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O Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou cerca de 900 animais silvestres em Salvador, de janeiro ao início de dezembro deste ano. Apenas na manhã da última segunda-feira (6), a equipe do Gepa e o Núcleo de Ofiologia de Animais Peçonhentos, da Universidade Federal da Bahia (Noap/Ufba), libertaram 20 animais.

As espécies foram soltas no Parque da Cidade, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, sendo 17 jiboias, dois jabutis e uma iguana. "Estes animais são da fauna silvestre local e foram soltos na natureza para cumprir seu ciclo de vida e contribuir para o controle e equilíbrio ambiental", disse o supervisor do Gepa, Robson Pires.

O grupamento, que conta com um efetivo de 50 agentes ambientais, ainda atua na captura e resgate de animais domésticos, em situação de vulnerabilidade e maus tratos, na educação ambiental de estudantes de escolas públicas e privadas, com idade de 3 a 12 anos, e no combate à poluição sonora e visual. Os profissionais colaboram também com o fornecimento de dados sobre animais silvestres, com centros de pesquisa especializados no tema.

Ele acrescentou ainda que o grupamento também tem colaborado em ações de preservação de áreas verdes da cidade. “Recentemente foi verificada, em uma invasão próxima ao Hospital do Subúrbio, fogueiras acesas ao redor de árvores de grande porte, que foram queimadas vivas. Mais do que nunca devemos combater o desmatamento em nossa cidade”, defendeu Pires.

Balanço – Nos primeiros oito primeiros meses de 2021, o Gepa cumpriu 1.877 ordens de serviço, em ações comuns como o patrulhamento preventivo nos parques e praças públicas, ou as da Operação Arcanjo Azul, de reforço na segurança em pontos de ônibus. Para acionar o Gepa e denunciar um crime ambiental em Salvador, o cidadão deve entrar em contato com o número (71) 3202-5312.

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Importante instrumento de segurança viária para veículos e pedestres, a sinalização horizontal tem sido reforçada na capital baiana, através das equipes de sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não param. Somente nos dez primeiros meses deste ano, foi realizada a pintura de mais de 60 mil metros quadrados de área. Isso sem contar com as quase 460 faixas de pedestres e 395 redutores de velocidade que foram requalificados.

Até o final deste ano, já está planejado esse reforço na sinalização em 46 ruas, avenidas e regiões da capital. Esse trabalho envolve delimitação de faixas, ciclovias, estacionamentos públicos, canalizações (zebrados), redutores de velocidade (quebra-molas) e demais formas de sinalização horizontal.

Além disso, as equipes atendem às demandas que surgem diariamente e exigem uma ação mais urgente. Para solicitar um reforço à sinalização ou reparos em equipamentos semafóricos, o cidadão pode entrar em contato com a Transalvador por meio do aplicativo NOA Cidadão ou pelo Fala Salvador, no número 156.

Esse incremento nas sinalizações horizontais da cidade é parte integrante do programa Salvador no Grau, que promove a requalificação dos espaços públicos em toda a cidade. Com investimento de cerca de R$43 milhões, a iniciativa envolve diversos órgãos municipais e alcança ruas, avenidas, praças, parques e a orla marítima da cidade.

“Esses investimentos que estão sendo feitos são muito importantes para a garantia da segurança viária. Trabalhamos intensamente para manter as ruas e demais vias com as sinalizações adequadas. Aliado a isso, implantamos novos conceitos de engenharia de tráfego, como o Zona 30, que requer um especial trabalho de sinalização”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Zona 30 – Somente este ano, quatro regiões da cidade receberam o Zona 30, um conceito internacional de engenharia de tráfego que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. As melhorias ocorreram na Baixa do Bonfim e nas ruas no entorno do Condomínio Greenville (Patamares), na Rua Henrique Dias (Cidade Baixa) e na Rua da Bélgica (Comércio).

