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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoveu, nesta terça-feira (27), uma ação especial pelo Dia do Motociclista. Com faixas em alusão à data e alertando os condutores, a equipe percorreu quatro regiões da cidade, parabenizando os motoristas e conscientizando sobre direitos e deveres no trânsito.

A campanha aconteceu nos semáforos, nas localidades da Calçada, Avenida Sete de Setembro, Dique do Tororó e Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra. A ação foi promovida pela Prefeitura, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, integrando o projeto Vivo na Moto, programa de educação mantido permanentemente pela Transalvador.

O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, participou da iniciativa e lembrou que este foi o segmento que, no último ano, ultrapassou os pedestres em número de vítimas, com relação a mortes no trânsito. Passos lembrou que, devido a isso, a Prefeitura iniciou o ano fazendo campanhas, sensibilizando os motociclistas sobre sua importância e responsabilidade. “Não adianta a gente investir em educação, sem que eles tenham essa consciência”, pontuou.

Outro ponto lembrado por Passos foi a parceria com a Iniciativa Bloomberg, que vem desenvolvendo ações positivas, voltadas para a segurança viária em Salvador. “A gente tem muito a agradecer por essa parceria, que permanecerá por muitos anos. As campanhas surgem através das ideias deles, que estão com a gente 24h por dia”, destacou.

Reforço – O coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg em Salvador, Fernando Coelho, acompanhou os agentes da Transalvador e lembrou que a ação serve para mostrar à classe de condutores que é possível evitar acidentes. “Se o motociclista estiver cumprindo a atividade dele de forma segura, vai permanecer por muito tempo em ação. Por outro lado, um sinistro fatal ou leve sempre traz prejuízo”, avaliou.

Ele definiu a parceria com a Transalvador como um ganho para a cidade. “Nós atuamos na parte de dados, em fiscalização, comunicação e projetos urbanos. Com isso, foi possível trazer novos conhecimentos para a cidade, investindo em prevenção, buscando atingir a meta da ONU de reduzir em 50% os acidentes no trânsito”.

A gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador, Mirian Bastos, salienta que o órgão tem redobrado as ações na área de educação para motociclistas e mototaxistas, focando em pontos críticos e, principalmente, na fiscalização.

Motorista de carro de passeio e também motociclista, há 20 anos, José dos Reis passava pela Calçada quando foi abordado por agentes, para receber o material da campanha. “Eu aprovo essas faixas próprias para motos nos semáforos, pois evita ficar entre os carros, mas ainda assim alguns motoristas não respeitam. Sou condutor de veículo também, então procuro respeitar o trânsito pelos dois lados”, assinalou.

Prevenção – Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, divulgado em maio deste ano, 55% dos internautas realizaram pedidos por delivery, nos últimos 12 meses. O número é quase o dobro do registrado em 2019, quando atingiu 30%. Essa alta na demanda intensificou a atuação dos motociclistas, nas cidades de todo o Brasil.

Diante deste cenário, a Transalvador tem investido em ações de sensibilização com o objetivo de prevenir acidentes com motociclistas, e essas iniciativas têm contribuído para frear o número de casos. De janeiro a maio deste ano, houve uma redução de sinistros, se comparado com o mesmo período de 2020. Este ano, a Transalvador registrou 686 acidentes envolvendo motocicletas na cidade, contra 703, nos cinco primeiros meses de 2020.

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Monumentos e prédios de Salvador recebem iluminação verde, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 de julho. A iniciativa faz parte da campanha nacional Julho Verde, chamando a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A iluminação especial atinge o Hospital Aristides Maltez, Elevador Lacerda, Farol da Barra e fontes luminosas da Praça da Sé, Campo Grande e Nossa Senhora da Luz, na Pituba.

Anualmente, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra cerca de 40 mil novos casos de cânceres de cabeça e pescoço, denominação genérica de tumores que se originam em regiões das vias aereodigestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.

Lucas Silva, coordenador do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez e do Hospital da Mulher, revela ainda que o câncer de boca e o de laringe ocupam o quinto lugar em incidência, nos homens. Já nas mulheres, o câncer de tireoide ocupa o quinto lugar. “Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV”, revela o especialista.

