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A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, na segunda-feira (27), um mutirão para conscientização da mulher sobre violência doméstica, a partir da prestação de orientação jurídica, social e psicológica. A ação foi realizada na Estação da Lapa.

Na ocasião, as mulheres receberam orientação sobre o instrumento do violentômetro (termômetro da violência) para autoidentificação de algum caso e puderam preencher um formulário, em que informavam se já passaram ou não por uma situação de violência. No mutirão, as mulheres puderam disponibilizar ainda os próprios dados para referenciamento ou teleatendimento nos Centros de Referência e Atenção à Mulher Vítima de Violência (Cram).

Cerca de 350 mulheres participaram da atividade. Destas, 35,7% possuíam entre 36 e 50 anos; 59,3% eram negras; 44,5% se reconheceram vítimas de violência, sendo as principais a física e psicológica, e 33,6% gostariam de ser contatadas pelos Crams.

"Os resultados demonstram a importância da ação, haja vista que os laços familiares repercutem com as festas de final de ano, sendo um momento em que se assevera a vulnerabilidade da mulher", disse a coordenadora de projetos especiais da SPMJ, Juliana Guanaes.

A diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, destacou a realização do mutirão. “A ação foi essencial para diagnóstico por amostragem da realidade do nosso município e para acessar as mulheres que precisam de ajuda”.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, a conscientização e conhecimento por parte da população são essenciais para a concretização das políticas públicas de auxílio ao público feminino. “Os dados permitem concluir que, mesmo diante dos avanços obtidos, muitas mulheres precisam ainda ampliar a identificação da sua condição de vítima de violência para buscar instituições que possam auxiliá-la".

 

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O prazo para o beneficiário do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) realizar o acompanhamento obrigatório nos postos de saúde termina nesta quinta-feira (30). A medida é necessária para garantir o cadastro ativo no programa e, quem não tiver comparecido para fazer o procedimento, terá o auxílio cortado em 2022. O serviço funciona em 156 unidades básicas de saúde, das 8h às 16h.

As crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes de qualquer idade devem comparecer ao posto de saúde mais próximo e não é necessário agendar o serviço. Os beneficiários devem levar o cartão do Auxílio Brasil onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta de pré-natal das gestantes.

Baixa adesão – Em Salvador, das mais de 233 mil pessoas que devem fazer o acompanhamento obrigatório, apenas 39,4 mil (21%) compareceram aos postos. De acordo com o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Abdon Brito, a estratégia tem o objetivo de verificar se as famílias assistidas pelo programa estão acessando os serviços de saúde, conforme prevê o Governo Federal.

“Para a manutenção do benefício é necessária a avaliação do estado nutricional das mulheres e crianças, que as crianças estejam vacinadas e que as mulheres grávidas estejam fazendo o acompanhamento pré-natal. Desde o início do ano todos os postos da rede básica da cidade estão realizando o acompanhamento de saúde. Até mesmo um mutirão foi realizado para facilitar o acesso da população ao serviço e evitar possíveis transtornos por deixar para última hora”, afirmou Brito.

 

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A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) intensificou o trabalho de limpeza de bueiros e caixas de sarjetas em Salvador. O serviço é executado diariamente, mas foi ampliado em razão das fortes chuvas que caem na cidade neste verão atípico.

Na manhã desta terça-feira (28), equipes do órgão trabalharam na região da Rua Nilo Peçanha, na Calçada. No local, foram realizadas ações de jateamento de rede, limpeza de dispositivos, remoção de expurgo e redução de ponto de alagamento. O trabalho englobou as ruas São Domingos de Gusmão e Padre João de Azevedo, com dez profissionais e um caminhão de jato combinado em atuação.

O diretor de Manutenção do órgão, Marcílio Bastos, explicou que o planejamento de limpeza da rede é realizado durante todo o ano, com estudos e diagnóstico de cada item. Com isso, são pensadas soluções criativas, visando trazer melhorias de modo a reativar os sistemas subutilizados.

“A Seman tem feito o esforço de identificar pontos críticos da cidade, iniciando o diagnóstico e identificando os gargalos do sistema. Nesse momento de chuvas fortes, é importante poder administrar o sistema com ações básicas para que o sistema continue operando de forma efetiva”, afirmou.

O descarte irregular de lixo e outros objetos provocaram obstruções em sistemas de drenagens, causando alagamentos. Os profissionais agiram com rapidez para solucionar os problemas, que podem ser evitados com descarte nas caixas coletoras de resíduos, e não nas vias públicas.

Ações anteriores – No sábado (25) e domingo (26), as equipes da Seman executaram várias ações preventivas, emergenciais e corretivas nos bairros de Salvador. No Largo da Calçada, foi feita a retirada do ponto de alagamento e a limpeza de 15 caixas de sarjeta e quatro poços de visita, além da desobstrução de 50 metros de rede por meio de jateamento e remoção de 2m³ de expurgo.

