Geral

0
0
0
s2sdefault

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 173 vagas de emprego para pessoas sem deficiência, sendo 93 para pessoas com deficiência (PCD) nesta sexta-feira (15). Os candidatos deverão acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento.

O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e de maneira remota, via WhatsApp, com escolha a ser feita no momento do agendamento. Para atendimentos via WhatsApp, favor verificar se o contato do cadastro possui conta no aplicativo.

Confira as vagas (não-PCD)

Promotor de vendas
Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável experiência em loja de conveniência ou cafetaria.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Modelista
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Overloquista
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Galonerista
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com moda praia.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Professor de curso profissionalizante (vaga temporária)
Ensino Superior completo em Administração, Direito, Ciências Contábeis ou RH, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar
1 vaga

Recepcionista atendente (vaga temporária)
Ensino médio completo, com ou sem experiência, conhecimento de Informática, vaga zoneada para Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Atendente de lanchonete
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Engenheiro civil (estágio)
Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 4º semestre à noite), sem experiência, conhecimento em Informática, vaga zoneada para região da Paralela (Narandiba, Cabula VI, Imbuí, Mussurunga, Bairro da Paz).
Bolsa: R$500 + benefícios
2 vagas

Funileiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Soldador Tig
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Mecânico de veículo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B e curso na área.
Salário: R$2.000 + benefícios
1 vaga

Polidor de veículo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis CNH B, Curso na área.
Salário: R$1.480 + benefícios
1 vaga

Repositor de frios
Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Açougueiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja em Simões Filho e Miragem.
Salário: a combinar + benefícios
4 vagas

Costureira de roupas de noivas
Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Consultor de vendas especializado
Ensino médio completo ou superior completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A ou B, possuir carro ou moto, ter disponibilidade para viajar, experiência com vendas a médias e grandes empresas.
Salário: R$1.500 + benefícios
2 vagas

Churrasqueiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Motorista carreteiro
Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência, CNH E, ter disponibilidade para viajar.
Salário: R$2.032 + benefício
49 vagas

Ajudante de pizzaiolo
Ensino médio incompleto, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Cozinheiro de restaurante
Ensino médio incompleto, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga


Vagas (para PCD)

Técnico de enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja em Brotas, Simões Filho e Miragem.
Salário: a combinar + benefícios
4 vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Cajazeiras.
Salário: a combinar + benefícios
5 vagas

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em Excel intermediário.
Salário: R$1.445,71 benefícios
2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.215,82 + benefícios
2 vagas

Operador de telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.
Salário: a combinar + benefícios
80 vagas

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), foi agraciado com o Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. Organizada pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), a iniciativa tem como objetivo fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária.

A avaliação levou em consideração três critérios de gestão previdenciária, que são a gestão administrativa, a financeira e atuarial e a de concessão de benefícios previdenciários. Para cada um deles, foi verificado se a instituição atendia ou não os requisitos necessários. Salvador participou da categoria Municípios da Federação e levou o segundo lugar. A premiação será entregue durante o 54º Congresso Nacional da Abipem, que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, em Goiânia.

O diretor do Fumpres, Daniel Ribeiro, afirmou que tem sido gratificante acompanhar o crescimento e destaque que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da capital baiana vem tendo no país. “Essa premiação nacional feita pela Abipem vem coroar Salvador como segunda melhor gestão previdenciária entre os RPPS de grande porte em nosso país. Essa foi a primeira vez que participamos do prêmio e estar no segundo lugar em nossa categoria é uma grande conquista, da qual temos muito orgulho. Seguiremos trabalhando arduamente para acompanhar as mudanças e oferecer sempre um serviço de excelência para nossos segurados, a quem também dedicamos essa premiação”.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Um total de 292 certificados foi entregue, na tarde desta quarta-feira (13), aos concluintes da primeira turma dos cursos de capacitação em Excelência em Saúde, do programa Treinar para Empregar. A entrega foi realizada com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e do diretor em exercício do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia (Senac-Ba), Luís Carlos Abreu.

