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Este tem sido o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 17 anos na capital baiana. O dado, apresentado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), mostra que, até a quinta-feira (28), já choveu 189,2 mm na cidade. O último janeiro que superou este índice foi o de 2004, que registrou, na ocasião, 319,4 mm.

Apesar de a chuva ter sido frequente, não houve um impacto negativo intenso no fluxo da cidade. O titular da Codesal, Sosthenes Macedo, atribuiu este quesito ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos de prevenção aos danos ocasionados pelas chuvas.

"A resposta de prevenção às chuvas tem funcionado. Isso ajuda a mostrar que os caminhos que percorremos até aqui para não termos problemas têm sido assertivos. O Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), o sistema de alerta e alarme e pluviômetros, por exemplo, têm dado um resultado muito bacana, de modo que a resposta tem aparecido no dia a dia da cidade. A chuva chega e muitas vezes nem percebemos", detalhou o gestor.

A expectativa da Codesal é que no fim de semana, quando o mês de janeiro chega ao fim, a chuva não apareça de modo intenso. No sábado (30), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 70% de chuvas fracas e isoladas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Já no domingo (31), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 80% de chuvas fracas, a qualquer hora do dia.

Para atender a população, a Codesal mantém plantão 24 horas, todos os dias da semana. Em caso de emergência, o cidadão deve entrar em contato através do telefone 199, no qual a ligação é gratuita.

Educação e prevenção – Um dos projetos desenvolvidos pela Codesal em parceria com as comunidades e que tem colaborado para reduzir os danos nos período de chuvas intensas é o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim). Ontem (28), a Codesal certificou mais 15 crianças que cursaram a capacitação na comunidade Mamede, situada no Alto da Terezinha. O evento ocorreu na Escola Municipal Santa Terezinha.

O Nupdec Mirim é um projeto voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador. Todo o trabalho desenvolvido visa formar voluntários integrantes do público infanto juvenil para atuarem nas áreas de risco e na prevenção de acidentes em suas regiões. No decorrer da capacitação são utilizados recursos para ampliar a percepção das crianças para fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, contribuindo para a redução das ocorrências.

Na última semana, o órgão certificou mais 15 crianças no Arraial do Retiro. E na próxima terça-feira (2/2) uma nova turma será iniciada, desta vez na comunidade Bosque Real, em Sete de Abril.

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Completando dois anos de funcionamento nesta sexta-feira (29), o Centro Especializado em Reabilitação de Coutos (CER II) já promoveu mais de 34 mil atendimentos neste período, com avaliação positiva de 91,5% dos usuários. O espaço, instalado no Subúrbio 360, em Coutos, visa beneficiar a população de 22 bairros no Subúrbio Ferroviário e de outras cidades pactuadas, que enfrentam dificuldades em acessar os serviços especializados por falta de centros de atendimento próximos de sua residência.

Implementado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e fiscalizado pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (vinculada à Sempre), o CER II integra a Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. A estrutura promove atendimentos especializados e serviços de reabilitação para as pessoas com deficiências física e intelectual, através de equipe multiprofissional e interdisciplinar que atua de forma integrada, por meio de Projeto Terapêutico Singular (PTS), propiciando melhor eficácia no tratamento.

O CER II assiste pacientes não só com tratamentos, mas com material ortopédico fundamental no dia a dia. Às sextas-feiras, são entregues equipamentos a 29 pacientes assistidos pelo serviço. São andadores, muletas, sapatos neuropáticos para pés de diabéticos, almofadas para evitar úlceras na pele, cadeiras de rodas, cadeiras tetraplégicas com apoio e outros modelos que variam de acordo com a necessidade de cada paciente.

No período inicial da pandemia, obedecendo às medidas restritivas, os atendimentos presenciais e em grupo foram suspensos, sendo parcialmente retomados a partir de agosto de 2020, obedecendo a rigoroso protocolo, através de agendamento e atendimento individualizado. Durante todo este período, pacientes e familiares foram assistidos através de atendimento telepresencial.

Evolução – Em atendimento há dois anos no CER II, o jovem Enzo, de cinco anos, faz atividades na sala de estimulação, com atividades lúdicas e psicomotoras. Antes, ele recebia atendimento em outro lugar onde não se sentia bem, não se adaptava. Por isso mesmo, Lucimara Cerqueira, mãe do pequeno, avalia positivamente todo atendimento recebido no centro pelo filho, que tem transtorno do espectro autista (TEA).

