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Profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participaram, nesta quarta-feira (25), de uma capacitação sobre a violência contra a mulher. A ação faz parte do Alerta Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). 

O objetivo do projeto é capacitar servidores e demais profissionais do Município, além da população em geral, levando conhecimentos importantes sobre o tema na tentativa de erradicar a violência contra a mulher na cidade.

“Está de parabéns esse trabalho que a SPMJ vem fazendo, passando em várias pastas e em vários setores para trazer essa reflexão de enfrentamento à violência contra a mulher. É uma iniciativa muito importante e a Limpurb estará sempre de portas abertas para essa parceria”, afirmou o presidente Omar Gordilho.

No caso da capacitação ocorrida na Limpurb, além do foco na educação, as equipes treinaram os profissionais – a maioria homens – para que possam se tornar pontos focais, no intuito de identificar mulheres vítimas de violência e encaminhá-las para um dos centros de referência à mulher do município.

“Aqui na Limpurb, em especial, nós vamos constituir este segundo pilar do projeto, que é o de diagnóstico dos casos de violência. Então, vamos educar para que eles entendam como fazer um diagnóstico inicial e, primeiramente, promover o encaminhamento dessas mulheres para um dos centros de referência na Prefeitura”, explicou a diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira.

Ela acrescenta que nem sempre a primeira porta é a delegacia, porque há casos em que a mulher não está preparada para fazer a denúncia. “A partir dos três centros municipais de referência, a mulher tem um suporte de atendimento e, se for o caso, de acompanhamento até se sentir fortalecida o suficiente. Os equipamentos também realizam os encaminhamentos necessários para a rede referenciada, o que inclui a delegacia e demais órgãos relacionados, a exemplo da Defensoria Pública e Ministério Público, entre outros”, completou Fernanda.

Próxima ação – Nesta quinta-feira (26), às 9h, o projeto estará no Casarão 17, no Pelourinho, capacitando bares e restaurantes com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel), do Shopping Barra e da Amvox.

Desde o mês de março, o Alerta Salvador já capacitou os colaboradores de todas as dez Prefeituras-Bairro, profissionais do Morar Melhor, das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). As ações serão desenvolvidas até o final do ano, abrangendo, inclusive, colaboradores que atuam nas ilhas administradas por Salvador.

“Toda a porta de entrada da Prefeitura está tendo prioridade nas capacitações, porque uma das ações do programa é identificar e diagnosticar para que essa mulher saiba qual ponto da rede acessar de imediato para ter acolhimento”, afirmou a coordenadora de Políticas Temáticas da SPMJ, Juliana Guanaes.

Centros de Referência – O Município dispõe de três Centros de Referência e Atendimento ao Público Feminino: a Casa de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, situado na Cidade Baixa; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. O agendamento de atendimento pode ser feito por meio dos telefones (71) 3235-4268 (Loreta Valadares) e (71) 3611-5305 (Arlette Magalhães).

 

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Os protocolos sanitários para a realização do evento-teste que acontecerá na próxima sexta-feira (27), a partir das 18h, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, foram divulgados nesta quarta (25) no Diário Oficial do Município (DOM). A programação no local, que foi organizada por entidades que representam o setor de eventos culturais e artísticos, deverá seguir as regras de segurança para coibir o contágio da Covid-19 entre artistas e o público participante.

Com shows a céu aberto, o evento terá limite de 500 convidados (todos com pelo menos a primeira dose da vacina), distribuídos em agrupamentos de lounges de 4 x 4 metros para quatro pessoas.

Dentre as principais medidas sanitárias estabelecidas é o uso obrigatório de máscara de proteção no rosto durante toda a área do evento – o utensílio só pode ser retirado durante a ingestão de bebidas e alimentos. Na chegada ao Centro de Convenções, a temperatura dos colaboradores, prestadores de serviço e convidados deve ser aferida, e aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C devem ser orientados a procurarem um serviço de saúde.

Totens de álcool em gel 70% deverão estar colocados nos acessos, assim como na entrada dos sanitários, na área de fornecimento de produtos alimentícios e em pontos de maior circulação de pessoas. Além disso, todo o leiaute do local do evento deve ser organizado, com entrada e saída específicas dos frequentadores, a fim controlar os fluxos de circulação entre as pessoas e evitar filas e aglomerações.

