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A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, nesta sexta-feira (10), uma edição especial da Feira de Serviços, Arte e Educação, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado em Valéria. Durante toda a manhã, foram oferecidos atividades e serviços voltados para a família, em parceria com outras secretarias da administração municipal.

Os cidadãos contaram com atendimento do Cadastro Único, programa Primeiro Passo, Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), serviços do Simm, Plan Internacional, orientação jurídica, Cras Itinerante, orientação do programa Família Acolhedora e Conselho Tutelar, Alerta Salvador sobre a violência contra a mulher, combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil e atendimento da Defensoria Pública.

A dona de casa Zenilda Lima, 73 anos, foi procurar o serviço CadÚnico. Ela conta que se sentiu segura em procurar o serviço no Ceu, pois estava tudo organizado. “Me senti segura, tive o serviço aqui no bairro e vim, está tudo bem servido e ainda resolvi meu problema. Estou adorando”.

A autônoma Elisângela Santos, 33 anos, considerou o evento uma facilidade. “Achei ótimo, para quem mora perto principalmente, porque não precisa pegar ônibus, não tem transtorno. Vim atualizar meu cadastro do Bolsa Família e achei tudo muito bem arrumado”.

Abuso infantil – A coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência da SPMJ, Dinsjani Pereira, afirmou que a iniciativa dá ênfase ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, levando o conhecimento sobre o assunto para as comunid A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, nesta sexta-feira (10), uma edição especial da Feira de Serviços, Arte e Educação, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado em Valéria. Durante toda a manhã, foram oferecidos atividades e serviços voltados para a família, em parceria com outras secretarias da administração municipal.

“Trouxemos um leque de grandes serviços como forma de abraçar a causa, que é uma temática que será desenvolvida ao longo de todo o ano. Uma das comunidades escolhidas, por conta dos indicadores, foi Valéria. Realizamos um estudo, compreendendo que era um local com violações contra a mulher e contra jovens”, explicou.

A subsecretária de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Tainá Barros, lembrou que são necessárias políticas públicas e atuação do poder público, para inibir a violência e aproximar a população. “Muitas vezes os cidadãos se inserem no contexto de violência por conta da ausência de uma gestão mais próxima da comunidade. Aqui no CEU de Valéria, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), são desenvolvidas atividades culturais, já que esta é uma das formas de reter o jovem e adolescente, para que sigam caminhos mais felizes”.

De acordo com o coordenador do CEU de Valéria, Délio Lima, o trabalho executado no espaço é de formiguinha. “No cenário em que vivemos, de violência, esse trabalho de redução de danos é fator de prevenção”, avaliou.

 

 

 

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Em mais uma ação alusiva à Semana do Meio Ambiente na capital baiana, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), realiza esta semana a entrega dos 100 kits para cultivo de hortaliças, em domicílio, aos contemplados com o Projeto Horta em Casa.

Até esta sexta-feira (10), os servidores da pasta vão de casa em casa (10), das 8h às 17h, para entregar os kits nas mãos dos contemplados. A ação visa estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa.

A gestora da Secis, Marcelle Moraes, afirma que dialoga com diversos setores para angariar apoio e ampliar a iniciativa. “Pretendemos ainda neste ano entregar centenas de outros kits e ampliar este projeto, que com certeza é de grande importância para que os soteropolitanos tenham acesso a uma alimentação cada vez mais saudável e sustentável”, justifica.

O kit contém uma jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, que variam entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes. Além do material para plantio, os selecionados recebem treinamento para aprender técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Em mais uma ação alusiva à Semana do Meio Ambiente na capital baiana, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), realiza esta semana a entrega dos 100 kits para cultivo de hortaliças, em domicílio, aos contemplados com o Projeto Horta em Casa.

Até esta sexta-feira (10), os servidores da pasta vão de casa em casa (10), das 8h às 17h, para entregar os kits nas mãos dos contemplados. A ação visa estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa.

