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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 126 vagas vagas de emprego nesta segunda-feira (14). Do total, 34 são destinadas para pessoas com deficiência (PCD).

Os candidatos deverão acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remoto, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento.


VAGAS – NÃO-PCD

Técnico de informática
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Operador de CFTV
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Pacote Office, vivência com utilização de ferramentas de monitoramento e disponibilidade de horário e com sistema de escala 12 x 36
Salário: R$1.212,00 + benefícios
3 Vagas

Consultor de vendas
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, desejável ter CNH B e veículo próprio.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Oficial de manutenção (Refrigeração)
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível curso técnico em Refrigeração, Eletrotécnico ou áreas afins.
Salário: R$1.800,00 + benefícios
3 Vagas

Auxiliar de refrigeração
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.300,00 + benefícios
3 Vagas

Empregado doméstico
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter fácil acesso a Itapoan.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Reparador de rede de dados
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com rede, cabeamento UTP e Fibra Óptica, CNH B
Salário: R$1.375,00 + benefícios
1 Vaga

Professor de inglês (estágio)
Ensino superior cursando - Letras com Inglês (noite), a partir do 4º semestre.
Bolsa + benefícios
1 Vaga

Técnico instalador de internet FTTH
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com instalação, menutenção preventiva e corretiva na rede de internet cabeada (UTP e fibra ótica) em ruas e condomínios, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power Meter e clivagem, UTP e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.
Salário: a combinar + benefícios
8 Vagas

Operador de telemarketing ativo e receptivo
Ensino médio completo, seis meses de experiência registrada em uma dessas áreas: Call Cent Consultor de Vendas em Empréstimo Consignado ou Atendimento ao Público, requisitos imprescindíveis: Boa dicção e escrita, conhecimento de informática , disponibilidade para trabalhar noite.
Salário: a combinar + benefícios
40 Vagas

Auxiliar de compras
Ensino completo completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática.
Salário: R$1.430,00 + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de pessoal (estágio)
Ensino superior incompleto exclusiva em Administração (estar cursando a partir do 4º semestre a noite), sem experiência, requisito imprescindível: Conhecimento em Pacote Office.
Bolsa: R$827,48 + benefícios
1 Vaga

Atendente Comercial
Ensino médio completo, seis meses de experiência recente (2017 a 2021), requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e experiência ou como Vendedor ou como Consultor de Vendas, ter disponibilidade para trabalhar na Pituba
Salário: a combinar + benefícios.
1 Vaga

Secretário executivo
Ensino superior completo em Secretariado Executivo ou Administração, seis meses de experiência, ter conhecimento de informática.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de limpeza
Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores de Pernambués e Saramandaia.
Salário: a combinar + benefícios
20 Vagas

Soldador maçariqueiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência
Salário: R$2.000,00 + benefícios
2 Vagas

Técnico de fibra ótica
Ensino médio completo, 6 meses de experiência,
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas

Camareira
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite, vaga zoneada para moradores da região da suburbana e cidade baixa.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Consultor comercial
Ensino superior completo em qualquer curso, seis meses de experiência, imprescindível CNH B e possuir veículo.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Vendedor porta a porta (vaga temporária)
Ensino médio completo, três meses de experiência
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 Vaga

 

VAGAS - PCD

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada para moradores de Pernambués e Saramandaia.
Salário: a combinar + benefícios
3 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga

Operador de telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática
Salário: a combinar + benefícios
30 Vagas

 

 

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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem realizando uma série de ações de combate e controle à disseminação do Aedes aegypti, em diversos bairros da cidade. Na quinta-feira (10), profissionais inspecionaram a região zoossanitária na região do Comércio. Uma equipe composta por seis agentes fiscalizou e tratou pontos estratégicos do Mercado Modelo, docas e terminal marítimo.

As abordagens têm como objetivo identificar os pontos críticos e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses. Nesta semana, foram deflagradas várias vistorias em portos, docas, terminais, aeroporto, rodoviária e estações de metrô.

Durante as ações, também é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes e visitantes dos locais. Os agentes distribuem panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o aedes. O supervisor da região do Centro, Alex Santos, disse que a luta pelo combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya precisa ser de todos.

“Essa ação visa conscientizar a população no sentido de que todos precisam tomar mais cuidado, haja vista que a predominância dos focos é intradomiciliar (dentro dos imóveis), então é necessário que essa batalha contra o mosquito seja cravada por todos. A gente percebe que já há um nível de conhecimento sobre os cuidados e riscos muito maior entre os populares, e nosso trabalho tem contribuído para diminuição de índices de casos das doenças”, afirmou Santos.

