Educação

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O prazo final das inscrições para a 9ª edição do Concurso de Desenhos Infantis, realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), foi prorrogado para o próximo dia 18. As escolas públicas e privadas da capital baiana podem se inscrever gratuitamente os alunos da Educação Infantil (Grupos IV e V) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), por meio de formulário disponível no site www. transalvador.salvador.ba.gov.br , onde também está o edital do concurso. 

Ainda nesse período os desenhos devem ser entregues, das 8h às 16h, na Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) que fica na sede da Transalvador, nos Barris. Com o objetivo de promover a criatividade e a produção de trabalhos educativos no trânsito, o tema do concurso este ano é “Por um trânsito nota 10!”. 

 “Acreditamos muito na força da educação como forma de mudar a cultura no trânsito. Por isso, investimos em ações como o Concurso de Desenhos para que, desde as idades iniciais, possamos sensibilizar os pequenos sobre as condutas adequadas e responsáveis no trânsito”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos. 

Serão premiados, com uma bicicleta, três vencedores, sendo um por categoria. Uma comissão julgadora selecionará as obras a serem premiadas levando em consideração critérios como técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema.  Os desenhos premiados poderão ser incluídos em publicações diversas da Transalvador. 

A 9ª Edição do Concurso de Desenhos conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária, entidade internacional parceira da Prefeitura de Salvador na promoção de estratégias para o trânsito mais seguro.

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Os alunos da rede municipal de ensino de Salvador participaram, na manhã desta quinta-feira (27), de uma apresentação especial na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela. Na ocasião, 90 crianças de três escolas da cidade encenaram o Festival Tire o Chapéu para Salvador. 

O espetáculo é resultado do projeto de extensão com o mesmo nome, em uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed) com a Elysium Sociedade Cultural, responsável pelo restauro do Palacete Tira Chapéu, e da Escola de Música da Ufba, coordenado pelas professoras Mara Menezes Kroger e Telma Oliveira. O financiamento é da Lei Rouanet. O projeto tem como finalidade apresentar a história do Palacete Tira Chapéu em forma de musical, trabalhando as linguagens artísticas de forma integrada e permitindo que os alunos tenham essa experiência fora dos muros da escola. 

Uma das escolas participantes foi a Municipal Fonte do Capim, do bairro de Sussuarana, com 56 alunos. “Abraçamos o projeto e, desde então, as sextas-feiras foram dedicadas aos ensaios, com os alunos das turmas do 1° ano A e 3° ano A, durante seis meses, com todo apoio e suporte necessário para o êxito do mesmo”, declarou a diretora da unidade, Cristina Franco. 

A assessora técnica da Gerência de Currículos da Smed, Fernanda Siqueira, afirmou que haverá encenações também nas unidades de ensino. Além da Fonte do Capim, a iniciativa contou com alunos da Escola Municipal Jesus de Nazaré, também de Sussuarana, e da Escola Estadual Manoel Novaes, do bairro do Canela. 

“Essa é uma ação pedagógico-musical com incentivo à cultura e a ideia é ampliar para outras escolas da rede. A educação musical é fundamental para o desenvolvimento da criança, seja na parte social, emocional, cognitiva. Também é importante a presença dos pais nas apresentações, para que enxerguem o filho como protagonista da história”, disse Fernanda. 

A professora Mara Menezes contou que a ação é um desdobramento do restauro do palacete. “Criamos essa peça para as crianças e escolhemos escolas distantes do Centro. Começamos o trabalho em março e pensamos que, para elas, é importante este senso de pertencimento, de conhecer a cidade, de ter um contato mais imersivo na cultura e na educação patrimonial, mostrando o valor do passado e presente”. 

O jovem Guilherme Santos, de nove anos, está na 3ª série e contou que está amando fazer a peça. “Eu estou fazendo o papel de Diogo, e é muito legal aprender coisas novas. Os ensaios foram muito legais, falo muito durante a peça e me sinto feliz de fazer parte”. 

Aos 10 anos, Taila Kelly também se mostrou animada em participar. Fazendo o papel de Salvador, a aluna da 3ª série disse que era algo que queria fazer muito. “Gostei dessa oportunidade e é muito importante poder representar minha cidade, estou muito orgulhosa”.

 

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Mais uma unidade de ensino será reconstruída pela Prefeitura, desta vez no Nordeste de Amaralina. O prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, assinou nesta quarta-feira (26) a ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Municipal Anita Barbuda, situada na Rua São Policarpo. 

