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A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) inicia a vistoria de táxis, a partir da segunda-feira (2). Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.

Para evitar aglomerações durante a realização da inspeção e dinamizar o atendimento, este ano é necessário fazer o agendamento prévio. A ação deve ser feita através do site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br .

Para o processo, os motoristas deverão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi. Durante a inspeção serão observados os itens de padronização obrigatórios, como as faixas laterais e o número de alvará, além dos itens de segurança, higiene e conservação do veículo.

De acordo com o titular do Cotae, Clemilton Almeida, é imprescindível que os proprietários se atentem para realizar o agendamento da vistoria e que compareçam no período estipulado para o veículo, evitando aglomerações e transtornos. Além disso, o gestor destacou que este trabalho possibilita maior segurança para o cidadão, que tem a certeza de que está usando o serviço de um veículo monitorado pela Prefeitura.

Pendências e reprovações – Os veículos que forem reprovados durante a inspeção terão um prazo estabelecido de até 30 dias, a depender do caso, para que o proprietário o adeque às normas e retorne ao setor para nova vistoria. Caso o veículo não compareça dentro do prazo estipulado e seja flagrado pelos agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) exercendo a atividade, o proprietário é notificado e penalizado, além de ser convocado a comparecer no Cotae a fim de prestar esclarecimentos.

Após aprovação na vistoria, as informações do veículo são lançadas no sistema da Transalvador e é liberado o alvará de circulação. O documento tem validade de um ano e os agentes de trânsito e transporte podem consultar a situação veicular via aplicativo antes mesmo de realizar uma abordagem direta ao condutor.

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O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias de suspensão parcial devido à pandemia do coronavírus. Segundo o diretor do HMS, Gustavo Mettig, neste retorno a estratégia foi realizar contato telefônico com pacientes que tinham procedimentos pendentes, para agendamento de uma nova data do procedimento ou consulta com o especialista, visando a análise caso a caso da necessidade de revisão antes do procedimento.

“Além do contato por telefone, também ampliamos os turnos do ambulatório de forma a atender os pacientes e fazer o agendamento. Inclusive, todos os pacientes pendentes para bariátrica já estão agendados, assim como os contactados e aptos para cirurgias eletivas em outras especialidades”, declarou.

O gestor considera que a retomada é de extrema importância para a população e para o hospital, que possui um ambulatório com atendimento a diversas especialidades e há grande demanda dos pacientes para esses procedimentos. “Percebemos a demanda e necessidade do atendimento e, com maior segurança pela disponibilidade de medicamentos (sedativos) no mercado, poderemos ampliar o número de procedimentos. A ideia é conseguir reagendar todos os pacientes neste segundo semestre, cumprindo a missão do hospital”.

O HMS no período pré-pandemia chegou a realizar 600 cirurgias por mês e, neste momento de retorno, já atingiu o número de 400/mês, considerando as emergenciais, eletivas e semieletivas. Só neste mês de julho, após a retomada, houve um aumento de 15% no número de procedimentos. Para o 2º semestre já existem 111 procedimentos agendados na unidade. Desde a inauguração do hospital em 2018, a unidade realizou mais de 13 mil cirurgias, sendo 70% eletivas.

Além das cirurgias e atendimentos ambulatoriais, o HMS dispõe de laboratório de análises clínicas e Bioimagem, com uma rede de apoio para exames de diagnóstico que apoia o Serviço de Cirurgia. Os procedimentos são agendados na unidade após o paciente se dirigir a um posto de saúde e solicitar uma consulta com o cirurgião geral, que é agendada pelo Sistema de Regulação Ambulatorial Vida+, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Aplicativo – O acompanhamento à distância a consultas e exames pode ser feito pelo aplicativo Meu HMS, que também permite o acesso aos registros de atendimento e às especialidades oferecidas no hospital, pesquisa de opinião e ao Fale Conosco. A ferramenta está disponível gratuitamente para os sistemas iOS (Iphone) e Android.

