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O início das obras do terminal de eletrocarga do BRT de Salvador foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, na manhã desta sexta-feira (23), no Centro de Controle Operacional (CCO) BRT Salvador, na Avenida Barros Reis. Na ocasião, também foi realizada a entrega dos 22 novos ônibus que vão operar no modal.

O investimento para a instalação do terminal de eletrocarga será de R$3,9 milhões e a previsão é de que seja entregue em maio de 2023. O chefe do Executivo municipal ressaltou que a meta de atual gestão é garantir que 30% da frota seja composta por ônibus elétricos.

"Com inovação, inteligência e investimento de recursos públicos, aos poucos, vamos superando os principais desafios do transporte público. Hoje estamos com o BRT em funcionamento, que englobará 44 novos ônibus elétricos, e iniciando a implantação deste eletroterminal. Dessa forma, Salvador avança para ser a capital do Brasil com desempenho em eletromobilidade, que nos ajuda a enfrentar todo desequilíbrio do sistema, principalmente o fato de que a tarifa já não remunera as despesas. Então, é necessário agir com inovação para superar os desafios da melhor forma possível", declarou Bruno Reis.

O gestor também afirmou que o BRT na capital baiana é muito mais do que uma obra de mobilidade. “O sistema tem melhorado o deslocamento das pessoas na região intensa de tráfego da cidade. Os alagamentos que existiam não acontecem mais em períodos de chuva. Nossa previsão é que em outubro do ano que vem, todas as obras do BRT estejam finalizadas para haver um funcionamento pleno, trazendo mais qualidade de vida aos cidadãos".

Desafios – Bruno Reis lembrou ainda que o transporte público era o maior desafio que a cidade teria que enfrentar ao longo dos quatro anos de gestão. "Isso é um problema para todas as grandes cidades do Brasil. Chegamos a executar diretamente um terço da operação e conhecemos com profundidade as demandas do setor. Este ano vamos nos aproximar dos R$90 milhões em recursos para o transporte. Em um cenário onde o combustível aumentou quase 131 % ao ano e o número de passageiros caiu com a chegada da pandemia, a receita do sistema também sofreu uma queda. Mesmo assim, Salvador realizou, em 2021, a maior compra de ônibus dentre as principais cidades do país. Foram 170 unidades com ar condicionado”.

Terminal – O terminal de eletrocarga ficará estrategicamente localizado ao lado da estação Rodoviária, uma das estações de maior demanda, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal. Será a maior estrutura do tipo no Brasil, tendo capacidade de carregar até 20 ônibus simultaneamente. Já os 22 novos ônibus adquiridos (18 são a diesel e quatro são elétricos) entrarão em operação após a entrega da estação Pituba, que está em fase final de obras e deverá ser inaugurada em janeiro de 2023.

“Com a construção desse eletroterminal, o município de Salvador reforça o compromisso com os desafios para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, pois os transportes representam quase 70% das emissões da cidade. Neste sentido, incentivamos o processo de eletrificação de frota de transporte coletivo construindo este que será o maior eletroterminal de recarga de ônibus elétricos do Brasil”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Balanço – Até a manhã desta sexta-feira, o sistema havia realizado cerca de 28 mil viagens, percorrendo 152 quilômetros, transportando 726 mil passageiros em velocidade média de 26 km/h.

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Para oferecer cada vez mais um serviço diferenciado aos usuários do transporte coletivo de Salvador, 120 operadores participaram de um curso de capacitação em Libras, voltado para o atendimento do BRT. A ação ocorreu durante este mês de dezembro no Centro de Controle de Operações do modal, na Avenida Barros Reis, e foi promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Durante o curso, os alunos puderam aprender a se comunicar através da linguagem de sinais utilizada pelos surdos, utilizando as letras, números e a formar palavras, buscando facilitar a comunicação entre os operadores e os usuários. Para o coordenador do BRT, Samuel Bacelar, a atividade foi uma experiência enriquecedora, tanto pessoal quanto profissional. “A forma como foi conduzido este curso trouxe para nós uma nova experiência e um novo entendimento sobre o assunto”, destacou.

Para o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, este curso é mais um diferencial do BRT, que busca oferecer um serviço de qualidade a todos os usuários. “O serviço de transporte público tem que atender a todos com qualidade. Esse curso é mais um diferencial que queremos trazer não apenas para o BRT, mas também expandir para todo o sistema de transporte de Salvador”, afirmou.

