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O programa Codecon & Você está de volta, desta vez direcionado a consumidores, que serão capacitados sobre temas como direitos básicos, princípios e conceitos da relação de consumo, práticas e cláusulas abusivas, entre outros. As primeiras capacitações acontecerão nos próximos dias 3 e 5 de agosto, nas Prefeituras-Bairro Subúrbio e Ilhas e São Caetano e Liberdade.

As inscrições continuam abertas até o dia 2 de agosto para a Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, e até o dia 4 de agosto, para a Prefeitura-Bairro São Caetano e Liberdade, com vagas limitadas. Para se inscrever e consultar outras datas, o consumidor deve acessar o formulário https://bit.ly/3l0Rvpv na internet. O programa vai atingir todas as Prefeituras-Bairro da capital e os participantes receberão certificado.

O diretor geral da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon),  Humberto Viana, falou sobre a importância de educar o consumidor: “Nós precisamos capacitar os consumidores para a relação de consumo, ensinando sobre seus direitos e deveres. Dessa forma, todo cidadão pode ser um fiscal, além de tornar esta relação mais equilibrada”, ressaltou. O Programa cadastrou 3.816 estabelecimentos e certificou 586 consumidores e fornecedores de Salvador, entre 2019 e 2020.

Certificação – Quanto aos fornecedores, serão atendidos pelo programa Selo de Certificação Codecon: Lojista Legal, apresentando conteúdos atualizados e direcionados para os comerciantes, que desejem renovar ou obter o selo. Com a nova versão para consumidores e com o programa exclusivo para lojistas, a Codecon pretende avançar na missão de conscientizar os públicos envolvidos, sobre seus direitos e deveres.

Para denunciar, o consumidor deve utilizar o aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou a Central de Atendimento Fala Salvador – 156.



 

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“Atenção, o motorista pode não estar vendo você”. Com esta frase, a Secretaria de Mobilidade (Semob) irá alertar motociclistas, ciclistas e pedestres sobre o “ponto cego” dos ônibus, um espaço de aproximadamente quatro metros a partir do banco do motorista no qual o condutor não consegue enxergar motos ou bicicletas que estejam trafegando ao lado do veículo. Os primeiros ônibus começaram a receber a sinalização a partir desta terça-feira (27), quando também é comemorado o Dia do Motociclista.

Tanto a frota de 1,8 mil veículos do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) quanto os 210 “amarelinhos” do Transporte Complementar (Stec) receberão dois adesivos – um de cada lado do veículo – para alertar sobre o espaço em que não é possível visualizar aqueles que estejam naquele ponto. O prazo para finalizar a adesivação de toda a frota que atende a cidade é de 60 dias.

De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, a ideia surgiu após trocas de experiências com outras cidades que já adotaram a estratégia, após encontros com participantes do Programa QualiÔnibus do WRI Brasil. “Estamos sempre em busca de ações que possam gerar ganhos na segurança e mobilidade urbana da cidade, e identificamos a oportunidade de trazer esta iniciativa para Salvador”, observou Muller. 

A estratégia busca reduzir o número de acidentes envolvendo as partes mais vulneráveis no trânsito e os ônibus que operam na cidade.  “O objetivo da sinalização é alertar, em especial os ciclistas, motociclistas e pedestres, que acabam sendo as principais vítimas de acidentes no trânsito, para que, no intuito de garantir sua própria segurança, evitem se posicionar próximo a este ponto”, frisou o gestor.

Segurança viária – Em Fortaleza, por exemplo, uma das primeiras cidades a implementar este tipo de sinalização, a autarquia municipal de trânsito registrou, entre 2017 e 2020, uma redução de 79% nos acidentes envolvendo ônibus. Além de Fortaleza, cidades brasileiras como Belo Horizonte e São Paulo, além de Bogotá, na Colômbia, e cidades do Reino Unido já adotam a medida de segurança na própria frota de transporte coletivo.

“Toda estratégia que possibilite a orientação adequada dos condutores é salutar porque possibilita a redução de acidentes. Com certeza, essa iniciativa capitaneada pela Semob vai ser bastante benéfica para o trânsito de Salvador e, sem dúvida, impactar positivamente a segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos. Em 2020, o órgão de trânsito registrou 110 acidentes com vítimas entre ônibus e pedestres, ciclistas e motociclistas.

“Escolhemos esta data tão emblemática para chamar a atenção da sociedade e principalmente da própria categoria, uma das principais vítimas de acidentes, sobre a necessidade de se manter o distanciamento correto destes pontos onde o motorista de ônibus não consegue enxergar veículos de pequeno porte”, frisou Muller.

