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A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) está com inscrições abertas até o próximo dia 26 de setembro para o Edital Desafio Startup – Saneamento do Cadastro Imobiliário, que permite a participação de empresas enquadradas como startups (de acordo com a Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021). A vencedora ajudará a pasta a promover o saneamento de aproximadamente 120 mil inscrições imobiliárias que ainda não estão regularizadas no cadastro da capital baiana. 

Atualmente, Salvador conta com 887.976 imóveis cadastrados, entre ativos e suspensos por pendência cadastral, decreto ou parecer jurídico.  “O desafio que lançamos é inédito no Brasil e consiste em contratar uma empresa com uma solução inovadora, para modernizar e atualizar o levantamento de dados sobre uma parte significativa dos 850 mil imóveis inscritos no cadastro de Salvador, tanto no que diz respeito à precisão do número de portas quanto à sua localização na cidade. O cadastro é dinâmico, pois há imóveis que foram demolidos, outros mudaram de finalidade, então precisamos da tecnologia para estar em dia com esses registros”, afirmou Giovanna Victer, titular da Sefaz. 

Ela ressalta que o principal beneficiário da iniciativa é o contribuinte. Isso porque, com a atualização do cadastro, será reduzida a possibilidade de ele ser taxado, indevidamente, sobre a propriedade do seu imóvel. 

“Por exemplo, o cidadão tinha um terreno em uma área socialmente vulnerável, sobre o qual ele paga uma taxa para a Prefeitura. Depois, ele constrói uma casa com um valor venal abaixo de R$118 mil, o que lhe dá direito à isenção tributária. Se a casa construída não estiver devidamente registrada na inscrição imobiliária, ele está pagando IPTU sem necessidade. Além de evitar situações como esta, o saneamento imobiliário vai facilitar a cobrança de taxas sobre os imóveis, conforme a finalidade de cada uso”, acrescentou. 

Inscrição – Os concorrentes devem entregar na sede da Sefaz, localizada na Rua das Vassouras, 1, Centro, três envelopes requisitados para inscrição, contendo proposta técnica, documentos de habilitação e proposta de preço. O valor máximo a ser pago à startup contratada será de R$1.384.716. 

Em caso de dúvida, os interessados podem adquirir mais informações no site da secretaria (www.sefaz.salvador.ba.gov.br/desafio) ou entrar em contato com o órgão por via do e-mail desafiostartups@ sefaz.salvador.ba.gov.br . As propostas encaminhadas à chamada pública serão avaliadas por uma comissão formada por servidores da pasta e um convidado.

 

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Centenas de cigarros eletrônicos foram apreendidos em dez estabelecimentos do comércio formal da capital baiana nesta terça-feira (13). A apreensão dos materiais foi fruto da “Operação a todo vapor” que envolveu a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária (Visa) e a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). 

De acordo com a legislação vigente, a venda e importação dos dispositivos é proibida em todo país. Para que o produto seja comercializado em território nacional é necessária uma regulamentação prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde da capital baiana, Andréa Salvador, o uso desse produto pode causar danos à saúde, uma vez que os cigarros eletrônicos vendidos não sofrem nenhum tipo de controle em relação às substâncias que são inaladas. "Isso representa um enorme risco para saúde, até porque esses dispositivos hoje trazem tantos aditivos que não possuímos uma ideia exata das reações químicas que acontecem ali, numa temperatura alta", explicou. 

Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais prestarão depoimento na Delegacia de Crimes Econômicos e Contra Administração Pública (Dececap) e poderão responder judicialmente pela venda de produtos proibidos. Após a perícia feita pela Polícia Civil, os materiais apreendidos serão incinerados.

 

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Os moradores de Plataforma e adjacências puderam usufruir dos serviços da Prefeitura-bairro Itinerante, na Praça do Milho, na manhã desta terça-feira (13). Durante a ação, cerca de 300 pessoas foram atendidas em serviços como o de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Cadastro Único (CadÚnico), Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), Cartão SUS, Primeiro Passo, Codecon, Balcão de Justiça, Ouvidoria e outros. 

