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Com o horário de funcionamento dos bares e restaurantes ampliado e a abertura das praias, todos os dias da semana em horário livre, à exceção do Porto da Barra, a força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), reforçou as fiscalizações, durante o final de semana (24 e 25), em Salvador.

Foram realizadas 2.407 vistorias em 74 bairros e interditados nove bares, em Praias do Flamengo, Itapuã, Stiep, Barra, Cidade Nova, Caminho de Areia, Ribeira e São Marcos. Também houve a dispersão de 11 aglomerações. Desde o último dia 9, a Sedur fez 14.269 vistorias, 14 interdições e dispersou 38 aglomerações.

Já a Operação Sílere, realizada em conjunto pela Sedur e polícias Militar e Civil, com apoio da Transalvador, apreendeu 74 equipamentos de som, nos bairros Mussurunga, Periperi, Lobato, São Cristóvão, Bairro da Paz, Ribeira, Pernambués, Boa Viagem, Saboeiro e Cidade Nova. As localidades que mais originaram denúncias, durante o final de semana, foram Paripe, Boca do Rio, São Cristóvão e Uruguai.

"Percebemos que as pessoas estão atendendo aos protocolos de prevenção, pois, durante as fiscalizações, tivemos apenas nove interdições, um número pequeno diante do total de estabelecimentos vistoriados. Observamos também que o prolongamento dos horários de funcionamento está atendendo às expectativas dos comerciantes, que estão seguindo à risca os protocolos de segurança, para que aos poucos a cidade volte a funcionar normalmente", avaliou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

Outras operações – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou em Patrulhamento preventivo em parques e praças, além de apoiar operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador. Durante as ações, não foram registradas ocorrências. Já o movimento nas praias foi considerado tranquilo.

A Operação Feira do Rolo, integrada pela Semop, GCM, e pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM-BA), mobilizou 49 agentes e 12 veículos, na fiscalização do comércio informal, no Largo do Tanque, Rua Nilo Peçanha e Avenida Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal.

 

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A partir desta segunda-feira (26), a capital baiana dá mais um importante passo para o desenvolvimento da economia na cidade considerando um importante setor: o náutico. Uma das ações foi a implantação do Comitê Náutico de Salvador, reunindo membros das esferas municipal, estadual, federal e da sociedade civil com o objetivo de discutir e de sugerir estratégias para o fortalecimento do turismo e atividades náuticas na capital baiana. A cerimônia de instalação do comitê e de posse dos membros ocorreu durante a manhã, no Palácio Thomé de Souza, e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e dos membros empossados.

Durante o evento, foi apresentado um estudo feito pela Secult, contendo estratégias para o desenvolvimento econômico náutico no Município previstas para os próximos quatro anos. Uma dessas estratégias – a revitalização dos píeres de Salvador, começando pelo de Santa Maria situado na Barra – foi autorizada pelo prefeito durante o evento. A ação vai viabilizar a criação de uma via náutica para a cidade.

 O prefeito Bruno Reis ressaltou o estudo e o lançamento do comitê como um importante passo para o aproveitamento de toda a potencialidade que a Baía de Todos-os-Santos tem para oferecer, impulsionando o desenvolvimento econômico e sustentável e a geração de emprego e renda na cidade.

“Nestes sete primeiros meses de gestão e de enfrentamento da pandemia, mesmo com o envolvimento para resolver uma série de questões, nós não deixamos de planejar e preparar a cidade. E agora que a pandemia começa a ceder, chegou o momento de avançarmos. Então, foi lançado esse comitê e realizado esse planejamento, por meio do Prodetur, para dinamizar e aproveitar esse potencial para Salvador”.

“A partir de agora, queremos tirar as iniciativas estudadas e planejadas do papel. Vamos aproveitar a transversalidade com os órgãos estaduais e federais, pois muitas dessas ações dependem da licença de outros órgãos, e sentar também com a sociedade civil para validar as estratégias. A primeira ação nossa será a recuperação dos píeres, que irá permitir que façamos a via náutica, ligando toda a Baía de Todos-os-Santos e servindo para o turismo e transporte público”, explicou Mota.

