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A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos assumirá o cargo de secretária de Saúde do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, nesta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa, no Hotel Mercure, localizado no Rio Vermelho. A gestora acumulará as duas funções. Na ocasião, Ana Paula elencou as prioridades à frente da pasta. 

“Garantir a qualidade no atendimento, pois nos últimos três anos a Covid dominou a saúde no mundo, então muitos projetos aqui na capital não foram implantados. Agora é o momento de repensar, vamos buscar dar condições para que a população possa fazer as cirurgias eletivas, exames especializados, melhorar o atendimento, entregar novos equipamentos e tirar do papel a maternidade municipal. Eu como mulher ficarei muito honrada em deixar para a cidade esse legado”, pontuou. 

Ana Paula Matos explicou, ainda, que entende a saúde “de forma global, levando em conta também as questões econômicas e sociais, como a qualidade de vida, combate à mortalidade infantil e insegurança alimentar”.  A nova titular da pasta afirmou que será um grande desafio assumir a secretaria. 

“Me sinto honrada com essa nova missão, agradeço ao prefeito Bruno Reis, e sei que vamos vencer esse desafio reconhecendo que nossa equipe de Saúde é de técnicos qualificados e preparados, servidores que sabem a razão do seu trabalho, que é cuidar das pessoas. Eu sou mestre em gestão, então, vamos usar o conhecimento de gestão, com o conhecimento técnico para fazer com que a população que vá ao posto se sinta bem atendida, acolhida, e não deixar a desejar em nada ao serviço de saúde privada”. 

Currículo - Ana Paula Andrade Matos Moreira, 45 anos, é vice-prefeita de Salvador. Professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras, a gestora é pós-graduada em Finanças Corporativas e mestre em Administração pela Ufba. Iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013. Ana Paula foi chefe de gabinete da Vice-Prefeitura, presidente do Instituto de Previdência Municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, e secretária de Governo de Salvador.

 

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O novo secretário da Educação de Salvador, Thiago Dantas, disse nesta segunda-feira (16), ao ser empossado para o cargo, que terá prioritariamente três pilares de sua gestão na pasta. Servidor de carreira do Município, Dantas era secretário de Gestão antes de ser anunciado pelo prefeito Bruno Reis na Educação. 

A primeira prioridade é continuar o trabalho de melhoria da infraestrutura da rede municipal. "Garantir que a gente tenha uma infraestrutura adequada e apropriada para que os alunos tenham o melhor espaço possível, para que esse processo de aprendizagem aconteça como a gente quer", disse. 

O segundo ponto será a relação com os professores, que, conforme Dantas, "são fundamentais na Educação". "Que a gente possa fazer com que eles entreguem o máximo de si, porque sem os professores não é possível fazer uma Educação de qualidade", afirmou. 

"E o terceiro é focar na gestão, garantir todos os aspectos necessários para que a educação funcione, que eles estejam atendidos e que esses três pilares juntos possam contribuir para tornar a educação de Salvador uma referência no Brasil", finalizou.

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"Oportunidades para Startups: Editais de Apoio, Financiamentos e Instrumentos de Inovação'' é o tema do 2º Meetup de Impacto, capacitação gratuita que ocorre nesta quarta-feira (18), das 18h30 às 21h30, no Parque da Cidade, no Itaigara. O evento é promovido pelo Centro Municipal de Inovação Colabore, vinculado à Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com o Parque Social, com o SebraeLab, a In Pacto - Incubadora de Negócios Sociais e o Impact Hub Brasil.

O objetivo é propiciar um encontro entre os atores do ecossistema de inovação de Salvador para apresentar as principais oportunidades de editais de apoio, linhas de crédito e financiamento às startups. Os interessados podem se inscrever através do link bit.ly/ meetupcolabore2 até o preenchimento das vagas. O auditório do Espaço Colabore, que sedia o evento, tem capacidade para 60 pessoas.

“Muitas empresas perdem a chance de participar de editais e chamadas para obtenção de bolsas de incentivo porque não sabem onde encontrar essas oportunidades e submeter projetos adequados. Às vezes, ocorre a devolução do recurso de um edital por falta de projeto. Então, nossa ideia é preencher essas lacunas para facilitar o acesso dos pequenos negócios a essas possibilidades de fomento”, explica Patrícia Castro, gestora do SebraeLab e uma das convidadas dos painéis do 2º Meetup de Impacto.

