Educação

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), atende cerca de 200 estudantes com cegueira ou baixa visão severa, nas unidades de ensino da rede municipal. A propósito do Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado neste mês de abril (dia 8), Jaqueline Araújo, que é coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, destacou a importância deste sistema para a aprendizagem dos estudantes.

“O sistema braille é a garantia da educação do aluno cego, pois disponibiliza o acesso ao conhecimento, não apenas dos conteúdos programáticos, mas das habilidades de comunicação social. A Smed tem uma parceria com a Fundação Dorina, para distribuir aos alunos, professores e para o Instituto dos Cegos da Bahia (ICB) o jogo Lego em Braille, adaptado para alfabetização, que tem sido de grande valor”, disse.

Patrícia Costa, pedagoga e técnica da coordenadoria da qual Jaqueline é a titular, ressaltou a parceria da Prefeitura com o ICB para o atendimento de estudantes com deficiência visual. “Eles são atendidos pelo ICB duas vezes por semana, no turno oposto ao das aulas regulares na escola ou creche. Lá, é feito um exame oftalmológico de acuidade visual para verificar o grau da deficiência do aluno e orientar o tratamento adequado”, destacou.

Ela complementou ainda que os alunos com baixa visão são ensinados a fazer o uso da lupa e têm os livros didáticos adaptados com letras maiores. Já os cegos aprendem a usar a máquina em braile e a bengala para andar na rua. Os professores da rede municipal recebem formação do ICB, que indica atividades de sala de aula para alunos com esse perfil e os ensina a utilizar o sistema braile.

Desenvolvimento – A diarista Lúcia Flávia Alves, 47 anos, é mãe de José Leandro, que tem cegueira congênita. Ela se mudou de Conceição do Almeida para Salvador com o objetivo de conseguir uma educação adequada para seu filho, que está matriculado na Escola Municipal Joir Brasileiro, localizada em Brotas.

“No ICB meu filho aprende a socializar, brincar, se comunicar, conhecer o mundo, interagir com outros meninos cegos, ler, escrever em braille, informática e tem aulas de educação física. Já na escola, ele tem uma auxiliar de desenvolvimento infantil, além dos professores e um grupo de acompanhamento”, relatou.

José Leandro, 12 anos, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental II, confirmou a avaliação de sua mãe sobre a unidade de ensino. “Eu gosto muito de estudar, conversar, brincar e correr aqui na escola. Já sei escrever meu nome todo e daqui a pouco vou poder ler em braille as histórias que eu quiser”, concluiu.

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A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), por meio da plataforma Salvador Tech, fechou uma parceria com o programa Hiring Coders, que capacita profissionais em plataformas de serviços digitais. Serão oferecidas bolsas de estudo para formação gratuita de desenvolvedores e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30, no site www.hiringcoders.com.br.

Os usuários cadastrados na Salvador Tech (salvadortech.salvador.ba.gov.br) terão acesso a uma Trilha de Preparação especial, adquirindo conhecimentos básicos para o teste de nivelamento. A partir desta avaliação, serão selecionados os candidatos aptos a se inscrever no programa Hiring Coders.

O material preparatório da Salvador Tech contém os cursos de Lógica de Programação Essencial, Desenvolvimento de Sistema Web Básico, Desenvolvimento de Sistema Web Intermediário, Introdução a criação de Websites com HTML5 e CSS3 e Minicurso de Java Script do Zero.

Os habilitados a participar do Hiring Coders aprenderão a desenvolver de lojas da web a interfaces de administração personalizadas, tendo os finalistas a oportunidade de desenvolver uma loja de e-commerce completa.

 

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Pela primeira vez, pais e responsáveis terão a oportunidade de acompanhar os filhos em um evento gamer. Isso é o que a Prefeitura de Salvador, em parceria com a startup Beyond Digital Sports (BDS), estará promovendo para alunos da rede municipal de educação – uma visitação para uma feira gamer, nos neste sábado (16) e domingo (17). O evento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, das 11h às 20h.

Denominado como BeyondEXPO, o evento pretende proporcionar para o público presente experiências gameficadas. Os alunos participarão da visitação no primeiro dia de evento, no sábado (16). Além desses alunos e pais, professores e gestores escolares também estarão presentes no evento.

A expectativa é que quase 500 alunos da rede municipal participem do evento no próximo sábado. A iniciativa da visitação é uma parceria da BDS e das secretarias de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Educação (Smed).

