Geral

0
0
0
s2sdefault

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta sexta-feira (8) da missa em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na basílica dedicada à santa, no Comércio. O gestor disse ter agradecido à padroeira da Bahia por todas as conquistas de 2023: “Por todos os avanços que tivemos nos últimos anos, pela capacidade que nós tivemos de construir uma cidade cada vez melhor, uma cidade que a gente tem cada vez mais orgulho de aqui morar, de aqui viver”, disse.

Bruno aproveitou para anunciar uma série de entregas à cidade que serão realizadas ainda neste ano e no começo de 2024, entre elas a requalificação do entorno da basílica. “No dia 11, teremos a inauguração do Centro de Formação de Professores. No dia 13, o novo Mercado Modelo. No dia 14, a Casa da Mulher Brasileira. No dia 15, a Escola de Saúde Pública. E vamos, também, dar a ordem de serviço para iniciar a construção de outras grandes escolas municipais até o final do ano”, afirmou.

Para as primeiras semanas de 2024, já estão previstas outras entregas, como o Arquivo Público Municipal e Casa da História, além das obras de requalificação viária na região da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. “Por isso, pedir proteção é sempre bom. Estamos aqui hoje para pedir que nossa padroeira ilumine o nosso caminho, nos proteja, nos abençoe para que a gente siga transformando a cidade”, contou o prefeito.

Obras - De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a previsão é que as obras em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia sejam concluídas no começo de 2024.

Já foi concluída a rede de drenagem e a pavimentação em paralelepípedo na Rua Manoel Vitorino, e agora a Sucop segue com a pavimentação do trecho entre a Igreja do Corpo Santo e o Elevador Lacerda, além da vala técnica de telecomunicação, base em brita graduada simples, pavimentação em paralelepípedo e pavimentação em pedra portuguesa.

No local onde será instalado o primeiro edifício-garagem público, a terraplanagem já foi finalizada, e neste momento está em andamento a fundação, contenção, estrutura (vigas e pilares) e a laje em concreto. Além disso, a Prefeitura vai rebaixar toda a fiação de telecomunicações e de energia elétrica, limpando totalmente o visual da Igreja da Conceição e do frontispício da cidade.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e contempla as vias próximas à basílica. As intervenções ocorrerão numa área de 3,8 mil m² e terão investimento próprio de R$12,5 milhões. A iniciativa propõe ainda o alargamento das calçadas para melhoria do trânsito de pedestres. Os passeios terão o piso em pedra portuguesa recuperado e granito serrado.

O paisagismo será valorizado com plantio de árvores, a fim de aumentar o conforto dos pedestres que transitam pela calçada, e as vagas de estacionamento em via pública serão ordenadas. A ação prevê também a retirada de fiação aérea e projeto de valas técnicas para cabeamento subterrâneo, iluminação cênica especial para a basílica e sistema de drenagem para escoamento das águas das chuvas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta sexta-feira (8) que a cantora Pabllo Vittar vai se apresentar no Festival Virada Salvador no lugar do rapper nigeriano Divine Ikubor, conhecido profissionalmente como Rema, que cancelou sua agenda de dezembro por problemas de saúde. A fala do prefeito foi em entrevista durante as celebrações a Nossa Senhora da Conceição da Praia.

“Aproveitar a oportunidade que estou falando para vocês para anunciar que Pabllo Vittar vai ser a atração que irá substituir Rema no Festival Virada Salvador. Então, em primeira mão, fechamos ontem. Pabllo Vittar irá substituir Rema, que infelizmente, por questões de saúde, não vai poder se apresentar no Festival da Virada esse ano”, afirmou o prefeito.

No final de novembro, Rema anunciou em suas redes sociais que iria cancelar a agenda de dezembro. “Parte meu coração dizer que não irei me apresentar em lugar nenhum em dezembro. Depois de anos de turnê, ignorei minha saúde e preciso de tempo para me recuperar. 2024 estamos de volta”, escreveu, à época.

