Educação

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Para fomentar o avanço na vacinação infantil contra a Covid-19, gestores, professores e funcionários da Escola Municipal Álvaro da França Rocha, localizada no bairro da Engomadeira, promoveram uma campanha de incentivo à imunização de crianças. A campanha, intitulada “Mostre sua alegria para todo mundo”, é realizada a partir de fotos de crianças sendo vacinadas, publicadas através do perfil do Instagram da escola @escolalvarodafrancarocha e pelo blog www.escolalvarodafrancarocha.blogspot.com  . 

A ação começou no último dia 31 e já conseguiu mobilizar responsáveis e familiares de 55 crianças da unidade. Além disso, a unidade de ensino dispõe de informativos sobre a vacina e promoveu, no primeiro dia de aula letivo, uma roda de conversa sobre a importância da vacina. 

“Acreditamos que a escola cumpre com o seu papel social com campanhas como estas, que refletem não apenas uma questão sanitária e de interesse coletivo, mas reforça a crença no conhecimento acumulado e desenvolvido pela ciência”, disse a diretora-geral da escola, Sílvia Letícia Costa.

Crianças vacinadas – A diretora ainda ressalta a importância de outras unidades escolares aderirem às ações de incentivo à vacinação.  “A campanha foi idealizada pela vice-diretora do vespertino, Aline Gabriel dos Santos. Além de incentivarmos a todos, independentemente de ser aluno da escola ou não, esperamos que as divulgações nas redes estejam cumprindo também o papel de incentivar outras escolas a promover esse incentivo à vacinação, embora não tenhamos tido esta intenção inicial”, explicou.

Os familiares que desejarem participar da campanha de vacinação podem enviar fotos das crianças sendo vacinadas para o direct do perfil da escola no Instagram. As fotos são publicadas no feed da rede social com uma animação de um carimbo informando que a criança está vacinada.

Público - Para o ano letivo de 2022, a Escola Municipal Álvaro da França Rocha matriculou 271  crianças e adolescentes com idades que variam de seis a 14 anos, com atendimento do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

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Embora registre uma ampla demanda no mercado de trabalho, a falta de profissionais qualificados em tecnologia ainda é um entrave para o crescimento do setor. Na capital baiana, a plataforma salvadortech.salvador.ba.gov.br, lançada pela Prefeitura na última quarta-feira (9), pretende mudar essa realidade, promovendo a inclusão digital e social dos cidadãos, através da oferta de cursos gratuitos

A iniciativa conta com o apoio de entes privados e terceiro setor. Um deles é o Senai/Cimatec, que está entre os mais avançados centros de educação tecnológicos do país. Para Flávio Marinho, gerente executivo da instituição, a nova iniciativa municipal chega para incentivar a população a ingressar num polo econômico, que hoje é um dos maiores geradores de emprego e renda.

“A plataforma Salvador Tech é uma peça fundamental e necessária para transformar a cidade em exportadora de tecnologia, além de fazer com que talentos qualificados e muito bem formados se mantenham e residam aqui”, explicou.

Marinho anunciou também que, naturalmente, a nova ferramenta vai se conectar com várias outras iniciativas, que estão em discussão e implementação, com a parceria entre a Prefeitura e Senai/Cimatec.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), órgão que coordena do Salvador Tech, o programa nasce ofertando, inicialmente, 80 cursos on-line, com cargas horárias de 20 a 30 horas. O número que tende a crescer conforme a adesão de novos parceiros.

Oportunidades – No portal, os usuários podem buscar capacitações em quatro trilhas de aprendizagem (básica, carreiras, softskill/habilidades interpessoais e técnicos), tendo como opções diversas áreas, a exemplo de português e gramática, estatística, funções, inglês, lógica de programação, gerenciamento de projetos, tendência e inovação, tecnologia e inovação, entre outras. Na plataforma, os inscritos também podem consultar as oportunidades disponíveis e se candidatar aos processos seletivos de empresas.

“São cursos gratuitos para que as pessoas escolham uma carreira tecnológica. Às vezes, há o estereótipo de que é difícil, que tem muita matemática. Não é verdade. Qualquer pessoa pode começar a estudar. A plataforma é um excelente primeiro passo para as pessoas vislumbrarem novas oportunidades”, destaca o fundador da Cubos Academy, José Messias Jr.

O engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford, Gustavo Schiavotelo, ressaltou que a empresa também está inserida nesse ecossistema digital que o Salvador Tech está abrangendo, dando à população acesso à educação de qualidade. “Salvador é bem conhecida pelo turismo e outras grandes qualidades, mas é possível crescer nesse cenário tech, onde há grandes talentos, oportunidades para brilhar e criar soluções de impacto local e global”, acrescenta o executivo.

Transformação – Foi durante passagem pelo programa Jovem Aprendiz Empreendedor, iniciativa do Parque Social que capacita e encaminha jovens para atuarem em órgãos da Prefeitura, que a jovem Alessandra de Jesus decidiu dar um passo à frente na vida profissional, ingressando na área tecnológica.

“Consegui uma bolsa integral, por não ter como pagar um curso de desenvolvimento de programa. A tecnologia transformou minha vida. Melhorei minha autoestima e vida financeira. O jovem baiano tem muita força de vontade e sei que haverá muitos talentos que poderão usufruir dessa oportunidade, como eu”, disse ela, que atualmente é desenvolvedora júnior, na empresa Magalu.

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Nesta segunda-feira (14), o bairro de São Marcos festejou a inauguração da Escola Municipal Professora Alita Ribeiro de Araújo Soares, na Estrada da Muriçoca. Com quase 1,3 mil m² de área construída, a nova unidade escolar recebeu investimentos da ordem de R$4,6 milhões e tem capacidade para atender até 580 alunos em turmas de creche (2 e 3 anos), pré-escola (4 e 5 anos) e 1º ano do Ensino Fundamental. A estrutura foi entregue com as presenças do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

A nova unidade de ensino é completamente acessível e conta com elevador, dois sanitários PCD, entre outros aspectos técnicos. A estrutura conta com dez salas de aula, duas salas multifuncionais, recreio coberto, parque infantil, solário, subestação, área de acolhimento, diretoria, vice-diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, copa, depósito, cozinha, depósito de merenda, lavanderia, refeitório, cinco sanitários de alunos, dois sanitários de professores e dois sanitários de funcionários, além de guarita, casa de gás e casa de lixo.

“Esta unidade vai acolher as crianças para dar condições aos pais de trabalharem com a segurança de saber que aqui os filhos serão bem tratados, em um ambiente seguro, com ótimos profissionais, motivados e estimulados a fazer um bom trabalho. A pandemia foi um atraso na educação. E hoje temos que recuperar esse tempo perdido”, ressaltou Bruno Reis.

O nome da unidade é uma homenagem à avó do prefeito, com indicação e aprovação realizada na Câmara de Vereadores. Falecida em 2020, dona Alita foi professora da rede pública durante anos. “Agradeço, antes de tudo, a bela homenagem prestada à minha avó. É um gesto que, sobretudo, reconhece a trajetória de uma mulher trabalhadora, que veio com os filhos para Salvador e aqui fez a sua história. Ela foi a principal responsável por eu chegar até aqui. E foi por esse aprendizado que hoje estamos entregando esta unidade, além da modernização de toda a rede educacional da cidade, pois nós somos parte da gestão que mais construiu e reformou escolas na história de Salvador”, completou o chefe do Executivo municipal.

A dona de casa Elizabeth Silva, 24 anos, ressaltou a importância da nova estrutura para garantir mais segurança e conforto para alunos e professores. “Minha filha de 3 anos estudará em um local com mais organização, limpeza e um espaço menor e mais seguro para todos. Uma escola com essa estrutura contribui bastante para o aprendizado e o lazer das crianças”.

Gestora da unidade, a professora Nara Lúcia Souza ressaltou como o ambiente vai auxiliar no processo educacional dos alunos. “É uma estrutura de excelência, com salas amplas, arejadas e tudo que pode proporcionar um trabalho melhor, mais acolhimento para famílias e profissionais. Hoje nasce uma unidade que, com certeza, impactará bastante na vida de todos, proporcionando o melhor da educação para essas crianças”.

