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Com o avanço da vacinação, a baixa no número de casos de Covid-19 e a retomada das atividades de Salvador, o Centro do Empreendedor Municipal (CEM) retomou o atendimento presencial, através de agendamento realizado pelo site http://agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br ou telefone (71) 3202-2002. Para apoiar o microempreendedor individual (MEI), oferecendo ferramentas que potencializam negócios, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na sede do Sistema de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio.

Desde o retorno do atendimento presencial, estão sendo realizados mais de 20 atendimentos por dia. Os serviços mais procurados são sobre parcelamento, regularização e emissão de declaração anual de faturamento.

A supervisora do CEM, Daiane Moreira, destacou que a retomada das atividades econômicas na cidade impulsionou a procura pelos serviços. “No começo da pandemia, os atendimentos caíram. Com o aquecimento da economia, o fluxo aumentou, e o empreendedor individual tem tido o apoio necessário”, disse

"Acreditamos no potencial dos empreendedores. Acolhê-los com suas dúvidas, prestar a eles um atendimento resolutivo e desenvolvê-los para que cresçam é o nosso desafio diário", sinalizou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Maria Eduarda Lomanto.

Auxílio – Atuante no ramo de serralheria, Eliseu Francisco de Souza, 54 anos, ressaltou a segurança do atendimento. “Procurei o serviço para regularizar o MEI. Passei um tempo trabalhando de carteira assinada, mas agora decidi atuar de forma individual. Sei que possuo pendências e vim buscar orientação sobre a melhor forma de proceder. Como já conheço o atendimento daqui, fiz o agendamento e tenho certeza que vou sair com tudo solucionado. Com certeza, é um local seguro, que facilita o acesso para pessoas que não entendem bem o site, aqui sei que tudo vai ser feito de maneira correta”, disse.

“Por entender as dificuldades de acesso ao sistema do governo federal, a Prefeitura disponibiliza um serviço operacional para o microempreendedor. Dessa forma, oferecemos orientação que vai desde a formalização, que é a abertura do CNPJ, até a baixa. Além disso, realizamos também parcelamentos para aqueles que estão inadimplentes, somos o único órgão que faz esse atendimento. Dessa forma, nós orientamos, regularizamos, informamos, verificamos as pendências e o usuário sai daqui com os boletos em mãos”, explicou Daiane Moreira.

Serviços – De forma gratuita, são oferecidos no local serviços de formalização, alteração de cadastro de CNPJ, baixa/encerramento de CNPJ, declaração anual de faturamento, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS - boleto), parcelamento de DAS em débitos, inclusão de pagamento do DAS em débito em conta corrente, solicitação junto à Receita Federal de restituição de DAS pago em duplicidade, emissão de Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para TVL, orientação sobre todo o processo de TVL para o MEI, emissão de alvará de funcionamento, orientação de nota fiscal, desbloqueio de Senha WEB, consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cursos e oficinas.

A coordenadora do CEM, Alécia Mota, destacou a importância do serviço prestado. “A gente pensa no microempreendedor como alguém que é de suma importância para a cidade. Nós sabemos que nessa retomada da economia precisamos focar em desenvolver o empreendedor para que ele possa crescer cada vez mais e, para isso, oferecemos ajuda. Além de orientarmos sobre a regularização, auxiliamos na busca por linha de crédito, e levamos a consciência financeira empresarial.  Então, nossa intenção é auxiliá-los para que possam desenvolver seu negócio”.

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Inscrição e atualização do CadÚnico, divórcio, pensão alimentícia, emissão de CPF, registro civil, união estável e orientações jurídicas. Esses foram os serviços mais procurados no 1º Mutirão da Cidadania, ocorrido neste sábado (23), na sede do Subúrbio 360. A ação, realizada pela Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Projetos Sociais, contou com 200 profissionais envolvidos.

O evento, que cumpriu os protocolos de segurança para proteção ao coronavírus, superou as expectativas e atraiu grande público ao bairro de Coutos. Foram 1.192 atendimentos na ação que uniu acesso a direitos e inclusão social. Outros serviços também foram oferecidos, a exemplo da alteração de gênero no registro civil para pessoas trans, consulta de andamento processual, Primeiro Passo, Conselho Tutelar, rede de proteção às mulheres vítimas de violência, emissão do cartão SUS, teste de DNA, dentre outros.