 

 



 

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O setor de turismo é considerado um dos pilares da economia de Salvador, sendo responsável pela geração de milhares de empregos e postos de trabalho. E para impulsionar a retomada do segmento, que foi um mais impactados pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (Abih-BA), realizará o Road Show Salvador 2021, como parte da estratégia para promover a capital baiana nos seus principais mercados emissores de turistas do Brasil e da América do Sul. O investimento para execução dessa estratégia é de R$300 mil.

As novidades foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, nesta terça-feira (27), durante coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos, no Centro. Também estiveram presentes os presidentes da Abih-BA, Luciano Lopes, e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Ângela Carvalho, entre outros representantes ligados ao trade. Ainda na ocasião, foi divulgado o balanço do projeto Live Tour Salvador – maratona de transmissões ao vivo nas redes sociais que apresentou parte da diversidade de equipamentos e pontos turísticos que existem na cidade.   

O Road Show Salvador prevê a realização de capacitação voltada para o canal de vendas do turismo, incluindo operadores e agentes de viagens, e acontecerá em mais de dez cidades do país e do exterior – todas elas oferecem voos para a capital baiana. A iniciativa começa já partir desta sexta (30) e deve durar até o final do ano. Estão programadas visitas a Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo/ABC (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), além de Buenos Aires e Córdoba (ambas cidades na Argentina), e Santiago (Chile).  

Com os números da crise sanitária controlados e em queda, a ideia também é mostrar que a capital baiana está preparada para retornar às atividades turísticas, assim como os investimentos municipais e protocolos sanitários adotados para tornar a vinda dos turistas de forma segura.

Outras ações – Dentro da estratégia também será realizada Famshows (viagens de familiarização), com o objetivo de trazer para Salvador os principais agentes de vendas e profissionais que influenciam a decisão de viagens do chamado público final, bem como clientes corporativos para viverem as experiências proporcionadas pela cidade.  

Ainda como parte da estratégia de promoção do destino Salvador, a Prefeitura apoiará a realização do Hospitality Experience, evento organizado pela Abih e que tem a finalidade de trazer as novas tendências do mercado de turismo, capacitação, oportunidades de network, palestras sobre as diversas temáticas de interesse do segmento, além de discutir políticas públicas para o setor.

Bruno Reis destacou que a ideia com essas novas ações é fazer com que a cidade volte a brilhar no turismo. “Estávamos vivendo, entre o final de 2019 e início do ano passado, talvez o melhor momento nos últimos dez anos nesse setor. Até que, em março de 2020, o mundo todo foi atingido pela pandemia da Covid-19. Ao longo dos últimos 16 meses, o setor foi um dos mais comprometidos. A Prefeitura fez tudo o que esteve ao alcance para tomar as decisões em conjunto, mantendo diálogo permanente com o trade. Foram decisões difíceis, mas cruciais para que pudéssemos chegar aqui e olhar para trás e ver que elas foram acertadas”.

“Temos muita fé e esperança de começar, definitivamente, a virar esta página. A Prefeitura não medirá esforços para recuperar o turismo”, acrescentou o chefe do Executivo municipal. 

Estimativa – Com essas ações de promoção do destino Salvador no país afora, a estimativa é que o setor turístico se fortaleça já a partir do próximo verão. Entre dezembro de 2020 e março passado, a taxa de ocupação hoteleira na capital ficou apenas em 34,50%. Nas duas projeções traçadas para temporada 2021/2022, uma delas prevê ocupação de 51,81% (cenário adverso); enquanto a outra, 75,84% (cenário promissor). 

Live Tour – Entre os dias 13 de junho até a sexta passada (23), a Prefeitura realizou 11 edições do projeto Live Tour Salvador, em parceria com a Abav-BA. Foram mais de 13 horas de conteúdo, 18 agências de receptivo participantes, mais de 70 atrações turísticas apresentadas e cerca de 80 pessoas envolvidas, entre produção técnica e convidados.

Ainda segundo dados da Secult, as transmissões alcançaram mais de 1 milhão de visualizações e mais de 52 mil interações nas redes sociais, além de 5,1 milhões de impressões em anúncios e mais de 250 mil visitas ao site salvadordabahia.com.

Conduzidas pelo jornalista José Raimundo, as lives contaram com a participação de guias, historiadores e especialistas, e foram transmitidas diretamente dos perfis do Facebook, Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia. As edições do projeto ressaltaram as belezas de Itapuã, Beach Clubs, Rio Vermelho, Memorial Irmã Dulce, Humaitá e Bonfim, Rua Chile e Praça Castro Alves, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Ilha dos Frades e Barra.

