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A Prefeitura, sob a coordenação da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está promovendo um cadastro de pessoas interessadas em adotar os animais presentes na área conhecida como colônia de gatos, em Piatã. Além disso, no local, os técnicos verificam periodicamente se os bichanos precisam de algum atendimento específico, após o incêndio ocorrido no último domingo (5).

De acordo com a assessora técnica da Dipa, Natália Melo, a ação de adoção responsável serve também para conscientizar os cidadãos no sentido de evitar que abandonem os animais. A estimativa é de que vivam na colônia cerca de 200 gatos. “A solução é ter consciência que você tem um bichinho que precisa de amor e carinho, não é um brinquedo”, destaca. Os interessados podem entrar em contato com a Dipa através do Instagram (@diretoriaanimalsalvador).

Natália complementa que alguns gatos foram levados para passar por avaliação médica e já foram castrados, adotados e estão sendo entregues nos lares. “Sempre mobilizamos para que as pessoas adotem. Já temos gatos castrados na colônia, até porque tivemos Castramóvel em Piatã que fez este serviço, e tivemos a procura de pessoas que estão se mobilizando para adoção daqueles que vivem no local”, disse Natália.

A lavadeira Maria José da Silva esteve em Piatã na segunda-feira (6), onde adotou uma gatinha, a quem deu o nome de Luna Vitória, “por ser uma vitoriosa”. Moradora de São Cristóvão, ela afirmou que, se fosse possível, levava todos para casa.

“Há tempos que quero adotar um gatinho, aí disseram pra vir aqui que eu ia conseguir. Quando vi a reportagem daqui da colônia me interessei mais ainda, me arrumei e vim. A história de Luna é longa, e achei isso que fizeram com os animais uma tremenda malvadeza e um grande crime. Se fizeram isso com os animais, imagine com seres humanos”, diz Maria José.

Castração – O projeto de castração municipal atende a cães e gatos a partir dos seis meses até os cinco anos. Para realizar o procedimento, é necessário que o animal esteja com a vacina antirrábica em dia e encaminhar o CPF, comprovante de residência e telefone de contato do proprietário ou responsável para agendamento através do e-mail dipa @gmail. com.

É necessário também enviar as informações do animal, como data de nascimento, pelagem e quilo. A partir daí, já entra na lista de espera para a castração gratuita, que é feita no Castramóvel e em clínicas parceiras.

Ações anteriores – Nos últimos meses, a Dipa tem intensificado o trabalho de combate ao abandono de animais na colônia de gatos em Piatã com a realização de ações educativas, mutirão de castração para evitar o aumento da população de bichos em situação de rua e campanhas de adoção responsável. A Prefeitura continua a acompanhar a situação no local, no sentido de garantir a saúde e bem-estar dos animais e dos cidadãos.

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A Campanha Contra a Pobreza Menstrual, através do Drive Thru Solidário, inicia a entrega de kits de higiene íntima na sexta-feira (9), às 11h, no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe. Além desta instituição, também serão beneficiadas as mulheres atendidas no Movimento População de Rua, Instituto Renascer Mulher e Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa).

A ação, realizada por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), foi realizada no último dia 19. Na ocasião, foram arrecadados cerca de 3,4 mil itens.

“A pobreza menstrual é um problema complexo e multidimensional, caracterizado principalmente por questões financeiro-orçamentárias, falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual e questões educacionais sobre a saúde da mulher. Foi muito gratificante o resultado desse primeiro Drive Thru. A secretaria está atenta para desenvolver ações de promoção para qualidade de vida das mulheres da nossa cidade”, afirmou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo.

À frente do projeto, a estudante de enfermagem Mariana Del Rio, 19 anos, descreve que o apoio dado pela Prefeitura dá voz ao projeto. “Por se tratar de um tema que ainda é tabu, se não tivermos apoio, ninguém nos escuta. Então, ter essas parcerias é de extrema importância para nós, alunos. Nesse momento, vemos que é um assunto de grande relevância para expandir esse conhecimento e mostrar uma realidade que poucas pessoas param para analisar”, frisou.

Números – A falta de acesso aos produtos de higiene durante o período menstrual reflete na vida de uma a cada quatro adolescentes brasileiras, é o que aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, cerca de 20% das adolescentes não possuem acesso à água em casa, e mais de 200 mil estudam em escolas com banheiros sem condições de uso. Em consequência disso, estima-se que uma em cada dez meninas se ausentam da unidade escolar durante o período menstrual.