“Eu não tenho o que falar, Enzo melhorou bastante. Aqui é um lugar acolhedor, totalmente diferente, onde ele se sentiu seguro e eu tô vendo uma evolução grande, a cada dia”. Ela recorda a presteza da equipe, sempre atenciosa, que a mantém informada com feedbacks constantes no fim de cada atendimento. “É gratificante. Levamos também as atividades para dentro de casa”.

Há um ano, dona Maria Lúcia Alves, de 68 anos, faz atividades no CER II. Ela faz terapia ocupacional e ginástica, se recuperando de um acidente vascular cerebral. As atividades constantes já demonstram melhorias na idosa, que estava no momento com a terapeuta ocupacional fazendo reabilitação das mãos. “Hoje estou ficando legal, me sinto bem melhor, e as profissionais são ótimas”.

Fã de Ivete Sangalo, o jovem Andrei da Silva Cruz, de 12 anos é constantemente amparado pela mãe, a técnica de enfermagem Mirian Barbosa. Durante a entrevista, sorriu e cantou Sorte Grande, sucesso da cantora. Morador de Plataforma, Andrei já frequentou outras instituições antes de chegar ao CER II. A mãe só tem a agradecer pelo atendimento recebido no centro. Lá, o acompanhamento é maior e o jovem apresentou muitos avanços.

“Mesmo neste período de pandemia, toda semana orientavam a gente, mandavam exercícios para não deixar de acompanhar. Com essa orientação, eu não deixava ele parado, não perdemos muita coisa. Claro que a profissional fazendo não é igual a mim. Eu gosto daqui porque tem tudo, tem neurologista, psicóloga, terapeuta ocupacional, tem a fonoaudióloga, tem tudo em um só lugar. Melhor do que sair com ele todos os dias para vários atendimentos e aqui a gente tem tudo aqui, pra mim é o ideal”, relatou Mirian.

Atendimento descentralizado – O secretário Kiki Bispo, gestor da Sempre, avaliou que o CER é um marco de entrega da política de ampliação e de descentralização dos serviços de saúde da Prefeitura, de forma a fortalecer e avançar nas ações de inclusão social da pessoa com deficiência. “O CER é um espaço importante, pois as famílias de pessoas com deficiência que moram na região passaram a contar com atendimento especializado mais próximo da residência, não precisando mais se deslocar até o centro da cidade”, pontuou.

O diretor da UPCD, Wagner Andrade, também elogiou o trabalho do espaço e fez um balanço positivo dos últimos dois anos. “Antes, as pessoas se deslocavam até o centro da cidade para ter o atendimento e lá ficou mais perto da população. Hoje, temos uma ampla aceitação da comunidade, com famílias satisfeitas e perspectiva de ampliar o atendimento, que hoje está em uma média de 400 pacientes por mês”.

Nesta nova gestão, segundo Andrade, está prevista a construção de mais um CER em Cajazeiras, e este atendimento é fundamental para garantir o desenvolvimento das potencialidades do paciente com atendimento multidisciplinar e, assim, melhorar sua mobilidade. “O tratamento especializado é o passo inicial para que a pessoa com deficiência possa se desenvolver, além das limitações impostas por sua condição. É importante também destacar a parceria com a Apae Salvador, que faz o gerenciamento desta unidade e aplica o seu conhecimento e know-how de 52 anos para os pacientes em tratamento”, concluiu.

O presidente da Apae Salvador, Derval Freire, acredita que a parceria com a Prefeitura é benéfica para todos. Para ele, ter um equipamento como o CER II perto da comunidade proporciona uma assistência mais próxima de todos, podendo encontrar quando precisar. “Acho que todo mundo gosta de ter esse centro aqui, porque é um atendimento constante, direto. Quando eles quiserem, sabem onde procurar, e isso é importante. E é uma parceria muito boa entre a Apae e Prefeitura. Juntando as expertises, procuramos fazer aquilo de melhor que nós temos para que não desmereça a parceria e nós possamos atender dentro da qualidade das instituições”, declarou.

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Com o objetivo de formar e ajudar roteiristas iniciantes, o Projeto Películas Negras Lab está com inscrições abertas até o domingo (31). As vagas são destinadas para roteiristas entre 16 e 30 anos, de curta-metragem do Nordeste, sendo exclusiva para negros, indígenas e transexuais.