Idealizadora do projeto, a vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador (Segov), Ana Paula Matos, citou a importância da rede de garantia de direitos em um único espaço. “Aqui você tem acesso aos serviços e a informação em um único lugar, com toda a rede de garantia de direitos unidas como Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Justiça e órgãos municipais. Quando a gente coloca em um único espaço não só o serviço, mas também acesso à informação, a gente constitui a verdadeira cidadania, por isso o nome Mutirão da Cidadania”, pontuou.

Ana Paula afirmou, ainda, que outros mutirões irão ocorrer na capital baiana. “Estamos identificando as necessidades de cada área e os serviços ofertados. A nossa ideia é que aconteça uma vez por mês em locais de grande concentração de alta vulnerabilidade social”.

Benefícios – A inclusão e acessibilidade foram marcas do evento. José Júlio Clementino é surdo e conseguiu ser atendido no mutirão jurídico com o apoio de uma intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

“Muito importante esse mutirão que me dá acesso à direitos e serviços que eu não teria se não tivesse intérprete aqui para fazer a tradução. Esse trabalho que a Prefeitura está fazendo é muito bonito. Ter um profissional de acessibilidade disponível, para auxiliar nos atendimentos é fundamental, porque é lei, toda sociedade precisa ter essa informação, então, e nós surdos temos dificuldade de obter. Então, é necessário ter intérprete para passar todas as informações. Isso é inclusão social, inclusão para todos”, afirmou.

Já Adriana dos Santos, 43 anos, está desempregada e foi ao local atualizar o Cadastro Único para ter direito a benefícios federais, como o Bolsa Família. “Fiquei desempregada tem dois anos, vim atualizar para receber benefícios sociais, é bom que aqui a gente faz tudo de uma vez só”, disse.

A coordenadora do Escritório de Projetos Sociais, Simone Café, afirmou que a ação reduz a desigualdade e permite novas oportunidades. “Através de ações inclusivas como essa contribuímos para a redução da desigualdade e permitimos que serviços essenciais cheguem até a população que mais precisa. A parceria das instituições junto à Prefeitura fez a diferença para a realização do Mutirão. Agradeço a todos que se dedicaram a esta ação”, comentou.

Parceiros – O Mutirão da Cidadania contou com os apoios da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Juventude (SPMJ), Fundação Cidade Mãe (FCM), Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-bairro, Subúrbio 360, Ministério Público da Bahia (MP-BA), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Defensoria Pública da Bahia, Registro Civil do Paço, Pilar e São Pedro, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Conselho Tutelar, Uniceusa, PJBA, Facsal, Unifacs, Defensoria Pública da União, Cejusc, Projeto Pai Presente e Núcleo de Justiça Restaurativa.

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O bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, é palco de um novo espaço de incentivo ao esporte e lazer – composto por uma praça, um campo de futebol e uma quadra poliesportiva – completamente adequado para a realização de partidas, campeonatos amadores e desenvolvimento de projetos sociais que atuam para revelar atletas. Situado na Avenida Carioca de Paripe, o complexo Jay Márcio Neves foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis neste sábado (23), após a conclusão das obras de revitalização e modernização de toda a estrutura que existia no local.

Acompanhado de gestores municipais, autoridades e familiares do homenageado, o prefeito lembrou a mobilização para a construção do complexo e da transformação que a obra proporcionou para o bairro. “Foi feita toda uma articulação para viabilizar recursos de emenda federal e parlamentar, além de recursos da Prefeitura, para que pudéssemos chegar ao montante de R$1,27 milhão, valor total de investimento nesta obra”, afirmou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda completou que o Subúrbio Ferrovário tem tido especial atenção da Prefeitura nos últimos anos. Apenas este ano, em toda a cidade, a Prefeitura já construiu e reformou 62 campos e quadras.

O novo complexo esportivo homenageia um servidor do Município, o ex-ouvidor da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e morador do bairro, que sempre lutou por melhorias na região do Subúrbio. Em julho deste ano, Jay Márcio foi vítima de um acidente de trânsito, aos 60 anos.

Transformação – Com a construção do complexo esportivo, o campo de futebol ganhou gramado sintético, dando mais conforto e qualidade para os jogadores na hora dos "babas". O projeto também envolveu serviço de drenagem, pintura em alambrado e traves, construção de muretas e reforma das arquibancadas e do vestiário, além da colocação de uma rede de cobertura.

A quadra, por sua vez, foi completamente reformada, tendo alambrado e pisos recuperados e pintados. As traves do equipamento também foram trocadas, assim como as tabelas de basquete e os postes para colocação da rede de voleibol.

