Em função da forte chuva que cai em Salvador neste domingo (11), quarto dia oficial do Carnaval na cidade, a Prefeitura montou um forte esquema de plantão para atender as demandas relacionadas ao mau tempo. Equipes da Defesa Civil (Codesal) e da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) estão espalhadas dando suporte à população dentro e fora dos circuitos da festa.

As pastas mantêm de forma integral a execução dos seus serviços, com o seu efetivo operacional escalado em plantões de 24 horas. Registro de ocorrências relacionadas à chuva podem ser feitas através do Fala Folião, no número 156, ou ainda pelo 199, canal de comunicação da Defesa Civil.

Com relação ao monitoramento dos locais dos circuitos oficiais do Carnaval, os órgãos competentes afirmam que a Barra, que compreende parte do Circuito Dodô, e o Garcia, que sedia a Mudança do Garcia, seguem sem grandes alagamentos. Alguns pontos com retenção foram registrados pela Seman, entre eles a Avenida Bonocô, sentido Centro; a Ladeira da Graça, sentido Contorno; além de Piatã, Comércio, Avenida Milton Santos, Avenida Garibaldi, Ogunjá e Praça da Revolução, em Periperi.

Acompanhando de perto as ações relacionadas à chuva, o titular da Seman, Lázaro Jezler, afirma que a operação foi intensificada para atender demandas dentro e fora dos circuitos da festa. “Nossas equipes estão nas ruas para resolver possíveis situações de alagamentos. Temos registros de retenção de água e estamos trabalhando para resolver”, afirma.

Ele explica que as chuvas mais intensas, com índices pluviométricos elevados, podem exceder em alguns pontos a capacidade de condução do sistema de drenagem, gerando retenções e alagamentos. “Isso não indica o mau funcionamento da rede de drenagem, nem tampouco a falta de manutenção, mas uma sobrecarga da sua capacidade. Estamos trabalhando muito para restabelecer a normalidade”, frisa.

Para dar vazão à água acumulada, equipes realizam o trabalho de desobstrução do sistema de drenagem (limpeza manual), para minimizar o impacto sobre o trânsito nos principais corredores de tráfego.

Alerta – A Defesa Civil alerta para chuvas moderadas a fortes nas próximas horas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Neste momento, nota-se chuva moderada, vinda da região norte nas próximas horas. O sistema meteorológico que está atuando é o sistema de baixa pressão (conhecido como cavado). O acumulado de chuva observado pelo radar meteorológico está entre 10 e 30 mm/h.

O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirma que as equipes estão preparadas para atender às demandas da população em toda a cidade. “Dentro e fora dos circuitos, nossos engenheiros, geólogos, arquitetos, estão realizando as varreduras e as vistorias para garantir que toda essa bela festa ocorra com muita segurança, com muita tranquilidade. Estamos atentos a todas as possíveis situações”, reforçou.