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Uma semana após o lançamento, o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB), promovido pela Prefeitura, já possui quase 5 mil pessoas cadastradas e registrou mais de 9 mil sugestões de intervenções em diversos bairros da cidade. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 12, através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br .

Além disso, com intuito de auxiliar a iniciativa, dois colaboradores também estão presentes em cada Prefeitura-Bairro, presencialmente, com tablets em mãos para ajudar a população a fazer o cadastro. Todas as sugestões recebidas neste primeiro momento vão passar por análise de viabilidade técnica e a lista com as aprovadas começa a ser elaborada para posterior votação no próprio site do programa. A votação está prevista para acontecer entre os dias 27 de julho e 11 de agosto.

De acordo com o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, Kaio Moraes, a participação popular é o grande diferencial do programa. “Estamos buscando saber quais as demandas de cada comunidade. Muitas vezes o cidadão circula pela cidade e percebe a necessidade de intervenções. Essa é a oportunidade para direcionar essas demandas para a gestão. Tivemos até aqui um número expressivo de participações e queremos aumentar a contagem nessa reta final dessa primeira etapa”, destaca.

Experiência – Jorgenilson Santos, de 47 anos, fez a sugestão de melhorias presencialmente e contou que a iniciativa é muito boa para beneficiar a população mais carentes dos bairros de Salvador. “Com essa ação, creio que vai ajudar muita gente e fazer com que essas obras alcancem os lugares que mais precisam”, aponta.

Já o servidor público Salmo Souza, 31 anos, utilizou o site para fazer a sua contribuição. “Desde que o programa foi criado já beneficiou muitas pessoas, e acredito que agora não será diferente. A iniciativa é muito bacana para unir os interesses públicos e o da população, para que, assim, possamos trabalhar unidos na melhoria da nossa cidade”, diz.

Programa – Coordenado pela Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, o Ouvindo Nosso Bairro (ONB) foi criado em 2015 e se tornou o maior processo de consulta pública no Brasil. O objetivo é discutir e avaliar a realidade de cada local, a partir da experiência do cidadão no próprio dia a dia e do conhecimento dos problemas cotidianos.

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A Guarda Civil Municipal (GCM) vai celebrar, no próximo domingo (11), 13 anos do decreto de criação da autarquia com uma ação especial: a doação de alimentos. A expectativa, segundo o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, é chegar à meia tonelada de itens não perecíveis até a sexta-feira (9), quando a campanha será finalizada. O montante será encaminhado para a Instituição de Caridade Nossa Senhora Aparecida, que atende idosos nos Barris.

Os interessados em fazer doações podem se dirigir à base da GCM localizada na Avenida San Martin ou na sede do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), no Pelourinho. Quem preferir, pode entrar em contato através do número de WhatsApp disponibilizado pelo órgão, no número (71) 99984-2710.

As doações começaram na segunda edição da Live de São João, promovida pela Guarda em 19 de junho, com o intuito de animar o público e arrecadar alimentos para instituições sociais de Salvador. No ano passado, uma ação semelhante arrecadou quatro toneladas de alimentos, produtos de limpeza e higiene, que foram encaminhadas para a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que fez a distribuição para as instituições sociais parceiras da Prefeitura.

“É sempre importante cultivar e estimular esse lado humano de pensar no outro, desenvolvendo cada vez mais a empatia e ajudando pessoas que estão mais necessitadas, mais fragilizadas. É fundamental manter esse pensamento solidário e ajudar os outros, especialmente neste momento de pandemia”, ressalta o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.

 

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Termina nesta quarta-feira (7) o prazo para que aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) realizem a prova de vida. O procedimento deve ser efetuado de forma digital, por meio do aplicativo Meu RPPS. Quem deixar de fazer o procedimento poderá ter o benefício suspenso.

“A maioria já fez o procedimento, mas é necessário que todos passem pela prova de vida para evitar problemas com o pagamento do benefício. Disponibilizamos essa ferramenta digital para oferecer mais conforto aos beneficiários municipais, que podem cumprir essa exigência na própria casa, evitando deslocamentos principalmente neste momento de pandemia”, declara o diretor de Previdência da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Daniel Ribeiro.

Através do aplicativo, disponível para Android e iOS, o beneficiário vai efetuar um cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação. É necessária atenção ao documento usado, já que este precisa conter o número do CPF.

Após a confirmação da prova de vida, ao acessar o aplicativo e clicar na opção correspondente, será exibida uma mensagem de confirmação com o número de protocolo do procedimento. Caso o aplicativo informe que a prova de vida está em análise, o segurado deverá aguardar um prazo de até 72h para visualizar a atualização da situação.

