A semana já começou bastante movimentada para os moradores da comunidade da Baixa do Tubo, em Cosme de Farias. Nesta segunda-feira (24), a localidade foi visitada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), por meio da equipe da coordenação de Ações Comunitárias e Educativas. A intenção é iniciar a mobilização na localidade para a formação de mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Neste primeiro dia, foram visitadas 127 residências. Na ocasião, foram apresentados aos moradores as principais ações da Codesal e o funcionamento do Nupdec – o terceiro a ser formado pelo órgão neste semestre. “O núcleo vem com o intuito de aproximar a Codesal da comunidade de uma forma preventiva. O intuito é fazer ações que criem um vínculo com os cidadãos”, destaca a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais.

O diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz, aponta que o sucesso da iniciativa ocorre devido à participação efetiva dos cidadãos. “Trabalhamos com proteção civil e precisamos caminhar de mãos dadas com a comunidade, principalmente em atividades preventivas. O nosso objetivo é garantir a proteção civil da população e evitar que vidas sejam ceifadas”.

A mobilização acontece até o fim de semana e a estimativa da Defesa Civil é de que sejam mobilizados 60 participantes. A partir da próxima segunda-feira (31), acontece a capacitação na Escola Municipal Olga Figueiredo. Ao final da atividade, os moradores recebem um certificado de conclusão do curso.