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos, no princípio da doença. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir. O diagnóstico inicial das lesões é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%.

 

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O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) iniciou, na segunda-feira (26), o ciclo de cursos de qualificação profissional. Voltado para a excelência em saúde, o programa beneficiará, até o final do ano, cerca de mil trabalhadores.

As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac),  nas modalidades virtual e presencial, na Casa do Comércio. A finalidade é oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde. Será aplicada a metodologia participativa, visando preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Na manhã desta terça-feira (27), a secretária da Semdec, Mila Paes, esteve na Casa do Comércio junto com Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo do município. Elas deram as boas-vindas aos alunos que, neste primeiro momento, participam da capacitação, para atuar nas áreas de Serviços e Práticas do Copeiro Hospitalar, Controle de Estoque e Movimentação de Mercadorias e de Técnicas de Atendimento em Farmácia.

A secretária informou que o programa tem como meta formar pessoas, com foco na melhoria e aumento da empregabilidade do município, aproximando o setor empresarial dos cidadãos que precisam do emprego. “A gente tem um trabalho desafiador, que é se aproximar do mercado empregador e sensibilizá-lo, para substituir a exigência da experiência em carteira, pelas horas cursadas pelos alunos”, explicou.

Segundo a gestora, este primeiro módulo é fruto de uma parceria com o Hospital Mater Dei, que tem inauguração prevista para o início de 2022, em Salvador. “É o início de uma caminhada para formar pessoas no setor de saúde, que é promissor de vagas e empregos na cidade, em função dos grupos que estão investindo em hospitais e clínicas locais”.

A diretora do Trabalho adiantou que todos os profissionais serão encaminhados para o mercado de trabalho, mas não só para o Mater Dei. “Com a qualificação, a gente tem uma chance maior de empregabilidade, na área de saúde”, declarou Maria Eduarda.

A gerente de Educação do Senac, Maibi Teixeira, explica que foi montada uma trilha educacional para desenvolver as competências socioemocionais, técnicas e digitais dos participantes dos cursos, a fim de que o profissional seja mais bem qualificado a ocupar as vagas no mercado. Para ela, é uma felicidade muito grande, depois de dois anos, receber alunos de forma presencial. “Percebemos outro ânimo, uma nova expectativa de trabalho, tanto para nós do Senac, quanto para os alunos que buscam se qualificar”, comentou.

Nesta etapa, serão realizados os cursos de Técnicas e Serviços em Higienização Hospitalar; Serviços e Práticas de Copeiro Hospitalar; Controle de Estoque e Movimentação de Mercadorias; Técnicas Básicas para Porteiro e Técnicas de Atendimento em Farmácia.

Recomeço – Aos 50 anos, Cristiane Candeias procurou a capacitação em busca de novo aprendizado, pois já trabalhou muito tempo em farmácia e agora tem vontade de atuar em hospitais. “Devido à idade, as oportunidades são poucas, então acessei o site do Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra), vi a divulgação do curso e me inscrevi. Ao meu ver, o curso está ótimo, completo e proveitoso.”

Já o técnico Joselito França estava acompanhado da esposa Joelma e da filha Laura, todos em busca de capacitação para reinserção no mercado de trabalho. Desempregado, ele viu nesse período de desocupação uma oportunidade para estar com a família e conseguir emprego para os três. “Estamos estudando juntos, sempre interagindo, para aproveitar melhor o curso”, afirmou. 

Aos 18 anos, a filha Laura tem um negócio próprio, desde os 12 anos, mas agora quer entrar no mercado de trabalho. No segundo dia de aula de informática básica, a jovem disse ser muito gratificante participar da capacitação em família, podendo compartilhar o momento com os pais e ao mesmo tempo aprender.

O jovem Rafael Santos também procurou o curso para se especializar e iniciar uma carreira profissional na área da saúde. Aos 21 anos, ele diz que está confiante. “Estou me profissionalizando e agregando muito conhecimento”, concluiu.  

