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A Escola Municipal Milton Santos, situada no bairro da Valéria, realiza o projeto Livro na Mão – uma sequência de ações que dá continuidade à ação Macro Biblioteca: um espaço de encantamento, implantado pela unidade de ensino em 2019. A vice-gestora e idealizadora do projeto, Oracy Suzart, explica como funciona a ação.

“Nos anos anteriores do projeto, os alunos visitavam a biblioteca semanalmente para atividades práticas de leitura. Com a chegada da pandemia não tivemos mais como promover esse acesso, então resolvemos desenvolver atividades através das redes sociais, para não pararmos com as atividades de leitura. Agora que estamos voltando à sala de aula, de forma escalonada, estamos realizando as visitações com pequenos grupos de alunos sem promover aglomerações”, afirmou.

A escola criou a ficha "Memórias de Leitura", na qual os alunos registram informações sobre a obra e tecem opiniões. No Passaporte do Leitor marcam-se as datas de retirada e devolução do livro, para controle e conservação do acervo da escola. “Hoje, diante de um novo cenário, reativamos a visitação à biblioteca convidando os alunos a viajarem na leitura retirando livros e levando para casa, essa ação fortalece a prática literária realizada nas aulas remotas, possibilitando alimentar o vínculo com as literaturas e mediar a leitura dos alunos”, disse Oracy.

A gestora Ana Cristina Carvalho de Andrade reitera a importância dessa atividade. “A leitura facilita o aprendizado, traz novos conhecimentos, proporciona um aumento de vocabulário, bem como aguça a interpretação de texto. E estamos sentindo que o projeto começa a alavancar e trazer um novo olhar para as crianças e para as famílias. Além disso, o livro é um instrumento de lazer e entretenimento. Ler é uma viagem, um sonho e um instrumento transformador”, frisou.

No mesmo sentido, a vice-gestora destacou o papel da literatura nesse novo cenário. “Diante de um momento tão difícil para todos, o contato com o os livros poderá tornar o dia a dia de nossas crianças mais leve e prazeroso. Além disso, proporcionará o despertar do gosto pela leitura. A participação está ainda em processo com os alunos que estão nas aulas presenciais, mas com a divulgação nas redes sociais e nos grupos de comunicação, esperamos alcançar um número maior de alunos”.

Homenagem – De acordo com Oracy, durante o desenvolvimento do projeto, os membros da unidade escolar resolveram homenagear uma antiga gestora que se dedicou à escola e era muito querida por todos. Assim, o espaço passou a se chamar Biblioteca Maria Lúcia Alves. Através do voto, os alunos escolheram, dentre os autores preferidos, aquele que seria o patrono da biblioteca.

“A primeira ação foi apresentar aos alunos os autores do nosso acervo. Posteriormente, realizamos uma votação e Ziraldo foi o escolhido para ser patrono da biblioteca”, conta. "O interessante foi que mandei um e-mail para Ziraldo e ele respondeu agradecendo pela homenagem, isso nos deixou muito felizes", revelou.

Impacto – A trabalhadora autônoma, Jamile Mendes Carlos Novais, mãe do estudante Ícaro Novais Oliveira, 7 anos, está satisfeita com o projeto. “É muito bom para o aprendizado dos alunos, porque assim eles aprendem mais a ler e a escrever. Ícaro já aprendeu a escrever o nome dele todo e isso me deixa muito orgulhosa”.

Durante a visitação à biblioteca, o estudante Alan Fabrício Nascimento dos Santos, 10 anos, aluno do 4º ano, disse estar feliz por voltar à sala de aula e ter acesso aos livros da biblioteca. “Eu estava com saudades da escola, dos amigos, dos professores e dos livros. Eu gosto muito de ler e aprender sobre as histórias dos livros. Quero ler sempre mais”, declarou.  

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Mais 150 famílias – desta vez do bairro de Capelinha de São Caetano – passam a viver com dignidade, conforto e autoestima recuperada através do programa Morar Melhor. A entrega da reforma dos imóveis em situação precária, realizada pela Prefeitura, ocorreu nesta quinta-feira (22), na Travessa da Jaqueira, com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

O prefeito ressaltou que esta é a primeira vez que o programa chega à localidade e que a intenção é, realmente, promover uma transformação na vida dos cidadãos, principalmente nas comunidades mais carentes. “Com o Morar Melhor hoje, essas pessoas passam a viver com dignidade. Não há nada mais importante para o ser humano do que a sua casa. Conseguimos idealizar esta ação, que é a mais solicitada e desejada por todos nos bairros e que já mudou a vida de mais de 33 mil pessoas em Salvador”, declarou Bruno Reis.