O prefeito lembrou que a reforma atende a um desejo antigo da comunidade. "A população há muito tempo esperava por essa nova escola. Antes de 2013, as unidades de ensino de Salvador estavam destruídas e sem infraestrutura. Estamos melhorando a educação na cidade, que antes ocupava a última posição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dentre as capitais no Brasil. Em apenas 22 meses da atual gestão, foram entregues 14 novas escolas e reformadas mais de 240. Isso significa que 82% da nossa rede está requalificada". 

Além disso, o chefe do Executivo ressaltou a importância de aliar conforto e infraestrutura com a modernização no aprendizado. " Vamos colocar cobertura com miniginásio em mais de 80 escolas. Praticamente todas as unidades foram climatizadas. Entregamos agora um chromebook para cada professor e estamos distribuindo 105 mil tablets aos estudantes. A educação de Salvador será transformada com essa inclusão digital”, completou Bruno Reis. 

Investimento – Com investimento orçado em R$8,5 milhões, a intervenção vai ampliar a oferta de vagas na rede. Isso porque, após a conclusão das obras, terá capacidade para atender 485 alunos por turno, da Educação Infantil e Ensino Fundamental, totalizando 970 vagas. O prédio antigo, que contava com apenas cinco salas de aula e atendia 212 estudantes, dará lugar a uma escola totalmente climatizada, com sistema de reutilização de água pluvial e energia solar. 

Será um empreendimento de 2,3 mil m² de área construída, com 15 salas (quatro infantil e 11 Fundamental), área de acolhimento, sala de Tecnologia da Informação (TI), refeitório, seis sanitários de alunos, sanitários PCD masculino e feminino, sanitários para funcionários, elevador, brinquedoteca, sala multiuso, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva, guarita com sanitários e vestiário. 

Expectativa – A diretora da instituição, Ana Paula Porciúncula, disse que a reconstrução vai suprir as necessidades de alunos e professores. "Essa é uma área linda e agradável, mas possuía uma estrutura antiga, com problemas de infiltrações e alagamentos. Com o novo projeto, a expectativa é que a escola se transforme em uma unidade modelo para a cidade, capaz de atender de forma segura e confortável a comunidade". 

Tia de alunos da Anita Barbuda, a cabeleireira Marilene Silva, de 51 anos, destaca a importância dessa reforma. "Será muito valoroso para as crianças, que necessitam de mais conforto e segurança, de uma unidade com maior capacidade de atender a demanda dessa comunidade, que é carente de projetos e escolas como essa".

Para o titular da Smed, a preservação ambiental também está sendo observada no futuro imóvel, com a implantação de sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial. “São melhorias que beneficiam nossos alunos, professores, equipes gestoras, enfim, toda comunidade escolar”, pontuou Oliveira.

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Nesta Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada desde o último dia 23 até sábado (29), a Escola Municipal Oswaldo Cruz, localizada na Rua do Meio, 13, no Rio Vermelho, tem desenvolvido uma programação especial de incentivo à leitura para os 386 estudantes matriculados desde o Grupo IV até o 5º ano, com idade entre 4 e 13 anos. Uma das iniciativas é o projeto Portas que Contam Histórias, através do qual as portas das salas de aula da unidade de ensino foram pintadas e decoradas pelos alunos com ilustrações reaproveitadas de livros que seriam descartados em função do longo tempo de uso.

Outra ação, destacada pela bibliotecária da escola, Cláudia Costa, é o Letras que Encantam, projeto pedagógico que ressalta que o compromisso da escola com o estímulo à leitura. “Neste projeto, cada turma trabalha com um tópico de literatura para desenvolver ações ao longo do ano. Por exemplo, se o tema da turma for uma autora, como Ruth Rocha ou Ana Maria Machado, ela vai pesquisar a biografia da escritora, suas principais obras, apresentar leituras dramáticas e sessões de contação de história a partir de um livro dela”, acrescentou.

Cláudia ainda relatou que, durante a fase de distanciamento social imposto pela pandemia, as atividades de leitura foram realizadas à distância, por meio da plataforma Google Meet. Por meio da ferramenta, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar histórias encenadas para seus pais.