 

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O programa Codecon & Você está de volta, desta vez direcionado a consumidores, que serão capacitados sobre temas como direitos básicos, princípios e conceitos da relação de consumo, práticas e cláusulas abusivas, entre outros. As primeiras capacitações acontecerão nos próximos dias 3 e 5 de agosto, nas Prefeituras-Bairro Subúrbio e Ilhas e São Caetano e Liberdade.

As inscrições continuam abertas até o dia 2 de agosto para a Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, e até o dia 4 de agosto, para a Prefeitura-Bairro São Caetano e Liberdade, com vagas limitadas. Para se inscrever e consultar outras datas, o consumidor deve acessar o formulário https://bit.ly/3l0Rvpv na internet. O programa vai atingir todas as Prefeituras-Bairro da capital e os participantes receberão certificado.

O diretor geral da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon),  Humberto Viana, falou sobre a importância de educar o consumidor: “Nós precisamos capacitar os consumidores para a relação de consumo, ensinando sobre seus direitos e deveres. Dessa forma, todo cidadão pode ser um fiscal, além de tornar esta relação mais equilibrada”, ressaltou. O Programa cadastrou 3.816 estabelecimentos e certificou 586 consumidores e fornecedores de Salvador, entre 2019 e 2020.

Certificação – Quanto aos fornecedores, serão atendidos pelo programa Selo de Certificação Codecon: Lojista Legal, apresentando conteúdos atualizados e direcionados para os comerciantes, que desejem renovar ou obter o selo. Com a nova versão para consumidores e com o programa exclusivo para lojistas, a Codecon pretende avançar na missão de conscientizar os públicos envolvidos, sobre seus direitos e deveres.

Para denunciar, o consumidor deve utilizar o aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou a Central de Atendimento Fala Salvador – 156.



 

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“Atenção, o motorista pode não estar vendo você”. Com esta frase, a Secretaria de Mobilidade (Semob) irá alertar motociclistas, ciclistas e pedestres sobre o “ponto cego” dos ônibus, um espaço de aproximadamente quatro metros a partir do banco do motorista no qual o condutor não consegue enxergar motos ou bicicletas que estejam trafegando ao lado do veículo. Os primeiros ônibus começaram a receber a sinalização a partir desta terça-feira (27), quando também é comemorado o Dia do Motociclista.

Tanto a frota de 1,8 mil veículos do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) quanto os 210 “amarelinhos” do Transporte Complementar (Stec) receberão dois adesivos – um de cada lado do veículo – para alertar sobre o espaço em que não é possível visualizar aqueles que estejam naquele ponto. O prazo para finalizar a adesivação de toda a frota que atende a cidade é de 60 dias.

De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, a ideia surgiu após trocas de experiências com outras cidades que já adotaram a estratégia, após encontros com participantes do Programa QualiÔnibus do WRI Brasil. “Estamos sempre em busca de ações que possam gerar ganhos na segurança e mobilidade urbana da cidade, e identificamos a oportunidade de trazer esta iniciativa para Salvador”, observou Muller. 

A estratégia busca reduzir o número de acidentes envolvendo as partes mais vulneráveis no trânsito e os ônibus que operam na cidade.  “O objetivo da sinalização é alertar, em especial os ciclistas, motociclistas e pedestres, que acabam sendo as principais vítimas de acidentes no trânsito, para que, no intuito de garantir sua própria segurança, evitem se posicionar próximo a este ponto”, frisou o gestor.

Segurança viária – Em Fortaleza, por exemplo, uma das primeiras cidades a implementar este tipo de sinalização, a autarquia municipal de trânsito registrou, entre 2017 e 2020, uma redução de 79% nos acidentes envolvendo ônibus. Além de Fortaleza, cidades brasileiras como Belo Horizonte e São Paulo, além de Bogotá, na Colômbia, e cidades do Reino Unido já adotam a medida de segurança na própria frota de transporte coletivo.

“Toda estratégia que possibilite a orientação adequada dos condutores é salutar porque possibilita a redução de acidentes. Com certeza, essa iniciativa capitaneada pela Semob vai ser bastante benéfica para o trânsito de Salvador e, sem dúvida, impactar positivamente a segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos. Em 2020, o órgão de trânsito registrou 110 acidentes com vítimas entre ônibus e pedestres, ciclistas e motociclistas.