Dúvidas – Algumas dúvidas têm sido recorrentes no processo e uma delas é de como fazer corretamente a selfie solicitada durante a prova de vida. O procedimento é simples: basta centralizar o rosto na tela do celular, dentro das margens mostradas no aplicativo.

Além disso, é preciso que o beneficiário não esteja fazendo uso de boné, óculos, chapéu ou qualquer outro item que prejudique o reconhecimento. Se possível, ainda, a recomendação é que a foto seja feita em um espaço bem iluminado.

Para solucionar qualquer problema, o beneficiário conta com o suporte dos canais de atendimento do Fumpres. O contato pode ser feito por meio do telefone (71) 3202-3440 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

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Quem não foi contemplado mês passado com um kit horta e o treinamento de como montar as plantinhas dentro de casa, terá outra oportunidade este mês. Isso porque a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) lançou o segundo chamamento do projeto Horta em Casa para novas inscrições, que começam nesta quarta (7), a partir das 8h, e se encerram às 11h59 de quinta (8). Os interessados devem consultar o edital disponível no site da Secis, no endereço www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br , e se inscreverem através de formulário acessível no mesmo endereço.

Assim como aconteceu no primeiro chamamento, serão contemplados os 100 primeiros inscritos que estiverem com a documentação completa, de acordo com o edital. Pessoas com o mesmo endereço que outras que já tiverem sido contempladas na edição anterior não poderão aderir ao projeto. Até novembro, serão 600 kits distribuídos ao todo, necessariamente, em endereços residenciais diferentes.

“Estou contente com o retorno positivo desse projeto. Foram mais de 3,6 mil inscrições no mês passado. Nesses tempos de pandemia, quando devemos sempre manter o cuidado consigo e com o próximo, a horticultura tem contribuído para reduzir o estresse e proporcionar maior bem-estar, além de viabilizar uma alimentação mais saudável e de baixo custo, graças às hortaliças cultivadas no conforto e segurança da própria casa”, afirma a titular da Secis, Edna França.

Como participar – Para se inscrever, será necessário preencher um formulário on-line com todos os dados exigidos, anexando as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Além disso, serão critérios de seleção residir na capital baiana e ter mais de 18 anos. O resultado com os nomes dos selecionados será publicado, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis.

Capacitação – A cada 100 kits entregues, os contemplados serão divididos em dois grupos e, a fim de realizarem a montagem da horta, irão receber capacitação remota por meio de plataforma de videoconferência. Além disso, orientações técnicas, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de fotos ou vídeos das jardineiras montadas poderão ser feitas através de aplicativo de mensagens. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Material – Cada morador selecionado receberá um kit horta, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

A equipe da Secis entrará em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário de entrega do kit e o treinamento. A divisão por Prefeituras-bairro será adotada, para facilitar a logística de distribuição dos materiais.

 



 

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A Campanha Contra a Pobreza Menstrual, através do Drive Thru Solidário, inicia a entrega de kits de higiene íntima nesta quinta-feira (8) para mulheres atendidas em quatro instituições: Lar Pérolas de Cristo, Movimento População de Rua, Instituto Renascer Mulher e Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa). A ação, realizada por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), foi realizada no último dia 19 e arrecadou cerca de 3,4 mil itens.

“A pobreza menstrual é um problema complexo e multidimensional, caracterizado principalmente por questões financeiro-orçamentárias, falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual e questões educacionais sobre a saúde da mulher. Foi muito gratificante o resultado desse primeiro Drive Thru. A secretaria está atenta para desenvolver ações de promoção para qualidade de vida das mulheres da nossa cidade”, afirmou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo.

À frente do projeto, a estudante de enfermagem Mariana Del Rio, 19 anos, descreve que o apoio dado pela Prefeitura dá voz ao projeto. “Por se tratar de um tema que ainda é tabu, se não tivermos apoio, ninguém nos escuta. Então, ter essas parcerias é de extrema importância para nós, alunos. Nesse momento, vemos que é um assunto de grande relevância para expandir esse conhecimento e mostrar uma realidade que poucas pessoas param para analisar”, frisou.

Números – A falta de acesso aos produtos de higiene durante o período menstrual reflete na vida de uma a cada quatro adolescentes brasileiras, é o que aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, cerca de 20% das adolescentes não possuem acesso à água em casa, e mais de 200 mil estudam em escolas com banheiros sem condições de uso. Em consequência disso, estima-se que uma em cada dez meninas se ausentam da unidade escolar durante o período menstrual.