A ação é fruto de uma parceria entre a Semdec e o Senac, e tem como finalidade oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, aumentando as chances de empregabilidade, principalmente diante da chegada de novos empreendimentos da área em Salvador, a exemplo da rede Mater Dei. O Treinar para Empregar busca identificar, nos bairros e comunidades ao redor dos empreendimentos, pessoas com potencial para que sejam capacitadas e inseridas nas oportunidades.

“Esse programa tem a perspectiva maravilhosa de inserir as pessoas no mercado de trabalho. Estamos buscando atrair novos investidores, mudar a nossa matriz econômica e trazer mais emprego e renda para a cidade, aproveitando a mão de obra local”, explicou a vice-prefeita.

Funcionamento – Os cursos de curta duração foram iniciados no final de julho, nas modalidades presencial e virtual, embasados no conceito de trilhas formativas, com cargas horárias que variam de 20h a 40h. Os participantes foram capacitados em Higienização Hospitalar, Copeiro Hospitalar, Técnicas de Porteiro, Teleatendimento em Serviços de Saúde, Estoque de Mercadorias, Atendimento em Farmácia, Humanização Hospitalar e Aperfeiçoamento em Técnicas de Nutrição e Dietética.

Durante as aulas, foi aplicada uma metodologia participativa, com o intuito de preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. “Temos observado a chegada de grandes grupos com grandes investimentos na área de saúde, criando a expectativa de que Salvador se torne um pólo de referência em saúde do Norte e Nordeste”, afirmou a secretária Mila Paes.

Até novembro próximo, 900 pessoas devem ser treinadas em Excelência em Saúde. O público-alvo é composto por pessoas com idade a partir de 18 anos, Ensino Médio completo e em busca de oportunidade. Segundo Mila Paes, essa é a finalização da primeira etapa do programa-piloto, lançado em parceria com a Mater Dei.

“O programa trabalha duas frentes. Uma capacita o cidadão nas diversas carreiras e a outra sensibiliza empresários e empreendedores, para criação de vagas, que substituam a exigência por experiência em carteira, por horas de capacitação”, acrescenta a gestora.

O diretor em exercício do Senac-Ba, Luís Carlos Abreu, contou que o aproveitamento dos alunos tem sido muito bom. “Nossa expectativa é concluir o treinamento para o mercado de trabalho, na área de saúde, até o final do ano. Os treinamentos ocorreram normalmente, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19”.

Esperança – Com o certificado em Técnicas de Porteiro em mãos, Joselino da Silva, 41 anos, disse esperar por novas oportunidades. “Gostei muito do curso, achei interessante e proveitoso. Eu tive um aprendizado bom e agora pretendo aproveitar esse certificado, na esperança de conseguir um emprego na minha área”.

Também em busca de uma oportunidade, Ana Verena Carvalho fez o curso de Humanização Hospitalar, durante 15 dias, e gostou muito do conteúdo. “O ponto mais importante do aprendizado foi o de olhar com humanidade para o próximo. Fomos treinados para atender bem as pessoas no que elas precisam”.

Programa – Lançado em março pela Prefeitura, o Treinar para Empregar busca, através da qualificação, aumentar as chances de empregabilidade dos trabalhadores soteropolitanos, que não têm experiência profissional. Até o momento, diversas turmas já foram formadas em cursos como Operador de Telemarketing, Manutenção de Notebooks e Almoxarife, Supervisor de Logística, Manutenção de Tablets e Smartphones, Operação de Distribuição e Operação de Atendimento de Delivery.

Já o Excelência em Saúde foi criado no final de julho, com a realização de seis cursos de curta duração. Outras turmas seguem com aula em andamento. Informações sobre a abertura de novas turmas podem ser obtidas no Instagram pelo perfil @semdecsimmsalvador. As inscrições devem ser feitas no site agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br .

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Duas semanas após o início do funcionamento, o Elevador do Taboão já é um atrativo turístico e de mobilidade para toda a população de Salvador. Recém-entregue à cidade de Salvador pela Prefeitura, o ascensor tem recebido turistas e da população, para conhecer sua história e como um novo meio de transporte diário. O elevador é um dos meios de transporte que podem ser utilizados, para fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio.