As aulas acontecerão a partir do dia 27 de fevereiro, sempre aos sábados, através da plataforma Zoom. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo link (https:// docs. google. com/ forms/d/e/ 1FAIpQLSdjG8NdMJ-x0vgZdP9mghf8mHn3l1gFh0u2qF2pP2Kkr5NGLw/ viewform). A iniciativa de formação para roteiristas iniciantes foi contemplada pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Cada proponente pode inscrever apenas um projeto. Ou seja, a iniciativa selecionará 18 sinopses de curta-metragem, seis em cada uma das seguintes categorias: documentário, ficção e animação. Os 18 trabalhos selecionados participarão do projeto de formação on-line, com professores especializados de cada uma das três áreas. Ao longo do curso, essas sinopses embrionárias amadurecerão para um argumento de até três páginas, no formato Master Scenes.

Prêmios – Os curadores receberão os projetos sem a assinatura dos autores, para evitar qualquer tipo de preterimento, e a avaliação consistirá em analisar os seguintes aspectos: potencial criativo e narrativo da sinopse, pertinência temática e comunicabilidade. Ao final do curso, a curadoria avaliará os argumentos construídos ao longo do workshop. O melhor de cada uma das turmas receberá prêmio no valor de R$400, troféu e outras premiações extras.

Os vencedores serão anunciados em uma live pública no Instagram da Saturnema Filmes. Já a entrega do certificado dos participantes do curso será em até 20 dias após o término do workshop. O recebimento da premiação em dinheiro será feito através de transferência bancária para conta corrente ou poupança em até 30 dias e o troféu será entregue via Correios.

“Esse projeto foi pensado para que pessoas de outra região do Nordeste, principalmente aquelas que não moram na capital, tivessem acesso à iniciativa. Logo, queríamos chegar nessas pessoas que estão distantes e que estão começando a trajetória agora. Portanto, queremos inserir as pessoas da região, negros e trans neste espaço, já que esses tipos de laboratórios só têm nas regiões Sul e Sudeste e a maioria sempre com pessoas brancas, fazendo com que essas categorias sejam excluídas”, afirma a diretora e roteirista Ana do Carmo.

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A Prefeitura ampliou para três o número de postos de vacinação no esquema drive thru na capital baiana nesta sexta-feira (29). Além da Arena Fonte Nova, em Nazaré, e do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, um posto neste esquema também foi implantado no Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro), na Avenida Centenário. Os drives funcionam até domingo (31), das 8h às 20h, com exceção da Arena Fonte Nova, que oferta as doses das 8h às 17h.

Outros cinco postos de saúde da rede básica também realizam a vacinação no modelo convencional até domingo, também voltados para imunização de profissionais da saúde. São eles: a USF Clementino Fraga (5º Centro), nos Barris; Centro de Saúde Virgílio de Carvalho, em Dendezeiros; USF Vale do Matatu, na Avenida Bonocô; na USF San Martin III; e na USF Itapuã. Os postos fixos funcionarão das 8h às 17h. Desde o início da campanha até o final da tarde de hoje, mais de 35 mil pessoas já haviam sido vacinadas em Salvador.

Vacinação de profissionais – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou um site onde é possível consultar a lista de todos os trabalhadores dos 34 hospitais cadastrados para a primeira fase da imunização. No link www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ vacinacao-profissionais/ é possível buscar pelo nome do profissional e verificar se está apto para a vacina.

Aquele profissional que não tiver com o nome da lista não deverá se dirigir ao ponto de vacinação. A orientação é que procure o hospital onde trabalha para esclarecimentos.

A anestesista do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Caroline Brandão, esteve na noite da quinta-feira (28) no Centro de Convenções para ser vacinada. Ela afirmou que desde a chegada à fila foi tudo tranquilo e organizado, com alguns períodos de pausa até chegar na vez.

Eram 6h30 quando Joicilene Borges, coordenadora de Controle de Infecção do Hospital Santa Isabel, chegou à fila da Arena Fonte Nova. A utilização do drive foi aprovada por ela, pois proporcionou o acesso sem aglomeração.

Terapeuta Ocupacional do Hospital Geral do Estado, Marília Gabriela Marques também saiu cedo de casa. Ansiosa, foi uma das primeiras a chegar na Arena Fonte Nova. “Só de não precisar descer do carro, não ter aglomeração, nem me colocar em risco, adiantou muito. A organização está de parabéns”, concluiu.