Para Milena Santana, dona de casa de 32 anos, essa foi uma oportunidade para solicitar a inclusão no CadÚnico. “Tem tempo que tento me cadastrar no Bolsa Família e não consigo. Hoje fui atendida e fiz meu cadastro. Foi rápido e o melhor é que é perto de casa”, contou. 

Desempregado há dois anos, Bruno Sena, de 25 anos, conta que foi em busca do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra, na esperança de encontrar um novo emprego. "Essa foi uma oportunidade para tentar uma vaga no mercado de trabalho. Eu estou desempregado há dois anos. Ontem recebi o card no WhatsApp e resolvi tentar. Trouxe meus documentos e espero sair daqui hoje empregado”, relatou o jovem. 

Balanço – A Prefeitura-Bairro Itinerante é realizada pela Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeitura-Bairro e tem como objetivo levar os principais serviços ofertados nas Prefeituras-Bairro para as regiões mais afastadas das sedes. Durante o primeiro semestre de 2022, a iniciativa esteve presente em 33 comunidades como Capelinha de São Caetano, Alto de Coutos, Vasco da Gama, Arenoso, Engenho Velho de Brotas, Cajazeiras, Nova Brasília de Valéria, Uruguai, Boiadeiros, Fazenda Coutos, Pau da Lima, Castelo Branco, Campinas de Pirajá e Nordeste de Amaralina. 

No período, foram contabilizados cerca de 11 mil atendimentos, com uma grande procura pelo CadÚnico, que contabilizou, sozinho, mais de 1,7 mil acessos ao serviço.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. 

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente (2018 a 2021), requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e para trabalhar nos bairros de: Imbui e Ondina

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência recente (2018 a 2021) como Caixa somente nas seguintes áreas: Farmácia, Padaria, Lanchonete e Loja, ter disponibilidade de horário 

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Ajudante de carga e descarga

Ensino médio completo, sem experiência

Salário a combinar + benefícios

20 Vagas 

Doceira ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: vivência na produção de salgados

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Cozinheira ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Coordenador de restaurante

Ensino médio completo,  6  de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento  no Pacote Office e experiência na área  

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Assistente administrativo ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo,  6  de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento  no Pacote Office, Vivência em fechamento de caixa, Faturamento, Atendimento ao Cliente, Acompanhamento de Vendas, Conciliação Bancária e experiência comprovada na área

Salário a combinar + benefícios
1 Vaga 

Auxiliar de Padeiro 

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho, desejável curso na área.

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Marceneiro 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário R$2.213,14 + benefícios

1 Vaga 

Desenvolvedor de front-end junior

Ensino superior completo na área ,  6  de experiência, requisito imprescindível: disponibilidade total de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Vendedor de veículos 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção, conhecimento em Informática e ter trabalhado com vendas de veículos.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Serigrafista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: curso na área e vivência no manuseio de  tinta vinílica , tecido revelação, esticagem de tela, e montagem de telas.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.401 + benefícios

12 Vagas 

Vendedor de consignados e seguros

Ensino médio completo,  6  de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário no Pacote Office, CNH B e experiência comprovada nas áreas de empréstimo consignado e seguros

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.240,00 + benefícios

3 Vagas 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Maqueiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter Informatica Intermediária.

Salário R$1.471,12 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de serviços gerais ( Jovem aprendiz /exclusiva para pessoas com deficiência  )

Ensino médio cursando ou completo, sem experiência, faixa etária de 18 à 22 anos.

Bolsa 550,00 + transporte

20 Vagas 

Empacotador ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas 

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em Informática

Salário R$1.257,0 + benefícios

1 Vaga

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A Prefeitura construirá uma nova via ligando a Estrada do Curralinho, na Boca do Rio, à Rua dos Colibris, no bairro do Imbuí. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (13), em solenidade ocorrida no local com a presença de gestores municipais e moradores da região. A pista terá 578 metros de extensão e vai ampliar as opções de mobilidade de tráfego, encurtando o tempo de deslocamento e proporcionando mais qualidade de vida a pedestres e motoristas. 