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O projeto CadÚnico Itinerante, implementado há dois meses pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), atingiu a marca de 4 mil atendimentos. Nesse período, moradores de 24 bairros que estão mais afastados das unidades da Prefeitura foram beneficiados com os serviços de inscrição e atualização no Cadastro Único.

“As ações realizadas já contabilizam 1.396 inclusões e 1.572 atualizações cadastrais. Além disso, 1.059 pessoas buscaram por atendimentos para verificar a situação cadastral. Isso mostra que, de fato, a população precisava que esse serviço fosse prestado mais próximo de suas residências. Em todos os lugares atendidos, o projeto foi muito bem recebido”, destacou o titular da Sempre, Kiki Bispo. 

As ações ocorrem três vezes por semana em localidades diferentes, visando contemplar os quatro cantos da cidade. Os técnicos vão até os bairros e realizam os atendimentos em pontos estratégicos e de fácil identificação como praças e quadras. Para a mobilização, a equipe conta com o apoio de lideranças das comunidades. Tudo é feito com muito cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários para evitar contaminação pela Covid-19.

O atendimento é direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente àquelas com renda mensal de até três salários mínimos. “O serviço itinerante foi pensado justamente para descentralização dos atendimentos, levando o serviço para perto da população que mais precisa, principalmente considerando a demanda muito grande da população pelo serviço, que sofreu interrupções desde o início da pandemia”, completou o titular da Sempre.

Agendamentos – Aqueles que necessitarem o acesso ao serviço podem realizar agendamentos através da Central de Atendimento, nos números (71) 3202-2347, 99946-4326, 98800-4401, 98549-9820, 99738-4982 e 98791-6991, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Através das Prefeituras-Bairro, o agendamento ocorre pelo aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br), ou Whatsapp – Assistente Virtual Jana, no número (71) 98392-3927.

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O projeto CadÚnico Itinerante, implementado há dois meses pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), atingiu a marca de 4 mil atendimentos. Nesse período, moradores de 24 bairros que estão mais afastados das unidades da Prefeitura foram beneficiados com os serviços de inscrição e atualização no Cadastro Único.

“As ações realizadas já contabilizam 1.396 inclusões e 1.572 atualizações cadastrais. Além disso, 1.059 pessoas buscaram por atendimentos para verificar a situação cadastral. Isso mostra que, de fato, a população precisava que esse serviço fosse prestado mais próximo de suas residências. Em todos os lugares atendidos, o projeto foi muito bem recebido”, destacou o titular da Sempre, Kiki Bispo. 

As ações ocorrem três vezes por semana em localidades diferentes, visando contemplar os quatro cantos da cidade. Os técnicos vão até os bairros e realizam os atendimentos em pontos estratégicos e de fácil identificação como praças e quadras. Para a mobilização, a equipe conta com o apoio de lideranças das comunidades. Tudo é feito com muito cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários para evitar contaminação pela Covid-19.

O atendimento é direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente àquelas com renda mensal de até três salários mínimos. “O serviço itinerante foi pensado justamente para descentralização dos atendimentos, levando o serviço para perto da população que mais precisa, principalmente considerando a demanda muito grande da população pelo serviço, que sofreu interrupções desde o início da pandemia”, completou o titular da Sempre.

Agendamentos – Aqueles que necessitarem o acesso ao serviço podem realizar agendamentos através da Central de Atendimento, nos números (71) 3202-2347, 99946-4326, 98800-4401, 98549-9820, 99738-4982 e 98791-6991, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Através das Prefeituras-Bairro, o agendamento ocorre pelo aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br), ou Whatsapp – Assistente Virtual Jana, no número (71) 98392-3927.

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Um dos espaços culturais do Centro Histórico de Salvador, o Museu da Misericórdia da Santa Casa da Bahia passará por obras de restauração, recuperação e ampliação que vão não apenas preservar melhor todo o acervo existente na estrutura, como também proporcionar mais conforto aos visitantes. A ordem de serviço para o início das intervenções foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (30), em solenidade realizada no Salão Nobre do edifício.