O piso, por sua vez, deverá ser demarcado com sinalização para orientar o fluxo dos participantes, assim como a distância mínima que deverá ser adotada por todos. Estará proibido, em qualquer momento, o uso de catracas, borboletas ou assemelhados.

Refeições – Só serão permitidas a venda e distribuição de lanches previamente montados em embalagens individuais e protegidas com filme plástico. No caso de bebidas industrializadas, estas devem ser disponibilizadas em suas embalagens originais.

As máscaras poderão ser retiradas somente nos momentos das refeições, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Já o uso de bebedouros nos espaços comuns estará proibido.

Distanciamento – O distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas deve ser observado em todas as áreas de circulação. Ficam proibidas quaisquer atividades interativas que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas ou da equipe de produção com o público.

O acesso ao palco e camarins será limitado apenas às equipes técnicas e artistas, sempre mantendo o distanciamento previsto no protocolo geral e o uso constante das máscaras faciais. Também não estão autorizadas visitas ao camarim ou áreas de preparação dos artistas pelos convidados, tanto antes quanto após as apresentações.

Artistas – Será facultado o uso de máscaras pelos artistas durante as apresentações, desde que respeitado o limite mínimo de distanciamento de, pelo menos, cinco metros com o público. Os microfones devem ser de uso exclusivo para cada artista durante as apresentações e deverão ser higienizados ao final.

Não poderão ser servidos buffets compartilhados nos camarins, devendo-se utilizar kits individuais, preferencialmente com bebidas e comidas industrializadas na embalagem original dos fabricantes. Além disso, os artistas não poderão compartilhar figurinos e maquiagens, assim como utensílios de uso pessoal, a exemplo de toalhas e garrafas de água.

Controle e prevenção – O acesso aos sanitários deve ser controlado, devendo as eventuais filas serem organizadas na área externa destes ambientes, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Fica proibido sair do lounge durante o evento sem prévia autorização da equipe de staff.

O lixo e resíduos devem ser removidos constantemente de forma segura, sendo disponibilizados cestos de descartes próximos aos lounges. Convidados, funcionários e artistas devem realizar o teste de detecção da Covid-19 antes (48 horas até ou no momento do evento) e após o evento (até 15 dias). É obrigatório que todos os convidados e artistas estejam com esquema vacinal com 30 dias de comprovação da aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus.

Além disso, todos os convidados deverão assinar, de forma eletrônica por meio de plataforma digital, o Termo de Responsabilidade para monitoramento posterior e concordância com a disponibilização de dados – exceto informações consideradas sigilosas – que será encaminhado pela produção para participação do evento-teste.

 

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A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) entrega cestas básicas para mais três categorias contempladas no programa Salvador por Todos. Os guardadores de trânsito, baleiros, trabalhadores em eventos e recicladores que ainda não buscaram os mantimentos podem se dirigir nesta quarta-feira (25), até 16h, ao prédio do Cuidar, na Avenida Jequitaia, no Comércio, local em que 970 cestas estarão disponíveis. A ação está sendo realizada de forma gradual, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.

Para o guardador Marivaldo dos Santos, que compareceu ao local, a cesta foi recebida em uma época bastante crucial. “Um momento bastante difícil com essa pandemia, o trabalho anda bem devagar e foi bem gratificante recebê-la”, agradeceu.

Também guardador, Natanael Silva foi só gratidão à Prefeitura. “Para mim esses mantimentos ajudarão muito e agradeço muito à Prefeitura. Que Deus ilumine a todos para nos ajudar sempre”, conclamou.

O titular da Sempre, Kiki Bispo, assegurou que todos os esforços possíveis para auxiliar as pessoas mais carentes serão realizados. “Salvador é a única cidade brasileira que mantém o pagamento do benefício, financiado com recursos próprios e sem interrupções. Agora, com novas regras, estamos disponibilizando cestas básicas de qualidade, de forma a beneficiar as famílias soteropolitanas e, não mediremos esforços para ajudar os que mais precisam”.

