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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) emitiu, nesta segunda-feira (9), 545 licenças para vendedores ambulantes que irão atuar na Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira (12). As licenças foram emitidas para baianas, vendedores para isopor e food trucks. 

Os cadastros ocorreram de maneira presencial até as 17h, na sede da Semop, no bairro de Jardim Santo Inácio. A abertura dos portões aconteceu às 8h10 e, logo em seguida, os ambulantes foram organizados de acordo com a ordem de chegada. 

Para melhor acomodar os interessados no licenciamento, a secretaria disponibilizou dois toldos e quatro sanitários químicos. Além disso, foram entregues água e instaladas cadeiras, proporcionando maior conforto durante a triagem do licenciamento. 

Após o credenciamento, os comerciantes informais receberam o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para que a inscrição seja efetivada. Eles têm até um dia útil para confirmar o pagamento, de forma que sejam autorizados a trabalhar no percurso da Lavagem do Bonfim. 

"Montamos uma operação com os nossos colaboradores para atender os comerciantes informais com uma melhor qualidade e agilidade nesse processo de inscrição. Pedimos o apoio dos ambulantes que já conhecem as regras para que trabalhem dentro do que a lei permite, e que possamos ter uma festa segura e tranquila para todos", pontua o secretário da Semop e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Omar Gordilho. 

Legislação – De acordo com o decreto que rege as festas populares de 2023, a licença é pessoal e intransferível. Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes e churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças, que devem ser substituídas por descartáveis.

 

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Situado em um dos principais cartões-postais da capital baiana – o Elevador Lacerda, no Centro Histórico – o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) atendeu 7.718 visitantes em 2022. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 9h às 14h, e possui ferramentas interativas de onde é possível extrair informações importantes sobre o destino Salvador. 

Com isso, quem vem à cidade conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), para tirar dúvidas e se informar sobre os principais pontos turísticos da cidade. Entre os turistas que estiveram no CAT em 2022, 65% foram de outros estados brasileiros e 35% de outros países. Segundo o atendimento do CAT, os turistas nacionais mais frequentes têm sido os da região Sul, Centro-Oeste e, em seguida, do Nordeste. 

De acordo com o atendente do CAT, Everton Julião, as informações mais solicitadas são sobre o Centro Histórico, sobre as festas populares, roteiros e o que fazer na região. “Geralmente, eu indico os equipamentos artísticos e culturais da cidade, a exemplo do Museu da Música, Casa do Carnaval da Bahia e também o Largo do Pelourinho, Terminal Marítimo e Mercado Modelo. Se houver alguma atração cultural ou artística na cidade, também indicamos”. 

Turista de Minas Gerais, Marco Aurélio Lopes, de 58 anos, aproveitou a semana de folga para conhecer Salvador com a esposa e o filho. “As pessoas aqui têm sido muito gentis e atenciosas, têm nos orientado bastante. Tenho achado muito bacana essa recepção e gostei muito de saber que podemos contar também com esse Centro de Atendimento”, relatou. 

Analista judiciário, Lopes está hospedado na Barra, foi primeiro à Igreja do Bonfim e depois ao Centro Histórico. “Queremos conhecer a Arena Fonte Nova, porque nós torcemos para o Atlético Mineiro e o Bahia é como se fosse um time irmão do Atlético, as torcidas se combinam. Até o momento não presenciei nenhum problema, e tenho visto um policiamento estratégico, então tem sido ótimo o passeio”, opinou. 

Turista brasileiro, Edmilson Fernandes, de 51 anos, elogiou a iniciativa do CAT. “Achei ótimo, porque para quem não conhece fica fácil. É um atendimento muito bom e fica fácil saber que direção tomar para conhecer todo o Centro Histórico de Salvador. Eu cheguei hoje, pretendo ir a vários lugares ainda e tive uma boa impressão da cidade”. 

Estrutura – O CAT conta com ampla recepção para atendimento, banheiro adaptado para pessoas com deficiência e acesso gratuito à internet, fazendo um cadastro no Conecta Salvador. Uma ferramenta que merece destaque é a mesa totem sensível ao toque, com um mapa contendo os principais pontos turísticos para uma orientação georreferenciada. 

No equipamento também há roteiros e descrições sobre o que fazer na cidade. Os locais que podem ser visitados estão reunidos em seis roteiros na mesa totem: o mundo da história, mundo da fé, mundo da música, das artes, da cultura e do comércio. 