Colaboração – De acordo com os dados do CCZ, cerca de 85% dos focos se encontram dentro dos imóveis. A comerciante do Mercado Modelo Rita Pereira, de 43 anos, disse que vai aproveitar as dicas passadas pelos agentes, para evitar que o mosquito se prolifere tanto no local de trabalho, quanto em casa.

“É importante a gente ter conhecimento sobre como evitar ficar doente. No verão a situação é pior, a população precisa ficar atenta e fazer sua parte para que não tenhamos outros tipos de doenças circulando. Já basta a pandemia da Covid-19, que ainda não terminou”, disse.

O vendedor Luís Carlos Pereira, 66 anos, falou sobre a importância da conscientização. “Eu espero que as pessoas tenham entendido. Não adianta culpabilizar ninguém, se a gente não faz nossa parte. São ações simples, que podem evitar doenças e salvar vidas. Não podemos vacilar com o Aedes. As dores da zica, chikungunya e dengue são terríveis. Todo mundo conhece alguém que já teve, e não quer passar por isso novamente”, concluiu.

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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza, nesta sexta-feira (11), vagas para regularizar a situação cadastral de brasileiros vacinados contra a Covid-19 no exterior, com imunizantes autorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os atendimentos começarão a partir de segunda-feira (14) e o agendamento será apenas para registro de vacinação, ou seja, no local não será realizada a imunização

Os interessados deverão fazer agendamento pelo site Vacina Hora Marcada, no site vacinahoramarcadaviagem.saude.salvador.ba.gov.br. Ao comparecer no dia, local e horário marcados, devem levar original e cópia do comprovante de residência e cartão de vacina internacional.

O serviço também contemplará estrangeiros que estão na cidade e voluntários de ensaios clínicos/pesquisas. Todos devem apresentar os documentos acima citados e, no caso dos voluntários, também devem apresentar original e cópia do cartão de vacina obtido no estudo/pesquisa.

A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde diante da falta de informações na Rede Nacional de Dados das pessoas vacinadas em outros países ou imunizadas como voluntárias de pesquisas. Com a regularização da situação cadastral, essas pessoas terão acesso ao Passaporte da Vacina de Salvador com a comprovação da sua condição vacinal, bem como poderão usar o documento em pontos comerciais onde é feita a exigência do mesmo.

 

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Primeira Prefeitura-Bairro de Salvador, a unidade Centro/Brotas, na Rua Guedes de Brito, 1, Centro, completa oito anos neste sábado (12) com uma marca de pouco mais de 402 mil atendimentos realizados desde a implantação, sendo que cerca de 42 mil foram realizados apenas em 2021. A estrutura tem se destacado como um importante meio de descentralização de serviços, levando para perto da população a possibilidade de realizar solicitações e registros essenciais à vida do cidadão.

A data será celebrada na próxima segunda-feira (14) com um bolo, às 16h, e com as presenças do subprefeito da unidade, Alan Muniz, e do secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, que irão cantar parabéns no local.

"A primeira Prefeitura-Bairro implantada em Salvador comemora oito anos de história trazendo consigo uma bagagem de ações e serviços para o cidadão. São mais de 400 mil atendimentos realizados desde a sua inauguração, o que demonstra que estamos sempre trabalhando para oferecer um atendimento cada vez mais efetivo e mais humanizado às pessoas”, afirma Moraes.

Ele ressalta que a população procura a Prefeitura-Bairro por acreditar no que é oferecido no local. “Por isso procuramos estar sempre prontos para atendê-los, e vamos continuar evoluindo, buscando as melhorias, para que esse case de sucesso continue a crescer, alcançando todos os soteropolitanos”, acrescenta.

Para o subprefeito Alan Muniz, que também é o mais antigo à frente de Prefeituras-Bairro, é uma felicidade poder comemorar a data, que marca uma significativa mudança na administração municipal. "A Prefeitura-Bairro Centro/Brotas traz para a população as ações de diversas secretarias municipais e de outros órgãos, a exemplo do INSS. A finalidade é atender ao cidadão com a disponibilização de variados serviços na nossa regional, que conta com 23 bairros. Em nível de demografia, ela é uma das maiores e tem esse principal papel de interagir com a comunidade, fazer com que o serviço público chegue mais facilmente, com excelência, inclusão e transparência até o cidadão”, afirma.

Procura – Atualmente, a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas conta com 30 funcionários, prestando uma média de 180 atendimentos diários. No ano passado, por exemplo, os serviços mais demandados no ano passado foram a marcação de consultas e exames (81.647), a solicitação de 2ª via do cartão SUS (81.285), a atualização no programa Casa Verde e Amarela (65.726) e a atualização e inclusão no Cadastro Único (57.209).