Balanço – Em 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Bruno Reis, foram entregues seis unidades escolares, sendo uma construída e cinco inteiramente reconstruídas, totalizando R$32,7 milhões de reais investidos. Já em 2022 foi iniciada a construção da Escola Municipal do Curralinho - unidade de ensino voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Luta, em Pernambués. As duas obras somam investimentos de R$15 milhões.

Além disso, 13 escolas estão sendo reconstruídas e uma nova unidade, a Escola Municipal Sol Nascente, na Ceasa, está sendo erguida. Essas obras somam investimentos de cerca de R$103 milhões. Também estão sendo reformadas 128 unidades, ao custo de R$113 milhões.

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Dando continuidade à Operação Volta às Aulas, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza ações nas imediações das escolas da capital baiana. Promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), a iniciativa visa sensibilizar os pais para que respeitem a sinalização, os limites de velocidade e demais orientações para um trânsito seguro.

Ao buscar o filho mais novo na Escola Gurilândia, localizada no bairro da Federação, na última quarta-feira (9), a empresária Flávia Valente elogiou a iniciativa do órgão e o trabalho dos agentes na instituição. "É importante termos a Transalvador presente, não só para organizar o trânsito, mas para monitorar, acalmar quem está esperando e educar os condutores”.

O superintendente do órgão, Marcus Passos, revelou que, em uma semana de ação, foi percebida uma receptividade muito grande tanto dos estudantes e de pais e responsáveis, quanto dos representantes das unidades de ensino.

“Estamos chamando os gestores das escolas que são grandes geradoras de tráfego para conversarmos e encontrarmos soluções ainda mais eficazes para minimizar os transtornos no fluxo nos entornos desses colégios. Com a Operação Volta às Aulas estamos unindo fiscalização, ordenamento e conscientização, visando favorecer ainda mais a mobilidade e segurança viária na cidade”, explicou.

Para a gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos, o próximo passo será dado dentro da sala de aula. “Logo estaremos também trabalhando com as crianças e falando de novos valores e iniciativas, a exemplo das Zonas 30, que contribuem com a redução de acidentes. Hoje, somos a capital com menor índice de acidentes em áreas escolares e é o resultado deste trabalho”.

Legislação de trânsito – O agente de portaria Denilson Souza trabalha há um ano na Gurilândia. Acostumado a orientar pais e condutores na saída da instituição, ele também aprovou a Operação Volta às Aulas. “É muito bom porque educa mais as pessoas, que ficam mais conscientes e ligadas no trânsito. Os pais têm tido essa consciência, sempre procuram estar corretos também, o que ajuda no nosso trabalho”.

Na primeira semana das atividades, os agentes visitaram quatro instituições de ensino da capital, situadas nos bairros de Nazaré, Cabula e Garcia. Durante a operação são distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdo educativo, além de distribuição de um mini talão de multas para as crianças, para que, de forma lúdica, elas possam alertar os adultos sobre as leis de trânsito.

Nas portas das unidades escolares, os agentes e técnicos da Transalvador orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla e evitar parar em cima da faixa de pedestres.

Até o final da próxima semana, a programação da Gedut inclui uma visita às escolas Nossa Senhora da Conceição, em Brotas; Anchieta, na Pituba; Integral, também na Pituba; Salesiano Dom Bosco, em São Marcos; Marista, em Patamares; Módulo, na Pituba; e Módulo Criarte, no Caminho das Árvores.

 

 

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Quatro contratos no valor total de R$5 milhões foram assinados pela Prefeitura, por meio da Casa Civil e da Secretaria Municipal da Educação (Smed), para aprimoramento da rede básica de educação no Município. As ações fazem parte do Projeto Salvador Social.

Os contratos, cujos extratos foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira (9), integram as ações da Smed para garantir o acesso à educação infantil de qualidade, fortalecer as políticas de melhoria do ensino e implantar modelo de gestão para resultados. O objetivo é fortalecer a prática de ensino e a melhoria do sistema de avaliação e aprendizagem, além de promover o fortalecimento da capacidade institucional da pasta. 