“Sem dúvida, Salvador tem um potencial muito grande para toda essa economia que gira em torno dos eventos, esportes e da própria atividade náutica como um todo, pois somos contemplados com a segunda maior baía de águas mornas do mundo. Portanto, esse é um ativo que a cidade precisa e começa a potencializar, gerando bons resultados para a cidade”, opinou a integrante do comitê e titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Expectativa – Para Mário Dantas, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) e um dos membros do comitê, a dinamização das atividades náuticas na cidade vai ajudar a potencializar o turismo e, com isso, gerar emprego e renda na cidade. “Essa é uma iniciativa brilhante da Prefeitura. Realmente, Salvador e a Bahia são presenteadas por Deus por ter a Baía de Todos-os-Santos costeando a cidade, e essa iniciativa da Prefeitura visa fortalecer toda e qualquer iniciativa que vai gerar emprego. A indústria do turismo é socialmente justa e inclusiva na sua essência e gera emprego e renda em todos os níveis da sociedade e em vários setores da economia”.

O titular da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU), Antônio Eduardo Abreu, definiu a iniciativa como astuta e competente. “Realmente é uma ação muito importante da Prefeitura no sentido de reconquistarmos essa linda baía que precisa produzir muito mais em nível econômico. Tenho certeza que dará um dinamismo significativo, com a instalação de píeres e revitalização de equipamentos outros em tratativa de repasse para a Prefeitura, a exemplo do forte São Marcelo e Mercado Modelo”.

Estratégias – O planejamento para o desenvolvimento da economia náutica de Salvador prevê estratégias como a recuperação e modernização de rampas públicas de acesso ao mar; o apoio e incentivo à construção e adequação de espaços para novas marinas; o apoio institucional à legalização das marinas existentes; o planejamento para a criação de uma via náutica em Salvador e a realização de iniciativas para a recuperação ambiental do mar.

Também estão em pauta o programa de saneamento e a implementação de projetos náuticos sociais, por meio da criação de escolas de atividades náuticas e de cursos e qualificação profissional em náutica para jovens carentes; investimento na revitalização dos passeios náuticos desenvolvidos pelas escunas; resgate e revitalização socioeconômica dos saveiros; criação de projetos para a captação de eventos náuticos nacionais e internacionais; realização do primeiro salão náutico de Salvador; valorização da arqueologia subaquática e da etnografia do mar e criação do SAC náutico da cidade para ajudar o navegante que chega à capital.

Outras ações importantes estão previstas no documento, a exemplo da criação do Parque Marinho Cavalo Marinho; da requalificação do trecho de orla entre a Boa Viagem e Calçada; da realização da dragagem do canal da Ribeira; da recuperação do antigo hidroporto do Porto dos Tainheiros, também na Ribeira; da implantação de uma zona livre de comércio de produtos náuticos e da criação do Samu náutico e da Guarda Costeira Municipal.

Comitê – O comitê náutico municipal conta com cerca de 20 membros das esferas municipal, estadual, federal e da sociedade civil. Entre os membros está o engenheiro e velejador Aleixo Belov, ucraniano que tem no currículo cinco voltas ao mundo, já ajudou a construir importantes projetos marítimos para a cidade, entre eles a construção de alguns terminais e do Museu do Mar previsto para ser inaugurado ainda esse ano no Santo Antônio Além do Carmo.

“Eu faço com muito gosto as obras aqui da Baía de Todos-os-Santos. Onde eu puder ajudar com as pequenas coisas que eu já faço, será um prazer, porque essa baía está ligada a minha história. Eu cheguei aqui na Bahia sem falar uma palavra em português e essa sociedade permitiu que eu crescesse, que estudasse, me formasse, casasse com baianas, como eu sempre quis. Aprendi a navegar e a mergulhar. Cresci rodeado por essa baía e eu tenho que devolver um pouco o carinho que recebi ao chegar aqui, pois eu sou resultado dela”, contou o velejador.

