Prefeitura oferece atrações de todos os tipos e gostos que irão ocupar as ruas e equipamentos culturais

O final de semana promete ser bem badalado na cidade com a realização de vários eventos ao ar livre e gratuitos apoiados pela Prefeitura por meio da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos. Música, arte, poesia, moda, esporte, gastronomia e solidariedade vão tomar conta das ruas e das praças e oferecem opções de lazer.

Pelourinho Dia e Noite – A programação cultural começa nesta quinta-feira (10) às 19h com o projeto "Poesia no Pelô", que recebe a arte urbana do grupo Coisas de Rua, levando performances de estética afro em diversas linguagens, como poesia, dança e música percussiva para as ruas, bares e restaurantes locais.

Na sexta-feira (11) o “Música nas Esquinas” começa às 18h. O Trio Saravá Jazz Tabuleiro vai se apresentar no Cruzeiro de São Francisco e e formado por Márcio Pereira (guitarra e direção musical), Ângelo Santiago (contrabaixo acústico) e Carlos Careca (bateria). O grupo apresenta uma combinação entre a tradição do jazz e as raízes da música baiana.

O grupo Orí Esé se apresenta no sábado (12), às 19h, pelas ruas do Pelourinho. O Orí Esé é um produto artístico novo, composto por músicos experientes, como Paulo Batera (baterista e arranjador do Psirico) e Igor Almeida (Trombone di Buteco e Timbalada). A característica deste som é o estudo da música afro sacra e a principal referência é o método UPB desenvolvido por Letieres Leite.

Para finalizar com chave de ouro, no domingo (13), às 11h, na Igreja do Rosário dos Pretos, o Concerto nas Igrejas recebe Hermógenes Araújo. O duo de vibrafone e violão, executados pelos músicos Hermógenes Araújo e Maurício Lourenço, toca um repertório que passeia pela música popular brasileira em versão instrumental. O público poderá apreciar canções de Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Hermeto Pascoal, Dominguinhos e outros.

Espaço Cultural da Barroquinha – O espetáculo “Isto não é uma mulata” faz parte da continuação da celebração do mês da mulher e é projeto contemplado pelo edital Arte Todo Dia – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos. As apresentações acontecem em curtíssima temporada no Espaço Cultural Barroquinha nesta sexta, sábado e domingo.

Na sexta-feira (11), haverá duas sessões, às 15h e às 19h, com entrada franca e voltada para formação de plateia, com a presença de escolas, projetos sociais e faculdades. Já no sábado e domingo, às 19h, as apresentações são abertas ao público com ingressos a preços populares de R$20 e R$10, disponíveis na bilheteria do espaço a partir das 17h.

Boa Praça – Já virou tradição ocupar a Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. Na edição deste final de semana, no sábado (12) o som fica por conta do DJ Mauro Telefunksoul, Ana Mametto e outros artistas. A novidade será o projeto “Poema frito na hora”, do poeta James Martins. Funciona com uma banquinha de pastel frito na hora e poemas manufaturados de acordo com a vontade do freguês.

O Boa Praça acontece no sábado (12), das 11h às 19h, e no domingo (13), das 9h às 19h. Quem quiser pode ajudar a Instituição Beneficente Conceição Macêdo, que atua no combate às mazelas do HIV e cuida de crianças portadoras da doença. Basta levar um quilo de alimento não-perecível.

Feira da Cidade – Águas de março fechando o verão com apresentações especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher n Feira da Cidade. Desta vez, o evento será montado no canteiro central do Imbuí. Quem quiser curtir gastronomia, vinil, moda, música, um timaço de DJs femininas, artesanato e fazer aquele piquenique é só chegar no sábado (12), das 11h às 20h, e no domingo (13), das 10h às 20h. Além disso, uma intervenção artística será feita por uma sanfoneira vestida com uma lona de circo.