Dezenas de outros serviços e atividades estão disponíveis no local, a exemplo da solicitação de emissão e segunda via do Certificado de Alistamento Militar, agendamento para o programa Primeiro Passo, apresentação de condutor infrator, cálculo da guia de Previdência Social, pedido de credencial de estacionamento em vaga especial para idosos e pessoas com deficiência, dispensação de medicamentos, emissão de carteira de trabalho e pesquisa de emprego junto ao Simm, entre outros.

Muniz destaca ainda como outra frente importante: a atuação dos subprefeitos na escuta das associações e conselhos comunitários, fazendo com que a gestão fique mais próxima das comunidades e facilitando os acessos aos serviços públicos. “É um legado dentro do município, deixando a gestão ciente do dia a dia, das situações e principais demandas de cada regional e de cada bairro”.

Atendimento – Os atendimentos nas dez Prefeituras-Bairro (Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria), todas climatizadas e com acessibilidade, são realizados preferencialmente mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada. salvador. ba. gov. br ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.

 

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Acontece neste sábado (12) a 5ª edição do Dia da Criança é Dia de Vacina, que terá como público-alvo crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos, residentes de Salvador. Mais de 30 postos estarão funcionando, das 8 às 16h, em diversos pontos da cidade. Todos devem estar com o nome disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br.

Será disponibilizada a 1ª dose do imunizante CoronaVac para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, com exceção dos pequeninos com comorbidade e/ou deficiência permanente, gestantes e puérperas. Já a 1ª dose do imunizante Pfizer será oferecida para todas as crianças de 5 a 11 anos, incluindo as com comorbidades e/ou deficiência permanente.

Na estratégia deste sábado (12) estará suspensa a 1ª, 2ª e 3ª dose para todos os demais públicos habilitados para a vacinação contra a Covid-19 na capital baiana, e a imunização contra a gripe.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

1ª DOSE – CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS – PFIZER

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Beira Mangue, USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF São Marcos, USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Centro de Saúde Mental Rubin de Pinho (Bonfim), USF Curralinho, USF Ceasa (CIA/Aeroporto), USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e Clube de Periperi.

1ª DOSE – CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – CORONAVAC (EXCETO COM COMORBIDADE, DEFICIÊNCIA PERMANENTE, GESTANTE OU PUÉRPERA)

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Tubarão, USF Plataforma, USF Teotônio Vilela (Fazenda Coutos), USF Colinas de Periperi, USF Cajazeiras V, USF Federação, USF Sussuarana, USF Doron, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Cambonas, USF Antônio Lazzarotto (Plataforma), UBS Mário Andrea (Sete Portas), USF Pituaçu, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba) e UBS José Mariane (Itapuã).

 

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As oportunidades proporcionadas pela plafatorma Afrobiz foram apresentadas a mulheres negras e empreendedoras de Salvador, em encontro ocorrido nesta sexta-feira (11), na sede do Instituto A Mulherada, no Centro. A ferramenta foi criada em julho do ano passado pela Prefeitura, no sentido de potencializar, fomentar e divulgar o comércio e turismo étnico da cidade.

A assessora especial da Secult, Monica Kalile, afirmou que essa é uma grande oportunidade de fomentar e impulsionar os negócios já existentes dos afroempreendedores soteropolitanos, e as mulheres são uma grande referência. “É muito importante que as novas tecnologias possam ampliar cada vez mais os negócios dessas trabalhadoras. A plataforma visa dinamizar, empoderar e trazer informações novas e, assim, teremos a curto, médio e longo prazo pessoas mais engajadas no mercado de trabalho. Salvador está dando um exemplo, dando essa oportunidade para que os empreendedores possam ir além”.

Para Elma Andrade, assistente social do Instituto, o desafio de fomentar empreendedores é bastante grande, e apresentar a plataforma neste momento de enfrentamento da pandemia é bastante importante. “Nos reunirmos com essas mulheres e poder dizer como elas podem ofertar o serviço delas é fundamental”, pontuou.

Aos 71 anos, a funcionária pública Marinalva Nascimento viu na confecção de bonecos uma oportunidade de empreender. Ela costumava vender os produtos para as amigas no trabalho e, com a pandemia, as vendas diminuíram. “Minha filha me falou do AfroBiz e fiz questão de vir. Aqui estou tendo contato com empreendedores, criando uma expectativa de conhecimento e inovação, recebendo conteúdo para incrementar as vendas. A gente tem que buscar ferramentas para conseguir nossos objetivos. A partir do momento que fazemos trocas, os conhecimentos se expandem e, assim, conseguimos ir além”.

