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Até a próxima quinta-feira (12), o projeto Para Praia recebe inscrições de voluntários para a edição 2020. É possível se inscrever e ter acesso ao edital por meio do Instagram parapraia ou do site da Escola Bahiana de Medicina e Saúde, na seção Informativos. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail parapraia @ bahiana. edu. br ou pelo Whatsapp (71) 99379-2444.

O voluntário precisa passar por um treinamento prévio para que esteja apto a realizar o acolhimento, transporte e banho dos participantes de forma segura e confortável. Além disso, é preciso ter disponibilidade para atuar nos dias escolhidos. A inscrição será analisada pela equipe técnica da Bahiana e confirmada pelo e-mail cadastrado. Os voluntários terão direito a certificação.

Desde 2014, o Parapraia promove o banho de mar assistido para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o projeto já atendeu cerca de 1.700 pessoas e já contou com cerca de 1.100 voluntários.

Na última edição, o projeto contou com 132 voluntários na capital, incluindo professores, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais de educação física, médicos, biomédicos e odontólogos, entre outras pessoas que dedicaram algumas horas para tornar possível o direito ao lazer para pessoas com mobilidade reduzida.

Praias – O banho assistido já passou por praias como Ondina, São Tomé de Paripe, Farol de Itapuã, Ribeira, e Boa Viagem. Os locais são preparados com materiais emborrachados afixados na areia, que facilitam o acesso da cadeira de rodas até o ponto em que os banhistas são transferidos para as cadeiras anfíbias, e em seguida, levadas até o mar.

Também são disponibilizadas cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias, flutuadores de espuma, boias para apoiar banhistas, chuveiros, banheiros químicos, tendas, piscinas para crianças e uma dupla de salva-vidas para acompanhar a atividade, além do apoio de guardas municipais no local.

Premiado – Em setembro, o Para Praia foi contemplado em segundo lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades, na categoria "Cidades pequenas, médias e grandes". O prêmio é uma realização do Programa Cidades Sustentáveis e da OXFAM Brasil e tem como objetivo reconhecer as administrações públicas municipais do país que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis.

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Moradores de São Tomé de Paripe e entorno, no Subúrbio Ferroviário, terão uma ceia natalina antecipada no próximo dia 19. O Restaurante Popular Cuidar, vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), ofertará uma programação especial comemorativa que envolve recreação, música e até mesmo sorteio de brindes. 

A programação comemorativa terá início às 9h com o projeto Ruas de Lazer, levando brincadeiras e diversão às crianças da comunidade. Às 10h haverá a apresentação do Coral Cultural Oficina Reciclável (CCOR). E, para preparar o público para a ceia às 11h, haverá mais uma apresentação musical realizada através do projeto Primeiro Som. 

A ceia será servida às 12h. O cardápio contará com pratos típicos da festividade como chester e lombo, acompanhados de arroz de festa e feijão, com as guarnições de salpicão simples e farofa. Haverá ainda um mini-panetone e refrigerante para a sobremesa. 

Após a ceia haverá sorteio de brindes aos presentes. A expectativa da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) é que sejam beneficiadas 350 pessoas com o evento. 

O espaço recebe mensalmente 7.050 cidadãos que fazem as refeições ao custo simbólico de R$1. São beneficiadas com o restaurante pessoas em situação de vulnerabilidade socionutricional do bairro de São Tomé de Paripe e adjacências.

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Mais duas árvores de Natal sustentáveis, feitas 100% com garrafas pet, foram instaladas pela Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), dentro da decoração natalina da cidade.Feitas pelo setor de Reciclagem da Limpurb e assinadas pelo artista plástico Gilson Cardoso, as duas novas árvores foram instaladas no Forte de Santa Maria, na Barra, e no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

A árvore instalada na Barra mede 6,40 metros de altura, com três de diâmetro, e foi feita com um pouco mais de 4300 garrafas. Já a instalada no Rio Vermelho mede um pouco menos, 5,20 metros de altura, com 2,30 de diâmetro, e é composta de cerca de três mil garrafas.

Maior do Brasil - No último dia 19, o prefeito ACM Neto inaugurou a maior árvore de Natal sustentável do Brasil, feita 100% com garrafas pet, também produzida pelo setor de Reciclagem da Limpurb. Localizado na Praça Municipal, ela mede 21 metros de altura com nove metros de diâmetro e é composta de 22 mil garrafas.

Ao todo, a produção das árvores durou três meses e contou com a participação de mais de 30 profissionais da Limpurb. Para a arrecadação do material, foi feita uma campanha interna com todos os órgãos e secretarias da Prefeitura, além de parcerias com empresas que realizam festa e que utilizam esse tipo de garrafa de refrigerante.