Esta terceira etapa do programa beneficiou pessoas como Ana Cláudia de Andrade, de 38 anos. Nascida no bairro e com três filhos, a autônoma, que atualmente está desempregada, era só emoção com a transformação realizada na casa onde mora. Além de novo telhado, o imóvel também recebeu pintura e reboco, nova porta e louças sanitárias.

Ela contou que a maior dificuldade era com o telhado, danificado pelo cupim e que já provocava goteiras em casa. A situação foi agravada por uma pedra jogada por uma criança, que danificou ainda mais o teto e de onde, em dias de chuva, “jorrava água”. “Daí veio o Morar Melhor e fez o telhado todo. Se dependesse dos meus esforços, pois sou pai e mãe dos meus filhos, ia ficar muito difícil”, declarou.

Com um largo sorriso, ela ainda ressaltou o sentimento quando soube que havia sido escolhida pelo programa. “Quer saber mesmo? Eu fiquei parada, sem reação. Contei para a minha família, foi chegando o pessoal e aí a ficha caiu. Ficou muito perfeito, é uma emoção demais. Só tenho a agradecer, mesmo”, completou Cláudia.

Balanço – O Morar Melhor já reformou mais de 33 mil casas em mais de 150 localidades. A definição dos serviços nos imóveis beneficiados com o Morar Melhor é feita ainda na fase de cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos.

As intervenções englobam pintura e reboco, troca de janelas e portas, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão. O limite de investimento para cada imóvel é de até R$7 mil.

Alguns critérios são avaliados para a escolha das regiões, como precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), além de maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família. Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

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O desafio das mulheres negras na gestão pública será o tema da live a ser promovida pela Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) nesta sexta-feira (23), às 16h, no perfil da secretaria no Instagram (@spmj.salvador). A atividade é realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, que será celebrado no próximo domingo (25), e ao mês dedicado a abordar pautas que impactam na vida de mulheres negras, com a campanha Julho das Pretas.

O diálogo contará com as titulares da SMPJ e da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), Fernanda Lordêlo e Ivete Sacramento, respectivamente. Já a mediação ficará por conta de Dinsjani Pereira. Para Fernanda Lordêlo, o debate vai proporcionar e ampliar os olhares para as demandas das mulheres e a necessidade de se falar sobre o assunto.

“Essa data, que celebra a Mulher Negra, Latina e Caribenha, é de extrema relevância, visto que traz uma abordagem interseccional das pautas de gênero e raça. Mulheres e meninas negras têm uma história de luta e resistência junto ao movimento feminista, sobretudo por carregar dois marcadores sociais de relevância na sociedade. Falar sobre mulheres negras, em locais de gestão e poder, é mostrar para uma grande parcela da população que a mulher negra precisa não somente estar no centro das discussões, como também nos processos decisórios das políticas públicas voltadas a essa temática.” afirma a gestora.

A campanha nacional Julho das Pretas busca promover o debate sobre temáticas como feminismo, feminicídio e tantos outros assuntos que permeiam o cotidiano das mulheres negras. Com esta ação, a SPMJ propicia reflexões sobre a participação das mulheres negras na construção de políticas públicas que sejam efetivas à população.

 

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Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de dança cultural da Fundação Cidade Mãe (FCM). São 16 vagas destinadas a jovens entre 12 a 18 anos, que estudem na rede pública de ensino. As aulas terão início no dia 2 de agosto, nas segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.

As inscrições podem ser realizadas das 13h às 15h, na sede da FCM, localizada na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, no Engenho Velho de Brotas. No ato da matrícula é necessário levar comprovante de residência e RG e CPF do responsável.

Os educandos devem levar comprovante de matrícula escolar e RG ou certidão de nascimento, além de fornecer o endereço de e-mail e telefone de contato. Dúvidas podem ser esclarecidas no número (71) 3202-2433.

As vagas são destinadas aos moradores das comunidades no entorno do Dique do Tororó, Engenho Velho de Brotas, Federação, Engenho Velho da Federação, Brotas, Acupe, Boa Vista de Brotas, Bariri, Cosme de Farias, Luís Anselmo, Vila Laura, Bonocô, Vasco da Gama e Daniel Lisboa.

