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Para atender às demandas geradas pela liberação do acesso às praias, em virtude da ativação da fase verde do Plano Salvador de retomada das atividades econômicas, a Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), tem intensificado a limpeza diária da faixa de areia do litoral soteropolitano, desde o Subúrbio Ferroviário até a Praia de Ipitanga.

O retorno dos banhistas e o movimento nessas áreas vêm exigindo ações que não se restringem somente à limpeza, mas que se desdobram também em trabalhos de manutenção e até mesmo de conservação de equipamentos, mobilizando dezenas de equipes.

Para a coleta de resíduos sólidos nas praias, a Limpurb mobiliza 156 agentes, sendo 132 dedicados à limpeza manual, que esvaziam os cestos e realizam a catação em toda a extensão de praia, bem como nas áreas verdes adjacentes. Mais 24 agentes de limpeza utilizam sistema mecanizado, com tratores para a remoção de resíduos enterrados na areia. 

“De domingo a domingo, nossos agentes realizam a limpeza e manutenção de toda a nossa orla. Em diversos pontos, dispomos de papeleiras, cestos e contêineres para garantir que os resíduos coletados sejam armazenados da forma correta”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

De acordo com dados da empresa, a praia de Salvador onde se verifica a maior quantidade de resíduos é a de Piatã. Os principais materiais coletados em todas as praias são plásticos, copos, coco e restos de alimentos.

A Limpurb realiza a limpeza das praias da capital baiana nos seguintes horários: das 6h às 14h20; das 14h às 22h20; e das 22h às 6h20. “O apoio da população é fundamental para que esses espaços continuem limpos e bem cuidados”, alertou Gordilho. 

 

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Uma iniciativa de apoio voluntário à saúde mental vem ajudando a cuidar de pessoas afetadas por algum tipo de sofrimento psíquico decorrente da pandemia. É o projeto Borboletas – Livres para Viver, iniciado há seis meses pelo psicólogo e instrutor de inteligência emocional da Guarda Civil Municipal (GCM), Antonio Lacerda Jr.

O idealizador contou que o projeto Borboletas – Livres para Viver advém da experiência no Subúrbio, a partir da qual algumas pacientes se tornaram monitoras. “Antes de ser guarda civil, fui voluntário por dez anos no Juizado da Infância e Juventude. Depois, dei cursos para mulheres vítimas de violência através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ). E há dois anos, fundei o projeto Cuidar, no Subúrbio Ferroviário, para prevenir o suicídio entre jovens mães vítimas de abusos”, disse Lacerda Jr.

A estudante Benildes Vieira, 14 anos, procurou o projeto Cuidar, no bairro do Rio Sena, em função de crises de ansiedade que ela passou a sentir com o isolamento social imposto pela pandemia. “Eu já fazia terapia com Antonio há seis meses, no Subúrbio. Um dia, ele me perguntou se eu gostaria de colaborar como monitora no projeto Borboletas. Aceitei e hoje eu acolho os novos pacientes, auxilio as psicólogas, que são muito atenciosas, compartilho minha experiência. É um momento de paz, de cura, quando a gente se sente em casa”, disse Benildes.

Já Maria Eduarda Santos, 20 anos, estudante de psicologia, conheceu o Borboletas por meio da tia, que é uma das pacientes. “Ela me mostrou o projeto no Instagram e eu fui dar uma olhada de perto. Então, fui atendida por uma psicóloga, ao ar livre, naquele parque em torno da lagoa, e adorei. Pedi a Antonio uma oportunidade para estagiar e há um mês me tornei voluntária. Primeiro, sou atendida; depois, atendo. É um ambiente de harmonia, responsabilidade e compromisso”, assegurou Maria.

Funcionamento – Os atendimentos psicológicos oferecidos pelo projeto Borboletas são realizados pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), todos os sábados, das 8h às 13h, na Lagoa dos Pássaros, localizada na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no bairro do Stiep.

As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, e têm duração de 20 a 40 minutos. Em média, 40 pessoas são atendidas por manhã, após triagem feita por assistentes sociais da GCM que também colaboram com o projeto. 

Lacerda Jr. acrescenta que, por força da pandemia, atendimentos remotos também são oferecidos por telefone ou videoconferência. A abordagem empregada na terapia é multifuncional, que leva em conta não só a dimensão psíquica, como a fisiologia do indivíduo e o contexto social em que ele está inserido. Mais informações podem ser obtidas através do número de Whatsapp (71) 99186-2869.

