Educação

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Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realiza uma série de oficinas para alunos das escolas municipais localizadas nas ilhas de Bom Jesus dos Passos e Frades, além da região do Subúrbio. Na próxima quarta (8) e quinta-feira (9), a ação acontece no Subúrbio 360, a partir das 10h, em Coutos.

A programação foi iniciada na última quinta-feira (2) em Bom Jesus dos Passos, contemplando a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães e a Escola Municipal Bom Jesus. De forma prática, as atividades ensinaram crianças e adolescentes sobre a importância da reutilização dos resíduos, em especial, os orgânicos que podem ser reaproveitados através da compostagem. Durante as oficinas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo, sendo incentivados a reproduzir, nas próprias casas, as técnicas aprendidas.

Para a diretora da Escola Doutor Antônio Carlos Magalhães, Isabel Cristina Borges, a experiência foi extremamente significativa para os alunos, ajudando-os a refletir sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Agradeço à Limpurb por proporcionar essa oficina para os nossos alunos. Eles ficaram superinteressados e acredito que eles vão levar esse conhecimento pra casa e incorporá-lo na rotina deles”, destacou.

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, iniciativas como essa contribuem diretamente na formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes sobre a preservação do meio ambiente. “O mais interessante é que as crianças já conseguem entender a importância de cuidar da natureza e fazem questão de compartilhar com os pais o que aprendem na escola. Por isso, sabemos que atividades como essa fazem toda a diferença na construção de um mundo cada vez mais sustentável”, afirmou.

Na sexta-feira (3), a ação teve continuidade na Escola Municipal Marcílio Dias e na Escola Municipal Ilha dos Frades. Já no sábado (4), foi realizada uma Feira de Arte, Ciência e Tecnologia em Bom Jesus dos Passos, que contou com diversos estandes, brincadeiras e oficinas de reciclagem para os participantes.

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A Prefeitura de Salvador informa que todas as escolas municipais vão funcionar nesta segunda-feira (30) e orientou que os pais levem seus filhos para as respectivas unidades de ensino, após a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que determinou a suspensão da greve dos professores e o retorno imediato dos docentes à sala de aula.

A sentença diz que a greve tem claros indícios de ilegalidade e abusividade e ainda proíbe que a APLB Sindicato faça bloqueios para impedir o acesso de servidores às repartições públicas e escolas. A multa em caso de descumprimento é de R$ 20 mil por dia.

Neste sentido, a gestão municipal ressalta que irá garantir o funcionamento das unidades de ensino. Informa também que os professores que forem para as salas de aula não terão corte em suas folhas de ponto.

Sentença - De acordo com a decisão, "observa-se que a greve deflagrada pelo Demandado possui claros indícios de ilegalidade e abusividade, especialmente porque ocasiona enormes prejuízos para os administrados, que se veem privados dos serviços educacionais, além de sofrerem com a falta de alimentação de alunos, através do fornecimento de merenda escolar, dentre outras dificuldades enfrentadas pelos discentes e seus familiares, em virtude do não cumprimento do calendário letivo".

A sentença diz ainda que "o perigo de lesão para a municipalidade mostra-se latente, especialmente para os alunos da rede pública de ensino, a ensejar, portanto, a imprescindibilidade da concessão da tutela de urgência, a fim de obstar a suspensão das atividades escolares, enquanto não se mostrar inequívoco o preenchimento dos requisitos de validade do movimento paredista", informa outro trecho.

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Uma forma diferente de alfabetizar crianças através da ludicidade. A iniciativa que os professores da Escola Municipal Saturnino Cabral, em Cosme de Farias, adotaram para ensinar os alunos utiliza até mesmo objetos reciclados - tubos de PVC, tampinhas e rolos de papel são alguns exemplos - e cativam os estudantes de forma leve e divertida. No local, turmas da Educação Infantil dos grupos IV e V, além do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano aprendem brincando, transformando a sala de aula em um ambiente onde todos querem estar.

Segundo a diretora da escola, Jaciara Araújo, a ludicidade sempre foi trabalhada na instituição. “Às vezes, trabalhar só com material tradicional já não atrai, então sempre buscamos alternativas para que as crianças se sintam atraídas pela aprendizagem, para que venham para a escola sempre querendo mais.”