Além dela, participam do primeiro painel do evento Taíse Santos, gestora da In Pacto, e Rafaela Rodrigues, gestora de inovação e empreendedorismo do Parque Tecnológico. Já o segundo painel conta com as presenças de Paulo Henrique, sócio-fundador da Startei; Camila Oliveira, coordenadora de comunicação do Impact Hub; Gabriel Salgado, gerente executivo do Hub de Inovação do Banco do Nordeste; e Alana Elias, idealizadora do HubDelas - rede de negócios e coworking feminino.

Ambos os painéis têm formato de roda de conversa, com abertura para perguntas do público, segundo informa Mateus Couto, diretor de tecnologia da Solvum, que será o mediador dos diálogos.

“Inicialmente, a proposta era para empresas, mas agora pessoas físicas também podem se inscrever na habilitação. Além da orientação para participar de editais, como os da Fapesb, Capes, CNPq e Banco do Nordeste, entre outros, também vamos abordar a importância da sustentabilidade social e ambiental para o presente e futuro dos negócios de inovação”, destacou.

 

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A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai instalar novos postos em duas praias de Salvador: Praia da Rua K, conhecida como Pedra da Goodyear, e Praia do Ceper, na Pedra do Sal, ambas em Itapuã.

A iniciativa está incluída na programação da Operação Praia Segura, iniciada na última sexta-feira (13), com aumento também de efetivo na faixa de areia coberta pelo órgão. Além disso, para reforçar o trabalho dos salva-vidas, a Salvamar recebeu, nesta segunda-feira (16), três motores de popa de 30Hp, que serão utilizados nas ações do órgão nas praias.

De acordo com Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, os dois locais foram escolhidos como forma de reforçar postos já ativados no cotidiano, já que são locais que têm sido bastante frequentados nesta época, principalmente por turistas que se hospedam no entorno.

“O nosso setor de Planejamento indicou a ativação de uma barraca móvel nestes locais, pois notamos um grande número de ocorrências. Como os nossos postos estão distantes, a cobertura destas áreas se tornou necessária, e percebemos que a maioria dos casos de afogamento nessas áreas ocorreu com pessoas que desconhecem o local, em sua maioria turistas e visitantes”.

Dantas afirma, inclusive, que a Praia do Ceper registrou, neste final de semana, uma ocorrência de afogamento, o que também alertou para a instalação da nova base na praia em questão. Ao todo, a Salvamar contabilizou dez crianças perdidas, além de mais de 550 ações preventivas entre a sexta-feira (13) e o domingo (16).

“Este é o primeiro final de semana com Operação Especial Praia Segura, em que a gente pode contar com um número maior de servidores nas praias de Salvador e, também, de um volume expressivo de ocorrências. Chegamos a quase 90 casos entre os dias 13 e 15 de janeiro, sem contar também de crianças perdidas, que também foi um número expressivo”, afirmou o coordenador.

Múltiplas vítimas – Além da Praia do Ceper, a Salvamar também contabilizou outras duas ocorrências de afogamentos com múltiplas vítimas, na praia de Aleluia, com oito banhistas necessitando de socorro ao mesmo tempo, além de outro afogamento na praia de Patamares, em frente à sede do órgão, onde foi necessário o reforço dos plantonistas que se deslocaram para o local. Todas as vítimas foram salvas.

Cuidados nas praias – Mesmo no verão, é importante ter cuidado nas praias. Na faixa de areia, é recomendado procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com bandeira vermelha.

Além disso, a Salvamar lembra o ditado que diz que “água no umbigo é sinal de perigo”. Se a água passar deste nível, o melhor é não se arriscar. Em caso de corrente de retorno, a dica é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza, pois há risco de cansaço e possibilidade de afogamento.

Outro cuidado importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar. Excesso de comida antes do banho também não é recomendado, devido ao risco de congestão.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

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O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (16) mudanças do secretariado municipal, em coletiva de imprensa no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. No total, foram 16 alterações em secretarias ou órgãos municipais, incluindo pessoas que já faziam parte da gestão e foram remanejadas e novos integrantes da administração.

Bruno Reis destacou que o objetivo é continuar fazendo a melhor gestão do Brasil. "É normal de dois anos de governo que possamos fazer algumas mudanças, possamos trazer novas pessoas para a gestão e remanejar outras que estão com a gente já algum tempo", salientou.