Nessas localidades, as velocidades máximas foram readequadas para 30 km/h, tornando o trânsito mais humanizado. Além da readequação da velocidade viária, também foi colocada sinalização especial, tanto vertical quanto horizontal, e faixas nas cores verde para alertar os condutores de veículos sobre a passagem de pedestres. 

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Para otimizar o atendimento de transporte por ônibus em Salvador, quatro linhas passarão por mudanças a partir deste sábado (11). O objetivo é proporcionar maior eficiência no atendimento, aumentando a frequência dos veículos do transporte coletivo nos bairros e reduzindo o tempo de espera dos usuários. As mudanças ocorrerão nas linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande, 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho, 1603-01 – Base Naval / São Tomé x Hospital do Subúrbio e 0213 – Ribeira x Federação.

Sendo assim, as linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande e 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho serão aglutinadas, dando origem à linha 1158 – Terminal Acesso Norte x Conjunto Guilherme Marback. A nova linha ligará as regiões do Stiep, Avenida Magalhães Neto, Rodoviária, Shopping da Bahia, Salvador Norte Shopping, Estação BRT Hiper e Terminal Acesso Norte, e passará a funcionar também aos finais de semana.

Com as mudanças, o intervalo de espera da linha será reduzido para 15 minutos nos horários de pico. Será possível ainda ampliar o número de viagens no dia – atualmente, cada linha faz dez viagens diariamente e, após a aglutinação, a nova linha fará 20 viagens no dia. Além disso, será uma ligação direta ao terminal do metrô, facilitando a integração para diversos outros locais da cidade.

Os usuários da região da Federação que desejarem ir ao Campo Grande poderão utilizar as linhas 0140 - Lapa - Rio Vermelho via Cardeal da Silva, e no Vale da Muriçoca a 0140-01 - Lapa - Federação/HGE para realização do trajeto. O atendimento de ambas as linhas será reforçado, realizando, em média, 81 e 34 viagens em dias úteis, respectivamente.

Já os usuários com destino ao Itaigara podem utilizar a linha 0140-01 e integrar na Avenida Vasco da Gama com a linha 1053 - Estação Mussurunga – Barra 3, e no retorno integrar com a linha 0715 - Lapa- Santa Cruz. Para a Graça, podem integrar no Campo Grande com a linha 1633 Mirante de Periperi – Ondina, e no retorno com a linha 1137 Pernambués – Barra. Quanto aos usuários do Stiep com destino ao Campo Grande, podem utilizar para esse trajeto a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras – Praça da Sé, que faz 45 viagens em dias úteis, em média, e segue boa parte do trajeto que era atendido pela 0914.

Na Boca do Rio, os usuários com destino ao Campo Grande, Graça e Corredor da Vitória poderão utilizar para esse trajeto a linha 0903 – Lapa – Boca do Rio, até a Lapa e, de lá, integrar com a Linha 0137 – Lapa – Barra Avenida/Barra, com em média, 154 viagens dias úteis. Ou se preferir, na orla da Boca do Rio, pegar a linha 1001 – Aeroporto – Praça da Sé, com em média, 43 viagens em dias úteis, além da linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé via Garcia.

Federação – Já a 0213 – Ribeira x Federação terá mudanças em seu itinerário, retornando ao antigo percurso a pedido dos moradores da Federação. A linha deixará de passar pelo Vale de Nazaré e Avenida Joana Angélica, passando a atender a Rua Carlos Gomes no sentido de ida, e na volta, ao sair do Teatro Castro Alves, voltará a descer a Avenida Contorno.

Quem desejar ir à Nazaré e Avenida Joana Angélica deverá integrar com a linha 1511 – Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação, no Campo Grande, com em média, 81 viagens dias úteis. Para quem sai da Península com destino à Nazaré, existe a opção de utilizar a linha 0221 – Ribeira x Fazenda Garcia, que conta com 41 viagens em dias úteis, ou a linha 0216 – Ribeira x Lapa até o Vale de Nazaré, com 29 viagens em dias úteis. Com a mudança no itinerário, a 0213 fará 30 viagens a mais em dias úteis e passará a ter intervalos de 30 minutos entre os ônibus.