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Prefeitura de Salvador, recebeu cerca de 92 mil denúncias de poluição sonora, de 1° de janeiro a 20 de dezembro deste ano. As queixas, predominantemente referidas ao barulho produzido em bares, restaurantes, residências e por veículos particulares em área pública, motivaram 17.826 vistorias realizadas pelas equipes lideradas pela Sedur e apreenderam, no mesmo período, 1.606 equipamentos sonoros, localizados, sobretudo, nos bairros de IAPI, Santa Cruz, Itapuã, Pernambués, Pituba, Rio Vermelho e Paripe. 

“O intuito do nosso trabalho não é gerar punição para a população, mas promover operações que busquem a redução e uma conscientização dos impactos causados pela poluição sonora. É muito importante também que o cidadão se eduque para que não faça o uso da atividade sonora de forma irregular, prejudicando a comunidade”, afirma o titular da Sedur, João Xavier. 

A subcoordenadora de Fiscalização Sonora da pasta, Márcia Cardim, comenta que a quantidade de denúncias durante o período de maior restrição imposta pela pandemia surpreendeu, sendo registradas novas modalidades de perturbações auditivas. Dentre elas estão lives amplificadas em residências, bem como a intensificação de ruídos anteriormente secundários, como os gerados por paredões e estabelecimentos clandestinos. 

“A poluição sonora no auge da pandemia causou problemas muito sérios, ensejando um grande número de interdições, enquanto tínhamos, ao mesmo tempo, hospitais lotados. A Sedur tinha de se desdobrar entre a fiscalização sonora e a dos protocolos sanitários, com a cobrança do uso de máscaras e da caderneta de vacinação atualizada”, ilustrou. 

Ações educativas – A subcoordenadora anunciou que as ações de conscientização sobre os malefícios à saúde e à ordem pública do som emitido, em volume muito alto, serão retomadas no início de 2023. Durante a pandemia, foram suspensas as palestras educativas ministradas pela Sedur em escolas e nos bairros mais denunciados por poluição sonora. 

“Certamente vamos reforçar as operações Sílere e Morfeu, promovidas em parceria com as polícias Civil e Militar e órgãos municipais, destinadas ao combate da poluição sonora na capital baiana. No entanto, não tenho dúvida de que só iremos resolver este problema quando a própria sociedade reconhecer de que se trata de uma questão cultural, que fundamentalmente fere o respeito que devemos ter ao direito e ao espaço do outro”, concluiu. 

Denúncias – As denúncias podem ser feitas através do Fala Salvador, no telefone 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br . Há, ainda, a opção de comunicação dos casos através do aplicativo Sonora Salvador, disponível no Google Play.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 92 vagas de emprego para esta terça-feira (20). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento. Para as vagas que exigem experiência deve ser comprovado em carteira de trabalho.

Auxiliar de manutenção predial Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Separador de Mecadoria em Câmara Fria
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com Câmara Fria e ter disponibilidade de horário
Salário a combinar + benefícios
4 Vagas

Encarregado de mercearia
Ensino superior completo em Administração ou Logística, 6 meses de experiência, imprescindível disponibilidade para fechamento de loja ( VAGA ZONEADA PARA MORADORES DA SUBURBANA e CIDADE BAIXA )
Salário R$2.700,00 + benefícios
2 Vagas

Costureira
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.313,09 + benefícios
1 Vaga

Vendedor interno
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: curso de informática , vivência em vendas por telefone, TER EXPERIÊNCIA NO RAMO DE CONTROLE DE PRAGAS
(DESINSETIZAÇÃO)
Salário a combinar + benefícios
5 Vagas

Auxiliar de cozinha
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso aos bairros: Ondina, Pituba e Paralela
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Patisseiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.474,80 + benefícios
1 Vaga

Sinaleiro ou Rigger
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Operador de máquinas, com enfâse em Elevador Cremalheira e mini grua
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, IMPRESCINDÍVEL CURSO NA ÁREA
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas

Açougueiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso aos bairros: Ondina, Pituba e Paralela
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Repositor de Hortifrut
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso ao LAURO DE FREITAS
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Eletricista
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B e curso técnico eletricista ou eletrônica básica
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Empacotador (vagas exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Lauro de Freitas, Imbui e Brotas
Salário a combinar + benefícios
5 Vagas

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em Informática, desejável conhecimento na área hospitalar.
Salário R$1.415,00 + benefícios
1 Vaga

 

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Depois de dois anos de pandemia, os idosos do Abrigo Dom Pedro II tiveram novamente a oportunidade de celebrar a chegada do Natal ao lado dos familiares e amigos. A festa, ocorrida nesta quarta-feira (21), teve direito a ceia, decoração, distribuição de presentes e muita música.