Além das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o grupo é formado também pela Secretaria de Turismo do Estado, Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU), Associação Comercial da Bahia (ACB), Indústria Náutica, Comércio Náutico, Yacht Clube da Bahia (YCB), Aratu Iate Clube, Astramab, Bahia Marina, Socicam, Fundação Bahia Viva, Sebrae, Câmara de Turistas da Bahia de Todos-os-Santos e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

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As vistorias de veículos de transporte particular serão retomadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), a partir do próximo dia 2 de agosto. Táxis, mototáxis e veículos de transporte escolar deverão passar pela inspeção, que será feita de forma escalonada, de acordo com a categoria e o alvará de cada veículo.

No ano passado as vistorias foram suspensas em razão da pandemia, e a última inspeção foi realizada em 2019. Para passar pelo processo é necessário fazer o agendamento prévio no site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br . Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.

“A inspeção anual é a garantia de que o usuário está utilizando um transporte com segurança, regulamentado, com autorização do poder público para prestar o serviço de transporte de pessoas. Ano passado as vistorias foram suspensas, mas, agora, com a retomada das atividades, o avanço da vacinação e a consequente redução no número de casos de Covid-19 em Salvador, podemos retomar essas inspeções com mais segurança para todos”, afirma o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Táxis – A primeira categoria a ser atendida será a de táxis comuns, a partir do próximo dia 2. Para o processo, os motoristas deverão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi. Durante a inspeção serão observados os itens de padronização obrigatórios, como as faixas laterais e o número de alvará, além dos itens de segurança, higiene e conservação do veículo.

Mototaxistas – No período de 4 a 21 de outubro, será a vez dos mototaxistas e veículos de transporte escolar passarem pela inspeção. Será necessário apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, CNH e apólice de seguro da motocicleta.

Transporte escolar – Já os veículos de transporte escolar serão inspecionados entre os dias 25 de outubro a 8 de novembro. No ato da vistoria deverão ser apresentados o cartão de identificação, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D, pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.

Também serão observados itens como padronização obrigatória dos veículos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), condições de tráfego e de higiene, estado de conservação, controlador de velocidade (tacógrafo) já devidamente aferido pelo Ibametro, equipamentos de segurança (extintor de 4kg, macaco, triângulo e chave de roda) e câmera de ré. Caso seja identificado algum problema, o permissionário terá um prazo de 10 a 30 dias para solucionar e retornar à Cotae para uma nova vistoria.

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As equipes de educação para o trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão nas ruas, nesta terça-feira (27), para realizar uma ação especial no Dia do Motociclista. Com faixas em alusão à data e de alerta, eles passarão por quatro regiões da cidade parabenizando a esses condutores e os conscientizando.

A ação educativa acontecerá durante o fechamento de semáforos na Calçada, Avenida Sete de Setembro, no Dique do Tororó e na Avenida Centenário (em frente ao Shopping Barra), a partir das 8h. A iniciativa é promovida pela Prefeitura em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e integra o projeto Vivo na Moto, programa de educação mantido permanentemente pela Transalvador.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil divulgado em maio deste ano, 55% dos internautas realizaram pedidos por delivery nos últimos 12 meses. O número é quase que o dobro do registrado em 2019, quando era de 30%. Essa alta na demanda intensificou a atuação dos motociclistas nas cidades de todo o Brasil.

Diante deste cenário, a Transalvador tem investido em ações de sensibilização com o objetivo de prevenir acidentes com motociclistas, e essas iniciativas têm contribuído para frear o número de casos. De janeiro a maio deste ano houve uma redução de sinistros, se comparado com o mesmo período de 2020. Este ano, a Transalvador registrou 686 acidentes envolvendo motocicletas na cidade, contra 703 nos cinco primeiros meses de 2020.

“É um grande desafio conseguir frear as ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas diante desse cenário de alta demanda devido à pandemia, além do crescimento da circulação de motos na cidade, o que poderiam acarretar num aumento de acidentes. Por isso, investimos em ações para sensibilização e, consequentemente, prevenção de sinistros”, afirma o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

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O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), inicia, nesta segunda-feira (26), o ciclo de cursos de qualificação profissional voltado para a área da Saúde. Até o fim deste ano, a iniciativa deverá beneficiar cerca de 1 mil trabalhadores em Salvador. A aula inicial acontece às 8h, na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.