O prefeito apontou que os bairros do Imbuí e da Boca do Rio têm sido, nos últimos anos, alvo de diversas intervenções da Prefeitura. “Neste momento estamos requalificando e duplicando a Estrada do Curralinho, fazendo um binário entre as ruas Arthur Lago e Granja Marazul, e diversas obras estruturantes. A ideia aqui é melhorar ainda mais a mobilidade desta região, incluindo a iluminação, garantindo mais segurança para moradores e condutores que por aqui trafegam diariamente. Essa obra era uma necessidade antiga do bairro, proporcionando um deslocamento mais fácil para diversas áreas da cidade, conectando esses dois bairros que, mesmo próximos, tinham essa dificuldade devido à falta de ligações deste tipo". 

Para a auxiliar administrativo Maria Amorim, de 46 anos, além de facilitar o deslocamento na região, a nova ligação proporciona melhora na qualidade de vida e na segurança dos moradores. "É uma revolução na mobilidade desta região. Além disso, vai valorizar demais toda esta área, desde o Imbuí até a Paralela, favorecendo moradores e demais pessoas que circulam por aqui. É uma obra que já está sendo aplaudida. Pois elimina a maioria dos engarrafamentos e os retornos distantes, facilitando o deslocamento e nos dando opções de saída mais rápida, sem tanta dificuldade”. 

Intervenções – O trecho terá pavimentação asfáltica, sistema de drenagem, passeio, meio-fio e iluminação em LED. O prazo para conclusão da intervenção é de sete meses, e o investimento total é de R$5,7 milhões. Em junho passado tiveram início as obras da nova Estrada do Curralinho, que engloba 1,14 quilômetro de extensão. A via, considerada importante acesso para quem deseja chegar aos bairros do Stiep, Imbuí e Boca do Rio, ganhará muito em infraestrutura. 

Trechos que não possuem calçada ganharão passeios com meio-fio, o que vai garantir mais acessibilidade e segurança aos pedestres. Já a pavimentação asfáltica atual, que possui trechos irregulares e buracos, será substituída. Além disso, um sistema de drenagem será construído para facilitar o escoamento das águas das chuvas, e o paisagismo também será valorizado com plantio de mudas de árvores e gramado.

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Acontece até a próxima quarta-feira (14) a segunda etapa da oficina do Projeto Orla Salvador, que tem como objetivo a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI) da cidade. A atividade está sendo realizada, de forma presencial e aberta ao público, no Novotel, no Rio Vermelho, e de forma virtual, através do canal da Secult no YouTube, através do canal www.youtube.com/c/SecultSalvador , das 8h às 18h. 

Na segunda (12), primeiro dia de oficina, o encontro debateu a contemplação do planejamento da área da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ilha dos Frades. Na ocasião, foram apresentadas demandas como melhorias no acesso, infraestrutura, geração de emprego e renda e preservação ambiental na parte insular de Salvador. 

Para a comerciante e moradora da Ilha dos Frades, Angeluci Figueiredo, de 48 anos, o encontro trará boas perspectivas para o futuro da orla de Salvador. “É de extrema importância a participação da população, comerciantes e moradores para a execução do planejamento. Está sendo um planejamento bastante interessante”. 

A moradora do Rio Vermelho e dona de um restaurante na Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, Juliana Holler, reforça que a execução do planejamento atenderá as necessidades vivenciadas por moradores e visitantes da região. “Estamos colaborando nesse projeto. São demandas que presenciamos diariamente na Ilha. Nossas expectativas são de que melhorias possam acontecer o mais rápido possível e, juntos, fazermos um cenário maravilhoso em nossas orlas. Sei que não é de uma hora para outra, mas vamos caminhando juntos”, disse. 