O programa, a partir do novo decreto 9.588/2021 aprovado pela Câmara de Vereadores em julho deste ano, realiza a entrega dos alimentos para pessoas em situação de rua, ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, feirantes, baleiros, guardadores de carro, recicladores, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo, e outros beneficiários do auxílio, acima de 42 anos. Já o valor de R$270 é pago para os trabalhadores informais e pessoas em situação de vulnerabilidade com idade inferior a 42 anos.

 

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Nesta quarta-feira (25) é celebrado o Dia do Feirante. Em Salvador, são quase 1 mil trabalhadores licenciados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que atuam diariamente em 19 espaços em busca do próprio sustento e, claro, mantendo o legado de uma das profissões mais essenciais para a população.

São histórias de luta e orgulho como a de Luzineide Silva, de 48 anos, que se emociona ao falar sobre a trajetória de vida no ramo – ela atua no Núcleo de Abastecimento (Nacs) de Itapuã. “Meu pai era feirante e eu e meus irmãos fomos criados nesse ambiente. Somos uma família de homens e mulheres trabalhadores e honestos. Hoje minha filha tem 22 anos, não trabalha aqui, mas foi através do meu suor de feirante que ela se formou e se tornou a mulher que é hoje. Foi meu primeiro trabalho e, nesses 30 anos, aqui eu trato todo mundo com respeito e recebo o mesmo tratamento. Não tenho o que reclamar, é o que eu sei fazer".

Há quatro anos exercendo a atividade no Nacs Itapuã, Jocileide Freire, 34 anos, destaca a luta do trabalho, mas não esconde o orgulho que tem da profissão. "Para trabalhar na feira é preciso ser guerreiro. Tem que ter força para madrugar diariamente e vim para a batalha. Mas, a verdade é que eu gosto dessa luta, é daqui que eu e minha família levamos o pão de cada dia para nosso lar. Fora meus dois funcionários, que também vivem do que é vendido na barraca. Meu marido é filho de feirante e é isso que gostamos de fazer. A profissão tem passado de geração para geração”.

A titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, destaca a atividade como fundamental para muitas famílias soteropolitanas. “Neste dia especial para esses profissionais, ressaltamos a importância deles para a economia local e o papel essencial que historicamente desempenham. Os feirantes da nossa cidade realizam o papel vital a favor do consumidor, que busca por alimentos frescos e preços melhores”, avalia.

Gestão – As feiras administradas pela gestão municipal estão localizadas nos bairros de Boa Viagem, Bonfim, Castelo Branco, Cosme de Farias, Fazenda Coutos, Fazenda Grande do Retiro, IAPI, Imbuí, Liberdade, Largo do Tanque, Lobato, Mussurunga, Nordeste de Amaralinas, Parque da Cidade, Tancredo Neves, Vale das Pedrinhas, Stella Mares e Valéria. As feiras móveis funcionam das 6h às 13h, enquanto as fixas têm funcionamento das 6h às 17h.

O coordenador de Feiras e Mercados da Semop, Paulo Cristiano Ferreira, destaca que a pasta tem procurado dar o melhor tratamento aos feirantes, incluindo infraestrutura adequada dos espaços e, neste período de enfrentamento à Covid-19, a adoção de protocolos de segurança sanitária.

"As barracas são fontes de serviço e trabalho. Por isso, a atuação da Semop é para garantir a dignidade e os direitos dos feirantes, disponibilizando o melhor para eles e, claro, buscando melhoria para os consumidores", afirma.

Cadastro – A Semop possui um cadastro de reserva que é preenchido de acordo com a desistência dos profissionais atuais. Para licença nas feiras regulares é necessário o preenchimento da solicitação, através do formulário de Requerimento de Feirante, retirado na Coordenadoria de Feiras e Mercados (CFM), na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela, 2562.

O solicitante também deve entregar uma foto 3x4, cópias do RG, CPF, comprovante de residência, atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e certidão negativa de débitos, emitida pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

 

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A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) vai publicar, nos próximos dias, uma portaria instaurando um Gabinete de Gestão de Crise, que irá atuar em situações onde há riscos para a operação de transporte, bem como à integridade física dos rodoviários e usuários do sistema. O comitê será composto por instituições ligadas diretamente à operação do transporte por ônibus e à segurança pública.