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Os atletas da equipe de alto rendimento da Arena Aquática Salvador conquistaram o título de melhores atletas de natação do ano de 2020. A premiação foi realizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) na última terça-feira (26), através de uma cerimônia virtual, com a participação de atletas, treinadores e dirigentes da Federação. No total, quatro atletas da equipe da Arena receberam a certificação on-line – destes, dois fazem parte das categorias Mirim I e II, um da Infantil II e o quarto atleta é integrante da categoria Sênior I.

O atleta Pedro Mattos, de 10 anos, recebeu com alegria e muito entusiasmo a certificação de melhor atleta pelo segundo ano consecutivo. “Esse reconhecimento é muito importante para mim. Muitos atletas sonham com essa certificação e eu estou feliz por ter recebido. Em um ano atípico como esse de pandemia, é fundamental que a gente se mantenha motivado e renove as esperanças para dias melhores. Ter sido escolhido entre os melhores do ano me incentivou ainda mais a não desistir e a lutar pelo meu grande sonho, que é ganhar uma medalha de ouro nas olimpíadas”, contou.

Para o treinador, Thiago Alves, o reconhecimento é importante para incentivar os atletas a não desistirem dos próprios sonhos, mesmo com o surgimento de adversidades. “A pandemia foi um desafio para todos nós. Tivemos que readaptar todo o nosso cronograma e realizar treinos virtuais, para não ter perda no rendimento dos atletas. Nós vemos os atletas como filhos, e quando eles colhem um resultado positivo, a satisfação é como se fosse de um pai. É muito gratificante essa homenagem, a sensação é de dever cumprido e a esperança de que eles vão render e crescer muito mais. A premiação para qualquer atleta é sempre motivadora, porque inspira outros atletas e incentiva a lutar pelos objetivos”.

O gestor da Arena Aquática de Salvador, Edvaldo Valério, reforçou a importância do espaço e a valorização dos atletas. “A Arena é um equipamento de alta performance, com objetivo de revelar novos e futuros campeões, além de ser um projeto embrionário e inovador da Prefeitura. É gratificante acompanhar as conquistas dos nossos atletas. Mesmo com momentos difíceis em meio a pandemia, a motivação deles é incrível. Eles têm à disposição um equipamento de primeira linha e a nossa expectativa para este ano é traçar novas metas, objetivos e explorar a Arena também na realização de eventos nacionais e internacionais”, afirmou.

Equipamento – Em razão da pandemia, o funcionamento da Arena Aquática Salvador foi autorizado apenas para atletas de alto rendimento, seguindo os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. Atualmente, a equipe de alto desempenho é composta por 145 nadadores. De forma reduzida, os treinos acontecem de segunda a sábado, das 6h às 9h30 e das 14h30 às 18h.

A estrutura possui 15 mil m² de área e abriga uma piscina olímpica de 50x25 metros. Além disso, abriga ainda uma academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas, sala de técnicos dentre outras. Atualmente, o espaço tem uma equipe formada por profissionais e professores de educação física com especialização em natação, que oferecem todo o suporte para os atletas.

 

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), participa na próxima terça-feira (2), às 10h, do Painel Online das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O Webinar tem como tema “O uso da tecnologia para desenvolver as cidades no novo cenário das administrações públicas”.

“O evento é importante, pois irá apresentar algumas soluções digitais e informações essenciais às prefeituras da Região Metropolitana de Salvador, para que possam atenuar os problemas causados em decorrência da crise da pandemia do novo coronavírus nas cidades”, avalia o titular da Semit e também presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Samuel Araújo.

O encontro on-line, promovido pela Rede Cidade Digital, terá também a participação de especialistas, empresários e gestores públicos.

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Os candidatos convocados para as funções temporárias de Sanitarista (40h), Enfermeiro (40h) e Técnico em Enfermagem (40h) têm até as 23h59 desta quinta-feira (28), para enviar a documentação através do site redacoronaviruscontratos.salvador.ba.gov.br . Os profissionais foram selecionados através do Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público – Edital nº 01/ 2020. A lista da nova convocação está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da terça-feira (26).

A apresentação dos documentos pelo site leva em consideração as medidas para o enfrentamento da Covid-19. O candidato que não acessar o site e no prazo estabelecidos para envio da documentação será considerado desistente, implicando sua desclassificação definitiva e a convocação do candidato subsequente imediatamente classificado, conforme edital.

