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A Operação Sucata Zero, realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou a remoção de pouco mais de 300 sucatas das vias públicas da cidade, no primeiro semestre de 2022. No período, foram 406 sucatas notificadas, sendo 111 apreendidas e 214 removidas pelos proprietários após a notificação. 

Já no entorno das praias, 24 proprietários de barcos foram notificados para remoção de carcaças. Durante todo o primeiro semestre, foram 156 denúncias recebidas através do Fala Salvador, ou verificadas pelos agentes do órgão. As localidades que mais originaram denúncias foram a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), a Via Regional e os bairros do Uruguai e Mussurunga. 

O chefe do setor de Proteção de Estética da Semop, Roberto Guerreiro, destacou a importância da operação, que melhora a paisagem da cidade. “A operação de remoção torna o ambiente mais agradável e mais bonito. Fora isso, algumas sucatas podem ser esconderijos para pessoas mal-intencionadas, além prejudicar a saúde pública, pois muitas acumulam água onde proliferam mosquitos e outros vetores de doenças," acrescentou. 

Outro fator lembrado por Guerreiro é a questão da mobilidade, já que a sucata atrapalha o tráfego de pedestres e veículos, principalmente em locais de grande movimento, como a Avenida Suburbana. “Muitos dos locais onde havia sucatas viraram praças públicas. Um dos exemplos fica em Paripe, que hoje tem uma praça linda, onde a retirada era praticamente diária." 

Ele lembra que o apoio da população na fiscalização é fundamental. “A denúncia através do 156 ajuda a chegar ao local exato, ganhando tempo e agilidade”, ponderou. Para o segundo semestre, a expectativa é ir além da estimativa para todo o ano, já que a demanda costuma aumentar. 

Solicitação – Os cidadãos podem solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, através do site www.falasalvador.ba.gov.br  ou ligando para o Fala Salvador, pelo telefone 156. Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do veículo ou material abandonado, para que faça a remoção no prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata. 

As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. 

O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.

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O condomínio Recanto do Mar, em São Tomé de Paripe, foi o mais novo beneficiado pelo projeto Prefeitura-Bairro Itinerante, realizado na manhã desta sexta-feira (8) na localidade. Cerca de 500 pessoas foram atendidas para serviços diversos, a exemplo da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), Cartão SUS, Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e verificação de processos do Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), que foram os mais procurados. Além disso, os cidadãos também contaram com atendimento para o programa Primeiro Passo, orientações da Diretoria de Ações de Proteção ao Consumidor (Codecon) e registros na Ouvidoria Geral do Município (OGM). 

“Ficamos muito felizes com o resultado do primeiro semestre das nossas Prefeituras-Bairro Itinerantes. Foram quase cinco mil atendimentos espalhados por todas as regiões da cidade, aproximando a Prefeitura do cidadão. Sabemos que ainda podemos fazer mais e, no segundo semestre, vamos acelerar ainda mais o passo, levando serviço para quem precisa”, disse o secretário geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes. 

A vendedora Patrícia dos Santos, de 41 anos, aproveitou a oportunidade para procurar atendimento no Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. “Eu não tinha o cadastro e estava precisando muito e essa oportunidade foi boa. Ficou viável para nós, moradores, porque não precisamos enfrentar muita fila. Gostei muito da ação aqui na comunidade, foi rapidinho”. 

A jovem Jennifer dos Santos, de 18 anos, que passou a morar sozinha em 2022, deu entrada no Auxílio Brasil após indicação da mãe para que acessasse o benefício. “Ter o serviço aqui é bastante importante para nós, não temos tanto trabalho de ir longe. O auxílio vai ser bem útil agora que estou sozinha, pra ajudar a me manter”. 

Também com 18 anos, o jovem Vinícius Santos é morador do condomínio e também aproveitou para ter acesso aos serviços bem perto de onde reside. “Quando soube que teria a ação aqui gostei muito porque não preciso pegar transporte e ir longe, isso é muito bom”. 

Balanço – Durante o primeiro semestre de 2022, a iniciativa esteve presente nas comunidades de Capelinha de São Caetano, Alto de Coutos, Vasco da Gama, Arenoso, Engenho Velho de Brotas, Cajazeiras, Nova Brasília de Valéria, Uruguai, Boiadeiros, Fazenda Coutos, Pau da Lima, Castelo Branco, Campinas de Pirajá e Nordeste de Amaralina. No período, foram contabilizados pouco mais de 4,5 mil atendimentos, com uma grande procura pelo CadÚnico, que contabilizou, sozinho, mais de 1,7 mil acessos ao serviço.