O professor Renato Borges ensina crianças do 2º ano com jeito diferente de formar palavras, em uma atividade que envolve todos os pequenos. A ideia surgiu após a pandemia, quando os professores perceberam que as crianças precisariam de um letramento mais incisivo. “Procuramos estratégias de como fazer e uma das formas é aprender brincando, então a gente fez esse jogo que é colaborativo, em que todos da sala brincam e aprendem juntos”.

Trabalho em equipe – O educador afirmou que, durante as aulas, as crianças trabalham em conjunto, para que um ajude o outro na montagem das palavras e na resposta aos comandos em sala. “No jogo, a gente trabalha não só a questão da palavra, mas também a escuta do comando, que é importante. Muitas crianças têm dificuldade em ouvir comandos e eles têm o momento de parar, escutar e ouvir”.

A escola conta também com outros projetos lúdicos. “Temos vários outros jogos e estratégias de como chegar e fortalecer esse aprendizado da criança. Não só jogos de alfabetização na leitura e escrita, mas também matemáticos”, disse o professor. “Sempre fazemos com que a aula seja interessante e participativa para que a criança se sinta à vontade e comece a se desenvolver. Isso não tem preço para o professor, é maravilhoso”.

A aluna Alane Santos, de oito anos, confessou que acha a atividade legal. “É o melhor professor que eu já tive”, assumiu. “Eu amei a atividade do caderninho, porque acertei várias vezes. Gosto muito de participar. E ajudo os colegas também a adivinhar”.

Já o pequeno Iuri Almeida Rocha, de oito anos, disse que a atividade em sala de aula é muito legal, porque ensina a quem não sabe escrever como aprender palavras novas. Ele conta que aprendeu até palavras difíceis, e que evoluiu bastante desde o início. “É muito legal e importante”.

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A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoverá, na rede de ensino do município, uma autoavaliação participativa, com o objetivo de monitorar a qualidade da oferta da educação infantil em cada unidade escolar que atende a esta etapa da educação básica. Entre os dias 30 de maio e 10 de junho, toda a comunidade escolar e local será convidada a participar — professores, funcionários, pais, representações da saúde, assistência social, lideranças de bairros e conselheiros — para uma reflexão, gerando um diagnóstico da unidade escolar.

A ideia do Indique Salvador é avaliar com base em indicadores de qualidade da unidade escolar e da Secretaria de Educação as propostas pedagógicas, infraestrutura, materiais, condições de trabalho, cooperação e troca com as famílias, promoção do bem-estar e da saúde, espaços, materiais e mobiliários, multiplicidade de experiências e linguagens. A partir daí, será possível continuar avançando na oferta de uma educação infantil de qualidade nas instituições que atendem a educação infantil na rede municipal de ensino.

Potencialidades e desafios – De acordo com a coordenadora pedagógica da Smed, Karla Chaves, a partir da avaliação feita pela comunidade, mostrando os pontos que tem que ser melhorados, a escola faz um plano de ação para resolução dos problemas apontados. “O grande ganho das crianças é com relação à melhoria da oferta do ensino, dos materiais, das oportunidades na escola com professores mais qualificados, além de ter materiais mais disponíveis de acordo com cada faixa etária”.

A primeira aplicação do Indique Salvador foi feita em 2016, de forma a testar a plataforma com a elaboração de um plano de ação. A última avaliação aconteceu em 2020, antes da pandemia da Covid-19. Em 2022, a expectativa é juntar a avaliação feita pela comunidade e trabalhar também com a intersetorialidade, trazendo outras secretarias para o ambiente escolar, de forma a trabalhar em conjunto nas melhorias, além de inserir questões sanitárias, como cuidados básicos da saúde, ainda em virtude da pandemia.

Qualidade – “Indicador da qualidade na educação infantil” é um documento produzido em 2009, pelo Ministério de Educação (MEC), que apresenta indicadores da qualidade na educação infantil, sintetizados a partir dos parâmetros nacionais de qualidade para o segmento (2006). Ele é resultado de um trabalho colaborativo que envolveu diversos grupos em todo o país.

Os indicadores permitem que se tenha, de forma simples e acessível, um quadro que possibilita identificar potencialidades e desafios da educação infantil, de forma que todos tomem conhecimento e possam discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria.