A Prefeitura se solidarizou com o artista: “Salvador é uma cidade que sempre acolheu e acolhe as pessoas em todos os momentos. Desejamos melhoras para o cantor Rema superar essa fase. Esperamos nos ver em 2024”.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Como parte da programação do Natal de Salvador, as sacadas de alguns casarões do Centro Histórico serão transformadas em palco para a apresentação de corais formados por crianças e adultos. As apresentações irão ocorrer no prédio da Federação Espírita da Bahia (FEB), situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco; no Casarão 17, que fica bem próximo ao prédio da FEB, mas no Terreiro de Jesus; e na Casa do Olodum, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.

Nesta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10), os espetáculos irão ocorrer no prédio da FEB, às 18h30. Com uma iluminação especial, a sacada desse prédio vai receber o coral Música das Nascentes, formado por alunos da Escola Ambiental de Camaçari e sob regência do maestro Fred Dantas.

De acordo com o maestro, jovens da comunidade rural de Tiririca cantarão canções natalinas tradicionais e referentes aos Santos Reis, ritmadas por flautas e teclado. As apresentações terão quatro novas composições de Dantas, dedicadas às nascentes de rio Pojuca: “O Lugar do Jacaré”, “Água de Deus”, “Água da Vovó” e “Rio Fundo”.

“Quero declarar a minha satisfação com a programação do Natal. Tenho muito orgulho dos meus meninos estarem fazendo parte dessa festa muito bem-feita e muito profissional”, elogia Fred Dantas. Nos dias 12, 13 e 14, próximas terça, quarta e quinta, o mesmo projeto volta a ser realizado, mas na sacada do Casarão 17, no Terreiro de Jesus.

Já nos dias 15 e 16 de dezembro, a sacada da Casa do Olodum, ao lado da Praça Tereza Batista, vai receber o Coral da Paz, sob regência do maestro Keiler Rêgo. Esse coral é um projeto musical coordenado por Rêgo desde 2009, com jovens do Bairro da Paz. Durante as apresentações de Natal, o coral terá também a participação dos alunos da Escolinha do Olodum.

“Vamos trazer um repertório baseado na música popular e folclórica, contextualizando a história bíblica do nascimento de Jesus Cristo. São canções como ‘Anunciação’, ‘Maria, Maria’, ‘Romaria’ e ‘Calix Bento’, aliadas a clássicos tradicionais do Natal”, revela Rêgo.

Todas essas apresentações fazem parte do projeto Sacadas Musicais realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop).

Palco da Esperança – Além das sacadas, corais formados por alunos de escolas municipais de Salvador se apresentarão no Palco da Esperança, no pátio da Igreja São Pedro dos Clérigos, também no Pelourinho, do dia 11 a 15 de dezembro, a partir das 17h. Na próxima segunda-feira (11), se apresenta o coral infantil da Escola Municipal Maria Quitéria (Matatu). Na terça (12), sobe ao palco o coral infantil da Escola Municipal Vitória da Conquista (Itapuã) e o coral da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Makota Valdina (Engenho Velho da Federação) e Maria Amália Paiva (Nordeste de Amaralina).

Na quarta-feira (13), haverá uma apresentação musical feita por alunos da Escola Municipal Allan Kardec (Itapuã) e a apresentação do coral da Escola Municipal Adauto Pereira (Cajazeiras). Na quinta-feira (14), se apresentam os corais da Escola Municipal Barbosa Romeo (São Cristóvão) e da Escola Municipal Visconde de Cairu (Brotas). Encerrando, na sexta (15), se apresentam o coral da Escola Municipal Padre Ugo Meregali (Nova Brasília) e o Coral Louvor Jovem do Colégio Adventista (Nazaré).

Palco da Anunciação – As apresentações de corais se estendem ainda ao Palco da Anunciação, montado no Largo do Cruzeiro de São Francisco. No local, serão realizados concertos e corais de 18 a 23 de dezembro. No dia 18, a partir das 17h30, haverá as apresentações do Coral Allegro I sob regência da maestrina Poliana Monteiro e da Orquestra Fred Dantas com o tema Um Natal Brasileiro.