Completamente recuperado, o equipamento possui áreas com mesas, sanitários, uma horta florestal suspensa, além de cabines totalmente modernas, climatizadas e uma placa contendo a história do equipamento, que após 60 anos parado foi reativado.

Morador da região da Cidade Baixa, Roberto Barreto, de 70 anos, conheceu o elevador ainda criança. “Ficou infelizmente parado por muito tempo, mas essa revitalização valeu a pena, o elevador está lindo e é como uma nova opção de locomoção para toda a população”, disse o aposentado.

A pesquisadora de opinião Reijane Pereira, de 47 anos, ressaltou a importância que a revitalização do patrimônio histórico tem na vida de toda a população. “Revitalizar é reconstruir e valorizar, respeitando a história. A prefeitura de Salvador nos dá esse presente que, certamente, trará mais segurança e valorização para o Centro Histórico”.

Usando o equipamento pela primeira vez após a sua reativação, a jornalista Sandra Cristina, de 50 anos, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “É maravilhoso, essa revitalização valoriza muito o comércio”, opinou. 

Turistas – Em visita à Salvador para conhecer os principais pontos turísticos e históricos da capital baiana, o publicitário paulista Rodrigo Sicheroli, de 42 anos, foi conferir o elevador do Taboão. “Está sendo gratificante conhecer a história da cidade e ver a revitalização que está sendo feita nos equipamentos históricos”, destacou.

Aproveitando o local para tirar fotos, a turista da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Vanessa Correia, de 34 anos, disse ter aprovado o uso do equipamento. “Eu acabei de descer e é muito confortável”, aprovou.

Funcionamento – A cabine do elevador tem capacidade para até 14 pessoas, mas devido à pandemia estão sendo transportadas apenas oito pessoas por vez, seguindo os protocolos de segurança. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o acesso gratuito por período indeterminado.

Bikes – Os usuários também podem levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permitirá uma locomoção ainda mais confortável e segura, evitando as ladeiras que interligam as regiões. Além do Elevador do Taboão, os ciclistas já contam com a possibilidade de transitar com suas bikes nos planos inclinados Pilar e Liberdade, além do Elevador Lacerda, desde 2013.  

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Quem disse que não é possível voltar a ser criança? Nesta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em parceria com a Unidade de Acolhimento (UAI) Unidade de Acolhimento Adra Barris III, promoveu uma manhã de recreação em alusão ao Dia das Crianças. Teve assistido fantasiado, muita música, dança das cadeiras e até mesmo quiz, com direito a torta na cara para quem errasse a resposta.

Jackson Santos, de 31 anos, por exemplo, que interagiu em todos as brincadeiras, disse se sentir muito feliz com essas ações. “Os trabalhadores, a equipe de profissionais daqui tratam a gente como ser humano. São mais de 50 pessoas com pensamentos diferentes, mas que fazem tudo para entreter a gente. Estão sempre buscando trabalhos legais, conversando com a gente e promovendo atividades diferenciadas, como essa de hoje em que a gente volta a ser criança, que é muito importante, muito legal”, reforçou com gratidão. 

Proteção integral – Para o titular da Sempre, o Revivendo Infância dará continuidade ao Dia das Crianças. “A ideia foi disponibilizar um espaço lúdico para os que nunca passaram por tais experiências, bem como proporcionar memórias afetivas para os que já vivenciaram. É um trabalho de instalação ou resgate da felicidade”, enfatizou Kiki Bispo.

A coordenadora da unidade, Edilene Mota, explicou que a atividade foi uma oportunidade de trazer para os acolhidos momentos da infância. “Com bastante recreação, para que eles pudessem se divertir, trazer de volta a criança que existia dentro dele. E tudo isso, para a nossa felicidade e a deles, foi expresso com muito entusiasmo”, concluiu. 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A fiscalização da Fase Verde dos protocolos sanitários ocorreu sem grandes intercorrências durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, em Salvador. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), as ações ocorreram entre o último sábado (9) e a terça-feira (12).

