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De acordo com o boletim Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o tempo de abertura de empresas na capital baiana alcançou o tempo de dois dias e 19 horas no segundo quadrimestre deste ano. Este número já chegou a 31 dias no primeiro quadrimestre de 2020 e alcançou a marca de nove dias no fim de 2020.

“Esse é o resultado de muito trabalho e investimento para desburocratizar e dar celeridade ao processo de abertura de empresas. Essa conquista vai ajudar a atrair mais investimentos para a cidade e melhorar o ambiente de negócios”, destaca a gerente de licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ana Vitória Gomes.

No mês de julho, a Sedur passou a integrar à RedeSim, uma rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados e Municípios. Com a integração, os serviços de abertura e alterações de empresas passaram a ser solicitadas de maneira integrada através do site da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), o que trouxe mais celeridade para o processo.

 

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A comunidade da Rua Nova do Camurugipe, no bairro de São Caetano, passa a viver com mais tranquilidade a partir desta sexta-feira (1º), com a nova contenção de encosta instalada pela Prefeitura. A entrega do equipamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º), com as presenças do prefeito Bruno Reis e de gestores municipais.

No local, ainda foram construídas e reformadas escadarias e muros de contenção, a fim de evitar futuros deslizamentos de terra. As escadarias passaram a ter degraus regulares e corrimão, dando mais segurança para os moradores no deslocamento.

“Estamos vindo mais uma vez para fazer a entrega da segunda etapa deste conjunto de obras que está trazendo mais segurança e tranquilidade para as famílias que moram aqui. Estamos concluindo praticamente todas as áreas de risco aqui na Rua Nova do Camurugipe. Uma obra como essa permite que as famílias possam dormir em paz”, destacou o prefeito.

A intervenção, cuja segunda etapa custou R$950 mil, é a continuidade das ações da Prefeitura nas encostas da cidade. Com esta, já são 110 obras de contenção de encostas entregues na capital baiana desde 2013, pela Prefeitura, e 210 geomantas implantadas desde 2016.

Segundo último censo do IBGE, a cidade possui 1.040 áreas de risco e 45% da população da cidade mora nessas áreas. Salvador tem topografia irregular e muitas pessoas, por não ter oportunidade, constroem casas próximas a vales e cumeeiras.

“Por isso, esse trabalho não se resume apenas em períodos de chuva, mas durante todos os 365 dias do ano. A cada ano investimos mais recursos e protegemos mais nossa cidade. A Salvador de hoje está mais preparada para enfrentar as chuvas do que a Salvador de ontem”, destacou Bruno Reis.

O gestor ainda lembrou que já foram realizadas 111 obras de contenção definitiva e 210 aplicações de geomanta. “Com fenômenos da natureza não se brinca, pelo contrário, é necessário continuar investindo na prevenção. Hoje há nove contenções sendo realizadas e mais duas geomantas a entregar. Com isso, vamos dar início a outra priorizando áreas com risco maior porque a cidade vem crescendo. Proteger encostas significa salvar vidas, trazer segurança e tranquilidade às famílias que moram nessas áreas”, finalizou o prefeito.

Alívio – Nascida e criada na Rua Nova do Camurugipe, a diarista Raquel Nascimento, de 37 anos, já presenciou muitos acontecimentos perigosos envolvendo deslizamentos de terra da encosta. “O barranco já cedeu várias vezes. Tivemos telhados e paredes danificadas, era a maior preocupação para todos. Ficávamos de porta semiaberta, com medo de deslizar e levar tudo com todos dormindo na sala e prontos para sair correndo. Agora, temos mais tranquilidade e conseguimos dormir de portas fechadas”, disse.  

A doméstica Liliane Silva, moradora há 15 anos da região, respira aliviada com o fim dos trabalhos de contenção. “Quando vim morar aqui, era um matagal. Aos poucos, a encosta começou a ceder, até que ficou arriscado morar neste lugar. Sempre foi uma moradia de alto risco, principalmente com as crianças. Eu já presenciei o deslizamento chegar na porta de casa, e isso não me deixava dormir, com medo de uma tragédia. Agora, estamos mais aliviados. Hoje é só alegria”, relatou.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já entregou 111 obras de contenção concluídas, sendo 97 delas entre 2013 e 2020 e 14 apenas este ano. No total foram gastos R$117 milhões para a execução dos trabalhos. Atualmente, a cidade conta com nove obras em andamento, no valor de R$23,7 milhões.

