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A partir desta segunda-feira (24), o Castramóvel na Barroquinha inicia o retorno gradual da marcação presencial para realizar a castração em cães e gatos. Em virtude da pandemia da Covid-19, o acesso ao serviço acontecia apenas através de agendamento via e-mail, que ainda pode ser realizado através do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para a marcação presencial serão oferecidas dez vagas diárias, das 8h às 13h, na unidade situada no estacionamento do Mercado São Miguel, na Rua J. J. Seabra. O animal deve estar em jejum por 12h e é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

Com a nova mudança, o cronograma de atendimento dos equipamentos itinerantes de Pau da Lima e Barroquinha passam a seguir um escalonamento: serão promovidas as castrações caninas às terças e quintas, e as felinas às segundas, quartas e sextas. Por força da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, para evitar aglomerações.

“A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

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A possibilidade de atuar em uma área promissora do mercado: a de instalação e manutenção de sistemas à base de energia solar. Essa é a expectativa dos alunos do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, com aula inaugural ocorrida nesta segunda-feira (24), na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio.

A iniciativa é realizada em parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABahiaSolar). As aulas, que acontecem até abril deste ano, são realizadas no Simm às segundas, quartas e sextas-feiras.

Presente na ocasião, Alexandro Pena, de 27 anos, estava bastante empolgado com o início das atividades. “É um curso gratuito e que nos dará a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho da área de energias renováveis. Estou cheio de expectativas e com vontade de aprender”.

O técnico em eletrônica Vagner Pimentel Oliveira, de 41 anos, disse enxergar a capacitação como uma nova oportunidade para sua vida. “Estou bastante entusiasmado. Quero muito voltar ao mercado de trabalho e a energia sustentável é uma área que está crescendo e oportunizando”, declarou.

Funcionamento – O curso de capacitação está sendo ministrado pela empresa especializada em treinamento e manutenção do setor elétrico, a Trecon, e possui uma carga horária de 120h, divididos em quatro módulos, com 50% de conteúdo teórico e 50% prático. A iniciativa faz parte do programa Treinar para Empregar, desenvolvido pela Semdec.

O primeiro módulo aborda o sistema fotovoltaico e o segundo será sobre a NR35, norma que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em alturas, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. No terceiro módulo, o capacitado aprenderá sobre a NR10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade e, no último módulo, o aprendizado será sobre a montagem do sistema fotovoltaico. 

Presente na ocasião, a secretária da Semdec, Mila Paes, explicou que a capacitação é um dos exemplos do trabalho que vem sendo realizado pela pasta de formar e capacitar os cidadãos para a atuação no mercado. “É uma ação fundamental para termos cidadãos cada vez mais preparados para as carreiras que temos trabalhado dentro da Semdec, com a proposta de trazer mais oportunidades à população de Salvador”, disse.

Para a titular da Secis, Edna França, o curso também traz à tona a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. “Essa parceria vem também com a intenção de dialogar sobre a ampliação da implementação de uma energia limpa na cidade, que é a energia renovável”.

Termo de cooperação – Ainda durante a aula inaugural do curso, foi assinado um termo de cooperação entre as pastas e a ABahiaSolar para prestação de serviços que promovam a extensão da energia fotovoltaica no Município. A iniciativa prevê a capacitação de trabalhadores para atuar e incentivar a geração de novos postos de trabalho em instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos na cidade. 

“Além de realizarmos essas boas-vindas para essas pessoas, firmamos aqui um termo de cooperação, que, ao meu ver, é um compromisso importante com a cidade de Salvador. Energia solar é uma ação totalmente sustentável e econômica para as empresas e também é uma área de grande aplicação de mão de obra, com vagas totalmente qualificadas”, disse o presidente da ABahiaSolar, Giancarlo Smith. 

 

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Aconteceu nesta segunda-feira (24), a aula inaugural do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos. A iniciativa, totalmente gratuita, é uma realização das secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (Abahiasolar). 

A aula inaugural aconteceu na sede do Simm, no bairro do Comércio, onde o curso é ministrado para 21 alunos, às segundas, quartas e sextas. A capacitação está sendo feita por uma empresa especializada em treinamento e manutenção do setor elétrico, a Trecon, com uma carga horária de 120 horas, dividida em quatro módulos, 50% de forma teórica e 50% de forma prática. A iniciativa faz parte do programa Treinar para Empregar, da Semdec.