Durante o feriadão, a Sedur realizou 2.330 vistorias em 58 bairros, resultando em um total de 16 interdições. Somente durante a Fase Verde, que teve início no mês de julho, 48.193 vistorias aconteceram, com 825 notificações e 99 interdições.

No fim de semana, foram vistoriados estabelecimentos comerciais para verificar se estão de acordo com o decreto municipal que estabelece os parâmetros para o funcionamento dos espaços durante a pandemia, de modo a combater a disseminação do novo coronavírus em Salvador. A operação ocorreu em diferentes bairros da capital baiana.

Em relação ao combate à poluição sonora, a Operação Silere, realizada em conjunto com as polícias Militar e Civil, foi realizada entre a sexta-feira e o domingo, atendendo a 690 denúncias, tendo 112 bairros vistoriados e ações fiscalizatórias. Durante a operação, 35 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Mussurunga, Vila Canária, Sete Portas, Águas Claras, Pirajá, Cabula VI, Fazenda Grande, São Caetano e Praia do Flamengo.

Feira de São Joaquim – A operação de fiscalização realizada pela Semop na Feira de São Joaquim, neste fim de semana, teve o objetivo de ordenar os ambulantes no entorno da feira. A ação contribuiu com a organização do local e ajudou a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a deixar livre o fluxo de veículos nos estacionamentos, permitindo a parada dos ônibus nos pontos e fluindo o trânsito na região.

Guarda Municipal – Neste feriadão, a Guarda Civil Municipal atuou diariamente com cerca de 100 agentes, em atividades operacionais. Diversas ações foram realizadas em apoio aos órgãos públicos, envolvendo fiscalizações e ordenamento do comércio informal, controle de acesso nas praias, estádio de futebol e áreas públicas, em apoio às ações da Semop e Sedur.

Durante as ações de apoio às atividades da Transalvador, houve a necessidade de três encaminhamentos à delegacia, durante as blitze de alcoolemia. Outra ocorrência registrada foi a queda de uma criança de um cavalo, no Parque da Cidade, sendo prontamente acompanhada pelos agentes da GCM até a chegada do Samu.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais de 14 mil processos e 76 mil despachos foram registrados, no eSalvador, somente em setembro passado. O sistema eletrônico permite criar, tramitar, consultar e arquivar processos com segurança, agilidade e transparência, nos órgãos municipais.

Desde que foi plenamente implantado, em setembro de 2020, o software já recebeu o registro de mais de 170 mil processos e de mais de 825 mil despachos. Os atos administrativos por meio eletrônico já permitiram a economia de oito milhões de folhas de papel, desde a implantação.

Os processos com mais incidência são os relacionados ao pagamento de fornecedores, informações judiciais e aqueles referentes à saúde e atendimento ao cidadão, por meio dos quais são solicitados itens, equipamentos, materiais de saúde e serviços, principalmente devido à pandemia. Entre os processos abertos desde 2020, quase 107 mil já foram solucionados e arquivados e outros 68 mil seguem em andamento.

Os órgãos que mais registraram os processos foram a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Procuradoria Geral do Município (PGMS), Secretaria Municipal da Educação (Smed), Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

Funcionamento – O eSalvador foi desenvolvido pela Semge, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), proporcionando um impacto positivo direto na administração e na gestão da Prefeitura. O sistema gera celeridade, economia e sustentabilidade para o Município, atualizando o trabalho dos órgãos e otimizando a prestação dos serviços públicos ao cidadão.

Segundo a gerente do projeto, Lisiane Alves, o tempo de tramitação dos processos foi reduzido consideravelmente e, com isso, a produtividade dos colaboradores também aumentou, permitindo inclusive a execução de atividades remotas por parte dos servidores, durante a pandemia.