A principal ação dos contratos é desenvolver a concepção pedagógica e acompanhar a implantação sistemática de monitoramento e avaliação formativa para alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano de escolarização em Língua Portuguesa e Matemática. Também será realizado estudo sobre a distorção idade-ano na rede municipal e elaborado documento norteador para a gestão escolar – eixos Administrativo e Organizacional da Smed, além da análise de dados sobre a reprovação na rede municipal de Educação em Salvador.

“O resultado deste trabalho será o aprofundamento do conhecimento da realidade escolar, com o levantamento de dados fundamentais para atuar no avanço na qualidade do ensino e melhoria dos índices educacionais do município” afirma o titular da Smed, Marcelo Oliveira.

Projeto – O Salvador Social é uma iniciativa de Planejamento Estratégico da Prefeitura para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social.  É o maior programa de investimento de impacto social da história de Salvador, fruto de um contrato com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) desde julho de 2018, com financiamento total de U$250 milhões, mais U$250 milhões investidos com recursos próprios do Município. 

Na primeira fase do projeto, mais de 72% das escolas receberam avaliação externa. O projeto resultou na redução do número e do fluxo de alunos em atraso escolar no Ensino Fundamental, beneficiando alunos de 0 a 9 anos matriculados na rede pública municipal e seus responsáveis, e fortaleceu também a atuação de diretores e docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

A Casa Civil está encarregada da gestão do projeto e também pela execução da assistência técnica, em parceria com as secretarias setoriais – Educação (Smed), Saúde (SMS), e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

 

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Neste início do ano letivo na rede municipal de ensino, Salvador ganha mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei): o Nossa Luta, que foi completamente reconstruído pela Prefeitura na Rua Thomaz Gonzaga, 150, em Pernambués. A entrega da unidade escolar foi realizada pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (7), quando também foram anunciadas as ações na área da Educação municipal em 2022.

Também estiveram presentes no ato a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira. Durante o discurso, o prefeito lembrou da precariedade das estruturas da rede municipal no passado e como a realidade foi gradativamente transformada, garantindo mais qualidade de ensino, comodidade e segurança para os estudantes.

“Anteriormente, funcionava aqui um Cmei de estrutura pré-moldada, que já não atendia os objetivos presentes e futuros da educação no município. Quem viu antes e vê agora, sabe e constata de forma evidente o tipo de escola que queremos oferecer. As goteiras, o mofo e os riscos de choque fazem parte de um passado distante da educação atual de Salvador. E essa unidade nada deixa a desejar às escolas particulares da cidade. Ficamos felizes de poder, com esforço e trabalho, contribuir para que essas 350 crianças tenham um presente e um futuro melhor. Agora, pais e mães podem deixar seus filhos e irem trabalhar com a segurança de saber que seus filhos estão sendo bem cuidados”, declarou Bruno Reis.

Para o secretário Marcelo Oliveira, a Prefeitura segue com o objetivo de melhorar a estrutura física das escolas de Salvador. “Creio que até 2023 teremos uma mudança ainda mais evidente. Hoje, após a pandemia, temos o desafio de repor a perda de aprendizado ocasionada nos últimos dois anos. E isso requer a união de todos, gestores, vereador, sociedade e todos que compõem a rede de ensino. Sem a colaboração de todos seria mais difícil enfrentar esse desafio”, avaliou.

Com investimento de R$3 milhões, o Cmei foi completamente reconstruído e o antigo prédio de pré-moldado, que sofria com infiltrações, foi substituído por uma estrutura nova, moderna e aconchegante. São 1,3 mil m² de área construída, contendo dez salas climatizadas, acessibilidade com elevador, brinquedoteca, solário, recreio coberto, parque infantil, subestação, elevador, acolhimento, diretoria, vice-diretoria, sala de professores, sanitários para alunos, funcionários e PCD, entre outros espaços.

A diretora da unidade, Rita Mendes Campos, destacou a importância da unidade para a região. “A reforma da escola era um anseio muito antigo de toda a comunidade de Pernambués, e hoje estamos concretizando essa aspiração. A grandiosidade da obra surpreendeu a todos e, tenho certeza, que isso contribuirá bastante para o aprendizado e o trabalho dos colaboradores”, afirmou. Com a intervenção, o Cmei Nossa Luta passou de seis para dez salas de aula, e de 135 para 350 alunos de 2 a 5 anos, da Educação Infantil, sendo uma das mais modernas escolas da região.