Nesta terça-feira (13), o foco do debate é o planejamento do trecho de praia entre Ipitanga e Jardim dos Namorados. Já na quarta-feira (14), último dia de oficinas, o foco será a área costeira do Farol da Barra ao Terminal Marítimo de Salvador. 

Mobilização – A iniciativa é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Estão participando da elaboração do planejamento, instituições e representantes da sociedade civil. A elaboração do projeto contemplará melhorias de serviços de infraestrutura, de educação ambiental, sinalização de praias, fluxos turísticos, dentre outros serviços.

 
 
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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. 

Auxiliar de cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Cozinheira ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Coordenador de restaurante

Ensino médio completo,  6  de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento  no Pacote Office e experiência na área  

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Assistente administrativo ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo,  6  de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento  no Pacote Office, Vivência em fechamento de caixa, Faturamento, Atendimento ao Cliente, Acompanhamento de Vendas, Conciliação Bancária e experiência comprovada na área

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de Padeiro 

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho, desejável curso na área.

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Marceneiro 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário R$2.213,14 + benefícios

1 Vaga 

Desenvolvedor de frant-end junior

Ensino superior completo na área ,  6  de experiência, requisito imprescindível: disponibilidade total de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Vendedor de veículos 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção, conhecimento em Informática e ter trabalhado com vendas de veículos.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Serigrafista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: curso na área e vivência no manuseio de  tinta vinílica , tecido revelação, esticagem de tela, e montagem de telas.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.401 + benefícios

12 Vagas 

Vendedor de consignados e seguros

Ensino médio completo,  6  de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário no Pacote Office, CNH B e experiência comprovada nas áreas de empréstimo consignado e seguros.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de serviços gerais ( Jovem aprendiz /exclusiva para pessoas com deficiência  )

Ensino médio cursando ou completo, sem experiência, faixa etária de 18 à 22 anos.

Bolsa 550,00 + transporte

20 Vagas 

Empacotador ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )
Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas 

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em Informática

Salário R$1.257,0 + benefícios

1 Vaga

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Uma boa notícia para quem deseja ingressar no quadro de servidores da administração pública de Salvador: a Prefeitura vai realizar novo concurso público para 226 vagas de ensinos médio e superior. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira pelo prefeito Bruno Reis, no Palácio Thomé de Souza, e transmitido pelas redes sociais. 

Também estiveram presentes na ocasião os titulares das secretarias de Gestão (Semge), Thiago Dantas; da Saúde, Decio Martins; e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro. Na mesma oportunidade, o prefeito assinou um termo de cooperação com o Vetor Brasil, que vai possibilitar a capacitação de alta performance para gestores municipais. 

As vagas serão para os cargos de analista de gestão pública com ênfase em Contabilidade, assistente social, médico, enfermeiro, odontólogo clínico, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal, com atuação distribuída entre a SMS, Sempre e Semge. Os vencimentos variam de R$3.158,87 a R$12.481,41 e o edital do concurso está previsto para ser divulgado ainda este ano. 

Bruno Reis ressaltou que o novo concurso atenderá à necessidade da administração municipal por novos profissionais, já que todos os aprovados no último concurso público, incluindo aqueles que estavam no cadastro reserva, já foram convocados. “Este é um esforço que a Prefeitura está realizando para ampliar o quadro funcional e, assim, prestar um serviço cada vez melhor à população. Acredito que nenhum prefeito, no segundo ano de mandato, tem convocado mais profissionais do que em Salvador”, declarou. 

Convocação imediata – Além da abertura do novo concurso público, o prefeito Bruno Reis também assinou autorização para convocar mais 82 auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem aprovados no processo seletivo simplificado. Os profissionais serão incorporados de imediato no quadro da rede de atenção básica. 

Nosso intuito é assegurar que tanto as unidades que estão em funcionamento quanto os novos postos que serão inaugurados ofereçam os serviços para população com equipes completas e qualificadas”, explicou Martins. 

Também foram nomeados mais sete profissionais e convocados mais três na área de analista de gestão pública, aprovados no concurso público de 2019. 