Quem participar do BeyondEXPO encontrará como atrativos arenas de jogos, palestras e torneios on-line via celulares e computadores. Além disso, o ambiente acoplará um estúdio de gravação de podcast e atividades da Warner Play, dentre outras atividades do universo gamer.

“Um terço da população de Salvador ainda está em situação de vulnerabilidade social. Então, no momento em que proporcionamos uma iniciativa como essa, contribuímos com este ciclo educacional, com a presença dos professores e com o ciclo familiar, que é a base de todo indivíduo”, diz o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban.

Experiências múltiplas – O co-fundador da BDS, Waldo Souza, enxerga a parceria com a Prefeitura como um destaque nacional. “O Brasil é o terceiro mercado mundial voltado para o mundo gamer. O intuito de nossa empresa é de proporcionar experiências de um universo que mais bem paga, se comparado a cinema e música”.

Ele ainda ressaltou a necessidade de democratizar o mundo gamer. “Por exemplo, um computador bom custa mais de R$30 mil. Na BeyondEXPO 2022, esse jovem terá acesso a todos os equipamentos de última geração de forma gratuita, possibilitando assim, experiências múltiplas, além de ter a participação importante de seus familiares e professores”.

 

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A Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, situada na Praça Comandante Eliziário Barbosa, no bairro do Uruguai, começa a abandonar a antiga estrutura em situação precária para dar lugar a um novo imóvel, mais seguro, bonito, ampliado e confortável para alunos, professores e colaboradores. A ordem de serviço para início imediato da reconstrução da unidade de ensino foi assinada no próprio local nesta terça-feira (12), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, demais gestores e autoridades.

Com investimento orçado em aproximadamente R$9,8 milhões, a intervenção vai ampliar a oferta de vagas na rede, permitindo que a escola atenda 730 alunos, em vez das 200 vagas oferecidas hoje. O prédio atual dará lugar a um empreendimento de 2.837,11 m² de área construída, permitindo a ampliação dos atuais cinco para 22 salas de aula.

“A antiga Escola Carmelitana do Menino Jesus possuía um padrão construtivo que não oferece mais a qualidade da educação que nós queremos oferecer em Salvador. Por exemplo, havia telhas em amianto que causavam sofrimento com infiltrações em período de chuva e calor nos dias de sol, além de problemas hidráulicos e elétricos. Aqui será construído um prédio com novas salas climatizadas e toda a infraestrutura para seguirmos avançando na cidade, no sentido de oferecer a melhor educação para as crianças”, declarou Bruno Reis.

Além disso, a estrutura terá quadra poliesportiva coberta, sanitários para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sanitários PCD masculino e feminino (adulto e infantil), vestiários, acessibilidade completa, vestiário, cozinha, depósito de merenda, depósito de material didático, refeitório e mais uma série de ambientes para que a comunidade escolar seja bem atendida.

O titular da Smed salientou que a nova construção também está em sintonia com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “Todas as salas de aula terão ar condicionado com renovação de ar. O prédio terá implantação de sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial. São melhorias que beneficiam nossos alunos, professores, equipes gestoras, enfim, toda comunidade escolar”, pontuou Oliveira.

Expectativa – O diretor da escola, Jaime Silva, ressaltou a importância da obra para toda a região, por ser a escola um espaço de acolhimento da comunidade. “Sempre tivemos dificuldades, principalmente com alagamentos e infiltrações. Com essa obra, esperamos algo maravilhoso, até porque a escola é bem-vista pelos moradores e, ao ter mais salas, vamos ampliar o atendimento e a vivência com a comunidade. O retorno deverá ser muito bacana para todos”.

Mãe da aluna Nicole, de 9 anos, a dona de casa Valquíria Pereira, 41 anos, ressaltou a expectativa pela nova unidade de ensino. “Estou muito feliz pelo que vai acontecer na escola, já estava na hora de ser feita essa mudança. Não tinha muito espaço para as crianças fazerem as refeições e nem para brincar. Moro aqui há muitos anos, já estudei no colégio e coloquei minha filha aqui porque a direção e os professores são muito bons. A expectativa é a melhor possível”, declarou.

Provisório – Enquanto ocorrem as obras de reconstrução, as aulas são realizadas na Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. Foi disponibilizado ônibus escolar para o transporte dos estudantes. De acordo com o titular da Smed, já está sendo providenciada uma nova estrutura no Uruguai, mais próxima de onde os alunos residem, para a realização das atividades.