No dia 19, a partir das 17h, se apresentam o Coral da Hora da Criança; o Coral Igreja Batista Nazareth I sob regência do maestro Jean Prado e a Orquestra Zeca Freitas sob regência do maestro Zeca Freitas e com o tema “Natal de Jobim a Beethoven”.

No dia 20, a partir das 17h30, haverá as apresentações do Coral do Mosteiro de São Bento, sob regência do maestro Vinícios Ferraz, e Orquestra da Banda da Guarda Civil Municipal, com o tema “A Magia do Natal e as Músicas do Rei Roberto Carlos”.

No dia 21, também a partir das 17h30, o público vai poder conferir as apresentações do coral ARS Cantandi sob regência do maestro Carlos Veiga Filho e da orquestra Sergio Benutti com o tema Natal do Cinema ao Jazz.

No dia 22, a partir das 17h30, haverá as apresentações do Coral Ecumênico da Bahia e da orquestra da Câmara de Salvador, sob regência do maestro Ângelo Rafael, com o tema “Melodias Inesquecíveis”.

No dia 23, a partir das 17h, encerram o projeto as apresentações do Coral para Adonai; de Mário Show e o Coral Vozes do Mané Dendê e da Orquestra Paulo Primo sob regência do maestro Paulo Primo, com o tema “Natal com Beatles”.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 48 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (11). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Técnico em segurança do trabalho

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, curso na área.

Salário: R$2.173,28 + benefícios

Vagas: 1

Técnico de suporte de informática

Requisitos: Ensino superior cursando Tecnologia da Informação ou áreas afins, seis meses de experiência.

Salário: R$1.638,63 + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar de limpeza pesada

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Motoboy

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH AB, moto própria, contratação por contrato de prestação de serviço.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 5

Auxiliar de manutenção predial

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH B, disponibilidade para viajar.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar de depósito

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, experiência com carga e descarga, disponibilidade para trabalhar no Itaigara e em fechamento de loja.

Salário: R$1.511,00 + benefícios

Vagas: 1

Supervisor operacional externo

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH B, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas, vivência na área de serviços de alimentação.

Salário: R$1.450,00 + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar de açougue

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região da Suburbana.

Salário: R$1.320,00 + benefícios

Vagas: 2

Manobrista

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH B.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Lavador de veículos

Requisitos: Ensino Médio Completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Cabeleireiro (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, Contratação por MEI (Micro Empreendedor Individual).

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 2

Escovista (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, Contratação por MEI (Micro Empreendedor Individual).

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 2

Ajudante de açougue

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 4

Vendedor porta a porta

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH B e carro próprio, experiência no ramo de telecomunicações será um diferencial.

Salário: R$1.320,00 + benefícios

Vagas: 1

Costureiro

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 4

Padeiro

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade de horário.

Salário: R$1.800,00 + benefícios

Vagas: 2

Confeiteiro

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, experiência com preparo de doces, tortas e salgados, disponibilidade de horário.

Salário: R$1.800,00 + benefícios

Vagas: 1

Assistente fiscal

Requisitos: Ensino superior incompleto em Ciências Contábeis (estar cursando o 8º semestre), seis meses de experiência, experiência com Impostos Federais e Estaduais, conhecimento com pacote office, noções de sistemas corporativos integrados (ERP).

Salário: R$1.790,00 + benefícios

Vagas: 2

Analista fiscal (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino superior completo em Ciências Contábeis, seis meses de experiência, perfil de liderança, experiência com Impostos Federais e Estaduais, emissão de guia de recolhimento, acompanhamento de auditoria, conciliação contábil das contas patrimoniais, elaboração de relatórios, conhecimento com pacote office, noções de sistemas corporativos integrados (ERP), disponibilidade de horário e para viajar.

Salário: R$3.000,00 + benefícios

Vagas: 2

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino fundamental incompleto, sem experiência.