Alta performance – A ação entre a Prefeitura e o Vetor Brasil conta também com a participação da parceria Vamos, da Fundação Lehmann, do grupo Capital.org e do Instituto Humanize Brasil. O objetivo é formar uma matriz de competências da alta liderança na administração municipal, com foco inicial no conjunto de diretores e gerentes que compõem a equipe de trabalho da Prefeitura. A ação acontece sem qualquer ônus para o Município. 

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas da Semge, Gustavo Moris, o projeto envolve a construção do mapa de competências de equipes de alto desempenho, através de soluções customizadas no tema de gestão estratégica de pessoas, com foco em lideranças como promotoras da mudança de cultura em gestão de pessoas. As atividades estão previstas para começar já neste mês de setembro e o primeiro ciclo deverá ser concluído em dezembro. 

Participam, neste primeiro momento, 120 gestores das secretarias de Gestão, Casa Civil, Saúde, Educação, Fazenda e Promoção Social, além da Procuradoria Geral do Município e da Guarda Civil Municipal. De acordo com o secretário Thiago Dantas, a medida segue a determinação da Prefeitura em oferecer capacitação para o corpo técnico, medida estabelecida no Planejamento Estratégico do Município. 

“A medida vai ajudar a definir até mesmo outras capacitações em função dessas competências identificadas pelo projeto, e permitir que essas competências sirvam de parâmetro para a análise do desempenho dessas lideranças. Isso vai possibilitar um ganho de conhecimento organizacional para replicar em todas as outras estruturas hierárquicas da Prefeitura”, completou Dantas. 

“Vamos trazer conhecimento para potencializar as necessidades da Prefeitura na temática de gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças, além de apoiar na perenização de um RH estratégico para o município. Tudo será construído em conjunto com as secretarias participantes”, declarou a gerente de parcerias estratégias do Vetor Brasil, Flaviane Teixeira.

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Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Coordenadoria de Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), a Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (12), um curso de defesa pessoal e primeiros socorros, voltado às mulheres assistidas pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). A formação está acontecendo na base da GCM, na Avenida San Martin e tem como objetivo ensinar técnicas de autodefesa ao segmento feminino. 

No primeiro dia de aula, foram abordados os tipos de violência e formas de prevenção. Ainda durante a formação, serão dadas orientações sobre técnicas de golpes de defesa pessoal. “Aqui as mulheres aprendem a se defender de forma segura, agindo da melhor maneira e no melhor momento. Se a mulher detém a técnica, em possíveis casos de agressão, ela pode evitar se ferir ou até morrer”, contou James Azevedo, coordenador do Cprev. 

Dentre as 15 mulheres que participaram do primeiro dia de atividades, dona Maria de Lourdes, de 55 anos, destaca que aprender sobre as técnicas de defesa pessoal pode ser uma alternativa para uma mulher sair de uma relação abusiva. “Se eu tivesse noção dessas técnicas, teria agido de forma diferente diante as agressões que sofri. Vivi por 14 anos submissa a uma relação abusiva e na época a minha defesa era ficar calada e aceitar”, relatou. A capacitação vai até sexta-feira (16), totalizando 20 horas de aulas. 

Denúncia – Em caso de violência sofrida, a vítima pode procurar suporte municipal através do Fala Salvador 156, ou recorrer a um dos Centros Municipais de Referência de Atenção à Mulher (Cram), que oferecem suporte com serviços de assistência social, acompanhamento psicológico e assessoria jurídica. São elas: 

Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid): Rua Lelís Piedade, 63, Ribeira. Telefone (71) 3611-6581 / (71) 98507-5609 (funcionando 24 horas, para acolhimento provisório de curta duração). 

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV): Rua Conselheiro Spínola, Praça Almirante Coelho Neto, 1, Barris. Telefone (71) 3235-4268 / (71) 99701-4675. 

Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream): Rua José Seixas Filho, 11 CH, Fazenda Grande 2. Telefone (71) 3611-5305 / (71) 98791-7817.

 

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