Também participaram do ato o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves; o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes; o titular da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro; e o subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler. Os serviços serão executados pela construtora Pentágono, vencedora do processo de licitação, e contarão com investimento de R$7,2 milhões, provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal. O prazo estimado para conclusão da obra é de 20 meses.

O prefeito ressaltou a importância do Museu da Misericórdia e que a obra integra a estratégia da Prefeitura para revitalização do Centro Histórico. “Este é um prédio histórico do século XVII, onde funcionou o primeiro hospital de Salvador. Aqui há um acervo histórico riquíssimo, com mais de 3,8 mil itens. Vai ser, com certeza, um dos grandes pontos de visitação da cidade”.

Desde 2013, acrescentou o gestor, a administração municipal concluiu intervenções em mais de 40 equipamentos e espaços públicos na região, com o objetivo de resgatar toda história, cultura e tradições, preservando, portanto, o patrimônio existente. “Tudo isso tem contribuído, ainda mais, para atrair visitantes e, para todos nós que moramos aqui, termos uma cidade com sua história recuperada. Não há como falar do futuro sem o resgate de seus ícones e tradições”, destacou o prefeito.

Ele citou, ainda, diversos projetos pensados para promover maior dinamização e atrair mais turistas para movimentar a economia da cidade. Um dos exemplos é a requalificação do Memorial das Baianas (situado na Praça da Sé) cuja ordem de serviço para o início das obras será assinada em breve. Além disso, a cidade ganhará um espaço inédito dedicado à música, instalado no Casarão dos Azulejos Azuis, no Comércio.

Projeto – De acordo com o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, será a segunda vez que o Museu da Misericórdia passará por uma grande intervenção desde o início do século XXI. Esse projeto, disse, foi construído a “quatro mãos”, com participação da Caixa Econômica, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), área de engenharia da Santa Casa e Prefeitura.

“O objetivo é fazer a infraestrutura da ala sul do museu, que nunca foi recuperada. Passaremos a ter uma área mais adequada para reservas técnicas e a ter uma área mais moderna onde poderemos fazer exposição temporária num ambiente climatizado e, principalmente, com segurança”, informou.

Alves explicou que o palacete já foi no passado hospital, fortaleza, orfanato e estrutura administrativa da Santa Casa, só passando a funcionar como museu em 2006. “Esse é o museu mais visitado da cidade. Ele tem aspecto de fortaleza e de claustro, tendo características para atividade religiosa e de administração como é a área sul", frisou.

Na prática, toda a obra no local envolverá restaurações de forros com pintura artística, de dez imaginárias de arte sacra, além de esquadrias e elementos de madeira e de retábulo artístico entalhado. Também contempla construção de um anexo com 112 m² de área e melhorias no piso e nos revestimentos existentes, além de troca de esquadrias com instalação de portas e janelas de madeira e de alumínio. 

Será feita, ainda, pintura de paredes internas e externas, de forros e lajes, instalações de telhas tipo colonial e de uma claraboia em vidro. O imóvel contará com novos sistemas de ar-condicionado, instalações elétricas e de luminárias, telefonia e hidrossanitárias (água fria, esgoto e águas pluviais), além de um elevador.

“Esse elevador fará ligação a todos os andares. Com a ampliação será construído um auditório e área para se tornar um centro de convenções. Já é uma área coberta, utilizada para algumas exposições, mas que será mais adequada com infraestrutura necessária e suficiente para atender à demanda”, explicou José Antônio.

Acervo – O Museu da Misericórdia agrega grande valor ao panorama artístico e cultural do Centro Histórico de Salvador.  As mais de 3,8 mil peças que existem no local são classificadas em diversas categorias, como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária. Trata-se de um legado de mais de 400 anos de história, com obras que contextualizam do século XVII até os dias atuais. 

Um dos destaques são os azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu, que a Irmandade da Santa Casa realizava na noite de Quinta-Feira Santa. Também há uma coleção raríssima de quadros do pintor barroco José Joaquim da Rocha, que retratam a Paixão de Cristo. 

