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Quem preencheu o formulário na última quinta-feira (8) e estava ansioso por um kit horta, agora já pode conferir o resultado. A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) já divulgou os 100 contemplados do projeto Horta em Casa. A lista pode ser consultada na edição da segunda-feira (12) do Diário Oficial do Município (DOM) ou no site sustentabilidade.salvador.ba.gov.br. A finalidade do projeto é estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa, principalmente em tempos de pandemia.

Em duas edições, o projeto já reuniu mais de 4,2 mil inscrições. “A gente percebe que a população acolheu de braços abertos o projeto. Acredito que o momento que vivemos estimula mais ainda que tenhamos hábitos saudáveis, partindo, sobretudo, de dentro de casa para fora. Por isso, cultivar hortaliças na segurança do seu lar, de maneira simples e saudável, com certeza tem efeito positivo na vida das pessoas", avalia a secretária da Secis, Edna França.

Funcionamento – Nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17) serão entregues 50 kits para a primeira turma, que participará do treinamento virtual no próximo sábado (18). O restante dos kits serão entregues na quinta (22) e sexta-feira (23) da semana que vem para a segunda turma, que receberá o treinamento no dia 24.

Cada morador selecionado receberá um kit contendo jardineira retangular plástica de 45 cm; até quatro mudas de hortaliças (entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa); oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno.

Até o mês de novembro, serão distribuídos um total de 600 kits. Os cidadãos que já foram contemplados não poderão participar das próximas edições. As pessoas que moram no mesmo endereço dos contemplados também não estão habilitadas a aderir ao projeto. A próxima seleção está prevista para acontecer no início do mês de agosto.

 

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Os cinco participantes, que tiveram maior pontuação no quiz on-line “Brincando com o Dois de Julho”, serão premiados com kits de livros abordando temas sobre o patrimônio cultural baiano, doados pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Os prêmios serão entregues na próxima sexta-feira (16).

Os jogos educativos fizeram parte das comemorações pelo Dia da Independência do Brasil na Bahia, promovidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de entreter e estimular o cidadão sobre fatos e personagens históricos relacionados à data.

Classificada em primeiro lugar no quiz, a assessora jurídica Caroline Tupinambá, de 37 anos, acertou todas as dez questões. “Entrei no link, através do site da FGM, vi o jogo, decidi testar meu conhecimento e achei muito legal”, festejou. Caroline lembra que já participou do desfile cívico, lamentando a ausência da participação popular na festa deste ano. “Infelizmente, a gente não teve a possibilidade de ir, mas pude comemorar a data de forma on-line. Achei a programação virtual muito interessante”, destacou.

A vencedora do quiz explicou que os conhecimentos sobre a independência da Bahia foram adquiridos na infância.  “Como minha mãe é professora de história e também socióloga, eu vivencio a história da Bahia desde criança. Para mim é um assunto de grande interesse,“ pontuou. No teste foram colocadas questões referentes à luta das mulheres, às batalhas, datas e locais dos combates, histórias que Caroline ouvia a mãe contar ainda pequena.

O empresário José Roberto de Oliveira, de 51 anos, também ganhador do quiz, lembrou a importância de manter viva a história de luta, que tornou o estado independente.  "É uma data muito importante para todos nós. É uma tradição que precisa ser mantida. Se a gente não cultivar nossa história, ela se perde. Então, é dever de todos os baianos celebrar os personagens importantes que lutaram por nossa independência. A programação virtual, apesar de não ter a emoção do tradicional desfile cívico, demonstra o interesse em manter essa tradição viva," afirmou.

Os premiados vão receber os kits com as publicações: Encruzilhadas Fotográficas de Marcel Gautherot, de Luís Vitor Castro Júnior, via edital Capoeira Viva - Ano I; Ijexá, de Vilson Caetano de Sousa Jr;  História Territorial do Brasil, Felisbello Freire, do IGHB; Relação do Festim, de Jaime Nascimento de Hugo Gama;  Salvador Era Assim - Volume 2; Na Bahia de Dom João VI, de Affonso de E. Taunay, de Manuel R. Querino e Capoeira em Quadrinhos, do Mestre Gajé.