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A construção do mergulhão da Avenida Magalhães Neto está com 80% dos trabalhos concluídos. O canteiro de obras foi vistoriado, na manhã desta sexta-feira (8), pelo prefeito Bruno Reis e demais gestores municipais. Até o momento foram finalizados os trabalhos de pavimentação em concreto, e iniciados os processos de paisagismo e iluminação. De acordo com o chefe do Executivo municipal, a previsão é de que as obras sejam concluídas em agosto.

A intervenção faz parte do complexo de obras da Nova Avenida Tancredo Neves, orçada em torno de R$ 42 milhões. Será mais uma obra estruturante de mobilidade numa região crítica da cidade, que deverá proporcionar mais fluidez e dinâmica ao trânsito da região.

O pontilhão vai receber fluxo de veículos da Avenida Tancredo Neves para a Magalhães Neto, e de quem está na Magalhães Neto e quer ir em direção à Paralela, região do Salvador Shopping e Stiep, por exemplo. Com isso, deverá resolver o problema dos constantes congestionamentos na região.

A região também é foco de outras intervenções viárias, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, entregue recentemente, e o pontilhão da Avenida Marcos Freire, em fase de licitação.

Ponte do Camarajipe – Concluída em maio deste ano, a Ponte sobre o Rio Camarajipe garantiu maior fluidez no trânsito da região, fazendo, por exemplo, o tempo de trajeto entre o Hospital Teresa de Lisieux e o Shopping da Bahia, na Avenida ACM, cair para uma média de quatro minutos nos horários de pico. Semanas antes da entrega da nova via, o mesmo trajeto chegou a atingir 17 minutos.

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Mudar de vida sem trocar de endereço. Essa tem sido a realidade de todas as famílias beneficiadas pelo Morar Melhor, um dos maiores programas habitacionais do país. O prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, esteve na noite desta quinta-feira (7) na comunidade Camurujipe, no bairro de São Caetano, para fazer a entrega de mais 200 residências em situação precária que foram reformadas gratuitamente pela iniciativa.

Esta é a segunda vez que o programa retorna à localidade em apenas dois meses, oferecendo aos cidadãos direito de moradia mais digna. Em maio passado, mais de 200 lares localizados na comunidade da Vila João Sales haviam sido reformados. Quando somadas outras duas ocasiões, São Caetano acumula mais de 1 mil habitações alcançadas com obras estéticas e estruturais.

Um desses imóveis é o de Adjanice Santos da Silva, que reside há dois anos na Rua Nilton Moura Costa, situada no bairro. Ela e os irmãos são do interior e vieram para a capital em busca de trabalho e melhoria de vida.

"Minha casa era muito simples e hoje melhorou bastante. A entrada era muito feia e, com a reforma, ficou um espaço muito bonito e agradável. Eu gostei muito de tudo que foi feito e espero que a Prefeitura possa continuar ajudando as pessoas”, afirmou.

O prefeito lembrou como o São Caetano passou por diversas transformações nos últimos anos e de que modo impactou a vida dos moradores. "Vocês sabem que esta é uma das regiões da cidade que mais sofria com as chuvas. Aqui havia várias encostas com risco de deslizamento, mas com as geomantas e encostas que implantamos trouxemos segurança para as pessoas. A construção dessas contenções permitiu que o Morar Melhor pudesse vir, porque as casas não tinham mais risco de deslizamento e podiam ser reformadas", explicou.

Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo as melhorias desejadas, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco, à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

O gestor do executivo municipal também afirmou que outras intervenções chegaram à comunidade de forma complementar com a reforma dos imóveis através do programa habitacional. Dentre os destaques estão escadarias como a mais recente entregue, situada na 1ª Travessa da Baixa do Camurujipe; a nova pavimentação para melhorar o trânsito de veículos e pedestres e ainda o Iluminando o Nosso Bairro, que modernizou toda a iluminação local.

Bruno Reis aproveitou a solenidade para anunciar que a Prefeitura está licitando a reforma de mais 12 mil casas, para dar início à 4ª etapa do Morar Melhor em Salvador. São Caetano estará também nesta nova fase.

“Em todos os bairros a Prefeitura se faz presente e tem um conjunto de ações mudando a nossa cidade para a melhor. Quando fazemos isso, mudamos a vida das pessoas. Este é um trabalho permanente e que não pára, até porque a cidade é dinâmica e vão surgindo novas necessidades”, reforçou.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. Desde que foi lançado, em 2015, o programa já reformou mais de 35 mil casas em mais de 200 localidades de Salvador.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 40 vagas de emprego para esta sexta-feira (8). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente, via WhatsApp – a escolha é feita no momento do agendamento.