O primeiro módulo está relacionado à parte teórica de conhecimento, sobre o sistema fotovoltaico. O segundo módulo tratará sobre a NR35, normas que estabelecem os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em alturas, envolvendo o planejamento, a organização e a execução; no terceiro módulo, o capacitado aprenderá sobre a NR10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade. No quarto e último módulo, o capacitado aprenderá sobre a montagem do sistema de fotovoltaico. 

“Esse trabalho é fundamental para ter cidadãos cada vez mais preparados, para as carreiras e as oportunidades trabalhadas dentro da Semdec, favorecendo a população de Salvador”, disse a secretária da pasta, Mila Paes.

A aula inaugural também contou com a presença da titular da Secis, Edna França, que ressaltou as parcerias entre as pastas municipais. “Essa parceria já vem de outros momentos, com a intenção de dialogar sobre a ampliação do uso da energia limpa  e renovável na cidade.", pontuou.

Cooperação - Na ocasião foi assinado um termo de cooperação entre as pastas e a AbahiaSolar, com o propósito de prestação de serviços que promovam a extensão da energia fotovoltaica no município, promovendo a capacitação de trabalhadores para atuar e incentivar a geração de novos postos de trabalho, em instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos na cidade. 

“É um compromisso importante para Salvador. Energia solar é uma ação totalmente sustentável e econômica para as empresas e também uma área de grande aplicação de mão-de-obra, com vagas totalmente qualificadas”, disse o presidente da AbahiaSolar, Giancarlo Smith da Silva. 

Expectativa – Aluno do curso, Alexandro Pena, de 27 anos, era só expectativa para o início das atividades. “É um curso gratuito, que nos dará a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, da área de energias renováveis. Estou cheio de vontade de aprender”.

O técnico em eletrônica Vagner Pimentel Oliveira, de 41 anos, disse enxergar o curso como uma nova oportunidade para sua vida. “Estou bastante entusiasmado, quero muito voltar ao mercado de trabalho, a energia sustentável é uma área que está crescendo”, afirmou.

 

 

 
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As quatro mini UPAs implantadas pela Prefeitura de Salvador, para reforçar a rede de urgência e emergência da capital, realizaram 3.150 atendimentos nos primeiros cinco dias de funcionamento. Cerca de 90% dos pacientes que procuraram os serviços apresentavam sintomas gripais. As unidades também realizaram testes rápidos para Covid-19.

“Houve uma movimentação significativa de pacientes, inclusive no final de semana, reduzindo a pressão em UPAs e gripários da cidade, por exemplo. Até o momento, cerca de 99% dos acolhimentos são resolvidos nas próprias unidades, sem a necessidade de transferência para unidades de maior complexidade”, explicou o coordenador médico das unidades, Ikaro Fritella.

Cada mini UPA é composta por cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. As unidades têm a capacidade de atender, juntas, cerca de mil pessoas por dia.

 

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A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou, nas três primeiras semanas do ano, 126 resgates de afogamentos. Nesse período, os salva-vidas também recuperaram 15 crianças perdidas nas regiões praianas e realizaram 600 ações de prevenção.

Prestando um serviço essencial para a cidade, os 240 agentes têm como missão proteger e orientar os banhistas e frequentadores das praias de Salvador. Os profissionais atuam em 35 postos, espalhados nos 28 quilômetros de orla, desde a Praia de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga.

Com uma estrutura composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes, os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. O grupamento conta ainda com quatro postos móveis, atuando diariamente, além de servir de apoio para eventos do município. Os profissionais estão preparados para o pronto atendimento aos banhistas, ou para alertar sobre os riscos provocados por animais, como águas-vivas.

O coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho, destacou o trabalho realizado pelos agentes de salvamento marítimo. “A nossa missão é salvar pessoas. Durante a ocorrência, é dever entrar no mar. Os salva-vidas são heróis da vida real”, defende.

Segundo Carvalho, as praias soteropolitanas são um dos principais atrativos turísticos da cidade e precisam estar preparadas para atender a alta demanda de banhistas, principalmente na alta estação. “A primeira coisa que o turista quer, na maioria das vezes, é conhecer Pelourinho e as praias da cidade. As águas termais e as belezas naturais da Baía de Todos-os-Santos colocam as praias de Salvador entre as mais desejadas do Nordeste. É preciso dar segurança, que possa garantir aos turistas e soteropolitanos o momento de lazer e diversão."