Dentro do complexo ainda foi construída uma praça com academia, pista de cooper, parque infantil e espaço gamer. A área infantil dispõe de casa de Tarzan, escorregadeiras, balanço e amarelinha. O equipamento possui também bancos com assentos pré-moldados e mesas. O espaço de lazer compreende uma área de 2,5 mil metros quadrados.

Todo o entorno do complexo esportivo passou por melhorias, através da recuperação dos passeios e modernização da iluminação pública. Foram instalados 43 pontos de iluminação em LED, 36 projetores em LED e 21 postes.

Partidas frequentes – Morador de Paripe há dez anos, o auxiliar contábil Heitor Martins, de 51 anos, contou que joga bola todos os sábados no local e que as partidas são muito comuns aos moradores, inclusive com a realização de campeonato aos domingos. Tudo bem organizado com o apoio da associação de bairro.

Hoje, ele se preparava para inaugurar o campo com o baba dos veteranos ao lado de amigos. “Antes a situação era degradante aqui, as arquibancadas estavam quebradas, o campo era péssimo, pois era de barro e quando chovia, empoçava. A obra foi 100% e agora o baba vai ter bem mais qualidade. Com certeza é um espaço que vai incentivar mais o esporte e as crianças ganharam também mais essa opção de lazer”, opinou.

A engenheira de Segurança do Trabalho, Dioneia Lopes, de 40 anos, aproveitou o espaço para levar os dois filhos João e Esther Lopes para brincar. “Eu achei perfeito o que foi feito aqui, pois antes estava tudo abandonado. Sempre foi um espaço com um potencial enorme que não era bem aproveitado. Hoje, as famílias têm a oportunidade de desfrutar desse ambiente agradável e muito bem cuidado. É um excelente investimento em cidadania para que a família tenha momentos de lazer e alegria em uma opção gratuita e próxima de casa”, avaliou.

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A Fundação Cidade Mãe (FCM) promoveu, nesta sexta-feira (22), uma tarde de cinema e brincadeiras para aproximadamente 20 crianças e adolescentes assistidos pelas Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs). Os espaços são responsáveis por acolher provisoriamente o público que está afastado da família por meio de medida protetiva, por abandono ou impossibilidade de proteção familiar. Atualmente a capital baiana possui quatro UAIs destinadas ao público infanto-juvenil.

A atividade faz parte da programação do Dia D de Diversão, em alusão ao mês das crianças. As ações ocorreram no turno da tarde e contaram com uma rodada de brincadeiras na cama elástica, totó e rede de basquete. O momento ocorreu por meio de uma parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Para a diversão ser completa, foi promovida ainda uma sessão de cinema com o filme “Pantera Negra”, com direito a pipoca e guloseimas, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM). Ao final, os presentes receberam brinquedos educativos, frutos de uma doação do Rotary Clube.

Cleiton*, 12 anos, contou que o evento proporcionou a ele uma oportunidade de sair da rotina. “Eu já tinha assistido a esse filme, mas estou aproveitando do mesmo jeito. Eu vi que todos fizeram um esforço grande para que a gente estivesse aqui hoje se divertindo. Então, temos que aproveitar”, contou. 

Para a presidente da FCM, Isabela Argolo, a atividade traz ganhos também para a equipe técnica que tem a oportunidade de se conectar com o público e compartilhar saberes. “A gente entende que quando oferta à criança e ao adolescente o direito de brincar e poder viver de forma mais livre e saudável, isso contribui também para o desenvolvimento emocional e físico deles. Assim, conduzimos os assistidos a sonhar e acreditar em uma nova realidade”, destacou.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já disponibilizou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) Digital para 1.923 estabelecimentos comerciais na capital baiana. A iniciativa foi lançada há pouco mais de um mês, por ocasião da celebração da criação do CDC, promulgado em 11 de setembro de 1990.

O CDC Digital tem sido disponibilizado para lojistas em forma de adesivo com QR Code. Com isso, o cidadão pode acessar a versão do código para celular, facilitando a busca de normas que estabelecem os direitos e garantias dos consumidores.

“O CDC Digital contém curiosidades, pesquisa por palavras-chave e dúvidas frequentes. Com informação, podemos ter uma relação de consumo equiparada, na qual os dois lados ganham", afirmou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

Questões cotidianas – O chefe do setor de análises, autos de infração e processos administrativos da Codecon, Almir Ribeiro, explicou que, com a ferramenta, o cidadão pode resolver questões do dia a dia que surgem no momento da compra a partir do que determina o CDC, ao fazer uma simples busca por tópicos, como ausência de preço, normas de higiene e limite do cartão de crédito, entre outros.   