“É com muita alegria que a Limpurb faz parte do Natal de Salvador através de três obras totalmente sustentáveis, dentro do conceito de gestão moderna e de preservação do meio ambiente que o prefeito ACM Neto vem implementando na cidade.”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

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As inscrições para o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano III, promovido pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), foram prorrogadas até o próximo dia 13. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www. seloano3. salvador. ba. gov. br, onde estão disponíveis o edital e a ficha de inscrição. 

O selo tem como objetivo incentivar a produção literária em Salvador, dando espaço para novos autores e consolidando a produção de autores já consagrados. Serão selecionadas oito obras, distribuídas em sete gêneros: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e categoria livre. 

A escritora Carla Bittencourt, que integra o time de autores participantes da última edição, lembrou a experiência de ter o próprio livro publicado. “É uma sensação muito boa, a materialização de uma ideia que, para mim, é especial. Me senti muito feliz por saber que, no processo de seleção, o livro foi avaliado por uma escritora que admiro muito e tenho como referência. Fazer parte desta coleção é um estímulo a seguir escrevendo histórias para crianças, projeto ao qual pretendo me dedicar porque é algo que me realiza”, afirma.

Luciana Comin, também teve um livro publicado e ressaltou a variedade de gêneros no projeto. "Fiquei feliz quando o edital foi lançado e eu vi a categoria Dramaturgia. Ter um livro com uma peça de teatro que pode circular em outras regiões é muito importante para minha carreira e tem um sabor especial, porque é o primeiro. Foi uma experiência muito positiva, além de ser uma oportunidade para me lançar em outras praças como dramaturga”. 

Ela lembra ainda, que é fundamental esse suporte para quem pretende entrar no mercado. “É uma das características do Selo, lançar novos autores e possibilitar o lançamento de novas obras. Ajudar o autor a dar esse primeiro passo é muito importante”, completa Luciana. 

Funcionamento – O Selo Literário João Ubaldo Ribeiro é uma oportunidade para que novos escritores tenham as produções literárias publicadas sem custo. Além disso, incentiva a leitura de produções soteropolitanas pelo país e pelo mundo, visto que os exemplares são distribuídos gratuitamente para a população, durante a cerimônia de lançamento, e para espaços públicos nacionais e internacionais de leitura.

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) autuará produtoras de eventos que estão colando cartazes de divulgação nos viadutos da cidade. Nesta sexta-feira (6), uma equipe de fiscalização percorreu alguns bairros e identificou empresas que colaram cartazes nos viadutos das avenidas Pinto de Aguiar e Luiz Viana Filho (Paralela).

A medida faz parte do trabalho de intensificação do combate à publicidade irregular em Salvador que a secretaria realiza nos bairros. As empresas que colocarem anúncios em locais inapropriados terão o cancelamento do alvará para a realização de eventos. Somente neste ano, dez empresas foram autuadas por colocar anúncios em postes e viadutos nas avenidas Silveira Martins, Caminho de Areia e Luiz Viana Filho (Paralela).

“Não vamos permitir que a cidade fique suja com a divulgação irregular. Por isso, essas empresas serão autuadas e terão que fazer a limpeza dos viadutos. Quem que não obedecer a lei, não terá a licença de eventos expedida pela Central de Licenciamentos de Eventos (CLE)”, destacou o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara

A ação está respaldada no decreto de publicidade nº 30.095/18, que dispõe sobre a proibição da utilização de qualquer tipo de propaganda e a exibição de peças publicitárias, sem a devida licença da Sedur, além da proibição de colocação de anúncio em locais públicos, como viadutos, postes e árvores. A multa é calculada com base no Anexo III da Tabela de Multas da Lei 5503/1999 que será taxada a depender do tipo e metragem da publicidade.

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Pela primeira vez na América Latina, o Black Film Festival, evento internacional de cinema afrodescendente, chega à Salvador, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África. O lançamento do 1º Salvador Black Film Festival (SBFF) foi realizado na noite desta quinta-feira (5), no Espaço Cultural Barroquinha,e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. 

O circuito que promove o intercâmbio da arte com protagonismo afro através do audiovisual contempla a exibição de filmes baianos, brasileiros e internacionais. Parte da verba arrecadada com a bilheteria será destinada para o fomento de projetos brasileiros no desenvolvimento de novos filmes ou séries.

O Salvador Black Film Festival é uma realização da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento já ocorre em algumas cidades do hemisfério norte, como Las Vegas e Montreal. Para o prefeito ACM Neto, a iniciativa impulsiona a capital baiana no circuito internacional do cinema negro. 

