por quatro eixos: implementação da política nacional de ensino do inglês, desenvolvimento de materiais educacionais, desenvolvimento de professores e fortalecimento do ecossistema local. 

A implementação do Teaching for Success e de STEM Clubs tem como objetivos-chave incrementar a proficiência da Língua Inglesa e as técnicas pedagógicas dos integrantes da rede municipal; implantar o ensino bilíngue nas regiões administrativas do município; realizar ações afirmativas de natureza educacional e profissionalizante, com foco no público historicamente desfavorecido (mulheres e população negra); e estimular intercâmbio profissional e científico com entidades e organizações internacionais.

 

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O interesse pela cozinha e a dedicação aos estudos foram o impulso para que o jovem W.V., que estuda na Escola Municipal Yves de Roussan, criasse seu próprio livro de receitas. O estudante, que cumpre medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), lançou a obra na última sexta-feira (4), na unidade de ensino situada na Estrada do CIA, na presença de familiares e representantes do poder público. 

A ideia da obra, intitulada ‘Merendando com W.’, surgiu depois que o jovem participou de uma oficina profissionalizante de padaria. O resultado do livro foi tão positivo que a escola se envolveu no projeto diagramando, revisando e publicando o livro. O trabalho resultou em uma obra contendo 13 ‘receitas básicas para momentos deliciosos’, conforme descrito no subtítulo da obra.  

“Eu costumava anotar todas as receitas ensinadas ao longo da oficina. Um dia, uma das professoras pediu para ver as minhas anotações e teve a ideia de fazer o livro”, afirmou o estudante. A obra, contou W.V., foi escrita durante as aulas na escola com apoio dos professores. Agora, ele quer que o seu projeto sirva de exemplo para que outros colegas possam ter iniciativas semelhantes.  

O jovem atribuiu à mãe o gosto pela culinária e a inspiração para iniciar sua jornada como escritor. Emocionada, a mãe C.B.M. também prestigiou o momento de conquista do filho e agradeceu a rede de apoio que o ajudou a concretizar o sonho de ter o livro publicado. 

Para a diretora da Escola Municipal Yves de Roussan, que funciona dentro da unidade da Fundac, Ivete de Araújo, a proposta é que o livro possa contribuir na construção do futuro do jovem. “O mundo está cheio de escolhas. Por isso, estimulamos e criamos atividades que permitam que eles busquem o crescimento pessoal e novas possibilidades”, pontuou.  

A evolução do jovem também foi destacada pela diretora geral da Fundac, Regina Affonso. “A vida lá fora não será fácil, mas você terá instrumentos para vencer e construir o seu projeto de vida”, disse ao jovem escritor. Ela também parabenizou o trabalho dos educadores que o auxiliaram na construção da obra. 

A diretora adjunta, Fabiana Burity, celebrou o momento. “Para nós, a educação é prioridade. Por isso, sempre acolhemos projetos relacionados. A educação pode mudar vidas e nós precisamos acreditar nisso”, finalizou.

 

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A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) abriu, na sexta-feira (4), as inscrições para o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo destinadas a filhos de servidores e empregados públicos ativos da Prefeitura. A iniciativa propicia o acesso à educação de crianças e adolescentes que estejam matriculados em instituições de ensino nos segmentos fundamental e médio, credenciadas para o ano letivo de 2023.

As inscrições poderão ser feitas até as 16h do próximo dia 16, no próprio site na Semge (www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br), no ícone de acesso ao programa. O requerente deverá informar os mesmos dados utilizados para acessar o portal do servidor (matrícula ou CPF e senha). Ano passado foram 1.330 servidores contemplados.

“Nós temos uma atenção especial com esse programa. Para o ano que vem estamos contando com recursos de aproximadamente R$17,5 milhões. Cumprindo todos os critérios, o servidor pode ter garantido até 90% da mensalidade", explica o secretário de Gestão, Thiago Dantas.

O valor da bolsa de estudo será fixado considerando a faixa salarial do servidor. Funciona assim: colaboradores com remuneração de até R$2 mil receberão 90% do valor da mensalidade escolar; enquanto que os que recebem entre R$2.000,01 a R$ 4 mil, o percentual será de 80%.