"Estamos trazendo gente com experiência na vida pública trazendo também renovação. Com o propósito de melhorar ainda mais nossa gestão depois de dois anos, estamos fazendo algumas mudanças normais durante o percurso. Meu compromisso é com a cidade, com as as pessoas e em fazer a melhor gestão do Brasil", continuou.

A vice-prefeita Ana Paula Matos assume a Secretaria de Saúde (SMS), pasta até então comandada por Décio Martins, que irá para a Transalvador. O deputado federal Cacá Leão será secretário de Governo (Segov). Na Educação (Smed), o novo titular é Thiago Dantas, que ocupava a função de secretário de Gestão. No lugar de Thiago na Gestão (Semge), assume Rodrigo Alves, que desde 2021 exercia cargo de diretor de Infraestrutura na Secretaria de Educação.

Subprocurador-Geral do Município de Salvador desde janeiro de 2021, Eduardo Porto comandará a Procuradoria Geral a partir de agora. Vereador da capital baiana, Luiz Carlos de Souza retorna à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), enquanto Luciano Ribeiro, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caculé, assume a Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Na Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o novo titular é Júnior Magalhães, que deixa a Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), ocupada agora por Ângelo Magalhães.

O empresário Pedro Tourinho comandará a Secretaria de Cultura e Turismo, enquanto Andréa Mendonça, até então titular da pasta, vai para a Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais.

Lázaro Jezler Filho assume a Secretaria de Manutenção (Seman) em substituição a Luciano Sandes, que será o diretor-geral das Prefeituras-Bairro. Zilton Kruger comandará a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) no lugar de Humberto Viana, novo chefe de cerimonial.

Além disso, o vereador Kiki Bispo foi anunciado como o novo líder da bancada de governo na Câmara Municipal.

Confira o perfil de cada secretário:

Secretaria da Saúde – Ana Paula Matos
Ana Paula Andrade Matos Moreira é vice-prefeita de Salvador. Professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras, possui pós-graduação em Finanças Corporativas e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013. Em seguida, foi chefe de gabinete da Vice-Prefeitura, presidente do Instituto de Previdência Municipal (PREVIS), secretária das Prefeituras-Bairro, titular da pasta de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) e secretária de Governo (SEGOV) de Salvador.

Secretaria de Governo – Cacá Leão
Carlos Felipe Vazquez de Souza Leão é formado em Administração e Planejamento Municipal pela POLIFUCS, com pós-graduação em Gestão Pública. Foi eleito deputado estadual em 2010 e deputado federal em dois mandatos: 2014 e 2018. Foi oito vezes consecutivas escolhido entre os 100 parlamentares mais influentes do país e um dos deputados que mais trouxe recursos para a Bahia – cerca de R$1 bilhão em investimentos para Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência Social entre outras áreas. Também foi relator do Orçamento da União, a mais importante dentro do Congresso Nacional, e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi, ainda, vice-líder do Progressistas e líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados.

Secretaria da Educação – Thiago Dantas
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thiago Martins Dantas exerceu o cargo de Analista Processual do Ministério Público da União (2005) e, após, atuou como advogado da União (2005-2011), lotado na Procuradoria da União no Espírito Santo e na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa, designado para a Consultoria Jurídica do Comando da Marinha. Foi também nomeado procurador da Fazenda Nacional. Entrou para a Procuradoria do Município de Salvador (PGMS) em 2011 e ocupou a chefia da representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda (2013-2016). Thiago Dantas foi titular da Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) no período de 2017 a 2023.

Secretaria de Gestão – Rodrigo Alves
Rodrigo Santos Alves é baiano, casado e pai de três filhas. Advogado graduado pela UCSAL possui especialização em direito pela PUC/SP, e cursa mestrando em Direito Público no IDP. Após 10 anos como executivo no mercado imobiliário, foi superintendente do IBAMA na Bahia por dois anos, e desde 2021 é diretor de infraestrutura na SMED. Foi diretor de diversas entidades de classe e fundador do IBDI - Instituto Baiano de Direito Imobiliário.