Ela destaca que as rotinas de trabalho foram otimizadas com a incorporação de práticas inovadoras, possibilitadas pela nova ferramenta, que garante maior controle, segurança e transparência. “O controle a partir dos registros, em tempo real, permite ainda a coleta de dados estatísticos, para um melhor planejamento das ações e tomadas de decisão no âmbito do Município”, afirma Alves.

A gestora explica como uma solicitação pode ser atendida de forma mais rápida com a tramitação eletrônica. “Há pedidos que dependem de mais de um órgão para serem solucionados. Se o cidadão dá entrada na Defesa Civil de Salvador, por exemplo, solicitando auxílio moradia no formato eletrônico ,por estar morando em área de risco, o mesmo processo é encaminhado de maneira imediata para a Sempre, para a análise técnica, que por sua vez realiza os devidos lançamentos para fins de pagamento do benefício”, resume.

Antes, essa tramitação necessitava do deslocamento físico, por meio da disponibilidade de um veículo com motorista, ou serviço de táxi, e de um mensageiro. Com isso, o prazo de resposta era muito maior e o cidadão, muitas vezes, ainda precisava se deslocar até o órgão, para obter retorno de sua demanda. Hoje, eventual diligência, deferimento ou indeferimento podem ser comunicados por meio de contato telefônico ou e-mail do requerente, cadastrado no sistema no ato da abertura do processo.

“Tudo isso proporciona celeridade para o cidadão e economia para o Município. Com o processo eletrônico temos uma economia operacional muito grande, que envolve investimentos antes feitos em papel, impressão, tinta, carimbo, locação ou manutenção de espaço físico, para guarda de arquivos, de veículos, combustível e pessoal para garantir a tramitação entre os setores, órgãos e entidades da Prefeitura, entre outros”, explica.

Utilização – O eSalvador é utilizado pelos 33 órgãos da Prefeitura. Diariamente, 700 processos, em média, são registrados no sistema. Há dois tipos de registro de processos, sendo um deles os que são requisitados diretamente pelo cidadão, nos pontos de atendimento de cada órgão municipal, com o auxílio de um servidor público. O outro processo é aberto pelos próprios servidores.

Cada usuário possui cadastro único e perfil compatível com as atividades exercidas em sua unidade de lotação. Na pandemia, a iniciativa também facilitou a transição das comunicações externas, com órgãos municipais de forma digital, que hoje ocorrem através de e-mail, e o acesso ao trabalho remoto.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) inicia, nesta quinta-feira (14), as inscrições para a 8ª edição do Concurso de Desenhos Infantis. Com o objetivo de promover a criatividade e a produção de trabalhos educativos no trânsito, o tema do concurso este ano é “Respeite! - Criança de Bike”.

As escolas públicas e privadas da capital baiana podem inscrever gratuitamente os alunos da Educação Infantil (grupo 4 e 5) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) até o próximo dia 29, por meio de formulário disponível no site transalvador.salvador.ba.gov.br/, onde também está o edital do concurso. Ainda nesse período, os desenhos devem ser entregues na Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), que fica na sede da Transalvador, nos Barris.

“Queremos dar oportunidade para que as crianças falem sobre um assunto tão sério, como segurança viária, de maneira lúdica. É educando os pequenos que poderemos ter um trânsito mais humano para futuras gerações”, afirma o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Serão premiados com uma bicicleta cada um dos três primeiros desenhos classificados. Uma comissão julgadora selecionará as melhores obras levando em consideração critérios como técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema. Os desenhos vencedores poderão ser incluídos em publicações diversas da Transalvador.

Ações – Ainda este mês, a Transalvador vai promover ações para as crianças. Na sexta-feira (15), as Embaixadoras da Educação para o Trânsito vão comparecer à sede da superintendência para conhecer como os agentes monitoram o trânsito da cidade.  No final do mês, fechando o Mês das Crianças, a Transalvador vai promover uma Ação Educativa no Farol da Barra, com circuito ciclístico e sorteio de prêmios.

