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As inscrições para o novo Curso de Criação em Moda Afrobrasileira do Modativismo, que busca promover ações formativas presenciais e gratuitas entre os meses de abril a setembro de 2023, prorrogou as inscrições até o próximo dia 7. São oferecidas 25 vagas e as mulheres interessadas podem se inscrever pela Internet, através do link https://docs.google.com/forms/u/3/d/e/1FAIpQLSfJKeqFCRWgJ1sllXVm43jdC5FFjVs8RvzV9CW7wbnGcZd6lA/viewform?usp=send_form .

Com carga horária de 64 horas, a iniciativa, contemplada no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), tem como equipe executora a professora e doutora Carol Barreto, a designer e pesquisadora mestra Adriele Regine e o comunicólogo e curador David Sol. Em formato presencial, em local a ser divulgado, o curso acontecerá em Salvador, de abril a setembro, uma segunda-feira por mês, das 14h às 17h. 

Para Carol Barreto, a importância do curso é expandir a ação do modativismo. “Esse é um coletivo formado por mulheres negras, do campo da produção de vestuário. Com essa formação gratuita, esperamos garantir que o público alcançado possa se transformar futuramente em multiplicadoras da nossa ação, que já tem uma visibilidade e reconhecimento internacional”, declara.

Bolsa auxílio – O curso tem como foco o reaproveitamento de resíduos têxteis e a criação de obras vestíveis. O público alvo são mulheres negras, que sejam artistas do campo do design de moda ou com interesse na área. O curso contará com sete encontros, entre aulas teóricas, práticas e visitas de campo, além de mentorias individuais durante o percurso formativo.

As atividades são divididas em três etapas: Aulas sobre Moda Afro-Brasileira, Manipulação Têxtil, Costura e Imagem; Criação e Confecção das Obras Vestíveis; e Mostra Artística com os resultados do curso, a ser realizada no primeiro Seminário de Moda e Ativismo de Salvador.

O projeto ofertará uma bolsa auxílio no valor de R$350 (transporte e alimentação) para dez mulheres negras de baixa renda. Tem também, na sua estrutura, vagas reservadas para pessoas trans, pessoas portadoras de deficiência física/intelectual e também para mulheres idosas.

Foto: Cleitson Cunha/Divulgação

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A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (31) duas obras de infraestrutura na Praça dos Reis Católicos, na avenida Centenário, no Garcia. O local ganhou uma contenção de encosta e um novo acesso viário que vai dar mais fluidez ao tráfego da região. As intervenções integram o pacote de ações para comemorar os 474 anos de Salvador e foram inauguradas pelo prefeito Bruno Reis. O investimento em ambas as intervenções foi de R$ 6,4 milhões.

“Essa contenção precisava ser feita para garantir a segurança das famílias que moram na parte alta encosta que fica próxima à praça. Era uma demanda histórica. Também realizamos toda a qualificação do entorno do viaduto dos Reis Católicos, abrindo essa nova alça que será importantíssima para ampliar a mobilidade”, destacou o prefeito.

Ele acrescentou que os condutores que trafegam pela avenida Reitor Miguel Calmon, oriundos da Praça Lord Cochrane (avenida Garibaldi), e precisarem acessar a avenida Centenário poderão utilizar o novo cruzamento que foi aberto nesta sexta. A obra vai beneficiar os motoristas que precisam seguir para algum dos dois sentidos da Centenário, uma vez que não há mais necessidade de fazer o retorno na Miguel Calmon (também conhecida como Vale do Canela).

O fluxo de veículos no novo cruzamento será controlado por meio de semáforos, que foram implantados após o túnel Teodoro Sampaio, no sentido Barra, depois do viaduto dos Reis Católicos, no sentido Centro, e na intersecção das avenidas. Desse modo, os condutores que já estiverem na Centenário deverão ficar atentos à mudança.