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A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) concluirá, nesta sexta-feira (1º), a troca de todo o guarda-corpo do viaduto da Avenida Cardeal da Silva, no trecho do bairro do Rio Vermelho, entre o Residencial Maria Carmem Vilas Boas e a Curativos Serviços de Saúde. A proteção é de argamassa armada e estava bastante degradada em função do tempo, com ferragens à mostra, oferecendo riscos à população.

O trabalho de substituição da estrutura ocorre após a conclusão de vistorias técnicas, em conjunto com equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal). As operações, que contam também com o apoio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), tiveram início às 4h da madrugada de hoje. No total, serão feitas trocas de 23 peças do guarda-corpo.

“Mais de 50% do serviço já foi concluído. Se não tomássemos providências antecipadas, havia risco de alguma parte da estrutura cair sobre os veículos que trafegam pela Avenida Garibaldi e causar um acidente grave”, explica o presidente da Desal, Virgílio Daltro. O órgão já realizou este ano 20 vistorias para identificar demandas do tipo, e todos os viadutos da capital baiana estão sendo inspecionados.

As intervenções para troca de guardas-corpos de viadutos da cidade, além de ocorrer após trabalhos dos técnicos em campo, também podem ser solicitadas pelos soteropolitanos pelo Fala Salvador 156.

 

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Um dos equipamentos públicos históricos de Salvador voltou a funcionar após mais de seis décadas de desativação. O Elevador do Taboão, responsável por fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, passou por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura e, agora, se junta a outras opções de transporte disponíveis a soteropolitanos e turistas que se deslocam entre as cidades Baixa e Alta, como o Elevador Lacerda, planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar. A inauguração do equipamento ocorreu nesta quinta-feira (30), com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos.

Também compareceram ao ato a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield; o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller; o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; e o superintendente do Iphan, Bruno Tavares, entre outras autoridades.

Durante a inauguração, com as bênçãos do padre Renato Minho, da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, o prefeito destacou que em nenhum outro momento houve uma transformação tão grande como a que vem sendo feita no Centro Histórico atualmente, com a realização de mais de 40 iniciativas. Dentre elas a recuperação do Elevador do Taboão, que já estava em ruínas.

“Tivemos a coragem de assumir esse projeto e tirar essa obra do papel. Foi necessário adequar o projeto para um maquinário próprio, mas preservamos o elevador, a história está aí preservada. E hoje nós estamos inaugurando um equipamento climatizado, panorâmico, que vai ligar as cidades Baixa à Alta e que vai ajudar a estimular a economia nessa região. É um sonho antigo dos comerciantes e mais um meio de locomoção para a população, além de mais um ponto de visitação para os turistas que vêm a nossa cidade”, afirmou Bruno Reis.

A intervenção contou com investimento de R$5,4 milhões, provenientes de recursos municipais. A expectativa é que, com a reativação, o ascensor se torne novo cartão postal da cidade, contribuindo não apenas para a mobilidade dos pedestres como, também, para impulsionar o turismo e economia local.

O projeto de recuperação do Elevador do Taboão foi cedido para a Prefeitura pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA). Recentemente, o Executivo municipal concluiu outros dois projetos cedidos pela entidade federal, com recursos próprios: as obras de requalificação dos Arcos da Ladeira da Conceição e da Muralha do Frontispício de Salvador.

Repaginada – Havia forte apelo dos moradores e comerciantes para que o Elevador do Taboão fosse revitalizado. A intervenção contemplou a restauração integral da estrutura e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior. Envolveu, ainda, a modernização das instalações, buscando adequar a construção às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal.

Além disso, o elevador ganhou áreas com mesas e sanitários. Já as duas cabines, com capacidade para 13 pessoas cada, foram climatizadas e tiveram aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuam da estética da estrutura original, integrando-se perfeitamente ao resgate do uso original do equipamento.

