O resultado da primeira avaliação de 2023 do Programa Salvador Avalia (Prosa) aponta que a Educação da capital baiana tem avançado. De acordo com os dados, apresentados nesta quinta-feira (17), as notas do quinto e do nono ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino cresceram tanto nos exames de língua portuguesa quanto de matemática.

No quinto ano, a nota de português saltou de 188 pontos no ano passado para 193 agora - o que representa aumento de 5 pontos. Em matemática, o crescimento foi de 187 para 194 neste mesmo período - elevação de sete pontos.

Já no nono ano do ensino fundamental, o aumento foi ainda mais expressivo. Em língua portuguesa, a nota passou de 210 pontos em 2022 para 223 neste ano - salto de 13 pontos. Em matemática, o crescimento da nota foi de sete pontos, saindo de 214 para 221 no mesmo período.

Além disso, o resultado aponta também para um aumento da participação dos alunos, tanto no quinto quanto no nono ano do ensino fundamental. No primeiro, a participação dos estudantes foi de 90%, enquanto no segundo, de 83%, o que foi considerado muito positivo pelo pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que realiza o exame.

O instituto também aplica as provas que dão subsídio ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador das políticas de ensino do país. O Prosa é uma avaliação interna da Secretaria da Educação e é realizado desde 2013 na capital baiana.

O resultado foi apresentado por técnicos do instituto em reunião com o prefeito Bruno Reis, o secretário da Educação de Salvador, Thiago Dantas, além de gestores e dirigentes da pasta. A primeira aplicação do exame ocorreu no mês passado e a segunda vai acontecer em novembro.

“Nós sabemos que a pandemia provocou um déficit e, justamente por isso, temos ampliado os investimentos na Educação e lançamos um amplo programa para recomposição do aprendizado. O resultado apresentado hoje mostra que estamos no caminho certo, que estamos avançando e, acima de tudo, que estamos conseguindo qualificar ainda mais a Educação de Salvador”, destacou o prefeito.

Para o secretário Thiago Dantas, o resultado do Prosa possibilita que a SMED possa fortalecer as estratégias. “O Prosa traz dados muito importantes, a partir dos quais nossas intervenções são desenhadas, possibilitando estratégias mais precisas e eficazes na recuperação e no fortalecimento do aprendizado”, afirmou.

O Prosa tem como objetivo avaliar a qualidade de ensino oferecida pelo município, sobretudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, a prova fornece subsídios para que professores e gestores da educação pública possam aprimorar as estratégias usadas.