 

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O domingo (15) foi de muita diversão e aprendizagem sobre duas rodas no Farol da Barra. O circuito infantil de bike, promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atraiu a garotada com brincadeiras e atividades educativas sobre trânsito. A atividade faz parte da programação que a Prefeitura de Salvador montou para o Maio Amarelo de 2022 e atraiu cerca de 300 pessoas, entre crianças, pais e curiosos, que passavam pelo local.

As crianças circulavam com as bikes por lombadas, parando em semáforos, tentando desvendar o significado das placas e obedecendo ao agente de trânsito. Com apenas 2 anos, o aniversariante do dia, João Paulo Arrussul, roubou a cena. Apesar da pouca idade, o pequeno chamou atenção pela desenvoltura na sua bicicleta de equilíbrio.

“Sempre gostou de bicicleta, acho que vai ser ciclista. Até por isso acho muito importante uma ação dessas porque vai debatendo as questões do trânsito”, explica Ivanildes Justo, mãe de João Paulo, que foi um dos sortudos a ganhar uma das bicicletas sorteadas durante a ação.

Já que as bicicletas da casa onde mora são “de adulto”, Maria Eduarda Garcia, de 6 anos, foi ao circuito para poder aprender a pedalar com uma bicicleta do seu tamanho. “[Estou] animada pra poder pedalar, porque eu nunca pedalei na vida. Vim aprender com a bicicleta de rodinha”, disse a garota.

“Acho importante para as crianças aprenderem sobre o trânsito desde cedo e já crescerem sabendo o que fazer ou não. Já me sinto mais tranquila sabendo que ela vai ter essa noção”, comenta a mãe, Fernanda Garcia.

Além do circuito, os pequenos puderam participar de brincadeiras, apregoar plaquinhas educativas em suas bikes e fazer desenhos acerca do tema trânsito. “A população teve uma ótima aceitação e entendeu a importância de promover a educação para o trânsito dessa forma lúdica. Prova disso foi a quantidade de pais e crianças nos pedindo para fazer esse evento com frequência. Por isso, vamos levar essa ação para outros locais da cidade ao longo deste ano”, afirmou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Respeito – Durante o evento, as crianças não só aprenderam, mas deram bons exemplos sobre como exercer seus direitos e deveres nas vias. “Noção de orientação e espaço, respeito ao outro, resiliência. As crianças nos mostram que é possível conviver harmoniosamente no trânsito”, disse a gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos.

Maio Amarelo – Este ano, a campanha Maio Amarelo trouxe o tema “Juntos Salvamos Vidas”. A proposta é mostrar como todos que compõem o trânsito, aliados aos órgãos públicos, podem contribuir para a segurança viária. Durante todo este mês, a Transalvador realiza diversas ações que focam na sensibilização e no alerta sobre a importância da segurança viária como forma de preservar vidas.

O órgão mantém ainda uma parceria com Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. A autarquia municipal conta ainda com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT) da capital baiana.

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O Subúrbio 360, equipamento municipal localizado em Coutos, ganhará, nesta quarta-feira (11), às 10h, a Escola Digital de Economia Criativa (Co.liga). A inauguração do espaço terá as presenças da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, de representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Fundação Roberto Marinho (FRM), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), dentre outros convidados.

A estrutura contará com computadores, tablets e máquina fotográfica, doados pela AMB à Prefeitura de Salvador, através de convênio. A Fundação Roberto Marinho entrará com os cursos e os alunos da Escola Laboratório (Escolab), terão a oportunidade de colocar as aulas em prática, viabilizando uma oportunidade de capacitação e geração de renda. É a primeira sala inaugurada no Brasil por meio do projeto Co.liga. A ação foi articulada através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, da Prefeitura de Salvador.

Escola Digital – Lançado em janeiro deste ano, a Escola Digital de Economia Criativa Co.liga oferece cursos gratuitos de capacitação, de forma virtual, para jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o município de Salvador, através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres. O público-alvo é formado por jovens entre 18 e 28 anos.

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Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Educação, celebrado nesta quinta-feira (28), Salvador tem diversos motivos para comemorar a data. Nos últimos anos, a capital baiana avançou nesse sentido por meio de diversas ações voltadas para que a população infantojuvenil tenha educação inclusiva, igualitária e de qualidade.

