Lazer

0
0
0
s2sdefault

Com a proposta de apresentar a baianos e turistas novos nomes do cenário musical alternativo da capital baiana, o Viver Barra segue até o domingo (2) com uma programação recheada de shows. As apresentações acontecem das 15h às 21h, em frente ao Forte de Santa Maria, na Barra. O público pode apreciar pockets shows e performances de DJs que são realizadas nas aberturas e intervalos de cada dia. A iniciativa cultural é idealizada pela Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e patrocinado pela Devassa.

“As noites de Salvador estão recheadas de novidades, de excelentes músicos e com um público muito fiel, artistas que merecem reconhecimento e precisam de espaços como o Viver Barra para estar mais perto dos soteropolitanos e turistas. Somos a Cidade da Música e precisamos saber o poder de nossa diversidade musical. Além disso, estamos com uma estrutura muito especial e garanto que vai ser impressionante”, ressalta o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Nesta quarta-feira (29) se apresentam Telefunksoul, Cronista do Morro e Yuri Andrew. Nesta quinta-feira (30), os destaques são a apresentação conjunta de Mr. Armeng e Leandro Vitrola, além de Clariana e a apresentação também da dupla Ubunto e Ziminino. Para a sexta-feira (31), o Viver Barra contará com show de Leda Chaves e Aiace. No sábado (1°), será a vez de Keila e, no último dia (2), tocam para o público Ubunto, Manigga, Ziminino e um shows especial da cantora Márcia Castro.

Para a cantora Aiace, que participará do Viver Barra nesta sexta-feira (31), o evento é extremamente importante para os artistas de Salvador. “É um grande estímulo para nossa produção local. Esse festival é incrível, afinal temos um cenário musical que é plural, diversificado e pulsante. As expectativas do meu grupo são enormes porque vamos cantar em casa, com o público que dialoga com a nossa música. Tudo isso em uma estrutura legal que foi montada para nos acolher”, comenta.

No repertório do pocket show, com duração de 45 minutos, canções do seu primeiro trabalho solo, o álbum “Dentro Ali”, além de releituras de alguns clássicos da música baiana. “Separei com muito carinho canções que tem tudo a ver com o nosso verão, que combinam com a cara de nossa cidade”, diz a cantora.

Confira a programação:

29/01 (Quarta-feira)
15h - Yuri Andrew
16h30 - Telefunksoul
17h45 - Cronista do morro
18h30 - DJ Daniel Haaksman
19h - Yuri Andrew

30/01 (Quinta-feira)
15h - Patricktor4
16h 30 – Mr. Armeng + Leandro Vitrola
17h45 - Clariana
18h30 - Ubunto / Ziminino
19h - Patricktor4

31/01 (Sexta-feira)
15h - DJ Grace Kelly
16h30 - Leda Chaves
17h45 - Aiace
18h30 - Grace Kelly + Aiace
19h - DJ Grace Kelly

01/02 (Sábado)
15h - DJ Lucio K
16h30 - Keila
19h - DJ Lucio K

02/02 (Domingo)
15h - Dj Adrielle Batekoo
15h30 - Ubunto
17h30 - Manigga
18h30 - Ziminino
19h15 - Marcia Castro
20h30 - Dj Adrielle Batekoo

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As luzes de natal na praça do Campo Grande se apagam no final da próxima segunda-feira (6), com o encerramento da programação natalina que durou 50 dias com apresentações e atrações diariamente. Cerca de 900 mil pessoas já passaram pelo local.

Ainda dá tempo de visitar o local e conferir os últimos dias da mega decoração montada pela Prefeitura. Neste final de semana, três atrações musicais se apresentarão gratuitamente no palco.

Nesta sexta (03), a partir das 18h, sobe ao palco a Banda Guardiões da Cidade, formada por oito guardas civis que dividiram suas funções institucionais com ensaios para levar o melhor da música ao público, indo do gospel ao axé, sertanejo e pagode.

Já no sábado (04), a Guarda Civil Municipal volta com o show dos Heróis da Guarda. Caracterizados, eles aninam e chamam atenção da criançada. No domingo (05), além da volta dos Guardiões da Cidade, o público poderá conferir também o grupo da Igreja Adventista do Lobato Hands In Praise, que fará uma performance musical em libras.

Inaugurado no dia 18 de novembro, a decoração natalina no Campo Grande despertou a atenção de milhares de soteropolitanos e turistas que lotaram o local todos os dias.