Para quem recebe salário de R$4.000,01 a R$5 mil, o auxílio será de 70% da mensalidade; para remuneração entre R$5.000,01 a R$6 mil, o valor será de 60%; para remuneração entre R$6.000,01 a R$7 mil, o benefício será de 50%; e para remuneração a partir de R$7.000,01, o auxílio será de 40%.

Critérios – Para inscrição no programa bolsa de estudo, os filhos dependentes deverão, obrigatoriamente, estar cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP) da Prefeitura. Só será permitida ao servidor e empregado público municipal a inscrição de apenas um filho dependente. É vedada a concessão do auxílio ao ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a Prefeitura, aos inativos e contratado sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

A solicitação da bolsa de estudo ocorrerá mediante cadastro em sistema informatizado, que processará as informações e promoverá a classificação dos requerentes e a seleção dos filhos dependentes beneficiados. Os fatores de classificação são a média da remuneração percebida no período de apuração, média da carga horária estabelecida no período de apuração, o número de filhos dependentes inscritos no sistema de gestão de pessoas e o tempo de serviço prestado ao Município na matrícula ativa.

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Para auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade a alcançarem o sonho do mercado acadêmico, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPMJ) promoveu, neste sábado (5), mais uma edição do aulão de revisão do Programa IngreSSAr. A atividade gratuita, realizada no auditório anexo da Catedral Universal, na Avenida ACM, reuniu cerca de 800 estudantes que irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos domingos (13 e 20).

Presente na abertura do evento, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a importância do programa. "Esses jovens são o presente que constrói o nosso futuro. O IngreSSAr fomenta a capacidade de sonhar, a ousadia da juventude e fortalece a perseverança de milhares de estudantes. Através do acesso a educação, possibilitamos que esses alunos saiam do campo do sonho, e de forma pragmática, possam transformar suas realidades, e essa é uma das prioridades da prefeitura de Salvador."

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que o o IngreSSAr é uma política pública de transformação social. “Nós permitimos que jovens, que estão muitas vezes em situação de vulnerabilidade ou dificuldade de custeio dos seus estudos pelas famílias, possam estudar em ambientes altamente qualificados e concorrerem de igual para outros jovens da nossa cidade."

Ao avaliar o programa de forma positiva, a professora de espanhol, Maiana Bonfim, falou sobre a necessidade de promover o acesso à educação para todos. "Esse evento é muito importante porque a gente sabe que muitos aqui não têm oportunidade de participar de aulões fechados. Com essa revisão gratuita, é proporcionado um momento de reflexão, relaxamento, oferecendo uma mensagem positiva e revisando conteúdos. A gente sabe que a educação é a porta de transformação social. Então, um curso como esse é uma grande oportunidade para que os jovens tenham um estudo sistematizado, e que de fato, possam bater na porta do Enem e conseguir entrar."

Sentada na primeira fileira, a estudante Laisnara Pereira, de 20 anos, assistiu às aulas de forma atenta. A aluna falou sobre a expectativa para a prova do Enem. "Me sinto preparada para fazer a prova e passar. Tenho convicção que terei um bom desempenho e vou ter nota suficiente para entrar na faculdade de fonoaudiologia. O programa IngreSSAr foi essencial para me capacitar, tivemos aulas com professores de ponta e toda estrutura. Tenho certeza que a aprovação dessa vez vem."

Preparação – O programa IngreSSAr disponibiliza, até a próxima sexta-feira (18), curso de preparação para o Enem, no sentido de auxiliar jovens de 16 a 19 anos de Salvador a adentrar no ensino superior. Os inscritos são oriundos de escolas públicas estaduais ou privadas, com bolsa integral.

Os alunos participantes do Auxílio Brasil receberam o auxílio transporte para frequentar o curso. Além das aulas presenciais, o programa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), também promove transmissão de conteúdos através do canal 7.2.

Durante a programação, os inscritos puderam receber dicas sobre a prova do Enem de professores renomados dos melhores cursos preparatórios de Salvador. Além da revisão de conteúdo programático, os jovens participaram de momentos de descompressão, com fisioterapeutas e psicólogos.