Salário: R$1.320,00 + benefícios

Vagas: 6

Ajudante de carga e descarga (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino fundamental incompleto, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 3

Assistente de crédito (vaga exclusiva para pessoas com deficiência e do Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento com pacote office e rotinas administrativas.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 4

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O expediente nas repartições públicas da Prefeitura de Salvador estará suspenso durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, celebrado nesta sexta-feira (8), retornando o funcionamento normal na segunda-feira (11). No entanto, os serviços essenciais como ordenamento de trânsito e transporte, atendimento em saúde e proteção ao patrimônio público seguem funcionando neste período. Confira:

Saúde – As unidades municipais de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam ininterruptamente, 24h por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona ininterruptamente, 24h por dia. Os serviços do Saúde nos Bairros - em Campinas de Pirajá e nas Sete Portas -, não abrirão na sexta (8), voltando a funcionar normalmente no sábado (9), das 7h às 17h.

Trânsito – Durante as celebrações em homenagem à Nossa Senhora da Conceição em Salvador, o trânsito da capital será alterado na região do Comércio e do Santo Antônio Além do Carmo, nesta sexta-feira (8). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai instalar barreiras e ordenar o tráfego de veículos para garantir a segurança viária de condutores e pedestres na região.

Transporte - A festa da Padroeira da Bahia vai promover também alterações no transporte da capital, nesta sexta (8). A Secretaria de Mobilidade (Semob), irá promover a alteração de itinerário em algumas linhas de ônibus que trafegam pela Avenida da França com destino ao Campo Grande e que utilizam a Avenida Lafayete Coutinho. Além disso, agentes da Semob irão monitorar as alterações do transporte na região.

A frota de ônibus, por sua vez, irá operar de forma reduzida, com atenção especial às linhas que atendem localidades em que haverá maior fluxo, como a orla da cidade. Ao todo, 21 ônibus da frota reguladora estarão disponíveis para atuarem na Operação Praia, distribuídos nos principais pontos de fluxo de passageiros. O BRT vai operar com frota de feriado, das 5h às 23h10.

O Elevador Lacerda vai operar em seu horário habitual, das 7h às 22h, e o Taboão das 7h15 às 17h15. A Travessia Ribeira-Plataforma funcionará das 7h às 19h.

Limpeza urbana – A Empresa de Limpeza de Salvador (Limpurb) manterá uma equipe de serviços complementares atuando a partir das 22h, na região do Comércio, logo após os festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na ocasião, o órgão contará com o apoio de caminhões-pipa e compactadores para realização dos serviços de coleta e lavagem das vias. O público contará com 40 banheiros químicos, localizados na Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), Largo do Mercado Modelo e na Ladeira da Conceição da Praia.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai intensificar a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de garantir a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos realizados em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. Na sexta-feira (8), o atendimento presencial está suspenso.

Manutenção - O setor administrativo da Secretaria de Manutenção (Seman) não funciona durante o feriado. A pasta manterá equipes de plantão para os serviços em áreas verdes e drenagem. Os serviços de tapa buraco não funcionam no feriado, mas as equipes estarão em ação no sábado (9) e domingo (10).

Trânsito – Durante o feriadão de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também monitora o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

O cidadão pode manter contato com a Superintendência por meio do aplicativo NOA Cidadão, ou pelo Fala Salvador, número 156. Os setores de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionam nem na sexta-feira (8), retornando ao pleno funcionamento na segunda-feira (11). Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (8), mas funcionam normalmente no sábado (9) – das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-Bairro estarão fechadas durante a sexta-feira (8). O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (11).

Defesa do Consumidor - A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), estará fechada na sexta-feira (8), retomando atividades a partir de segunda-feira (11).

Simm e SAC do Empreendedor – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e o SAC do Empreendedor funcionam até esta quinta-feira (7). O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (11).

Educação – As aulas na rede municipal de ensino ocorrem até esta quinta-feira (7). O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (11).

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Guarda Civil – A instituição atuará na manutenção das atividades de patrulhamento preventivo na cidade, na proteção de equipamentos públicos e no apoio aos órgãos públicos, a exemplo das blitze de trânsito Proteja a Vida.

Mercados e feiras municipais – Durante o feriado da Conceição da Praia, os mercados municipais e feiras funcionam das 6h às 14h. No sábado, o funcionamento será das 6h às 18h. No domingo, os mercados funcionarão das 6h às 14h.