Na praça, o público pode visitar o globo de neve, a Vila Natalina com a Casa de Papai Noel e com 18 barraquinhas de artesanatos, artigos religiosos e gastronomia, além da árvore central de luzes dançantes em LED e a Catedral de Luz e Som, composta por 22 arcos e 20 mil metros de corda luminosa.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os moradores da ilha de Bom Jesus dos Passos foram beneficiados, durante toda a manhã deste sábado (14), com entregas e anúncios de intervenções por parte da Prefeitura. Pertencente a Salvador, a localidade recebeu a visita do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis, do presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Júnior, além de representantes de órgãos municipais e da Fundação Baía Viva, entidade parceria que desenvolve projetos voltados para o turismo nas ilhas da cidade.

Assim como obras de pavimentação de algumas ruas da localidade, a Praça Comendador Neiva foi inaugurada com parque infantil, academia de saúde e musculação, espaço de jogos, pergolado, banco modular, paisagismo e iluminação. 

Também foi entregue o Centro Gastronômico Cultural de Bom Jesus, fruto de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Baía Viva com o objetivo de desenvolver o potencial turístico da região. O centro gastronômico tem quatro restaurantes de pessoas da comunidade local (Cantinho da Sheila, Restaurante Águas, Restaurante do Toni e Restaurante João Pirão) e sete lojas (doceria, escola de Windsurf e stand-up, roupas de praia e bijuterias). 

"Estamos vivendo um ciclo virtuoso do turismo em Salvador. A cidade já tem seu novo aeroporto. Somos o destino mais procurado para as festas de final de ano. Em janeiro, vamos inaugurar o novo Centro de Convenções. E não poderíamos deixar de lado as nossas ilhas, que antes viviam abandonadas. Mudamos isso e já investimentos cerca de R$20 milhões nas ilhas de Salvador. São obras de verdade, e não maquiagem", discursou ACM Neto.  

O prefeito agradeceu o apoio da Fundação Baía Viva na figura da presidente da entidade, Isabela Suarez, que acompanhou a visita repleta de realizações. "Esse é mais um passo na requalificação urbana e ambiental da Ilha de Bom Jesus dos Passos. É uma conquista porque incentiva a empregabilidade. E marca uma deferência a um segmento econômico importantíssimo para a nossa cidade, que é o turismo. Essa parceria com a Prefeitura tem rendido excelentes frutos", disse Isabela Suarez.  

Ordens de serviço - Além das inaugurações, o prefeito anunciou uma série de intervenções que começam para beneficiar os moradores de Bom Jesus dos Passos. Desejo antigo da comunidade, o Cais do Chico será requalificado, com a retirada do lixão e numa intervenção que envolve a implantação de bilheteria, dois quiosques, pavimentação, guarda-corpo em inox, cobertura em pergolado, 208 luminárias embutidas, paisagismo, drenagem e passeio de circulação no entorno da costa. O investimento total será de R$8 milhões, sendo parte dos recursos da Fundação Baía Viva.  

Vias da ilha também serão pavimentadas, e a Prefeitura anunciou a construção de duas quadras e a reforma de 50 casas na ilha através do programa Morar Melhor. "Estamos atuando aqui em todas as ilhas de Salvador com várias intervenções que geram emprego principalmente para quem mora aqui. As obras da Prefeitura não se limitam ao continente. Estamos trabalhando em toda a cidade, principalmente em prol das pessoas mais pobres", afirmou o vice-prefeito Bruno Reis, que também é secretário de Infraestrutura e Obras Públicas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura realiza sete shows gratuitos neste final de semana no bairro do Comércio. As apresentações acontecem na Praça da Inglaterra, neste sábado (14) e domingo (15). O evento faz parte da programação realizada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) dentro do programa #vemprocentro.

Neste sábado, o público poderá conferir o show da banda Os My Friends, que sobe ao palco às 18h. Além de canções autorais, a banda faz releituras de clássicos de Tim Maia, Jorge Bem, Gilberto Gil, entre outros.

Logo em seguida sobe ao palco o Quabales, idealizado pelo multi-instrumentista e performer Marivaldo dos Santos. O grupo promove a fusão entre a percussão baiana e a linguagem do aclamado show Stomp – um dos grupos percussivos mais importantes do mundo, que está em cartaz na Broadway há mais de 20 anos e do qual Marivaldo é integrante há mais de uma década. Para encerrar os shows do sábado, o Ara Ketu levará muito axé para animar ainda mais o público do Comércio.