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Uma estrutura mais moderna, confortável e com capacidade ampliada de 389 para 600 vagas, distribuídas entre as turmas do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA I). Esta é a realidade da Escola Municipal Professora Elisa Saldanha, em Fazenda Grande III, na região de Cajazeiras, após requalificação realizada pela Prefeitura. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (4), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, dentre outras autoridades e comunidade escolar.

Com investimento de R$ 4,5 milhões, o novo prédio tem 2 mil m² de área construída, 11 salas de aula climatizadas, acessibilidade total com rampa, sala multiuso, sala de artes, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra esportiva e recreio descoberto. Além disso, a estrutura possui guarita, jardim, acolhimento, coordenação, copa para funcionários, secretaria, diretoria, sala de professores, cozinha, triagem, depósito de merenda e materiais didáticos, lavanderia, sanitários masculino e feminino para funcionários, professores e infantil, casa de gás, casa de lixo e subestação.

O prefeito ressaltou que esta é a 9ª unidade escolar inaugurada em 15 meses - a 5ª apenas este ano. Até o fim de 2022, deverão ser entregues 32 escolas construídas ou reconstruídas na cidade. Outras 128 unidades estão em reforma e vão possibilitar a ampliação da capacidade da rede.

"Como resultado da pandemia, somente nos dois últimos anos, recebemos cerca de 29 mil novos alunos, e precisamos absorver essas crianças. Está sendo feito um investimento histórico de R$300 milhões na requalificação da rede física escolar, dentre outras iniciativas. Tudo isso no intuito de fazer com que Salvador possa oferecer a melhor qualidade da Educação no país", destacou Bruno Reis.

Mudança – No discurso, o diretor da unidade de ensino, Salvador Brito, relatou a importância da transformação realizada no local. "Quem conviveu em nossa escola viu a situação dela. Era uma das últimas estruturas em pré-moldado e a gente sofria com salas quentes, quando chovia molhava mais dentro das salas do que fora delas, dava choque, era insegura. Agora temos uma escola ampla, climatizada, que faz com que realmente pertençamos a uma rede municipal de ensino de qualidade".

O secretário Marcelo Oliveira ressaltou que a reconstrução da Escola Professora Elisa Saldanha é um exemplo do grande esforço municipal para realizar investimentos no setor, com a requalificação de toda a rede de ensino. "Esta unidade passa a oferecer quase o dobro de vagas. Isso demonstra que a administração municipal tem condições de fazer a Educação que a cidade precisa e merece", completou.

Aluna do 1º ano do Ensino Fundamental I, Diana Souza, de 6 anos, era só felicidade ao ver a escola novinha em folha. "Aqui era muito feio, velho, as salas não tinham nem porta. Quando cheguei fiquei até com vontade de chorar, de tão linda. Agora tenho uma sala de aula de verdade", relatou.

Moradora do bairro há cerca de três décadas, a aposentada Lícia França, de 65 anos, também ficou encantada com a nova estrutura onde estuda três sobrinhas. "Aqui está maravilhoso, tô muito feliz com o que estou vendo. Agora as crianças têm espaço para brincar, as salas têm até ar-condicionado. É bem mais do que eu esperava. Já estou sonhando com minha neta estudando aqui", disse, sobre a criança de seis meses de idade.

Balanço – A Escola Municipal Professora Elisa Saldanha é a quinta unidade de ensino reconstruída pela Prefeitura e entregue em 2022. As demais foram as escolas municipais Professor Afonso Temporal, em Valéria, e Alita Ribeiro de Araújo Soares, no Vale dos Lagos, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Eloyna Barradas, na Ribeira, e Nossa Luta, em Pernambués. Também está em construção a Escola Municipal do Curralinho, na Boca do Rio.

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Em alusão ao aniversário da cidade de Salvador, comemorado nesta terça (29), alunos do Subúrbio 360 participaram de atividades em homenagem à capital. As atividades aconteceram no teatro do Espaço Cultural Boca de Brasa, na sede do Subúrbio 360, em Coutos. Durante a tarde, gestores, professores e alunos participaram de atividades lúdicas como apresentação musical, vídeos sobre pontos turísticos e curiosidades de Salvador, dentre outras atividades inclusas na programação.