 



 

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Em alusão ao Dia da Pizza, celebrado no último sábado (10), a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) preparou um momento especial nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) – parceiras Adras Barbalho I e II e Barris. A população em situação de rua assistida nesses locais terá uma noite gourmet nesta segunda-feira (12), a partir das 19h, com o prato típico à base de massa guarnecida de molho de tomate e queijo, entre outros ingredientes, com lugar especial no coração dos brasileiros.

O objetivo, segundo o secretário da Sempre, Kiki Bispo, é partilhar afeto com simples ações nesse momento em que as pessoas ainda estão muito afetadas pela pandemia. "Hoje vamos, através da alimentação, transformar essa atividade num momento em que eles possam se sentir mais valorizados, de almas nutridas, e com segurança alimentar”, destaca.

Serão distribuídas 150 massas por unidade, acompanhadas de suco e refrigerante, destinadas a pessoas em situação de rua. “Uma forma simbólica de sempre levar alegria para os que estão em situação de vulnerabilidade”, concluiu Bispo.

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Os trabalhadores do comércio informal de áreas turísticas da capital baiana vão participar de uma nova iniciativa de qualificação profissional, aliada a um conjunto de ações para valorização do segmento. O programa Sou Salvador, cuja primeira etapa alcançará quase 500 ambulantes da região do Centro Histórico com a realização de workshops e acompanhamento especializado, foi iniciado pela Prefeitura nesta segunda-feira (12), com aulas realizadas na Unifacs – Campus Lapa, na Rua da Mangueira, em Nazaré. A abertura contou com as presenças das secretárias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e da Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, além dos parceiros do programa.

Coordenado pelas secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Ordem Pública (Semop) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o projeto tem o objetivo de promover o crescimento pessoal e profissional dos ambulantes. Além disso, pretende proporcionar melhoria na recepção e na qualidade dos atendimentos prestados a baianos e turistas, assim como o reordenamento dos trabalhadores que atuam nesse nicho.

A iniciativa, portanto, será mais uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento da economia do município, visando o crescimento sustentável do mercado informal. Até o dia 9 de agosto, serão abordados assuntos como o mercado informal no contexto turístico, marketing e vendas, hospitalidade/recepção e qualidade no atendimento, educação financeira, conhecimento das principais localidades turísticas do Centro Histórico e manipulação de alimentos e produtos.

As atividades serão desenvolvidas por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wakanda Educação Empreendedora, Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), Parque Social, Universidade Salvador (Unifacs), Instituto Antônio Carlos Magalhães e Sindicato dos Guias Turísticos da Bahia (Sigtur).

Para a secretária Mila Paes, o trabalhador do comércio informal representa uma peça fundamental para a retomada do crescimento econômico da cidade. “Este evento se traduz em algo simbólico. Os ambulantes são especiais para a economia de Salvador, principalmente nas áreas turísticas, pois são porta de entrada da cidade. Espero que aproveitem os treinamentos para que as ferramentas estimulem a concretização de algo transformador nas próprias atividades”, pontuou a titular da Semdec.

Empreendedorismo – Além das palestras, os ambulantes serão direcionados a pensar como empreendedores, através do acompanhamento e orientação pelos agentes de empreendedorismo do Parque Social, que farão orientações financeira e comportamental, fomento ao crédito e o monitoramento das atividades e qualidade do atendimento para crescimento do negócio. A proposta é que os ambulantes executem no cotidiano as práticas de organização, planejamento e controle financeiro, e possam gerir seus negócios de forma consciente para alcançar sucesso e rentabilidade.

A secretária Marise Chastinet mencionou o programa como uma oportunidade para os trabalhadores informais poderem se reciclar em seus conhecimentos. “Esse programa será um caminho ao empreendedorismo. Vai proporcionar melhorias para o comerciante informal, fazendo com que sejam diferenciados e aptos a desenvolver um trabalho com qualidade e eficiência”, acrescentou.

