Com o intuito de proporcionar inclusão social de forma que idosos e pessoas com deficiência (PCDs) não fiquem de fora do Carnaval de Salvador, os Camarotes Acessíveis têm sido bastante acessados por estes públicos-foliões. Os espaços foram instalados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) em Ondina (Circuito Dodô), Campo Grande e Piedade (Circuito Osmar).

Presente no Camarote Acessível de Ondina, Janice Dórea, de 65 anos, era só felicidade no espaço. "Eu fico agradecida a todos que colaboraram para a realização desse camarote. Muito maravilhoso, com pessoas super dedicadas, carismáticas. Estou vendo o Carnaval sentada e amando, adorei!”

Pela primeira vez no Camarote Acessível, Regineide Batista da Silva, de 35 anos, mãe de Luanderson da Silva Santana, 10 anos, que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), também aprovou a iniciativa. "Amei! O camarote é nota 10! Até ano que vem, se Deus permitir!"

Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ver a alegria dos idosos e pessoas com deficiência, em lugar feito exclusivamente para eles é de suma importância para a efetivação das políticas públicas voltadas para o social. "Reafirmo o nosso compromisso com esta parcela da população que tanto necessita de um olhar especial do poder público em todos os momentos, incluindo os momentos de festa", frisou.

Horário de funcionamento – Os espaços funcionam com programação de horário diferenciados para atender a ordem de desfiles das atrações nos dias da festa. O camarote de Ondina iniciou as atividades na quinta-feira (8), das 17h às 3h e atende aos dois públicos, enquanto o espaço do Campo Grande começou a receber os foliões na sexta-feira (9), das 12h às 20h, e atende somente idosos (idade a partir de 60 anos).

Também a partir da sexta-feira (9), na Piedade, as atividades acontecem das 13h às 21h para pessoas com deficiência. As vagas foram disponibilizadas previamente para cadastro no site da Sempre.