“Nosso objetivo é apresentar ainda mais a nossa cidade para essas crianças. Fazer com que conheçam a história, cultura, curiosidades e pontos turísticos de Salvador nesta data tão importante para nossa história. Aproximar eles de forma lúdica com a cidade em que vivem tem uma grande importância no processo de desenvolvimento desses alunos”, disse a coordenadora pedagógica do equipamento, Patrícia Simões.

Depoimentos – Para o aluno do 5º ano, Janderson Souza, de 12 anos, a capital baiana é a melhor cidade do Brasil. “No vídeo que a professora passou hoje, pude conhecer muitos pontos turísticos de Salvador. Os que eu mais gostei de conhecer foram o Elevador Lacerda e a Praça da Cruz Caída”.

Encantado com as apresentações que estavam ocorrendo, Fabrício Sena, do 6º ano, disse que iria falar com a família para conhecer toda a cidade. O jovem garoto de apenas 11 anos ainda desejou parabéns e vida longa à capital.

Emocionando aos professores presentes, a aluna do 4º ano, Alexia Esmeralda, de 9 anos, disse ter ficado encantada com a apresentação do coral. “Minha prima participou e eu gostei muito de vê-la cantando”. De forma inusitada, a garota desejou os parabéns para Salvador. “Feliz aniversário para Salvador, muita alegria e que o coronavírus passe logo”.

A gestora do equipamento, Celma Santana, falou sobre a importância de a atividade ser realizada em homenagem à primeira capital do Brasil. “Além das crianças se localizarem em tempo geográfico da cidade e localidades onde moram, essa atividade gera um sentimento de pertencimento. É muito importante que eles saibam que o Elevador Lacerda, Farol de Itapuã e outros lugares de encantos e belezas fazem parte da cidade onde moram”. A atividade foi encerrada com a apresentação da música “Raiz de Todo Bem”, do cantor e compositor baiano Saulo Fernandes.

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Com o retorno das aulas presenciais, quem transita nas proximidades das unidades de ensino percebe o impacto no fluxo das vias. Cerca de 50 agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuam diariamente no ordenamento do tráfego nos principais corredores urbanos, que são impactados diretamente e indiretamente pela movimentação de veículos gerada pelas escolas na capital baiana. 

O trabalho de fiscalização e organização do trânsito ocorre com mais intensidade nas proximidades de cerca de 40 escolas espalhadas por diversos bairros da cidade. As principais regiões afetadas são o Garcia (Avenida Leovigildo Filgueiras), Brotas (avenidas D. João VI e Waldemar Falcão), Pituba (Loteamento Aquarius e Praça Padre Anchieta), Federação (Avenida Cardeal da Silva), Patamares (Rua Manoel Antônio Galvão), Paralela (Rua Santo Antônio de Pádua), São Marcos (Estrada da Muriçoca), Cabula (Avenida Silveira Martins) e Fazenda Grande 2 (Rua Jaguaripe I).

“Esse trabalho de minimizar os impactos no trânsito é conjunto. Pedimos que os pais ou responsáveis adotem posturas adequadas e evitem condutas como, por exemplo, estacionar em fila dupla, parar em locais travando o fluxo da via e que respeitem as regras de trânsito”, alerta o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Nesses locais, os agentes orientam condutores e pedestres, bem como coíbem infrações que acabam interferindo na fluidez e prejudicando a segurança viária. Os servidores da Transalvador intensificam a fiscalização a partir das 6h, na chegada às aulas, e por volta do meio-dia, com a troca de turnos.

“Muitas vezes não é só o monitoramento na frente das escolas. O impacto que essa movimentação causa atinge vias adjacentes, onde também é preciso acompanhar, ordenar e implantar estratégias que favoreçam a fluidez”, explica o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri.

Aliado ao trabalho dos agentes, a Transalvador mantém diálogo constante com representantes de diversas escolas para, em conjunto, implantarem soluções a fim de minimizar os impactos nas regiões afetadas.  A autarquia municipal orienta que os colégios, por serem geradores de tráfego, contratem monitores de trânsito credenciados pela Superintendência com o objetivo de, permanentemente, organizar o trânsito nas respectivas regiões. Cerca de 25 escolas já contrataram esses monitores.

Operação Volta às Aulas – Este ano, a autarquia municipal intensificou os investimentos também em ações de conscientização de pais, responsáveis e motoristas de transporte escolar com a Operação Volta às Aulas, através da ampliação do programa. Equipes da Transalvador da área de Educação para o Trânsito e de Fiscalização atuam conjuntamente.