De acordo com a titular da Semop, com objetivo de atender ao processo de reordenamento do mercado informal em Salvador, os ambulantes receberão no final do programa certificados de participação, dando-lhes o direito a obter a licença para atuar na atividade. Além disso, receberão novos fardamentos com número de identificação vinculado à licença, além de um QR Code para controle de pesquisa de satisfação dos serviços prestados aos clientes.

Qualidade no turismo – O titular da Secult, Fábio Mota, destacou que o Sou Salvador está inserido em uma estratégia para potencializar a cidade como destino turístico. Isso porque os visitantes, quando chegam a localidades tradicionais do Centro Histórico como o Pelourinho, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo, costumam gastar com alimentação, souvenirs e artesanatos. As capacitações, dessa forma, irão aprimorar os atendimentos realizados pelos ambulantes que comercializam esses produtos.

"É sempre importante a qualificação de todos os atores que compreendem o setor de turismo, no qual Salvador tem dependência muito grande. Esse projeto vem para melhorar a qualidade dos serviços prestados não apenas para os próprios moradores, mas para os turistas que são a mola mestre da nossa economia", frisou.

Funcionamento – Os treinamentos contarão com turmas distintas, de até 40 pessoas. As palestras são realizadas nos horários da manhã, das 8h30 às 12h45; e da tarde, das 13h30 às 17h45, sempre na unidade da Unifacs, na Rua da Mangueira, em Nazaré.

 “As capacitações obedecem a temas vinculados à realidade do segmento do comércio informal, com objetivo de crescimento pessoal, profissional e da renda”, acentuou Maria Eduarda Lomanto, diretora de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Semdec.

“O que é bom tem que melhorar cada vez mais. Nestas atividades, vamos também ouvir os trabalhadores, trocar ideias, para crescermos juntos, disse Karine Oliveira, gestora do Wakanda – Empreendedorismo Educacional, acreditando na motivação e aprimoramento dos ambulantes inseridos no Sou Salvador.

Expectativa – Os trabalhadores informais receberam o Sou Salvador com confiança na mudança da própria realidade financeira, acreditando que as informações que vão receber devem auxiliar no aperfeiçoamento do exercício da atividade e na rentabilidade. Foi o caso da baiana de acarajé Júlia dos Santos, que atua há anos no Pelourinho “Estou otimista e espero que o programa nos ajude a transformar a nossa realidade”, disse.

Ainda estiveram presentes no evento a diretora geral do Parque Social, Sandra Paranhos; a diretora-executiva do Instituto Antonio Carlos Magalhães, Cláudia Vaz; o, diretor de Gestão do Centro Histórico/Secult, Geraldo Magalhães; o diretor de Operações da Semop, Adriano Silveira; os representantes da Unifacs, Elder Silva, e do Sebrae-BA, Fernando Amaral, além de Wagner Fernandes, representante do Prodetur/Programa Capacita.

 



 

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizou 3.310 vistorias em 81 bairros da capital baiana entre a última sexta-feira (9) e o domingo (11). O período marca a entrada da cidade na fase verde do Plano Salvador, caracterizada pela ocupação dos leitos de UTI inferior a 60% do total. 

No âmbito da força-tarefa liderada pela Sedur, que conta com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), as ações fiscais realizadas no último fim de semana resultaram em dois bares interditados nos bairros de Itapuã e Dom Avelar. Também houve a dispersão de 11 aglomerações.

Já a Operação Sílere, realizada em conjunto pela Sedur e polícias Militar e Civil, com apoio da Transalvador, apreendeu dez equipamentos de som nos bairros Imbuí, Canabrava, São Marcos, Sussuarana e São Cristóvão.

“Com o início da fase verde, observamos com boa expectativa os números da fiscalização. Tivemos poucas interdições, algumas aglomerações dispersadas, mas bem menos do que no fim de semana passado. Com a expansão do horário para as 23h30, houve maior distribuição de público pelos estabelecimentos comerciais”, comentou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas. 