“As aulas vão proporcionar que os adolescentes tenham um espaço de prática de dança enquanto instrumento eficaz de autonomia, protagonismo e emancipação social. Evitando, dessa forma, a exclusão social, tendo em vista que esta atividade tem a contribuir com todo o desenvolvimento físico, corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando, também, a busca por uma vida mais saudável”, destaca a gerente da FCM, Eliane Braz.

 

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A Prefeitura realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma edição do Corujão das Idades. Os postos de vacinação vão funcionar com horário estendido, das 8h às 21h. A estratégia vai contemplar a faixa de pessoas com 35 anos ou mais de forma escalonada.

Durante a manhã, das 8h às 12h, serão imunizadas as pessoas com 35 anos ou mais nascidas até 22 de novembro de 1985. No turno da tarde, das 13h às 16h, devem se dirigir aos pontos as pessoas com idade igual ou superior a 35 anos, nascidas até 22 de março de 1986. Já das 17h às 21h, a estratégia será aberta para os indivíduos com 35 anos ou mais, nascidos até 22 de julho de 1986.

Também haverá aplicação da segunda dose para os imunizantes Oxford e CoronaVac, das 8h às 18h. No caso da Oxford, serão atendidos os cidadãos com data marcada no cartão de vacinação até o dia 30 de julho. Já no caso da CoronaVac, podem comparecer aos postos aqueles com data marcada no cartão de vacinação até 22 de julho.

1ª DOSE – postos que funcionarão das 8h às 16h

Drive-thru: Parque de Exposições (Paralela).

Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF Resgate, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, Parque de Exposições, USF Cajazeiras V, USF Federação e USF Pirajá.

1ª DOSE – postos que funcionarão das 8h às 21h

Drive-thrus: Centro de Convenções de Salvador, 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela) e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), UBS Ramiro de Azevedo (Nazaré) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 18h

Drive-thrus: Barradão (Canabrava) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Barradão (Canabrava) e USF Curralinho.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 18h

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, FBDC Brotas e Shopping da Bahia.

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Vale do Matatu, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Tubarão, FBDC Brotas, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI) e Cajazeiras X.

 

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A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental SO+MA, inaugurou, nesta quarta-feira (21), mais uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis. O contêiner foi instalado próximo ao campo do Pronaica, em Cajazeiras. O projeto visa estimular a prática da reciclagem, com estimativa de arrecadar 20 toneladas de material por mês, em todas as unidades da capital baiana.

Nas Casas So+ma, a população pode fazer o descarte correto de garrafas pets e vidros, papel e papelão, plásticos duros e moles, eletrodomésticos, eletrônicos, alumínio e isopor.  A nova unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

O material levado até a unidade é pesado e o valor é convertido em pontos, que podem ser trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene.  A iniciativa permite ainda a transferência dos pontos, em forma de doação, para as ONGs locais cadastradas.

A coordenadora das Casas So+ma, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. "Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, contabiliza 10 pontos, já de papelão soma 99 e pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade: ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50".

A titular da Secis, Edna Ferreira, avalia de forma positiva a instalação da Casa So+ma em Cajazeiras. “É mais um instrumento para que a gente possa desenvolver uma política ambiental e social, trazendo um viés econômico para dentro da ação, onde ganham a população e o meio ambiente”, ressaltou.

Economia – O morador do bairro de Boca da Mata, Vagner Menezes, realizou o cadastro e destacou as vantagens do programa. “Acredito muito no projeto. É inovador e acho que vai trazer benefícios para a comunidade. Cajazeiras é um bairro grande, onde tem muitos resíduos, que até então não tinham destino. Agora temos”, comemorou.

Segundo a secretária, a decisão sobre os bairros que devem ter o equipamento instalado passa por uma avaliação do espaço disponível. “A casa tem uma estrutura considerada grande. Nosso desejo é colocá-la em comunidades onde as pessoas estão em maior condição de vulnerabilidade social. Estamos também disponibilizando em bairros de classe média alta, fazendo um convite à população que não tem a necessidade de receber a vantagem da troca, para que possa doar os benefícios às instituições sociais que estão cadastradas no programa”, explicou Edna.