“Essas ações fazem parte dos programas de educação para cidadania ativa no trânsito, promovida pela Transalvador, com bases nas diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e da Base Nacional Comum Curricular”, explica a gerente de Educação para o Trânsito (Gedut/Transalvador), Mirian Bastos.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A partida entre Bahia e Palmeiras, ocorrida pela Série A do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira (12), na Arena Fonte Nova, foi a primeira realizada em Salvador com público no estádio desde o início da pandemia de Covid-19 no país, em março do ano passado. Os protocolos para que os torcedores na capital baiana possam reencontrar presencialmente – e de forma segura – o time do coração, a partir de agora, foram publicados pela Prefeitura e estão presentes na edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) do último sábado (9).

O retorno do público aos estádios, para os jogos de futebol, deverá observar o protocolo geral para funcionamento das atividades econômicas e sociais, o protocolo setorial da atividade e as demais normas pertinentes. Dentre as normas, não há restrição de dias e horários para a realização de jogos e o limite de público é de 30% da capacidade total do estádio.

A presença e a circulação do público estão limitadas à área dos estacionamentos, arquibancadas e camarotes, não podendo transitar nem permanecer nas zonas relativas ao campo e competições, que são de exclusivo acesso de pessoas credenciadas a serviço para a partida. A ocupação dos camarotes está limitada a 75% de sua capacidade máxima, recomendando-se o distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas. É permitida apenas a presença da torcida do clube mandante, sendo proibido o acesso de torcida organizada.

Para garantir o controle epidemiológico, os organizadores e responsáveis pela realização dos jogos deverão manter registro de todo o público e trabalhadores/prestadores de serviços presentes, contendo, minimamente, os dados de identificação pessoal (nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, endereço e telefone para contato). As informações devem ser arquivadas por um período mínimo de 30 dias, a contar da data da partida.

Ingressos – A venda de cada ingresso e a entrada do público, colaboradores e prestadores de serviço no estádio está condicionada à comprovação nominal de esquema vacinal com duas doses da vacina contra a Covid-19 ou dose única. Para isso, o cidadão precisa apresentar o documento de vacinação fornecido no momento da imunização, ou o Certificado Covid obtido através do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde, ou ainda da Carteira de Vacinação Digital, da Prefeitura de Salvador.

Os ingressos e cortesias devem ser nominais e a venda e distribuição, bem como credenciamento, devem ser realizados de forma exclusivamente on-line. A conferência de ingressos deverá ser visual, através de leitores óticos ou de auto check-in, evitando contato por parte do atendente com os objetos de uso pessoal dos frequentadores, como telefones celulares.

Os ingressos, se impressos, devem ser descartados pelo próprio portador em um recipiente, evitando contato com o bilheteiro. Para as pessoas pertencentes ao grupo de risco elencado no Protocolo Geral, a recomendação é de que só frequentem os estádios com consentimento médico.

Acesso e orientações – Na chegada ao local, a temperatura dos colaboradores, prestadores de serviço e público deve ser aferida, e aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C devem ser orientados a procurar um serviço de saúde, não sendo autorizados a entrar no estádio. Caso algum funcionário apresente qualquer sintoma de Covid-19, a exemplo de tosse persistente, coriza, fraqueza, perda de olfato dentre outros, deverá comunicar aos organizadores, ser afastado imediatamente das atividades e encaminhado a um serviço de saúde para avaliação.

A sinalização do local deve ser organizada, indicando acessos específicos para entrada e saída do público, utilizando o maior número de locais disponíveis, devendo ser estabelecido fluxos de circulação para evitar filas e aglomerações. Deve haver ordenamento de eventuais filas, com demarcação no chão, favorecendo o distanciamento mínimo entre pessoas definido no Protocolo Geral, além do uso obrigatório de máscaras.

Os funcionários do estádio ou envolvidos na organização da partida devem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) para a realização do trabalho, e serem orientados sobre a adoção de protocolos de enfrentamento à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório para todas as pessoas no estádio, durante o período em que estiverem no local, inclusive em sua entrada, com exceção dos momentos de alimentação e dos atletas e árbitros durante os jogos.