O museu tem uma lógia, um espaço arquitetônico de características europeias e conta com um rico trabalho de embrechado em quatro tipos de mármore, que conferiu ao prédio o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. 

O primeiro carro movido a gasolina que chegou à Bahia também compõe a secular coleção. Já entre as peças relacionadas a personalidades estão a cadeira feita exclusivamente para visita de D. Pedro II, em 1859, e a escrivaninha de Ruy Barbosa, que foi funcionário da Santa Casa da Bahia. 

O museu ainda conta com quadros que retratam Antônio de Lacerda, projetista e executor da obra do Elevador Lacerda, e Raimunda Porcina de Jesus, que alforriou os escravos da Filarmônica dos Chapadistas.

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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza, neste sábado (31), mais um mutirão de entrega de credenciais para vagas especiais de estacionamento. A ação acontece na sede da autarquia, no Vale dos Barris, das 8h às 16h. A expectativa é entregar 200 documentos aos cidadãos que realizaram agendamentos através do site do órgão.

Emitida gratuitamente pela Transalvador, a credencial de estacionamento para vagas especiais é requisito essencial para utilização desses espaços nos estacionamentos particulares e públicos de Salvador. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo até dois anos têm direito à emissão do documento.

Este ano, 2.697 credenciais foram emitidas pela Transalvador. Desse total, 1.829 foram destinados a idosos, 552 para gestantes e lactantes e 316 para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No mutirão realizado no último sábado (24), mais de 150 credenciais foram entregues.

Nos dias 7 e 14 de agosto acontecerão outros mutirões para entrega de credenciais. O superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos, destacou a importância das ações. "Pretendemos facilitar e acelerar a entrega das credenciais emitidas pela Transalvador, permitindo que idosos, portadores de deficiência, gestantes e lactantes garantam o seu direito de estacionar em vagas especiais de acordo com a lei”.

Como solicitar – Para solicitar a emissão da credencial, o cidadão deve realizar agendamento no site da Transalvador, além de apresentar a documentação exigida. No caso dos idosos, é necessário apresentar o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador após o cadastro, impresso e assinado, acompanhado de documento de identidade com foto e CPF (original e cópia) e comprovante de residência com data de emissão não superior a três  meses (original e cópia).

No caso das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, além dos mesmos documentos solicitados aos idosos, é necessário apresentar original e cópia do atestado médico, que deve conter a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

Já as gestantes e lactantes também precisam apresentar o Formulário de Solicitação da Credencial preenchido e assinado, assim como a original e cópia tanto do documento de identidade com foto e CPF, quanto do comprovante de residência (com prazo não superior a três meses). Além disso, deve apresentar atestado médico contendo a idade gestacional do requerente, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

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A campanha Salvador Solidária, realizada pela Prefeitura, recebeu mais uma doação de peso esta semana: 236 mil garrafas de água mineral, enviadas pelo Grupo Heineken. A ação faz parte da estratégia da empresa de auxiliar entidades governamentais no combate à pandemia do novo coronavírus, com o fornecimento de insumos diversos. O montante será utilizado para abastecimento da área de saúde e ações dos órgãos municipais que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19.

“Além de todo investimento realizado pela Prefeitura no enfrentamento à pandemia, estamos também atuando junto às empresas que, por meio de suas doações, possam ajudar a cidade nesse momento. Essas empresas têm demonstrado grande senso de responsabilidade social para com a capital baiana. Aproveitamos para agradecer a Heineken que, pela segunda vez, está apoiando Salvador com mais essa doação significativa”, ressalta o presidente da Saltur e coordenador da campanha Salvador Solidária, Isaac Edington.

 

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Para atender pedidos de comunidades e melhorar o atendimento de transporte em algumas localidades, a Secretaria de Mobilidade (Semob) realizará mudanças no transporte a partir deste sábado (31). As alterações abrangem mudanças em pontos de paradas, itinerários, nomes e fracionamento de linhas.