*Materiais e programas* – Durante o evento, foi anunciado ainda um pacote de ações para o ano letivo de 2022. Dentre eles estão a entrega de fardamento para os alunos de todas as séries, kit escolar, materiais pedagógicos Nossa Rede, absorventes higiênicos, a plataforma Indique, o aumento de número de salas de Recursos Multifuncionais e o programa Aprender pra Valer.

Com investimento de R$5,9 milhões, a Prefeitura vai distribuir este ano uniformes para todos os alunos da Rede Municipal, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pelo Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais. Além disso, serão entregues pastas com materiais escolares de uso pessoal do aluno, diferenciados por segmentos (Creche – crianças de 2 e 3 anos, Pré-Escola – crianças de 4 e 5 anos, Fundamental I, Fundamental II e EJA) e respeitando as necessidades de cada fase do desenvolvimento cognitivo. O investimento para 2022 é de R$5,6 milhões.

As unidades de ensino também contarão com materiais pedagógicos do Programa Nossa Rede. Os materiais foram construídos de forma colaborativa entre professores, coordenadores e gestores que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e implementam o currículo Nossa Rede.

Demais iniciativas:

Combate à Covid-19 – As escolas foram equipadas com materiais para a implementação das medidas sanitárias de prevenção da disseminação do coronavírus. O valor investido é de R$5,1 milhões.

Entrega de absorventes – A Prefeitura já está investindo mais de R$1 milhão para a distribuição mensal de absorventes higiênicos do Ciclo de Cuidados do Programa de Dignidade Feminina para as alunas da Rede Municipal.

Obras – Atualmente, 15 unidades de ensino estão sendo reconstruídas pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Além disso, uma nova unidade, a Escola Municipal Sol Nascente (Ceasa), está em construção. As intervenções somam investimentos de cerca de R$110,8 milhões e promoverão a ampliação da rede em mais de 2 mil novas vagas.

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Depois de quase dois anos de aulas nas modalidades virtual e híbrida, os alunos da rede municipal de ensino iniciaram o ano letivo de 2022, nesta quarta-feira (3), de maneira 100% presencial.  Para isso, foram adotados protocolos sanitários, prevenindo o contágio do coronavírus. No retorno, pais e responsáveis relataram o sentimento de esperança por um ano melhor.

Para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luís Eduardo Magalhães, no Bonocô, não faltou diversão no primeiro dia de aula. Na unidade, cerca de 80% dos alunos matriculados compareceram ao primeiro dia de aula do ano.

A diretora da instituição, Lídia Maria Ribeiro, comemorou a alta adesão e destacou a importância do retorno às salas de aula. “Hoje foi um sucesso, a comunidade veio em peso, as crianças utilizando máscara e as famílias conscientes e felizes pelo retorno”, afirmou.

A gestora falou sobre as expectativas para o novo ano letivo e afirmou que a escola está preparada para receber os alunos, com álcool em gel, guias nas salas, tapetes desinfetantes e sanitização da unidade. “A equipe está mobilizada, temos uma rotina de limpeza específica e constante”, disse Lídia. 

A professora Luciana Mendes lembrou que a sala de aula além de ser um ambiente de aprendizado, traz a convivência. “A escola é um local de socialização, além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, envolve questões sociais, como a alimentação correta. Infelizmente, alguns não têm o que comer em casa", lamentou.

Ao levar a pequena Ester Fernandes, de 3 anos, para o primeiro dia de aula, a instrutora, Ludmila Cerqueira, de 29 anos, destacou a importância do ambiente escolar na vida da filha.  "As crianças precisam desse contato com a instituição de ensino. A educação on-line não é a mesma coisa, existe um déficit, que eu acredito que só de forma presencial podemos conseguir fazer a compensação do tempo perdido”, relatou.

Segurança – Maria José dos Santos, 39 anos, falou sobre a tranquilidade de ter um local seguro onde a filha, de 5 anos, possa estudar, brincar e se alimentar. "Ano passado não senti segurança, e infelizmente, ela não pode estudar. Mas, esse ano, foi diferente. Acredito que a situação está mais amena e que o ambiente escolar vai contribuir para o desenvolvimento dela”. 