Na Rua Nilo Peçanha, foi realizada a limpeza de 23 caixas de sarjeta e três caixas de passagem, desobstrução de 100 metros de rede por meio de jateamento e remoção de 6m³ de expurgo. Na Rua Padre Manoel de Azevedo, na Calçada, a secretaria executou a limpeza de oito caixas de sarjeta, desobstruiu 90 metros de rede por meio de jateamento e removeu 3m³ de expurgo. Já na Ladeira da Fonte Nova, em Nazaré, foi feita a limpeza de quatro caixas de sarjeta e remoção de 0,50m³ de expurgo.              

 

 
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Cerca de 20 mil passagens de transporte já foram disponibilizadas para as gestantes da capital baiana realizarem o acompanhamento pré-natal na rede municipal de saúde. Esse é o balanço das ações do programa Mãe Salvador, lançado em 18 de novembro deste ano pela Prefeitura.

A estratégia visa garantir o comparecimento das futuras mamães nas consultas de acompanhamento de pré-natal. Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrega cartões do transporte público para locomoção das gestantes. Cada beneficiária conta com 30 passagens de ônibus (quantitativo variável a depender da idade gestacional).

No total, mais de 3,5 mil gestantes já estão cadastradas no programa e mais de 1,8 mil cartões já foram entregues. "O objetivo do programa é ampliar a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitar o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, por meio do transporte público, mediante cadastramento junto à SMS, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho, por exemplo", explicou o titular da SMS, Leo Prates.

Motivação – O programa Mãe Salvador tem como meta alcançar 70% das gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal, buscando reduzir a mortalidade materna na cidade. Os dados levantados pela SMS revelaram que as gestantes pretas e pardas possuem uma maior dificuldade em realizar, pelo menos, sete consultas de pré-natal – quantitativo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2020, cerca de 27,9 mil gestantes tiveram o acompanhamento nas unidades da rede municipal de saúde para a realização do pré-natal, exames e outros procedimentos durante a gravidez. Os dados foram coletados pelo grupo técnico da Rede Cegonha da capital baiana, com base no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde.

 

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A Prefeitura vai construir uma contenção de mais uma encosta situada na Ladeira do Cacau (Rua Engenheiro Austricliano), em São Caetano, que dará mais segurança aos moradores da região. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada na tarde desta segunda-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis.

Também estiveram presentes na ocasião os titulares da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo; e da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, dentre outros gestores e autoridades.

O prefeito relembrou o ocorrido há dois anos na localidade e ressaltou a importância de iniciar o serviço este mês, que está sendo marcado como o dezembro mais chuvoso dos últimos 20 anos, com uma média de 370 milímetros de chuva. “Em 2019, choveu 170 milímetros em três horas. Nós tivemos que acionar dez sirenes, inclusive a sirene dessa região, para que as famílias pudessem evacuar a área, e ocorreu o deslizamento dessa parte de cima da Ladeira do Cacau, trazendo um risco elevado para as famílias. De lá para cá, nós adotamos ações paliativas para evitar que houvesse novos deslizamentos e para dar proteção às famílias no período das chuvas. Elaboramos um projeto executivo e hoje estamos aqui para dar início imediato a essas obras”, afirmou.

A intervenção será executada com recursos próprios da Prefeitura e está orçada em R$1,6 milhão. A expectativa é que as intervenções no local durem aproximadamente quatro meses. Além da contenção da encosta em solo grampeado, será realizada a recuperação da escadaria, do caminho de pedestre e será feito, ainda, o plantio de grama. A área que será protegida tem 552 m².

O chefe do Executivo municipal antecipou que um pacote de proteção para outras áreas de risco na cidade está previsto para ser lançado nesta terça-feira (28), contemplando vários bairros com contenções do tipo solo grampeado e cortina atirantada, além de novas geomantas. Apenas na região administrativa de São Caetano, quatro áreas receberão proteção com investimento de aproximadamente R$3 milhões.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já concluiu e entregou à população 113 obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade. Deste total, 16 contenções foram executadas pelo município neste ano. O investimento na proteção das encostas neste período é superior a R$120 milhões. Salvador possui ainda 11 obras em andamento, orçadas em aproximadamente R$26 milhões, e mais 12 obras de contenção de encostas previstas para serem executadas no próximo ano.

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Solidariedade e fofura não faltaram na sede da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), nos Barris, na manhã desta segunda (27). Dando prosseguimento à campanha solidária de Natal, agentes do órgão entregaram meia tonelada de ração ao Abrigo Aumigos. Durante o ato, os animais encantaram os funcionários do órgão, que puderam adotar cães disponíveis. Uma adoção foi efetivada no local.

Além dos donativos para os animais, os agentes também arrecadaram, durante a campanha, 2,2 toneladas de alimentos, que foram destinados às vítimas das chuvas no sul da Bahia e instituições que acolhem crianças e idosos na capital baiana. O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, Marcus Passos, destacou a dedicação dos profissionais no intuito de ajudar o próximo. 