O comitê será composto por uma equipe da Semob, com representantes do setor de fiscalização e de programação, da Integra, da concessionária que atende a região em crise, da Prefeitura-Bairro da área, Guarda Municipal, do Sindicato dos Rodoviários, além de um representante convidado da Polícia Militar. O gabinete será acionado sempre que forem identificadas situações de crise, riscos, incidentes e ameaças complexas e que tenham grande repercussão social.

“Diante das recorrentes situações que têm colocado em risco a segurança de rodoviários e usuários, sentimos a necessidade de criar um comitê que, em casos em que os ônibus fiquem impedidos de circular nas comunidades, buscará medidas para contornar a situação sem deixar de oferecer o serviço à população, mas também sem colocar estas pessoas em risco”, afirmou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

De acordo com o secretário, o comitê também poderá ser acionado em situações de paralisação do transporte que atinjam a cidade de forma mais crítica. “A intenção é que, com o comitê, seja possível intervir de forma mais rápida e assertiva em situações mais sensíveis e evitar maiores transtornos a todos os envolvidos”, frisou.

 

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Em alusão ao dia 27 de agosto de 1971, data em que a psicologia foi regulamentada no Brasil como profissão, o Elevador Lacerda vai receber iluminação especial na cor azul, a partir da próxima quinta-feira (26), para homenagear os profissionais da área. A ação é realizada por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) e a iniciativa segue até o sábado (28).

Além de lembrar o marco histórico na vida dos psicólogos, a ação chama a atenção para a importância destes profissionais que vivenciam um momento desafiador com a pandemia da Covid-19, ocupando lugar de destaque na luta diária pela saúde mental de toda a população, sendo cada vez mais requisitados em todas as esferas da sociedade.

Lilás – Além da homenagem à psicologia, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra também receberam cor especial neste mês, dentro do Agosto Lilás. A campanha, que busca conscientizar sobre a prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, coincide com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

 

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A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), realiza nesta terça-feira (24), um webinar para Startups, com dicas de como atrair investidores anjos. O encontro, que será realizado através da ferramenta de videoconferência do Meet, acontecerá das 19h às 21h30, e terá como convidados a Presidente do MIT Alumni Angels, Maria Alice Frontini e o Angel Investors Club Founder, Anderson Diehl. O evento será gratuito, e para se inscrever, os interessados devem acessar o link www.comoatrairinvestidoresanjo.salvador.ba.gov.br .

O encontro virtual tem como objetivo ensinar aos empreendedores das startups de Salvador como atrair investidores-anjos e saber o grau de maturidade necessária para tal, com vistas a viabilizar as etapas iniciais dos empreendimentos, aumentando as chances de sucesso. Segundo o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, a administração pública tem necessidade de fomentar discussões e conexões que agreguem conhecimentos para facilitar o desenvolvimento do empreendimento.

“O papel é fazer com que as startups apareçam para esses investidores. Nosso interesse é fazer com que os investidores aprendam como devem apresentar os seus produtos e projetos, para captar esses recursos. A proposta é falar fazer com que o jovem que tenha uma boa ideia possa ser visto e escutado, e o investidor que tem interesse em investir possa ter a disposição uma série de soluções. Dessa forma, novos negócios vão acontecer, assim como a geração de emprego e renda na cidade, ” disse.

Conceito - Os investidores-anjo são indivíduos que investem em startups, suprindo as necessidades de empreendedores que não encontraram outras fontes de investimento, como na família, entre amigos ou até mesmo em fundos de venture capital mais tradicionais.

  

 

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Pela primeira vez, o bairro da Calçada foi beneficiado com a chegada do programa Morar Melhor, que reformou, na comunidade do Beco do Sabão, 124 casas em condições precárias de habitação. A iniciativa foi entregue nesta terça-feira (24) pelo prefeito Bruno Reis, junto com a vice-prefeita Ana Paula Matos e o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, durante solenidade na 1ª Travessa São Domingos.

Com a conclusão das obras, as famílias beneficiárias passam a viver com mais dignidade, conforto e qualidade de vida. Cada imóvel pôde contar com até R$7 mil para a realização das intervenções, cuja lista de serviços envolveu pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, colocação de portas e janelas, além de instalações sanitárias.