Para o auxiliar administrativo Antônio Carlos de Santana, de 40 anos, há 12 deles trabalhando em um escritório na Avenida Estados Unidos, o elevador vai ajudar bastante a cumprir a rotina com mais conforto. “Eu moro no Cabula, pego um ônibus até a Baixa dos Sapateiros para, depois, descer a Ladeira do Taboão. Como eu venho cedo, temia a insegurança. Além disso, aqui antes só havia mato, inclusive houve um deslizamento de terra oferecendo um risco muito grande. Agora eu vou acessar o Comércio com mais tranquilidade e conforto. O elevador, portanto, além de melhorar a mobilidade, vai oferecer mais segurança”.

Esther de Jesus, 41 anos, trabalha como gerente de vendas em uma papelaria da região há 15 anos. Ela contou que a maioria dos clientes não conhecia o elevador do Taboão por ter ficado tanto tempo parado. Com a revitalização, ela espera que haja uma mudança significativa.

“Essa reforma foi algo importante para o comércio e acredito que vai abrir novos horizontes, até mesmo melhorar as vendas e atrair novos investimentos. O elevador, o Museu da Música e outras obras têm valorizado a região. Agora nós temos um novo cartão postal, que ficou muito bonito, por sinal. Para nós, funcionários, será uma nova opção de mobilidade. Antes eu vinha de ônibus para o Comércio, agora vou poder vir pela Baixa dos Sapateiros, que é um caminho melhor”

Funcionamento – O equipamento já começa a operar amanhã (1º), de segunda a sexta-feira e terá o funcionamento gratuito por período indeterminado. A capacidade do elevador é de até 14 pessoas por viagem, mas devido à pandemia, serão transportadas, no máximo, oito pessoas por viagem.

História – Inaugurado em 19 de janeiro de 1896 pela companhia Linha Circular de Carris da Bahia, o Elevador do Taboão, assim como o Lacerda, foi símbolo da modernização e marco da arquitetura em ferro na Bahia no final do século XIX. O equipamento foi inserido em um projeto de melhorias urbanas em Salvador durante o segundo mandato de Antônio Gonçalves Martins (entre 1868 a 1871), o Barão de São Lourenço.

De acordo com registros divulgados pelo Iphan, os dois ascensores não significaram apenas uma simples importação tecnológica – o maquinário foi construído na Inglaterra, na oficina de W.G. Armstrong de New Castle, a mesma que forneceu para o Elevador Lacerda -, mas uma adaptação de concepções de transportes verticais prediais europeus às condições geográficas baianas, assim como uma inovação no modelo urbano encravado na rocha.

Além disso, a engenharia e arquitetura que compõem o ascensor do Taboão marcaram época. As suas torres foram construídas com réguas de ferro chumbado cruzadas, com desenhos simétricos em forma de curva ou parábola.

O Elevador Taboão chegou a ser conhecido na cidade como “A Balança” e teve grande importância, ligando locais de moradia e de trabalho, oferecendo maior rapidez e facilitando a circulação da população. Funcionava diariamente, das 6h às 11h, custando 100 réis a passagem. As operações duraram 65 anos até que a desativação ocorresse, em 1959, num processo que deu início à degradação do ascensor.

Demais ações – Outros projetos da Prefeitura estão em andamento para valorizar ainda mais a região do Centro Histórico, como relatou o prefeito Bruno Reis. Dentre eles estão a construção do Arquivo Municipal e da Casa da História de Salvador, no Comércio, em andamento; a negociação com a Codeba para a transformação dos galpões em um centro gastronômico; a recuperação do monumento de Mário Cravo, cujo resultado da empresa que fará a restauração foi publicada esta semana; a instalação de uma roda-gigante, na região do Comércio; implantação do memorial às vítimas da Covid-19, na Praça Cairu; e a Escola Digital, a ser implantada em frente à Praça da Inglaterra, junto com o Senai/Cimatec; e a cessão do Forte São Marcelo à Prefeitura, aguardando apenas a resposta da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Mecânico de Veículo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis CNH B, Curso na área.

Salário: 2.000,00 + benefícios

1 Vaga

Mecânico de Caminhão

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis CNH B, Curso na área.

Salário: 2.000,00 + benefícios

1 Vaga

Polidor de Veículo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis CNH B, Curso na área.