Domingo - O #vemprocentro do domingo conta com o show do Afrodisíaco, às 17h. Em seguida quem faz o show é o Park Sonoro, por volta das 18h. O público poderá vibrar ao som do reggae da banda. Em seguida, o samba do grupo Bambeia vai fazer todo mundo sambar na ponta do pé, na Praça da Inglaterra. O último show fica por conta do pagode da banda Pagodart.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Brechó Park e o Circuito de Minibikes também vão estar presentes em mais um final de semana do projeto #vemprocentro, que acontece neste sábado (30) e domingo (1º), no Comércio. A programação gratuita é promovida pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

O Brechó Park acontece das 13h às 22h, na Praça da Inglaterra. Trata-se de um brechó a céu aberto inspirado na Feira da Bagageira, que acontece em Portugal. É um mercado de artigos de segunda mão, novos, originais, velharias e recicláveis vendidos em porta-malas e bagageiro dos automóveis num total de 15 carros. Os expositores estacionam os carros, que servem como base para a venda de seus produtos. A intenção é fomentar o consumo consciente e a moda sustentável.

No mesmo local, a criançada vai poder aproveitar o Circuito de Minibikes também neste sábado, das 10h às 16h. A proposta é simples: ensinar os pequenos a pedalar e, ao mesmo tempo, instruir sobre as regras de trânsito, em um espaço seguro para pedalar e aprender a pedalar. A participação é aberta e voltada a crianças com idades entre 3 e 7 anos.

Os monitores preparam as crianças com os equipamentos de segurança, ajudam a escolher a bicicleta do tamanho e do tipo ideal, além de auxiliar os pequenos a pedalar no circuito. Cada pedalada dura 20 minutos e, ao longo do circuito, há placas de sinalização simulando as vias de trânsito. Para participar, as crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsável.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

No primeiro fim de semana após a inauguração da decoração natalina da Praça 2 de Julho, no Campo Grande, cerca de 50 mil pessoas visitaram o local. De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o último domingo (24) foi o dia de maior visitação na praça – o número total de visitantes chegou a 26 mil pessoas. A atração faz parte do Natal Salvador 2019, lançado pela Prefeitura na semana passada.

A jornalista Lislaina Matos, 23 anos, é baiana, mas mora em São Paulo há cinco anos. Em visita à família, ela foi conferir a decoração na praça. “Ano passado foram tantos comentários sobre a decoração da praça que este ano eu resolvi conferir de perto. De fato, está muito bonita! Não é à toa que no grupo da família está o maior burburinho. A decoração está linda e muito bem organizada!”.

Entre as atrações mais procuradas está o globo de neve para as crianças, a Vila Natalina com 18 estandes que reúnem artesanatos, artigos religiosos e gastronomia, a árvore central de luzes de LED dançante e a catedral de luz e som, composta por 22 arcos e 20 mil metros de corda de luz.

“A praça do Campo Grande está extremamente impecável esse ano, difícil até de você acreditar em tudo que está vendo ali, parece um lugar mágico. Na chegada, você já se depara com uma entrada triunfal de um portal extenso, todo iluminado e com músicas temáticas natalinas, cheio de simbologia, e vários outros pontos totalmente decorados, que fazem a gente resgatar a verdadeira essência que é o Natal”, revelou o estudante Kenedy Santos, 23 anos.

Outros atrativos – A Casa do Papai Noel também é um dos ambientes preferidos do público. Os artistas plásticos Pedro Caldas e Edy Ribeiro foram os responsáveis pela direção de arte e decoração. Junto com eles, uma equipe de 23 pessoas levaram 50 dias para deixar a casa de 70 m² completamente pronta.

“A casa do papai Noel passa uma mensagem de amor à natureza: uma árvore nasce dentro de casa e sai pela chaminé. Além disso, todo o material tem selo eco: madeira, aço, telhas e folhas de plástico reciclado”, explicou Pedro Caldas.