Fluidez no tráfego – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reforçou as sinalizações horizontais e verticais no trecho para melhor orientar o cidadão. De acordo com o titular da autarquia, Decio Martins, o novo cruzamento vai encurtar o trajeto dos condutores e reduzir a quantidade de veículos que trafegam pelo Vale do Canela, que é uma das vias mais movimentadas da cidade.

Aliado a isso, condutores que estiverem na Av. Vasco da Gama com destino à Centenário também serão beneficiados, pois, não há mais necessidade de retorno no Vale dos Barris – basta seguir pelo viaduto da Garibaldi para chegar no cruzamento.

“Além de desafogar o trânsito no Vale do Canela, esse novo acesso fará com que se reduza a quantidade de veículos no Vale dos Barris, onde as obras do BRT devem chegar em breve. Com o cruzamento, os motoristas terão mais uma opção de tráfego, reduzindo a retenção de veículos no local”, explicou Decio Martins.

Proteção – Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a nova contenção de encosta construída na Praça dos Reis Católicos possui 150 m² de cortina atirantada e 1,9 mil m² de solo grampeado, sendo capaz de impedir acúmulo de água no talude e eventuais deslizamentos em dias chuvosos.

Antes do serviço, a encosta do local oferecia risco à população, inclusive para veículos e pedestres que circulam no entorno. Além da contenção, a Prefeitura fez a pavimentação asfáltica ao redor da praça, recuperando meio-fio e reforçando paisagismo com plantio de grama.

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A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (31) a Estação Pituba do BRT e, com isso, todo o trecho 3 do modal de transporte urbano entrou em operação. O terminal, localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, contará com uma nova passarela no local para a travessia de pedestres na região, oferecendo maior segurança aos usuários. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Com a entrega da estação Pituba, além da linha que já está em operação, também será iniciada a operação de uma nova linha do BRT, a B02, que irá circular a partir da próxima segunda-feira (03) e terá intervalos de até 13 minutos nos horários de pico da manhã e da tarde. Para o prefeito, a implantação de mais uma estação do BRT influencia diretamente na vida das pessoas que necessitam do sistema, facilitando seu deslocamento e garantindo, sobretudo, qualidade de vida.

“O fato dos ônibus transitarem em faixas segregadas e exclusivas melhora muito o tempo de deslocamento, com maior agilidade que o sistema convencional, com precisão de horários para saída de cada linha. Com isso, ampliamos o número de linhas, alcançando trechos da orla da capital, fazendo a volta na Praça Nossa Senhora da Luz e retornando. É um roteiro que atinge diretamente esse centro comercial da cidade, onde milhares de pessoas circulam diariamente, podendo se deslocar em tempo reduzido, com conforto e segurança”, enfatizou.

A linha B02 sairá da via exclusiva e seguirá pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira e vai retornar na Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva. Neste percurso, o ônibus fará paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da APAE, na praça Belo Horizonte e na praça Nossa Senhora da Luz. Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através do Salvador Card ou demais cartões de integração utilizados no sistema de transporte de Salvador.

Todo o trecho será feito em faixa preferencial, já sinalizada na via. Não será permitido aos demais veículos transitar pela faixa preferencial. Neste caso, a exceção é exclusivamente para aqueles que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido o tráfego de forma contínua.

“A entrega da Estação Pituba permite que possamos ampliar o atendimento do BRT nessa região, permitindo que os usuários possam embarcar e desembarcar até a região da orla, oferecendo ainda mais conforto e agilidade no deslocamento por este trecho”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Sobre a expansão do sistema, Bruno Reis destacou que o terceiro trecho segue em execução. “A cada nova estação, mais passageiros aderem ao BRT. Teremos funcionamento pleno do sistema a partir do momento em que entregarmos o trecho que vai do Cidade Jardim até a Estação da Lapa. Temos o sistema viário Rei Pelé, novas estações e elevados. Tudo para garantir que o sistema funcione adequadamente. Atualmente, resta concluir o trecho do Vale dos Barris até a Lapa para entregar essa primeira etapa. Os trechos são escolhidos de acordo com a demanda de transporte e o adensamento comercial e residencial, bem como presença de shoppings e lojas de serviços. Fico feliz por, na semana do aniversário da cidade, poder entregar várias obras em todas as áreas da cidade”, afirmou.