Procuradoria Geral – Eduardo Porto
Eduardo Vaz Porto é pós-Graduado em Direito Público e exmembro da Advocacia-Geral da União (AGU), tendo exercido o cargo de Procurador Federal. Ocupou a chefia da Representação da Procuradoria do Município de Salvador (PGMS) em diversas secretarias municipais. Foi membro titular do Conselho de Administração da extinta Companhia de Transportes de Salvador (CTS), além de subprocurador-Geral do Município de Salvador (PGMS) desde janeiro de 2021.

Secretaria de Infraestrutura – Luiz Carlos de Souza
Vereador eleito por Salvador pelo terceiro mandato consecutivo, presidente municipal do Partido Republicanos, ex-secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (SEINFRA), escritor, autor dos livros Um Minuto e Nada Mais e 7 Segredos para uma Gestão de Sucesso. O Equilíbrio entre Administração e Fé.

Secretaria de Ordem Pública – Luciano Ribeiro
Luciano Ribeiro é advogado, com pós-graduação em Direito Público Municipal e Direito Processual Civil. Foi prefeito de Caculé entre os anos de 2005 e 2012 e, na ocasião, teve o trabalho reconhecido pelas políticas públicas adotadas na preservação do meio ambiente e em defesa das crianças e dos adolescentes. Como deputado estadual entre 2015 e 2018, atuou como membro titular do comitê gestor do Programa Luz para Todos e como vice-presidente das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento e Finanças (COF). Foi secretário particular do então prefeito de Salvador, ACM Neto e, atualmente, é secretário-geral do União Brasil Bahia e primeiro suplente de deputado estadual

Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – Júnior Magalhães
Júnior Magalhães é advogado especializado em Políticas Públicas e Gestão de Obras, Qualidade e Desempenho das Construções. Ele foi secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Candeias e deputado estadual por dois mandatos. Na Prefeitura de Salvador, foi Assessor Especial do Prefeito e coordenador do programa Ouvindo Nosso Bairro, além de ter criado e coordenado o Gabinete da Prefeitura em Ação e o projeto Salvador Bairro a Bairro. Ele também exerceu os cargos de Diretor-geral das Prefeituras-Bairro e Diretor de Iluminação Pública, onde coordenou o programa Iluminando Nosso Bairro, que modernizou o parque luminotécnico de Salvador e tornou a cidade a única no país com 100% da iluminação pública em LED.

Secretaria de Cultura e Turismo – Pedro Tourinho
Pedro Tourinho nasceu em Salvador, formou-se em comunicação social e, com passagem pela UCLA, é também especialista em entretenimento e mídia. Trabalhou no Grupo ABC, na Record e nas Organizações Globo. Atuou também na gestão de carreira, imagem e desenvolvimento de negócios de algumas das personalidades mais importantes do país como Anitta, Regina Casé e Bruno Gagliasso. Fundador da SOKO, premiada agência de comunicação do país com clientes como AMBEV, Google, Netflix, Vivo e Spotify. Entusiasta de plataformas de economia criativa, é investidor e advisor em startups. É Autor do livro sobre imagem pública “Eu, eu mesmo e minha selfie”, lançado em 2019 pelo portfólio Penguin.

Secretaria de Manutenção da Cidade – Lázaro Jezler Filho
Lázaro Jezler Filho é administrador com MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui especialização em Gestão Pública. No setor privado exerceu atividades na área de manutenção no Polo Petroquímico de Camaçari. Foi também subsecretário da Secretaria de Manutenção de Salvador (Seman) e, mais recentemente, subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) da capital baiana.

Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro – Luciano Sandes
Luciano Sandes é graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Engenharia Ambiental e Urbana pela mesma instituição. Atua em cargos de gestão nos últimos 20 anos na área de infraestrutura urbana e na gestão de obras e contratos. Foi superintendente de Equipamentos Urbanos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA), Diretor de Manutenção de Infraestrutura Urbana da Secretaria Municipal de Manutenção (SEMAN) Atualmente exercia o cargo de secretário de Manutenção da Cidade (SEMAN).

Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais – Andréa Mendonça
Andréa Mendonça é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-graduação em Relações Internacionais, em Gestão Pública e em Design Thinking. Foi vereadora de Salvador, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e presidente da Junta Comercial da Bahia (JUCEB).