Rotina – Trabalhando há 13 anos no ramo, o salva-vidas Jader São Pedro fala com emoção sobre as experiências vividas nas praias da capital baiana. “São muitas histórias vividas, mas a do menino Davi, de 10 anos, marca minha vida profissional, porque traz um contexto social muito forte. Ele estava nadando contra a corrente marítima e entramos no mar, antes de iniciar o afogamento. Logo ele perdeu as forças e sumiu, mas ainda assim conseguimos resgatá-lo inconsciente. Quando ele voltou, contou que não tinha se alimentado durante o dia todo e que estava na praia ajudando a tia trabalhar. Então ele sentou conosco no posto e comeu todo nosso lanche", relembra.

Jader destaca a rotina intensa de operação e treinos, mas diz que a satisfação do trabalho é compensatória. "É gratificante. Nós chegamos cedo na sede, realizamos atividades físicas, pegamos nosso material, carregamos as viaturas e seguimos para as praias. É uma rotina pesada, por mais que não tenha salvamento ativo no dia. Trabalhando apenas com a prevenção, o salitre e o mormaço, de oito a dez horas na praia, é desgastante. No verão, o ritmo é ainda mais acelerado, mas vale muito a pena”, diz.

Orgulhoso, o salva-vidas conta que nunca perdeu uma vítima nas águas de Salvador.  “Prevenindo, a gente salva várias vidas, o que não é contabilizado. Infelizmente, quando uma vítima é perdida, o peso é imenso, a gente sabe que por trás de cada vida que se foi existe a dor de uma família. Não é que eu seja um super-herói, sei que um dia pode acontecer (perder uma vítima), mas no que depender do meu trabalho e da minha dedicação, não vai acontecer”, afirmou São Pedro.

Com menos experiência, mas com muita vontade, a salva-vidas Renata Oliveira completa um ano de serviço em março próximo. Ela destaca a alegria de exercer a profissão. “É uma realização, por isso está sendo uma experiência incrível. Nado desde criança e sonhava em ganhar minha vida com algo relacionado à natação. Estar na Salvamar, nadando e salvando vidas, me realiza e me emociona. Acredito que é uma missão, algo que já estava predestinado. Como mulher, sou minoria, mas sei que exerço o meu papel profissional da forma correta. É um desafio diário, mas vale a pena”, garante.

 

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Um dos monumentos mais tradicionais de Salvador, o busto do Major Cosme de Farias, situado no bairro de mesmo nome, é foco de manutenção promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A iniciativa faz parte da ação municipal de recuperação e preservação dos monumentos na capital baiana.

A peça, criada há mais de 60 anos pelo artista plástico Jair Brandão, possui altura total de 2m e é feita de bronze fundido, assentado sobre pedestal de forma plana vertical, tipo púlpito em chapa de ferro dobrada sobre base de concreto. A intervenção está sendo feita pelo artista plástico e restaurador José Dirson.

Para a reforma estão sendo utilizados materiais como produtos químicos e microesfera de vidro para a realização da limpeza do busto feito de bronze. As ferrugens encontradas na base de estrutura do equipamento foram retiradas através do produto de solvente e lixas.

Em seguida, foi aplicado um produto químico contra ferrugem, onde a estrutura foi pintada novamente com tinta da cor original da estrutura. A placa de bronze também foi recuperada.

A iniciativa acontece no ano em que completa cinco décadas do falecimento do jornalista, poeta, funcionário público, político e advogado provisionado, que ficou conhecido pelas ações em favor da população mais pobre de Salvador. “Eu lembro perfeitamente de quando era criança e ele vinha aqui trazer cartilhas de ABC, cadernos de caligrafias, lápis e borracha, dentre outros materiais para estudo. Não tinha uma criança sequer que não recebesse esses materiais”, conta a guia de turismo Creusa Carqueija.

“Ele não teve filhos próprios, mas adotou algumas crianças e eu fui uma delas. Pela idade dele, eu o chamava avô. A relação de Cosme de Farias com o bairro era de amor e paixão. Ele foi o mentor da campanha nacional contra o analfabetismo e o seu interesse era que as crianças tivessem acesso ao estudo”, completa Creusa.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, destaca a importância da revitalização do busto para a história do bairro de Cosme de Farias e de toda cidade de Salvador. “É relembrar que esse legado deve ser perpetuado. Um salve a esse exemplo de homem, de político, de transformador sociocultural de Salvador, principalmente, do bairro onde morou e leva seu nome."