A gestora da Secis, Marcelle Moraes, afirma que dialoga com diversos setores para angariar apoio e ampliar a iniciativa. “Pretendemos ainda neste ano entregar centenas de outros kits e ampliar este projeto, que com certeza é de grande importância para que os soteropolitanos tenham acesso a uma alimentação cada vez mais saudável e sustentável”, justifica.

O kit contém uma jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, que variam entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes. Além do material para plantio, os selecionados recebem treinamento para aprender técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

 

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Os soteropolitanos que desejam ter acesso a serviços públicos municipais de orientação, formalização, qualificação, regularização e de apoio ao empreendedorismo passam a contar com uma nova estrutura de atendimento para essas demandas. Nesta sexta-feira (10), o prefeito Bruno Reis, ao lado da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, inaugurou o SAC do Empreendedor.

Situado no primeiro andar do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, o local foi criado para estimular e fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No local, serão oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).

O prefeito Bruno Reis ressaltou que o equipamento ajudará a combater a desigualdade social na capital baiana. "Gerar emprego e renda é o maior entrave para nosso desenvolvimento, dentre tantos desafios enormes a superar. Vamos ajudar as pessoas a potencializar seus negócios e garantir a sobrevida destes empreendimentos", declarou.

Estrutura – Fruto do programa Empreenda Salvador, o SAC do Empreendedor é gerido pela Semdec e substitui o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), que funcionava no bairro do Comércio. A nova estrutura tem recepção, sala multiuso, sala de reunião, coordenação, sala de atendimento com 12 estações de trabalho, almoxarifado e copa.

No local ainda haverá um ponto de atendimento do CredSalvador, que é o programa de microcrédito da Prefeitura. Até o momento, já foram liberados mais de R$8 milhões em créditos, contemplando mais de 3 mil pequenos negócios da cidade.

Mila Paes explicou que o novo equipamento é uma iniciativa que faz parte do pacote de ações municipais com foco na retomada econômica da cidade. “Este SAC vem atender às demandas deste empreendedor, desde o atendimento de apoio ao negócio, em termos de regularização e serviços municipais, como também apoio contábil, jurídico e programas de formação, capacitação, palestras, sendo um epicentro de ações de apoio”, declarou a titular da Semdec.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br/common/index.php  .

O SAC do Empreendedor contará com a parceria do Sebrae-BA para realização de cursos de capacitação e orientação. “Este é um modelo local, mas que serve de exemplo para o Brasil de como a gestão do desenvolvimento de pequenas e microempresas pode e deve ser aprimorada, algo que é também o foco do Sebrae", disse o superintendente da entidade, Jorge Khoury.

Lista de serviços – O novo serviço disponibilizará uma gama de serviços para a população, entre os quais estão: formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), orientação, regularização, declaração e parcelamento.

O espaço também atenderá solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.

A empreendedora Jucilene Santos, de 53 anos, oferta serviços de higienização de estofados há mais de dez anos e já utilizava os serviços do antigo CEM. "Vejo essa estrutura como uma forma de ampliar o atendimento, com melhor localização e atendimento, gerido por pessoas preparadas e atenciosas, que nos oferece o feedback das solicitações, buscando informações de nossos êxitos e auxiliando com as dúvidas que vão surgindo no decorrer do percurso", avaliou.

Na área tributária, o local fará atualização de endereço de correspondência de imóvel (IPTU), emissões de certidão negativa de débitos mobiliários (TFF/ISS), certidão positiva de débitos mobiliários (TFF/ISS), de dados cadastrais de imóveis, consultas ao Cadin, a débitos imobiliários e mobiliários (TFF/ISS), desbloqueio de Senha Web, emissões de segunda via de impostos como IPTU, TFF, ISS, emissões de alvarás de funcionamento de empresas, entre outras demandas.

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Faça chuva ou faça sol, a Praia de Boa Viagem, localizada na Cidade Baixa, em Salvador, receberá uma grande ação de limpeza do projeto Ambientaliza Salvador, neste sábado (11), das 8h às 12h. O “Praia Massa é Praia Limpa”, realizado pela Prefeitura, tem o objetivo de combater resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e incentivar a população para a consciência sobre a preservação de ambientes marinhos.