Estrutura – O acesso à estação será feito exclusivamente através da passarela. No sentido orla, o acesso será feito através da via marginal, nas imediações da escola Colmeia. Este ponto contará com paraciclos, onde os usuários poderão deixar a bike com segurança. Já no sentido Parque da Cidade, serão três acessos disponíveis. No ponto de ônibus localizado na via principal, em frente ao posto de combustíveis, serão dois acessos, sendo um através de rampa e outro por escadas. Já um terceiro acesso será através da Rua Alexandre Herculano.

Além das maquinas de auto atendimento, a estação contará também com equipes de venda de bilhetes. O acesso dos usuários será feito pelo piso superior, e a plataforma para o embarque e desembarque do BRT será no piso inferior. O equipamento conta ainda com sinalização para orientar os usuários, piso tátil, avisos sonoros e painéis de mensagens.

Operação – O modal tem registrado cada vez mais a adesão dos usuários que transitam entre as regiões da Rodoviária e Itaigara e, a partir de agora, facilitará o acesso até a região da orla. Desde a sua inauguração, em setembro de 2022, o BRT já transportou quase 2 milhões de usuários.

Com a entrega da estação Pituba, o modal passará a contar com 26 ônibus em sua operação. Em breve, uma nova linha será criada, e toda a operação contará com 44 veículos. Atualmente o equipamento conta com seis estações. São elas a Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba. O BRT funciona diariamente das 5h30 às 22h.

Reportagem: Thiago Souza e Eduardo Santos/Secom

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Como parte da programação de encerramento do mês da mulher, o Parque Social realizou nesta quinta-feira (30), às 14h, o evento Mulheres de Impacto – Representatividade, Carreira e Desafios. O propósito do evento foi trazer mulheres baianas de destaque para que elas falem sobre o seu papel como mulher nas funções que ocupam.

“Esse é um momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, celebração das conquistas ao longo da história de cada uma das nossas convidadas e, também, para reforçar o quanto ainda podemos conquistar. Enquanto organização social, somos sempre sensíveis às causas e uma delas se constitui nas mulheres, que precisam desse reconhecimento e honraria por serem capazes de superar tantos obstáculos em tão pouco tempo”, afirmou a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, que planeja tornar o evento uma tradição.

Uma das convidadas, a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, disse estar grata por ocupar um dos lugares dedicados às mulheres de impacto. “O Parque Social, através da direção de uma mulher, desenvolve um trabalho que alavanca e direciona muitas outras pessoas. Por isso, é uma grande felicidade fazer parte deste momento”, declarou.

Ouvidora da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e primeira vereadora trans do país, Léo Kret contou um pouco da trajetória dela na carreira artística e, posteriormente, na política. “A política é nobre, onde nós buscamos os nossos direitos e cobramos esses direitos àqueles que estão lá para nos representar. Não havia referência de pessoas LGBTQIAP+ para me espelhar, então resolvi aceitar o desafio. Recebi muitas críticas, mas consegui ser a quarta vereadora mais bem votada e a primeira mulher trans vereadora do Brasil e tenho muito orgulho de ser um exemplo de força, luta e resistência para essas pessoas”, complementou.

Também participaram do evento a secretária de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; a Capitã da Polícia Militar, Sheila Barbosa; a empreendedora Cidia Vieira; a Mameto e líder da Associação Tupã Suriazala, Laura Borges; a cantora Sarajane e apresentadora Jéssica Smetak.

Exposição – Durante o evento, alunas do curso de artesanato do Parque Social fizeram uma exposição dos produtos desenvolvidos por elas, como resultado do aprendizado. Uma das participantes, Ana Abreu, de 70 anos, contou que se surpreendeu com o resultado das oficinas.