No CAT, é possível ainda obter um folder contendo o link e QR-Code para ter acesso ao site Salvador da Bahia, que contém agenda cultural e sugestões de experiências em Salvador, e ao Visit Salvador da Bahia, canal de streaming de turismo da cidade.

 

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A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) convoca a sociedade civil para integrar o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) para o biênio de 2023/2024. Conforme edital de convocação publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (9), estão disponíveis sete vagas a serem preenchidas por representantes das organizações da sociedade civil, movimentos sociais e universidades públicas/privadas.  

As inscrições podem ser realizadas através do site da Sempre, no endereço www.sempre.salvador.ba.gov.br, ou pelo formulário on-line disponível no link https://forms.office.com/r/F65BazQAUc  . A documentação exigida no edital deve ser enviada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ,das 8h desta terça-feira (10) até as 23h59 do próximo dia 24. 

Os interessados devem atuar nas áreas de prevenção, redução de danos, reinserção, inclusão social, tratamento de usuários e ou dependentes de drogas, terapia, estudo e pesquisa do uso e dependência de substâncias psicoativas e ou estudo e pesquisa das políticas públicas correlatas, para comporem o colegiado. Constitui ainda requisito para a habilitação a indicação de e-mail válido da entidade interessada a participar do processo seletivo, que deverá ser informado no ato do preenchimento do formulário. A validação da inscrição depende do preenchimento do formulário on-line e envio dos documentos comprobatórios. 

“Com a criação do Comad, poderemos deliberar conteúdos para que a gestão municipal possa propor políticas públicas nos diversos setores para o uso do fundo e dos recursos públicos federais para sensibilização quanto ao uso e abuso das drogas, bem como desconstruir diversos estigmas neste sentido”, frisou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

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A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Senai e Senac, entregou, na manhã desta segunda-feira (9), quase 700 certificados dos diversos cursos de qualificação profissional ofertados no segundo semestre de 2022. Os contemplados participaram das atividades dos programas Treinar para Empregar, Marias na Construção e Auto Mulher, e receberam a certificação no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio. 

Ao todo, 40 turmas foram certificadas, distribuídas nas trilhas de instalação e manutenção de condicionadores de ar-condicionado split, auxiliar de processos industriais, português e matemática, rotinas administrativas, mecânico de manutenção em automóveis, projeto de instalações prediais, instalador hidráulico, assistente de recursos humanos e auxiliar de logística. Também foram certificados os alunos das capacitações de eletricista de instalação industrial, operador de telemarketing, logística de suprimentos e logística de distribuição, eletricista instalador residencial de baixa tensão, aplicação de revestimento cerâmico, operador de empilhadeira a combustão e elétrica, pintor de obras, instalador de película e mecânico automotivo. 

Gestora da Semdec, Mila Paes lembrou que os programas surgem para atender a demanda do setor produtivo local por mão de obra qualificada. “Sabíamos que a melhoria da qualificação era um dos gargalos para aumentar a empregabilidade da cidade, que sempre foi nosso objetivo. No Treinar Para Empregar, vemos trilhas específicas com mais de 60% de absorção do mercado, e hoje estão sendo certificados 700 profissionais, sempre com foco para a empregabilidade com carteira assinada, e com perspectiva de crescimento. É um dia de alegria e comemoração”, declarou. 

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que os programas auxiliam na inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, qualificadas e com oportunidade de ingressar, inclusive, no mundo do empreendedorismo. “Iniciamos 2023 com o pé direito, para que essas pessoas possam buscar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias”. 

Parcerias – Representante do Senac, Caroline Barbosa destacou que esse momento do verão é propício para que as pessoas possam colocar mais em prática o que aprenderam na sala de aula. “Formamos pessoas no segmento de moda, de gastronomia, de beleza, gestão, então preparamos esses profissionais para receber esse grande quantitativo de turistas que prometem aquecer o mercado”. 

O representante do Senai, Evandro Oliveira, salientou que qualificar a mão de obra local é importante para garantir que as vagas de emprego sejam ocupadas por moradores de Salvador. “Com certeza é importante ter mais pessoas qualificadas no mercado de trabalho, porque disputam melhor as vagas de emprego. Com o aquecimento do mercado, as empresas tendem a contratar mais e precisam de profissionais preparados, então nosso dever é preparar essas pessoas”. 