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Nesta sexta-feira (4), quatro professoras da rede municipal de ensino de Salvador viajaram à cidade de Porto, em Portugal, para participar do curso de aperfeiçoamento “Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. As docentes foram selecionadas através do edital nº 17/2022 – Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores, promovido pela Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A iniciativa envolveu profissionais da educação de todo o Brasil, que atuam nas unidades de ensino com turmas da pré-escola e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, com adesão ao Programa Tempo de Aprender. Uma das selecionadas foi a coordenadora pedagógica Edvanira Mendes Sant Ana Pires, da Escola Municipal União Comunitária, pertencente à Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa e vencedora em 1º lugar da Região Nordeste/Bahia e em 3º lugar no Brasil. 

Ela desenvolveu o plano de formação “Alfabetização baseada na Ciência: Formação continuada em serviço de professores alfabetizadores para implementação de práticas baseadas em evidências” e o plano de intervenção pedagógica “Alfabetização baseada na ciência: consolidação das habilidades para aquisição da leitura e escrita e a recomposição das aprendizagens”. 

Já a professora Cleide Oliveira, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, GRE Itapuã, ficou em 2º lugar da Região Nordeste/Bahia e 17º lugar no Brasil, com o plano de formação continuada “Alfabetização de jovens, adultos e idosos baseado na ciência e na prática: pensando na formação continuada de professores/as” e o plano de intervenção pedagógica “Educação de jovens, adultos e idosos nos anos de escolarização iniciais e as possibilidades de aplicações dos estudos aprendidos no curso Alfabetização Baseada na Ciência”. 

“Eu sempre estou me aperfeiçoando profissionalmente, participando de cursos que possam me ajudar na prática pedagógica. Quando fiz a atividade, no ano passado, foi só para me qualificar. Mas aí saiu o edital e eu fiz o meu projeto, justificando que poderia utilizar os elementos do curso também para adultos. Tirei a nota máxima e deu tudo muito certo. A minha expectativa é vivenciar essa experiência e ver como eu posso fazer a adaptação para a EJA”, contou a professora Cleide. 

Demais selecionadas – Além das duas vagas reservadas para cada unidade da federação, foram disponibilizadas mais 46, abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. A professora Ligiane Reis, da Escola Municipal Adauto Pereira de Souza, GRE Cajazeiras, foi classificada em 3º lugar da Região Nordeste/Bahia e 52º lugar no Brasil. 

A proposta de formação continuada sugerida por Ligiane foi “O desafio da leitura fluente no 2° ano do Ensino Fundamental na Escola Pública: Plano de Formação” e o plano de intervenção pedagógica foi: “Estratégias para desenvolver a leitura fluente na Escola Pública: Projeto de Intervenção para o 2° ano do Ensino Fundamental”. 

“Eu estou muito ansiosa e contente por estar participando. A gente já fez o curso on-line, que se chama Alfabetização Baseada na Ciência. Também já escutamos falar sobre o método fônico, mas agora teremos essa experiência de vivência, com aulas práticas e aulas teóricas, conhecendo as escolas e os segmentos que já trabalham com essa teoria. A ideia é voltar como multiplicadoras desse nosso projeto”, afirma Ligiane. 

A professora Eliana Braga Garcia de Oliveira, da Escola Municipal Allan Kardec, GRE Itapuã, foi selecionada em 4º lugar da Região Nordeste/Bahia e 54º lugar no Brasil com o plano de formação “Projeto de formação para os docentes em alfabetização” para os educadores do Ensino Fundamental Anos Finais, com o intuito de atender às necessidades emergenciais de leitura e escrita dos estudantes do 6º ano, e com a proposta “Plano de intervenção Pedagógica em Alfabetização: em busca da cidadania plena.” 

Iniciativas – O Programa Tempo de Aprender é uma ação do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2020, que tem como finalidade potencializar o processo de alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil. 