Base Naval – Também haverá mudanças no itinerário da linha 1603-01 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio a partir deste sábado. O percurso será realizado pela linha 1603 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio com novo itinerário. Com a modificação a linha passa a contar com o dobro do número de partidas – de oito para 16 viagens em dias úteis.

Deste modo, os usuários da Base Naval com destino à região da BA-528 entre a Rua Santa Filomena e a Avenida São Luís deverão utilizar as linhas 1604 – Base Naval/São Thomé/ Escola de Menores; 1644 – Base Naval/São Thomé – Pituba ou 1661 – Base Naval/São Thomé – Campo Grande. Quanto aos usuários da Base Naval com destino à Avenida São Luís deverão utilizar para esse trajeto as linhas 1651 – Base Naval/São Thomé – Lapa ou 1662 – Base Naval – Ribeira.

Mudança de empresa – Além das mudanças nos itinerários das linhas, haverá ainda mudança da empresa responsável pela operação de quatro linhas. A partir deste sábado, a linha 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa, que hoje é operada pela OT Trans, passará a ter o atendimento realizado pela empresa Plataforma, assim como a linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3.

Já as linhas 1005 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo e a 1060 – Estação Mussurunga x São Joaquim, que hoje têm seu atendimento realizado pela empresa Plataforma, vão ser operadas pela OT Trans.

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Neste sábado (11) e domingo (12), a capital baiana promove o Salvador Startup Summit, um evento gratuito para fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo na cidade. Serão promovidos encontros, discussões e apresentações de startups e de seus produtos, aproximando esses empreendimentos de possíveis investidores. As atividades acontecem a partir das 9h, no Centro de Convenções Salvador, situado na Boca do Rio.

Startups, investidores e demais interessados ainda podem se inscrever por meio do link bit.ly/SalvadorStartupSummit . O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e do Sebrae, com o apoio da Rede Bahia Lab. A capacidade é de 800 pessoas por dia.

O encontro terá 37 estandes, 20 deles para que as startups possam expor produtos e serviços. As manhãs dos dois dias serão dedicadas às palestras e mesas temáticas e as tardes, às feiras. Além disso, o público contará com vila gastronômica e happy hour com programação cultural, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).

“É importante que encontros como esse aconteçam com frequência aqui na cidade, pois é um momento para se conectar com as diversas inovações e discussões mundiais. Isso faz com que todo o nosso ecossistema e os players da nossa cidade possam estar inteirados, conheçam o que está acontecendo e proponham soluções para diversas temáticas, fortalecendo a nossa cidade como polo criativo e inovador”, afirma o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban.

O coordenador de negócios inovadores do Sebrae, Tauan Reis, destaca três aspectos importantes do evento: o fato de trazer grandes nomes nacionais que já tratam de inovação de empreendedores para as mesas temáticas, o cenário ideal, visto que o ecossistema de Salvador e Região Metropolitana vem passando por um crescimento perceptível e o momento de retomada da conexão presencial, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, que possibilita a realização de momentos como esse.

Confira a programação completa:

Dia 11/12 (sábado)

Manhã (Plenária)

* 9h - Abertura

* 9h30 - Palestra Abertura - Nina Silva - O Futuro da Inovação

* 10h30- Painel: As oportunidades para startups no New Space - João Paulo Campos, Mirian Rezende e Leka Hattori

* 11h30 - Mesa Temática I - Experiência como Diferencial Competitivo – Mediação de Juliemy Machado (@jumixx) e participação de Fernando Kimura (@fernandokimura) e Fred Alecrim (@fredalecrim) 

* 12h - Almoço livre

Tarde (Espaço Ecossistema)

* 14h - Atire a primeira Pedra (Pitches de Startups)

* 15h30 - Como internacionalizar seu negócio pra Europa. Palestra com Frank De Meijer

* 16h - Demoday Acelera+ 2021 (Pitches de Startups)

Tarde (Espaço Hands On)

*14:30 - A participação das startups no enfrentamento às mudanças climáticas: um olhar sobre os setores de energia, resíduos e mobilidade.