Para a diarista, quando a filha está na escola, ela trabalha mais. “É bom para todo mundo. Ela está feliz e eu também”. A pequena Luna Beatriz dos Santos, de 5 anos, destacou a felicidade do retorno às aulas, após dias de saudade. "Estou feliz, queria muito voltar à escola, brincar com meus coleguinhas e lanchar", festejou.

Já a esperta Tatiane Dias, de 4 anos, falou que apesar da saudade dos colegas, é necessário manter os cuidados para evitar contágio da Covid-19. "Sei que não pode tirar a máscara, nem trocar o lanche".

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As escolas da rede municipal de ensino já estão preparadas para o início do ano letivo de 2022, que começa nesta terça-feira (3). São mais de 143 mil estudantes e cerca de 8 mil docentes que vão retornar às atividades em sala de aula, que ocorrerão de forma 100% presencial, depois de quase dois anos de aulas nas modalidades virtual e híbrida. Para isso, os protocolos sanitários adotados em 2021 nas 432 unidades escolares foram atualizados para o contexto atual, em que a população em geral, incluindo grande parte dos alunos, está vacinada contra a Covid-19. Tudo isso para zelar pela segurança dos estudantes, professores e demais funcionários.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, o uso da máscara será mantido, além de reforçar a importância da higiene constante das mãos e, na ausência de água e sabão, o uso do álcool em gel. Também prossegue a exigência do distanciamento de um 1,5m entre os alunos, para evitar o contágio pelo coronavírus.

O gestor afirma que é importante lembrar que foram dois anos sem aulas presenciais, o que impactou muito negativamente o desempenho dos alunos. “Fizemos uma avaliação geral de aprendizado das crianças nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, em setembro de 2021, e os resultados mostram que o ensino remoto não alcançou os objetivos esperados. Houve uma inegável perda de aprendizado que precisa ser resgatada. Por isso, a nossa estratégia para 2022 é focar no aprendizado dessas crianças e isso só é possível com aulas presenciais”.

Segundo Oliveira, já é sabido como o vírus se comporta e os cuidados necessários para evitar o contágio. Além disso, foi observado que as escolas, por serem ambientes organizados e disciplinados, frequentados sempre pelos mesmos alunos e que contam com as figuras orientadoras dos professores, são, sem dúvida, os ambientes mais protegidos entre todas as atividades humanas.

Protocolos vigentes – Na Escola Municipal Makota Valdina, localizada no Engenho Velho da Federação, a diretora Márcia Cristina Santos mantém todos os cuidados, com dispensador de álcool gel em diferentes pontos, entrada diferenciada para as turmas e uso individual do sanitário. A escola possui 330 alunos matriculados, mas tem capacidade de atender até 500 crianças nos dois turnos.

Logo na entrada, é possível verificar a presença de totens de álcool gel e limitadores de uso dos bebedouros, sendo possível apenas utilizá-lo para encher as garrafas de água. Os alunos são orientados a trazer as garrafinhas de casa, já que não podem dividir o bebedouro, e lavar sempre as mãos.

Além disso, a escola mantém um funcionário no banheiro e no refeitório, para evitar que as crianças se aglomerem e mantenham a assepsia. Outro diferencial na instituição são as entradas e saídas diferenciadas, uma para a educação infantil, outra para o 1º e 2º anos, e outra entrada para 3º, 4º e 5º anos.

Para a diretora, a importância principal é o retorno ao convívio com os amigos, mantendo os devidos cuidados contra a Covid-19. “Na comunidade, percebemos que a máscara é pouco utilizada, então temos o papel de esclarecer que é importante usá-la para se proteger e proteger o próximo. Hoje os alunos já entendem que precisam limpar as mãos, já sabem dos protocolos e levam essa cultura para a casa deles. Eles têm que ter o mínimo de higiene e proteção e, assim, conseguem perceber o quanto isso é importante no dia a dia”.

A dona de casa Robenilda Santos estava no local com a filha Sofia, de quatro anos, que se prepara para ingressar na escola. Ela confessou ainda ter um pouco de receio, mas considerou importantes as medidas tomadas pela instituição para garantir o cumprimento dos protocolos. “Eu realmente acho fundamental o cuidado. Quando cheguei aqui me senti segura porque percebi o distanciamento, o acolhimento foi bom, e ela também gostou muito da escola”.

