Diretores e vice-diretores das mais de 420 unidades de ensino de Salvador participam de um ciclo de palestras da Guarda Civil Municipal (GCM) com temas relacionados à segurança escolar. Além de levar orientações, a atividade tem o intuito de ouvir demandas dos gestores para elaboração de um manual que trará procedimentos que visem melhorias do ambiente estudantil. O documento deve ser concluído em dois meses e também será construído com participação de órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública.

Os encontros com as diretorias ocorrem no auditório da Escola Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, nesta terça (22) até quinta-feira (24), entre 8h às 17h. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tem entre os assuntos abordados a patrulha escolar realizada pela GCM.

De acordo com o coordenador do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), Ubirajara Azevedo, o órgão conta com dez viaturas e 30 agentes que estão diariamente à disposição da rede municipal, prevenindo situações de violência, vandalismo e outras ocorrências que podem colocar em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar.

“O objetivo da patrulha é justamente tornar o ambiente escolar seguro para alunos e funcionários. Para conseguirmos isso, montamos algumas estratégias com foco na prevenção. Durante o ano, a GCM faz palestras educativas e conta até com equipe antibullying para desenvolver ações nas escolas. Além disso, as precauções também se estendem para as estruturas escolares. Caso haja alguma instalação com muro baixo ou janelas fáceis de serem quebradas sinalizamos para a Smed”, exemplifica Azevedo.

A atribuição de órgãos públicos vinculados à rede de proteção à juventude na capital baiana é outro tema abordado no ciclo de palestras da GCM. A ação visa orientar os gestores sobre quais instituições devem ser acionadas em situações de violações de direitos e abusos sexuais contra os estudantes.

Reportagem: Thiago Souza/Secom PMS