O curso ABC terá duração de seis semanas, com carga horária de 240 horas e será realizado no período de novembro a dezembro de 2022. Todo o processo de viagem, hospedagem, formação e material custeados pela Capes por meio de bolsa de estudo. O Programa de Desenvolvimento Profissional / Tempo de Aprender se constitui como grande oportunidade para crescimento pessoal e profissional das educadoras e foi divulgado com todos os professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares da rede.

 

 

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), realiza nesta sexta-feira (4), o Seminário Indique Salvador – Compartilhando Resultados. O evento, que ocorre das 8h às 12h, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, no Itaigara, reunirá as duplas gestoras (direção e coordenação) das 221 unidades escolares da rede municipal que oferecem Educação Infantil. Com participação do secretário da Smed, Marcelo Oliveira, o encontro focará nos resultados, estratégias e planos de ação desenvolvidos no âmbito do projeto Indique Salvador.

Fruto do Salvador Social Fase 1 – uma parceria do Banco Mundial com a Prefeitura, o Indique Salvador tem como objetivo atingir a meta de alfabetização na idade certa na rede municipal. Os trabalhos foram iniciados em março de 2022 com os processos formativos das duplas gestoras e a atualização e a reativação do Sistema de Monitoramento, com avaliação da qualidade da oferta da Educação Infantil.

Entre abril e julho deste ano, a metodologia avaliativa foi aplicada, englobando sete dimensões, como a qualidade física e estrutural das escolas, aspectos relacionados a recursos humanos, propostas pedagógicas, condições de trabalho, entre outras. A diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles, explica que esse processo identifica pontos a serem aperfeiçoados internamente, pela Gerência Regional ou pelo órgão central da Secretaria.

“Com isso, temos todos os instrumentos para definir estratégias que proporcionem a melhoria da qualidade do ensino na Educação Infantil, a base que reflete em todo o desenvolvimento da vida escolar, da educação formal”, afirma.

Indique – O Indique Salvador é uma autoavaliação participativa da qualidade da oferta da Educação Infantil na rede municipal de ensino. Do total, 219 escolas (duas estão em reconstrução) participaram do processo de avaliação e monitoramento, bem como, as dez Gerências Regionais e as diretorias da Smed, elaboraram um plano de trabalho.

Os documentos estabelecem ações, definem responsáveis e prazo para a solução das demandas identificadas durante o diagnóstico. Os planos de ação terão o status atualizado a cada trimestre até a conclusão.

“As ações construídas no âmbito do Indique Salvador e todo o processo de desenvolvimento e implementação contribuem para a melhoria dos resultados no atendimento, aprendizagem e consequentemente no aumento do percentual de crianças alfabetizadas na idade certa, no 2° ano de escolarização, que é o objetivo principal do projeto”, diz o titular da Smed.

Segundo Oliveira, a meta “Escolas Municipais de Educação Infantil Monitoradas pela Smed” já foi atendida. Com isso, o Banco Mundial desembolsou do Salvador Social Fase 1 o valor de R$46,8 milhões, que equivalem a 91,3% do total de recursos do projeto. Estão em andamento os trabalhos da segunda meta, “Percentual de escolas municipais e conveniadas que oferecem Educação Infantil com feedback do monitoramento fornecido pela Smed”, que resultará no recebimento dos recursos restantes, equivalentes a R$30 milhões.

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O programa IngreSSAr realizará mais uma edição do aulão preparatório para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atividade acontece neste sábado (5), das 7h30 às 14h, no auditório anexo da Catedral Universal, na Avenida Antônio Carlos Magalhães. A iniciativa, totalmente gratuita, é promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPMJ).

Para participar do aulão, o interessado deverá realizar a inscrição através do site http://ingressar.salvador.ba.gov.br. Durante a atividade, os inscritos participarão de uma revisão e receberão dicas sobre a prova do Enem de professores de renome dos melhores cursos preparatórios de Salvador. Autoridades da capital baiana participarão da abertura das atividades.

Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa IngreSSar tem como o objetivo de fortalecer o aluno da rede pública de ensino para ampla concorrência com outros jovens no mercado acadêmico. “Estamos realizando esse grande aulão com vários professores, fazendo um movimento e fortalecimento desses jovens, mostrando que agora, na reta final, eles precisam estar ainda mais empenhados para garantir um excelente resultado”, disse.