Logo no início das aulas este ano, educadores da autarquia municipal foram para as portas de mais de 15 escolas públicas e privadas de Salvador para sensibilizar a população. Nas ocasiões, foram distribuídos materiais educativos, faixas e brindes. Em seguida, a Transalvador iniciou a Operação Cidadão no Trânsito, que deve passar por cerca 300 escolas das redes pública e privada, além de organizações da sociedade civil com finalidade educativa, sediadas na capital baiana.

Nas palestras lúdico-pedagógicas dentro das escolas são adotadas abordagens interativas e personalizadas, de acordo com os perfis da turma e da área escolar, considerando, por exemplo, se o entorno da escola é tranquilo ou se é um polo gerador de tráfego. A atividade é gratuita e pode ser incluída no projeto pedagógico da instituição de ensino beneficiada, reforçando o conteúdo de educação no trânsito.

O programa já tem palestras agendadas em escolas até setembro. As instituições interessadas devem enviar ofício para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou por meio do telefone (71) 3202-9163, solicitando a participação.

Transporte escolar - Os pais e responsáveis por alunos da rede pública e privada de educação de Salvador, que optarem pela contratação do transporte escolar, devem ficar atentos e buscar profissionais devidamente credenciados junto à Prefeitura. Para evitar a proliferação de transportes clandestinos, os cidadãos precisam se certificar se os condutores possuem o alvará de licenciamento emitido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para a prática da atividade.

“Ao contratar um serviço licenciado, podemos garantir que este profissional está devidamente qualificado para prestar este tipo de serviço. É importante estar atento aos riscos que contratar um transporte escolar clandestino pode trazer à vida das crianças que são transportadas, uma vez que não podemos garantir que os motoristas têm o conhecimento adequado para este tipo de serviço”, afirma o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Até o próximo dia 31 de março, a Semob está realizando a vistoria destes veículos na sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), ao lado da Transalvador. O serviço acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h.

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Uma parceria firmada nesta terça-feira (22), entre a Prefeitura e 133 escolas comunitárias, amplia em 18.535 as vagas da Educação Infantil na capital baiana. Com investimento de quase R$100 milhões de recursos federais, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os termos de colaboração foram assinados pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, além de representantes das instituições, no Hotel Fiesta, no Itaigara.

O ato garante o repasse de recursos que possibilitam a oferta de vagas nos segmentos creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), em áreas onde a rede municipal ainda não consegue atingir. "A nossa rede é composta por três segmentos: a rede própria, com mais de 90% das vagas, a rede contratada, com o programa Pé na Escola, que atende quase 19 mil crianças; e a rede conveniada, com a participação de instituições filantrópicas e comunitárias, que ajudam na oferta de vagas em toda a cidade. Temos, neste último caso, um universo de aproximadamente 18 mil crianças, sendo três mil novos alunos absorvidos de 2020 para cá, com o aumento da crise e o fechamento de instituições particulares, em decorrência da pandemia”, explicou o prefeito.

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo municipal traçou um panorama da atual situação da educação em Salvador. "Estamos entregando 32 novas escolas entre 2022 e 2023, entre dez já entregues, seis em construção e outras a iniciar construção ou aguardando abertura de licitação. Esse trabalho em parceria nos permite garantir as vagas e oferecer uma educação de qualidade, que é o nosso maior desafio”, declarou Bruno Reis.

O gestor ainda destacou que o impacto causado pela pandemia de Covid-19, que impôs a suspensão de atividades em sala de aula e a adoção do ensino remoto, faz com que uma das principais metas seja a recuperação do conteúdo curricular.  “É necessário garantir a absorção de conceitos fundamentais, investir na tecnologia, letramento digital, tornando o aprendizado ainda mais desafiador, onde o trabalho em conjunto é essencial para recuperar o tempo perdido com eficiência”.

Convênio – O secretário Marcelo Oliveira destacou a importância do trabalho das instituições filantrópicas na ampliação e oferta de vagas suplementares para a rede municipal de ensino, beneficiando principalmente as crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Esta é uma parceria que foi gradativamente aumentando sua importância, em especial nos últimos anos, desde que a pandemia resultou em suspensão de aulas, prejudicando as escolas privadas, devido à redução da renda das pessoas, e transferindo uma demanda de aproximadamente 30 mil crianças para a rede municipal. Essa absorção não seria possível se não pudéssemos contar com as entidades privadas e filantrópicas, que são nossos grandes parceiros neste desafio de não deixar as crianças sem escola”, declarou.