As aulas serão ministradas no local pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac), nas modalidades virtual e presencial. A finalidade é oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde. Será aplicada a metodologia participativa, com o intuito de preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Nesta etapa, serão realizados os cursos de Técnicas e Serviços em Higienização Hospitalar; Serviços e Práticas de Copeiro Hospitalar; Controle de Estoque e Movimentação de Mercadorias; Técnicas Básicas para Porteiro e Técnicas de Atendimento em Farmácia.

Tendência de mercado – Para a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, a iniciativa acompanha a tendência de Salvador de se tornar um polo de serviços de saúde no Norte e Nordeste. A capital baiana tem sido escolhida para a instalação de empreendimentos privados deste segmento, a exemplo das unidades das redes Mater Dei e D'Or, prevendo a geração de sete mil empregos diretos nos próximos anos.

"O setor de saúde em Salvador vem crescendo muito com a chegada de novos grupos. Muitas oportunidades surgirão e temos a responsabilidade de ajudar na inserção dos trabalhadores nesse mercado, disponibilizando cursos profissionalizantes", aponta.

 

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O início das votações para o programa Ouvindo Nosso Bairro 2021, previsto para esta sexta-feira (23), foi adiado para o dia 6 de agosto. De acordo com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), a medida foi necessária devido ao grande volume de sugestões enviadas pelos cidadãos na primeira etapa da iniciativa.

Com mais de 21 mil indicações cadastradas e 10.367 participantes, a colaboração popular superou as expectativas. Com isso, foi necessária uma pequena adequação no avanço para a segunda etapa, na qual os soteropolitanos poderão votar nas obras prioritárias para os 170 bairros de Salvador.

Após a primeira etapa, a Prefeitura realiza a chamada Estruturação do Menu, onde são feitas vistorias a fim de analisar a viabilidade técnica das sugestões propostas. Posteriormente, as obras viáveis são disponibilizadas em um menu de votação, para a escolha das prioridades pelos soteropolitanos, que podem realizar até cinco votos.

Devido ao grande número de sugestões, os órgãos municipais, juntamente com a SACPB, que coordena o programa, vem trabalhando diariamente em função das análises de viabilidade técnica para que, assim, as obras viáveis possam compor a fase de votação.

O titular da SACPB, Kaio Moraes, atesta o sucesso da primeira etapa do programa e a necessidade de uma minuciosa análise técnica para a efetivação da consulta popular. “A população abraçou o Ouvindo Nosso Bairro e tivemos um número muito expressivo de sugestões, possíveis graças ao site, às audiências públicas virtuais e ao atendimento especializado realizado pelas equipes das Prefeituras-Bairro”, diz o secretário.

“Entre as obras mais solicitadas, se destacam as praças, com mais de 3 mil indicações da população, o que evidencia a necessidade de vistorias detalhadas por parte das secretarias, a fim de disponibilizar a etapa de votação para a população”, completou Moraes.

 

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Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, celebrado no dia 22 de julho, a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) dos Barris promoveu uma programação especial na manhã desta sexta-feira (23). A unidade é gerenciada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em convênio com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra III).

Diversas atividades foram realizadas, como desfile de moda e literatura de cordel, que emocionou os presentes. As assistidas tiveram direito, ainda, a maquiagens, trancistas, sobrancelhas e massagens, dentre outras ações.

O ato, segundo o secretário da Sempre, Kiki Bispo, faz parte de uma campanha de cultura, identidade e empoderamento das mulheres. "De trabalhar a autoestima dessas mulheres, dar visibilidade às suas lutas contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Afinal, não se pode ter diferença, em especial em pleno século XXI, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade, e essa luta é nossa", enfatizou.

A coordenadora da Adra III, Marise Borges, citou que a parceria com a Sempre visa enaltecer, comemorar e fortalecer os vínculos. “Sabemos que estamos a largos passos de sermos livres totalmente e termos nossos direitos garantidos, mas já vivenciamos muitas mulheres sofrerem para termos o que pouco que temos. Hoje, a gente tem a liberdade de trabalhar, de ter a nossa casa, de ir e vir, de tirar nossa documentação, e isso tudo é fruto do que essas mulheres fizeram lá trás. Portanto, desejo que continuemos essa luta por galgarmos muito mais e não nos faltem motivos para sorrir", declarou.