Atividades – De 8h às 10h30, as aulas serão das disciplinas das áreas de linguagens e matemática. Os alunos participarão de revisão de literatura, gramática, redação, inglês, espanhol e matemática. Já das 11h30 às 13h50 as aulas serão de naturezas humanas, com disciplinas de geografia, artes, biologia, física, química e história.

Para tornar uma atividade mais leve, os inscritos participarão de alongamentos durante o intervalo da revisão. A ação será ministrada pelo grupo FitDance.

Programação:

7h20 – Acolhimento
Abertura do evento com fala das autoridades

8h00 às 10h30 – Área Linguagens / Matemática:
Literatura – Professor Matheus Marques
Gramática – Professor Luis Alberto
Redação – Professores Neldo Menezes e Denise Fontebranca
Inglês – Professor Rodrigo Vasconcellos
Espanhol – Professora Maiara Bonfim
Matemática – Professores Rubinho Soares, Elizeu Godoy e Mateus Lordêlo

10h30 às 11h – Intervalo/lanche

11h00 às 11h20 - Alongamento (Fit Dance)

11h20 às 11h30 – Depoimento / ex-participante IngreSSAr

11h30 às 13h50 – Área Humanas / Natureza:
Geografia – Professor Xelão
Artes – Professor Edielson de Deus
Biologia – Professor Cleslei
Física – Professor Mario Roullet
Química - Professor Eric Barretto
História – Professor Matheus Ferreira

13h50 às 14h – Encerramento.

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Crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amaralina, situado no bairro homônimo, tiveram uma tarde especial nesta segunda-feira (31). A turma pode assistir à apresentação da Camerata Quadro Solar, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A apresentação dos músicos contou com os instrumentos flauta transversal, violino e violoncelo. 

A estudante Aila do Carmo Santos, 6 anos, afirmou que se surpreendeu com a apresentação. “Amei a apresentação e gosto muito de música. Nunca tinha visto esses instrumentos. Quero aprender a tocar algum deles”, afirmou. 

A apresentação contou com "A Primavera", do concerto "As Quatro Estações", do compositor Antonio Vivaldi, passou pelo choro "Odeon" de Ernesto Nazaré e ainda teve dez cantigas de roda a exemplo de “Se Essa Rua Fosse Minha”. O show envolveu também toda a comunidade escolar. 

Para Viviane Barbosa dos Santos, mãe do pequeno Fabiano Bernardo, 4 anos, o momento vivido pelos pequenos hoje vai possibilitar que eles descubram um mundo novo através da música. “Acho muito importante trazer essa vertente para as crianças de forma didática. É um mundo que eles não conhecem, não têm vivência. Se a gente fechar os olhos, conseguimos imaginar o que a música está querendo nos dizer. Essa percepção do lúdico, para as crianças, é linda”, afirmou. 

Aproximação – Além de tocar as canções, os músicos falaram para o público presente sobre os instrumentos e a composição da orquestra, além de trazer diversas curiosidades sobre a música clássica para as crianças. A flautista Andréa Bandeira explicou que o projeto se dedica a promover as apresentações, através de grupos menores da orquestra, para públicos variados. 

“Levamos esse projeto para espaços como escolas, asilos, hospitais e muitas vezes para pessoas que não conseguem ir ao teatro ver a orquestra. Nas escolas é super importante trazer o projeto porque é a oportunidade de as crianças conhecerem instrumentos que não estão acostumados a ver e escutar, ouvir um tipo de música que não é muito comum nas rádios e em casa. É muito gratificante”, detalhou. 

Estrutura – O Cmei Amaralina oferta ensino integral para 190 alunos do Grupo II ao Grupo V. A diretora da unidade escolar, Cristiane Barreto, explicou que o evento promovido hoje faz parte do projeto "Brasilidade", desenvolvido pela escola, que busca apresentar aos alunos sonorização instrumental.  “A musicalidade é de extrema importância para educação infantil. As crianças precisam experienciar todo tipo de música e a clássica é importantíssima nesse processo”, pontuou.

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