Sanitização – Além da adoção dos protocolos, as unidades também estão recebendo ações de sanitização para receber a comunidade escolar. Na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), por exemplo, o procedimento já foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luis Eduardo Magalhães. A diretora Lídia Maria Ribeiro conta que o espaço, que recebe alunos do 2º ao 5º ano, também segue com preparativos internos, com limpeza de todos os utensílios usados pelas crianças e disponibilizando álcool em gel.

“Estamos preparando a escola com todo amor e carinho por toda a equipe e esperamos que a comunidade compareça. Queremos manter as famílias seguras, sabendo que eles vão deixar seus filhos em um local que está sendo higienizado, que os profissionais estão com um olhar diferenciado e toda a equipe passa isso aos pais”, disse a diretora. O local tem capacidade de atender 250 alunos, que estão matriculados em turno integral (2º e 3º ano) e meio turno (4º e 5º anos).

A dona de casa Ednalva Rodrigues esteve no Cmei com a filha Alice, de dois anos. Essa é a primeira vez da pequena na escola, então a expectativa da mãe é alta. “Espero que ela se adapte bem, mesmo com pandemia, e que dê tudo certo. Gostei muito daqui”, pontuou.

Principais protocolos nas escolas:

- Disponibilização de totem com álcool na entrada da unidade escolar e dispersores com o produto em todas as dependências da escola;

- As cadeiras terão o distanciamento de 1,5m;

- O uso de máscara será obrigatório;

- A distância dos estudantes nos intervalos será observada pelos professores e funcionários;

- Os alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos) não serão obrigados a utilizar máscaras durante as aulas ou para acessar a escola, no entanto devem ser orientados a evitar o contato físico;

- Os alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) não serão obrigados a utilizar máscaras, conforme o parágrafo único do art. 2º do Decreto Municipal nº 33.719, de 3 de abril de 2021.

 

 
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Com o propósito de apoiar o retorno das aulas presenciais, que ocorre nesta quinta-feira (3), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), está fornecendo kits de higienização e educativos, em 40 escolas de Salvador. As entregas, que começaram no último dia 28, fazem parte das atividades do projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro, que tem como objetivo o combate ao vírus, e envolvem também outras 85 escolas, em Pernambuco e Minas Gerais. 

As 40 escolas beneficiadas receberão dois kits cada, sendo um de higiene (incluindo higiene íntima), composto por 200 absorventes íntimos, 150 sabonetes em barra, 30 litros de sabonete líquido, 40 litros de álcool em gel 70%, 100 máscaras de proteção facial, um totem com dispenser para álcool em gel e uma estação móvel de lavagem das mãos. 

Além disso, as escolas também irão receber kits educativos, compostos por cartilhas sobre menstruação, cartelas adesivas, folhetos e cartazes, contendo mensagens lúdicas atrativas, com linguagem acessível, para reforçar a importância do convívio seguro na escola. 

A iniciativa ainda promoverá uma capacitação técnica on-line, para os profissionais de educação da rede municipal, prevista para este mês de fevereiro. Também devem ser realizados encontros com agentes de mudança, professores, alunos, pais, mães e cuidadores da ilha de Maré. 

Na segunda (31), a Escola Municipal Batista de Valéria, localizada no bairro, recebeu os kits que serão distribuídos aos alunos na próxima quinta (3), dia de retorno das aulas. A diretora da unidade, Kátia Bouças, parabenizou a iniciativa. “Os kits agregam a importância de se proteger contra o vírus à higienização íntima”, lembrou. 

A gerente especial da AVSI Brasil, Vanessa Alonso, ressaltou a importância de reforçar a segurança dos estudantes nesse momento. “O retorno às aulas presenciais garante o direito à educação de crianças e adolescentes. Essa iniciativa tem como objetivo contribuir para que esse retorno seja feito de forma segura para todos. Entregamos kits de higiene, faremos capacitação com professores e diálogos com atores da comunidade escolar, com o objetivo de promover comportamentos de prevenção, para uma convivência segura”, explicou. 

 

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