“Escolhemos esta data tão emblemática para chamar a atenção da sociedade e principalmente da própria categoria, uma das principais vítimas de acidentes, sobre a necessidade de se manter o distanciamento correto destes pontos onde o motorista de ônibus não consegue enxergar veículos de pequeno porte”, frisou Muller.

 

 



 

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O setor de turismo é considerado um dos pilares da economia de Salvador, sendo responsável pela geração de milhares de empregos e postos de trabalho. E para impulsionar a retomada do segmento, que foi um mais impactados pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (Abih-BA), realizará o Road Show Salvador 2021, como parte da estratégia para promover a capital baiana nos seus principais mercados emissores de turistas do Brasil e da América do Sul. O investimento para execução dessa estratégia é de R$300 mil.

As novidades foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, nesta terça-feira (27), durante coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos, no Centro. Também estiveram presentes os presidentes da Abih-BA, Luciano Lopes, e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Ângela Carvalho, entre outros representantes ligados ao trade. Ainda na ocasião, foi divulgado o balanço do projeto Live Tour Salvador – maratona de transmissões ao vivo nas redes sociais que apresentou parte da diversidade de equipamentos e pontos turísticos que existem na cidade.   

O Road Show Salvador prevê a realização de capacitação voltada para o canal de vendas do turismo, incluindo operadores e agentes de viagens, e acontecerá em mais de dez cidades do país e do exterior – todas elas oferecem voos para a capital baiana. A iniciativa começa já partir desta sexta (30) e deve durar até o final do ano. Estão programadas visitas a Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo/ABC (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), além de Buenos Aires e Córdoba (ambas cidades na Argentina), e Santiago (Chile).  

Com os números da crise sanitária controlados e em queda, a ideia também é mostrar que a capital baiana está preparada para retornar às atividades turísticas, assim como os investimentos municipais e protocolos sanitários adotados para tornar a vinda dos turistas de forma segura.

Outras ações – Dentro da estratégia também será realizada Famshows (viagens de familiarização), com o objetivo de trazer para Salvador os principais agentes de vendas e profissionais que influenciam a decisão de viagens do chamado público final, bem como clientes corporativos para viverem as experiências proporcionadas pela cidade.  

Ainda como parte da estratégia de promoção do destino Salvador, a Prefeitura apoiará a realização do Hospitality Experience, evento organizado pela Abih e que tem a finalidade de trazer as novas tendências do mercado de turismo, capacitação, oportunidades de network, palestras sobre as diversas temáticas de interesse do segmento, além de discutir políticas públicas para o setor.

Bruno Reis destacou que a ideia com essas novas ações é fazer com que a cidade volte a brilhar no turismo. “Estávamos vivendo, entre o final de 2019 e início do ano passado, talvez o melhor momento nos últimos dez anos nesse setor. Até que, em março de 2020, o mundo todo foi atingido pela pandemia da Covid-19. Ao longo dos últimos 16 meses, o setor foi um dos mais comprometidos. A Prefeitura fez tudo o que esteve ao alcance para tomar as decisões em conjunto, mantendo diálogo permanente com o trade. Foram decisões difíceis, mas cruciais para que pudéssemos chegar aqui e olhar para trás e ver que elas foram acertadas”.

“Temos muita fé e esperança de começar, definitivamente, a virar esta página. A Prefeitura não medirá esforços para recuperar o turismo”, acrescentou o chefe do Executivo municipal. 

Estimativa – Com essas ações de promoção do destino Salvador no país afora, a estimativa é que o setor turístico se fortaleça já a partir do próximo verão. Entre dezembro de 2020 e março passado, a taxa de ocupação hoteleira na capital ficou apenas em 34,50%. Nas duas projeções traçadas para temporada 2021/2022, uma delas prevê ocupação de 51,81% (cenário adverso); enquanto a outra, 75,84% (cenário promissor). 

Live Tour – Entre os dias 13 de junho até a sexta passada (23), a Prefeitura realizou 11 edições do projeto Live Tour Salvador, em parceria com a Abav-BA. Foram mais de 13 horas de conteúdo, 18 agências de receptivo participantes, mais de 70 atrações turísticas apresentadas e cerca de 80 pessoas envolvidas, entre produção técnica e convidados.