Noite (Espaço Hands on)

* 18h30 - Masterclass 1 "Inovação para não Inovadores"

                Masterclass 2 "Inovação para Inovadores"

* Happy hour

Dia 12/12 (domingo)

Manhã (Plenária)

* 9h - Mesa Temática II - Investimento em Inovação – Mediação de Maria Auxiliadora (@dora.umbelino) e participação de Alexandre Darzé (@alexandre_darze), André Otaviano (@@andrehcomitre), David Pires – ZigPay (@davidcpires), Frank de Meijer e Franco Pontillo – DOMO Invest (@domo_invest)

* 10h30 - Mesa Temática III - Inovação de Impacto – Mediação de Cláudio Nascimento (@claudiojna) e participação de Karine Oliveira (@karinewakanda) e Iago Santos (@iagossantos7)

* 12h - Almoço livre

Tarde (Espaço Ecossistema)

* 14h - Deu Match Fecomércio (Pitches de Startups)

* 15h30 - Sebrae Like a Boss

* 16h - Demoday NORDESTE (Pitches de Startups)

* 18h - Encerramento

* Happy hour

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O projeto Lojista Legal da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou mais uma etapa de certificações de comerciantes, desta vez no Salvador Norte Shopping. A ação, realizada na última terça-feira (7), alcançou 27 lojistas, que receberam orientações sobre as relações de consumo.

O coordenador da Codecon, Carlos Diego Muniz, ressaltou que o objetivo do Lojista Legal é fortalecer o elo entre o órgão e o lojista. “Nós já temos um trabalho voltado para o consumidor, e agora resolvemos também dar um auxílio aos fornecedores e lojistas. Não existe uma relação de consumo sem o fornecedor e o consumidor, então atuamos trazendo uma melhor educação e conhecimentos para ambos”.

Colaborador de uma empresa de colchão, Paulo Moacyr ressaltou a importância da atividade. “É essencial que os órgãos não apenas fiscalizem, mas que nos orientem perante a lei, porque as leis do país são muito amplas e, infelizmente, nem sempre temos conhecimento de todas elas. A capacitação foi bastante enriquecedora e pude tirar algumas dúvidas que ainda possuía”.

Para o lojista de uma loja de informática, Anderson Mendes, é de extrema importância essa aproximação entre órgão fiscalizador e comerciante. “Até ontem, por exemplo, possuía algumas dúvidas sobre trocas de produtos, e hoje já pude sanar essas questões”. 

Próximas etapas – Após o processo de capacitação, os estabelecimentos receberão visitas dos agentes de certificação, em um prazo de dez dias, que verificarão se os critérios transmitidos na capacitação foram implementados. Em caso positivo, o comerciante receberá o Selo Qualidade Codecon: Lojista Legal, que tem validade de um ano.

Serão autuadas as lojas com ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ausência de informação do preço do produto, divergência de preço, acessibilidade de idosos com 80 anos ou mais, atendimento prioritário, não emissão de nota fiscal, produtos impróprios para o consumo, presença de insetos e roedores, publicidade enganosa e abusiva, informação de preço no cartão ou à vista e venda casada.

Denúncia – Em caso de denúncia, o consumidor pode utilizar o aplicativo Codecon Mobile, utilizar o site Fala Salvador através do site www.falasalvador.ba.gov.br  ou ligar para a Central de Atendimento do Fala Salvador, através do número 156.

