O primeiro dia do ano chegou com muita música em Salvador. Os shows de Caian, Olodum, Daniela Mercury e Avenida Sete deram boas vindas a 2017 e, ao mesmo tempo, um até logo à maior festa de fim de ano do país. Ao longo dos cinco dias e das 50 horas de música, mais de 1, 6 milhão de pessoas passaram pela Arena Daniela Mercury, com 500 mil pessoas no dia da virada. Ou seja, um Réveillon que bateu todos os recordes. E o melhor: sem ocorrências graves na segurança ou na área de saúde.

O prefeito ACM Neto fez hoje (02) uma avaliação final do Réveillon. "O importante é que fizemos uma festa que promoveu geração de empregos diretos e indiretos, renda e movimentação da economia da cidade, aquecendo o turismo. Hoje, as imagens da festa estão rodando o mundo inteiro. Do ambulante até o grande comerciante, todos ficaram satisfeitos com o sucesso econômico do evento, pois todos lucraram. E fizemos isso contando com recursos da iniciativa privada. Agora, vamos começar a planejar o próximo Réveillon para que ele seja ainda melhor e renda ainda mais frutos para a cidade".

A ocupação média dos hotéis da cidade foi de 97% no dia da virada. Os estabelecimentos do Campo Grande, Barra e Rio Vermelho chegaram a 100% dos quarto preenchidos. Mesmo com uma ocupação recorde, o setor acredita que muitas 60% dos visitantes ficaram hospedadas em casas de parentes, amigos ou em imóveis alugados. Com os números do setor hoteleiro, acreditasse que Salvador recebeu nesses cinco dias 410 mil turistas, onde cerca de 200 mil são oriundos do interior da Bahia, 150 mil de outros estados brasileiros e 60 mil de outros países.

O turista que vem a Salvador gasta em média R$980. Sendo assim, pesquisas revelam que o incremento econômico na cidade, apenas com turismo, pode ter chegado a R$ 400 milhões no período do Réveillon. Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, a estratégia adotada pela administração municipal este ano, de sair na frente das demais capitais brasileiras na divulgação da festa, foi um sucesso. “As pessoas vieram, a cidade estava cheia, os shows aconteceram sem nenhum atraso, às operações de mobilidade, trânsito, saúde e segurança foram um verdadeiro sucesso. Enfim, foi tudo executado da forma planejada e tivemos um evento de primeira linha”, afirmou o gestor.