Ainda segundo dados da Secult, as transmissões alcançaram mais de 1 milhão de visualizações e mais de 52 mil interações nas redes sociais, além de 5,1 milhões de impressões em anúncios e mais de 250 mil visitas ao site salvadordabahia.com.

Conduzidas pelo jornalista José Raimundo, as lives contaram com a participação de guias, historiadores e especialistas, e foram transmitidas diretamente dos perfis do Facebook, Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia. As edições do projeto ressaltaram as belezas de Itapuã, Beach Clubs, Rio Vermelho, Memorial Irmã Dulce, Humaitá e Bonfim, Rua Chile e Praça Castro Alves, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Ilha dos Frades e Barra.

“Fomos surpreendidos com esse projeto que foi uma ação inédita e que mostrou pontos turísticos de forma detalhada. As agências de viagem do receptivo tiveram a oportunidade de mostrar a todos que estavam assistindo o trabalho é feito junto aos turistas”, celebrou a presidente da Abav, Ângela Carvalho

O titular da Secult, Fábio Mota, apontou que o turismo é responsável por 30% da renda da capital baiana e os demais 70%, de serviços. Desde janeiro passado, a Prefeitura montou estratégia para, num primeiro momento, fazer as ações para promoção do turismo interno. “O primeiro projeto exitoso foi o Live Tour. No período de realização dessa iniciativa, os números mostram que a ocupação hoteleira saiu de 21% para 41%”, comparou.

Estratégia – O potencial turístico diferenciado de Salvador se reflete nas belezas naturais, sol e praia, cultura, gastronomia, no povo alegre e acolhedor. Para receber turistas de todas as partes do mundo, a primeira capital do Brasil tem à disposição 39 mil leitos na rede hoteleira, mais de 300 meios de hospedagens, cinco centros de convenções e mais de 5,2 mil restaurantes.

Desde 9 de julho passado, a cidade está na fase verde do plano de retomada das atividades econômicas, que determinou a reabertura e ampliação de horário de funcionamento de espaços como teatros, centros culturais, museus e galerias de arte, parques de diversão, praias, parques públicos, bares, restaurantes e shoppings. A partir das flexibilizações, a ideia é avançar na retomada do turismo e movimentar novamente a cadeia produtiva ligada ao turismo.

“A fase verde ativada faz com que haja ampliação da procura pela cidade. Essa retomada é fundamental porque Salvador precisa restabelecer o fluxo de turistas que reduziu bastante, apesar de que junho e julho sinalizaram um pequeno crescimento em relação a meses anteriores. Mas ainda é muito insuficiente para cobrir os prejuízos e despesas que um hotel tem”, revelou Luciano Lopes.

Já a partir desta (30), afirmou o presidente da Abih, ocorrerá a primeira ação do Road Show Salvador, em Porto Alegre, durante a realização da 35ª Feira de Negócios Turísticos Ugart. O objetivo é capacitar no local mais de 100 pessoas, entre agentes e operadores de viagem.

Novos projetos – O prefeito também aproveitou para informar outras ações a serem realizadas pela Prefeitura em breve. Uma delas está prevista para amanhã (28): a ordem de serviço para a requalificação total do Museu da Misericórdia, no Centro. Também está sendo concluída a licitação para recuperação total do Mercado Modelo, com obras a serem iniciadas até 15 de agosto.

Além disso, o Monumento à Cidade do Salvador, do artista Mário Cravo, está em fase de contratação da estrutura e a recuperação deverá ser feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). A Prefeitura pretende, em breve, soltar licitação no sentido de implantar um memorial às vítimas da Covid-19 e trabalhadores da saúde, na Praça Cairu – a previsão inicial é de que o monumento seja entregue quando Salvador atingir 100% da população imunizada.

Na semana passada, empresários estiveram na cidade para discutir a implantação de uma roda gigante na capital baiana, nos mesmos moldes da existente no Rio de Janeiro, que deverá estar disposta ao lado do Doca 1 e Hub Salvador. Por fim, o prefeito informou que a inauguração da Cidade da Música, no Comércio, deve ocorrer assim que os protocolos do evento-teste estiverem prontos e serão anunciados no local. 