 

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Diversos municípios, a exemplo de Salvador, defendem a aprovação da PEC 13/2021, que garante que os R$15 bilhões não aplicados na área da Educação pelas cidades em 2020 e 2021, devido à pandemia, possam fazer parte do investimento municipal no ensino até 2023. O prefeito Bruno Reis foi um dos 60 gestores que fizeram parte do Dia D, mobilização organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e que ocorreu durante toda esta quarta-feira (8), em Brasília, para tratar deste e demais temas urgentes das médias e grandes cidades. A programação incluiu, dentre outras atividades, encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Pela manhã, o debate ocorreu no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, com a presença de diversos parlamentares. Na ocasião, Bruno Reis, que também é vice-presidente de PPPs e Concessões da FNP, alertou para a morosidade do rito para aprovação de uma PEC, e que seria necessário a presidência da Casa abrir precedente e levar o assunto a plenário ainda este ano, e reforçou a necessidade da garantia desses recursos para aplicação nos próximos anos.

Ele lembrou que os municípios são responsáveis pelos alunos dos anos iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II), que foram os maiores prejudicados no aprendizado, com as atividades sendo realizadas fora da sala de aula. “Não há mais justificativa para o que é inquestionável: não tem como gastar 25% sem ter aula presencial durante dois anos e com apenas 35% da rede funcionando, como é o caso de Salvador. Então, se não for gastar agora, que se possa gastar nos próximos dois anos, com a expectativa de 100% dos alunos em sala de aula”, declarou o prefeito de Salvador, ressaltando que a FNP se coloca à disposição para diálogo sobre o assunto, inclusive, com a bancada da oposição.

Segundo Silvio Costa Filho, relator da PEC 13/2021, a matéria não é ideológica. Ele considerou que a obrigatoriedade dos 25% é injusta diante das imposições da pandemia e que, se aprovada, a proposta melhora o gasto público, de forma que os “municípios possam ter planejamento, previsibilidade e prover melhores recursos públicos, pensando na qualidade pedagógica do ensino”.

Na avaliação dos prefeitos é que, aliado à paralisação das aulas presenciais, o aumento extraordinário e imprevisto de receitas, reflexo, entre outros fatores, da retomada da atividade econômica, do processo inflacionário e da performance do setor imobiliário impediu o cumprimento dos 25%. Tanto é que a diferença entre o executado e o planejado para 2021 é absolutamente extraordinária e pode alcançar inéditos R$48 bilhões, dos quais R$12 bilhões deveriam ser destinados ao ensino virtual.

À tarde, na audiência ocorrida com o presidente da Câmara, Arthur Lira ressaltou que, por não ter sido votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) hoje, como o previsto, todo o esforço nesse sentido agora é pouco. “Essa mobilização não pode parar. A linha de compromisso com as pautas das médias e grandes cidades está mantida”.

Também estiveram à frente da comitiva o prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira; o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, dentre outros gestores.

Transporte público – Outro tema defendido na FNP durante as audiências é a garantia da sustentabilidade dos sistemas de transporte público, cuja crise no setor foi agravada com os efeitos da pandemia de Covid-19. Preocupados com o iminente colapso em 2022, prefeitas e prefeitos querem apoio do Congresso no pleito por um auxílio emergencial federal que financie a gratuidade de idosos e pessoas com deficiência.

Nesse sentido, a entidade defende que o governo federal institua um auxílio emergencial, de R$5 bilhões, para custear gratuidades de idosos e pessoas com deficiência. Em médio prazo, os gestores municipais destacam a importância da desoneração do óleo diesel. Para os prefeitos, o subsídio federal, que acontece em outras cidades do mundo, é essencial para que o transporte não seja sustentado exclusivamente pela tarifa paga pelo cidadão.

Mesmo com o apelo dos governantes e reconhecendo a urgência em se tratar do tema, o presidente da Câmara apontou dificuldades para um socorro imediato ao setor. “O problema não é financeiro, é orçamentário, onde cortar para atender essa demanda. É um tema prioritário e carece atenção”, acrescentou Arthur Lira.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumiu o compromisso de discutir, nesta quinta-feira (9), uma proposta para apresentar ao governo federal, junto com senadores e técnicos da entidade. A ideia é ter uma medida provisória que trate da questão da gratuidade no transporte público, a ser aprovada ainda este ano.