Salário: 1.480,00 + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com restaurante a la carte.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Salgadeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Mecânico de Ar condicionado split

Ensino médio incompleto,6 meses de experiência, imprescindível CNH B.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Vendedor Interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Assistente comercial

Ensino superior cursando em administração, gestão de negócios e cursos afins, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista atendente

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Separador de Mercadoria em Câmara Fria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com Câmara Fria.

Salário: 1.144,00 + benefícios

2 Vagas

Separador de Mercadoria (vaga temporária 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: disponibilidade para trabalhar em horário de fechamento de loja e em Simões Filho.

Salário: 1.284,15 + benefícios

4 Vagas

Técnico de Enfermagem Laboratorial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Curso na área e Coren atualizados, experiência com coleta a vácuo e punção, disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de lanchonete

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar nos turnos da tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Designer (estágio)

Superior incompleto em Designer Gráfico ( a partir do 2º semestre a noite) sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: photoshop, illustrator, corel draw, premiere pro, desejável conhecimento com wordpress, after effects.

Bolsa: 600,00 + transporte

2 Vagas

Assistente de Marketing (estágio)

Superior incompleto em Publicidade e Propaganda, Marketing ( a partir do 2º semestre a noite), sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: photoshop, illustrator, premiere pro, desejável conhecimento com wordpress, after effects.

Bolsa: 600,00 + transporte

2 Vagas

Assistente de Vendas de Imóveis (estágio)

Superior incompleto em Qualquer Área (cursando a partir do 1º semestre), sem experiência, Conhecimento Básico de Informática.

Bolsa: a combinar

5 Vagas

Supervisor de farmácia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável estar cursando Administração, Gestão Comercial, Farmácia ou Engenharia De Produção, imprescindível ter trabalhado em farmácia.

Salário: 1.500,00 + benefícios

5 Vagas 

Assistente de departamento pessoal

Ensino superior completo - Ciências contábeis, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado em escritório de Contabilidade e sistema e sistema Domínio.

Salário: 1.800,00 + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Moradores da Cidade Baixa e Suburbana.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência.

Salário: 1.100,00 + benefícios

20 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário: 1.178,00 + benefícios

1 Vaga

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Uma parceria entre a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a União de Proteção Animal (Upas) promoverá, neste sábado (2) mais uma feira de adoção responsável dos animais que estavam na colônia de gatos de Piatã. O evento antecipa a celebração pelo Dia dos Animais, na próxima segunda-feira (4).

A ação acontecerá na Bem Pet Store, no piso L1 do Shopping Barra, das 14h às 18h. Os interessados devem apresentar uma cópia da identidade e comprovante de residência, além de contribuir com R$100 para auxiliar no trabalho desenvolvido pela ONG no cuidado animal na cidade

“A adoção responsável é uma das medidas para, juntos, conseguirmos extinguir a colônia de gatos que vivem em situação de rua em Piatã. Todos os animais foram castrados e passaram por avaliação veterinária”, ressalta a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.

 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) entregou o selo de certificação Lojista Legal, para a primeira turma de comerciantes do ramo de hotelaria e restaurantes do Centro Histórico de Salvador, na manhã desta quinta-feira (30).

Para receber o selo, o comerciante deve participar do programa, executar o que aprendeu no seu estabelecimento e ser aprovado pelos agentes da Codecon. Essa certificação exige renovação anual. Ter o selo exposto no estabelecimento significa que o local está adequado para receber o consumidor, transmitindo credibilidade.

“A entrega do Selo de Certificação Codecon Lojista Legal é uma validação do cumprimento dos critérios, que foram exigidos durante a capacitação. Ao chegar ao estabelecimento certificado, o consumidor percebe que o gestor foi qualificado e está cumprindo todas as normas para atendê-lo dentro da legalidade, o que gera confiança”, ressaltou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

A recepcionista Sandra Regina Oliveira, 59 anos, trabalha desde a inauguração da Pousada Solar dos Deuses, no Pelourinho, há 17 anos. Ela lembra que acompanhou toda a evolução da empresa e hoje fica feliz por mais uma conquista, com a certificação Lojista Legal.

“Esse selo significa que estamos buscando aperfeiçoar nosso serviço para receber os hóspedes. O estabelecimento que possui o selo de qualidade passa mais segurança na aquisição do serviço”, comemorou.