Simone Rosas, 56 anos, ficou muito feliz em rever a mãe, Idalice Garcia, de 94. “Eu estou adorando o evento, mais ainda porque a minha mãe está amando e se divertindo muito. Como sempre, aqui tem esse diferencial de cuidar dos idosos realmente com muito carinho”, opinou.

Joel Lopes, de 65 anos, não conseguiu conter as lágrimas e se emocionou muito ao ver a irmã Maria José Lopes, 58, que não via há um tempo. “Estou feliz em poder reencontrá-lo, relembrar os bons tempos e saber que ele está sendo bem cuidado”, destacou Maria.

A festa começou às 17h com a apresentação da banda da Guarda Civil Municipal, tocando canções como “Jingle Bell Rock”, “Boas Festas”, “Emoções” e até mesmo “Garota de Ipanema”, “Sampa” e “Brasil Pandeiro”, em ritmo de samba. Algumas idosas se levantaram da cadeira para dançar, outras não pararam um só minuto, dançando sentadas, a exemplo de Nilza Trindade e Lúcia Maria Peçanha, ambas de 80 anos.

“Eu estou gostando muito da festa. Todo ano nós recebemos a Banda da Guarda e é muito bom. Os funcionários daqui são como uma família para a gente, pois nem sempre os familiares vêm nos ver, então cada funcionário, a gerência, os cuidadores é que são a nossa família”, afirmou Lúcia.

Tradição e acolhimento – Gerente do abrigo, Valéria Souza explicou que a festa proporciona um momento de lazer, de interação e de felicidade importante para eles. “Hoje nós temos 57 idosos aqui no abrigo e nós costumamos comemorar o Natal e o Ano-Novo, sendo que no Ano-Novo a ceia é restrita a eles. É muito bom ver a alegria no sorriso de todos pela presença das pessoas e da Banda da Guarda Municipal, que vem sempre tocar e os faz lembrar da juventude. Eles ficam muito emotivos nesse período, e eu faço questão de convidar os familiares, os amigos. Eles dizem que é a melhor festa para eles”.

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, destacou que faz questão de dar continuidade a essa celebração, que já se tornou uma tradição. “Deste modo, podemos retribuir com muita alegria o que eles nos ofertam em forma de conhecimento acumulado durante os anos vividos. Manter essas festividades é de fundamental importância, principalmente para o idoso, pois assim estimulamos o convívio social, contribuindo para a vivência em comunidade na unidade de acolhimento”, complementa.

Presente na celebração, a primeira-dama Rebeca Reis definiu a ida ao local como um presente. “É emocionante estar no meio de tantas pessoas com tantas histórias de vida e de superação. Fui criada com minha avó e com o meu avô, então para mim é como estar em casa. Meu desejo é que eles sejam muito felizes, tenham muita saúde e que recebam a visita de pessoas de bom coração que possam dar amor e carinho para eles”.

Preparação – A montagem da árvore de Natal e a decoração das mesas foram realizadas pelos próprios idosos, com o auxílio de uma decoradora, com quem eles têm curso de biscuit na unidade. O tema “Natal dos Sonhos” também foi escolhido por um dos assistidos, devido à retomada da abertura da festa para os familiares e amigos.

A celebração ainda teve a presença do Papai Noel, que distribuiu minipanetones e presentes. Os idosos lúcidos e que não são acamados também tiveram a oportunidade de ir ao shopping no último dia 13 para escolher o traje para a festa.

Estrutura – Situado no bairro de Piatã, o Abrigo Dom Pedro II é gerido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e este ano completa 135 anos. O local conta com 57 idosos que recebem cuidados de uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros.