Aluno do Grupo V da Oswaldo Cruz, Caio Barbosa, de 6 anos de idade, descreveu o que mais gosta de fazer na biblioteca da escola. “Eu gosto muito de ler livros com meu amiguinho Davi. E o meu livro preferido é o Bicho Folharal [de autoria de Ângela Lago]. E eu gosto de contar histórias. Teve um dia que eu li O Gato Xadrez [de Bia Villela] para todos os meus colegas e também para a 'pró' [professora]. Foi muito legal”, contou.

Biblioteca – Para o suporte ao estímulo à leitura, a Escola Municipal Oswaldo Cruz possui uma biblioteca climatizada com cerca de 5 mil títulos. Pelo menos uma vez por semana, todas as turmas da escola comparecem ao local para participar da contação de histórias, onde os alunos ouvem as narrativas dos livros disponíveis e aprendem a criar e a contar suas próprias histórias, como num verdadeiro clube de leitura. Os estudantes também podem tomar livros de empréstimo todas as quintas e sextas-feiras e levá-los para lê-los em casa durante uma semana.

 

 

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Estudantes das escolas municipais Alfredo Amorim (Ribeira) e 15 de Outubro (São Caetano) foram os mais novos visitantes do HUB Salvador, no Comércio. Esta foi uma oportunidade para que os adolescentes matriculados nas instituições conhecessem um pouco mais sobre os projetos digitais, tecnológicos e de inovação que são desenvolvidos no local.

A visita, ocorrida na última sexta-feira (21), faz parte do programa Mais Conhecimento e Inovação Social. A iniciativa é realizada em parceria entre as secretarias municipais de Secretaria de Tecnologia e Informação (Semit) e da Educação (Smed).

“A ideia desse programa é aproximar os jovens dos equipamentos que há no ecossistema de inovação de Salvador e que são vinculados à Prefeitura. O programa começou no ano passado e, além do HUB, aqui no Comércio, os estudantes já visitaram o Colabore, no Parque da Cidade, e a startup Beyond Digital Sports (BDS), no Centro de Convenções”, contou a gerente especial de Cidade Inteligente da Semit. Gloria Tellez.

Atividade prática – Diferentes turmas são contempladas por semana, normalmente às sextas-feiras. “Eles vêm aqui e conhecem um pouco da inovação, do empreendedorismo, ficam mais perto do que está acontecendo na cidade e conversam com as startups em um segundo momento. A ideia é que os jovens comecem a enxergar um futuro diferente de engajamento nesse novo mercado de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que é algo que parece muito longe da realidade deles, mas, na verdade, ao chegarem aqui, eles veem que está mais perto do que imaginam. Então, a ideia é acender essa faísca neles”, acrescenta Gloria.

Durante a visita, os adolescentes tiveram acesso ao conceito de inovação e também realizaram uma atividade prática, que consistiu na sugestão de uma ideia inovadora. Em seguida, duas das melhores ideias foram selecionadas por uma turma avaliadora.

“Está sendo bem legal, a visita surpreendeu as minhas expectativas. A gente sugeriu três propostas inovadoras do uso do clipe para papel. Uma das nossas ideias foi a utilização como acessório de cabelo em diferentes formatos”, revelou Maria Clara Dias, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Alfredo Amorim.

O colega Jonatas Oliveira, de 16 anos, sugeriu o uso do clipe como suporte para fios. “Achei a visita muito divertida. O conceito daqui é muito bom, eles ajudam as pessoas a empreender desde criança. Com certeza sairemos daqui com outra perspectiva”.

Empreendedorismo – Uma média de 410 alunos já foi atendida este ano pelo programa Mais Conhecimento e Inovação Social e ainda estão previstos mais seis encontros até o final de dezembro. “Desde o ano passado, nós recebemos o convite da Semit para participar do programa. No ano passado tivemos dez encontros, conseguimos trazer dez escolas. Este ano, estamos trazendo um número maior de alunos, pois no ano passado ainda havia restrições devido à pandemia”, diz Isabela Cavalcante, técnica da Coordenadoria de Formação Pedagógica da Smed.

Segundo ela, a proposta é que os meninos trabalhem com empreendedorismo e inovação social. “Aqui, eles conhecem tanto a estrutura como as nomenclaturas atuais que fazem parte desse nicho das CT&I, e eles são atraídos para esse universo e incentivados a pensar sobre essas questões. Temos meninos bastante criativos e que nos surpreendem a cada encontro com o potencial que eles têm”, revela Isabela Cavalcante.

Com quatro anos de funcionamento, o HUB Salvador é considerado o maior coworking do Nordeste, sendo responsável por abrigar e fomentar o crescimento de startups na capital baiana. Um dos principais pilares de atuação do equipamento é a atração de investimento para novos negócios.