“Fomos surpreendidos com esse projeto que foi uma ação inédita e que mostrou pontos turísticos de forma detalhada. As agências de viagem do receptivo tiveram a oportunidade de mostrar a todos que estavam assistindo o trabalho é feito junto aos turistas”, celebrou a presidente da Abav, Ângela Carvalho

O titular da Secult, Fábio Mota, apontou que o turismo é responsável por 30% da renda da capital baiana e os demais 70%, de serviços. Desde janeiro passado, a Prefeitura montou estratégia para, num primeiro momento, fazer as ações para promoção do turismo interno. “O primeiro projeto exitoso foi o Live Tour. No período de realização dessa iniciativa, os números mostram que a ocupação hoteleira saiu de 21% para 41%”, comparou.

Estratégia – O potencial turístico diferenciado de Salvador se reflete nas belezas naturais, sol e praia, cultura, gastronomia, no povo alegre e acolhedor. Para receber turistas de todas as partes do mundo, a primeira capital do Brasil tem à disposição 39 mil leitos na rede hoteleira, mais de 300 meios de hospedagens, cinco centros de convenções e mais de 5,2 mil restaurantes.

Desde 9 de julho passado, a cidade está na fase verde do plano de retomada das atividades econômicas, que determinou a reabertura e ampliação de horário de funcionamento de espaços como teatros, centros culturais, museus e galerias de arte, parques de diversão, praias, parques públicos, bares, restaurantes e shoppings. A partir das flexibilizações, a ideia é avançar na retomada do turismo e movimentar novamente a cadeia produtiva ligada ao turismo.

“A fase verde ativada faz com que haja ampliação da procura pela cidade. Essa retomada é fundamental porque Salvador precisa restabelecer o fluxo de turistas que reduziu bastante, apesar de que junho e julho sinalizaram um pequeno crescimento em relação a meses anteriores. Mas ainda é muito insuficiente para cobrir os prejuízos e despesas que um hotel tem”, revelou Luciano Lopes.

Já a partir desta (30), afirmou o presidente da Abih, ocorrerá a primeira ação do Road Show Salvador, em Porto Alegre, durante a realização da 35ª Feira de Negócios Turísticos Ugart. O objetivo é capacitar no local mais de 100 pessoas, entre agentes e operadores de viagem.

Novos projetos – O prefeito também aproveitou para informar outras ações a serem realizadas pela Prefeitura em breve. Uma delas está prevista para amanhã (28): a ordem de serviço para a requalificação total do Museu da Misericórdia, no Centro. Também está sendo concluída a licitação para recuperação total do Mercado Modelo, com obras a serem iniciadas até 15 de agosto.

Além disso, o Monumento à Cidade do Salvador, do artista Mário Cravo, está em fase de contratação da estrutura e a recuperação deverá ser feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). A Prefeitura pretende, em breve, soltar licitação no sentido de implantar um memorial às vítimas da Covid-19 e trabalhadores da saúde, na Praça Cairu – a previsão inicial é de que o monumento seja entregue quando Salvador atingir 100% da população imunizada.

Na semana passada, empresários estiveram na cidade para discutir a implantação de uma roda gigante na capital baiana, nos mesmos moldes da existente no Rio de Janeiro, que deverá estar disposta ao lado do Doca 1 e Hub Salvador. Por fim, o prefeito informou que a inauguração da Cidade da Música, no Comércio, deve ocorrer assim que os protocolos do evento-teste estiverem prontos e serão anunciados no local. 

“O cenário em 2013 era de uma cidade destruída. Começamos a mudar essa realidade e a partir de um esforço grande para chegarmos a esse novo momento de reposicionamento da cidade e do mundo. Quem vem a Salvador hoje sai falando bem”, salientou Bruno Reis.

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Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica a oferta de vacinas antirrábicas em Salvador. A partir desta terça-feira (27), equipes volantes percorrem as ruas do Barro Duro e realizam a imunização casa a casa, com objetivo de proteger os animais da localidade. A ação ocorre até a próxima sexta-feira (30), das 9h às 13h.

Será uma oportunidade de atualizar a situação vacinal dos bichos. Para ser imunizado, o animal deve possuir mais de três meses de idade e não pode estar doente. Nesse momento, a estratégia está acontecendo nas localidades da capital baiana que fazem fronteira com outros municípios da região metropolitana.