Além disso, as praias de Boa Viagem, Stella Maris e Itapuã ganharão três pontos de coleta de resíduos, chamados de “Papa Plástico”. As ações fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente na capital baiana.

Por meio do “Praia Massa é Praia Limpa”, um grupo de voluntários realizarão a limpeza da faixa de areia e da área submersa da praia da Boa Viagem, incluindo pesquisas de campo com banhistas para entender a percepção deles sobre em relação ao cuidado e preservação das praias e oceanos. Ao final, será produzido um relatório completo das atividades realizadas, através de parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV).

“Essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marítimas. Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis”, considera a gestora da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. 

Objetivos da ONU – Comprometido principalmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na água, da Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira edição do “Praia Massa é Praia Limpa” foi realizada em 2021 nas praias do Parque Marinho da Barra, Porto da Barra e Praia do Farol. Na ocasião, o evento contou com 172 participantes, dentre estudantes, professores, comerciantes, empresários e entusiastas do assunto, e foram coletados 320kg de resíduos.

Papa Plástico - O Papa Plástico, sustentado pelo Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Salvador e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos com formato alusivo a um peixe, em praias da cidade, visando promover a consciência ambiental marinha na população. Com isso, pretende sensibilizar a sociedade para a importância do descarte correto de resíduos e como eles podem afetar e prejudicar, não somente o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo, tornando, dessa forma, as praias mais limpas, sustentáveis e atrativas.

 

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Com o objetivo compreender o cenário e as necessidades da comunidade, a Prefeitura de Salvador e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram, nesta semana, a primeira escuta social no bairro de Valéria. Órgãos municipais intersetoriais convocaram representantes de diversos segmentos da localidade, para debater práticas e políticas de combate à violência, trabalho infantil e abuso sexual, no sentido de diminuir o índice de violação de direitos de crianças e adolescentes.

Após a palestra inicial, os participantes foram divididos em subgrupos, mediado por um agente provocador de discussões. Os pontos norteados nos diálogos serão compilados e, após avaliação interna, a comunidade receberá um retorno sobre as propostas apresentadas.

A iniciativa visa a construção do plano de ação do Projeto Salvador – Agenda Cidade Unicef, cujo memorando de entendimento será assinado entre a Prefeitura e o fundo. "Será criado um plano de ação, priorizando as atividades nesse território, ouvindo e compreendendo a realidade das pessoas envolvidas. Entendendo o que as crianças e adolescentes precisam, será possível estabelecer metas e ações a serem implementadas, para diminuir o índice de violência”, afirmou a coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Prefeitura de Salvador, Simone Café.

Motivação – Um estudo realizado pela Unicef, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), identificou que os bairros com maiores índices de violações de direito de crianças e adolescentes em Salvador são Valéria e São Caetano.

A coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência do órgão, Dinsjani Pereira, afirmou que a escuta no bairro visa compreender a melhor forma de fazer intervenções, no sentido de diminuir índices agravantes “O objetivo é criar uma parceria e ouvir as ideias sobre o que precisa ser melhorado para infância e adolescência, na comunidade”, explicou.

A representante da Unicef, Helena Oliveira, ressaltou que o propósito é fazer um enfrentamento integrado em conjunto com diversos setores da gestão municipal, para combater o trabalho infantil, abuso sexual e sobretudo, os homicídios.

"O desafio é pensar estratégias de enfrentamento às violências de uma maneira integrada. A escolha de Valéria não foi por acaso, seus indicadores de violência são extremamente elevados e chamam atenção para a vulnerabilidade das crianças do território. A ideia é criar uma rede de proteção comunitária para o enfrentamento às violências."

Representando o Conselho Comunitário do bairro de Valéria, Jaciara Santos afirmou que essa é uma iniciativa necessária para o enfrentamento ao crescente índice de violência no bairro. "O momento é muito difícil, com muitos jovens na comunidade precisando de assistência e projetos que fomentem o resgate da vida dessas pessoas”, defendeu.