As linhas 0201 – Ribeira x Bonfim / Campo Grande e 0302 – Boa Vista de São Caetano x Campo Grande terão seu itinerário modificado. Ambas as linhas não descerão mais o viaduto do Canela, e passarão a utilizar a Rua da Gamboa de Cima para chegar à Avenida Lafayette Coutinho (Contorno). Com a mudança, o ponto da linha no Campo Grande passará para a pista do meio, em frente ao Teatro Castro Alves.

Estação Mussurunga – Outra linha que terá seu itinerário alterado é a 1070 – Estação Mussurunga x Piatã (via Bairro da Paz). Esta linha deixará de atender a Avenida Orlando Gomes e Colinas das Esmeraldas no sentido Estação Mussurunga. Os usuários que estiverem na Orlando Gomes com destino à Estação, terão como opção utilizar a linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3. Já quem estiver em Colina das Esmeraldas, poderá utilizar a linha 1057 – Estação Mussurunga x Bairro da Paz, que também terá seu itinerário modificado e passará a atender o bairro a partir deste sábado.

A linha 1071 – Estação Mussurunga x Jardim Placaford / Piatã manterá o mesmo código, mas seu nome será substituído para Estação Mussurunga x Jardim Placaford / Shopping Paralela. Além disso, também terá mudanças no seu itinerário. Os ônibus no sentido Estação Mussurunga deixarão de passar pela Avenida Dorival Caymmi e passarão a utilizar a Avenida Pinto de Aguiar. Os usuários que estiverem na orla e desejarem ir para a Avenida Dorival Caymmi terão como opção integrar com as linhas 1001 – Aeroporto x Praça da Sé; 1002 – Aeroporto x Campo Grande / Lapa; 1003 – Aeroporto x Lapa; 1007 – Lapa x Termimal Aeroporto / Jardim das Margaridas; 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi); a 1653 – Paripe x Aeroporto; e a 0125 - Terminal da França x Parque São Cristóvão.

Alto do Cabrito – A linha 1647 – Alto do Cabrito x Boa Vista do Lobato / Estação Pirajá terá sua base operacional modificada para a Estação Pirajá e também será desmembrada. A linha 1647 terá seu atendimento para o Alto do Cabrito, e será criada a linha 1647-01, que dará atendimento para a Boa Vista do Lobato. A partir das 21h, quando a demanda de usuários é menor, entrará em circulação a linha 1647-02, que será criada para atender ambos os bairros, Boa Vista do Lobato e Alto do Cabrito.

Já a linha 1622 – Alto do Cabrito / Boa Vista do Lobato x Pituba terá seu atendimento suspenso aos sábados e domingos. Com isso, passageiros procedentes do Alto do Cabrito com destino à Pituba terão como opção utilizar a linha 1647 e integrar na Estação Pirajá com a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba. Já os passageiros de Boa Vista do Lobato que desejarem seguir para a Pituba, poderão utilizar a linha 1647-01 e integrar com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba.

Acesso Norte – Para garantir um melhor atendimento, além aumentar o número de viagens realizadas no dia, a linha 1148 – Terminal Acesso Norte x Nossa Senhora do Resgate / Conjunto ACM / Arraial do Retiro será desmembrada em outras duas linhas. Será criada a linha 2011 – Terminal do Retiro x Conjunto ACM / Arraial do Retiro (via Baixinha de Santo Antônio), que terá como base operacional o Terminal do Retiro, e a linha 1118-01 – Terminal Acesso Norte x Nossa Senhora do Resgate, que dará atendimento ao Shopping Bela Vista sentido Terminal Acesso Norte. Com o desmembramento da linha 1148, que realizava 15 viagens por dia, a linha 2011 fará 25 viagens, enquanto a 1118-01 fará 18 viagens diárias.

Já partir de domingo (1º), a linha 1233 – Terminal Acesso Norte x Nova Sussuarana /Sussuarana será substituída pela linha 1229-01 – Terminal Acesso Norte x Nova Sussuarana / Sussuarana. Com a criação desta nova linha, o itinerário também será modificado, deixando de circular pela Baixinha de Santo Antônio e atendendo a Rua Silveira Martins em ambos os sentidos. Os usuários da Baixinha de Santo Antônio que utilizam a linha deverão utilizar a 2011 – Terminal do Retiro x Conjunto ACM / Arraial do Retiro (via Baixinha de Santo Antônio), para o Terminal do Retiro, e, de lá, integrar com o metrô.