De acordo com a chefe do Setor de Raiva e veterinária do CCZ, Danielle Dantas, a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. “A raiva é uma doença que não tem tratamento e pode levar o animal ou o ser humano a óbito, em caso de contágio. A vacinação é uma intervenção segura e eficaz e incentivamos todos os donos a vacinarem seus animais”, destacou.

  

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A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) inicia, nesta quarta-feira (28), o pagamento da 16ª parcela do Salvador Por Todos, benefício municipal no valor de R$270 para trabalhadores informais. Neste mês, serão contempladas 4.278 pessoas com idade inferior a 42 anos, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Salvador.

“Salvador é a única cidade brasileira que mantém o pagamento do beneficio, financiado com recursos próprios, sem interrupções. Nesta parcela, foi realizada uma revisão no número de contemplados, uma vez que os maiores de 42 anos já estão vacinados com pelo menos uma dose, e, por isso já estão retomando suas atividades, com todas as precauções necessárias”, pontuou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Funcionamento – O benefício financeiro foi criado em março de 2020, e desde então, vem atenuando os efeitos causados pela pandemia de Covid-19, para os trabalhadores informais, cadastrados nos órgãos municipais, e que ficaram impossibilitados de trabalhar devido a necessidade de isolamento social. Pessoas em situação de rua, ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, feirantes, baleiros, guardadores de carro, recicladores, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo acima de 60 anos são beneficiários do programa.

Cronograma

Nomes iniciados com as letras A, B, C, D e E: saque a partir do dia 28/7 (quarta-feira)

Nomes iniciados com as letras F, G, H, I, J, K, L: saque a partir do dia 29/7 (quinta-feira)

Nomes iniciados com as letras M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, Y, X, Z, K e W: saque a partir do dia 30/7 (sexta-feira).

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Aqueles que vêm trilhando um longo caminho têm hoje, 26 de julho, uma data dedicada só para eles: o Dia dos Avós. Para marcar o momento, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) preparou uma programação especial para os idosos do Abrigo D. Pedro II. Chá servido com quitutes e música ao vivo deram esperança e levaram ternura à tarde dos acolhidos, tornando o momento muito especial.

O titular da Sempre, Kiki Bispo, ressaltou que também é papel da assistência social proporcionar esses momentos para os que estão em situação de vulnerabilidade. “Nos abrigos, infelizmente, nem todos possuem esse aconchego dos seus netos, familiares, em especial nesse período de pandemia. Então, cumprindo nossa função, buscamos proporcionar o máximo de alegria e amor para suprir a tristeza que eles trazem em seus corações”, declarou.

Dona Leda Maia, 63 anos, não escondeu a emoção. Acolhida há 18 meses, declarou que é triste ficar longe da família e dos netos, mas é necessário por causa da pandemia. “Tenho contato com eles por telefone. Quando puder encontrá-los vai ser muita alegria”, projetou.

A programação ocorreu após todos os idosos estarem com o ciclo de vacinação contra a Covid-19 completo, com a presença apenas deles e dos técnicos que os acompanham diariamente. As atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia.

 

 



 

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Noções de primeiros socorros com exercícios práticos foram apresentados, nesta segunda-feira (26), por integrantes do Corpo de Bombeiros aos técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) que atuam nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), programa educativo voltado às comunidades que vivem em áreas de risco.

Ministrado no Complexo de Ensino e Instrução de Bombeiros (Ceib), em Simões Filho, o treinamento teve como facilitador o tenente do Corpo de Bombeiros Paulo Batista, auxiliado pelos aspirantes Leonardo, Maltês e Fernando José. Foram abordados os temas gerenciamento de risco, acionamento do socorro, desmaios, convulsão, ferimentos, queimaduras, engasgo e manejo de botijões de gás.

"A atividade teve como objetivo capacitar os técnicos da Codesal que atuam nas comunidades para serem multiplicadores nas capacitações do Nupdec e para situações de emergência em períodos de evacuação", explicou a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

Ela acrescentou que o curso foi realizado graças a uma parceria feita com o diretor do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Nelzito Coelho Oliveira Filho. A iniciativa integra o programa de ações sociais e educativas da Codesal.

 

 

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O Castramóvel, serviço municipal gratuito de castração de cães e gatos, está dando continuidade à implantação de microchips em animais, por meio de cirurgia. A medida é aplicada desde 2013, quando o serviço de castração teve início na capital, com o objetivo de mapear os animais beneficiados e obter dados para melhorar as políticas públicas ofertadas pelo setor, na capital baiana.