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) concluiu, na quarta-feira (6), o primeiro módulo da mentoria do Programa CoLabs sobre gestão para inovação de equipes de alta performance. O órgão da capital baiana foi uma das 20 organizações no Brasil selecionadas para o programa, cujo objetivo é desenvolver competências em inovação para o enfrentamento de problemas públicos complexos, sobretudo de grandes metrópoles como Salvador.

O CoLabs tem duração de 1 ano e dois meses e a mentoria é desenvolvida 100% on-line. Dividida em três módulos, a Jornada CoLabs começou com o primeiro módulo em outubro e segue até dezembro de 2024. Nesta primeira etapa, o objetivo foi ampliar as capacidades de gestão das equipes de inovação no setor público, oferecendo apoio técnico para acelerar a estruturação das unidades e o desenvolvimento dessas equipes.

A iniciativa é desenvolvida em parceria entre o Gnova Lab, Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Catálise Social e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A atividade busca ainda compartilhar abordagens que possam servir como inspiração e exemplo para outras cidades.

O diretor-geral de Governança e Projetos da pasta (DGG/Semge), Reynaldo Neto, acredita que a mentoria do CoLabs apresentará metodologias concretas de inovação para o aprimoramento da gestão pública. “Essa ação conversa muito com o papel sistêmico da Semge para apoiar os demais órgãos e entidades da Prefeitura”, pontua.

Participante do CoLabs, a analista de Processos da DGG/Semge, Carla Nascimento, afirma que a expectativa da equipe é estruturar o Escritório de Soluções Inovadoras e ampliar o portfólio de ferramentas ágeis da diretoria, reforçando assim as ações sistêmicas da nova estrutura junto aos outros órgãos e entidades da Prefeitura de Salvador.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Nesta quinta-feira (7), oito caminhões compactadores plotados e decorados com tema natalino vão desfilar no Centro da capital baiana, com concentração a partir das 17h, no Campo Grande. A ação marca o início do Natal Sustentável, promovido pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), dentro da programação do Natal Salvador.  

Os veículos vão seguir pela Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro e Rua Chile, até chegar ao Terreiro de Jesus, onde estarão em exposição para o público. Será o momento para fotos e reforço do clima natalino na cidade, aliado à importância de os cidadãos colaborarem com a limpeza e a preservação do meio ambiente. 

Demais ações – O Natal Sustentável também terá a entrega da premiada mega árvore, transferida para a segunda-feira (11), a partir das 17h, na Praça Cairu, no Comércio. Construída a partir do reaproveitamento de 27 mil garrafas pet e com 22 metros de altura, o monumento recebe a assinatura do artista plástico Gilson Cardoso e tem o objetivo de demonstrar o que é possível ser feito com a união da arte e da sustentabilidade. 

No mesmo dia e horário, está prevista a abertura da Vila de Natal Sustentável, situada na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. A estrutura contará com guirlandas, presépio, renas, trenó, varanda do Noel, árvores e um Jardim do Amor – novidade para esse ano. A ornamentação também é assinada por Gilson Cardoso, que está conduzindo o processo de cada item decorativo através da reutilização de materiais como lonas, paletes, forros de PVC e garrafas pet. 

Os visitantes do Largo da Mariquita e o Largo do Santo Antônio Além do Carmo poderão conferir ornamentos natalinos como guirlandas, árvores e até mesmo um lindo banco de coração feito de forma 100% sustentável. 

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a continuidade desse projeto reforça não apenas o caráter educativo, mas também promove um novo olhar acerca do que se é descartado no dia a dia. “Esse ano tivemos a oportunidade de ampliar o alcance do nosso Natal Sustentável, levando-o para diferentes espaços. Queremos que quando as pessoas visitem esses ornamentos, questionem-se sobre seus hábitos de consumo e suas escolhas individuais para contribuir com um futuro mais sustentável”, destacou. 