Há ainda a peça luminosa da Santa Dulce dos Pobres de 4 metros de altura, o presépio, o boulevard de luz e o palco onde, durante todas as noites, diferentes instituições apresentam espetáculos teatrais, de dança ou coral. O espaço funciona diariamente até o dia 6 de janeiro, de segunda a sexta, das 18h às 22h, e sábados e domingos, das 18h às 23h

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Celebrando o início da homenagem ao Dia do Samba (2 de dezembro), será realizada a 14ª Caminhada do Samba neste domingo (1º). Com um percurso que vai da Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) até o Elevador Lacerda, no Comércio, o evento começará a partir das 13h e terá um esquema especial de serviços oferecidos pela Prefeitura.

As Unidades de Pronto Atendimento de Brotas e do Vale dos Barris estarão prontas para atuarem como referência para possíveis ocorrências advindas da realização do desfile. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará de sobreaviso para chamados que possam ocorrer durante o festejo.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) terá agentes no circuito da festa para estabelecer o ordenamento do espaço público e coibir os excessos. Rondas serão realizadas pelos fiscais em todo o percurso, organizando os espaços ocupados pelos ambulantes e todos os comerciantes do evento. Além disso, a Semop disponibilizará equipes para o controle e combate à poluição sonora, auferindo os decibéis e observando os limites de volume dos trios elétricos, seguindo o que rege a Lei do Silêncio.

Também vinculada à estrutura da Semop, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar no suporte da segurança dos trios e nas barreiras de trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). Além disso, os guardas vão garantir a segurança em equipamentos públicos como o Elevador Lacerda e promover um trabalho preventivo na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

Trânsito – Para o ordenamento do trânsito, o tráfego será proibido em todo o percurso entre as 12h até às 20h do domingo (1º). O trecho interditado da Avenida Contorno será desde o Viaduto Menininha do Gantois até em frente ao Elevador Lacerda.

Dois tipos de barreiras serão montadas pela Transalvador a partir das 12h de domingo: as fixas e as móveis. Dentre as barreiras fixas instaladas estão a da Ladeira da Montanha com a Ladeira da Conceição da Praia; a da Rua Forte de São Pedro com a Rua Gamboa de Cima; a do Viaduto Menininha do Gantois, na alça de ligação do Campo Grande para a Avenida Contorno; a da Ladeira da Preguiça com a Rua Visconde de Mauá; da Rua da Bélgica com a Rua Portugal; e a da Rua do Corpo Santo com a Rua Visconde do Rosário.

Já as barreiras móveis serão colocadas em sete locais. São eles: a Avenida Reitor Miguel Calmon na região do Viaduto Menininha do Gantois (acesso ao Campo Grande); o cruzamento da Avenida Reitor Miguel Calmon com a Avenida Contorno (retorno sob o viaduto Menininha do Gantois); o cruzamento da Rua Gamboa de Cima com a Rua Banco dos Ingleses; na Ladeira do Gabriel com a Ladeira dos Aflitos; a Rua da Bélgica com a Avenida Estados Unidos; a confluência da Praça da Inglaterra com a Avenida Estados Unidos e a Rua Miguel Calmon; e a região do galpão 3, na Avenida da França.

Devido ao intenso movimento de trios elétricos desde o dia anterior ao desfile, a faixa da direita da Avenida Reitor Miguel Calmon, sentido Centenário, a partir do Colégio Estadual Odorico Tavares, será reservada para o estacionamento dos caminhões a partir das 22h do sábado (30).

Tradição e homenagem – A edição deste ano da Caminhada do Samba vai reunir tradicionais blocos presentes no carnaval baiano, a exemplo do Alerta Geral (Miudinho), Alvorada (Bambeia), Pagode Total (É o Tchan), Amor & Paixão (Fora da Mídia), Reduto do Samba (Katulê), Vem Sambar (Grupo Mocidade), Samba Popular (A Grande Família), Proibido Proibir (Fuzukda e participação especial Terra Samba) e Q Felicidade (Patrulha do Samba). O evento é realizado pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) e vai homenagear Merina Aragão, atual gerente de Carnaval da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os sons da banda da Guarda Civil Municipal vão encantar diversos pontos de Salvador nas próximas semanas, levando à população um repertório especial com clássicos natalinos, canções internacionais e da MPB. O grupo, que completou 11 anos de existência no último dia 10, acumula centenas de apresentações na cidade com participações em abertura de eventos, atividades em comunidades, escolas, instituições filantrópicas, ONGs, dentre outros espaços.

