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O Parque Social realiza, nesta sexta-feira (7), o evento Primavera Reciclável, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e de homenagear a primavera. A programação gratuita ocorrerá a partir das 9h no auditório da instituição, no Parque da Cidade, no Itaigara.

Na ocasião, serão apresentados os resultados da Campanha Economize, que vem sendo desenvolvida pelo Parque Social desde 2019. Faz parte da campanha a adoção de atitudes simples, mas que têm feito a diferença para a instituição e para a natureza, a exemplo da redução do consumo de copos descartáveis e de papéis.

“A finalidade desta campanha é trabalhar a economia e a sustentabilidade, despertando a mudança de comportamento a partir da divulgação de informações e estimulando o consumo consciente. Ou seja, evitamos o desperdício utilizando menos recursos. Os colaboradores aderiram à campanha, que também já foi adotada pelos participantes dos nossos projetos”, explica a diretora-geral da instituição, Sandra Paranhos.

A gestora lembra que a primavera também será tema do encontro. “Por meio de uma apresentação lúdica, iremos saudar a estação que traz alegria e beleza com a chegada das flores. Inclusive, o balé será apresentado por uma aluna da turma de 2018 do projeto Comunidade Acontece, desenvolvido pelo Parque Social. Hoje ela conta com uma escolinha e nove crianças matriculadas”.

Exposição – No local, haverá ainda a exposição de materiais reciclados produzidos por idosas participantes do Projeto Convivendo & Aprendendo. Farão parte da exposição materiais como jarros de garrafa PET, jarros de garrafa de vidro, flores, balões, suportes de canetas e desenhos com guache, entre outros. Ao final, cada participante receberá uma lembrança relacionada ao tema do evento para que o momento fique registrado na memória.

Programação:

9h – 10h: Exposição com materiais reciclados – Projeto Convivendo & Aprendendo

10h – 10h30: Apresentação - Campanha Economize e seus impactos

10h30 – 11h: Apresentação SO+MA

11h – 11h30: Case de sucesso – ex-integrante do Projeto Comunidade Acontece e bailarina

11h30 – 12h: Apresentação de ballet homenageando a primavera (bailarinas do complexo Nordeste de Amaralina)

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Auxiliar Técnico de Manutenção de Redes de Água e Esgoto

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível CNH B

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Encarregado de Obras (vaga temporária de 120 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requistos imprescindíveis: experiência com elétrica, hidráulica e obras em geral, ter disponibilidade para viajar

Salário R$3.238,9 + benefícios

2 Vagas 

Eletricista  (vaga temporária de 120 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ter disponibilidade para viajar, ter curso de NR 10 E N 35 será um diferencial

Salário R$2.104,77 + benefícios

2 Vagas 

Encanador ou Bombeiro Hidráulica (vaga temporária de 120 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ter disponibilidade para viajar

Salário R$2.104,77 + benefícios

2 Vagas 

Vendedor de consórcio

Ensino médio completo, sem  experiência.

Comissão + benefícios

5 Vagas 

Operador de telemarketing especializado  (VAGA EXCLUSIVA DO PROGRAMA 1º EMPREGO)

Ensino médio completo,sem experiência, requisitos imprescindíveis:  boa dição, ter disponibilidade total de horário e conhecimento de informática

Salário a combinar + benefícios

30 Vagas 

Operador de Telemarketing ativo e receptivo 

Ensino médio completo,sem experiência, requisitos imprescindíveis: boa dição, ter disponibilidade total de horário e conhecimento de informática 

Salário a combinar + benefícios

30 Vagas 

Assistente Administrativo e Financeiro II

Ensino superior completo em Administração ou Ciências Contábeis, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência em ambas as áreas, domínio do Windows, Excel, Word, Outlook, Power Point e Internet, boa dicção e escrita, ter disponibilidade de horário

Salário R$2.408,65 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar administrativo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos  imprescindíveis: curso de informática e vivência em logística

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Encanador

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: CNH B, possuir carro, desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$2.104,77 + benefícios

5 Vagas 

Agente Vendas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A, possuir moto, vivência com vendas,  desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$1.446,44 + benefícios

5 Vagas 

Ajudante Prático de Obra 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ser morador de Pirajá e região

Salário R$1.310, 22 + benefícios

5 Vagas 

Encarregado de Pintura Industrial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área

Salário R$3.459,27 + benefícios

5 Vagas 

Pintor industrial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área

Salário R$1.993,58 + benefícios

3 Vagas 

Ajudante de Produção ou Pitura ou Caldeiraria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área