Resultados – A coordenadora das Casas So+ma destacou os resultados obtidos, desde a abertura das primeiras unidades, no mês de junho passado. “São quase 3,5 mil participantes cadastrados para trocar materiais por benefícios. Os resultados são positivos, as cooperativas são beneficiadas e o quadro é favorável”, resumiu Nélia.

Para a secretária, Salvador tem avançado no desenvolvimento da educação ambiental da população. “A gestão tem assinado compromissos importantes, em nível internacional, buscando a vanguarda de ações que envolvem carbono zero e defesa do planeta”, disse. A gestora avalia que a conscientização sobre a importância da coleta seletiva está crescendo na cidade, manifestando a vontade da administração de ampliar a política.

Além da nova unidade de Cajazeiras, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí de Mussurunga, que fica na Rua Professor Plínio Garcez de Sena; e no BIG Bompreço Iguatemi.

 

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Representantes de diversas entidades negras celebraram o lançamento dos projetos AfroBiz e AfroEstima, pela Prefeitura de Salvador, nesta quarta-feira (21). As iniciativas compõem dois dos quatros eixos do Plano para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro e chegam para fortalecer o afroempreendedorismo, fomentar a inovação e valorizar o rico caldeirão cultural da cidade, que tem em sua base saberes e tradições africanos.

Na prática, as duas ações do plano são voltadas para os diversos atores envolvidos na cadeia produtiva do turismo étnico-afro, tais como baianas de acarajé, capoeiristas, artistas, designers, artesãos, griôs, blocos afros, afoxés, terreiros, feirantes, ambulantes, produtores culturais, guias de turismo, meios de hospedagem e agências. Quem está inserido em algum desses segmentos passa a ter à disposição uma plataforma virtual, para divulgação de produtos e serviços, além de poder participar de rodadas de negócios e capacitação.

“A capital baiana tem 82% de sua população negra, no setor cultural somos 56%. Precisamos de projetos como esses, que dão visibilidade a nossos empreendimentos e ações, e alavancam a nossa economia”, pontua a presidente da Associação Cultural Aspiral do Reggae, Jussara Santana.

A coordenadora nacional da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), Rita Santos, não tem dúvidas de que o AfroBiz e AfroEstima darão o suporte necessário para que muitas baianas de acarajé se reinventem, após mais de um ano de pandemia. "Desde março do ano passado, a maioria delas ficou sem trabalhar. Acredito que esses projetos irão colaborar para prepará-las para a reinserção no mercado de trabalho”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Comunidades Negras de Salvador (CMCN), Evilásio Bouças, Salvador tem na população negra grande potencial de produção. Segundo ele, com a assistência de políticas públicas, todo esse ativo será estimulado, para geração de novos negócios, emprego e renda. “Iniciativas pensadas com a perspectiva de possibilitar que produtores de cultura e de conhecimento da cidade desenvolvam seus trabalhos, de forma organizada, trarão sem dúvidas grandes frutos, num futuro bem próximo”, comentou.

Já o compositor, publicitário e mestre de capoeira Tonho Matéria enfatizou que a “capital baiana não respira sem a cultura negra”. “Tudo o que temos aqui faz parte disso e seria um erro não dialogar com esse setor, que é composto por inúmeros empreendedores afros”, disse. 

Ele acrescentou que a capoeira é uma das manifestações que mais ajuda a divulgar a capital baiana no mundo. “Ela está em mais de 160 países. Apenas com os eventos que realizo consigo trazer gente de mais de 15 países, anualmente, para a cidade. Agora, com o AfroBiz e AfroEstima, esperamos fomentar o turismo e a cultura local”.

Conteúdos – O AfroBiz é uma plataforma on-line de marketplace, que já está no ar  através do link www.afrobizsalvador.com.br . No site é possível fazer o cadastro, para divulgação e mapeamento de produtos e serviços, que podem ser acessados por investidores e consumidores do Brasil e do mundo.  Ao entrar no endereço eletrônico, é possível acessar diversas seções, que estão organizadas para facilitar busca a conteúdos como “moda & beleza”, “arte & cultura”, “gastronomia”, “religião”, “flora”, “capoeira”, “baiana” e “turismo”.  

Com o AfroEstima, a Prefeitura ofertará capacitações e mentoria afroempreendedora. Serão disponibilizados 13 módulos, em formato de aula expositiva e atividades complementares, envolvendo temas como empreendedorismo, marketing digital, sustentabilidade e gestão de negócios. Essas ações estão previstas para acontecer nas regiões do Centro Antigo, Rio Vermelho, Itapuã/Orla Norte e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades.