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O bairro do IAPI voltou a ser contemplado com o programa Morar Melhor. Desta vez, a iniciativa alcançou a localidade de Nova Divinéia com a reforma de 149 moradias que estavam em situação precária e que agora oferecem aos moradores mais dignidade e conforto. A intervenção foi entregue pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (6), durante solenidade simbólica, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

O prefeito lembrou que o IAPI foi beneficiado em todas as três etapas do Morar Melhor. Só nessa poligonal, as melhorias habitacionais já aconteceram em 678 residências – a última entrega havia ocorrido em maio passado, com a conclusão de 102 casas na comunidade do Milho.

“Num período chuvoso como esse, muitas casas sofriam com infiltrações e com a insalubridade. Esse programa consegue chegar no centro da família. Efetivamente, não há nada mais importante para o ser humano do que seu próprio lar. As reformas que são feitas, portanto, interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas”, disse Bruno Reis.

Ele acrescentou, ainda, que o Morar Melhor se tornou um verdadeiro case de sucesso ao realizar intervenções nas residências de baixo padrão construtivo, através da recuperação de componentes estéticos internos e externos. Não à toa que autoridades políticas de diversas partes do Brasil já vieram à capital baiana conhecer a iniciativa. 

Sonho realizado – Moradora da Nova Divinéia há mais de duas décadas, a aposentada Neusa da Cruz das Virgens, 65 anos, revela que nunca imaginou que veria toda sua casa reformada, sem custos.

“Como eu venho me tratando de um câncer de mama, ou eu bem cuidava da saúde ou da obra da casa. Aqui precisava de reboco, piso, apareceu infiltração no banheiro após o cano quebrar. Cheguei a fazer um orçamento e o pedreiro me cobrou R$1 mil, fora o material. Mas eu tinha gastos com remédio e com o tratamento. Então, não tinha como juntar nada de dinheiro”, confessou.

Neusa admitiu que tinha ouvido falar do Morar Melhor, mas não tinha esperança de que o programa acontecesse na comunidade. “Fiquei muito feliz quando me falaram que a minha casa seria modelo. Hoje estou realizada”, festejou.

Funcionamento – A definição dos serviços nos imóveis beneficiados com o Morar Melhor é feita ainda na fase de cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos. As intervenções englobam pintura e reboco, troca de janelas e portas, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado.

Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão. O limite de investimento para cada imóvel é de até R$7 mil. 

Em quase seis anos de existência, o programa já beneficiou 33 mil casas em mais de 150 localidades de Salvador. Outras seis mil unidades habitacionais estão cadastradas para receber a iniciativa, segundo a Seinfra.

Alguns critérios são avaliados para a escolha das regiões, como precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), além de maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família. Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 1,7 milhões de inspeções em residências do município no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya no primeiro semestre de 2021. A marca expressiva é celebrada no Dia Mundial das Zoonoses, nesta terça-feira (6).

Em atuação diária, cerca de 2 mil agentes de combate às endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conseguiram livrar os cidadãos soteropolitanos de mais de 500 mil possíveis criadouros do mosquito no período. As ações foram intensificadas para promoção da saúde e prevenção de doenças transmitidas por zoonoses.

O combate à leptospirose também é destaque na mobilização na capital baiana, com mais de 150 mil imóveis, em 14 bairros estratégicos da cidade, inspecionados neste ano para a proliferação dos roedores. A semana de ações, ocorrida no mês de junho, convocou os moradores para atuarem junto aos agentes de endemia, no sentido de reduzir a infestação.

Salvador está livre há 17 anos da raiva humana – fato atribuído ao trabalho preventivo contra a zoonose no órgão municipal. “Desde 2004 não notificamos raiva humana na capital. Todas as demandas são recebidas e atendidas. Para controle da raiva, o município faz ações para intensificar a posse responsável, como forma de domiciliar o animal, além de ofertar vacina antirrábica para animais em quase 100 postos durante todo o ano", explicou a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.

O monitoramento das doenças na cidade, a exemplo também de esporotricose, doença de Chagas, leishmaneiose visceral e prevenção a acidentes com animais peçonhentos como escorpiões é realizado por uma equipe multidisciplinar no CCZ, composta por biólogos, médicos veterinários e administrativos. Para solicitar os serviços prestados e informações do órgão, o cidadão deve entrar em contato por meio do Fala Salvador, no telefone 156.

 

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