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Estudantes das escolas municipais Santa Rita (Luiz Anselmo) e Luísa Mahin (Armação) percorreram, nesta sexta-feira (21), os principais pontos da Barra e do Centro Histórico, respectivamente, em mais uma edição do #CircuitoReconectar. A iniciativa da Prefeitura de Salvador propicia visitas guiadas a alunos da rede municipal, em que eles podem conhecer os monumentos públicos da cidade, através da leitura de informações baixadas do QR Code gravado em cada peça, em inglês e espanhol, via celular ou tablet.

A turma da Escola Municipal Santa Rita, partiu do Forte de São Diogo com destino ao Cristo da Barra, no Circuito 1 do projeto, nomeado de Vila Primitiva. O roteiro inclui o Marco de Fundação da Cidade, indicando o ponto de chegada de Thomé de Souza (primeiro governador-geral do Brasil), o painel de azulejos portugueses, o Forte de Santa Maria, a efígie do escritor austríaco Stefan Zweig, o busto do Almirante Marquês de Tamandaré (patrono da Marinha de Guerra do Brasil) e o Farol da Barra, entre outros monumentos.

Já pela tarde, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Luísa Mahin trilharem o Circuito 2, no Centro Histórico, que tem início no Cruzeiro do São Francisco e se encerra na Praça Castro Alves, passando pelo Chafariz do Terreiro de Jesus, estátuas de Zumbi dos Palmares e Gregório de Mattos, bustos de Dom Pedro Sardinha (primeiro bispo do Brasil), Padre Manoel da Nóbrega e Dodô e Osmar, Cruz Caída e o painel de Carybé, intitulado “A Colonização do Brasil”.

Identidade cultural – Titular da Gerência de Patrimônio Cultural (Gepac) da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão responsável pela gestão do #CircuitoReconectar, Milena Tavares explicou que o projeto nasceu do interesse da Prefeitura em divulgar os monumentos públicos da capital baiana. “É importante que as pessoas se apropriem dos elementos simbólicos, que representam nossa memória, nossa identidade e nossos valores sociais. Especialmente os estudantes da rede municipal, que, nestes roteiros, podem desenvolver um olhar diverso para a cidade, despertar o interesse pelos monumentos, pela arquitetura, pela paisagem natural, como um convite aceito para pesquisar mais sobre sua própria cidade”, sintetizou.

Maria Aparecida, professora de ciências da Luísa Mahin, informou que 44 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental foram beneficiados com o passeio histórico. "É a primeira vez que a escola participa deste projeto. Considero de suma importância para valorizar nossa cultura e entender o que significa o Pelourinho. Hoje é um lugar turístico, das festas e das artes, mas aqui se guarda uma história de resistência, pois antes era o local onde os escravizados eram expostos e castigados. É um momento especial para os meninos e meninas saírem de suas bolhas e verem de perto o que eles aprendem nas aulas de história”, comentou.

Aluna do 8º ano da Escola Municipal Luísa Mahin, Mariana de Sena, de 13 anos, visitou pela primeira vez o Centro Histórico. “O passeio é maravilhoso. Uma aula a céu aberto. Tenho certeza de que vou sair daqui sabendo muito mais sobre o Pelourinho, sobre a evolução da cidade onde nasci, que é a também a minha própria história”, concluiu.

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A Prefeitura de Salvador publicou, na última segunda-feira (17), a convocação de 220 professores presentes no cadastro reserva do concurso público 02/2019. O edital de convocação com a lista e os documentos necessários pode ser acessado no site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br.

Os profissionais têm até 16 de novembro para comparecer à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Rua Horácio César, 64, Dois de Julho, Centro, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Na ocasião, os convocados devem fazer a comprovação de habilitação técnica e agendamento de avaliação médica.

A convocação se direciona a professores das áreas de Pedagogia, Educação Física, Educação Artística, Ciências Físicas e Biológicas, Geografia, História e Língua Estrangeira. "O trabalho da Prefeitura de Salvador abrange os diversos aspectos que compõem uma educação pública de qualidade, como infraestrutura física, pessoal capacitado, proposta e planejamento pedagógicos, entre outros. E a contratação de mais profissionais vem fortalecer esse trabalho", afirma o secretário da Smed, Marcelo Oliveira.