“Eu não sabia nada. Quando o professor deu a aula, eu disse a ele: 'eu não vou fazer, porque eu não entendo nada, eu não sei fazer nada'. Mas ele nos incentivou e disse que todo mundo seria capaz. E tudo é o querer, não é? A gente se acha incapaz por causa da idade que vai chegando, mas se a gente se esforçar, a gente faz. É errando e aprendendo. Foi assim que comecei a fazer as caixas organizadoras. E o professor foi maravilhoso, teve todo um cuidado conosco. Eu sou muito grata”, relatou.

Segundo a diretora-geral do Parque Social, o aprendizado faz parte de um dos objetivos da instituição, que é estimular mulheres a mudarem de vida, com a perspectiva de que elas podem ser agentes de transformação da própria vida. “As alunas do curso de artesanato aprendem, produzem as peças com potencial, ensinam o que aprenderam na comunidade e podem ter uma renda com a venda de seus produtos”, finalizou Sandra.

Reportagem: Priscila Machado/Secom

 

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Para comemorar os três anos de atendimento à população em situação de rua pelo Centro Pop Djalma Dutra, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou uma Feira de Serviços, na quarta-feira (29), com a participação de diversas entidades parceiras. O objetivo da ação foi ampliar o alcance do trabalho feito para o desenvolvimento social dos assistidos.

“Os técnicos desta unidade buscam, diariamente, através do atendimento socioassistencial, realizar contatos intersetoriais, que resultem em respostas efetivas que assegurem o desenvolvimento integral para as pessoas em situação de rua. Por isso, reunir nesta atividade serviços de órgãos externos aos da Sempre fortalecem os vínculos institucionais que refletem na qualidade do serviço prestado pelo equipamento”, destacou o titular da pasta, Junior Magalhães. 

Durante a ação foram oferecidos atendimentos da Diretoria de Políticas sobre Drogas (DPSD) e do Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), ambos da Sempre, além da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), através do Núcleo Pop Rua e Ponto de Cidadania, do programa Consultório na Rua e do Movimento Nacional da População de Rua. 

“Este é um local muito importante para mim. É onde eu faço a minha higiene pessoal, onde tomo meu café da manhã. Sou bem acolhido pelos técnicos, pelos educadores. Só tenho a agradecer a Prefeitura por olhar para nós que estamos assim, em situação de rua”, disse o assistido Eduardo Carvalho, que frequenta o Centro Pop Djalma Dutra desde a inauguração.

Atendimento – Dentre os serviços de rotina oferecidos pelo Centro POP Djalma Dutra estão o atendimento individualizado, atividades em grupo, guarda de documentos e/ou pertences, espaço para higienização e encaminhamentos à rede socioassistencial.

A equipe da unidade é composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, auxiliares administrativos, agente de portaria e auxiliar de serviços gerais. Os atendimentos são psicossociais, além das atividades desenvolvidas em grupo pelos educadores e pelos técnicos de referência. 

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Bolos 'red velvet' e quatro leites, torta sertaneja e mistura fina com camarão e bacalhau. Estas são algumas das receitas de confeitaria passadas às 20 alunas da trilha de gastronomia, do programa Treinar para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). O curso gratuito, realizado em parceria com o Senac Aquidabã, tem carga horária de 62 horas e, além do preparo das receitas, também aborda empreendedorismo digital, geração de renda, finanças pessoais e como definir o preço de venda, para produtos alimentícios.

A supervisora de Qualificação da Semdec, Sinara Batista, conta que o objetivo do curso é gerar fonte de renda, na área do mercado de bolos e tortas, em Salvador. “Pela facilidade de empreender, a procura é grande. São cursos em que as vagas se esgotam rapidamente, atraindo bastante o público feminino", explica. Esse é o quarto curso na área de gastronomia, promovido pela secretaria e, ainda neste semestre, serão abertas mais duas turmas, uma delas na área de panificação.