VAGAS:

Atendente de cafeteria
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência na área.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Assistente financeiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível Excel avançado.
Salário R$2.500,00 + benefícios
1 vaga

Agente de microcrédito
Ensino médio completo, seis meses de experiência nas seguintes áreas: vendas, atendimento ao público, vendas de consórcios, créditos bancários, curso na área será um diferencial.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Ajudante de cozinha (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de farmácia hospitalar
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência em farmácia hospitalar e vivência na área administrativa.
Salário R$1.456,00 + benefícios
1 vaga

Técnico em Radiologia (vaga temporária de 90 dias)
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência em realização de exame de Tomografia e CRTR ativo.
Salário R$2.089,00 + benefícios
1 vaga

Consultor de vendas
Ensino médio completo, três meses de experiência, desejável vivência nas seguintes áreas: vendas, atendimento ao público, vendas de consórcios.
Salário a combinar + benefícios
5 vagas

Cozinheiro
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Motorista de van (vaga exclusiva do programa Simm Mulher)
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH D, Curso Atualizado de Condutor de Passageiros, Noções de Mecânica Básica e Vivência com Fretamento será um diferencial
Salário a combinar + benefícios
3 vagas

Técnico em equipamentos de ginástica
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B, Curso de Eletrotécnico ou Eletromecânico ou Mecânico, ter disponibilidade para viajar.
Salário R$1.300,00 + benefícios
2 vagas

Embalador
Ensino médio incompleto, seis meses de experiência, desejável ter trabalhado em Fábrica ou com embalagem de alimentos, vaga zoneada para moradores de Simões Filho ou Suburbana.
Salário R$1.212,00 + benefícios
1 vagas

Ajudante de padaria
Ensino médio incompleto, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores de Simões Filho ou Suburbana.
Salário R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar de licitação
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e nota fiscal eletrônica.
Salário a combinar + benefícios
2 vagas

Auxiliar administrativo (vaga de estágio exclusiva do programa Simm Mulher)
Ensino médio incompleto (cursando a partir do 2º ano à noite), sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento em pacote office, vaga zoneada para os bairros: Tancredo Neves, Engomadeira, Cabula, Barros Reis e Pirajá
Bolsa a combinar + benefícios
1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência.
Salário a combinar + benefícios
10 vagas

Manicure
Ensino médio completo, três meses de experiência, conforme a Nova Lei Trabalhista a Contratação será MEI (Micro Empreendedor Individual).
Comissão
1 vaga

Técnico de suporte de rede de computadores júnior
Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 2º semestre a noite), 6 meses de experiência, ter conhecimento com manutenção de rede de computadores e segurança da informação
Salário R$1.502,23 + benefícios
1 Vaga

Técnico em acessório automotivo
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, imprescindível ter CNH A e Moto, conforme nova lei trabalhista a forma de contratação será no regime MEI.
Salário a combinar + benefícios
2 vagas

Assistente de PCP
Ensino superior completo em Administração ou Engenharia de Produção, seis meses de experiência, imprescindível Excel avançado.
Salário R$2.200,00 + benefícios
1 vaga

Mecânico a diesel
Ensino médio completo, seis meses de experiência no conserto de equipamentos pesados (guindaste, carretas e caminhão munck) imprescindível CNH B, Curso técnico na área, ter conhecimento em mecânica, hidraúlica e pneumática.
Salário a combinar + benefícios
2 vagas

 

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A Estação de Transbordo da Lapa ganha, nesta sexta-feira (8), um novo posto fixo exclusivo para aplicação das 3ª e 4ª doses da vacina contra a Covid-19. A Estação Mussurunga e o Home Center Ferreira Costa, na Paralela, também terão postos para administração das doses de reforço. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visa ampliar o acesso aos imunizantes na cidade. 

A estratégia contempla o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses para indivíduos com 12 anos ou mais, independentemente de ser residente em Salvador.

Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Um desses casos é a aplicação da 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais que tomaram a 3ª dose até 10 de março de 2022. 

Também devem estar com o nome no site indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a nova determinação prevista pela Nota Técnica 177/2022- Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose). 

Todos os postos funcionam das 8h às 16h.

 

DOCUMENTOS: 

Pessoas com 18 anos ou mais – “Liberou Geral”: Ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência. 

Pessoas com 18 anos ou mais residentes em Salvador: Apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com foto. 

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. 

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS. 