Uma das iniciativas destaques é o programa Pé na Escola, que ampliou o acesso das crianças no segmento da Educação Infantil. Na prática, a Prefeitura compra vagas em escolas particulares para que os estudantes matriculados na rede pública, mas que não conseguiram vaga, tenham onde estudar.

Em março passado, a administração municipal renovou contrato com 58 unidades escolares parceiras. “Isso faz parte de um grande projeto de melhoria da qualidade da educação com o letramento das crianças e alfabetização, com a leitura até no máximo o segundo ano”, destaca o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira. Ele lembra que Salvador foi a capital brasileira que mais avançou na oferta de vagas na educação infantil, saindo do último lugar em 2012, para o primeiro lugar atualmente.

A merendeira Michele da Silva, 35 anos, conta que a filha Paola, de 5 anos, ingressou na Escola Doce Letras, na Estrada das Barreiras, assim que o Pé na Escola teve início na instituição.

“Foi a melhor coisa do mundo que surgiu, porque existem muitas mães que não têm condições de colocar os filhos numa unidade particular, além de ter que sair para trabalhar e não tem com quem deixá-los. Minha filha começou aqui com dois anos, hoje está com cinco anos, e tem sido maravilhoso. Ela se desenvolveu muito, sou muito grata”, afirma.

A técnica de informática Sheila Gomes, 33 anos, é mãe de Amanda, que hoje está no Grupo V da mesma escola. Ela garante que o programa municipal foi fundamental para que a filha pudesse estar em sala de aula.

“O ensino aqui traz uma qualidade melhor de vida para as crianças. O aprendizado é diferenciado, é tudo lúdico desde a entrada, tem o acolhimento. Hoje, ter uma educação assim é um diferencial para o futuro de nossos filhos. Amanda já está aqui desde os dois anos e não tenho do que reclamar”, garante.

Apoio – O Pé na Escola também serviu de âncora para que dezenas de escolas particulares que sofreram prejuízos da pandemia da Covid-19 não fechassem as portas. Com o impacto financeiro provocado pela crise, quase 30 mil crianças oriundas de unidades privadas passaram a solicitar vagas na rede pública.

“Sem receita, muitas escolas particulares fecharam as portas. Com a demanda crescente, demos prioridade em absorver na rede própria quem procurou ensino fundamental, enquanto direcionamos o ensino das creches para credenciadas e conveniadas”, explica o titular da Smed.

A diretora da Doces Letras, Sandra Cristina Leão, comemorou a parceria com a Prefeitura. “Para nós, o advento do Pé na Escola foi muito importante. Através do programa, dedicamos nossas vagas ociosas aos alunos que vêm da rede pública e que não têm vaga para aquela série específica na localidade”.

Sandra destaca que o programa contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade, uma vez que o papel da escola é educar. “Nós disponibilizamos as vagas e, com isso, temos uma quantidade maior de alunos, o que vai nos ajudar a manter a estrutura escolar. O nosso pensamento é voltado para dar segurança, acolhimento e educação aos alunos”, ressalta.

Em 2021, a Doce Letras tinha 365 alunos matriculados. Atualmente, há 100 estudantes, mas a unidade de ensino segue com vagas abertas.

Investimento – O programa Pé na Escola atua em parceria com uma rede credenciada. Dessa forma, o município conta com 58 unidades escolares parceiras, ofertando 7.267 vagas de creche e 6.626 de pré-escola, totalizando 13.893 vagas. O investimento é de quase R$55 milhões. O credenciamento de novas escolas que tenham interesse em ingressar no Pé na Escola ocorrerá até 30 de junho de 2022. As informações e editais podem ser acessados no site da Smed, no endereço educacao.salvador.ba.gov.br.

Outros avanços – Além de programas como o Pé na Escola, a rede municipal de Educação tem passado por robusto planejamento para requalificação das estruturas físicas escolares. Nos últimos 15 meses, a Prefeitura entregou 11 novas escolas na cidade. Mais de 100 escolas foram requalificadas, recebendo obras diversas melhorias no piso telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias. De acordo com a Smed, mais 14 novas escolas deverão ser entregues ainda neste ano de 2022.