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Os moradores da localidade Nossa Senhora de Fátima, em Tancredo Neves, festejaram a entrega de 143 casas reformadas através do Morar Melhor. A entrega simbólica dos imóveis à população foi realizada pelo prefeito Bruno Reis na noite da quarta-feira (21), e garante que as famílias possam ter suas vidas transformadas sem precisar mudar de endereço. É a segunda vez que o programa habitacional chega ao bairro de Tancredo Neves e, ao todo, já foram contempladas 512 casas no bairro.

O prefeito Bruno Reis afirmou que o programa é efetivo porque nasceu a partir da escuta cautelosa da Prefeitura que busca entender os reais desafios que os soteropolitanos enfrentam. “Às vezes, quando a gente fala do programa, as pessoas não acreditam que este sonho vai se tornar realidade. Muitas sonham em ter a casa própria e depois em viver com tranquilidade e dignidade, mas as dificuldades são muitas ao longo da vida. Este é o cenário vivido por muitos soteropolitanos”, pontuou.

O gestor do executivo municipal aproveitou para anunciar a reforma de mais 20 imóveis em situação de precariedade na mesma localidade. Reis também destacou o esforço da Prefeitura em proporcionar dignidade às famílias investindo nas moradias. "Com a pandemia não tínhamos como reformar a casa das pessoas. A guerra também aumentou muito o preço dos insumos de construção civil. Tivemos que licitar e contratar novas empresas, mas estamos concluindo a terceira etapa do Morar Melhor e vamos começar para valer a quarta etapa do programa, que vai promover a reforma de mais 20 mil casas nos dois próximos anos’, concluiu.

Mudança de vida – O morador Juraci dos Santos, 77 anos, é cadeirante e tem cinco filhos. Com as melhorias realizadas no imóvel o aposentado passou a ter maior conforto e qualidade de vida com a construção de uma rampa de acesso e do banheiro acessível, além dos demais aprimoramentos na estrutura do imóvel como pintura, reforma do telhado e instalação de esquadrias.

A filha do idoso, Vilma Muniz, afirmou que a reforma do imóvel onde o pai reside há 51 anos era o sonho da família. “As melhorias não foram só para o meu pai, foram para todos os filhos. Aliviou muito para a gente porque antes era um sacrifício até para dar banho nele e, hoje, a gente tem até um banheiro adaptado. Eu só tenho a agradecer ao Morar Melhor por tudo”, contou emocionada.

Investimento – Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias nos imóveis, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco, à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

Desde que o programa entrou em ação na capital baiana, em 2015, a Prefeitura já reformou mais de 40 mil casas em 200 localidades de Salvador.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

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Um dos principais destaques da Vila de Natal, instalada pela Prefeitura de Salvador na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, é a promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) ao espaço. O local disponibiliza cadeiras de roda, atendentes treinados em Libras, ajudantes de Papai Noel com Síndrome de Down e até mesmo barracas concedidas a instituições, dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência, para que comercializem produtos a fim de angariar recursos voltados à manutenção de suas atividades. 

O titular da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip/Semop), Júnior Magalhães, ressalta que a inclusão de PCDs tem sido uma das prioridades da Prefeitura, na organização das últimas celebrações natalinas na capital baiana. “Nosso objetivo é fazer um Natal inclusivo, para que todas as PCDs se sintam abraçadas. Neste sentido, firmamos parceria com entidades destinadas a este público, como a Apae e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Agora mesmo, estamos recebendo a visita de uma parte de todos os 120 internos do Lar Vida – Valorização Individual do Deficiente Anônimo, que serão contemplados com a ação. São pessoas com Síndrome de Down, hidrocefalia, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e outras enfermidades mentais, que também têm o direito de sentir a magia do Natal”, ilustrou. 

Ana Cristina de Gaulle, servidora da Dsip especialmente treinada em Libras para atender aos surdos que chegam à vila, explicou como funciona este trabalho. “Além de fazer a apresentação e locução das músicas e performances das noeletes (assistentes de Papai Noel), também oriento os surdos sobre os equipamentos e atrações da vila, indicando a localização da Fábrica de Brinquedos, a Casa de Papai Noel, os assentos, banheiros, lixeiras e opções de lanches, o que é muito importante. Atendi, por exemplo, um garotinho de 5 anos, descrevendo onde ele estava e o que acontecia. O rosto dele se iluminou num sorriso maravilhado e os pais ficaram muito satisfeitos com a interação. Pedi para tirar uma foto com ele e lhe desejei um feliz Natal”, contou. 