“O Morar Melhor tem ajudado a transformar a vida de milhares de pessoas em Salvador. Esse programa é todo executado com recursos próprios da Prefeitura, e temos a meta de reformar 12 mil casas por ano. Essa é uma iniciativa que, dentre todas as outras realizadas no município, faremos todo o esforço para manter”, destacou o prefeito.

Ele lembrou que, desde 2015, mais de 34 mil lares situados em comunidades carentes e de baixo padrão construtivo foram alcançados pelo Morar Melhor. Muito mais do que simples melhorias habitacionais, a ação tem realizado o sonho e resgatado a autoestima de famílias que se encontram em situação de baixa renda e que sequer tinham condições financeiras de arcar com as obras na própria moradia.

Era o caso da dona de casa Alice Ramos de Oliveira, 59 anos. Ela, que vive no Beco do Sabão há mais de 16 anos, junto com mais dois filhos, lembra que o orçamento apertado nunca permitiu comprar materiais de construção e contratar mão de obra para reformar a casa. Havia inúmeras dificuldades. O telhado sofria infiltrações, as paredes careciam de reboco, pintura e janelas. O chão era em terra.

“Era tudo muito escuro porque as paredes eram fechadas. Tinha muita poeira. Os vizinhos chegaram a se reunir para tentar me ajudar a reformar a casa, mas a situação econômica de todos nós está difícil”, revela Alice, acrescentando que tinha vergonha de receber visitas em sua residência.

Após o Morar Melhor, a realidade do lar de Alice é outra. A casa se tornou modelo no entorno e não molha mais quando chove. A construção ganhou até foi ampliada com mais um cômodo. "Meus filhos dormiam na sala perto da geladeira e hoje dormem no quarto que foi feito. O banheiro tem vaso sanitário e pia. Tem piso no chão. Em comparação com o antes, hoje posso dizer que moro numa mansão”, brincou ela, feliz da vida.

Critérios – O Morar Melhor é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Para o programa, equipes do órgão levam em consideração diversos critérios econômicos e sociais para a escolha das localidades que serão cadastradas.

Entre os fatores analisados estão a precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família.

Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

 

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A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) prossegue com ações sobre educação para o trânsito com crianças em escolas públicas e privadas da capital. As palestras nas escolas poderão ser realizadas de forma virtual ou presencial na própria unidade, se a instituição preferir, porém, respeitando todos os protocolos de segurança. A ação é desenvolvida pelo programa Crianças Condutoras do Futuro, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut).  

De uma forma lúdica, educadores da Transalvador falarão sobre conhecimentos básicos sobre o trânsito e seus componentes, além de alertar sobre as responsabilidades como pedestres, incluindo orientações de como atravessar a rua com segurança. As palestras terão duração de 30 minutos a uma hora.  

Uma das instituições que vão receber o projeto é o Colégio Augusto Comte, em Nova Brasília, na quinta-feira (26). A atividade envolverá alunos de seis anos e, de acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I, Rosemeire Idalina, é essencial a discussão da educação para o trânsito com crianças.

“Trazer conhecimento sobre o trânsito é de extrema relevância para as nossas crianças, pois através dessa ação despertarão a consciência ambiental como: liberação do gás carbônico, respeito e normas do trânsito, conhecimento do que é ser condutor e pedestre, dentre outros assuntos”, ressaltou.  

Serão apresentados filmes, teatros de fantoches, entre outras apresentações temáticas. Todos os temas que serão abordados nas palestras seguem as diretrizes de educação para o trânsito determinadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).   

Segundo a gerente da Gedut/Transalvador, Mirian Bastos, o programa traz uma combinação de valores no estímulo à educação. Ela ressaltou que a criança educada para o trânsito colabora não só para a própria proteção, mas também para a de todos os demais, tornando-se assim um adolescente e um adulto mais cuidadoso.  

Outras ações — Em maio foram realizados cursos virtuais de atualização em pilotagem segura voltados para mototaxistas, além de outras ações educativas para estudantes e palestras para profissionais, de modo a levar educação no trânsito às escolas da capital.  

Em julho, quando foi comemorado o Dia do Motociclista, a Transalvador promoveu uma ação especial com faixas alertando e conscientizando os motoristas sobre os direitos e deveres no trânsito. A ação foi promovida pela Prefeitura em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.  

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