A Prefeitura de Salvador apresentou uma série de inovações para melhorar as condições de trabalho dos ambulantes durante o Carnaval da capital baiana. As ações vão desde a nova estrutura exclusiva montada na Barra, que garante mais segurança e conforto para os profissionais, até o novo sistema de credenciamento e o centro de acolhimento para filhos dos trabalhadores que estão atuando nos circuitos da folia.

Para este ano, mais de 4 mil ambulantes foram credenciados para trabalhar no Carnaval. Antes mesmo de a folia começar, a gestão municipal apresentou novas ações relacionadas ao credenciamento, que foi realizado de forma online, o que acabou com as filas enormes e tornou mais tranquilo o processo para os trabalhadores. Além disso, por determinação do prefeito Bruno Reis, os profissionais ficaram isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os valores variavam de R$89,95 até R$391,85.

Também antes de começar a folia, os ambulantes passaram por capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). As palestras abordaram temas como legislação de ordenamento do comércio informal, técnicas de vendas, noções de higiene, proibição do trabalho infantil e acolhimento para os filhos dos ambulantes. Além disso, a gestão municipal, em parceria com a Ambev, patrocinadora do Carnaval, entregou kits para os ambulantes credenciados para o Carnaval 2024.

Passarela - Já com o Carnaval iniciado, a Prefeitura trouxe mais uma ação inovadora para a festa com a estrutura exclusiva montada para os ambulantes na Barra. A passarela garantiu mais segurança para os trabalhadores, visto que, na região onde a passarela foi instalada, era comum ver cenas de isopores quebrados durante a passagem de trios, principalmente aqueles que arrastam mais pessoas, pois o local é estreito.

Com a estrutura, que garante mais segurança também para os foliões, os ambulantes têm suas mercadorias preservadas. Além disso, há mais espaço no circuito para a circulação de foliões, o que dá mais fluidez na passagem dos trios. A passarela foi aprovada por trabalhadores que já estão atuando no local.

A ambulante Maria Auxiliadora da Silva, de 62 anos, comemorou a criação da estrutura. Para ela, que trabalha há décadas na folia, a estrutura oferece mais conforto e segurança. “Foi uma maravilha. Estou despreocupada em relação a briga. Não fica ninguém na frente nem atrás. Queríamos tanto um lugar para os ambulantes, enfim conseguimos”, disse.

Driele Silva Rocha, 30 anos, contou que inicialmente ficou temerosa com a estrutura, mas que mudou de opinião após o primeiro dia. “A estrutura ficou boa. Temos espaço para circular, para guardar nossas mercadorias. O pessoal encosta aqui na estrutura e bebe. Estamos despreocupados”, afirmou.

Graciele Santos Ferreira, de 40 anos, reforçou que a estrutura, juntamente com a mureta da Orla, oferece mais segurança para os ambulantes instalados no local. “A ideia é muito boa. Oferece muito mais segurança e conforto para quem está trabalhando como ambulante durante o Carnaval. A mureta protege nossos materiais. Não vi nenhum ambulante neste espaço perder mercadoria até o momento”, pontuou.

Cuidado - Mais uma vez, a Prefeitura oferta no Carnaval uma casa para acolhimento dos filhos dos trabalhadores ambulantes, por meio do programa Salvador Acolhe, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), com apoio das secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), além da Guarda Civil Municipal (GCM).

São, ao todo, cinco unidades montadas em escolas municipais localizadas nos bairros do Garcia, Saúde, Rio Vermelho, Chame-Chame e Ondina, com funcionamento até as 10h do dia 14 de fevereiro, horário limite para a retirada das crianças e adolescentes. São 540 vagas disponibilizadas no total.

Os jovens são abrigados em espaços montados em escolas municipais no entorno dos circuitos da folia. Além de prover as condições de acolhimento temporário, alimentação e higiene, os locais, que funcionam ininterruptamente por 24h durante todo o Carnaval, também oferecem atividades lúdico-pedagógicas e de apoio especializado durante a permanência no espaço.

Higiene - A Prefeitura também disponibiliza contêineres para que os ambulantes possam tomar banho. Ao todo, são nove contêineres e aproximadamente 120 chuveiros, disponibilizados pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Do total, são quatro masculinos e cinco femininos.

Os equipamentos estão situados nos seguintes pontos: Centro - Orixás Center (ao lado do estacionamento São Raimundo); Viaduto Menininha de Gantois (Ligação Campo Grande - Canela); Barra - próximo ao Shopping Barra / antiga Perini; Ondina - Adhemar de Barros/Milton Santos; e Praça Camaleão (próximo à UFBA).

“Esses equipamentos foram instalados para oferecer maior comodidade para aqueles que passam longas horas nos circuitos. É importante que a população colabore, evite o desperdício de água e zele pela conservação dessas estruturas”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.