Além de moradores do bairro, participaram da atividade representantes do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

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Afroempreendedores soteropolitanos de diversos segmentos estão tendo a oportunidade de expor seus produtos e serviços para potenciais investidores de diversos países através da Rodada de Negócios Internacional do AfroBiz Salvador, promovido pela Prefeitura. O evento teve início nesta quinta-feira (9), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e segue até amanhã (10).

Na abertura do evento estiveram presentes a vice-prefeita, Ana Paula Matos, a titular da Secretaria de Reparação (Semur), Ivete Sacramento, e o subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, além de afroempreendedores, cidadãos e representantes de organizações como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Na ocasião, a vice-prefeita destacou que os afroempreendedores estão fazendo história na Bahia e que haverão outras rodas de negócio como esta para valorizar e enaltecer o trabalho dos profissionais que movem a economia da capital. "Espero que esse ponto de partida nos possibilite reconhecer o talento e o valor das pessoas pretas e capazes da nossa cidade. Se percebermos a nossa história, Salvador tem um histórico de reparação a fazer que passa por políticas básicas como educação, saúde, assistência, combate ao feminicídio e ao racismo mas, também, pela autonomia e protagonismo. Isso se faz com capacitação, empoderamento e monetização", reforçou.

Também houve uma palestra com o especialista em estratégia comercial internacional, Maurício Manfré. A Rodada de Negócios é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Prodetur Salvador.

Ivete Sacramento ressaltou que a imagem turística de Salvador é negra, mas o retorno financeiro não chegava à comunidade que produz essa visão turística. Por isso, a capital projetou o plano de empreendedorismo afro para que os meios produtivos fossem capacitados e articulados para serem reconhecidos e valorizados.

“Este é um momento do ápice do encontro da comunidade negra que faz acontecer a cultura, arte e turismo na cidade e que era excluída do processo produtivo desse turismo. A imagem de Salvador e os produtos que a cidade oferece no turismo são produtos originados da comunidade, cultura, trabalho braçal e intelectual da comunidade negra", destacou.

Programação – A programação inclui a Feira AfroBiz Salvador, com exposição de produtos e serviços dos afroempreendedores. Ao todo 100 empreendedores negros foram selecionados através do cadastro feito no site AfroBiz Salvador para apresentar e negociar seus produtos ou serviços diretamente com empresas e investidores internacionais.

A afroempreendedora Alcione Almeida Bittencourt, que atua junto com familiares na venda de peças de vestuário étnicos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura na promoção do conhecimento e da oportunidade de negociar seus produtos para o mundo. "Achei muito importante este evento porque está divulgando as marcas dos empreendedores e é uma experiência que dá protagonismo às mulheres negras, além do conhecimento para que possamos avançar cada vez mais. Precisamos ser reconhecidas e reconhecidos", afirmou.

Além de serviços de guia de turismo, quem comparecer na feira para apreciar o trabalho dos empreendedores poderá comprar itens como roupas e acessórios de moda étnica, produtos de saboaria natural como shampoo e condicionador para cabelos crespos e cacheados, e produtos para cuidados com a pele negra, entre outros.

Funcionamento – Nesta sexta-feira (10) o evento ocorre das 14h às 20h, com entrada gratuita. Além de visitar a feira, soteropolitanos e turistas poderão participar ainda da roda de conversa com os estilistas Gefferson Vila Nova e Silla Maria Filgueira. Haverá ainda música e entretenimento variado.

 
 
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Salvador passou a contar com um espaço piloto e centralizado de capacitação continuada, pesquisa e disseminação de metodologias aplicadas à educação étnico-racial. O primeiro Centro de Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais Ananse Ntontan (Cenfran) foi inaugurado nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal 15 de Outubro, na Fazenda Grande do Retiro.