Como obter – Os proprietários e lojistas interessados em obter o CDC Digital podem adquiri-lo na sede da Codecon, localizada na Rua Chile, 3, Edifício Casa da Misericórdia, 1º andar, Centro. A versão digital do CDC, contudo, não retira a obrigação, prevista pela Lei Federal 12.291/10, de o lojista manter um exemplar físico do código no próprio estabelecimento.

 

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Com o aumento das chuvas na capital baiana, cresce também o medo da população que vive em áreas de risco. Apesar de todo o esforço da gestão municipal na prevenção de desastres, prestando assistência aos moradores, recuperando e reforçando as encostas, ainda há regiões perigosas e situações emergenciais em locais inesperados. Para esses casos, os procedimentos iniciais envolvem o contato gratuito com a Defesa Civil (Codesal), por meio do telefone 199, informando a ocorrência e solicitando vistoria.

A partir daí, um plantonista da Codesal realiza a vistoria, mobilizando órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) para atuar em cada situação encontrada. "Em caso de desabamentos, o essencial é recorrer à Codesal, de forma a afastar o risco dessas pessoas. Ao perceber a mínima chance de deslizamento de terra, o morador deve afastar-se imediatamente do local, para que não seja atingido. Em relação a alagamentos, é preciso estar atento aos procedimentos e às noções de segurança, dependendo de cada caso", explica o diretor do órgão, Sosthenes Macedo.

No caso de ameaça de deslizamento, a orientação da Codesal é observar se há rachaduras no chão e nas paredes, inclinação de postes ou troncos de árvores, tentar isolar móveis e demais objetos de valor em locais elevados, desligar gás e rede elétrica, além de evitar atravessar as áreas elevadas. Caso algum morador se encontre preso na residência, o ideal é contatar a Codesal, através do número gratuito 199, ou o Corpo de Bombeiros, no telefone 193, solicitando o resgate.

Causados pelas fortes chuvas combinadas com depósitos inadequados de lixo, os alagamentos exigem ação imediata dos moradores que, ao perceberem o aumento do nível da água, devem deixar imediatamente os imóveis, buscando abrigo em local seguro e lembrando de alertar à Codesal sobre o ocorrido. A situação é semelhante no caso de encostas ameaçando deslizar ou desabar – ao ser informada, a Codesal envia uma equipe para fazer a avaliação e acionar os órgãos para instalação de lona ou encaminhamento para Auxílio Moradia, por exemplo.

Chuvas e notificações – Até as 15h desta sexta-feira (22), a Codesal recebeu 37 notificações, sendo dois alagamentos de imóveis, cinco ameaças de desabamento, quatro ameaças de deslizamento, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de área, 11 avaliações de imóveis alagados, um desabamento de muro, dois desabamentos parciais, seis deslizamentos de terra, duas infiltrações e uma orientação técnica. 

Os maiores acumulados de chuvas em 24h (atualizado às 10h30) foram registrados na Pituba - Parque da Cidade (186 milímetros), Chapada do Rio Vermelho (166 milímetros), Brotas (156,4 milímetros), Matatu (131,5 milímetros) e Campinas de Brotas (131,4 milímetros).

A previsão para esta sexta-feira (22) é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas. Há risco de alagamentos pontuais. Para o sábado (23), a previsão permanece a mesma de sexta-feira.   

A Codesal integra a categoria de serviços essenciais do município e permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências também podem ser acompanhadas em tempo real através do site www.codesal.salvador.ba.gov.br .       

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Em razão de uma obra de saneamento e requalificação, a via marginal da Rua Thomaz Gonzaga, ao lado da Praça Arthur Lago, no bairro de Pernambués, precisará ser interditada temporariamente a partir da próxima segunda-feira (25).

A interdição é necessária para que a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), responsável pela obra, faça a implantação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais, bem como a substituição do piso compactado e a construção dos passeios da via, o que deve durar 30 dias.

Durante a interdição da via, para acessar a Praça Arthur Lago e as ruas Conde Pereira Carneiro e Jiquiriçá, os condutores devem entrar na esquina da Farmácia Multmais. O bloqueio estará sinalizado e agentes de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão no local para orientar os condutores.