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Com o intuito de fortalecer e revitalizar a prática da ourivesaria na capital baiana, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do Mapa Cultural, oferecerá, no mês de setembro, o Curso Rápido em Ourivesaria. As inscrições para a atividade, que é gratuita, estão abertas até o próximo dia 31 e podem ser feitas através do link https:// docs. google. com/ forms/d/e/ 1FAIpQLSdvUG1uEg32NoZ-1PhuYPWyhUi-j_U_TO8mAksqLmMg0Dnt_g/viewform.

As aulas ocorrem em parceria com o Atelier Andréa Barbosa Joias, dos descendentes do Mestre Barbosa, ourives e professor responsável pela formação de diversos profissionais da área nas últimas oito décadas. A capacitação será ministrada pelos mestres Andréa Barbosa, Carlos José e Raimundo Nonato, entre os dias 21 e 22 de setembro de 2021, sempre às 16h, pelo Google Meet.

“Nossa proposta é apresentar a profissão de ourives, que infelizmente está se extinguindo, principalmente por ser um ofício que passa de pai para filho – hoje, no mundo virtual, as pessoas buscam outros caminhos que passam longe de um curso profissionalizante. O que buscamos é mostrar que essa é uma profissão que precisa continuar existindo, pois não há sequer jóia feita em série que não possua o trabalho de um artesão da ourivesaria por trás do projeto”, explica Andréa.

Fonte de renda — O projeto é contemplado pelo Mapa Cultural de Salvador, da FGM, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Nas aulas, os participantes vão conhecer as técnicas tradicionais de confecção artesanal das ferramentas e joias de orixás, que possui importância histórica para o candomblé e demais religiões afrobrasileiras.

A capacitação é dividida em três horas/aula e pretende oferecer um aprendizado inicial sobre ourivesaria e forja de metais, além de conhecimento desses materiais, criação e produção de jóias de orixá. “O curso é uma porta de entrada, que pode resultar, futuramente, em um curso presencial, quando for possível ao fim da pandemia. Então este primeiro passo é para apresentar o trabalho de artesão em ourivesaria. É um mercado ainda carente de mais profissionais, além de ser uma fonte de renda e pode ser a profissão para tirar jovens de situações de risco na sociedade”, finaliza a artesã.

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Salvador passa a ter, a partir desta sexta-feira (23), o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) reforçado após a formatura de 77 agentes oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, em 2019. A solenidade de formação dos novos integrantes aconteceu na sede da Associação Desportiva e Cultura da Coelba (Adelba), em Patamares, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis.

Também participaram a titular da Secretaria de Ordem Pública, Marise Chastinet; o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva; e o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, entre outros gestores municipais, representantes das Forças Armadas e das polícias Militar e Civil, além de familiares dos novos agentes.

O evento foi marcado por homenagens e apresentações feitas pela tropa e banda da Guarda Civil. Com a inclusão dos 77 servidores, o quadro de agentes do órgão contabiliza, agora, 1.307 agentes. A instituição tem 13 anos de existência e possui seis grupamentos (Operações Especiais, Proteção Ambiental, Grupo de Operações com Cães, de Rondas da Capital, de Motociclistas e de apoio ao Turista), além de coordenadorias e diretorias.

“O primeiro concurso para a Guarda foi em 2008, e só em 2019 houve novamente a possibilidade de, quem tinha sonho de ingressar na instituição, realizar o concurso. Foi oferecido, de imediato, 50 vagas. Muitos de vocês perderam noites de sono e tiveram ansiedade na véspera da prova e do resultado, até que seus nomes estiveram na lista dos aprovados. Veio, em seguida, toda uma expectativa para a convocação, que iria ocorrer no início 2020, mas aí o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19”, recordou Bruno Reis.

Ele pontuou que, a partir daquela ocasião, praticamente todas as ações da Prefeitura foram voltadas para o enfrentamento do coronavírus. Além disso, uma lei complementar (173/2020) sancionada pelo governo federal impediu a convocação de novos servidores públicos no país, ainda nos primeiros meses da crise sanitária.