"Tudo vem dentro dentro de uma estratégia e de um planejamento de trabalho que tem como objetivo estimular a cultura afro. Veja que na semana passada já havíamos lançado o nosso Plano de Ação do Turismo Étnico-Afro de Salvador. Agora anunciamos este festival. Além disso, existe a possibilidade de, no ano que vem, o novo Centro de Convenções de Salvador receber o AfroPunk, o maior evento de cultura negra do mundo. Isso mostra que estamos atento aos elementos e da influência da cultura africana em nossa cidade, com todo seu potencial criativo", declarou ACM Neto. 

O prefeito comemorou ainda o lançamento do filme "A Revolta dos Malês", dirigido por Belisario Franca e Jeferson De e que tem o apoio da Prefeitura. "Fizemos questão de apoiar esse filme, que fará sucesso em todo o Brasil. Ele tem um caráter educativo importantíssimo, por isso queremos que os estudantes da rede municipal vejam. Ele aborda fatos significativos da história da Bahia e do Brasil", salientou. "A Revolta dos Malês" terá estreia mundial às 20h de hoje (05), no Cinema Glauber Rocha.  

Para o secretário Cláudio Tinoco, tanto o festival quanto o lançamento do filme busca integrar cultura e turismo. "Chegamos nesse momento com muitas coisas amadurecidas e construídas, como o Plano Étnico-Afro. Entra o festival trazendo o negro como protagonista não do como ator mas como produtor e diretor também. Além de implantar na cidade algo que possa consolidar Salvador como polo de produção audiovisual negro", frisou.

Do mundo para Salvador - Na lista das 100 mulheres mais poderosas do Canadá e fundadora de oito festivais de sucesso no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti, Fabienne Colas, comentou satisfeita a sua associação à Giros Filmes, por meio da Zaza Produções, viabilizando a chegada do Black Film Festival no Brasil, em especial na capital baiana. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne e sua equipe possuem mais de duas décadas de experiência e sucesso em festivais. 

O evento é filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival. A parceria entre a produtora Zaza e a Giros Filmes reunirá uma equipe com experiência única para construir e desenvolver um festival de sucesso, enquanto posiciona Salvador no circuito de festivais.

Desde 2005, todos os oito festivais combinados atraíram cerca de um milhão de espectadores, obtiveram ampla cobertura da mídia nacional e internacional, apoiou mais de dois mil artistas e recebeu convidados de alto gabarito como Harry Belafonte, Spike Lee, Stedman Graham, Danny Glover, Tarana Burke, Martin Luther King III, Dany Laferrière, Wyclef Jean, Alfre Woodard, P.K. Subban, Isaiah Washington, Louie Gossett Jr., Jennifer Holness, Clement Virgo, Souleymane Cissé e muitos outros.

 

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Ambulantes que vão trabalhar na Festa da Boa Viagem, no dia 01 de janeiro, devem ficar atentos ao cadastramento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que acontece de segunda a quarta-feira (9 a 11), na sede da pasta, localizada na Avenida Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, nº 2562, Mata Escura. Será concedida apenas uma autorização por pessoa e o documento só tem validade para a data do evento. As instalações devem ser feitas no dia 31 de dezembro e retiradas em 2 de janeiro, um dia após a festa.

Os valores da licença variam entre R$25,06 para tabuleiros e R$451,13 para food trucks acima de 10m de comprimento. Do total das vagas disponíveis para ambulantes em cada festa, 5% serão destinadas para pessoas com deficiência, os quais serão isentos do pagamento do preço público. Em todas as festas populares, fica proibido o trabalho infantil e adolescente, além da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, sob pena de cassação imediata, sem prejuízo às sanções legais.

Regras - Lembrando que não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, espetos, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, devendo ser descartáveis. Todo material irregular poderá ser apreendido pelas equipes de fiscalização.

Quem descumprir as normas poderá ter os produtos e equipamentos apreendidos e imediata cassação da licença. Os bens apreendidos serão encaminhados para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado na Av. San Martin, na sede da Guarda Civil Municipal (CGM). Para recuperar o material, o permissionário deverá comparecer à Segub depois do encerramento da referida festa, munido de documento de identidade, auto ou lacre de apreensão, mediante pagamento das multas e despesas cabíveis.

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A Prefeitura montou um esquema especial de serviços em atendimento aos devotos e apreciadores da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que ocorrerá na região do Comércio, neste domingo (8). A operação envolve os serviços de mobilidade, trânsito, saúde e segurança. Confira a seguir:

Ônibus – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará seis veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 15h às 22h, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio, de acordo com a demanda. Além disso, três linhas serão reforçadas a partir das 11h: Paripe–Barra, Estação Pirajá–Barra 1 e a Estação Mussurunga–Barra 1. Os ônibus que circulam na região do evento terão os itinerários modificados, de acordo com as alterações de trânsito realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Taxi e mototáxi – Outra opção é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com Bandeira 1 e 25% de desconto. Além disso, haverá três pontos de táxis e mototáxis no entorno do evento: em frente ao Elevador Lacerda (na parte de cima), na Praça Municipal, na Rua Miguel Calmon e também na Avenida Estados Unidos.

