0
0
0
s2sdefault

Com a chegada do Réveillon, é importante reforçar os cuidados necessários para garantir a segurança e o bem estar de todos que irão à praia durante os festejos do Festival Virada Salvador. Para tanto, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) fornece recomendações importantes para manter a segurança de adultos e crianças também durante as celebrações de Ano Novo.

Entre o último sábado (30) e a manhã deste domingo (31), último dia de 2023, a Salvamar realizou 209 ações preventivas na praia da Boca do Rio, próxima à Arena Daniela Mercury, onde ocorre o Festival Virada Salvador. Foi registrada uma ocorrência de afogamento, com socorro realizado imediatamente. A autarquia conta com 16 agentes mobilizados nesta operação Réveillon em esquema de plantão 24 horas.

Como explica Fred Moraes Lima, chefe do Setor de Busca e Salvamento da Salvamar, é preciso estar ciente das condições do mar antes de entrar na água. É necessário que se verifique a presença de correntes, ondas fortes ou áreas de risco. É essencial seguir as orientações dos salva-vidas, evitando nadar em locais não supervisionados e manter-se próximo aos postos de salvamento, onde os salva-vidas estão de prontidão para qualquer emergência.

"Eles são treinados para lidar com situações de resgate e prestação de primeiros socorros. Respeite as bandeiras de sinalização, pois elas indicam as condições do mar e são uma forma de comunicação entre os salva-vidas e os banhistas. A bandeira vermelha indica mar perigoso, a amarela indica atenção. Respeite as orientações das bandeiras e evite entrar na água quando houver bandeira vermelha", afirma Fred Moraes Lima.

É necessário também ter cuidado com as crianças, que devem ser mantidas sempre sob supervisão e próximas aos responsáveis e cientes sobre os perigos do mar e da importância de seguir as orientações dos salva-vidas. Quando houver consumo de bebidas alcoólicas, o agente recomenda evitar entrar no mar, pois as condições físicas ficam bastante vulneráveis em condição de qualquer tipo de correnteza.

A Salvamar tem adotado diversas medidas para assegurar um Réveillon tranquilo para todos. Entre elas, monitoramento constante das condições do mar e atualização das bandeiras de sinalização, orientação e conscientização dos banhistas sobre os cuidados necessários para a segurança no banho de mar. "A Salvamar está empenhada ainda em garantir a segurança de todos os banhistas e trabalha em parceria com outros órgãos e entidades para proporcionar um Réveillon seguro e tranquilo", completa Fred Moraes.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...