“À época, o prefeito ACM Neto lutou em Brasília para mudar a análise e parecer em relação a essa lei, o que permitiu que fizéssemos a convocação. Em vez de 50 candidatos, convocamos 100”, acrescentou Bruno Reis. Mesmo em meio à queda de arrecadação e incertezas provocadas pelo impacto da Covid-19, acrescentou, a gestão municipal não abriu mão em robustecer o quadro de servidores.

“Tenho certeza que, depois de praticamente dois anos de luta, vocês serão profissionais muito melhores do que seriam ontem. A responsabilidade é muito grande porque não é fácil ter a missão de proteger o patrimônio, as pessoas, a cidade, tendo que lidar com as mais diferentes adversidades. Mas tenho certeza que vocês irão cumprir a nobre missão de tomar conta das pessoas” disse o chefe do Executivo municipal, em discurso aos formandos.

Na ocasião, o prefeito autorizou a convocação de mais 23 aprovados para atuar na GCM. Ele lembrou, ainda, dos investimentos feitos recentemente para qualificar a instituição. Os esforços envolvem desde obras para reforma da sede da Guarda à realização de cursos de reciclagem de agentes, aquisição de equipamentos e viaturas.

Processo – Os 77 novos guardas civis municipais passaram por um amplo processo de capacitação, após conclusão das etapas de convocação e nomeação. Os aprovados participaram de aulas sobre ética, cidadania, direitos humanos e atuação com grupos vulneráveis, técnicas e procedimentos operacionais no uso dos equipamentos de baixa letalidade e letais (armamento e tiro), defesa pessoal, operador de rádio HT, técnicas e procedimentos operacionais envolvendo abordagens, escolta e comboio, gerenciamento e negociação de crises, patrulhamento em grandes eventos, dentre outros. 

A formação completa dos novos agentes, que possuem em média 32 anos, durou 640 horas, atendendo aos pré-requisitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para formação de um guarda civil municipal.  “Foram mais de três meses de capacitação intensa. Tivemos momentos de extrema dedicação de todos os formandos, que passaram por todas as experiências de um guarda civil”, salientou o diretor Maurício Lima.

O gestor acrescentou a necessidade dos agentes exercerem comportamento exemplar e humanizado junto à rotina diária de trabalho na cidade. “Não adianta ter melhor armamento e fardamento se nas ruas nossos guardas não dedicarem à população um tratamento gentil, educado, equilibrado e com discernimento. Esse foi um pedido que fiz para eles, porque isso é o que vai fazer a diferença”, esclareceu Lima, assegurando que a GCM soteropolitana tem se tornado uma referência nos quesitos estrutura, equipamentos e treinamento para toda a Bahia.

O inspetor Marcelo Silva declarou que os 77 guardas estreantes estão aptos para atender à população e colaborar com as ações desenvolvidas pelo município: “O curso de formação que realizamos deu conhecimento suficiente para que eles possam entregar a Salvador um serviço com grau de excelência elevado”.

Satisfação – Depois de passarem por uma árdua caminhada e serem aprovados dentre muitos candidatos, Vitor Paulo Ramos, 29 anos, e Taiane de Freitas , 27, se tornaram oficialmente os novos agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador. Ambos foram reconhecidos, durante a solenidade de formatura, como os alunos que mais se destacaram nessa segunda turma.

“Essa é uma conquista a qual venho lutando já há muito tempo e, graças a Deus, logrei êxito de ser aprovado, nomeado e de hoje estar em exercício. Salvador é minha terra e quero fazer o melhor. O servir as pessoas tem que ser o princípio de nossas vidas. Hoje vejo isso como obrigação ao acompanhar o cidadão no que for possível e trazer segurança melhor para a cidade”, comemorou Ramos.

“Estou muito feliz e realizada. Foi um processo transformador. Não sou a mesma pessoa que entrei. Aprendi mais sobre mim e a conhecer melhor meus limites. Hoje me sinto uma profissional muito preparada tecnicamente para estar nas ruas ajudando o povo soteropolitano”, salientou Taiane.

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