 

 

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Prefeitura firmou, nesta quinta-feira (28), parceria para destinação de recursos às escolas conveniadas que atendem crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil. A solenidade de assinatura do acordo aconteceu no Palácio Thomé de Souza, no Centro, e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Educação (Smed), Marcelo Oliveira, além de representantes de instituições filantrópicas e comunitárias – alguns deles participaram do ato de forma virtual.

“Hoje, a Prefeitura renova esse termo de fomento para o repasse de R$55 milhões a 121 creches e escolas comunitárias da cidade, que oferecem quase 14 mil vagas às crianças, principalmente nos bairros mais carentes. A parceria com essas organizações sociais foi decisiva para que a gente pudesse universalizar o acesso à Educação Infantil, além de ampliar a rede com a contratação de escolas privadas por meio do programa Pé na Escola”, destacou Bruno Reis. 

A capital baiana, citou o prefeito, atualmente ocupa o primeiro lugar entre as capitais do país quando o assunto é acesso à pré-escola (crianças de 4 e 5 anos), conforme divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Presente no ato de assinatura dos convênios, o presidente da Associação Espírito da Luz, Dilcinei Aris, celebrou a parceria com o município. A instituição na qual ele gere fica localizada no Nordeste de Amaralina e atende a 65 crianças de 2 a 5 anos. “Nunca fomos tão agraciados com orientação e atenção pela Prefeitura como nos últimos anos. Acho que toda a gestão deveria olhar com mais carinho para a Educação. Só assim podemos transformar o mundo. As crianças serão impactadas diretamente com essa ajuda”, ressaltou.

Também presente na ocasião, Cláudia Magali Santos, representante da Associação Creche João Paulo II, em São João do Cabrito, também destacou a importância deste apoio municipal às entidades. “O nosso público é formado por crianças carentes, que necessitam desse olhar cuidadoso. Nesse período de pandemia, o desafio tem sido grande, mas tentamos desenvolver atividades remotas para dar continuidade ao processo educacional”, completou.

Mais parcerias – A Prefeitura também firmou parceria com a Fundação Lehmann, que passa a dar suporte, apoio e consultoria à educação da capital baiana. A instituição vem atuando em conjunto com diversos governos municipais do país, a exemplo de Sobral (CE), que é referência nacional em educação.  Além disso, a gestão vai abrir chamamento para celebrar novas parcerias com outras creches e escolas comunitárias, no sentido de ampliar o número de vagas na cidade.

Repasses – Segundo números da Smed, em 2020, cerca de R$55,3 milhões foram repassados para 119 instituições, que atenderam 13.386 crianças. As parcerias são firmadas de acordo com o número de alunos declarados no Censo Escolar. A partir desse resultado, é definido o valor a ser encaminhado para as escolas, que devem atender alguns critérios para ter direito ao benefício.

Sem fins lucrativos e geridas pela própria comunidade, as escolas comunitárias são frutos de um movimento nacional constituído de camadas excluídas da população que não tinham acesso à Educação Infantil. “Os convênios firmados têm duração de um ano letivo. Esse projeto já vem desde 2012 e passou a ser intensificado a partir de 2013. É uma forma de oferecer ensino infantil a um segmento da população em que a rede municipal ainda não consegue atingir”, explicou o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

De 2012 a 2020, o número de entidades formalizadas quadruplicou, passando de 30 para 119. Os valores repassados saltaram de R$2,9 milhões para R$55,3 milhões. "Ou seja, não houve apenas a ampliação do número de escolas comunitárias credenciadas, mas também nos valores repassados por criança, de forma a fortalecer e valorizar o trabalho dessas entidades", completou Oliveira. O valor per capita em 2020 chegou a R$4,1 mil, ante os R$785 pagos em 2012, quando apenas 3,7 mil alunos eram atendidos.

 

 

 

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A disposição de Karine Santos, 27 anos, aliada à perspicácia, à confiança e ao apoio que ela recebeu de alguns editais e de instituições que acreditaram em seu trabalho, foram alguns dos ingredientes que levaram a Wakanda Educação Empreendedora a decolar e a cumprir o seu propósito inicial de ajudar jovens da periferia que empreendem por necessidade.

Em janeiro de 2020, a startup foi contemplada pelo edital Projeto Impacto ICC, uma parceria entre o Parque Social, Prefeitura de Salvador e o Instituto Camargo Corrêa, que tem como objetivo apoiar ideias, negócios ou projetos de impacto social positivo.