 

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O Disque Salvador 156, central de teleatendimento da Prefeitura, passará por manutenção das atividades nesta sexta (27), durante a manhã. A interrupção para manutenção técnica preventiva tem previsão de duração de 3h. Tão logo o trabalho seja concluído, o serviço será restabelecido.

Para as demandas de iluminação pública, poda de árvore, coleta de lixo, limpeza de bueiro/caixa de sarjeta, retirada de animal morto de grande porte e serviço de tapa buraco, o cidadão pode utilizar o APP Fala Salvador. Sobre os demais serviços da Prefeitura, estes podem ser registrados através do Portal Fala Salvador, no endereço www.falasalvador.ba.gov.br .

 



 

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A Prefeitura, atendendo aos pedidos dos cidadãos, prorrogou a etapa de votação do programa Ouvindo Nosso Bairro para a segunda-feira (30). Esta é mais uma oportunidade para a população poder colaborar com as melhorias a serem promovidas no próprio bairro, através da indicação das obras mais importantes para a localidade.

Os cidadãos que ainda não votaram podem escolher as intervenções prioritárias para a localidade onde mora através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br, pelo aplicativo Ouvindo Nosso Bairro (disponível para sistemas Android e iOS) ou presencialmente, em qualquer uma das dez Prefeituras-Bairro.

O titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, faz o apelo para que a população aproveite a ampliação do prazo. “Estamos estendendo o prazo até o dia 30. Muitos bairros têm disputas acirradas entre as obras mais votadas, então é a hora de aproveitar e contribuir para as mudanças da sua região”, diz.

 

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A linha 0916 – Rio das Pedras x Curralinho/Stiep terá novo itinerário a partir desta quinta-feira (26), dando atendimento à Rua Leopoldo Miguez, no Stiep. Mesmo com a inclusão do novo trecho, não há mudanças nos demais locais que já eram atendidos pela linha, que incluem a estação de metrô Imbuí, Avenida Jorge Amado, Estrada do Curralinho, Stiep e Costa Azul.

Além da mudança no itinerário, o atendimento, que era feito com um micro-ônibus, passará a utilizar um veículo regular da empresa OTTrans. A linha será circular e fará, em média, 15 viagens em dias úteis.

Agentes de trânsito e transporte da Secretaria de Mobilidade (Semob) farão o acompanhamento da linha nos primeiros dias, monitorando a demanda de usuários e realizando possíveis ajustes que se mostrarem necessários.

 

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Em referência ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT+ (CMLGBT) vão realizar um webinário para abordar a data. O evento vai acontecer na sexta-feira (27), às 14h, por meio do canal da SPMJ no YouTube.

O encontro virtual vai abrir espaço para os relatos de experiências vivenciadas por mulheres lésbicas, a exemplo da guarda municipal Izabela Tanucha, criadora de conteúdo sobre dupla maternidade e relação homoafetiva, e a coordenadora da Casa de Acolhimento da SPMJ, Maria Auxiliadora Alves, mãe de uma jovem lésbica. Elas vão trazer as próprias experiências sobre a atuação da família no suporte dado aos filhos LGBT+.

No segundo momento, o evento será conduzido pela técnica em gênero e raça da SPMJ, Janildes Oliveira de Lima, que vai falar sobre violência doméstica contra lésbicas, e a assistente social e assessora Suzana Coelho, que vai falar sobre adoção de crianças por casais de mulheres.

O presidente do CMLGBT, Walter Pinto Júnior, pontua a importância de pautar e promover políticas públicas mais eficazes diante da invisibilidade social deste público. “A proposta do evento é discutir, a partir do lugar de fala dessas mulheres e das técnicas da SPMJ, a intersecção diante os diferentes marcadores sociais e culturais. Por exemplo: a mulher, lésbica, negra, periférica, sem emprego e de classe socioeconômica mais baixa é mais vulnerável à violência, quando comparada à mulher, lésbica, branca, que possui um emprego e maior escolaridade”, avalia.

 

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Reforçar, ampliar e potencializar os talentos de uma pessoa. Esses são os objetivos do Programa Talent Booster, que aterrissa em Salvador no mês de setembro e já está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (26), para interessados na área de tecnologia. A ação é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), com a empresa de tecnologia de pagamento Visa, a Via, por meio do seu Marketplace, e da Fundação Casas Bahia, Rede de Cidades Resilientes e o Hub Salvador.