Nova perspectiva – Para a concluinte do curso de Operadora de Empilhadeira à Combustão, Ana Paula Brito, de 39 anos, as atividades também contribuem para incentivar o empoderamento feminino. “A gente que é mulher não pode estar fugindo de certas coisas. Ser uma operadora de empilhadeira mulher é bonito. Ainda tem aquele preconceito de que a atividade é coisa de homem, mas nós mulheres podemos fazer o que quisermos. Quero fazer agora o curso de elétrica para agregar, pois é sempre bom ter mais conhecimento, independente de função ou cargo”. 

Aos 44 anos, Ivanuza Silva foi certificada no curso de corte, escova e cacheado. “Eu gostei muito, pretendo não parar e já estou ganhando meu dinheiro, além de enriquecer meu currículo. Quando o cliente vem para dar uma escova, já sei o que o cabelo precisa, então o curso me ajudou muito”.

 

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A Operação Sílere, ação integrada que reúne a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e as polícias Militar e Civil, efetuou 330 vistorias entre a última sexta-feira (6) e o domingo (8). A ação, que tem como objetivo fiscalizar e responsabilizar a poluição sonora na capital baiana, foi motivada pelas 446 denúncias recebidas tanto pelo telefone 156, do Fala Salvador, quanto pelo Sonora Salvador, aplicativo disponibilizado aos cidadãos pela Prefeitura para o registro de transtornos provocados por barulhos irregulares. 

As inspeções das equipes da Sílere resultaram na apreensão de 12 equipamentos de som, nos bairros da Boca do Rio e de Tancredo Neves. Os bairros mais denunciados do final de semana, no entanto, foram Brotas, Pituba, Pernambués e Rio Vermelho. 

A lei municipal 5.354/1998 permite a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis das 7h às 22h e até 60 decibéis das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento flagrados ultrapassando esses limites, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os respectivos equipamentos sonoros são apreendidos.

 

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O Engenho Velho de Brotas vai passar por obras de urbanização, a serem realizadas pela Prefeitura, que vão proporcionar mais conforto e bem-estar aos moradores da região. A ordem de serviço para início das intervenções foi assinada nesta segunda-feira (9), pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia realizada na Avenida Manoel Faustino.

Também estiveram presentes na ocasião a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, demais gestores municipais e lideranças comunitárias. A obra faz parte do Programa Bairro Novo e tem previsão de conclusão em um ano. O investimento é de R$20,2 milhões, com recursos próprios do Município.

"Esse é um bairro que sempre sonhou com uma grande intervenção. O Engenho Velho de Brotas cresceu sem nenhum tipo de organização, as ruas são estreitas, há locais que praticamente não possuem passeios. Então, elaboramos um lindo projeto para transformar a região. Para isso, vamos mexer na drenagem, pavimentação das calçadas e meio-fio em granito, a exemplo do que temos na orla, e como vemos hoje em diversos pontos da cidade, seja em zonas nobres ou periféricas. Também vamos baixar a fiação (será subterrânea) e implantar espaços de lazer", declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo lembrou que a reurbanização do Engenho Velho está inserida no âmbito do Programa Bairro Novo, trazendo outros impactos positivos para a comunidade. "A obra dará preferência à captação de trabalhadores daqui. Depois da conclusão desse projeto, o comércio vai melhorar e proporcionar o surgimento de novas atividades econômicas, gerando emprego e renda. Uma obra deste tamanho eleva também a autoestima, pois os cidadãos passam a ter alegria de viver no lugar onde moram”, completou. Inclusive, já estão sendo elaborados projetos de urbanização na Avenida Dom João VI e na Rua Padre Daniel Lisboa.

Intervenção – A intervenção contempla uma área de quase 52 mil m², com projeto elaborado pela FMLF, e será implementada nas ruas Almirante Alves Câmara, Padre Luiz Figueira, Vila Américo, Maria Felipa, Joana Soalheira e Manuel Faustino. Dentre os serviços que serão executados estão pavimentação asfáltica e meio-fio, piso intertravado, pedra portuguesa, pavimentação em granito e drenagem. Os equipamentos urbanos previstos para a obra são academia ao ar livre, parque infantil, mobiliário urbano, como bicicletários, mesa de jogos, banquinhos, balizadores, contentor de lixo soterrado, além do paisagismo e da criação de valas técnicas.

De acordo com Tânia Scofield, o conceito do projeto se alicerça em demandas apresentadas pelos moradores durante três oficinas de participação no processo de mobilização social. É a partir desse entendimento que as diretrizes surgiram como síntese da análise de informações sobre as necessidades apontadas pelos moradores para melhoria das condições de habitabilidade do bairro, e pelas avaliações das equipes técnicas de projetos coordenadas pela FMLF.