“O cenário em 2013 era de uma cidade destruída. Começamos a mudar essa realidade e a partir de um esforço grande para chegarmos a esse novo momento de reposicionamento da cidade e do mundo. Quem vem a Salvador hoje sai falando bem”, salientou Bruno Reis.

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Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica a oferta de vacinas antirrábicas em Salvador. A partir desta terça-feira (27), equipes volantes percorrem as ruas do Barro Duro e realizam a imunização casa a casa, com objetivo de proteger os animais da localidade. A ação ocorre até a próxima sexta-feira (30), das 9h às 13h.

Será uma oportunidade de atualizar a situação vacinal dos bichos. Para ser imunizado, o animal deve possuir mais de três meses de idade e não pode estar doente. Nesse momento, a estratégia está acontecendo nas localidades da capital baiana que fazem fronteira com outros municípios da região metropolitana.

De acordo com a chefe do Setor de Raiva e veterinária do CCZ, Danielle Dantas, a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. “A raiva é uma doença que não tem tratamento e pode levar o animal ou o ser humano a óbito, em caso de contágio. A vacinação é uma intervenção segura e eficaz e incentivamos todos os donos a vacinarem seus animais”, destacou.

  

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A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) inicia, nesta quarta-feira (28), o pagamento da 16ª parcela do Salvador Por Todos, benefício municipal no valor de R$270 para trabalhadores informais. Neste mês, serão contempladas 4.278 pessoas com idade inferior a 42 anos, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Salvador.

“Salvador é a única cidade brasileira que mantém o pagamento do beneficio, financiado com recursos próprios, sem interrupções. Nesta parcela, foi realizada uma revisão no número de contemplados, uma vez que os maiores de 42 anos já estão vacinados com pelo menos uma dose, e, por isso já estão retomando suas atividades, com todas as precauções necessárias”, pontuou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Funcionamento – O benefício financeiro foi criado em março de 2020, e desde então, vem atenuando os efeitos causados pela pandemia de Covid-19, para os trabalhadores informais, cadastrados nos órgãos municipais, e que ficaram impossibilitados de trabalhar devido a necessidade de isolamento social. Pessoas em situação de rua, ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, feirantes, baleiros, guardadores de carro, recicladores, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo acima de 60 anos são beneficiários do programa.

Cronograma

Nomes iniciados com as letras A, B, C, D e E: saque a partir do dia 28/7 (quarta-feira)

Nomes iniciados com as letras F, G, H, I, J, K, L: saque a partir do dia 29/7 (quinta-feira)

Nomes iniciados com as letras M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, Y, X, Z, K e W: saque a partir do dia 30/7 (sexta-feira).

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Aqueles que vêm trilhando um longo caminho têm hoje, 26 de julho, uma data dedicada só para eles: o Dia dos Avós. Para marcar o momento, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) preparou uma programação especial para os idosos do Abrigo D. Pedro II. Chá servido com quitutes e música ao vivo deram esperança e levaram ternura à tarde dos acolhidos, tornando o momento muito especial.

O titular da Sempre, Kiki Bispo, ressaltou que também é papel da assistência social proporcionar esses momentos para os que estão em situação de vulnerabilidade. “Nos abrigos, infelizmente, nem todos possuem esse aconchego dos seus netos, familiares, em especial nesse período de pandemia. Então, cumprindo nossa função, buscamos proporcionar o máximo de alegria e amor para suprir a tristeza que eles trazem em seus corações”, declarou.

Dona Leda Maia, 63 anos, não escondeu a emoção. Acolhida há 18 meses, declarou que é triste ficar longe da família e dos netos, mas é necessário por causa da pandemia. “Tenho contato com eles por telefone. Quando puder encontrá-los vai ser muita alegria”, projetou.

A programação ocorreu após todos os idosos estarem com o ciclo de vacinação contra a Covid-19 completo, com a presença apenas deles e dos técnicos que os acompanham diariamente. As atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia.

 

 



 

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