A partir desta quarta-feira (20), a banda se apresentará às 18h30 na praça central do Shopping Salvador. O público poderá curtir uma sequência de melodias natalinas. Dentre os temas que serão tocados estão “Boas Festas” e “O Velhinho”, além de “Garota de Ipanema”, “Eva”, “Emoções”, “Just The Way Are” e “We´ve Only Just Begun”.

No dia 21, às 9h, os músicos estarão no Colégio Estadual Lomanto Junior, em Itapuã. No dia 22, no mesmo horário, a apresentação acontece na Escola Municipal Madre Judite (Federação) e, no dia 23, às 18h, na Praça do Campo Grande, durante a programação do Natal Salvador 2019.

Esta será a primeira de diversas apresentações da banda da Guarda que acontecerão na praça em comemoração aos festejos natalinos – o local abrigará a Vila de Natal com a Casa de Papai Noel, estandes de artesanato e gastronomia, catedral de luz e som, apresentações de corais e teatrais, além de iluminação especial. Também estão programadas apresentações no calçadão da Barra, dia 30, às 16h30; e no Sest-Senat, dia 2 de dezembro, às 8h, na Pituba.

Formação – Criada no mesmo ano da Guarda Civil Municipal de Salvador, em 10 de novembro de 2008, a banda de música do órgão tem por objetivo incentivar a musicalidade em parceria com a sociedade. Sob a regência do Maestro Hamilton Fernando, o conjunto é formado por 18 integrantes, divididos em instrumentos de sopro, como sax, trompete, trombones e flauta, junto com percussão, baixo, teclado e bateria.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador deve receber quase 500 mil turistas durante o Festival Virada Salvador 2020, que acontecerá entre os dias 28 de dezembro e 1° de janeiro, na orla da Boca do Rio. O número representa acréscimo de cerca de 10% em relação aos visitantes que estiveram na capital baiana no mesmo período do ano passado. Deste montante, 238.195 pessoas são provenientes do interior da Bahia, 181.164 de outros estados brasileiros e 47.633 de diversos países.

Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e foram baseados na projeção de 92% da taxa de ocupação hoteleira durante os cinco dias de festival. O quantitativo representa acréscimo de 9,5% em comparação ao ano anterior, quando foi registrada uma taxa de ocupação de aproximadamente 84%.

Especificamente para o dia da virada (31), a Secult estima uma taxa média de ocupação de 96%, com variação positiva de aproximadamente 2,5% na comparação com o último dia do ano de 2018, quando foi contabilizada uma taxa média de ocupação de 93,68%.

Já a estimativa do gasto médio de cada turista é de R$ 872,05 ao longo dos cinco dias de festa, aplicados em alimentação (35%), transporte na cidade (28%), compras (18%), hospedagem (14%), espetáculos em geral (5%), guias e excursões (2%). Isso representará uma movimentação de R$ 407.2 milhões na economia de Salvador, sem contar a receita gerada pelos soteropolitanos.

Avaliação do trade - “Esperamos que aconteça o que já aconteceu nos últimos seis anos: percentual de ocupação próximo aos 100%. Já estamos com boa ocupação e acreditamos que teremos uma ótima temporada”, comemora o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Sílvio Pessoa.

“A Prefeitura, como sempre, lança o Réveillon com bastante antecedência para que os turistas se programem e consigam comprar passagens aéreas com preços mais acessíveis para poder vir para o Festival, que é um dos maiores do Brasil. O evento é gratuito e acontecerá em um local belíssimo, de fácil acesso e com excelentes atrações”, acrescenta.

Réveillon – Lançado ontem (6) em São Paulo, o Festival Virada Salvador terá mais de 70 horas de música e estimativa de público de dois milhões de pessoas nos cinco dias de evento que acontecerão ao lado do novo Centro de Convenções, que está sendo construído na Boca do Rio.

Entre os nomes já confirmados estão Iza, Claudia Leitte, Vintage Culture, Bell, Matheus & Kauan, Saia Rodada, Durval, Paralamas, Anitta, Luan Santana, Simone e Simaria, La Furia, Igor Kannário, Harmonia, Alok, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Psirico, Lincoln & Duas Medidas, Denis DJ, Léo Santana, Ivete (que mais uma vez fará a contagem regressiva), Jorge e & Mateus, Xand Avião, Saulo e Daniela Mercury.

O festival ainda terá ainda show com o uso de drones, roda-gigante, tirolesa, vila gastronômica e feira criativa com produtos típicos da Bahia. A grade detalhada das atrações será divulgada em breve pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...