Desde 2013, os investimentos da Prefeitura no setor permitiram que a capital baiana subisse 12 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – o maior crescimento em comparação com outras capitais do país. Dentre os projetos desenvolvidos, o lançamento mais recente foi o EJA Profissionalizante, voltado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. A estratégia alia a educação básica com a formação para o mercado de trabalho, contribuindo também para evitar a evasão escolar.

Data – O Dia Mundial da Educação foi instituído há mais duas décadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A intenção foi estabelecer, entre mais de 160 países, um pacto pelo desenvolvimento e pela implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenha acesso ao aprendizado.

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A rede municipal de Educação de Salvador avança na série de investimentos para qualificação estrutural das unidades de ensino, a fim de proporcionar melhoria do aprendizado dos alunos. Nesta quarta-feira (27), o prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, assinou ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Clériston Andrade, localizada na Rua Djalma Sanches, 106, em São Marcos.

Com investimento de R$16,9 milhões, o novo prédio terá mais de 5 mil m² de área construída. Será um imóvel novinho, de qualidade, que substituirá a antiga estrutura, cujos problemas a tornam inadequada para atividades escolares. Até o final das obras, os estudantes serão remanejados provisoriamente para o Espaço Axé, na entrada do Conjunto Colina Azul. “A estrutura atual da Escola Clériston Andrade cumpriu o seu papel, mas já não estava mais oferecendo o padrão de qualidade que queremos para a educação de Salvador”, declarou Bruno Reis.

Na ocasião, o prefeito ressaltou ainda que a capital baiana passa, neste momento, pelo maior investimento da história da cidade na requalificação da rede física escolar. “São R$300 milhões investidos em reformas, ampliações, reconstruções e construções de novas escolas. De novembro para cá, já foram reformadas e ampliadas 168 unidades, como a Escola Municipal Orlando Imbassahy, que está completamente renovada. Esta é a realidade de quase todas as 428 unidades da rede”, disse.

Na contramão da esfera estadual, o esforço realizado pela Prefeitura nos últimos anos tem resultado na melhoria dos índices educacionais no município, em comparação com outras capitais do país. No Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Salvador ultrapassou 12 capitais, sendo a cidade que mais cresceu nesse indicador. “Ainda temos muito o que avançar, por isso estamos fazendo esses investimentos”, finalizou o chefe do Executivo municipal.

Ampliação e expectativa – Atualmente com 800 alunos matriculados, a escola Clériston Andrade atende o Ensino Fundamental II. De acordo com o diretor da unidade de ensino, Jorge Antônio de Oliveira, com a obra, a capacidade passará a ser de 3 mil alunos e oferecerá também turmas do Ensino Fundamental I, abrangendo assim toda a comunidade de São Marcos.

O novo prédio terá 34 salas de aula, sala multiuso, auditório, sala de leitura e duas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). As atividades de lazer e educação física terão espaços próprios, como recreio coberto, recreio descoberto e quadra poliesportiva coberta.

Outros ambientes são as salas de acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação e de professores, copa, depósito de material didático, depósito de material de limpeza, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, refeitório, sanitários de alunos, sanitários PCD masculino e feminino, sanitários de funcionários, sanitários de professores, vestiários, guarita com sanitário, subestação, elevador, casa de gás, casa de lixo reciclado e orgânico, área técnica e estacionamento.

Ex-estudante da unidade de ensino, a diarista Aitana Santos, de 35 anos, mãe de uma aluna do 9º ano, revelou que a estrutura atual sofre, principalmente, com problemas de infiltração no período chuvoso. “É uma escola antiga e há muito tempo precisava de uma intervenção. Aqui o ensino é excelente, tem professores muito bons e merece essa melhoria. Estamos bem entusiasmados com essa obra”, declarou.

Entregas – Nos últimos 15 meses, a Prefeitura entregou 11 novas escolas na cidade. Mais de 100 escolas foram requalificadas, recebendo obras diversas melhorias no piso telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias. De acordo com a Smed, mais 14 novas escolas deverão ser entregues ainda neste ano de 2022.