Também apto para receber o selo Lojista Legal, o restaurante Mariposa, localizado no Largo Terreiro de Jesus, já atendia todas as orientações descritas durante a capacitação para a certificação. “Aqui costumamos dizer que vendemos experiência gastronômica, não apenas comida. Sigo todos os protocolos e tenho cuidado com o manuseio dos alimentos. Esses cuidados contribuem para a satisfação dos clientes”, avaliou a gerente geral do restaurante, Maria Joana Almeida.

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Nesta quinta-feira (30), às 16h30, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugura a 11ª casa de recebimento de materiais recicláveis da cidade, dessa vez no Rio Vermelho. A nova unidade, que fica localizada na Praça Caramuru, atenderá a população de aproximadamente 12,6 mil pessoas do local.

Com objetivo de chegar à marca de 12 unidades até o fim deste ano, a estimativa da startup é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês em cada uma das casas Soma distribuídas pela cidade.

“Estamos entregando para o cidadão mais um equipamento que tem o objetivo de tornar a nossa cidade mais sustentável. Cada unidade aberta fortalece ainda mais o propósito de desenvolvermos em nossa população a prática da reciclagem, da economia circular e do enfrentamento às mudanças do clima”, enfatiza Edna França, titular da Secis.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 6.147 novos participantes que se cadastraram no Programa So+ma Vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos quase 160 mil quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.

Como funciona – Cada Casa So+ma que recebe os materiais recicláveis da população possui um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Esses pontos podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região.

A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br .

Confira os endereços:

Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240.

BIG Bompreço Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650.

Cajazeiras – Campo da Pronaica, s/n.

Imbuí – Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado, s/n.

Paripe – Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, Rua Pará, 15.

Periperi – Praça da Revolução, s/n.

Pilar – Rua do Pilar, s/n – Comércio.

Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães.

Ribeira – Largo do Papagaio.

Rio Vermelho – Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2.

Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), lançou a iniciativa Quarta no Hub, para aproximar a gestão municipal das startups sediadas no Hub Salvador, localizado no Comércio. A ação consiste em um plantão semanal da equipe da Diretoria de Inovação da Semit, sempre às quartas-feiras, dentro do Hub Salvador, com o objetivo de facilitar eventuais parcerias entre a gestão municipal e o ecossistema empresarial local, em vista do desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios sociais, ambientais e de governança presentes na capital baiana.

“O plus é a oportunidade de tomar um café e conversar com empreendedores das startups para entendermos seus produtos, facilitarmos a comunicação com a Prefeitura e fazermos conexões que melhorem a vida dos soteropolitanos e os fluxos da gestão municipal”, sintetizou o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban.

Como exemplo da fertilidade da interação público-privada, ele conta que o programa Mais Conhecimento e Inovação Social, que promove visitas de estudantes da rede municipal ao Hub Salvador, introduzindo os jovens ao mundo da inovação tecnológica, foi concebido numa conversa que teve com Alexandre Darzé, sócio da Lighthouse, grupo de investimento parceiro da Prefeitura na criação do equipamento.

Mudança de imagem — Marcos França é diretor de arte da CO071, empresa de prototipagem e produção de conteúdos audiovisuais que atua no Hub Salvador desde sua inauguração, há três anos. Ele afirma que as vantagens de fazer parte do Hub Salvador são a colaboração com outras empresas, tendo a CO071 prestado serviço para todas as startups do local; a proximidade com a Prefeitura, que desburocratiza o diálogo com o poder público; e a visão da Baía de Todos-os-Santos, que traz renovação, beleza e leveza para a rotina de trabalho.

CEO da Maggy Recrutamento Digital, empresa de recursos humanos que identifica profissionais de tecnologia para outras empresas, Magnólia Olímpia justificou que o Hub Salvador é o lugar certo para o próprio negócio, porque se trata do ambiente de coworking mais conhecido da cidade, que ela considera como dotado de uma excelente estrutura, o que facilitou o fechamento dos seus primeiros contratos.

“Além disso, o canal aberto com a gestão municipal oferece oportunidades que eu não teria em um escritório tradicional. Por isso, a Quarta no Hub é uma novidade que consolida a mudança da imagem da Prefeitura de Salvador, que deixou de ser aquela coisa distante, arcaica e difícil”, concluiu.

 

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