O centro vai formar cerca de 700 profissionais de educação, que atuam nas 40 unidades escolares da Gerência Regional de São Caetano. Coordenado pelo Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper), o Cenfran vai implementar ações educativas, projetos e atividades, contribuindo para a reconstrução identitária, socioeducativa e histórica dos diversos segmentos e modalidades de ensino

Com um espaço físico composto por duas salas de aula e uma biblioteca especializada, no Cenfran serão capacitados professores, gestores e secretários escolares, agentes da educação, coordenadores pedagógicos, além de equipes de suporte e técnicos, que atuam na Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (Eja) e regularização de fluxo. Até dezembro deste ano, todos os profissionais da Gerência Regional de São Caetano estarão formados.

Durante a formação, os educadores terão acesso ao conteúdo sobre identidade, construção da sociedade brasileira, conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação racial e preconceito, legislação relativa à temática étnico-racial, Programa de Combate ao Racismo Institucional, inserção da temática étnico-racial nos currículos escolares, além da discussão de materiais pedagógicos relativos ao tema.

Presente à inauguração do equipamento, a vice-prefeita Ana Paula Matos, afirmou que Salvador vive um marco histórico. “O centro faz um resgate do nosso povo e da nossa história, permitindo avançar na política de fortalecimento identitário e de reconhecimento étnico racial. É o ponto de partida para tornar a capital baiana uma referência na educação antirracista, combatendo o preconceito e construindo novos caminhos”, afirmou.

Semente – Ao citar o educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, o secretário de Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, afirmou que “a educação não transforma, mas sem ela nada muda”.  Segundo o gestor, o centro é uma semente para transformar, por meio da educação, a realidade de uma cidade “majoritariamente negra e desigual”.

A titular da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), Ivete Sacramento, afirmou que a instalação do Cenfran é uma ação afirmativa, voltada para educação antirracista. 

“A educação precisa ser o celeiro do combate ao racismo na capital baiana. Nossa cidade tem 82% da população negra e, para combater o racismo, é preciso que os professores entendam o mecanismo deste mal. A educação é o ambiente da transformação do indivíduo. Precisamos trabalhar as crianças para serem livres, diversas, que entendam o outro como ele realmente é”, defendeu.

Transformador – Há 16 anos atuando na rede municipal de educação, a coordenadora pedagógica do Nuper, Eliane Boa Morte, avaliou que a proposta de fazer não apenas uma formação, mas uma construção de conhecimento, é transformadora. “O centro vai permitir compor essa experiência, transformando-a em artigos científicos, jogos, atividades, materiais pedagógicos, que serão perpetuados.  Neste espaço as pessoas irão refletir sobre as práticas e, a partir de aí produzir conhecimento”.

Gestora da Escola Municipal 15 de Outubro, em Fazenda Grande do Retiro, Marta Fonseca falou sobre as expectativas para as mudanças na instituição, após a implantação do centro. “É uma honra fazer parte da história da transformação da educação da nossa cidade. Com a implantação do centro, a escola muda o olhar, a forma de enxergar as pessoas negras, o perfil do aluno e enriquece o conteúdo pedagógico cultural e informativo”, concluiu.

Origem – Oriundo da cultura Akan, presente nos povos de Gana e da Costa do Marfim, o termo Ananse Ntontan significa a teia de aranha, que simboliza a sabedoria, criatividade, engenho e complexidades da vida.

 

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Com a proximidade do início das operações do BRT em Salvador, prevista para o mês de setembro, a Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com outros órgãos municipais, operadores e instituições privadas envolvidas, promoveu o I Workshop de Preparação para o Início da Operação do BRT. O encontro, que foi fechado para o público externo, aconteceu entre a terça (7) e esta quinta-feira (9), e os participantes puderam discutir e ajustar o alinhamento das atividades de preparação e gestão de todo o processo para o início da operação.