"É uma urbanização inédita, pois nada foi feito até hoje de tão transformador quanto este projeto. É uma área de ocupação espontânea, sem planejamento, que tem ruas estreitas e poucos espaços de lazer. Aqui, focamos bastante na questão da acessibilidade, tentando amenizar o conflito entre o transporte motorizado e o pedestre, o cadeirante, etc. São ruas estreitas, praticamente sem passageiros, ou com diferença de nível, o que dificulta o tráfego de pessoas. Então, em discussão com moradores, buscamos uma solução que garantisse uma outra condição de vida no bairro, garantindo urbanização, acessibilidade e melhores condições de vida", explicou a presidente da Fundação.

O babalorixá Jackson Simões, mais conhecido como Pai Ioiô, de 50 anos, fala da importância da urbanização do Engenho Velho de Brotas. "É uma virada na página histórica do Engenho Velho, garantindo a requalificação de todo este território tão importante para a história da negritude da Bahia. A ação da Prefeitura, trazendo este conjunto de obras, garante muitas melhorias para toda a população deste bairro tradicional da cidade. Este local é um dos mais importantes para o povo de santo, com diversos terreiros. É tradicional também para o samba junino, sendo um berço de artistas que levam nossa cultura, enriquecendo Salvador, a Bahia e o Brasil", avaliou.

 

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza, nesta segunda-feira (9), a partir das 8h, o cadastramento de ambulantes para a Lavagem do Bonfim. A festa acontece na quinta-feira (12), na região da Cidade Baixa.

As inscrições vão ocorrer apenas na modalidade presencial, a serem realizadas na sede da Semop, na Avenida Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, 2562, Mata Escura. Para a realização do cadastro, os interessados devem apresentar originais e cópias simples dos seguintes documentos: oficial e válido de identificação pessoal com fotografia (RG, CNH, cédula de conselho de classe ou carteira profissional), CPF, comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) para todos os veículos especiais, incluindo food trucks, com informações sobre as dimensões do veículo para efeito de cálculo do preço público, além do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente à atividade a ser exercida.

O valor das licenças varia de R$25,06 para tabuleiro de baiana e R$35,47, para isopor de bebidas, podendo chegar até R$451,13, para food truks, acima de 10 metros de comprimento. Cinco por cento do total de vagas serão reservados para pessoas com deficiência definida em Lei, que ficam dispensadas do pagamento do preço público. A autorização é intransferível e poderá ser cassada ou revogada pela Semop em caso de irregularidade.

Proibições – Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças, que devem ser substituídas por descartáveis.

Todo material irregular será apreendido pelas equipes de fiscalização e serão encaminhados para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado na Avenida San Martin, na sede da Guarda Civil Municipal. Para recuperar o material, o permissionário deverá comparecer à Segub depois do encerramento da festa, munido de documento de identidade, auto ou lacre de apreensão, mediante pagamento de multa que podem chegar a R$145,98.

São proibidos, ainda, o trabalho infantil e do adolescente, além da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade.

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No domingo (8), é comemorado o Dia do Fotógrafo e Nacional da Fotografia, data que teve origem em 1840, quando a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil. Em Salvador, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, conta com um acervo não só em homenagem ao antropólogo e fotógrafo que dá nome ao espaço, mas também a artistas fotográficos da Bahia, com mais de três mil registros disponíveis para os visitantes.  

Na manhã desta sexta-feira (6), visitantes aproveitavam o local, que conta com um painel interativo de exibição das imagens, além de molduras digitais e outras experiências sensoriais a exemplo da realidade virtual, ainda suspensa em razão da Covid-19. A supervisora do local, Simone Lopes, conta que são mais de 100 fotógrafos em exposição, com imagens que datam desde o início do século XX.  

O painel interativo é uma possibilidade de as pessoas conhecerem mais sobre os trabalhos expostos e ao mesmo tempo perceber que, além de observar, é possível fazer parte do contexto da imagem. Ela contou, por exemplo, que muitas pessoas veem imagens de Salvador antiga, da época dos pais e dos avós, e se emocionam. “A memória afetiva acaba mexendo com o sentimento delas”, declarou Simone. 

Ela destaca ainda que cada fotografia conta mil histórias e eterniza um determinado momento de uma época. “Não é só um clique, mas o olhar do fotógrafo com a alma de alguém sendo registrada, trazendo a história daquele local, as mudanças da cidade, questões envolvendo o sentimento de cada um. Quando eu olho para uma foto, eu vejo aquilo que carrego como lembrança e me identifico com a imagem. É um trabalho maravilhoso”, completou a supervisora. 

