A rotina do Terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassé, mais conhecido como Terreiro do Gantois, na Federação, teve uma manhã diferente nesta terça-feira (5). Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estiveram presentes no local para realizar inspeções técnicas, ações educacionais com palestras e distribuição de folders e cartazes com orientações sobre prevenções específicas para os terreiros. O alvo: o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a chukungunya e o zika vírus.

A coordenadora do CCZ, Andreia Almeida, explica como é feito o procedimento. “Como há ambientes sagrados nos terreiros, os agentes não podem adentrar nesses locais. Sendo assim, fazemos todo o processo de instrução técnica às pessoas que fazem parte do terreiro. Com isso, os povos de santo também se tornam multiplicadores da ação.”

A iniciativa faz parte do plano “Verão sem Mosquito”, que visa combater o inseto nesse período quente e úmido da capital baiana. Para a coordenadora do mutirão, Isolina Miguez, a medida visa orientar a população e evitar a proliferação do Aedes aegypti. “A ideia é basicamente diminuir a quantidade de mosquitos, impedindo que se proliferem. E o terreiro é cadastrado no CCZ como ponto estratégico”, complementa.

A ação terá prosseguimento em outros centros religiosos, como as igrejas católicas e evangélicas, até o mês de janeiro, com distribuição de panfletos educativos e vistorias. “Vamos também pedir que os líderes religiosos orientem as pessoas para que tomem todos os cuidados necessários”, diz Isolina Miguez.

Balanço – Em 2017, os agentes de endemias visitaram cerca de 3,8 mil imóveis das localidades Barragem dos Macacos, Itacaranha, Plataforma, Tubarão, Bonfim, Lagoa da Paixão, Ribeira Uruguai, Canabrava, Nova Constituinte, Rio Sena, Valéria, Castelo Branco, Novos Alagados, São Tomé, Coutos, Paripe e São João do Cabrito. Além disso, recolheram mais de 547,8 toneladas de entulho e material inservível, com a eliminação de 2.814 depósitos do inseto transmissor.