Com 60 câmeras à disposição, o sistema de videomonitoramento montado na Arena Daniela Mercury, além de garantir mais segurança à população que visita o espaço, também auxilia na prevenção de incidentes na estrutura do Réveillon da capital baiana. A utilização destes equipamentos permite checagem mais ampla do perímetro da festa e observação de possíveis ocorrências.

De acordo com Benedito da Silva, coordenador do Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento (Cicomv) da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio das câmeras é possível monitorar os pontos sensíveis da festa de forma mais ampla, sob uma perspectiva diferenciada. "Utilizamos este material para orientar nosso efetivo dentro da Arena, além de dar apoio tático operacional no direcionamento das equipes em locais onde há denúncia de furtos e demais infrações".

Os equipamentos funcionam 24 horas por dia, durante os cinco dias de evento. As câmeras estão dispostas em todo o perímetro da Arena Daniela Mercury, buscando auxiliar as ações da GCM, Saltur, Transalvador e demais órgãos envolvidos na operação.

Junto à GCM, atuam o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento e o SIGCMS - Serviço de Inteligência -, todos com bases localizadas na área, contando com a atuação efetiva de mais de 20 servidores totalmente dedicados ao monitoramento.

"O sistema de videomonitoramento tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população. Dentre as atividades realizadas, estão ainda a identificação e prevenção de ações delituosas na festa, suporte no patrulhamento operacional, apoio às operações de trânsito, ordenamento do público e prevenção de outras atividades irregulares", reforça Benedito.

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção de Violência da GCM, Maurício Lima, lembra que a corporação segue trabalhando intensamente desde o primeiro dia do Festival Virada para garantir segurança, conforto e a proteção de todos os envolvidos de alguma forma com a festa.

"Além disso, estamos auxiliando na segurança dos prestadores de serviço da Prefeitura. Temos, no total, 603 agentes atuando todos os dias, desde a abertura dos portões da Arena Daniela Mercury, sempre empenhados em fazer o Réveillon mais seguro possível", afirma.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.