Turista de Fortaleza, a revisora de textos Joice Nunes está há oito dias na cidade e fez questão de inserir na agenda uma visita ao espaço. “A gente já conhece o trabalho do Pierre Verger porque temos interesse por arte de uma forma geral. Em Fortaleza, um museu recebeu uma grande exposição de Verger e pudemos ver um pouco mais de perto as obras dele, e nos interessamos pelas fotos e pela escrita. Estando em Salvador, não podia perder essa oportunidade, ainda mais neste espaço que dá visibilidade a outros artistas”. 

O desenvolvedor Victor Quinderé acompanhou Joice no passeio e aprovou o espaço. “A primeira impressão é bem bacana, a parte estrutural, as obras aqui, tudo muito interessante. A gente já estava querendo vir, estava na programação, ainda mais depois da exposição em Fortaleza. Achei muito importante esse espaço não só para o Verger, mas para outros artistas”.  

Visitação – Quem visitar o Espaço Cultural Pierre Verger também pode conhecer o Carybé das Artes, no Forte São Diogo, com pinturas do artista argentino que foi radicado na Bahia. Ambos os espaços culturais funcionam de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e dão direito à visitação dos dois equipamentos. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.   

Perfil – Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida em Salvador. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes.   

Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse. Em 1988, Verger criou a Fundação Pierre Verger (FPV), da qual era doador, mantenedor e presidente, assumindo assim a transformação da sua própria casa na sede da Fundação e num centro de pesquisa. Ao falecer, deixou à Fundação Pierre Verger a tarefa de prosseguir com o seu trabalho. 

 

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A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vai promover, durante o Verão, a distribuição de pulseirinhas de identificação para menores de idade. Os agentes estarão em pontos específicos das praias de Salvador e a ação neste período, que também é de férias para os pequenos, visa alertar os pais ou responsáveis, já que as praias costumam estar mais lotadas e o risco de crianças perdidas é grande.  

Nesta sexta-feira (06), os agentes iniciaram a identificação dos pequenos na praia de Piatã, onde famílias aproveitavam a manhã de sol na capital baiana. Direto de Ipirá, a família do lavrador Crispim Silva, de 40 anos, tirou o dia para curtir a praia. Ele contou que sempre procura praias calmas ou com salva-vidas e, na ocasião, aproveitou para solicitar a identificação das filhas Melissa e Nicole, de 8 e 4 anos, respectivamente. “Eu acho muito legal essa ação de identificação das crianças, porque se elas se desprenderem da gente, já tem o contato de telefone nelas e é mais fácil encontrar”.  

A dona de casa Cleidiane Batista estava com os filhos, Endro, de 4 anos, e Cauã, de 3 anos. Ela também avaliou de forma positiva a ação dos agentes. “Tem mãe que não presta atenção, então se a criança se perder, já tem para onde ligar. Essa ação é nota dez”. 

A estudante Érica Lima estava curtindo as férias acompanhada da filha Liz, de um ano. “Acho isso muito importante e interessante porque a gente tem muitas famílias que vêm com duas, três crianças, que podem sair correndo, se distanciar, então achei legal a iniciativa”.  

Um fator positivo é o material da pulseira, que possibilita que ela seja reutilizada. Nesse período da alta estação, o órgão vai disponibilizar as pulseiras nos postos situados nas áreas onde as ocorrências de crianças perdidas são mais recorrentes. 

O chefe de Busca e Salvamento, Luciano Pinho, participa deste tipo de ação há quatro anos. “Geralmente fazemos isso no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, mas como percebemos a efetividade, resolvemos estender para alguns dias ao longo do Verão, principalmente na praia de Piatã, onde registramos muitas crianças perdidas. Percebemos a redução quando realizamos ações deste porte, além de alertar os pais para evitar essa situação. As crianças se sentem mais seguras à medida que estão identificadas e, assim, a praia fica mais agradável para todos”. 

Cuidados – Mesmo no período mais quente do ano, é importante ter cuidado nas praias. Na faixa de areia, é recomendável procurar um posto com salva-vidas para se orientar sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com a bandeira vermelha.  

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, reforça que “água no umbigo é sinal de perigo”. “Se a água passar deste nível, não se arrisque, preserve a sua vida. E ao entrar numa corrente de retorno, uma das dicas é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza, pois certamente você irá cansar e consequentemente se afogar”, destacou. 

Outro cuidado importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.  

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.  

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.   

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. 

 

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