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

  

APRAZAMENTOS DESTA SEXTA (8):

 

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 11/6/2022

 

*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 14/5/2022

 

*2ª DOSE – CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 8/7/2022 – LIBEROU GERAL                          

 

*2ª DOSE - JANSSEN: QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 7/5/2022

 

*2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 3/8/2022

 

*2ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 3/8/2022 – LIBEROU GERAL

 

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 3/8/2022

 

*3ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 9/3/2022

 

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 9/3/2022 – LIBEROU GERAL

 

*3ª DOSE - PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 12/5/2022

 

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 3/2/2022

 

*4ª DOSE: PESSOAS COM 40 ANOS OU MAIS/TRABALHADORES DA SAÚDE/IMUNOSSUPRIMIDAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 10/3/2022

  

POSTOS:

 

1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 ANOS E 2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

 

Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Castelo Branco, USF Cajazeiras V, UBS José Mariane (Itapuã), CSU Pernambués, Multicentro Liberdade, USF Parque de Pituaçu, UBS Cosme de Farias, Sérgio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 

OBS: De acordo com a Nota Técnica Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS que trata sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, as crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a 1ª e a 2ª dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica.

 

1ª E 2ª DOSE– CORONAVAC PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS (EXCETO IMUNOSSUPRIMIDAS)

 

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina) USF Alto das Pombas, USF Parque de Pituaçu, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), CSU Pernambués, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Vila Verde, UBS José Mariane (Itapuã), USF Nova Esperança, UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, USF João Roma (Jardim Nova Esperança), UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Alto de Coutos I, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES

 

Drive-thru exclusivo para 3ª dose de adolescentes de 12 a 17 anos; 4ª dose de adultos de 40 anos ou mais; 4ª dose de trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos exclusivos para 3ª e 4ª dose: Home Center Ferreira Costa (8h às 16h), Estação Mussurunga (8h às 16h), Estação da Lapa e Shopping Bela Vista (9h às 16h) 

Postos fixos (8h às 16h): 5º Centro de Saúde (Barris), USF Sabino Silva, UBS Santa Cruz, USF Federação, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Pituaçu, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Arraial do Retiro, USF Sussuarana, CSU Pernambués, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Pericles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF Km 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF IAPI, UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, USF San Martim III, USF Cambonas (Via Regional), UBS Sete de Abril, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Castelo Branco, USF Dom Avelar, USF Boa Vista de São Caetano, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Pirajá, USF San Martin II, USF Alto do Cabrito, USF Alto do Peru, USF Boa Vista do Lobato, USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, UBS Periperi, USF São Tomé de Paripe, USF Alto da Terezinha, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai contratar dez médicos, entre infectologistas e clínicos gerais, para atuação nos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs). O aviso de contratação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (5) e pode ser consultado nos sites www.compras.salvador.ba.gov.br  ou www.licitacoes-e.com.br .  

Os profissionais interessados em atuar na rede pública de saúde devem apresentar proposta entre às 8h do próximo dia 15 até as 9h do dia 18 de julho. As SAEs são unidades ambulatoriais do município voltadas à atenção integral das pessoas com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

O secretário da SMS, Decio Martins, destacou que as SAEs são de extrema relevância para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. Com investimento de cerca de R$1 milhão, a iniciativa visa ampliar e fortalecer, cada vez mais, a atenção integral às pessoas vivendo com HIV e outras ISTs. 

“Disponibilizamos nos SAEs diversos serviços importantes no cuidado com a vida, a exemplo da dispensação de insumos, realização de exames e testes, oferta de profilaxia pós-exposição, além do fundamental espaço de aconselhamento para a assistência completa a essas pessoas, incluindo gestantes e crianças convivendo com HIV e outras ISTs. Para continuarmos prestando os serviços com a reconhecida excelência e qualidade que os cidadãos merecem, estamos adotando esta iniciativa de contratar mais dez médicos especialistas”, declarou. 

Funcionamento – O público assistido nos SAEs tem acesso à dispensação de medicamentos antirretrovirais, que podem ser retirados no local ou na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), no Comércio. Também são dispensados gel lubrificante, preservativos masculino e feminino para a prática do sexo responsável, bem como uma das formas da prevenção para essas infecções. 

Além disso, ocorre frequentemente atividades educativas para adesão ao tratamento, prevenção e controle de ISTs, que também contempla as ações para o enfrentamento da doença. Há ainda o apoio a ONGS e outras organizações da sociedade civil. 

Atendimento – Os usuários do SUS em Salvador podem fazer o teste rápido de HIV, com resultado em 30 min. Em caso de testar positivo, os cidadãos são encaminhados para os serviços de atenção especializada. 