"Temos melhorado muito a estrutura da nossa rede. É um projeto audacioso que envolve recursos vultosos, mas que dará condições muito melhores de educação para os alunos da cidade", pontuou o secretário Marcelo Oliveira.

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Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino de Salvador vão poder participar de uma ação especial que visa facilitar o aprendizado escolar e o acesso ao mercado de trabalho. Desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Senai/Cimatec, o projeto EJA Profissionalizante foi lançado na noite desta terça-feira (26), com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, e do gerente do Senai/Cimatec Dendezeiros, Marcelo Azoubel, dentre outras autoridades e comunidade escolar.

A cerimônia ocorreu em uma das unidades beneficiadas: a Escola Municipal Santa Bárbara, na Vila Ruy Barbosa, situada na região da Cidade Baixa. Com a participação da Smed e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o EJA Profissionalizante vai oferecer nove cursos na área de tecnologia pelo Senai/Cimatec, abrangendo 2,1 mil estudantes no total.

O prefeito Bruno Reis lembrou que a administração municipal, em quase dez anos, tem promovido ações inovadoras que vêm contribuindo para o desenvolvimento da cidade e a melhoria de vida dos cidadãos. No caso do EJA, a solução encontrada faz parte do esforço da Prefeitura em manter a modalidade, que possui atualmente 12 mil alunos, combatendo o alto índice de evasão escolar.

“No início do ano, enfrentamos até resistência com as mudanças. Tínhamos salas do EJA com uma frequência muito baixa, com quantidade pequena de alunos e, graças a esse trabalho de nucleação, podemos implantar esses cursos profissionalizantes. Acredito que a frequência vai ser muito maior e a evasão praticamente não vai existir, porque o aluno vai ter mais motivação para estudar e aprender”, destacou Bruno Reis.

Funcionamento – As aulas começam no próximo dia 5 de maio e, além da própria Santa Bárbara, os cursos serão desenvolvidos nas escolas municipais Ulisses Guimarães (Fazenda Grande I), Padre Norberto (Alto do Cabrito), Teodoro Sampaio (Santa Cruz), Barbosa Romeo (São Cristóvão), Dona Arlete Magalhães (Castelo Branco), Hildete Lomanto (Garcia), Hildete Bahia (Pernambués), Senador ACM (Acupe de Brotas) e de Paripe.

Neste primeiro momento serão disponibilizados três cursos em um total de 200 h, sendo 100h em 2022 e 100h em 2023, para os estudantes do EJA 2-TAP IV. São eles Operador de Microcomputadores, Montador e Reparador de Microcomputadores e Manutenção de Tablets e Smartphones. Os estudantes terão aulas duas vezes por semana no laboratório de informática da escola, no mesmo horário que estudam, e receberão um kit escolar para aprendizado.

De acordo com o titular da Smed, o objetivo é estimular o processo de escolarização, reduzir a evasão e facilitar o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e o exercício de cidadania. “A intenção é oferecer esse projeto em mais escolas da rede”, declarou Oliveira.

O gerente do Senai/Cimatec informou que as formações oferecidas são áreas que precisam de baixo investimento, caso o aluno queira empreender. "Estes cursos vão possibilitar que os alunos saiam daqui capacitados e possam se empregar ou até mesmo ter um negócio próprio. Eles vão ter condições de reparar um tablet, smartphone ou computador e vão sair daqui muito mais preparados para o mercado de trabalho", afirmou.

Conforme Adenildes Teles, diretora pedagógica da Smed, a iniciativa chega neste momento para oportunizar e proporcionar novos desafios aos estudantes da EJA. “Estamos lançando mão de uma nova oportunidade para os estudantes desse segmento. Os alunos a partir dos 15 anos estão ávidos para pensar no seu futuro e às vezes eles não têm essa oportunidade dentro da escola. Então, com esse projeto, eles terão acesso a cursos contemporâneos no viés da tecnologia”, avaliou.

Obra – O prefeito aproveitou a oportunidade para autorizar a realização imediata da obra de drenagem da Rua Anísio Gonçalves, na Vila Ruy Barbosa. A iniciativa vai minimizar um problema histórico de alagamentos do local e atende a um dos pedidos dos moradores, através do programa Ouvindo Nosso Bairro. O investimento é de R$611 mil, com recursos próprios do Município.

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