Atualmente, a Wakanda acumula grandes feitos, como o fato de ter impactado 600 microempreendimentos com formações que têm fortalecido esses negócios. A idealizadora da Wakanda, Karine Santos, também comemora a conquista de ter sido reconhecida como uma das jovens mais influentes, empreendedoras e inovadoras do ano pela revista Forbes Brasil.

As propostas selecionadas receberam gratuitamente qualificação, suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico. Além disso, antes da pandemia, tiveram acesso à estrutura física da incubadora In Pacto, com estações de trabalho, salas de reunião e espaço multiuso.

Para o coordenador técnico da In Pacto, Randerson Almeida, a participação de Karine, juntamente com o seu negócio, para receber o apoio da In Pacto com a tecnologia do Parque Social foi muito proveitosa tanto para ela quanto para a In Pacto. “Essa participação valida de forma bem expressiva a nossa tecnologia de acompanhamento e desenvolvimento de negócios de impacto social positivo em Salvador”, conta.

Formação – Neste momento, a Wakanda Educação Empreendedora já colocou em prática um dos produtos que fazem parte do planejamento, que é o Acelerando seu Corre, uma formação que busca potencializar mães, mulheres e empreendedores por necessidade. Ao todo, 242 pessoas se inscreveram e estão participando da formação pelo WhatsApp.

As inscrições para novas turmas estão programadas para o mês de março e deverão ser divulgadas pelas redes sociais da Wakanda no Instagram (@ wakanda_ educacao) e Facebook (Wakanda Educação Empreendedora). O curso está dividido em três módulos: Pega a Visão (conteúdo sobre gestão financeira), Corre no Digital (vendas e Marketing Digital) e Gestão Barril Dobrado (planejamento).

Toda segunda-feira são abertos esses três módulos no WhatsApp para as turmas. Os alunos recebem as videoaulas, conteúdos e exercícios para cada um dos cinco dias de duração do curso. Além disso, uma hora por dia é realizada uma aula ao vivo para tirar dúvidas.

“Está sendo incrível. Estamos tendo uma devolutiva muito massa das pessoas. Tivemos várias avaliações superpositivas sobre o vídeo e também sobre a aula ao vivo. Outro ponto positivo é que as aulas são compartilhadas no WhatsApp, que é um aplicativo que todo o mundo usa, portanto facilita o acesso à comunicação. Nós estamos atendendo pessoas, inclusive, do interior da Bahia, de outros estados e até de outros países”, diz Karine.

Ela conta que o objetivo principal do Acelerando seu Corre é auxiliar as pessoas de forma prática para que elas aprendam o conteúdo e possam usar no dia seguinte em seus projetos. Com o módulo Pegue a Visão, por exemplo, o aluno tem uma semana para fazer a precificação do produto ou serviço que desenvolve. Ao final do desafio, o participante sai com todos os passos executados e prontos, e esse aprendizado pode ser replicado para outro produto.

Premiação – Além de ter sido uma das selecionadas pelo edital Projeto Impacto ICC, a Wakanda participou, em novembro do ano passado, do 2º Desafio Salvador Resiliente – Mulheres e Tecnologia. Foi um dos negócios apoiados pela Fundação Avina com um recurso de 6 mil dólares (aproximadamente R$30 mil).

O desafio foi uma iniciativa da Estratégia Salvador Resiliente, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, à época, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a Rede Cidades Resilientes (RCN), Fundação Avina, BID Lab e Sebrae. Com o investimento da Fundação Avina, a Wakanda pôde ampliar a equipe de comunicação e melhorar a divulgação para ter um alcance maior. O recurso também foi utilizado para a compra de equipamentos que estão auxiliando na edição de vídeo e produção de conteúdo.

Randerson Almeida acrescenta que mesmo com os contratempos da pandemia, o ano de 2020 foi muito positivo para a Wakanda. “Durante a pandemia, Karine conseguiu implementar o projeto Máscaras por Nós e comercializou com o Instituto Camargo Corrêa e também com a CCR Metrô; ela participou do Edital Mulheres e Tecnologia, sendo finalista, participou de um ciclo de capacitação, foi premiada em quarto lugar com um recurso da Fundação Avina e participou também do reality de empreendedorismo Shark Tank, que foi outra grande vitória”.

 

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