Transalvador – Décio Martins
Nascido em 12 de abril de 1985, Decio Martins Mendes Filho é Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), e especialista em Direito Público. Com vasta experiência em funções públicas, ocupou o cargo de Diretor Administrativo da Câmara Municipal de Salvador (CMS), esteve Subsecretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), foi Subsecretário Municipal da Saúde, e possui, ainda, formação o Programa de Líderes da Fundação Dom Cabral.

Diretoria de Iluminação Pública – Ângelo Magalhães
Nascido em 2 de fevereiro de 1980, Ângelo Mário Peixoto de Magalhães Neto é natural de Salvador. Casado, o administrador de empresa, e produtor de eventos. É especialista em gestão pública e projetos. Ingressou na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) em junho de 2014, como assessor do então prefeito, ACM Neto. Posteriormente, em 2017, assumiu o cargo de assessor especial da prefeitura. Atualmente, atua na direção da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro e coordena as operações especiais da PMS.

Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Zilton Kruger
Zilton Krüger Netto é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Salvador de 2013 a 2018, Chefe de Gabinete da Secretaria de Promoção Social (SEMPRE), Diretor da CODECON e Prefeito Bairro - Barra/Pituba.

Chefe de cerimonial – Humberto Viana
Administrador, pós graduado em Marketing e Mestre em Administração Estratégica. Foi Ouvidor Geral da Universidade Salvador e da Prefeitura Municipal do Salvador, Secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. Atualmente é Coordenador da Agenda de Eventos do Prefeito e Diretor-Geral da CODECON.

Líder do governo na Câmara de Salvador – Kiki Bispo
Vereador pelo partido União Brasil, Advogado, formado pela Universidade Católica. Exerceu os cargos de secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, presidente da CCJ, 1º secretário, vice-presidente, e atualmente, é vice líder de governo na Câmara Municipal de Salvador.

 

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 A Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), realizará, neste sábado (14), mais um ciclo de simulados de evacuação. Desta vez, as comunidades de Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria e a Baixa do Cacau, ambas no Lobato, receberão a ação, que tem como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos e ensinar a comunidade como ela deve se comportar em uma possível evacuação. A atividade acontecerá de forma simultânea às 9h nas três comunidades.

Durante o simulado, os participantes têm conhecimento de qual abrigo procurar em caso de evacuação, quais os serviços oferecidos nesses abrigos no momento real, além de saberem a importância da preservação da vida. Além da equipe da Codesal, a atividade também contará com equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) e gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs), dentre outros órgãos envolvidos.

“Promover simulados dessa proporção tem importância significativa para nossa cidade, pois o objetivo da Codesal é consolidar o sistema de monitoramento da cidade, preparar e conscientizar os moradores sobre formas de se evitar os acidentes. Nunca queremos que aconteça algo, mas, se, em algum momento acontecer, é necessário preservar o bem maior, a vida”, disse a subcoordenadora de ações comunitárias e educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Balanço – No ano de 2022, o órgão realizou 8 simulados de evacuação nas comunidades. As localidades foram: Vila do Picasso (Alto da Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (Lobato), Mamede (Alto da Terezinha), Calabetão, Bom Juá (Marotinho), Moscou (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril).

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Em razão da alta demanda de turistas que têm chegado a Salvador através dos navios de cruzeiros, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) criará uma linha especial de ônibus para fazer o transporte deste público entre a região do Mercado Modelo e o Elevador Lacerda até a Praça Municipal. A nova linha, E-136 – Elevador Lacerda x Praça Municipal, começa a operar neste domingo (15), das 7h às 16h, com a chegada do navio Arcádia.

A iniciativa visa oferecer mais uma opção de deslocamento entre a Cidade Baixa e o Pelourinho aos turistas que chegam à capital neste período. Ao todo, está prevista a chegada de 45 navios de cruzeiro até o dia 20 de abril.

“Em alguns dias temos previsão de chegada de até três navios, podendo chegar a quase 12 mil turistas desembarcando na cidade somente por este meio. Essa é uma demanda muito grande para ser absorvida mesmo com o Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves”, contou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Serão utilizados dois micro-ônibus novos, com ar condicionado, recém-chegados à cidade no final do ano passado. A linha vai circular somente nas datas de chegada de navios a Salvador, fazendo o trajeto entre a região do Elevador Lacerda até a Praça Municipal. A previsão é que sejam realizadas 37 viagens ao dia, passando pelo Comércio, na ida, e Avenida Contorno, na volta. O valor da tarifa será a mesma já praticada nas demais linhas regulares da cidade, R$4,90, com direito à integração através do Salvador Card ou cartão do metrô.