A coordenadora do Senac, Quelen Costa, afirma que o curso promove educação profissional para as mulheres, desenvolvendo o aprendizado em produção de alimentos, através das trilhas, estimulando nas alunas o espírito empreendedor. “Aqui elas aprendem manipulação e boas práticas, desenvolvendo assim habilidades, com certificação do Senac”.

Moradora do Chame-Chame, Edileuza Santiago, de 48 anos, ficou sabendo do curso através da associação do bairro. “Está agregando conhecimento para mim e todas que estão aqui. Eu tinha muita dificuldade com salgados, mas o curso está me ajudando bastante. Já aprendi a fazer merengue suíço, tortas salgadas, estou gostando e indico”.

Vinda do bairro do Imbuí, Amanda Oliveira, de 24 anos, ficou sabendo do curso através de amigas. “Eu já trabalho com bolo, mas são bem simples. Quero me especializar em tortas, pois não tenho muita experiência. É importante se renovar, se atualizar, aperfeiçoar, colocar tudo em prática, poder vender mais e ajudar na renda da casa”.

Inscrição – Para participar do Treinar para Empregar é preciso ter ensino fundamental incompleto e idade mínima de 18 anos. O cadastro pode ser feito através do link www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov. br/common/index.php.

O atendimento no dia e horário agendados é on-line, via WhatsApp. Por isso, é necessário informar no cadastro um número de telefone ativo. É preciso ainda apresentar documento de identificação com foto (RG ou CPF), comprovante de residência em Salvador, além de endereço de e-mail. 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento). O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. Para as vagas que exigem experiência deve ser comprovado em carteira de trabalho.

Estoquista
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de cozinha
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Funileiro Automotivo
Ensino Fundamental completo, 3 meses de experiência.
Salário a combinar + beneficíos
1 Vaga

Biomédico
Ensino superior completo - Biomedicina , 6 meses de experiência, imprescindível ter Pós graduação em Citopatologia e vivência na área(citopatologia )
Salário R$2.947,06 + benefícios
1 Vaga

Analista Fiscal
Ensino superior Incompleto em Ciências Contábeis ou Gestão financeira, 6 meses de experiência e disponibilidade para viagem.
Salário R$2.000,00 + benefícios
1 Vaga

Instalador de Vidro Automotivo para Ônibus e Caminhão
Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência
Salário R$1.401,00 + benefícios
1 Vaga

Operaror de Caixa (vaga exclusiva para o PROGRAMA SIMM MULHER)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter experiência no ramo de supermercado.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Dedetizador
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter CNH A e B.
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Repositor de mercadorias
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter experiência no ramo de supermercado.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Jardineiro
Ensino Fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.387,00 + benefícios
3 Vagas

Repositor de mercearia
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e vaga para moradores de Salvador
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Repositor de Hortifrut
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e vaga para moradores de Salvador e Lauro de Freitas
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Ajudante de Carga e Descarga
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso a Fazenda Coutos
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Açougueiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso ao bairro Vitória, Pituba, imbui, Lauro de Freitas e Simões Filho
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

 

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Termina nesta sexta-feira (31) o prazo da última consulta pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI). A ação é realizada pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). O formulário para participação e os documentos estão disponíveis no site da Seinfra, no endereço http://seinfra.salvador.ba.gov.br/

A consulta permitirá a consolidação dos elementos para a elaboração do PMSBI que, nas etapas anteriores para a elaboração do documento, envolveu consultas públicas, workshops com especialistas, eventos participativos, oficinas setoriais e reuniões com o Conselho Municipal de Salvador, dentre outras atividades. Ao todo, as oficinas e encontros tiveram mais de 4,6 mil visualizações no YouTube; 4,2 mil no Instagram, além de mais de 12 mil pessoas alcançadas nos eventos.

Diretrizes – O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é o instrumento de planejamento instituído pela Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a Política Federal de Saneamento Básico. É considerado um marco regulatório para o setor de saneamento no Brasil.