Árvore flutuante – Outro atrativo é a árvore de Natal flutuante de seis metros de altura, que será instalada na Praia da Preguiça no próximo dia 14 e receberá uma iluminação especial logo após o pôr do sol. O projeto é resultado de uma parceria firmada pelo segundo ano consecutivo entre a Limpurb, a Z6 Náutica, Bahia Marina e apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymurê Outrigger e Vegah. Na ocasião, além da presença do Papai Noel, haverá ainda a distribuição de presentes, panetones e lanches para crianças da Gamboa de Baixo.

 
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Quando a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição atravessou o mar, a pedido de Thomé de Souza, e aportou na Bahia, não era possível imaginar que a devoção à então padroeira de Portugal seria tão intensa que a tornaria, anos mais tarde, a padroeira excelsa e única da Bahia, e com um novo nome: Nossa Senhora da Conceição da Praia. No próximo dia 8 de dezembro, quando é comemorado o dia da santa, a celebração também completa 474 anos. Esta é a festa religiosa mais antiga do país.

Neste ano a missa solene está prevista para ocorrer às 8h30 na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. Depois, será realizada a procissão e, após as imagens retornarem à basílica, será realizada a solenidade de Benção do Santíssimo, que marca o fim dos ritos religiosos no dia para que baianos e turistas possam aproveitar a festa pagã no entorno da igreja.

Como manda a tradição secular, o cortejo com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Deus Menino saem pelas ruas do bairro do Comércio, passando pela Avenida da França, encontrando a imagem de São José na Capela do Corpo Santo, que fica localizada na esquina da Praça Cairu, e retornam para a igreja. O festejo, que parte da dedicação de uma legião de fiéis não só da capital mas de todo o estado, é consagrado e possui uma simbologia forte para a cultura de Salvador.

O professor de História da Bahia Murilo Mello conta que algumas peculiaridades da história de Nossa Senhora da Conceição da Praia, da construção da igreja e da celebração a ela ainda não são conhecidas por todos. O título que faz referência ao mar no nome da santa, por exemplo, foi atribuído a ela porque as águas da Baía de Todos-os-Santos batiam na primeira capela erguida para a veneração da padroeira.

Essa capela foi fundada em 1549, a pedido do primeiro governador-geral da Bahia, Thomé de Souza. Inclusive, primeiro foi erguida de forma simples, porque em Salvador não havia pedreira em atividade e não era possível construir edificações grandiosas como conhecemos nos estilo barroco e neoclássico.

“Thomé de Souza manda fazer a capela, e tem fontes que relatam que ele participou dessa construção. O primeiro ano já tem festa e ela se torna o festejo religioso mais antigo do Brasil. A manifestação religiosa, portanto, tem uma pungência de identidade, memória e história fabulosa não só para a Bahia, mas para o Brasil inteiro. E essa edificação religiosa vai ser uma das primeiras do Brasil também”, explicou.

A construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, em 1946, foi elevada à sacrossanta basílica pelo Vaticano. Dentro é preservada a “igreja primitiva”, onde a igreja “começou”.

Detalhes que impressionam – A igreja passou por reformas ao longo do tempo e, no ano de 1739, a família Albuquerque deu início à construção do templo como conhecemos atualmente. Situada aos pés da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, a basílica como conhecemos hoje só foi concluída 110 anos depois, em 1849.

São inúmeras as curiosidades sobre a basílica. As pedras usadas na construção são de lioz, um tipo de calcário português usado como rocha ornamental na época para a construção de elementos estruturais. Estas pedras vieram numeradas de Portugal para cá em embarcações, o que era demorado e custoso. Aos poucos os construtores iam montando a igreja como quem monta um quebra-cabeças.

Outra curiosidade é que Santa Dulce dos Pobres, que faleceu em 1992, foi sepultada na basílica. Em janeiro de 2000, quando começou o processo de beatificação da primeira santa brasileira, os restos mortais de Irmã Dulce foram transferidos para a Capela do Convento Santo Antônio, sede das Obras Sociais que levam o nome dela, no Largo de Roma.