Salário R$1.498,50 + benefícios

6 Vagas 

Caldeireiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área

Salário R$2.187,75 + benefícios

6 Vagas 

Encarregado de Caldeiraria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área

Salário R$1.993,58 + benefícios

5 Vagas 

Auxiliar de cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.401,00 + benefícios 

1 Vaga 

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Operador de  telemarketing (estágio) 

Ensino superior em curso, sem experiência, curso de informática

Salário R$800,00 + benefícios

5 Vagas 

Garçom

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Assistente de Qualidade 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática e requisitos desejáveis: curso técnico em gestão de qualidade e experiência no setor fotovoltaico

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Lavador de roupa em máquinas industriais

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com máquinas industrial a

Salário a combinar + benefícios

4 Vagas 

Calandrista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com calandra

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Repositor de Hortifrut

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e ter fácil acesso para os bairros Ondina e Itapuã

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Técnico de Campo no Setor Fotovoltaico

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, Curso Técnico Eletrotécnico, NR 10 e NR 35

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: disponibilidade para trabalhar noite e morar em bairros próximo ao Rio Vermelho

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: disponibilidade para trabalhar noite e morar em bairros próximo ao Rio Vermelho

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Pintor de veículos 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Vendedor de veículos 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção, conhecimento em Informática e ter trabalhado com vendas de veículos presencial / internet.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas 

Auxiliar de limpeza  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

4 Vagas 

Recepcionista de Hospital  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em informática.

Salário R$1.449,86 + benefícios

1 Vaga 

Técnico em Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3  meses de experiência, imprescindível Coren atualizado.

Salário R$1.494,00 + benefícios

1 Vaga

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Salvador sedia a 1ª edição do Meetup de Impacto, que vai discutir o tema “Inovação, Empreendedorismo e os Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)''. O evento acontece nesta quinta-feira (6), às 18h30, no Centro Municipal de Inovação de Impacto (Colabore), situado no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/meetupcolabore até esta quarta-feira (5) ou atingir o número limitado de inscritos. A capacidade do auditório é de 50 pessoas. 

Estão confirmados como palestrantes do evento a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento; a líder de comunicação no Impacto Hub Brasil, Camila Oliveira; o engenheiro ambiental, vereador e ex-secretário de Cidade Sustentável (Secis); André Fraga, e o CEO da Impact Hub Manaus, Marcus Bessa. 

“Nosso foco é reunir lideranças que colaborem para a construção de uma agenda de inovação e sustentabilidade. Esperamos um público de empreendedores, potenciais empresários e pessoas que de alguma forma se inserem no ecossistema da inovação, seja através da pesquisa ou também da gestão pública”, informou Taíse Santos, gestora da Incubadora de Negócios Sociais (In Pacto) da Prefeitura, que é responsável pela realização do evento, em parceria com a SebraeLab e a Impact Hub Brasil. 

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Com a proximidade da alta estação, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem reforçado as ações para contribuir com o ambiente limpo e preservado nas praias da cidade, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para o descarte consciente de lixos e resíduos nesses locais. Até o momento, o órgão já instalou 403 novas papeleiras e 23 kits praia, compostos por lixeiras. 

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressalta a importância da instalação dos equipamentos nos locais, bastante frequentados por moradores e visitantes. “Estamos sempre identificando novos locais para realizar a reposição ou instalação das papeleiras e kits praia na cidade. Esses equipamentos garantem o acondicionamento adequado dos resíduos, evitando a ocorrência de alagamentos e impactos ambientais”. 

Ele ainda pede o apoio da população no descarte consciente do lixo e dos resíduos. “As pessoas também podem colaborar, levando uma sacolinha para o lixo quando for à praia e fazendo o descarte no local correto”. 

Na Ribeira, um dos locais onde foram instalados os novos equipamentos, o morador Hildomar Gomes, de 48 anos, afirma que as pessoas precisam ajudar a manter o ambiente limpo. “Isso contribui ainda mais com a preservação do meio ambiente e a limpeza de nossas praias”, declara.

A vendedora ambulante Rose Pita, de 50 anos, lembra que a ação contribui para manter as praias mais limpas e, também, para a presença de mais visitantes na orla do bairro. “É uma ação positiva. Agora, precisamos reforçar também que essa iniciativa da Prefeitura precisa do apoio de moradores e outros comerciantes do local. Não adianta ter equipamentos, se a população não tiver consciência do descarte correto”, alerta. 