Na última terça, uma equipe de técnicos da Semob, da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e da construtora responsável pelas obras visitou as estações na região do Itaigara e Avenida ACM, para acompanhamento das obras e identificação de possíveis ajustes que devem ser realizados antes do início da operação. As estações Hiper e Cidadela estão em fase final de acabamento. Já as estações Parque da Cidade, Itaigara e Pituba estão com as obras em fase de conclusão.

A abertura oficial do evento ocorreu na última quarta-feira (8), no auditório do Sebrae. Estiveram presentes o secretário da Semob, Fabrizzio Müller; do diretor geral do BRT, Roberto Moussalem; do diretor de Planejamento e Mobilidade da Semob, Pablo Souza; do diretor de Transportes, Matheus Moura; e do coordenador de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, Guilhermo Petzhold.

Para o secretário Fabrizzio Müller, o BRT é uma das mais importantes obras de mobilidade já realizadas em Salvador. Já Petzhold destacou que a primeira experiência do usuário é essencial para a criação da imagem do equipamento. “É importante que seja uma experiência boa, para que ele não hesite em utilizar novamente”, pontuou.

Durante o dia foram realizadas dinâmicas para fazer o mapeamento e gestão de riscos, além de definir os prazos limites para cada ação. Já no encontro desta quinta-feira foi realizada uma dinâmica para desenvolver procedimentos operacionais em quatro situações de emergência: bloqueio de vias, excesso de demanda, incidente de trânsito e bloqueio das estações.

“Este foi um encontro bastante proveitoso. Pudemos ter importantes e renomadas instituições internacionais, com larga experiência em mobilidade urbana, que trouxeram experiências exitosas com outros BRTs operados no mundo, e que servirão como exemplo para nós ao iniciar a operação em Salvador”, destaca Müller.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Para as vagas que exigem experiência deve ser comprovado em carteira de trabalho.

Vidraceiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência,
imprescindível ter CNH B.
Salário 1.400,00 + benefícios
1 Vaga

Ajudante de cozinha
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Terapeuta ocupacional
Ensino médio completo, 6 meses de experiência,
desejável formação superior em Fisioterapia.
Salário 2.727,22 + benefícios
1 Vaga

Serralheiro de Ferro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível
experiência com solda, eletrodo, tig caldeireiro e acm (alumínio composto).
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Serigrafista
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis:
Domínio em Corel Draw ou Illustrator, vivência em Photoshop intermediário, Sketchup 3D.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de Produção
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível:
experiência com máquinas elétricas como furadeiras, tupia e lixadeiras
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Técnico Mecânico
Ensino médio completo, 6 meses de experiência,
imprescindível curso Técnico de mecânico e CNH A/B;
Conforme nova lei trabalhista a forma de contratação será no Regime MEI.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Técnico de rastreamento veicular
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência,
imprescindível ter CNH A e Moto; Conforme nova lei trabalhista a forma de contratação será no Regime MEI.
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Mecânico de Automóvel
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis:
experiência com mecânica em geral e revisão de veículo para viagem
Salário 1.300,00 + benefícios
2 Vagas

Operador de Telemarketing (estágio)
Ensino superior incompleto em Administração
(estar cursando a partir 2º ao 6º semestre), sem experiência, requisitos imprescindíveis:
ter conhecimento de informática e disponibilidade para estagiar a tarde
Salário bolsa a combinar + benefícios
10 Vagas


Cozinheiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência,
disponibilidade para trabalhar à noite.
Salário a combinar + benefícios
zoneada para moradores da Suburbana e Cidade Baixa.
1 Vaga

Recepcionista
de hotel Ensino médio completo, 6 meses de experiência,
disponibilidade para trabalhar à noite.
Salário a combinar + benefícios
zoneada para moradores da Suburbana e Cidade Baixa
1 Vaga

Camareira
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência,
disponibilidade para trabalhar à noite.
Salário a combinar + benefícios
zoneada para moradores da Suburbana e Cidade Baixa.
1 Vaga

Encanador
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Consultor de vendas externa
Ensino médio completo, 3 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
4 Vagas

Técnico em eletrodomésticos
( produtos linha branca )
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

 

 

 

 

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