Higienização e desinfecção – Devem ser disponibilizados totens de álcool em gel 70% nos acessos ao estádio, na entrada dos sanitários, na área de fornecimento de produtos alimentícios e em pontos de maior circulação de pessoas. A desinfecção do estádio e das áreas de uso por parte do público deve ocorrer em até quatro horas antes do início da partida e a instalação de faixas e bandeiras deve ocorrer antes da sanitização.

Os vestiários de atletas e árbitros devem ser higienizados antes da utilização. Os postos médicos devem ter um profissional exclusivo para higienização dos mesmos e atender às medidas previstas nos protocolos específicos. As áreas que não estiverem sendo utilizadas deverão permanecer isoladas, sem permitir acesso ao público. As escadas rolantes deverão ter higienização constante dos corrimãos.

Contato com equipamentos – Está proibida a instalação de serviço de guarda volumes, assim como o uso de instrumentos musicais, equipamentos sonoros e bandeiras com hastes. O controle de acesso aos estacionamentos deve ser realizado prioritariamente de forma automática ou com tickets descartáveis e, no caso de utilização de cartões plásticos, estes deverão ser higienizados antes de serem recolocados nas catracas de entrada. O pagamento dos estacionamentos deve ser realizado, preferencialmente, através de aplicativos virtuais.

Recomenda-se que os elevadores tenham uso preferencial para idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, sempre respeitando a capacidade máxima definida no Protocolo Geral, com marcações no piso e cartazes informativos sobre boas práticas sanitárias. Os elevadores, principalmente os painéis de botões, devem ser frequentemente higienizados e conter dispensadores de álcool em gel 70% em seu interior e ao lado das portas de acesso.

Fica proibido o uso de bebedouros nos espaços comuns e a comercialização de bebidas e alimentos deve ser restrita a uma determinada área com este fim específico, observando-se o protocolo setorial para restaurantes, bares, lanchonetes e similares no que couber. Se houver espaços destinados à permanência ou recreação de crianças, como parques e similares, estes devem seguir o protocolo setorial de parques temáticos e de diversões.

Alimentação – Recomenda-se a comercialização de alimentos e bebidas industrializadas e em sua embalagem original. Somente será permitida a utilização de utensílios (copos, talheres, pratos e afins) descartáveis. Os guardanapos de papel e canudos devem ser oferecidos em recipientes protegidos ou embalados.

Sanitários – O acesso aos sanitários deve ser monitorado, com as eventuais filas sendo organizadas na área externa destes ambientes, garantindo o distanciamento mínimo entre as pessoas estabelecido no Protocolo Geral. Os sanitários deverão dispor de pias, preferencialmente sem acionamento manual, com água, sabão, papel toalha e lixeira com tampa e acionamento por pedal.

Próximo a todos os lavatórios devem ser afixadas instruções sobre a correta higienização das mãos, inclusive quanto à forma de fechamento das torneiras de acionamento manual. O lixo e os resíduos devem ser removidos constantemente de forma segura, sendo disponibilizados cestos de descartes por todo o local.

Premiação e marketing – É recomendada a não realização de cerimônias de premiação ou confraternização no estádio. A entrega de prêmios como medalhas e troféus, quando não puder ser evitada, deve ser organizada garantindo o distanciamento mínimo entre pessoas previsto no Protocolo Geral, sem cumprimentos, devendo todos os atletas utilizarem máscaras e não manter contato físico.

Os prêmios devem ser previamente higienizados e colocados sobre o pódio de cada posição, devendo cada atleta pegar o seu respectivo. Não serão permitidas as montagens de tendas e stands de empresas, assessorias, patrocinadores, ações promocionais e de endomarketing, entre outros, que gerem aglomeração de pessoas.

Fiscalização – A fiscalização da estrita observância das medidas constantes do protocolo é de obrigação conjunta do clube mandante e do administrador do estádio. Já a fiscalização das medidas protocolares e a aplicação das sanções administrativas cabíveis serão exercidas em conjunto pelas secretarias municipais de Ordem Pública (Semop), Saúde (SMS) e Desenvolvimento Urbano (Sedur).

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...