Os usuários de todas as linhas afetadas já têm sido orientados sobre as alterações. A partir deste sábado, primeiro dia das mudanças, agentes de transporte estarão nos principais pontos para esclarecer dúvidas sobre a operação.

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Um amplo espaço com atrativos que podem ser utilizados por pessoas de todas as idades. É assim que está a nova Praça Segredos de Itapoã, situada na Rua Guaraçaima, em Piatã, após a Prefeitura concluir o projeto de requalificação do local e devolver à população mais uma opção gratuita de lazer e convivência. O equipamento foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, na noite desta quinta-feira (29).

Com área total de 4 mil m², a praça ganhou parque infantil, balanço, cavalinho, gangorra, Casa de Tarzan, amarelinha e escorregadores. Além disso, possui poltronas e academias de saúde e de ginástica com aparelhos para promover práticas de atividades saudáveis, como exercícios leves e alongamentos, ciclofaixa e paraciclo.

Há, ainda, uma miniquadra protegida com alambrado para partidas de golzinho, mesas de jogos, um dog park específico para o lazer de cachorros, espaço game e uma quadra de areia ideal para vôlei e futevôlei. A comunidade pode desfrutar de espaço para roda de capoeira.

“Essa obra foi feita com toda a dedicação por nossa equipe. É uma grande praça, sendo ponto de encontro de toda a comunidade. Hoje, as pessoas estão curtindo o local e esse é o objetivo maior: devolver o espaço público ao cidadão. Com isso, vamos construindo uma cidade cada vez melhor e agradável pra morar”, declarou Bruno Reis.

O prefeito ainda aproveitou para informar que o bairro de Piatã está cadastrado pra receber o programa Iluminando Nosso Bairro. Neste momento, está sendo concluída a licitação para instalação da iluminação em LED em toda a localidade.

Demais atrativos – A praça também passou a ter novo aspecto visual graças ao plantio de 1,2 mil m² de grama. A iluminação foi modernizada após a instalação de 57 pontos de LED e três projetores. Esses dispositivos trazem muito mais claridade ao ambiente no período da noite, proporcionando maior eficiência energética, durabilidade e baixo custo de manutenção.

A acessibilidade foi outro quesito levado em consideração para a requalificação total da praça. A pavimentação dela está devidamente regular, tendo inclusive piso tátil para deficientes visuais, rampas para cadeirantes ou para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção. O investimento total da obra é de R$ 730 mil.

O advogado Diogo Andrade, 34 anos, atestou a transformação realizada no local. “Parece até que a praça ficou maior depois que foi colocada essa variedade de equipamentos. Embora ela fosse grande, aqui era meio que subaproveitada porque só havia alguns bancos para sentar. Não tinha muito o que fazer no sentido de lazer”, declarou.

A arquiteta Rute Queiroz, 42 anos, aproveitou para levar a filha de 11 anos para apreciar os equipamentos. “A praça ficou linda e bastante agradável. Vale a pena tirar um dia na semana, convidar a família e amigos para vir conhecer e bater papo ao ar livre. Fora que tem muito espaço pra criançada gastar as energias”, disse.

Balanço – De acordo com o prefeito, estão sendo realizadas atualmente obras em mais 40 praças, a serem entregues até o fim deste ano. Apenas em 2021, a Prefeitura inaugurou seis espaços de convivência e lazer na cidade, situadas nos bairros de Mussurunga, Nova Brasília, Bairro da Paz, Dom Avelar, Valéria e Boca do Rio. Desde 2013, mais de 450 equipamentos do tipo foram construídos ou requalificados pela gestão, tornando-se verdadeiros playgrounds a céu aberto e garantindo a muitos cidadãos opções de lazer sem custos e próximo de casa.

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