Parceria – Para 2022, os repasses somam R$99,3 milhões – valor 52% maior que os R$65 milhões investidos em 2021. O número de alunos teve um incremento de 19%, o que representa 3 mil novas vagas. Do total de crianças atendidas pelas instituições neste ano, 8.809 são da pré-escola e 9.726 de creches. Os termos firmados têm duração de um ano letivo e possibilitam a oferta de vagas em áreas onde a rede municipal ainda não consegue atingir.

As escolas comunitárias são instituições sem fins lucrativos, geridas pela própria comunidade e oriundas de um movimento nacional constituído de camadas excluídas da população que não tinham acesso à Educação Infantil. O aumento das parcerias com essas instituições faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso das crianças à creche e à pré-escola. Os dados apontam que, de 2012 a 2022, o número de entidades conveniadas com a Prefeitura cresceu mais de quatro vezes, saltando de 30 para 133. No mesmo período, os valores repassados passaram de R$2,1 milhões para R$99,3 milhões.

Para Keyla Ribeiro Telles, da Associação Educativa e Cultural Maria Emília/Escola São José, situada no Engenho Velho de Brotas, o trabalho realizado em parceria com a Prefeitura é muito gratificante, por ofertar um suporte necessário a crianças que possivelmente sofreriam algum atraso na educação sem a oferta extra de vagas que esta ação proporciona.

“Esse trabalho possibilita a educação das crianças do nosso entorno, garantindo o mínimo que as precisam, para que possam finalmente se desenvolver como devem, nos diversos aspectos. Também nos permite desenvolver nossa missão em apoio às famílias mais carentes, e proporcionar um ensino para formar pessoas que, futuramente, vão contribuir para a formação de uma sociedade melhor”, avaliou.

 

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Com o objetivo de levar os alunos faltosos de volta ao ambiente escolar, agentes de educação realizaram uma busca ativa, através de visitas domiciliares, para identificar os motivos da ausência dos alunos. Durante a campanha “Dia V! Agente visita, o aluno volta!”, nesta quarta-feira (17), mais de 650 famílias foram visitadas. A iniciativa do Parque Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), busca diminuir o índice de falta dos alunos, após a retomada das aulas.  

O papel dos agentes de educação é identificar os motivos que levam os alunos a deixar de frequentar a escola. Durante a visita, os profissionais sensibilizam a família sobre a importância da volta às aulas presenciais, mostrando que as escolas estão preparadas para receber as crianças com segurança.  

No decorrer do diálogo, os agentes mostram a necessidade da não interrupção do processo de aprendizado. Participaram da ação 217 profissionais. Cada um visitou em média três alunos faltosos. A partir de duas faltas, o aluno já é considerado infrequente.  

Esforço– “O Parque Social tem feito esforços, através do Programa Agente da Educação, para que esses alunos estejam na escola, de forma interessada. A forma de trazer o aluno faltante para escola é ir buscá-lo, em domicílio, para saber o motivo que tem afastado a criança da sala de aula”, explicou Sandra Paranhos, diretora geral da instituição. 

Segundo ela, a ideia é sensibilizar os pais sobre a necessidade e importância do aluno estar na escola. “Hoje há uma ausência maior, em consequência da pandemia, por isso tomamos a iniciativa de realizar essa campanha, para que esse trabalho seja intensificado".  

A agente de educação Elaine Cardoso relata que trabalha diretamente no combate à evasão dos alunos. “É uma ação muito efetiva e os números são positivos. Dificilmente encontramos resistência”, revelou. 

Eficaz– A diretora da Escola Municipal Carmelitana 25 de Agosto, Enilda Dorea, afirmou que o trabalho desenvolvido pelos agentes é eficaz. "Os profissionais conseguem ter um contato mais aproximado com as famílias dos alunos faltosos. Com certeza, facilita o trabalho e contribui para diminuição de índices de abandono escolar”, avaliou. 

O motorista José Raimundo Oliveira, de 58 anos, avô do estudante Fabrício Oliveira, de 7 anos, ao receber a visita dos agentes, explicou que o neto passou por problemas de saúde, mas garantiu o retorno do menino nesta sexta-feira (18). “Deveríamos ter avisado, mas com a correria não foi possível. Mas é muito bom saber que existe a preocupação. Mostra a importância de ter as crianças dentro da escola e evita o abandono escolar”, concluiu.

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