Novo posto de saúde e quadra foram anunciados pelo prefeito ACM Neto durante entrega de praça, campo e Morar Melhor nesta quinta-feira (18)

Os moradores do Arraial do Retiro, às margens da BR-324, estão vendo os sonhos serem realizados por meio de uma série de melhorias promovidas pela Prefeitura na localidade. Três delas foram entregues ou iniciadas somente na noite desta quinta-feira (18): a inauguração da Arena Arraial do Retiro e da praça da Rua das Oliveiras, além da ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 404 residências precárias na região, dentro do programa Morar Melhor, assinada no local pelo prefeito ACM Neto acompanhado dos titulares das secretarias municipais de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana; de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis; e de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos, além de autoridades e população.

“Para onde as pessoas olharem na cidade, vão encontrar obras sendo realizadas pela Prefeitura, principalmente nas áreas mais carentes. Salvador está trabalhando na contramão do país, que vive uma forte crise e passa por inflação e redução de investimentos para melhoria de vida da população”, destacou o prefeito ACM Neto.

Uma das beneficiadas pelo programa Morar Melhor, a doméstica Nadja Gomes, de 36 anos, casada e mãe de dois filhos, afirmou que a ação vai melhorar bastante a vida da família. “Vai mudar muita coisa pra gente. Fico feliz porque beneficia não apenas a mim, mas a muitas pessoas que moram aqui. A minha casa, por exemplo, há muito tempo precisava de reboco e pintura, e agora estamos conseguindo.” O programa, coordenado pela Semps em parceria com a Sindec, já beneficiou mais de 5 mil pessoas e, até o fim deste ano, chegará ao total de 20 mil residências reformadas, com investimento de R$100 milhões de reais.

Outro sonho da comunidade, o campo utilizado pelos moradores para tradicionais babas no fim de semana foi completamente requalificado. Com investimento de R$250 mil, o equipamento esportivo e de lazer recebeu nova iluminação, compactação do piso, alambrado, travessões e vestiários, além de ganhar nova denominação: Arena Arraial do Retiro. “Nos finais de semana, cerca 1 mil pessoas frequentam o campo, pois aqui são realizados campeonatos de futebol. É um dos principais equipamentos esportivos da cidade e ajuda não apenas no estímulo à prática esportiva, mas também na economia local”, destacou o diretor de Esportes e Lazer da Semps, Téo Sena. Até o momento, já foram recuperadas 140 campos e quadras na cidade.

Já a Praça Arraial do Retiro, outra antiga reivindicação dos moradores, foi construída pela Prefeitura por meio da Seman e recebeu iluminação, paisagismo, meio-fio, equipamentos infantis e de musculação, bancos, mesas e acessibilidade, dentre outros itens. O investimento foi de aproximadamente R$70 mil e, desde 2013, já foram recuperadas ou construídas 100 praças na cidade.

Mais intervenções – O prefeito ACM Neto também anunciou mais melhorias para o Arraial do Retiro. Uma delas é a construção da quadra da Rua das Oliveiras, que já está em fase de projeto e cujo investimento deverá chegar a R$300 mil. Outra ação celebrada pelos moradores foi a notícia da licitação para escolha da empresa que construirá o posto de saúde da localidade. A intenção é de que as obras sejam iniciadas até o fim de abril.