Para o historiador, é importante observar que a basílica possui características que a destacam na história. “Ela possui um aspecto imponente, unindo os estilos barroco e neoclássico, tem pilares diagonais e não arredondados, como na forma românica. O teto traz o ilusionismo e renascentismo italiano”, afirmou Melo.

Há ainda diversas histórias que permeiam a igreja. Acredita-se que uma fonte, presente na área interna e aberta do local, foi dada como doação para homenagear uma adolescente que faleceu precocemente pela família, que era dona de terras na região onde hoje está o bairro do Rio Vermelho.

Milagres – Incontáveis histórias de devoção estão atribuídas à Nossa Senhora da Conceição da Praia. A santa possui a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, fundada em agosto de 1645, que se dedica a cuidar da basílica e da preservação da devoção à santa. Com 900 membros voluntários cadastrados, a irmandade cuida da preservação da festa.

Presidente da comissão que organiza as celebrações em homenagem à Conceição da Praia há dez anos, Gabriela Dias Gonçalves, 43 anos, conta que sua vida está entrelaçada à santa. “Desde criança acompanhava meus pais nas missas e atividades da igreja. Com o passar dos anos eu fui criando essa tradição também. Na época que fui prestar vestibular, achei que seria muito difícil passar e pensei em me apegar a algum santo para que meu sonho fluísse. Comecei a frequentar a igreja por escolha e fui aprovada em Economia e Direito. E não parei por aí. Aqui eu fiz três pós-graduações e passei no mestrado. Tudo pela Ufba, que é ainda mais difícil”, recordou.

Sua dedicação, contou, tem sido alimento inclusive para superar batalhas impensáveis, como a morte do esposo. “Por meio da Igreja da Conceição conheci uma pessoa que frequentava a Basílica do Bonfim. Nos relacionamos por 12 anos. Mas sei que Deus nos prepara para tudo. Aqui eu me casei, em 5 de novembro de 2022, e em janeiro deste ano meu esposo faleceu. Sabia que certas coisas tinham que acontecer para que eu me fortalecesse ainda mais na fé e, sobretudo, ajudando pessoas que precisam e que a igreja não se volta”, relata emocionada.

Com a própria experiência de vida, Gabriela Gonçalves afirma que, por isso, o trabalho da irmandade é tão importante. Através dele, conta, existe o dever de conservar o culto ao Santíssimo Sacramento e à Nossa Senhora da Conceição da Praia para que a devoção aumente a cada dia. “Esse espaço é do povo. Há muitos anos era uma irmandade mais fechada, mas isso veio mudando. Todos somos iguais e a igreja precisa estar aberta para todos. Muitas vezes é a pessoa mais simples que nos dá a maior lição de vida. Por isso, nosso objetivo hoje é acolher a quem tem sede”, concluiu.

Ritos da celebração e fé – A igreja também participa como protagonista em outras manifestações religiosas presentes no calendário de festas populares da capital. É de lá, por exemplo, que tem início o cortejo do Senhor do Bonfim, em janeiro, que vai até a basílica na Colina Sagrada, e o cortejo da festa de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece na virada do ano.

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS
Reportagem: Joice Pinho/ Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Dois retornos localizados em frente ao Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) serão fechados permanentemente a partir da tarde desta quinta-feira (7). O bloqueio é necessário para avanço das obras do BRT que acontecem na Avenida Juracy Magalhães. Com isso, os condutores que estiverem no sentido Lucaia e desejam retornar para o sentido Parque da Cidade (Itaigara) farão a conversão num retorno provisório que será aberto alguns metros mais à frente do atual.

Já os motoristas que estão no sentido Parque da Cidade e querem retornar para o sentido Lucaia terão duas opções: a primeira é fazer o retorno em frente ao Parque da Cidade e subir o elevado do Complexo João Gilberto. Também é possível retornar na Avenida ACM, em frente ao Larshopping.

Com a evolução das obras na via, dois novos retornos serão abertos de maneira permanente, ainda nas proximidades do Mercado do Rio Vermelho, na Avenida Juracy Magalhães, abaixo do elevado do BRT que está sendo construído no local.

 Texto: Ascom/Transalvador 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...