Elevador Lacerda – O equipamento vai começar a operar com uma hora de antecedência, ou seja, das 6h até as 22h. A tarifa será gratuita.

Alterações no trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará algumas alterações para ordenar o trânsito da região do Comércio. Haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, durante a procissão, a partir das 10h30, na Rua Miguel Calmon, Rua da Holanda, e Avenida da França. A procissão sai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, após missa solene, em direção às ruas do Comércio e depois retorna para o ponto de partida.

Será feita também proibição da circulação e do estacionamento de veículos, das 5h de sábado à 0h de segunda (9), na Avenida Lafayete Coutinho (conhecida como Avenida Contorno), trecho compreendido entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru; Rua Conceição da Praia; Ladeira da Conceição da Praia; Rua Manoel Vitorino; Rua Dionísio Martins; Praça Visconde de Cayru; Rua da Bélgica (trecho compreendido entre as ruas Portugal e Miguel Calmon); Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Os veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. Já os veículos provenientes da Avenida Lafayette Coutinho (Avenida Contorno), com destino à Cidade Baixa, terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.

Saúde – Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma avançada e uma básica, estarão de plantão, das 6h às 18h, ao lado da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Além disso, profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris e de Brotas estarão preparados para prestar atendimento.

Proteção ao patrimônio – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai disponibilizar agentes para reforço na atuação no Elevador Lacerda e no patrulhamento preventivo na área da festa.

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Antes mesmo da inauguração oficial ocorrida na manhã desta quinta-feira (5), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Fazenda Grande do Retiro, implantado pela Prefeitura na Rua Melo Morais Filho, já atraía moradores do entorno, como as vizinhas Vanda Cerqueira, de 56 anos, e Taís França, de 28 anos, ambas residentes em São Caetano. O equipamento foi entregue em cerimônia com as presenças do prefeito ACM Neto e da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, demais autoridades, corpo técnico e população.

“Pra mim vai ser melhor, porque deixei de ir a outro Cras, em Pero Vaz, por causa (da falta de dinheiro) de transporte. Aqui não vou precisar me deslocar tanto, vou receber atendimento perto de casa e será bom também para os moradores daqui”, relatou Vanda.

O prefeito lembrou que a iniciativa faz parte da ação municipal de requalificação de todos os Cras de Salvador – somente a unidade de Fazenda Grande do Retiro recebeu investimento de R$ 297 mil no novo equipamento. “As unidades não recebem apenas nova estrutura física, mas também equipes plenamente consistidas e, principalmente, profissionais na área social que vão trabalhar em contato com as pessoas mais pobres, ajudando a promover a superação da desigualdade em nossa cidade.”

O gestor ainda ressaltou a importância do serviço para os cidadãos em situação de vulnerabilidade social. “O Cras é aquela unidade que está mais próxima de criar um vínculo na área social com as famílias. Isso permite, inclusive, a inclusão de muitas pessoas nos programas sociais da Prefeitura e governo federal. Ainda permite à Prefeitura que viva mais de perto a situação de cada família, entendendo o que provoca muitas vezes os problemas sociais e ajudando a tomar medidas e desenvolver políticas públicas para resolver esses problemas”, completou ACM Neto.

“Esse Cras vai ser muito importante, porque essa comunidade precisa bastante de uma assistência dessas. Muitos não têm condições de ir resolver problemas em outro bairro, então a iniciativa é muito boa. Que a estrutura abrace mesmo a comunidade”, pontuou Taís.

Números – De acordo com a secretária Ana Paula, neste ano de 2019, através dos Cras, já foram pagos R$2,1 milhões em benefícios; 520 mães adquiriram enxoval após participarem de oficinas nos centros; 3.586 cestas básicas foram distribuídas; foram feitas mais de 400 concessões de Aluguel Social; e mais de 20 pessoas puderam voltar às cidades de origem. “Mas, mais simbólico do que isso, são os projetos e as vidas que são transformadas pelos trabalhadores da assistência social”, destacou.

Funcionamento – Assim como as demais estruturas do tipo, o funcionamento do Cras Fazenda Grande do Retiro será de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento e atualização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, educação financeira e orientação jurídica, entre outros.

As equipes são consistidas por assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio, que auxiliam os usuários através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A ação consiste no acolhimento, acompanhamento sociofamiliar, atividades socioeducativas com famílias no contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O público-alvo é composto por famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, ou em decorrência da privação de renda e do acesso a serviços públicos.

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