Durante o encontro, os participantes assistiram a uma palestra sobre empreendedorismo com Geise Oliveira, do Instituto Íris. “Também falamos sobre o empreendedorismo feminino e a participação econômica dessas mulheres em casa, já que a maioria é chefe de família. O poder público criou alternativas de viabilização dos negócios e a maioria das cadastradas são mulheres que estão começando a formar uma cadeia produtiva, e aparecer mais economicamente em sociedade”.

Geise conta que tem recebido relatos de mulheres que realizam vendas através da plataforma. São mulheres que nem sempre conseguem criar um site ou rede social, e que hoje usam o AfroBiz como ferramenta positiva de divulgação.

Funcionamento – O AfroBiz Salvador é uma iniciativa que faz parte das ações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os interessados podem fazer o cadastro no site www.afrobizsalvador.com.br.

São aptos a participar da ação afroempreendedores residentes de Salvador que trabalham como baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros atores que fortalecem o Turismo Étnico-Afro da capital.

 

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A Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, foi beneficiada com um conjunto de restaurações realizadas pela Prefeitura nos painéis de azulejos do corredor lateral do templo, no arco do cruzeiro e na cancela da capela-mor. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (11), ao lado do titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e do padre Edson Menezes, reitor do templo.

A iniciativa valorizou ainda mais a igreja, que é considerada um dos maiores ícones de fé dos baianos. A ação integra os investimentos da Prefeitura na manutenção de espaços que fazem parte do patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade.

Na ocasião, o prefeito lembrou as intervenções promovidas anteriormente no templo, e reiterou que governa para todos na cidade, independente da religião, preferência política ou classe social. “Essa é mais uma etapa da recuperação deste equipamento, que é um dos principais pontos turísticos dessa cidade, e que representa todas as formas de manifestação de fé em Salvador. Aqui é o espaço do respeito e do combate à intolerância religiosa, que não permite nenhum tipo de discriminação. Cada um tem o seu caminho para chegar a Deus, e precisamos respeitar isto”.

Restauração – O trabalho de restauração na Basílica do Bonfim contou com investimento de quase R$400 mil, com recursos de emenda parlamentar e executados pela administração municipal. Durante os serviços, o templo continuou em funcionamento, não prejudicando as missas e demais atividades religiosas.

Coordenadas pela Secult, as melhorias alcançaram 2,3 mil azulejos portugueses do século XIX, localizados no interior do santuário, e que apresentavam desgastes em função do tempo. Para a execução do projeto, foi feita documentação fotográfica inicial, ampla e detalhada dos elementos que seriam alvos da restauração, assim como mapeamento e marcação dos azulejos para desmonte e montagem das peças.

Os itens a serem recuperados passaram por limpeza e dessalinização, seguindo a colagem das peças fraturadas, fixação do vidrado e a consolidação e prótese das lacunas. Já o arco do cruzeiro e o cancelo da capela-mor receberam limpeza, consolidação estrutural e próteses, assim como envernizamento protetivo.

O secretário Fábio Mota falou da recuperação das peças históricas do templo religioso. “Essa ação é de suma importância para a preservação do patrimônio histórico de Salvador. A Igreja do Bonfim é um dos principais indutores turísticos da cidade do Salvador, um dos pontos mais visitados da capital, e essa recuperação qualifica ainda mais o destino Salvador para baianos e turistas”.

Histórico – A Basílica Senhor do Bonfim já passou por outras restaurações. Em 2019, foram recuperados a capela-mor, cobertura, retábulo do altar-mor e do forro e molduras dos óculos do forro, além da escada atrás do nicho, instalações elétricas, portas de acesso às sacristias, tribunas e pilastras.

Além disso, a Prefeitura entregou, naquele mesmo ano, toda a Colina Sagrada requalificada. A intervenção envolveu a colocação de nova pavimentação na Praça do Largo e na Baixa do Bonfim, sendo feita, ainda, a implantação de novo velário e da Casa da Água Benta, com painel de madeira confeccionado pelo artista Bel Borba.

No entorno da basílica, as obras envolveram o redesenho da parte baixa, que ficou integrada aos arcos da Ladeira do Bonfim. Foram implantados paisagismo, nova pavimentação e iluminação em LED, proporcionando ambiente mais seguro e agradável para a população.

O Mercado dos Arcos foi requalificado e o centro da Praça Euzébio de Matos ganhou um pequeno palco para realização de eventos pela comunidade. Nesse local, também foi construído um estacionamento público com baias para ônibus e vagas para vans e motocicletas.