Dono de uma barraca na praia da Boa Viagem, Luciano Santana, de 40 anos, parabeniza a instalação dos kits. “O verão está se aproximando e, com isso, as praias estão ficando cada vez mais cheias. Como barraqueiro desde os 19 anos, tenho feito minha contribuição também com a limpeza das praias e na orientação das pessoas”, destaca.

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Pouco mais de 200 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Bom Juá receberam, nesta quarta-feira (5), a primeira de duas etapas de apresentações do projeto nacional BuZum!, que tem por objetivo levar cultura, arte e conscientização a instituições escolares de todo o país. O projeto levou à instituição de ensino os espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo", que serão exibidos até a quinta-feira (6), num total de sete apresentações nos turnos matutino e vespertino. 

Exceção entre os colegas, o pequeno Railton Sacramento, de 10 anos, já assistiu a alguns espetáculos, mas afirma que ter apresentações na unidade escolar que frequenta tem um diferencial. "Estou ansioso, pois essa peça fala do cuidado com o meio ambiente, da coleta de lixo dos mares e de todo o planeta", diz. 

A coordenadora pedagógica Edileusa Souza explica que a ideia de levar o espetáculo aos alunos surgiu da necessidade de encontrar parcerias para ações que possam ser compartilhadas na unidade escolar. "A proposta casou com nossa concepção de ações para o meio ambiente na escola. Então conseguimos essa parceria com a BuZum e, agora, temos a oportunidade de trazer o teatro para dentro da instituição, inserida na pauta de cuidados com o meio ambiente, provocando os alunos para participar de atividades como esta". 

Para a gestora, a oportunidade é uma chance de a turma conhecer um pouco mais sobre espetáculos artísticos, que não teriam acesso de outra forma. "Eles criam grandes expectativas, e a escola responde valorizando esse desejo e agregando cultura e arte no currículo escolar. Dessa forma, eles passam a explorar outros conhecimentos". 

Conscientização – Fernando Negah, produtor da Companhia BuZum", explica que "O Grande Perigo", espetáculo apresentado neste primeiro dia na escola, tem por objetivo conscientizar sobre a necessidade de não jogar lixo nos mares. "Contamos a história de uma pequena tartaruga que se perde da mãe e passa por diversas aventuras até reencontrá-la em meio ao entulho. Neste meio tempo ela se depara com muitos desafios relacionados ao lixo jogado no mar, até encontrar a mãe. Plantamos a ideia da conscientização para que as crianças possam difundir essas informações em casa, com os amigos, enfim, formando uma grande rede através dos pequenos", reforça. 

Para o diretor da Bom Juá, Herson Conceição, o projeto traz uma oportunidade de manter uma relação entre os 203 alunos com o meio ambiente. "A peça em si foca na sensação de pertencimento com a comunidade, fala de coleta e separação do lixo, da necessidade de se preservar a vida marinha em relação ao lixo jogado na areia ou no mar. A ideia é fazer com que o aluno faça essa ligação da peça com a sua realidade, com o seu dia a dia em comunidade, com impacto direto no dia a dia das crianças. O próximo passo será acrescentar este projeto também no contraturno das aulas, como reforço e atividades lúdicas, que possam suprir as necessidades destes alunos no campo cultural", completa.

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Na última sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) entregou um novo fardamento para os 50 sepultadores dos cemitérios municipais de Salvador. A iniciativa partiu de um convênio com a empresa Bahia Serviços, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais. 

O fardamento é composto por camisas com proteção UV, luvas, botas, equipamentos de proteção individual de segurança, além de protetor solar. “Os profissionais vão ter melhores condições de trabalho, uma vez que estão recebendo um kit com fardamentos e EPIs novos. Isso vai garantir mais segurança e conforto para eles”, destaca a subsecretária da Semop, Kelly Moraes. 

Para Carlos Araújo, que trabalha no cemitério municipal de Periperi há cinco anos, aprovou a iniciativa. “É bom perceber a preocupação que a gestão tem com os funcionários. Esse kit vai ajudar na nossa proteção, principalmente durante o ato do sepultamento, quando estamos mais expostos”, explicou. 

Estrutura – Ao todo, a capital baiana conta com dez cemitérios, dos quais quatro estão distribuídos nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Ilha dos Frades. No plano de ampliação das estruturas, a Prefeitura construiu, no ano passado, 1.405 novas gavetas para ampliar a oferta de vagas. 

Neste ano de 2022 estão em construção no cemitério de Plataforma 945 novos espaços. Há, ainda, um projeto para instalação de outras 1.120 gavetas, desta vez na estrutura em Paripe. 