Para participar da seleção, o candidato deve morar na capital baiana, ter mais de 18 anos e se inscrever até o próximo dia 2. A prioridade é para candidaturas de mulheres e pessoas negras, com o objetivo de promover a diversidade e apoiar a inclusão e capacitação dessas pessoas no mercado de trabalho.

Nesta edição, serão oferecidas 60 vagas e 90 horas de treinamentos para dois cursos distintos: Desenvolvimento de Aplicativos e Agentes de Marketplace (venda on-line em sites de grandes varejistas). As capacitações serão realizadas de modo híbrido, no qual os instrutores ministrarão as aulas de forma remota, e os alunos que não tiverem condições de participar virtualmente poderão ter acesso ao conteúdo no Hub Salvador, localizado no Comércio.

Quem optar por assistir às aulas no Hub, deverá seguir todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 determinados pelo Município, como a utilização de máscara durante todo o tempo de permanência no local, manter o distanciamento e a higienização. Quem escolher assistir remotamente terá que possuir computador e acesso à internet de boa qualidade.

Etapas – O Talent Booster é composto por três etapas: seleção, capacitação e visibilidade. Na primeira, serão escolhidos os melhores candidatos de acordo com os pré-requisitos e perfis desejados para cada treinamento. Na capacitação, as pessoas serão treinadas em Hard e Soft Skills (conhecimentos técnicos e comportamentais, respectivamente). Já na fase final, haverá a busca por parcerias com empresas e negócios locais buscando potenciais empregadores (para os desenvolvedores de aplicativos) ou potenciais clientes (agentes de marketplace).

Treinamentos – Quem optar pelo curso de Desenvolvimento de Aplicativos já deverá saber desenvolver em alguma linguagem de programação, assim como entender de lógica e estrutura de dados. Na grade de conteúdos serão abordados assuntos como Python, Banco de Dados, Flutter, Gerenciamento de Tempo, Trabalho Colaborativo, Inteligência Emocional e Resolução de Problemas Complexos. A carga horária da formação é de 60 horas, com turma de, no máximo, 30 alunos.

Para quem escolher pelo curso de Agentes de Marketplace, é fundamental ter espírito empreendedor. A formação terá carga horária de 30 horas e serão abordados assuntos como Marketplace, Gestão de Frete, Cadastro de Produtos, Atendimento ao Cliente, Vendas Online, Gerenciamento de Tempo, Inteligência Emocional e Pensamento Criativo, Automotivação e Autogerenciamento. A turma também terá, no máximo, 30 alunos.

O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 20 de setembro e ficará disponível no mesmo endereço da inscrição. O início das aulas está previsto para a semana seguinte, no dia 27 de setembro.

 

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Os agentes de fiscalização de transporte participaram, nesta quarta-feira (25) de um treinamento para uso dos filtros antivirais que serão utilizados em ônibus com ar condicionado que atuam na frota regular de transporte público em Salvador. O treinamento, que contou com a participação de 25 profissionais, foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) e a Salvar, startup desenvolvedora do filtro.

Durante o encontro foi realizada a apresentação do equipamento pelo CEO da Salvar, Loyola Neto, e uma demonstração prática da instalação, funcionamento e manutenção do filtro nos ônibus, além do tempo de validade. Os agentes puderam acompanhar o procedimento em ônibus das concessionárias OTTrans e a Plataforma, que possuem modelos diferentes de ar condicionado.

“Esse tipo de treinamento é de grande importância para os agentes que trabalham com a fiscalização dos ônibus, pois eles precisam ter conhecimento do funcionamento correto de cada equipamento para que as vistorias sejam feitas de forma eficaz, buscando garantir a segurança dos usuários”, afirmou o coordenador de fiscalização da Semob, Rogério Baraúna.

"Por ser uma tecnologia nova, precisamos capacitar nossa equipe a avaliar e entender tecnicamente como o filtro funciona, qual sua vida útil e o período de manutenção, para manter a qualidade da barreira filtrante e garantir um ar mais puro e saudável circulando dentro dos ônibus", completou Baraúna.

Os filtros de ar condicionado desenvolvidos pela startup retém 99,9% de carga viral, incluindo o novo coronavírus, e 75% de fungos e bactérias, nos ônibus coletivos da cidade. Os veículos que contarem com o equipamento serão identificados com o selo Ponto Azul, que assegura a instalação do equipamento original. Vinte e cinco dos 92 ônibus da OTTrans, primeira empresa a testar o filtro, já possuem o equipamento instalado e em uso.