De acordo com a titular da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e responsável pelo Castramóvel, Tainara Ferreira, o microchip é um recurso importante, por fornecer o histórico do pet. Além disso, é possível identificar quais deles passaram pela castração por meio do serviço público.

Quando o cidadão solicita a cirurgia do cão ou gato, são anexadas ao Registro Geral de Animais (RGA) – um cadastro municipal para controle animal – informações como nome, porte, cor da pelagem, histórico de vacinação e informações do tutor. Esses dados podem ser obtidos por meio da leitura do chip do animal, realizada com um aparelho específico de controle, pertencente à Dipa.

Mesmo não sendo usado como recurso para localizar o pet, caso ele se perca, o microchip pode ser instrumento de conferência do tutor, para checar se o animal que encontrou é de fato o seu. Caso o responsável encontre seu pet perdido e queira confirmar se ele é mesmo o seu amigo, é possível entrar em contato com a diretoria para solicitar que a equipe faça a leitura do chip do animal. A solicitação pode ser feita através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ainda pelo Fala Salvador, no telefone 156.

A recomendação da diretoria é que os animais usem coleiras de identificação e, caso possuam o microchip, tenham o número do registro gravado na plaquinha. Esse cuidado auxilia caso alguém localize o animal perdido e entre em contato com a diretoria em busca do tutor.

Castrações – Apenas no ano de 2020 foram realizadas 8.843 castrações de cães e gatos em Salvador, por meio do Castramóvel. Este ano já foram efetuadas 7.958 cirurgias. Os procedimentos são efetuados em duas unidades móveis do Castramóvel e em clínicas conveniadas com a Prefeitura.

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A capital baiana possui 763 luminárias do seu parque luminoso conectadas à telegestão. A tecnologia gera economia de até 35% no consumo de energia e possibilita o monitoramento da iluminação pública, através de dispositivos como tablets e smartphones. Por meio da telegestão, as luminárias são acionadas automaticamente, conforme a intensidade de iluminação da via.

Até 2024, a Prefeitura prevê instalar 54 mil pontos de iluminação conectados ao sistema. Estratégia para tornar Salvador uma cidade inteligente, a tecnologia já funciona nas avenidas Luís Eduardo Magalhães e Mãe Stella de Oxóssi, túnel Américo Simas, fortes Santa Maria e São Diego, Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, e Tribunal de Contas do Município.

A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da capital, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já estuda a ampliação do projeto em mais cinco novas vias, dentre elas a Avenida Cônego Pereira, e regiões como a Orla Marítima. "Salvador está investindo em modernização. Em 2022, teremos uma cidade com 100% de lâmpadas led, utilizando apenas recursos municipais”, previu o diretor de Serviços de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.

Segundo ele, a telegestão é o segundo passo após a modernização, utilizada como tecnologia aliada à iluminação pública e porta de entrada para outros serviços do conceito de cidade inteligente, como wi-fi e monitoramento por câmera. “A telegestão vai possibilitar que esses serviços sejam implantados e agregados futuramente," assegurou.

"O sistema possibilita que a luminárias de inteligência possam regular o fluxo luminoso, de acordo com a necessidade da avenida. Se uma determinada via estiver recebendo uma iluminação natural, de 5h30 às 6h, e o protocolo da Prefeitura for ligar as luminárias às 5h30, observada a incidência de iluminação natural maior, a telegestão permite regular a quantidade de luz que a lâmpada emite", exemplificou Rafael Guedes, coordenador da Modulus One, empresa que executa a tecnologia em Salvador.

A telegestão começou a ser difundida no Brasil em 2016. A capital baiana foi uma das primeiras a investir na tecnologia. "A iluminação pública é a gênese de uma cidade inteligente, porque ela cria uma malha de conectividade para outros dispositivos. Uma cidade inteligente é aquela onde o cidadão interage com o equipamento público, criando uma sinergia quase perfeita. Salvador está caminhando para ser a primeira cidade inteligente do país", afirmou Guedes.

Monitoramento em tempo real – O gerente de Planejamento e Projetos, Igor Moreira, explicou o processo operacional de monitoramento da telegestão. "O sistema gera alarmes, o que permite eficientizar bastante nosso trabalho. Recebemos notificação de lâmpadas apagadas, instabilidade e fornecimento de energia. O sinal dispara no celular e e-mail.”

Pelo sistema, é possível ainda fazer um monitoramento em tempo real, criando interatividade com o controlador. “Com um treinamento rápido, a gente consegue criar parâmetros e perfis, além de monitorar toda situação da avenida,” concluiu.

 

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