Itinerário – A base operacional da linha, na Cidade Baixa, será no Elevador Lacerda, enquanto na Cidade Alta será na Praça Municipal. No itinerário de ida, a linha sairá do Lacerda seguindo pela Rua da Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves, Rua Chile e Praça Municipal.

Já na volta, o ônibus descerá pela Ladeira da Praça, passando pela Rua da Ajuda, Rua do Tesouro, Rua Chile, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Avenida Sete de Setembro, Largo do Campo Grande, Alça do Viaduto Menininha do Gantois, Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Lafayete Coutinho, Rua da Conceição da Praia, retornando ao Elevador Lacerda.

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O Projeto Novo Mané Dendê realizou, na manhã desta sexta-feira (13), na Escola Municipal Paulo Mendes de Aguiar, no bairro de Rio Sena, um encontro para a criação de mais uma Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO). O objetivo é informar aos moradores da poligonal beneficiada sobre o andamento das obras, bem como o acompanhamento e planejamento das intervenções.

“Com a instalação da Comissão de Acompanhamento de Obras é criado um espaço de diálogo com a participação da comunidade. Esse espaço é legítimo e necessário para que haja o avanço das ações do Novo Mané Dendê”, afirmou a especialista social do projeto, Adriana Nascimento,.

Na oportunidade foram escolhidos dois moradores para compor a Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) do Vale Leste 3, que corresponde ao bairro de Rio Sena. A votação foi realizada pelos próprios moradores presentes à reunião.

Durante o evento, Luís Alberto Oliveira, morador do bairro há 42 anos, era um dos mais animados. “Essa comissão é de fundamental importância. Eu me sinto lisonjeado, me sinto representado”. 

Funcionamento – A comissão é formada pelos moradores e técnicos do projeto e os encontros são mensais. Cada morador escolhido torna-se um multiplicador de informação. Esses representantes são ouvidos pelos técnicos do projeto e, também, acompanham e participam das tomadas de decisões. 

Também faz parte do trabalho da CAO a orientação, formação, manutenção e sustentabilidade das áreas beneficiadas pelo projeto, inclusive após a conclusão das obras. Além desta, também funciona a CAO Vale Central 1, também em Ilha Amarela.

Novo Mané Dendê – O Projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma, Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.
Para as vagas que exigem experiência deve ser comprovado em carteira de trabalho.

Recepcionista atendente (vaga intermitente )
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em informática, ter fácil acesso à Lauro de Freitas.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Motorista de Ônibus (vaga intermitente)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH D, Curso atualizado de condutor de passageiro e experiência transporte para fábricas, empresas ou turismo, Conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de Contratação é Intermitente
Salário a combinar + benefícios
15 Vagas

Motorisra de Transporte Escolar (VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH D, Curso de condutor de passageiro e transporte escolar, Conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de contratação MEI, vaga zoneada para bairros próximos ao Shopping da Bahia (Pernambués, Saramandaia, Brotas), desejável experiência com transporte escolar
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de Transporte Escolar (VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de contratação MEI, vaga zoneada para bairros próximos ao Shopping da Bahia (Pernambués, Saramandaia, Brotas), desejável experiência com criancas
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Borracheiro (vaga temporária 60 dias)
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em pneus de carreta, empilhadeiras e pá-carregadeira
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas

Auxiliar de Limpeza (vaga temporária 60 dias)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas

Auxiliar Administrativo (vaga temporária 60 dias)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas

Eletricista de máquinas (vaga temporária 60 dias)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas

Consultor de Vendas
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de contratação MEI
Comissão + benefícios
1 Vaga

Recepcionista atendente
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Operador de monitoramento (CFTV)
Ensino médio completo, 6 meses experiência recente (2019 a 2022), requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, fácil acesso aos bairros de Salvador, curso na área
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas

Auxiliar de depósito ou Auxiliar Carga e Descarga Pesada
Ensino médio completo, sem experiência, vaga exclusiva para moradores de Simões Filho, ter disponibilidade de horário
Salário a combinar + benefícios
10 Vagas

Coletor de lixo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência )
Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.
Salário R$1.313,00 + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )
Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.
Salário R$1.313,00 + benefícios
1 Vaga

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