A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza, durante todo o Carnaval, uma série de ações de orientação e fiscalização com os ambulantes nos circuitos da folia. Equipes do órgão, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), fizeram neste final de semana de festa abordagem junto a comerciantes informais na região do Forte de São Pedro, no Circuito Osmar (Centro), especialmente sobre a não comercialização de produtos engarrafados, comidas com espetinhos, entre outros cuidados no trabalho na festa.

"A gente tem feito vistorias retirando dos circuitos os materiais que trazem perigo ao folião e ao ambulante. As apreensões estão mais robustas e eficazes. A cidade tem mais gente, mais foliões, e nossa equipe continua firme nessa intenção, garantindo a segurança de todos. Fazemos esse trabalho ao longo do ano todo, nos cursos que oferecemos, e contamos com a colaboração deles", afirmou o secretário da Semop, Alexandre Tinôco.

O inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, reforça que o trabalho em parceria é importantíssimo para que haja organização no Carnaval. "Temos equipes e patrulhas de segurança auxiliando no ordenamento do comércio informal nas 10 bases da Semop espalhadas nos trajetos da folia, ajudando também no deslocamento dos agentes no circuito. Isso é fundamental para a festa, para que tudo ocorra dentro da normalidade para todos".

Ambulante há 16 anos, Ariel Marcos, 34, aprovou a iniciativa dos agentes. "Este ano, graças a Deus, está tudo indo muito bem. A Semop está atuando perfeitamente, na minha visão, apoiando os trabalhadores e reforçando o que já foi no passado. Tudo ocorre de forma tranquila".

Atuando no Carnaval há 22 anos, Pitty Almeida, 53, também elogiou a forma de abordagem. "Este ano é incontestável a melhoria. Participamos de reuniões antes do Carnaval com a Semop e muita coisa está melhor. Fomos orientados de forma tranquila acerca dos cuidados que devemos ter no trabalho, a exemplo do que é ou não permitido. Procuro seguir tudo direitinho”, disse.