O documento tem como objetivo estabelecer um planejamento das ações de saneamento que atenda aos princípios da política nacional de saneamento básico. A intenção é melhorar a promoção da saúde pública para toda a população, diante da melhoria nos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana, relacionada ao manejo de resíduos sólidos e drenagem, e atrelada ao manejo das águas pluviais urbanas.

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O Mercado do Peixe, em Água de Meninos, montou um esquema especial de atendimento à clientela, para as compras da ceia da Sexta-Feira Santa. O local, que oferece peixes e mariscos para todos os gostos e bolsos, terá o horário de funcionamento estendido, a partir da próxima semana, incluindo um “viradão”. A medida visa proporcionar mais segurança, conforto e tranquilidade aos consumidores

Na semana da Páscoa, de segunda-feira (3) a quarta-feira (5), o espaço funcionará das 3h às 19h. Já na quinta-feira (6), de forma inédita, o mercado vai abrir das 3h até às 14h da sexta-feira (7), contabilizando 35 horas ininterruptas de funcionamento.

“Muitas pessoas possuem tempo disponível apenas à noite para realizar compras, devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, essa ideia de deixar o mercado funcionando por mais de 24 horas, para que todos possam comprar seu pescado com segurança e tranquilidade”, destaca o titular da Semop, Luciano Ribeiro.

O coordenador do Mercado do Peixe, Rubem Bispo, afirma que o movimento no local, até o momento, está dentro do esperado. “Recebemos uma requalificação para receber os clientes da melhor forma possível. Com essa mudança de horário, acredito que vai aumentar muito a procura por aqui. É a primeira vez, vamos ver se dará certo, para aplicar em outras datas”, avalia.

Tradição e preço – Há 40 anos atuando no mercado, o permissionário Wilson Pereira conta que a procura dos clientes ainda está tímida, porém, desde a semana passada, o fluxo aumentou. “Acredito que no final desta semana vai aumentar, pois é quando o pessoal recebe dinheiro", acredita. No mercado, o preço do camarão varia entre R$25 e R$50 o quilo. A corvina, peixe mais procurado, é vendido por valor entre R$18 e R$20, o quilo.

A técnica de enfermagem Rosângela Pereira saiu de Castelo Branco para garantir o peixe da Semana Santa mais barato. “Eu vim logo por causa do preço. Minhas irmãs também já vieram e sei que muita gente, desde a Quarta-feira de Cinzas, tem feito isso. Pesquisei e aqui, como sempre, o preço é bom e tem qualidade" garante, levando na sacola robalo e corvina.

A permissionária Conceição Correia, que este ano priorizou a venda de peixes, diz que a procura tem sido alta no box. “As pessoas aprenderam que é preciso antecipar as compras, para fugir da alta de preços que já é visível, mas aqui a gente segura o preço ao máximo e vamos tentar manter. Tenho vendido bastante corvina e arraia, os dois peixes na faixa dos R$18 o quilo”, conta.

A cobradora de transporte urbano, Thais Conceição, de 43 anos, mora no bairro de Tancredo Neves e também fez questão de garantir o peixe da Semana Santa no mercado. “Primeiro, porque eu não vou ter tempo de voltar outro dia e também para pegar os preços mais em conta, porque provavelmente vai estar um pouco mais caro. Peguei três quilos e meio de corvina e traíra, a pescada não pode faltar. Aqui tem qualidade, preço e é referência em Salvador.”

Melhorias – As ações terão apoio da Vigilância Sanitária (Visa), Superintendência de Trânsito (Transalvador) e Guarda Civil Municipal (GCM), garantindo fluidez no trânsito e segurança no local. O espaço recebeu intervenções, na pintura dos portões, corrimão e paredes internas, além de reforço na iluminação em todo espaço, reposição dos azulejos, conserto das tampas de esgoto e reparos nas portas dos banheiros, executadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e Diretoria de Iluminação (Dsip/Semop). Além disso, diariamente, o equipamento passa por lavagem interna e externa, realizada por equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

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