 

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A Fundação Cidade Mãe (FCM) está com vagas abertas para o curso “Integração Office: Word, Excel e Power Point”. A atividade é destinada a soteropolitanos com mais de 16 anos e é necessário ter ensino fundamental incompleto. O curso será oferecido ao público através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As aulas acontecerão presencialmente no Centro de Convivência Socioassistencial Parceria AABB Comunidade, situado na Rua Deputado Paulo Jackson, 869, em Piatã. A previsão é que a atividade tenha início no dia 3 de novembro. As aulas vão ocorrer no período vespertino, sempre às quintas-feiras, das 13h às 17h.

O atendimento para realizar a inscrição ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. No local, será necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF (originais e cópias) do aluno e do responsável legal, caso seja menor de idade, além de comprovante de residência. Para outras informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone (71) 2106-8261.

Ações contínuas – Este ano a FCM já promoveu diversas modalidades de cursos e capacitações para jovens e adolescentes da capital. O intuito é ajudar o público na busca pela primeira oportunidade de emprego, no retorno ao mercado de trabalho ou, ainda, como incentivo ao empreendedorismo.

Dentre as capacitações ocorridas este ano, em diversas unidades da FCM, estão as oficinas de pão delícia, marketing pessoal e profissional, elaboração de currículo, como empreender meu pequeno negócio, redes sociais, entre outros. Ao todo já foram oferecidas aproximadamente 600 vagas em cursos e capacitações em 2022.

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As políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Educação (Smed), ganharam destaque internacional durante o 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, que acontece no Rio de Janeiro. A titular da Secis, Marcelle Moraes, e o secretário da Smed, Marcelo Oliveira, representaram a gestão soteropolitana durante o evento. 

O evento reúne autoridades de todo o mundo para discutir soluções e firmar um pacto global para implementações de iniciativas voltadas aos sistemas alimentares, ou seja, ações que garantem que as pessoas tenham os meios e recursos necessários para uma alimentação saudável, sem comprometer a integridade e a estabilidade do meio ambiente. Em agosto deste ano, a capital baiana deu início ao projeto Educando para Sustentabilidade, com o foco na oferta de uma dieta mais saudável para os estudantes da rede municipal, além de combater as mudanças do clima. 

A iniciativa consiste na substituição de 20% dos alimentos de origem animal por vegetal, a fim de trazer protagonismo ao consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais como base para uma alimentação saudável e sustentável. O programa visa ampliar as opções no cardápio de mais de 145 mil estudantes que terão uma quantidade maior de verduras, legumes, grãos e frutas nas refeições. 

A expectativa é que no primeiro ano, o projeto tenha impacto o ambiental positivo na preservação de 16 mil hectares de floresta (o equivalente a cerca de 16 mil campos de futebol), 400 milhões de litros de água poupados – representando cerca de 3 milhões de banhos de 15 minutos – e mais de 75 mil toneladas de dióxido de carbono não emitidos para atmosfera, o que equivale a mais de 575 milhões de quilômetros de carro não rodados. 

“Estamos construindo, conjuntamente com a Secretaria da Educação, um programa que já está gerando impactos significativos aos sistemas alimentares da capital. É fundamental estreitar essa distância promovendo a produção de alimentos no espaço urbano evitando o consumo e a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, bem como, permitindo o desenvolvimento das comunidades”, pontuou Marcelle Moraes. 

Durante o evento, Salvador foi uma das cidades que realizou a assinatura do pacto global firmando o compromisso na implementação de boas práticas para assegurar a segurança alimentar das pessoas de forma sustentável. Agora, a capital baiana é signatária da rede internacional. 

Educando para Sustentabilidade – O programa Educando para Sustentabilidade teve início em agosto deste ano com o projeto-piloto que englobou 30 escolas selecionadas para teste de aceitabilidade. Em setembro, a iniciativa foi lançada em todas as instituições de ensino da rede municipal. 

Até o final do ano, pelo menos dez hortas escolares serão implantadas para a produção de alimentos no espaço urbano, evitando o consumo e a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, bem como, permitindo o desenvolvimento das comunidades. 

“Já realizamos a capacitação teórica e prática com as nossas equipes de nutricionistas e manipuladores de alimentos que atuam nas cozinhas das escolas. Além disso, estamos desenvolvendo materiais educativos para implementar na grade curricular dos alunos o tema. Nossa expectativa para o próximo ano é ampliar ainda mais o quantitativo de hortas em nossa rede de ensino”, explicou Marcelo Oliveira.

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