Ele recomendou que as pessoas continuem a respeitar os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, higienização das mesas em bares e restaurantes e que evitem participar de festas clandestinas. Freitas alertou ainda que os eventos sociais só podem ocorrer com limite máximo de 100 pessoas.

Outras ações – Já a Operação Feira do Rolo, integrada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM-BA), mobilizou 98 agentes e 26 veículos na fiscalização do comércio informal realizado no Largo do Tanque, Rua Nilo Peçanha e Avenida Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal. Nos locais, foram apreendidos seis sacos contendo produtos diversos.

A GCM atuou ainda na fiscalização das praias, monitorando o uso da máscara e o distanciamento entre os frequentadores na sexta-feira (9) e sábado (10). No domingo (11), com as praias fechadas como medida de contenção da Covid-19, a GCM acionou a Operação Tira o Pé da Areia, de cunho educativo, no encerramento de práticas esportivas e na retirada de banhistas. A ocorrência de infrações foi baixa porque choveu nesse dia, o que desestimulou a ida de pessoas à praia.

 

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O Plano Inclinado Pilar, que liga a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro do Santo Antônio Além do Carmo, será reaberto aos usuários a partir desta terça-feira (13). O equipamento irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O Pilar, que chegava a transportar em média 500 usuários por dia, estava fechado desde o início da pandemia em Salvador, em março do ano passado. Durante este período, o equipamento também precisou passar por manutenção, após algumas peças terem sido roubadas por vândalos, o que acabou atrasando a reabertura do equipamento.

A partir desta terça-feira, o Plano se junta aos outros três ascensores que já estão em funcionamento na cidade: o Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Comércio ao Pelourinho e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h; o Plano Inclinado da Liberdade, que liga os bairros Liberdade e Calçada e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h; além do Elevador Lacerda, que tem horário de funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 19h30.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, intensifica as ações de controle da leptospirose na Feira de São Joaquim. A mobilização acontece nesta segunda-feira (12), a partir das 15h.

Durante a estratégia, que contará com a atuação de cerca de 30 profissionais entre agentes de combate às endemias, além de biólogos e veterinários que compõem a equipe técnica, será realizado o controle químico (desratização) em todo o entorno da feira. De acordo com a chefe do setor de vigilância e controle das zoonoses, Cristiane Yuki, a mobilização faz parte das operações especiais deflagradas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para monitorar as principais avenidas, córregos e canais, praias e praças da cidade.

“A Feira de São Joaquim é uma das áreas do município com grande vulnerabilidade para infestação de roedores. Por esse motivo vamos intensificar a intervenção química para reduzir a população de ratos nessa região e minimizar os riscos de transmissão da leptospirose. Essa mesma estratégia seguirá em outras localidades que apresentam o perfil mais propício para a infestação de roedores”, explicou Cristiane.

A técnica reforçou ainda a importância de a população fazer a sua parte para garantir a redução da infestação dos roedores na cidade. Os cidadãos podem solicitar a visita das equipes do Programa de Controle da Leptospirose através do Fala Salvador 156. Até o início de julho deste ano, foram registrados 16 casos confirmados de leptospirose em Salvador com a ocorrência de um óbito pelo agravo.

“A intervenção química é apenas um paliativo. Mas, o principal fator que contribui para o aparecimento de ratos é a oferta de alimentos e abrigos. Se a população continuar acumulando entulhos, descartando lixos e alimentos de forma inadequada, outros ratos irão aparecer. Recomendamos que os moradores adotem a prática de dispensar os resíduos somente em horários próximos aos da coleta diária”, destacou.

Leptospirose – A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de roedores e transmitida ao homem. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama tornando vulnerável qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

Os sintomas mais frequentes da leptospirose são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais.

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O tempo de abertura de empresas na capital baiana, que levava até nove dias em 2020, deve chegar a três dias a partir desta terça-feira (13). Isso será possível porque a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) passará a integrar à RedeSim, uma rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados e Municípios.