Além disso, neste mês de outubro, será realizada uma operação especial para o dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. A iniciativa vai promover a reparação dos espaços através de pequenas reformas nas estruturas físicas e pintura dos cemitérios públicos soteropolitanos.

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Em menos de um ano, o programa CredSalvador já concedeu mais de R$16 milhões em microcrédito para pequenos e microempreendedores da capital baiana, em um total de 5.841 contratos assinados. Desse total de empréstimos, 89,41% das pessoas não teriam acesso a linhas de crédito com os valores e facilidades oferecidos pelo CredSalvador. 

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Semdec, Franklin Gomes Filho, explica que o CredSalvador oferece um processo totalmente digitalizado e rápido, sem exigência de garantias, oferta de bens ou fiadores para assegurar o acesso imediato ao crédito. O gestor atribui essa facilidade à vontade da gestão municipal em assistir aos pequenos empreendedores da capital baiana. 

"Como a Prefeitura não dispõe de um banco para acesso a crédito, foi necessária a contratação de uma fintech - empresa de tecnologia direcionada ao setor financeiro -, que pudesse fazer uma gestão inteligente deste crédito", afirma Gomes Filho. A operacionalização, então, fica a cargo da Nexoos – empresa vencedora da licitação municipal. 

Como funciona – O CredSalvador atua da seguinte forma: o município empresta o dinheiro para as pessoas, oferecendo uma taxa de juros mais barata, buscando fomentar o crescimento, manutenção e expansão de pequenos negócios. Conforme levantamento da Semdec, atualmente Salvador possui mais de 255 mil MEIs (microempreendedores individuais), mais de 675 mil MEs (microempreendedores) e mais de 400 mil informais, o que supera 700 mil pequenos negócios aptos a serem fomentados. 

"Basta circular pelos bairros de Salvador para ver que há pequenos negócios de todos os tipos, fortalecendo o comércio local. Vendedores de picolé, cerveja, água de coco, bala, churrasco, mercados, dentre outros. São pessoas cujos negócios são considerados pequenos por serem muitas vezes ambulantes e que trabalham sozinhos. Mas são funções de grandes potencialidades de crescimento. Então, além de oferecer o crédito, a Prefeitura se preocupa também com a captação empreendedora destes comerciantes", explica o diretor da Semdec. 

Capacitação – Como forma de fomentar o aprendizado, elucidar questões financeiras e trabalhar temas como gestão e a boa aplicação de recursos, a Semdec oferece instruções em vídeo, antes do recebimento do crédito, seguido de recomendações para a legalização do negócio junto aos órgãos competentes. 

A partir do momento em que se torna MEI, o empreendedor passa a ter acesso a uma camada especial de proteção do estado, bem como aumenta seu poder de compra como pessoa jurídica. Assim as pessoas conseguem enxergar novos caminhos para seus negócios. 

"O programa tem se mostrado um sucesso, principalmente por atingir bairros periféricos de Salvador. As mulheres recebem um valor 10% superior, pois sabemos da importância do fomento ao empreendedorismo feminino. Além disso, 87,52% dos negócios são liderados por negros; 52,4% dos valores aprovados foram destinados às mulheres, mostrando que o programa está atingindo quem, de fato, deveria atingir", explica Franklin Gomes. 

Acesso – O CredSalvador foi criado como estratégia emergencial para enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador, são liberados valores entre R$500 a R$15 mil, com carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses, praticados com taxa de juros de 0,5% a.m. Para ter acesso à linha de crédito, o empreendedor deve acessar o site www.credsalvador.nexoos.com.br . 

Para quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Semdec disponibilizou uma equipe de suporte no SAC do Empreendedor, seja presencialmente, no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, ou por telefone (71) 3202-2002. O atendimento também é feito nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio pelo www.horamarcada.salvador.ba.gov.br , além do atendimento da operadora do sistema, pelo WhatsApp (11) 4949-5929 e e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O pretendente deve cumprir com um dos seguintes pré-requisitos: ser microempresário individual (MEI) ou possuir microempresa (ME), integrar cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, bem como profissionais autônomos e liberais, com registro, permissão e licença ou alvará de funcionamento em Salvador. Para acessar o crédito, o empreendedor terá de participar dos cursos de capacitação e empreendedorismo e gestão financeira, para melhor aplicação dos seus negócios.