Preservação – Nascido e criado no bairro, José de Jesus, de 63 anos, relata que também conheceu Cosme de Farias e ele era uma pessoa amada por todos. “Eu também fui uma das crianças beneficiadas com os materiais didáticos. Então, revitalizar esse equipamento é você manter o nome Cosme de Farias vivo, ele que foi o advogado dos mais necessitados. Precisamos influenciar outras pessoas como esse nome forte, principalmente os mais novos precisam saber da história de Cosme de Farias. A relação dele com o bairro precisa ser lembrada sempre”, disse.

José Dirson alerta que a população deve adotar uma política de preservação e valorização com os equipamentos históricos entregues. “É preciso que os frequentadores da praça, os residentes do bairro e a vizinhança também cuidem do monumento. Não adianta haver a reforma ou recuperação e, dias depois, a peça estar degradada”.

História — Cosme de Farias nasceu no dia 2 de abril de 1875, na freguesia de Paripe, em Salvador. Atuou como jornalista em diversos jornais impressos de Salvador entre os anos de 1894 e 1972, dentre eles Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Diário da Bahia, Gazeta do Povo, A Bahia e Diário da Tarde. 

Em 1909, foi patenteado “Major” pela Guarda Nacional. No ano de 1914 iniciou a carreira como político, sendo eleito deputado estadual. Em 1915, fundou a “Liga Baiana contra o Analfabetismo”, instituição que funcionou até a década de 1970, publicando cartilhas e mantendo escolas para a população mais pobre de Salvador e de algumas outras cidades da Bahia.

Sua maior realização na advocacia foi o habeas corpus em favor da cangaceira Dadá, a Sérgia Ribeiro da Silva, viúva de Corisco, em 1942. Faleceu em Salvador no dia 15 de março de 1972, aos 96 anos.

 
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Salvador passa a ter, a partir desta segunda-feira (24), a Unidade de Acolhimento institucional (UAI) do Jardim das Margaridas, um equipamento com capacidade de atendimento para até 20 adolescentes do sexo masculino, entre 15 e 17 anos, que estejam em acolhimento institucional. A entrega do equipamento foi realizada com a presença do prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

Também estiveram presentes a titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; a presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Isabela Argolo, e a primeira-dama Rebeca Reis. No discurso, o prefeito destacou que o equipamento vem se somar a outros da área social inaugurados recentemente, a exemplo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lobato e da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) para pessoas com doenças mentais, na Cidade Baixa, ambos entregues em dezembro do ano passado.

“Esse trabalho não para, são mais 20 vagas que passarão a ser oferecidas a esses jovens. Sabemos que a pandemia tem diversos efeitos colaterais e alguns deles são os problemas socioassistenciais e psicossociais que as famílias estão enfrentando. Isso acaba mexendo na rotina delas. Quem chega nessa casa vê cada ambiente feito com muito cuidado. Às vezes, as pessoas não dão importância para isso, mas os adolescentes que aqui estarão terão um ambiente muito mais acolhedor e aconchegante”, afirmou o prefeito.

Ele ressaltou a busca da Prefeitura em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. “Estão aqui quartos com suítes onde as crianças vão poder dormir bem, se alimentar bem e permanecer até que sejam inseridas novamente na sociedade, com todo o acompanhamento, em um ambiente de uma casa como essa que conta, inclusive, com piscina”, acrescentou.

Esta é a quarta Unidade de Atendimento Institucional voltada para crianças e adolescentes em condição de riscos sociais. Com um investimento anual de cerca de R$ 420 mil para a manutenção da estrutura, a unidade dispõe de sala de estar, sala de estudos, sala de leitura, administração, quatro quartos, um com acessibilidade a pessoas com deficiência (PCD), quatro banheiros, duas salas para a administração e equipe multidisciplinar, piscina, garagem, cozinha, churrasqueira e espaço amplo para a prática de atividades esportivas.

Funcionamento – A estrutura funciona em tempo integral. Os jovens são encaminhados por ordem judicial devido à impossibilidade de estar com a família em razão de algum tipo de violação de direitos. Os acolhidos permanecerão no local até serem devolvidos à família de origem, extensa ou adoção. Dessa forma, o equipamento passa a ser a residência deles, sob a preocupação de dar uma atmosfera de lar.

Durante a estadia, os adolescentes desenvolvem diversas atividades, formuladas por uma equipe pedagógica. O local conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e uma equipe de coordenação.