Se a sorologia reagente para HIV for em pessoas menores de 13 anos e/ou gestantes, ou recém-nascido de gestação de pessoa vivendo HIV e/ou com coinfecção para Hepatites Virais, estas são orientadas a receber atendimento no Serviço Municipal de Atenção Especializada (Semae) Liberdade. Já os que possuem mais de 13 anos, que não seja gestante ou não possua coinfecção para Hepatites Virais, com sorologia reagente para HIV, recebem toda a assistência no Semae Liberdade, SAE São Francisco (Nazaré) ou SAE Marymar Novaes (Dendezeiros). 

Há ainda os casos de pessoas que não são reagentes para HIV, mas que possuem critérios de indicação para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). São os casos de violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); ou acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico), ocorridos nas últimas 72 horas. 

A PrEP também é indicada para a população-alvo, formada por gays e outros homens que fazem sexo com homens/pessoas trans/profissionais do sexo que tiveram prática anal (receptiva ou insertiva) ou vaginal, sem uso de preservativo nos últimos meses e/ou episódios recorrentes de ISTs, e/ou uso repetido de PrEP; além de parcerias sorodiferentes para HIV. 

Para fazer o PrEP, os menores de 12 anos são encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Dr. Hélio Machado (Itapuã), ou UPA Vale dos Barris. Os maiores de 12 anos são direcionados para as UPAs Dr. Hélio Machado (Itapuã), Vale dos Barris, Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi) e, ainda, na UPA Dr. Alfredo Bureau (Boca do Rio). Já a população-alvo inicia a profilaxia no SAE Marymar Novaes.

 

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), participa do 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas, que acontece no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, até esta quinta-feira (7). O encontro promove a troca de experiências sobre ações de enfrentamento à emergência climática, voltadas para a construção de políticas públicas, e envolve discussões entre os agentes públicos para fomento das iniciativas sustentáveis em metrópoles brasileiras. 

A capital baiana apresentou projetos importantes para este contexto, como a “Introdução às Soluções Verdes e Baseadas em Ecossistemas nas Edificações”; a revista educativa sobre mudanças climáticas “Turminha Sustentável”, utilizada em escolas municipais; e o manual de construções sustentáveis feito pela Secis, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).  

“O intercâmbio entre as municipalidades é importante, visto que as cidades hoje possuem grandes cases de sucesso. Poder dialogar com outros municípios traz novas ideias de projetos para Salvador, alinhados com as entidades internacionais apoiadoras”, pontua a diretora de Resiliência da Secis, Tainara Ferreira.

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Cerca de 30 comerciantes e lojistas do Mercado Rio Vermelho participaram da certificação do programa Lojista Legal, da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O encontro aconteceu na tarde da quarta-feira (6) e, na ocasião, foram discutidos os conceitos básicos do Código de Defesa do Consumidor e os direitos do consumidor. Além disso, os lojistas conheceram exemplos de práticas abusivas, segundo a legislação.

“Nossa intenção é de fazer diminuir o número de autuações nos estabelecimentos da cidade de Salvador. Ao levar informação para o comerciante, fazermos com que ele, voluntariamente, cumpra com as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e consiga demonstrar isso para o seu cliente. Não sendo autuado, ele não paga nenhum tipo de multa e conquista ainda mais a confiança do consumidor”, avaliou o chefe de Setor de Análise de Processos Administrativos da Codecon, Almir Souza Ribeiro Filho.

Parceria – Proprietário de um estabelecimento de frutas dentro do Mercado Rio Vermelho, o empresário Tony Félix, de 41 anos, parabenizou o programa. “Os clientes aqui do mercado são muito exigentes. Então, possuindo o selo, o estabelecimento passa mais credibilidade e confiança a esse cliente. A iniciativa é interessante também por trazer diversos esclarecimentos a todos nós, donos de estabelecimentos”, disse.

Para o proprietário de um açougue, Anselmo Lima, de 37 anos, o encontro faz parte de uma parceria entre comerciantes e Codecon. “Conseguimos tirar nossas dúvidas e chegamos ao entendimento na qual temos que atuar no dia a dia com os nossos clientes e fornecedores. Essa parceria vem para somar”.

Após o encontro desta quarta-feira, agentes da Codecon retornarão aos estabelecimentos dentro de dez dias para nova fiscalização e verificar se eles estão adequados para receber o selo, que tem validade de um ano.

Denúncias – O consumidor pode fazer denúncias de casos de irregularidades através do Fala Salvador, no número 156; no site www.falasalvador.ba.gov.br; ou pelo aplicativo Codecon Mobile. O consumidor também pode agendar, através do portal, atendimento presencial na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Chile, 3, Centro; ligar para o (71) 3202-6270 ou, ainda, acessar as redes sociais do órgão.

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