"É um número bastante expressivo de doações, que me impressionou e me deixou muito feliz. Estou muito grato a esses guerreiros, que além de trabalharem nas ruas, têm a sensibilidade de correr atrás para ajudar quem precisa”, declarou.

O gestor explicou que a campanha surpreendeu positivamente pelo montante arrecadado. “Sentimos a força de vontade dos agentes de trânsito, era tanta empolgação, que fomos ampliando as ações e chegamos na parte dos animais. A gente vê que, durante a pandemia, o abandono cresceu muito. Então, nada mais justo ajudarmos também esses bichinhos que são cuidados através do trabalho de instituições", completou Passos.

A voluntária do abrigo Animais Aumigos, Dalva Cardoso, falou sobre a importância de ações como essa para a continuidade do trabalho realizado na instituição. "O abrigo, além de acolher animais, ajuda outras ONGs, porque a gente entende que o propósito é único. Então, são mais de mil animais que dependem dessas ações para sobreviver. Somos movidos a doações, realizamos rifas e tantas outras iniciativas para custear os atendimentos veterinários, limpeza e manutenção do local. Por isso, somos gratos a esses agentes que tiveram a sensibilidade com a nossa causa".

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A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) informa que o Parque Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, seguirá fechado para visitação nesta terça-feira (28). Em função das constantes chuvas que caem em Salvador, o nível da água da lagoa ainda não reduziu o suficiente para garantir a circulação de pessoas em todo o trajeto principal do parque. A reabertura do espaço para o público ficará condicionada à diminuição do volume das chuvas na capital.
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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada para o bairro de Areia Branca e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios 

1 Vaga

Administrador de condomínio

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso voltado a área condominial , vaga zoneada para o bairro de Areia Branca e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios 

1 Vaga

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vaga2

Operador de Monitoramento de Circuito Interno de TV

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente (2017 a 2021), requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Agente de Portaria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso na área, vaga zoneada para o bairro de Areia Branca e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios 

4 Vagas

Gerente administrativo e financeiro

Ensino superior completo em administração ou áreas afins, 6 meses de experiência, impresindível vivência em departamento pessoal.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbui a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã. 

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã. 

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Plotador de adesivos em geral

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com ENVELOPAMENTO DE VEÍCULOS. 

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Operador de CNC

Ensino médio completo, 6 meses de experiência,requisitos imprescindível: ter experiência em preparar e ajustar máquinas de usinagem , ler e interpretar desenhos técnicos e  vivência na fabricação de peças de precisão de peq.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Serralheiro de Alumínio

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Imprescindível experiência com estruturas metálicas e na área comunicação visual

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Consultor de vendas

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.130,28 + comissão

8 Vagas

Técnico instalador de internet

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem.

Salário: 1.515,43 + benefícios

8 Vagas

Eletricista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: curso técnico em elétrica ou eletromecânica, conhecimento em montagem e cabeamento e disponibilidade para viajar.

Salário: 2.500,00 + benefícios

20 Vagas

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário:  a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de telemarketing ativo

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção, escrita e informática básica.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Operador de Caixa (vaga temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis experiência caixa em rede de estacionamento de veículos e ter disponibilidade para trabalhar noite/madrugada.

Salário: 1.100,00 + benefícios

3 Vagas

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

8 Vagas

Repositor de Hortifruti

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Câmaras Frias

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

100 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.100,00 + benefícios

20 Vagas

Faxineiro (exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

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Moradores da comunidade de Jaguaripe, em breve, terão um acesso ordenado e seguro até a Avenida 29 de Março. Isto porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), deu início às obras da Rua São Lucas, que vai atender a uma antiga demanda da comunidade referente à melhoria da mobilidade no local.

O projeto de construção da via prevê a execução dos serviços de drenagem, pavimentação, urbanização, passeio e meio-fio, contenção de encosta com solo grampeado e ainda a estabilização da mesma com a técnica da hidrossemeadura. Atualmente está sendo efetuado o serviço de terraplanagem na área.

O morador Kel Torres comemorou o início das intervenções no local. Para ele as obras só trarão benefícios para a comunidade. "Essa estrada é muito ruim. Desde que foi feita a Avenida 29 de Março que todos nós desejamos que houvesse um caminho para ligar a comunidade a via. A economia com esta rua será gigantesca tanto de tempo quanto de custo. A via ainda vai trazer crescimento para o bairro, para os comerciantes e facilitar a vida", festejou.

As intervenções na Rua São Lucas foram divididas em duas etapas. Ao final das obras na região, a via terá 1 km de extensão e o investimento da Prefeitura na área terá sido superior a R$5,3 milhões. De acordo com a Seinfra, a expectativa é que a via possa ser concluída e entregue aos moradores no fim do primeiro semestre de 2022.

 

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