Érica de Oliveira, de 23 anos, tem Síndrome de Down e trabalha pela primeira vez como ajudante de Papai Noel. “É muito legal. A gente tira foto do Papai Noel com a pessoa que vem sozinha, servimos água para o Papai Noel. Fazemos tudo que ele precisa e as outras pessoas também. Quero trabalhar de novo no Natal do ano que vem”, revelou. 

Funcionamento – A Vila de Natal do Campo Grande faz parte do Natal Salvador 2022, cujo tema nesta edição é "Iluminando Nossos Sonhos". O espaço funciona de quinta-feira a sábado, das 18h às 23h; e de domingo a quarta, das 18h às 22h, até o dia 6 de janeiro, com entrada gratuita. 

De acordo com a Dsip, o espaço recebe em média 15 mil pessoas diariamente e 30 mil nas noites de fim de semana. A estimativa é de que, até o fim da celebração, 1 milhão de pessoas visitem os espaços ornamentados pela Prefeitura, para a festa natalina.

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Para comemorar o Dia Internacional dos Salva-vidas, no próximo dia 28, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai promover mais uma edição do Nado Amigo, circuito de natação não competitiva, entre a Rua K, em Itapuã, e a praia de Jaguaribe, com percurso de 4 km. Oitenta salva-vidas e nadadores são esperados para participar do evento, com saída da Rua K programada para as 7h. Essa é a 38ª edição da travessia, que é realizada desde 1984. Já a Salvamar está completando 41 anos em 2022. 

Festa na areia – Durante a travessia, crianças e adolescentes, filhos de salva-vidas, vão participar do Salvamar Kids, uma competição lúdica com atividades desportivas, a exemplo de corrida com pé de pato, entrada e saída e natação infantil. As brincadeiras serão conduzidas por profissionais do órgão, na faixa de areia da praia, onde também será montado um circuito com cones e bandeiras. 

Ao final das atividades, os participantes serão premiados com medalhas. A homenagem incluirá um café da manhã com frutas, sucos e café, na praia de Jaguaribe, marcado para ocorrer após a chegada dos nadadores. 

Prevenção - “Estamos salvando vidas há mais de quatro décadas, entendendo que o órgão tenta evoluir a cada dia, levando ações às escolas públicas e fazendo com que a informação preventiva chegue cada vez mais à sociedade, para diminuição do índice de afogamentos nas praias da cidade”, destaca o coordenador e chefe de Planejamento da Salvamar, Kailane Dantas. 

Atualmente, 270 salva-vidas operam em 35 postos, espalhados entre o Jardim de Alah e Ipitanga (proximidades do kartódromo Ayrton Senna). Os profissionais atuam com o salvamento e também com a devolução de crianças perdidas aos seus familiares e responsáveis, além de ações preventivas, com a sinalização e informação à população sobre as áreas mais perigosas da orla, para evitar e reduzir os afogamentos.

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A Operação Cidade Dez, Sucata Zero, realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), chegou à primeira quinzena de dezembro contabilizando, ao longo do ano, 851 sucatas notificadas, sendo 238 apreendidas e 606 removidas pelos proprietários após a notificação. A operação teve apoio da população através do Fala Salvador, que colaborou em 627 denúncias, sendo 32 referentes a sucatas de barcos. Dentre os locais com maior incidência de casos está a Avenida Afrânio Peixoto, no Subúrbio. 

O chefe da operação, Roberto Guerreiro, ressaltou a importância e objetivos da iniciativa. “O Cidade Dez, Sucata Zero tem como objetivo preservar a estética da cidade, além de contribuir para saúde pública eliminando vetores de doenças que podem ser transmitidas pelo acúmulo de água parada e sujeira”. 

Ele também ressaltou que a ação contribui para melhorar a segurança pública, pois os materiais também podem ser usados como esconderijo para prática de delitos. “Ademais, nosso serviço colabora com o trânsito ao remover sucatas de locais indevidos, permitindo uma melhor locomoção de veículos e pedestres. Então, nosso trabalho é de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida da cidade, deixando-a mais bonita e digna”, avaliou Guerreiro. 

Solicitação – Os cidadãos podem solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, através do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br  ou telefone 156. Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do veículo ou material abandonado, para que faça a remoção no prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata. 

As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.

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