Com a integração, os serviços de abertura e alterações de empresas serão solicitados de maneira integrada. O cidadão deve fazer o pedido no site da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), através do Sistema de Registro Integrado (Regin), que enviará simultaneamente os dados à Juceb para viabilidade de nome, descrição do objeto social e Cnae fiscal e, em seguida, para viabilidade de localização junto à Sedur. Após a aprovação de ambos os órgãos, será realizada a abertura da empresa.

A gerente de Planejamento Urbano da Sedur, Jealva Ávila, pontua a facilidade proporcionada pela integração. "O cidadão só precisará acessar um único local para abrir sua empresa. Com isso, evita-se a duplicidade de documentos e exigências, garantindo agilidade e clareza de todo o processo", declara. Jealva afirma ainda que a facilidade na abertura das empresas vai ajudar a atrair mais investimentos para a cidade.

Agilidade – No mês de maio ocorreu a integração da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Além da emissão rápida e digital do alvará de funcionamento, a Sefaz unificou a Taxa de Licença e Localização (TLL) à Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) em um único Documento de Arrecadação Municipal (DAM), e prorrogou o vencimento para 60 dias a partir do lançamento da inscrição municipal. Assim, o empreendedor não precisa mais pagar antecipadamente a TLL.

O avanço proporcionou mais celeridade não apenas na abertura, mas também em alterações e baixas de empresas, bem como na unificação de dados cadastrais em sistemas da Sefaz e Sedur. “A Sefaz tem tomado uma série de medidas para modernizar a relação com o contribuinte e aumentar a produtividade de processos da pasta. A adesão à Redesim é mais uma ação para que a gente consiga agilizar o ambiente de negócios aqui em Salvador”, conta a titular da Sefaz, Giovanna Victer.

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Com o início da fase verde do plano de retomada das atividades econômicas em Salvador, a partir desta sexta-feira (9), espaços como teatros, circos, centros culturais, museus, galerias de arte, bibliotecas e similares, assim como parques públicos municipais, estão autorizados a abrir as portas ao público. Esses estabelecimentos deverão seguir uma série de protocolos sanitários para garantir um retorno seguro, a fim de coibir e minimizar os riscos de contágio da Covid-19. Todas regras estão definidas no decreto 34.124, publicado na quinta-feira (8) em edição extra no Diário Oficial do Município (DOM). 

Teatros – No caso dos teatros, estes locais podem funcionar sem restrição de dias e horários, com capacidade máxima de público por apresentação de 50% em cada sala de espetáculo. Em complexos que possuam mais de uma sala, deve-se escalonar os horários de início e encerramento das sessões, de maneira a reduzir o número de frequentadores acessando o local ao mesmo tempo.

Em um mesmo procedimento de compra de ingresso poderão ser adquiridas até duas poltronas vizinhas. Na aquisição de ingresso para poltrona única, o assento vizinho que poderia ser adquirido deve ser bloqueado no sistema, ficando imediatamente indisponível para venda.

Além disso, a comercialização de ingressos e a concessão de cortesias passam a ser preferencialmente virtuais e, quando o acesso for gratuito, deverá ser feito agendamento pela internet. 

A venda física dos bilhetes, por sua vez, poderá ser realizada desde que sejam colocados dispensadores de álcool a 70% ao lado de cada bilheteria e haja separação através de barreiras físicas entre os trabalhadores do teatro – que deverão estar usando máscaras e face shield – e os clientes.

E mais: as salas devem ser abertas com pelo menos 30 minutos de antecedência e evitar se buscar eliminar filas para apresentação do ingresso. Caso não seja possível, o estabelecimento terá que providenciar marcações no chão com 1,5 metro de distância entre as pessoas.

No início e ao final de cada espetáculo, as portas de acesso e saída das salas e dos corredores devem permanecer abertas, sendo higienizadas ao final da sessão. Também fica limitado o acesso ao palco e aos camarins apenas aos artistas e equipes técnicas, sempre mantendo o distanciamento previsto no protocolo geral. 