O trânsito voltará ao normal quando a obra de saneamento e as intervenções urbanas realizadas pela Desal estiverem concluídas.

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A Onda Rosa no Pelô, movimento de conscientização sobre os cuidados com a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, teve início na tarde da quinta-feira (21) na região do Pelourinho e Praça da Sé. Promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a expectativa é de que, até esta sexta-feira (22), sejam sensibilizadas mais de 400 mulheres entre ambulantes, trabalhadoras das lojas e transeuntes sobre a necessidade de cuidar da saúde feminina.

A abertura da ação contou com uma série de alongamentos com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas pelo público feminino. O momento foi promovido por educadores físicos da Guarda Civil Municipal (GCM). Em seguida, a banda percussiva A Mulherada, formada por assistidas pelo instituto homônimo que atua na defesa dos direitos femininos, se apresentou para o público presente.

O movimento ocorre em parceria com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, por meio da unidade Centro/Brotas; com a Secretaria de Ordem Pública (Semop), por meio da Guarda Civil Municipal e Limpurb, além das pastas de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Cultura (Secult).

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, realizar a ação dentro do Centro Histórico possibilita alcançar um público amplo tanto de baianas quanto de turistas. “A ideia da Onda Rosa é que a gente traga para a mulher a discussão da autoestima, do autocuidado, do autoexame. Mulheres e meninas jovens precisam pensar no cuidado com a saúde porque, quando elas têm autoestima, é mais fácil trabalhar a saúde mental. A violência contra a mulher também decorre de processos de baixa estima”, explicou.

Engajamento – A ação, que ocorre das 16h às 18h, reúne equipes de abordagem circulando na região e sensibilizando as mulheres sobre a importância do autoexame, esclarecendo como deve ser feito o exame de toque, como ter acesso à mamografia e a melhor forma de prevenção do câncer do colo do útero. Na ocasião foram distribuídos ainda laços em alusão à campanha Outubro Rosa, preservativos e panfletos informativos.

Uma das mulheres impactadas pela ação foi a professora Ananda Savitri. Ela contou que, ao passar pelo local, resolveu aproveitar para elucidar diversas dúvidas que tinha sobre cuidados com a saúde feminina e o acesso aos serviços públicos. “É importante que a gente possa se cuidar o ano inteiro. Achei a equipe bem solícita. Agora vou ler todo o material e procurar uma unidade de saúde para fazer os exames necessários. Este autocuidado é essencial para todas nós”, pontuou.

A assistente social do Instituto A Mulherada, Jaqueline Carvalho, parabenizou a Prefeitura pela realização da iniciativa e reforçou a importância de levar informação ao público. “O cuidado com a saúde e a violência contra a mulher também são questões sociais. É muito importante para nós participar dessa ação hoje, porque através da cultura tentamos demonstrar isso. Nosso lema é: tocar pode, bater não. E com a percussão nós chamamos atenção para estas questões, sempre fazendo resistência”, afirmou.

Outras atividades – A SPMJ também possui outras ações programadas para fomentar a saúde feminina nos próximos dias. Na terça-feira (26), por exemplo, será inaugurada a Sala Rosa, espaço que funcionará no Shopping Center Lapa até a sexta-feira (29).

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A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) iniciou, nesta quinta-feira (21), as inscrições para o processo seletivo da penúltima edição do projeto Horta em Casa de 2021. As inscrições são gratuitas e se encerram nesta sexta-feira (22), às 23h59. 

Os interessados em participar do processo devem acessar o edital e preencher o formulário disponível no site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/ e anexar as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Serão selecionadas as 100 primeiras pessoas com documentações corretas, que sejam residentes da cidade de Salvador e com idade mínima de 18 anos. A lista completa com os selecionados será publicada, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis.

Como em todas as edições anteriores, as 100 primeiras pessoas aprovadas serão contempladas com um kit horta, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

“Essa será a penúltima edição do projeto e cada vez mais percebemos a importância dessa ação para as pessoas, no sentido de se reconectarem ao trabalho com à terra e com o plantio de seus próprios alimentos. Isso é saudável”, reforça a titular da Secis, Edna França.

Capacitação — A capacitação dos selecionados para a montagem da horta será realizada através de uma plataforma de videoconferência a ser disponibilizada pela Secis. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

A equipe da Secis realizará contato com os contemplados para informar o dia e o horário de entrega do kit e da capacitação. Além disso, a divisão por Prefeituras-Bairro será adotada para facilitar a logística de distribuição dos materiais.

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