As prefeitas e prefeitos estiveram na Comissão Mista de Orçamento para pedir apoio aos parlamentares. A mobilização incluiu ainda uma visita à Comissão de Finanças e Tributação para conversar com os deputados Hugo Leal, relator do Orçamento para 2022, e Ricardo Barros, líder do governo na Câmara.

Ricardo Barros se comprometeu em ajudar os prefeitos. “Vou tratar disso com o governo para que a União possa arcar com a gratuidade dos idosos, como previsto no estatuto. É uma solução honesta, justa. Não é simples, mas é honesta para manter o sistema equilibrado”.

Demais assuntos – Durante as audiências, os governantes locais também apresentaram opiniões sobre a PEC 122/2015, que proíbe a criação de novas responsabilidades para os municípios sem a respectiva destinação dos recursos. A proposta aguarda parecer do relator na Comissão Especial instituída para essa finalidade no Congresso Nacional.

Nesse contexto, governantes municipais também manifestaram preocupação com a aprovação do piso da enfermagem (PEC 2564/2020), prevendo reajuste sem indicação de recursos federais para custear o impacto, estimado em R$12,6 bilhões. O questionamento não é quanto ao mérito da proposta, mas consideram um desafio federativo que deve ser assumido e compartilhado entre os entes. 

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Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, o Elevador Lacerda completa 148 anos nesta quarta-feira (8), data em que também se celebra o feriado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado da Bahia. O equipamento, nomeado Elevador Lacerda em homenagem ao seu idealizador e construtor, Antônio Lacerda, faz o transporte de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta. Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo e era o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura.

Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, atualmente a estrutura do Elevador Lacerda tem 73 metros de altura, duas torres e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019.

“O Lacerda, sem dúvidas, é um dos mais importantes símbolos de Salvador, não apenas por sua importância na mobilidade entre duas importantes regiões comerciais da cidade, mas também por todo seu valor histórico agregado. Ele é parte fundamental da rotina do soteropolitano e sua beleza e história atrai milhares de turistas anualmente para conhecer esse importante equipamento de nossa cidade. E para 2023, quando o elevador completará 150 anos, nós já estamos preparando uma grande obra de requalificação”, declarou o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

O engenheiro de software César Rodrigues, 26 anos, veio de Fortaleza (CE) visitar Salvador, e comentou a utilidade do elevador. “É providencial porque nos poupa de subir uma ladeira grande para chegar na parte alta da cidade. E o melhor de tudo é essa vista maravilhosa do mar quando chegamos aqui em cima”.

Funcionamento – Durante este período de pandemia, o Elevador Lacerda funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário seguir os protocolos sanitários, como, por exemplo, o uso de máscara. A tarifa custa R$0,15.

Campanhas – Além de meio de transporte e cartão-postal, o ascensor também é peça importante de campanhas de mobilização junto à sociedade através da iluminação cênica, a exemplo do Dezembro Vermelho, que ocorre até o fim deste mês. A iniciativa, que envolve a iluminação do Elevador Lacerda na cor vermelha, visa chamar a atenção para o diagnóstico e combate ao HIV/Aids.

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O prefeito Bruno Reis está em Brasília, nesta quarta-feira (8), para chamar a atenção do governo federal e do Congresso Nacional sobre o financiamento do transporte público e demais assuntos urgentes das médias e grandes cidades. O gestor é um dos integrantes da mobilização articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne mais de 60 gestores no chamado Dia D. A programação teve início no Plenário 4 da Câmara dos Deputados e se desdobra, durante todo o dia, em reuniões e visitas a gabinetes.