 



 

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Pontos apagados, pontos de luzes acesas ou mesmo apagões. Estas são as situações mais comuns encontradas pelos cidadãos na capital baiana e atendidas para reparos pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). As demandas devem ser submetidas através do Fala Salvador, pelo número 156 ou pelo site www.falasalvador.ba.gov.br; pelo App Fala Cidadão, disponível no Google Play; ou pelo WhatsApp da Dsip/Semop, no número (71) 98549-8728.

Além disso, o órgão conta com mais um meio de aproximação com o cidadão: o aplicativo Ilumina Salvador, responsável pela resposta imediata e atendimento a 90% das demandas geradas desde 1º de janeiro deste ano. Nos primeiros cinco meses de 2021, foram realizadas 12.207 substituições de manutenção da iluminação pública da capital baiana. Atualmente, a cidade é iluminada por mais de 170 mil pontos de luz – desse total, cerca de 50% possui iluminação em LED, resultado de ações como o programa Iluminando Nosso Bairro.

"Atuamos em qualquer situação de emergência, como no caso de postes dando choque, luminárias caídas, queda de postes e fios, além de demandas convencionais – a exemplo de pontos apagados e apagões –, quando é interrompida a iluminação de mais de quatro pontos seguidos, ou mesmo pontos acesos durante o dia”, explica o diretor de Iluminação Pública, Junior Magalhães.

Ele ainda afirma que o dia a dia da iluminação pública da cidade é acompanhado, diuturnamente, por meio de videomonitoramento, através do sistema municipal de telegestão. “O atendimento não para e o cidadão pode acionar o 156 que, no prazo de 48h, as solicitações convencionais serão atendidas, sendo as emergenciais resolvidas em até duas horas em toda a cidade”, destaca Magalhães.

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A Prefeitura de Salvador tem trabalhado diariamente para garantir a regularidade do asfalto nas diversas vias da cidade, evitando acidentes e viabilizando a fluidez do trânsito. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) aplicou 16.673 toneladas de massa asfáltica, em aproximadamente 1,9 mil vias de Salvador. O total equivale à quantidade total de ações realizadas pela Operação Tapa-Buraco no período.

Nesta quinta-feira (21), equipes da Seman estiveram no bairro do Calabar e nas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon e Anita Garibaldi, realizando a operação. Na Avenida Reitor Miguel Calmon, de acesso aos bairros do Garcia, Federação, Canela, Barra e região da Garibaldi, o morador Claudionor Oliveira, de 53 anos, aprovou a iniciativa. “É um serviço que traz importante benefício para o povo e evita acidentes. Aqui a gente via que os carros desviavam dos buracos e com isso o risco de acidente era grande. Agora está bem melhor”.

Para a auxiliar administrativa Carla Chagas, de 52 anos, a recomposição do asfalto traz outro benefício: “Esse serviço evita o acúmulo de lama. Esse era um problema recorrente, porque os carros passavam com pressa e davam um banho de água suja em quem estava nas proximidades, principalmente no ponto de ônibus”, explica a pedestre, que trabalha na região. 

“A Operação Tapa-Buraco é realizada com tempo bom. Por isso, temos uma redução das atividades nos meses mais chuvosos. Mas vamos retomar a recuperação da malha asfáltica da cidade, inclusive nos fins de semana e feriados,” anunciou o titular da Seman, Luciano Sandes.

Exemplo disso é que março passado se destacou como o mês em que foi aplicada a maior quantidade de massa asfáltica, um total de 3.144 toneladas. Em junho seguinte, no curso da Operação Chuva, foram aplicadas 2.277 toneladas do material.

O desgaste ocorre de forma intensiva, principalmente em vias de grande fluxo com tráfego permanente de veículos pesados. No período de chuva, a produção de asfalto é interrompida, devido a não aplicabilidade do produto em solo molhado. As situações emergenciais são executadas com asfalto frio (com menor durabilidade), para posterior substituição pelo regular.

Durabilidade – O serviço de tapa-buraco consiste basicamente na retirada da capa asfáltica danificada, permitindo a colocação de uma nova camada. Para garantir a durabilidade do asfalto, mais densidade e resistência, o buraco passa primeiro por um processo de corte, depois recebe uma pintura de ligação, aplicação do asfalto novo e serviço de compactação.

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