“A Igreja possui um patrimônio muito rico, que precisa ser conservado, e para isso sempre temos contado com o apoio da Prefeitura. Com as melhorias aqui realizadas, pouco a pouco tornamos este santuário um lugar onde as pessoas se sentem bem, pela misericórdia do Senhor do Bonfim”, destacou o padre Edson Menezes.

A professora carioca Regina Azevedo, 70 anos, afirma ter como tradição ir ao Bonfim sempre que está em Salvador e reforçou a importância do templo religioso para o exercício da fé. “Todas as vezes que venho à cidade, subo a Colina, para agradecer. É muito forte o que sentimos nesta igreja. Estar aqui traz paz, também é possível perceber como pessoas de outras religiões são recebidas e respeitadas neste templo. Aqui é a casa de Deus e a gente se sente muito bem acolhido. Ainda não vi um templo com esse nível de respeito”, relatou.

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Inaugurada há pouco menos de cinco meses, a Cidade da Música da Bahia já registrou mais de 36 mil visitas. O equipamento, inaugurado em setembro do ano passado, está localizado na Praça Visconde de Cayru, no Comércio. Cerca de 500 pessoas passam diariamente pela estrutura. 

Os visitantes encontram um espaço de quase 2 mil m², dividido em quatro pavimentos que reúnem tecnologia, interatividade e um acervo cultural para contar a história musical da Bahia. O equipamento é composto por bibliotecas, midiateca, centro de pesquisa, cafeteria, recursos audiovisuais, telas de projeção, estúdio para gravação, cabines de vidro, cenografias, uma sala de karaokê, dentre outros serviços. 

“Esses meses de funcionamento têm surpreendido de forma positiva a todos nós, porque estamos observando o intenso fluxo de pessoas, e elas estão saindo encantadas com o que estão encontrando aqui. Estamos recebendo muitos visitantes turistas e também residentes de Salvador, e isso representa muito para nossa cultura”, disse a supervisora da Cidade da Música, Nany Oliveira. 

Impressões – Visitando o museu pela primeira vez, o aposentado e residente de Salvador, José Deodato Bastos, de 61 anos, disse ter ficado encantado com todo o serviço disponibilizado pelo equipamento. 

“Trouxe minha filha e minha esposa comigo, e foi surpreendente demais saber que nossa cidade possui um equipamento fabuloso e sensacional como a Cidade da Música. Toda a população deveria realizar a visitação neste trabalho cultural tão maravilhoso e significativo para a história da música”. 

A turista de São Paulo Beatriz Santos, de 25 anos, está visitando a cidade pela segunda vez, mas foi a primeira vez que visitou o equipamento. “Foi uma experiência muito completa e rica, eu aprendi coisas que eu jamais imaginaria ter conhecimento, pude me aprofundar mais e tirar diversas dúvidas. Todos estão de parabéns”. 

Acompanhada do marido, a doceira Mariana Andrade, de 36 anos, disse ter gostado demais do serviço ofertado. “Essa oportunidade de você interagir com os equipamentos é fantástica demais. Isso aqui é um grande resgate da música, bairros e artistas do nosso estado”. 

Funcionamento – A Cidade da Música da Bahia funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h. Quem desejar visitar o equipamento deve acessar o site www.cidadedamusicadabahia.com.br, fazer um cadastro e escolher o dia da visitação. O valor de ingresso custa R$20 (inteira) e R$10 (meia) para residentes em Salvador, estudantes e idosos. 

Durante a visita é necessário apresentar o comprovante físico de vacinação para Covid-19 ou a versão digital, através dos aplicativos ConectSUS ou Comprovante de Vacinação Digital (CVD), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador. Além disso, é essencial manter o uso de máscara e higienização das mãos.

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Uma nova remessa com 125 mil fraldas geriátricas para distribuição gratuita para pessoas com deficiência e idosos chegou, na última quarta-feira (10), à Central de Logística da Prefeitura, na BR-324. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantiu a nova compra do produto – com recursos próprios –para regularizar o estoque nos postos de saúde.

Esta é a segunda entrega em menos de uma semana, totalizando 225 mil fraldas na rede municipal de saúde. A previsão é de que, até esta sexta-feira (12), todos os distritos sanitários estejam abastecidos com o produto. Uma nova remessa deve chegar na próxima semana, totalizando 350 mil unidades.

A SMS disponibiliza 100 fraldas por mês para cada beneficiado, desde que seja cadastrado na pasta. O esforço municipal visa regularizar o serviço de entrega do insumo, que sofreu desabastecimento devido à incapacidade da empresa, vencedora da última licitação, de entregar o produto, alegando falta de matéria-prima para confecção das fraldas.

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