Durante a 81ª Reunião Geral da FNP, ocorrida em Aracaju no mês passado, os governantes afirmaram que os municípios pedem "socorro” e que a medida se faz necessária para que o setor não entre em colapso. De acordo com o prefeito Bruno Reis, o tema é um dos principais desafios enfrentados pela capital baiana no momento, já que a crise no sistema, que vem ocorrendo há anos, foi agravada pelos impactos provocados pela pandemia de Covid-19, com a queda na arrecadação do sistema, além do aumento no valor dos insumos, com o retorno da inflação no país.

“É notório que a tarifa sozinha não custeia mais o sistema e que o ônus acaba caindo no colo dos municípios, que precisam investir recursos para que o serviço não entre em colapso e, também, que essa conta não seja transferida para a tarifa, causando imensos prejuízos à população. No entanto, os municípios não têm condições de arcar com este custo sozinhos. Por isso, é essencial que o governo federal aporte recursos para solucionar esse problema”, destaca Bruno Reis.

Recursos para educação – Um dos pontos principais da articulação na Câmara é para a PEC 13/2021, que trata da aplicação dos 25% em educação não despendidos em 2020 e 2021. O texto, apoiado por prefeitas e prefeitos, estende para 2023 o prazo para que municípios possam aplicar o mínimo não cumprido. A PEC é vista como uma alternativa temporária, que garante que os cerca de R$15 bi não gastos pelos municípios fiquem no ensino.

Demais reivindicações – Também estão na pauta dos debates a PEC 122/2015, que proíbe a criação de novas responsabilidades para os municípios sem a respectiva destinação dos recursos; o reajuste do piso do magistério pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), caso a União não aporte recursos específicos para custeá-lo; e o piso da enfermagem, sendo necessário que a União indique os recursos federais para o custeio estimado em R$12,6 bilhões.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Comprador

Ensino médio completo ou Superior completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: experiência com aquisição de materiais nas áreas de refrigeração, construção civil ou combate a incêndio.

Salário: 1.100,00 + benefícios

1 Vaga

Operador de Caixa (vaga temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis experiência caixa em rede de estacionamento de veículos e ter disponibilidade para trabalhar noite/madrugada.

Salário: 1.100,00 + benefícios

3 Vagas

Padeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Analista de sistemas

Ensino superior completo - Analista de Sistemas, 6 meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, Repertórios de códigos (GIT ou TFS),PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.

Salário: 4.300,00 + benefícios

1 Vaga

Técnico em Eletromecânica (vaga temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Curso de Eletrotécnico ou Eletromecânica, Conhecimento em elétrica e em mecânica, extrusoras, recuperadoras, moinho, bombas, chiller, compressores, montagem de painéis, parametrização de inversores e ter disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário: 1.945,00 + benefícios

1 Vaga

Pizzaiolo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com forno a lenha.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista de Hotel

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região da Suburbana e Cidade Baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Camareira

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região da Suburbana e Cidade Baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista atendente

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em Informática e boa dicção. Vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas.

Salário: 1.100,00 + benefícios

1 Vaga

Manicure

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência. Conforme a Nova Lei Trabalhista a contratação será por MEI (Micro Empreendedor Individual). Vaga zoneada para Cidade Baixa.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de Fatiados

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Atendente de Padaria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Repositor de Hortifruti

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

12 Vagas

Repositor de Mercearia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Câmaras Frias

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Cozinheiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

20 Vagas

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

25 Vagas

Operador de Monitoramento Circuito Interno de TV

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

20 Vagas

Auxiliar de Cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

20 Vagas

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência recente como Caixa nas seguintes áreas: Farmácia, Padaria, Lanchonete e Loja, ter disponibilidade de trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

30 Vagas

Gerente de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível Conhecimento Informática. Vaga zoneada para os bairros da Liberdade, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Suburbana e região

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para os bairros da Liberdade, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Suburbana e região

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível curso na área.

Salário: 1.622,00 + benefícios

1 Vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja. Vaga zoneada para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

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