No equipamento são oferecidas atividades lúdicas, escolares e de lazer. No contraturno da escola, os alunos realizam cursos culturais e/ou profissionalizantes. Já os técnicos da área pedagógica, conforme as necessidades de cada um deles, desenvolvem acompanhamentos individuais e em grupo, onde são discutidos temas relativos ao processo de amadurecimento, por exemplo, além de questões familiares e comunitárias, bem como o processo de reinserção na sociedade.

"Fomos intencionais nessa nova unidade, onde investimos em adequações que possibilitam uma atmosfera mais acolhedora e cheia de amor, gerando sentimento de pertencimento. A casa é um diferencial nos equipamentos municipais, pois acreditamos que ambientes adequados favorecem o despertar de sonhos e a manifestação do potencial e do propósito de cada um. Tudo isso reduz um pouco os impactos da violação que sofreram e contribui para impulsioná-los para viver uma nova realidade”, destaca Isabela Argolo.

Proposta – A intenção da Prefeitura é, ainda este ano de 2022, entregar uma república voltada para pessoas que completaram 18 anos e que não poderão ficar mais nas Unidade de Acolhimento. A estrutura visa dar suporte aos jovens que ainda necessitem trabalhar alguns aspectos para completar o processo de desenvolvimento e, assim, evitar que retornem à situação de vulnerabilidade.

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuou, neste domingo (23), com o objetivo de realizar o ordenamento do comércio informal na Avenida Sete de Setembro. A ação teve o intuito de adequar os equipamentos ao padrão previsto na legislação municipal. Durante a operação, foram feitas 72 notificações e 53 equipamentos foram substituídos por barracas padronizadas.

Ao adequar equipamentos fora do padrão e substituir barracas sucateadas, a Semop beneficiou cerca de 85 comerciantes informais, que foram impactados com a redução de instalações irregulares. A iniciativa prosseguirá em outros pontos de Salvador.

“A Prefeitura não tem medido esforços para realizar o ordenamento do comércio informal na capital. O trabalho tem como objetivo melhorar a vida do comerciante informal e do cidadão, principalmente neste momento em que os cuidados estão sendo redobrados para evitar a disseminação da Covid-19”, relatou a secretária da Semop, Marise Chastinet.

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A Prefeitura de Salvador prossegue com as ações de fiscalização na cidade, com o intuito de verificar o cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19 em eventos e estabelecimentos como bares, restaurantes e escolas. No último fim de semana (dias 21 a 23), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), atuou em diversos bairros de Salvador e realizou cerca de 1,8 mil vistorias em 60 bairros da capital baiana.

Durante as fiscalizações, 20 estabelecimentos foram notificados por descumprimentos das normas. Além disso, um restaurante no bairro do Saboeiro e um casa de eventos em São Cristóvão foram interditados por não possuírem alvará de funcionamento.

Operação Sílere – Com o objetivo de combater a poluição sonora, a Sedur, em uma ação integrada com a PM-BA e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), também realizou a Operação Sílere, durante este final de semana. Foram registradas 530 denúncias e realizadas cerca de 350 vistorias em 135 localidades.

Durante as fiscalizações foram apreendidos 39 equipamentos sonoros, nos bairros de Itapuã, São Cristóvão, Boca do Rio, Cabula VI, Boa Viagem/Mont Serrat, Saboeiro, Cajazeiras, Trobogy, Sete de Abril, Pituaçu, Sussuarana Nova e Luiz Anselmo.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou neste fim de semana em diversas ações de fiscalização. Em apoio à Transalvador, os agentes atuaram na Operação Lei Seca, com objetivo de coibir motoristas que desrespeitam a lei e dirigem sob efeito de álcool. Com a Semop, os guardas participaram da Operação Tolerância Zero, com objetivo de manter o ordenamento e a segurança dos espaços públicos.

Já a Liga do Atlântico aconteceu na Barra e teve apoio da PM-BA, Sedur e GCM, fiscalizando os estabelecimentos comerciais. Ao todo foram empregados 100 agentes, que também fizeram patrulhamento preventivo em praças e parques municipais.

Vigilância Sanitária – Já a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) atuou na fiscalização de estabelecimentos soteropolitanos para garantir as conformidades sanitárias. A operação resultou em nove notificações e um auto de infração. Restaurantes, escolas, ambulâncias, postos de testagem e eventos com serviço de alimentação foram fiscalizados, com o objetivo de diminuir os riscos de contaminação dos consumidores e fazer com que os decretos sanitários sejam cumpridos.

 
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