"Por sua natureza coletiva, o ônibus é um dos maiores riscos diários de contaminação da Covid-19. A solução que desenvolvemos teve sua eficácia na inativação do vírus atestada em laboratório e a aplicação nos veículos foi validada após três meses de estudo junto à equipe técnica de refrigeração da OTTrans", afirmou Loyola Neto.

 

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Uma nova oportunidade para conseguir ingressar no mercado de trabalho através do conhecimento e treinamento para uma profissão. Este foi o sentimento dos 49 alunos ao receberem o certificado do programa Capacita Salvador na quarta-feira (25), na comunidade do Jardim das Margaridas.

Os formandos fizeram parte dos cursos de manipulador de alimentos, leitura e escrita e hospitalidade. As aulas ocorreram na Associação de Moradores do Residencial das Margaridas (Amorema). Sueli Souza Vilanova, moradora de Tancredo Neves, foi aluna dos três cursos ofertados na comunidade. Ela, que está em busca de reinserção no mercado de trabalho, afirmou que as atividades serão muito positivas nesse processo.

“Quando soube que estava tendo o curso, corri logo para participar. Com a retomada do turismo, depois dessa pausa por conta da pandemia, acredito que vou conseguir muito em breve uma nova oportunidade de trabalho. Eu ainda não tenho experiência na área, mas vou buscar aqui mesmo outros cursos para continuar me capacitando”, contou. Sueli já está inscrita em uma turma de camareira que terá início nos próximos dias.

Transformação de vida – Presente na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que os cursos possibilitam transformação de vida não apenas para quem participa, mas para todo o núcleo familiar dos indivíduos. Além da perspectiva de emprego, o programa também possibilita que os cidadãos exerçam outra vertente importante na geração de renda: o empreendedorismo.

“Salvador precisa ser um lugar melhor para se morar e precisa ter mais oportunidades, principalmente de emprego e renda para as pessoas. Isso só é atingido quando há educação profissional. Por isso estamos investindo no desenvolvimento de novas matrizes econômicas e sociais”, destacou.

Para ajudar os formandos a reingressarem no mercado de trabalho, o programa também disponibiliza em seu site os nomes e competências dos formandos. Este banco de dados serve de ponte entre empresas que estão com postos de trabalho para serem preenchidos e os profissionais interessados. Os certificados também têm seus perfis encaminhados para o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e para hotéis, bares e restaurantes parceiros.

Qualidade no atendimento – De acordo com o titular da Secult, Fábio Mota, o Capacita Salvador impacta positivamente toda a cidade. "A principal função do programa é conseguir melhorar a condição do destino turístico da cidade. À medida que você qualifica as pessoas também melhora o destino, as pessoas passam a ser atendidas com melhor qualidade, e conseguimos ofertar padrões de segurança na forma de abordar o turista ou no quesito alimentar, por exemplo. É um investimento muito importante que valoriza ainda mais Salvador e gera inclusão social", frisou.

Os próximos cursos previstos são os de Cozinheiro, Hospitalidade, Manipulação de Alimentos e Garçom, em Cosme de Farias; Recepcionista, na Liberdade; Mensageiro, Camareiro e Cozinheiro, em Cajazeiras; Garçom e Camareira, em Jardim das Margaridas; Manipulador de Alimentos e Recepcionista, no Bairro da Paz; e, por fim, Manipulador de Alimentos e Hospitalidade, em Plataforma. As inscrições podem ser feitas na Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas através do telefone (71) 3202-6550 / 6233. Na Prefeitura-Bairro Subúrbio / Ilhas, o contato é o (71)3202-6700, e de Cajazeiras, no número (71) 3202-6292. Em Itapuã, basta ligar no telefone (71) 3202-6600, e na Liberdade / São Caetano basta ligar para o (71) 3202-6950.

O programa Capacita Salvador é realizado com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como proposta a oferta de qualificação profissional em várias áreas do setor de turismo. Alguns dos cursos disponibilizados por meio do programa são de recepcionista, caixa, camareira, cozinheiro, além de habilidades complementares como leitura e escrita, cálculos matemáticos e primeiros socorros. Já foram formados desde o lançamento do programa, em dezembro de 2020, 800 cidadãos em 38 turmas de diversos cursos.

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