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Para proporcionar melhor qualidade de vida, além de consciência corporal e socioemocional dos assistidos da Apae Salvador, o Subúrbio 360 e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) formaram uma parceria para atender os pacientes assistidos no local, através de práticas esportivas ministradas pelos educadores físicos do 360. A atividade acontece na sede do equipamento municipal, em Coutos. 

As atividades têm caráter lúdico, desportivo adaptado, cultural e recreativo, e estimulam o desenvolvimento das competências sociais, cognitivas, motoras e comunicativas dos pacientes, além de aumentar a sua autonomia nas atividades de vida diária. As práticas permitem também que as famílias cuidadoras participem de forma integral das ações propostas, desde atividades esportivas até as oficinas futuras. 

As aulas acontecem toda segunda-feira, na quadra do Subúrbio 360, ministradas por uma equipe composta por três profissionais de educação física e um fisioterapeuta. Os pacientes são divididos em três turmas, formadas por adultos e idosos portadores de deficiências físicas e motoras, bem como crianças portadoras de necessidades especiais de diferentes idades. 

De acordo com Ednilson Lima, professor de educação física do Subúrbio 360 há dois anos, a iniciativa atende em sua maioria pessoas com dificuldades motoras, cognitivas, além de portadores da Síndrome de Down, indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e autismo. A intenção é gerar uma melhora física e emocional no quadro desses alunos. 

“Aqui, os pacientes conseguem melhorar e desenvolver novas habilidades físicas e motoras. A cada aula é um novo desafio. Nós estimulamos esses alunos a se superarem a cada execução. E não somente no lado físico, esse também é um ambiente de convívio e interação social, uma vez que as atividades são desenvolvidas em grupo e os familiares também podem acompanhar e assistir o desempenho dos pacientes durante as práticas”, contou. 

Impacto – Dentre os participantes do projeto está Roberto de Jesus, morador do bairro de Alto de Coutos e assistido do CER II há pouco mais de um ano. Ele conta que sofreu um acidente vascular cerebral e a patologia acabou provocando limitações, mas as aulas de educação física o ajudaram no aperfeiçoamento da execução de movimentos básicos que ele não conseguia realizar anteriormente. 

“Antes, eu não conseguia me movimentar. Hoje, isso se tornou uma tarefa muito mais fácil. Já consigo levantar os meus braços, coisa que eu não conseguia fazer antes, e isso graças aos estímulos que estou tendo nas aulas aqui”, comemorou.

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Salvador Tech, e a Digital Innovation One (DIO) firmaram parceria para disponibilização do programa de Formação em Desenvolvimento de Software para Criação de Sites. Com inscrições abertas até 31 de dezembro, a formação visa oferecer gratuitamente a oportunidade às pessoas que desejam iniciar uma carreira tecnológica e disputar vagas no mercado de trabalho cada vez mais em expansão.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link salvadortech.salvador.ba.gov.br/ssa-tech-dio-bootcamp/. À medida que fizerem as inscrições, os participantes terão acesso ao programa e, no final, receberão certificado de conclusão do curso. 

Por meio de aulas, projetos e desafios de código, os participantes poderão aprender de forma simples e prática os princípios do desenvolvimento de software e adquirir conhecimento na linguagem HTML/CSSe JavaScript. As atividades serão on-line, com carga horária de 72 horas, voltadas à construção de site completo e interativo e de um currículo com perfil profissional, favorecendo ao aluno a se preparar para uma entrevista para vagas em tecnologia. 

Comunidade – A DIO é a maior comunidade educacional gratuita para desenvolvedores de software, com foco no aprendizado, na prática e na conexão com grandes oportunidades. Através da plataforma, centrada no protagonismo e na coaprendizagem em comunidade, especialistas das empresas mais inovadoras do mercado compartilham conhecimento e criam experiências práticas de aprendizagem que potencializam os talentos de forma rápida, eficiente e divertida. 

Salvador Tech – A Plataforma Salvador Tech é uma política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). O objetivo é promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia, na modalidade on-line, bem como cursos básicos e informativos para auxiliarem na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho nessa área. 

Desde o lançamento, em fevereiro deste ano, a Salvador Tech já conta com mais de 60 mil acessos, 10 mil usuários cadastrados, e 120 cursos inseridos nas quatro trilhas de formação disponíveis (conhecimentos básicos, informações sobre carreiras, desenvolvimento de softskills e cursos de formações tech). 

A iniciativa faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos, pilar essencial para viabilizar a transformação econômica do município. O objetivo é ampliar as oportunidades, criando em Salvador um ambiente favorável para atração e implantação de empresas de base tecnológica.

 

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