Os módulos do Fique Sabendo registraram baixa na procura de testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no terceiro dia oficial de folia em Salvador, no sábado (10). Foram realizados 816 procedimentos para 204 usuários, redução de 23% comparado ao mesmo dia em 2023.

No total, oito testes foram positivos para HIV, 29 reagentes para sífilis e três para hepatites. Dos positivados para sífilis, apenas cinco pessoas aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina ainda no módulo de saúde.

A vice-prefeita de Salvador e titular da SMS, Ana Paula Matos, alerta a população sobre a relevância da ação. “Estamos prestando um serviço de extrema importância. Uma vez conhecendo a condição de saúde, conseguimos frear a barreira de transmissão. Nos procurem, façam seu exame, pois isso é um ato de autocuidado e também de cuidado coletivo. Importante também o uso da medicação de imediato – quanto mais rápido o início do tratamento, melhor para a saúde”, destaca.

Demais casos – Os módulos de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador prestaram assistência a 819 foliões no sábado (10), terceiro dia do Carnaval. Na comparação com o último ano, houve um aumento de 9,8% das ocorrências.

Uma situação que tem chamado a atenção são os casos de conjuntivite durante a folia. “Em anos anteriores eram mais comuns no pós-Carnaval. Os episódios podem estar associados a reações alérgicas, agentes irritantes ou até mesmo mãos sujas em contato com os olhos. Chamamos atenção da população para os cuidados necessários de prevenção”, alerta Ana Paula.

A gestora da Saúde pontua ainda sobre a procura por atendimentos decorrentes de diarreia. “A adoção de cuidados e hábitos de higiene durante o consumo de bebidas e comidas são de suma importância no enfrentamento desses episódios, bem como uma boa hidratação do corpo. Tudo isso pode contribuir para evitar o mal-estar. No geral, os principais sinais e sintomas de um quadro de inflamação no estômago e no intestino são além da diarreia, náusea, vômito, cólica abdominal, mal-estar, dores pelo corpo e abdômen sensível e/ou distendido”, declara.

Trabalhador – O Centro de Referência Em Saúde do Trabalhador (Cerest) assistiu mais de 7 mil ambulantes, cordeiros e catadores de materiais recicláveis nos três primeiros dias de Carnaval. Também foram inspecionados 46 estabelecimentos para verificação das conformidades em relação às condições de trabalho dos profissionais temporários da festa.

Vigilância Sanitária e Ambiental – Para prevenir os riscos advindos do uso e do consumo de produtos e serviços, a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) já realizou mais de 2,8 mil ações de fiscalização durante quinta (8), sexta (9) e sábado (10), três primeiros dias oficiais de Carnaval. A maior parte das vistorias foi em comércios informais (2.416), como baianas e baianos de acarajé, ambulantes e barracas de comercialização de alimentos, seguida por camarotes (261) e comércio formal (146), incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e transporte de gelo. Além disso, carros de apoio (26) e trios (9) também foram inspecionados.

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB) já realizou 78 coletas de amostras de água nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), totalizando cerca de 390 análises de parâmetros de potabilidade da água consumida no circuito do Carnaval. Apenas dois estabelecimentos foram notificados para correção dos padrões da qualidade da água.

Salvador Acolhe – Desde a sexta-feira (9), 143 crianças já foram assistidas pelas equipes médica e de enfermagem nas Casas de Acolhimento aos filhos dos trabalhadores informais, além da realização de mais de 525 procedimentos odontológicos. Todos os casos foram de condições clínicas leves, como sintomas gripais e pequenos ferimentos.

CataFolia – Nas Casas de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis, cerca de 110 pessoas receberam acolhimento para avaliação clínica e aferição de pressão arterial e glicemia, desde a sexta-feira de Carnaval (9). Foram realizados ainda procedimentos curativos, prescrição de medicamentos e testes para IST, totalizando até o momento 59 exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Balanço acumulado – Até o momento, os Módulos Assistenciais registram 2.070 atendimentos nos três dias oficiais da folia. Foram realizadas 115 transferências, o que representa 5,6% dos atendimentos.