Desde 2013, Grupo de Apoio ao Turista orienta e auxilia pessoas de outras cidades e estados que passeiam pelo Centro Histórico e orla da capital baiana

Pela primeira vez no Brasil, as estudantes alemãs Francisca Bußwinkel e Silvia Walhorn, naturais de Wuppertal, encontram algumas dificuldades para circular em Salvador por conta da barreira criada pelo idioma. Os principais entraves, segundo as moças, ocorrem em relação à indicação de pontos turísticos e horários de abertura e fechamento dos espaços culturais na capital baiana. Para ajudar turistas como as duas alemãs a Prefeitura conta com o Grupo de Apoio ao Turista (GAT) da Guarda Municipal, que atua nas principais áreas de concentração da cidade. O grupo foi oficializado por meio do Decreto Municipal 26.348/2015 e é parte integrante das ações do programa Pelourinho Dia e Noite, lançado pela Prefeitura em junho de 2015 como forma de revitalizar o Centro Histórico da cidade.

Para que estejam aptos a atender e orientar os visitantes, os profissionais passam por diversos cursos de formação continuada, que envolvem introdução a idiomas - geralmente espanhol e inglês -, noções de atendimento ao turista e a respeito do patrimônio histórico e cultural de Salvador. Desde que foi instituído, o serviço já realizou mais de 80 mil atendimentos, sendo que a média diária é de 25 orientações, além das atividades rotineiras da Guarda Municipal.

"Chegamos à Bahia com informações básicas e, para cada local que queríamos conhecer, recorríamos a guias turísticos e amigos que estamos fazendo ao longo da viagem. Ao solicitar dados e localização de alguns locais à polícia, acabamos por esbarrar na questão da língua. Simplesmente não nos entendíamos. Fico feliz em saber que o serviço de segurança municipal tem essa preocupação com os visitantes", disse Silvia, de 25 anos, que está em sua segunda viagem à América do Sul. Anteriormente, ela esteve no Equador.

Funcionamento - O GAT possui um efetivo de 85 guardas e conta com dois veículos de apoio e duas bases móveis. Além disso, o grupo mantém uma central de atendimento especializado para turistas no Largo do Pelourinho, ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado. Os agentes atuam em turnos de 12h e o serviço funciona das 7h às 19h, ininterruptamente, mesmo na baixa estação.

Os guardas são treinados para fornecer informações que facilitem a estadia dos visitantes em Salvador, além de prestar assistência em casos que necessitem de uma orientação segura. De acordo com o supervisor de Operações do GAT, Tiago Almeida, o serviço encontra grande aceitação junto aos turistas e, indiretamente, ajudando

também com os comerciantes locais, que se valem das dicas fornecidas pelos guardas aos turistas quanto aos locais para vender seus produtos de forma mais organizada.

"O trabalho do GAT em Salvador assumiu uma demanda histórica do setor turístico da cidade, no que diz respeito à posse e transmissão de informação segura por meio dos órgãos públicos. É uma ação de cunho comunitário que envolve, acima de tudo, confiança. Essa atuação das forças de segurança no atendimento ao turista reforça ainda mais a posição de Salvador e seu potencial para receber bem o visitante no cenário nacional", informa o supervisor.

A afirmação do supervisor da Guarda Municipal encontra eco nos comerciantes que atuam nas regiões onde o GAT mantém o foco – principalmente Comércio e Centro Histórico, mas com atuações pontuais na orla, por exemplo. De acordo com Manuel de Souza, que mantém uma banca de produtos diversos em frente ao Mercado Modelo, no bairro do Comércio, opina. “A presença da Guarda e principalmente a intermediação das informações junto ao turista garante, além da segurança em relação à integridade física das pessoas, uma sensação de que o que se vende aqui é de fonte segura e o comércio é feito por pessoas responsáveis"