O uso constante de máscaras nos camarins deverá ser respeitado o limite de uma pessoa a cada quatro metros quadrados.  Está proibido o compartilhamento de figurinos e maquiagens entre os artistas e facultado o uso de máscaras pelos artistas durante as apresentações, atuações e performances, desde que respeitado o limite mínimo de distanciamento de, pelo menos, cinco metros com o público. Caso necessário, as primeiras fileiras de poltronas poderão ser bloqueadas para garantir esse distanciamento.

Circos – Já os circos podem funcionar de segunda-feira a domingo, das 10h às 23h. A capacidade em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o limite máximo de 50% da arquibancada ou 200 pessoas, o que for menor, incluindo neste limite os trabalhadores e prestadores de serviço.

Em um mesmo procedimento de compra de ingressos, podem ser adquiridos até quatro assentos vizinhos. Outra regra a ser observada é que o público deve permanecer sentado durante todo o espetáculo.

A saída das pessoas deverá ser escalonada por fileiras de assentos, começando por aquelas mais próximas das portas, terminando pelas mais distantes. Além disso, devem ser evitados intervalos durante as apresentações. Não sendo possível, os espectadores têm que ser orientados a permanecer em seus lugares.

Os serviços de preparação dos artistas para o espetáculo, como maquiagem, cabelereiro, auxílio para vestir e trocar figurinos, quando realizado por pessoas não pertencentes ao mesmo grupo familiar, devem ser feitos por profissionais usando os EPIs adequados e mantendo todos os requisitos de segurança necessários.

Vale reforçar que, assim como nos teatros, o acesso ao palco e aos camarins está limitado apenas aos artistas e equipes técnicas, sempre mantendo o distanciamento previsto no protocolo geral e uso constante de máscaras. Ainda nos camarins, deverá ser respeitado o limite de uma pessoa a cada quatro metros quadrados.

Não devem ser compartilhados itens entre os artistas durante o espetáculo, a exemplo de toalhas e garrafas de água. Os microfones devem ser de uso exclusivo para cada artista e deverão ser higienizados ao final das apresentações.

Espaços culturais – Os centros culturais, museus, galerias de arte, bibliotecas e similares podem funcionar das 10h às 20h, sem restrição de dias da semana, inclusive feriados. O limite máximo de ocupação simultânea é de 50% da capacidade máxima de cada estabelecimento, não podendo exceder o máximo de 200 pessoas simultâneas.

A venda de ingressos deve ser virtual, preferencialmente, enquanto que as visitas terão horários previamente marcados, inclusive quando o acesso for gratuito. Sempre que possível, deverão ser designadas portas específicas para entrada e saída dos frequentadores e, no caso de impossibilidade, será de responsabilidade da administração do estabelecimento organizar o fluxo para evitar aglomerações.

Os frequentadores deverão ser orientados a permanecer no local por um período máximo de uma hora, sempre observando o afastamento mínimo de 1,5 metro. O uso de máscaras é obrigatório durante toda a visitação.

O circuito a ser seguido pelos frequentadores deve ser de mão única e estar sinalizado de forma clara e visível. A higienização de objetos manuseados, a exemplo de livros, deve ser realizada antes e após cada uso.

Quando possível, deve-se manter as portas e janelas abertas para melhorar a ventilação do local e, no caso de ambiente refrigerado, o sistema não poderá ser mantido no modo de recirculação do ar. Os elevadores são restritos a idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção e só podem ser utilizados ao mesmo tempo por pessoas que pertençam a uma mesma unidade familiar.

Não podem ser exibidas obras, exposições e filmes interativos, estando proibida, ainda, a realização de apresentações ou performances interativas ou que estimulem o contato ou a redução do distanciamento mínimo entre as pessoas. Além disso, está proibida a realização de palestras, oficinas, reuniões, exposição, apresentação, eventos e similares que estimulem ou ensejem interação, assim como visitas guiadas e o uso de audioguias.

Está permitida a exibição de filmes ou vídeos apenas em espaços abertos, com duração máxima de 15 minutos, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e uso de máscaras. Os estabelecimentos devem retirar ou isolar fisicamente sofás, bancos, poltronas e cadeiras dos espaços comuns.

 



 

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